Conectar

Ver Versão Completa : Ar condicionado traseiro parou

gmourag
29/01/2014, 00:02
Pessoal boa noite. Tenho uma full hpe 2008 e a alguns dias parou de sair ar condicionado nas saídas de teto. Se escuta o barulho das ventoinhas quando liga o rear mas nada de sair ar.

alguma dica do que pode ser e como arrumar?

abraço galera

Marlos/Balldock
31/01/2014, 18:44
GmouraG, caraca que nome é esse de complicado?
Boa tarde, vamos lá.
Estou efetuando a limpeza do meu sistema traseiro, ou melhor, já terminei, só esta faltando checar a quantidade de gás 134, bem vamos ao seu diagnóstico, funciona mas não sai ar gelado, correto??
Pode ser somente sujeira no sistema(cabelos e poeiras, etc...) ou algum vazamento, mas, não acredito, pois(vc não relatou) acho que a parte da frente funciona normalmente, correto???
Bem vamos lá, vai fazer em casa ou vai gastar uma pratinha, se estiver no Rio traz pra cá que eu faço.

Passo um: nada de complicado, comesse retirando as alças superiores(PQP) do fundo.

Passo dois: retire o tampão cinza(o meu é dessa cor) com cuidado, ele é todo encaixado, e tem alguns parafusos que prendem três presilhas. tambem terá que soltar os dois parafusos do cinto de segurança, no assoalho, chave 17.

Passo três:Tampão inferior, comesse soltando os parafusos do assoalho, retire a tomada de 12 volts e ao final, terá que soltar a guilhotina do banco traseiro, como talvez não tenha GNV, poderá solta-las e retirar o banco todo, e ai chegou ao tal famigerado ventilador entupido, tá pensando que acabou??

Passo quatro: Retire as tomadas e os parafusos(chave 10) e retire o famigerado, ele e todo desmontável e de fácil limpeza, agua e sabão, no fundo ele tem uma caixa(aberta) quadrada que tem uma espuma que poder estar velha e danificada, troque e coloque outra é só cortar com uma tesoura e coloca-la sobre a antiga com cola Tenaz, lembra. tem mais ainda, calmai.

Passo cinco: Serpentina, abaixo da caixa do ventilador, tem uma serpentina, e uma caixa acumuladora que tambem pode estar suja, providencie a limpeza sem retira-la pois se precisar terá que faze-la por fora(em baixo do para-lama traseiro) mesmo processo na colocação das espumas, pois as minhas estavam muito finas e ressecadas e ai as novas para maior vedação.

Passo seis: Limpeza do sistema geral, em baixo dos bancos traseiros existem dois captadores de ar, solte as tampas e veja se tem alguns cabelos da patroa por lá tambem, somente paninho úmido e mais nada.

Passo sete: Colocação do Gas, caso precise. Faça a limpesa e com o sistema aberto e limpo(sem o tampão inferior) ligue o carro e de uma volta e sinta se melhorou o ambiente, caso sinta que não, procure um colega que ponha carga de gás(aqui é mole de fazer) e peça para completar, caso precise, nosso carros(Full) pegam de 700g até 850g gas. Gás 134.

Passo oito: Bem acho que acabou, esse sistema é dificil de dar problema, mas pra limpar todo mundo corre, faça com calma, dá um pouco de trabalho, mas depois fica Belez.

Passo nove: Abra uma gelada, e pense em mim.

Abraços
Marlos Castro
Pajero Full 3.8v6 GNV 2007.

gmourag
01/02/2014, 10:26
Boa tarde, vamos lá.
Estou efetuando a limpeza do meu sistema traseiro, ou melhor, já terminei, só esta faltando checar a quantidade de gás 134, bem vamos ao seu diagnóstico, funciona mas não sai ar gelado, correto??
Pode ser somente sujeira no sistema(cabelos e poeiras, etc...) ou algum vazamento, mas, não acredito, pois(vc não relatou) acho que a parte da frente funciona normalmente, correto???
Bem vamos lá, vai fazer em casa ou vai gastar uma pratinha, se estiver no Rio traz pra cá que eu faço.

