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Ver Versão Completa : Bomba alimentadora



lukas daneu
29/01/2014, 22:04
Oi pessoal, vou contar o que vem acontecendo com meu veículo, e se algum amigo puder da alguma ideia será muito bem vinda......
tenho uma bandeirante ano 91 jipe longo motor 364.
A um mês atras, voltando de viajem com o carro, com uns 500 kilos ( entre pessoas e bagagem), quando já chegando na minha cidade, reduzi no quebra- molas, saí de segunda marcha e quando joguei a terceira marcha o carro começou a engasgar e soluçando ele subiu a ladeira.

daí começa o dilema, o carro não faz muita fumaça e nem faz fumaça branca, pega bem pela manhã, km por litro entre 10 e 11.o tanque é de plástico e toda vez que abasteço ele cospe para fora, tem que ser com jeito.

fiquei encucado com isso, já estava na hora de trocar os filtros e óleo ( 6 mil km), eu achava que eram filtro sujos, porém estava enganado, pois o problema continua, toda vez que vou subir uma ladeira onde o carro precisa de uma retomada ele da uns trancos ( vai mais não vai).. só de terceira ou quarta marcha isso acontece.

Uma coisa que percebi foi que o copinho de diesel ali na bombinha punheteira, ele não fica cheio. quando acelero bem ele enche, mais demora, quando paro o carro ele baixa novamente.
já deu entrada de ar.

levei no mecânico,demos uma volta, e ele disse a princípio que poderia ser bomba injetora. paramos o carro e ele começou a soltar as mangueira, do tanque para o copinho passa diesel normal.
quando ele soltou a mangueira que sai da bomba alimentadora ( aquela debaixo perto da injetora), para o copinho ( punheteira), o diesel demora muito de subir e não esguicha.
Outra coisa que aconteceu é a seguinte, o meca acelerou bem o carro, e o diesel do copinho secou , e só encheu novamente quando ele aliviou o motor.

Será que o problema pode ser naquela bombinha alimentadora? alguém tem alguma sugestão?..tem mais alguma coisa que devemos olhar antes de pensar em bomba injetora?

agradeço qualquer manifestação

mecamaniaco
29/01/2014, 22:36
Oi pessoal, vou contar o que vem acontecendo com meu veículo, e se algum amigo puder da alguma ideia será muito bem vinda......
tenho uma bandeirante ano 91 jipe longo motor 364.
A um mês atras, voltando de viajem com o carro, com uns 500 kilos ( entre pessoas e bagagem), quando já chegando na minha cidade, reduzi no quebra- molas, saí de segunda marcha e quando joguei a terceira marcha o carro começou a engasgar e soluçando ele subiu a ladeira.

daí começa o dilema, o carro não faz muita fumaça e nem faz fumaça branca, pega bem pela manhã, km por litro entre 10 e 11.o tanque é de plástico e toda vez que abasteço ele cospe para fora, tem que ser com jeito.

fiquei encucado com isso, já estava na hora de trocar os filtros e óleo ( 6 mil km), eu achava que eram filtro sujos, porém estava enganado, pois o problema continua, toda vez que vou subir uma ladeira onde o carro precisa de uma retomada ele da uns trancos ( vai mais não vai).. só de terceira ou quarta marcha isso acontece.

Uma coisa que percebi foi que o copinho de diesel ali na bombinha punheteira, ele não fica cheio. quando acelero bem ele enche, mais demora, quando paro o carro ele baixa novamente.
já deu entrada de ar.

levei no mecânico,demos uma volta, e ele disse a princípio que poderia ser bomba injetora. paramos o carro e ele começou a soltar as mangueira, do tanque para o copinho passa diesel normal.
quando ele soltou a mangueira que sai da bomba alimentadora ( aquela debaixo perto da injetora), para o copinho ( punheteira), o diesel demora muito de subir e não esguicha.
Outra coisa que aconteceu é a seguinte, o meca acelerou bem o carro, e o diesel do copinho secou , e só encheu novamente quando ele aliviou o motor.

Será que o problema pode ser naquela bombinha alimentadora? alguém tem alguma sugestão?..tem mais alguma coisa que devemos olhar antes de pensar em bomba injetora?

agradeço qualquer manifestação


Ola colega, eu tive um problema muito parecido com o seu, mas com uma Toyota 14b, troquei tanque, filtros, limpei mangueiras e revisei bomba e nada de encontrar o dito cujo do problema, até q num belo dia, ao trocar o filtro de diesel por um de marca diferente, a rosca não era suficientemente grande para encaixar e eu precisei remover a bombinha (punheteira) q no meu caso ficava junto ao filtro, ao retirar percebi uma dificuldade absurda na passagem do ar ao assoprar com a boca, olhei pelo furo e vi q estava na área do diafragma. Levei ate o compressor e liberei uns 110psi no tubo que resistia a deixar o ar sair, esperei um pouco ate q derrepente a sugeria saiu voando como uma bala e o fluxo ficou como deveria.

Resumindo, a passagem de diesel pela bombinha é um pouco estreita e cheia de curvas, a sujeira q tinha no meu tanque antes de trocar por um de plástico ficou retida na bombinha por anos, ate q ficou abstruido o suficiente para q o funcionamento do motor se tornasse problematico em determinadas situações.

Verifique se há sujeira na bombinha da sua viatura, e veja também se não tem nenhuma obstrução no pescador do tanque. Ha relatos de q lascas de plastico já provocaram problemas como este com tanques novos.

lukas daneu
30/01/2014, 13:12
Ola colega, eu tive um problema muito parecido com o seu, mas com uma Toyota 14b, troquei tanque, filtros, limpei mangueiras e revisei bomba e nada de encontrar o dito cujo do problema, até q num belo dia, ao trocar o filtro de diesel por um de marca diferente, a rosca não era suficientemente grande para encaixar e eu precisei remover a bombinha (punheteira) q no meu caso ficava junto ao filtro, ao retirar percebi uma dificuldade absurda na passagem do ar ao assoprar com a boca, olhei pelo furo e vi q estava na área do diafragma. Levei ate o compressor e liberei uns 110psi no tubo que resistia a deixar o ar sair, esperei um pouco ate q derrepente a sugeria saiu voando como uma bala e o fluxo ficou como deveria.

Resumindo, a passagem de diesel pela bombinha é um pouco estreita e cheia de curvas, a sujeira q tinha no meu tanque antes de trocar por um de plástico ficou retida na bombinha por anos, ate q ficou abstruido o suficiente para q o funcionamento do motor se tornasse problematico em determinadas situações.

Verifique se há sujeira na bombinha da sua viatura, e veja também se não tem nenhuma obstrução no pescador do tanque. Ha relatos de q lascas de plastico já provocaram problemas como este com tanques novos.




Valeu pela dica meca.....

Hoje eu levei a bomba alimentadora a um bombista para trocar os reparos....

a tarde iremos montar e vou pedir pro mecânico olhar o que você citou ai em cima.

qualquer coisa dou notícias

inté

lukas daneu
01/02/2014, 22:57
Então....o problema foi resolvido com o reparo da mangueira de alimentação ela estava com um pequeno furo.