Passo um: nada de complicado, comesse retirando as alças superiores(PQP) do fundo.

Passo dois: retire o tampão cinza(o meu é dessa cor) com cuidado, ele é todo encaixado, e tem alguns parafusos que prendem três presilhas. tambem terá que soltar os dois parafusos do cinto de segurança, no assoalho, chave 17.

Passo três:Tampão inferior, comesse soltando os parafusos do assoalho, retire a tomada de 12 volts e ao final, terá que soltar a guilhotina do banco traseiro, como talvez não tenha GNV, poderá solta-las e retirar o banco todo, e ai chegou ao tal famigerado ventilador entupido, tá pensando que acabou??

Passo quatro: Retire as tomadas e os parafusos(chave 10) e retire o famigerado, ele e todo desmontável e de fácil limpeza, agua e sabão, no fundo ele tem uma caixa(aberta) quadrada que tem uma espuma que poder estar velha e danificada, troque e coloque outra é só cortar com uma tesoura e coloca-la sobre a antiga com cola Tenaz, lembra. tem mais ainda, calmai.

Passo cinco: Serpentina, abaixo da caixa do ventilador, tem uma serpentina, e uma caixa acumuladora que tambem pode estar suja, providencie a limpeza sem retira-la pois se precisar terá que faze-la por fora(em baixo do para-lama traseiro) mesmo processo na colocação das espumas, pois as minhas estavam muito finas e ressecadas e ai as novas para maior vedação.

Passo seis: Limpeza do sistema geral, em baixo dos bancos traseiros existem dois captadores de ar, solte as tampas e veja se tem alguns cabelos da patroa por lá tambem, somente paninho úmido e mais nada.

Passo sete: Colocação do Gas, caso precise. Faça a limpesa e com o sistema aberto e limpo(sem o tampão inferior) ligue o carro e de uma volta e sinta se melhorou o ambiente, caso sinta que não, procure um colega que ponha carga de gás(aqui é mole de fazer) e peça para completar, caso precise, nosso carros(Full) pegam de 700g até 850g gas. Gás 134.

Passo oito: Bem acho que acabou, esse sistema é dificil de dar problema, mas pra limpar todo mundo corre, faça com calma, dá um pouco de trabalho, mas depois fica Belez.

Abraços
Marlos Castro

Ola Marlos. Bom dia meu caro.
Caramba, bem detalhado o seu post. Realmente muito bom. Parabéns e obrigado pela paciência.

durante essa semana vou tirar um dia para fazer esses passos. Realmente se escuta o barulho das ventoinhas quando se liga o rear mas não sai nada de ar. Nem quente e nem frio.

Mas o ar da frente é bruto hem. Gela demais. Entre 18o. e 25o. Parece que a temperatura é a mesma. Gelado igual. Rsrsrs

abraco

gmourag
01/02/2014, 10:31
Boa tarde, vamos lá.

Abraços
Marlos Castro

marlos, tem que tirar o revestimento do teto inteiro?

quando você fala tampão quer dizer o revestimento do teto ou a carentes lateral?

gmourag
01/02/2014, 11:34
...carenagem lateral

leojaz
01/02/2014, 16:10
Boa tarde, vamos lá.

Abraços
Marlos Castro

excelente relato, parabéns pelo trabalho detalhado!!!

Marlos/Balldock
01/02/2014, 23:45
GmouraG, eita nomizin difircil...
Nada de teto amigo, desculpe me expressei mal, acabamentos laterais traseiros, após a segunda fileira de bancos. OK??
Uma dica: antes de efetuar tal procedimento, ligue o ar quente, deixe numa temperatura média, com os vidros abertos, por uns 15 minutos, passe por todas as FASES do botão seletor de posições, deixando uns 5 minutos cada, e ligue simultaneamente o sistema traseiro a toda força, isso já elimina as bactérias e a poeira de todo o sistema, funciona como se tivesse limpado ,mas no seu caso acho que deve ser entupimento mesmo. Todo sistema de ar condicionado retem, umidade, poeira, cabelos, migalhas, etc, pelos dutos, criando fungos, bolores , etc... fazendo isso, mata e elimina tudo, mas se tiver entupido... Belez?? Faça primeiro e depois... mãos a obra. Depois me avise como ficou antes de desmontar.
Faço de 15 em 15 dias e sempre fica supimpa. Dá pra sentir a diferença.
A, e não se esqueça, mais uma gelada na sua conta.

Leozão, o homem do camarão gigante, escrever foi mole meu nego, dificil foi fazer e lembrar da sequência toda depois.

Abraços
Marlos Castro
Pajero Full 3.8 v6 GNV - 2007

gmourag
03/02/2014, 19:23
Nada de teto amigo, desculpe me expressei mal, acabamentos laterais traseiros, após a segunda fileira de bancos. OK??
Uma dica: antes de efetuar tal procedimento, ligue o ar quente, deixe numa temperatura média, com os vidros abertos, por uns 15 minutos, passe por todas as FASES do botão seletor de posições, deixando uns 5 minutos cada, e ligue simultaneamente o sistema traseiro a toda força, isso já elimina as bactérias e a poeira de todo o sistema, funciona como se tivesse limpado ,mas no seu caso acho que deve ser entupimento mesmo. Todo sistema de ar condicionado retem, umidade, poeira, cabelos, migalhas, etc, pelos dutos, criando fungos, bolores , etc... fazendo isso, mata e elimina tudo, mas se tiver entupido... Belez?? Faça primeiro e depois... mãos a obra. Depois me avise como ficou antes de desmontar.

Leozão, o homem do camarão gigante, escrever foi mole meu nego, dificil foi fazer e lembrar da sequência toda depois.

Abraços
Marlos Castro

Aoooo Marlos, oh home do nome difícil. Hehehe.

Muito obrigado pelas dicas detalhadas. Vou fazer o procedimento dos 15 min antes de abrir.

Vamos contabilizando as cervejas. Rs

Augusto.

leojaz
03/02/2014, 21:05

Abraços
Marlos Castro

Kkkk.
Vlw! Quando eu comprar minha Full tentarei lembrar dessa seqüência, o problema será que quando eu tiver uma Full, imagine o quanto de cabelo, migalhas e fungos estarão no ar condicionado!

Marlos/Balldock
08/02/2014, 10:12
Alô galera, e ai GmouraG, já conseguiu limpar???
Só tô dando um alô pra mais uma dica: Depois de feito todo procedimento, limpeza, montagem, etc... mesmo sem ter completado ainda o restante do gás 134, o mesmo, traseiro esta funcionando perfeitamente, gelando tudo, sem cheiro nenhum.
Funcionando normalmente, mesmo com esse solão que tem feito aqui no Rio.
Vou tentar checar o gás hoje, mas dependo da disponibilidade do amigo para injetá-lo.

Abraços
Marlos Castro
Pajero Full 3.8 V6 GNV - 2007

Marlos/Balldock
19/03/2014, 19:37
E ai meu querido GmouraG, fez ou não fez???
Passei só pra terminar o relato, depois da colocação do gás (retirei o antigo e recoloquei uma garrafa nova) ficou tudo 200% sem cheiro e gelando perfeitamente, continuo fazendo o procedimento com o ar quente para retirar a poeira e ta gelando até os dentes.
Só mais uma coisa, dica do colocador de insulfilme, pois o meu estava meio desbotado, selei o vidro trazeiro com outra camada por cima de 0,75 e melhorou ainda mais, pois pelo fato do vidro ser gigantesco, ele aquece muito mais do que os vidros menores, e ai reduz com eficiência o calor la atrás.

Abraços
Marlos Castro
Pajero Full 3.8 V6 GNV-2007

Bruno-guliver
25/06/2014, 12:38
Marlos , gostaria da sua ajuda...
Tenho um tr4 2006 e meu ar condiconado não está mais gelando.. , na loja de ar condicionado no rj (cold car) o cara colocou o gás e depois de 1 mês sumiu , segundo ele o problema é um vazamento no evaporador , que demoraria 3 dias para trocar essa peça , teria que desmontar o painel todo , console .. só q estou com muito medo da loja desmontar o interior do carro quebrar.. alguma presilha e me cobrou 1600,00 (com a peça original do carro) na mitsubishi para consertar é na faixa de 5 mil reais (mao de obra e peça) . Ja passou por essa experiência?

abraço

Chinexx
17/03/2015, 10:24
Bom dia Marlos, sou Carlos, tenho uma pajero 5p diesel2011, meu a/c traseiro só funciona quente, o gelado nao sai de jeito nenhum. Ai pensei em fazer seu procedimento, fiz todas as etapas com sucesso, cheguei na caixa de ventiladoe retirei e tive acesso a serpentina gelada e quente, ambos OK. Verifiquei aquele sensorzinho que abre e fecha o ar quente da caixa do ventilador e esta funcionando ok, o que pode ser que nao ta puxando ar gelado do evaporador frio? Pois esta gelando normal a a evaporadora. Porem nao suga, sera q entupiu a evaporadora e nao suga? Obrigado feraa

Marlos/Balldock
20/03/2015, 10:59
Bom dia Marlos, sou Carlos, tenho uma pajero 5p diesel2011, meu a/c traseiro só funciona quente, o gelado nao sai de jeito nenhum. Ai pensei em fazer seu procedimento, fiz todas as etapas com sucesso, cheguei na caixa de ventiladoe retirei e tive acesso a serpentina gelada e quente, ambos OK. Verifiquei aquele sensorzinho que abre e fecha o ar quente da caixa do ventilador e esta funcionando ok, o que pode ser que nao ta puxando ar gelado do evaporador frio? Pois esta gelando normal a a evaporadora. Porem nao suga, sera q entupiu a evaporadora e nao suga? Obrigado feraa

Chinexx, se vc já fez todos os procedimentos e não funcionou, pode ser sim que esteja entupido, vc checou se o seu nivel de GAS esta correto, tente dar uma carga extra, mas coloque a quantidade correta, vc usa seu ar constantemente, se sim faça o procedimento de ar quente citado no inicio do post, tanto dianteiro e trazeiro novamente e se possivel diariamnete antes de colocar a nova carga, esgote o ar VELHO e recoloque novo, uma garrafa é suficiente, cheque tambem todas as tomadas e encaixes eletricos novamente, tente ai depois me fala.

Abraços
Marlos Castro
Pajero Full 3.8v6 GNV - 2007

Marlos/Balldock
20/03/2015, 11:16
Marlos , gostaria da sua ajuda...
Tenho um tr4 2006 e meu ar condiconado não está mais gelando.. , na loja de ar condicionado no rj (cold car) o cara colocou o gás e depois de 1 mês sumiu , segundo ele o problema é um vazamento no evaporador , que demoraria 3 dias para trocar essa peça , teria que desmontar o painel todo , console .. só q estou com muito medo da loja desmontar o interior do carro quebrar.. alguma presilha e me cobrou 1600,00 (com a peça original do carro) na mitsubishi para consertar é na faixa de 5 mil reais (mao de obra e peça) . Ja passou por essa experiência?

abraço

Bruno, desculpe a demora, e que demora, sim com certeza é vazamento, 2 coisas, não tenha medo vc é que tem que saber se a loja tem condições ou não pra efetuar o trabalho, ele checou antes, ou só foi colocando o gas novo e pronto, se fez isso, troque de loja, ele teria que ter checado, tem que desmontar tudo sime demora e realmente da medo quando esta tudo PELADO, mas é preciso, outra coisa, pode soldar os furos, dependendo de vários fatores, não fica muito caro, uns 30, cada, mas tem que ver se vale a pena, e se pode ver se acha o evaporador num ferro-velho com certeza muito mais em conta do que esses 1.600
Estou em São Gonçalo, por aqui é tudo mais em conta, na concessionária nem pensar, qualquer coisa entre em contato, 21-7849-2283

Abraços
Marlos Castro

ALBERT193
22/06/2017, 12:33
Marlos,

Amigo estou comprando uma Pajero Full v6 2007 e vou colocar o GNV, gostaria de tirar algumas duvidas com você é possivel?

Albert
Fortaleza-Ce
85 98841-0204 Whatsapp