PDA

Ver Versão Completa : Marruá



Eduardo Velo
16/08/2003, 23:23
Galera , hoje de manhã vi o Marrua indo para um teste no mesmo lugar que eu estava indo com uma galera jipeira , a trilha da Petrobras em Salesópolis , primeiro achei que fosse um Fase 1 , mas depois vi as diferenças , o construtor estava de piloto e o Engenheiro de copliloto , a ponta de eixo de tração usa homocinética , isso mesmo , igual ao Niva , o Engenheiro que bolou não quis comentar , mas acho que ele deve ter suas razões pra não usar o sistema " Cruzeta" , talvez até por dificuldade de peças . Estava com pneus candango e rodas identicas as originais do Engesa só que feita por eles tbm . Não pude ver maiores detalhes , pq qdo comecei as perguntas ele se mandou ...
Não consegui achar ele na trilha , pelo rastro do candango ele entrou numa vicinal , mas não pude seguir pq tinha 17 jipes comigo descendo o morro .

monge
19/10/2003, 17:30
Fala Gente... :D

Vc viu o tipode eixo que ele usa Eduardo??? :)

Eu lá vou pra 3ª cruzeta de semi-eixo que troco. A idéia da homocinética poderia ser uma boa... :D

Será que tem jeito de adaptar nos nossos jipes? :D :D

[]'s

Eugênio

Eduardo Velo
20/10/2003, 10:59
Eugenio , o Marruá usa sistema igual do Troller , não acho uma boa usar homocinética , pensa bem se vc já tá tendo problemas com a cruzeta que tem espessura 2 ou 3 vezes maior que a gaiola das esferas , imagine na hora que vc colocar tração pra valer com esses pneus biscoitão que vc tá usando , lá se vai a gaiola pras cucuias , se vc achar uma A10 ou A20 4x4 por aí dá uma olhada como é o sistema dessas picapes , é um eixo curto de cada lado com duas cruzetas uma no semi-eixo e outra na roda , acho que essa distribuição seria ideal pra usar esses pneus que vc tem .

[]s contra homocinéticas ...

Edu

Luiz Claudio
19/12/2003, 16:02
Aos amantes do Engesa,

A Agrale confirmou nesta segunda-feira (15/12/2003) que está investindo R$ 11 milhões para iniciar a produção do MARRUÁ.
O projeto prevê montar um lote piloto em fevereiro e iniciar a produção em série ainda no primeiro semestre de 2004. :D
Não sei quanto vai custar esse "brinquedinho", mas será uma alternativa beeeem atraente para os amantes do Engesa e da lama.

Valdir
19/12/2003, 16:31
Aos amantes do Engesa,

A Agrale confirmou nesta segunda-feira (15/12/2003) que está investindo R$ 11 milhões para iniciar a produção do MARRUÁ.
O projeto prevê montar um lote piloto em fevereiro e iniciar a produção em série ainda no primeiro semestre de 2004. :D
Não sei quanto vai custar esse "brinquedinho", mas será uma alternativa beeeem atraente para os amantes do Engesa e da lama.


veja detalhes no link abaixo DefesaNet (http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/marrua.htm)
notei que os caras não falam nada sobre eixos
e esperando que a Agrale fabrique com o MWM
e ninguem fala em preço
abraços

dtabone
19/12/2003, 16:53
Pessoal,

Segue a foto do Marrua pra quem não conhece

Eduardo Velo
19/12/2003, 19:04
Salve galera , já vi o Marrua de perto e ele é bem parecido com o fase 2 , porém o eixo dianteiro não sei de que jipe é , usa homocinética e portanto suspensão independente , o que não acho aconselhável em off-road .
Tentei tirar foto do eixo , mas não saiu legal e no site não tem nenhuma foto por baixo .
O Rosnel , que tá montando o Envesa em Maringá , usa eixos da Rural e cambio c/ reduz. da Band . motor Maxion S4T , D. H. e molas mais altas que o Engesa , é uma baita máquina , mas tem uma fila de espera grande e o acabamento , de modo geral , deixa a desejar .
Vamos torcer para que mais 4x4 apareça no mercado para os vários gostos , o certo era ressurgir o CJ , um jipe bruto , sem nenhuma frescura e resistente , motor diesel , cx c/ reduz. , 4x4 , instrumentação e acabamento básicos , mas isso já é pedir demais para as nossas montadoras .

[]s ...

Luiz Claudio
19/12/2003, 19:27
Eduardo,
Eu andei trocando umas figurinhas com o Rosnel no começo do ano e o preço do Envesa tava perto de 50.000 latinhas.
Caramba!!!! E tem fila de espera????

[]'s surpreso com a fila...

Eduardo Velo
19/12/2003, 19:46
Fala Luiz Claudio , não se iluda não , a fila é por causa da produção , se não me engano são 4 por mes , tem cara que pega semi montado , e termina numa mecanica de confiança , ou em casa , e se for pensar em preço , é o 4x4 zero mais barato .
Vi um aqui em S. André da seguinte maneira : comprou o chassi e a carroceria do Rosnel , colocou motor MWM 2.8 , bancos do Omega , eixos e reduz. da Band (flut.) , cambio clarck 5 m , disco nas 4 , D.H. , painel com insrumentação que não conheço , mas que ficou completo e bonito , capota de fibra (tabatinga) e guincho , por enqto está em 56k . Ficou um senhor 4x4 e não tem nenhum com esse preço no mercado , o Troller começa acima de 60k ...

[]s...

Luiz Claudio
19/12/2003, 20:34
Eduardo,
Realmente deve ter ficado "um senhor 4x4".
Na época que eu estava procurando um Engesa me apareceu a chance de comprar um kit desses (chassis, suspenção, lataria) por 7.000 latinhas.
Acabei optando por comprar um pronto, mas ainda sonho poder montar um começando do zero...

Eduardo Chaves
19/12/2003, 20:41
Xará,

Nesta reportagem, a informação é que os dois eixos são rígidos, o dianteiro com homocinéticas e o traseiro com auto-blocante Trac-Loc...

http://www.newmotorage.com/4x4/4x4/marrua.html

Será que mudaram o projeto ???

[]'s na dúvida agora...

Eduardo Velo
19/12/2003, 21:12
Opa !!! Valeu a dica Xará , tive que tirar a dúvida no pouco que dá pra ver da foto que tirei e não era desse jeito que tava , era parecido com o eixo do Niva , dá pra ver as homocinéticas exatamente como na foto que tenho , mas não tinha aquele sistema pra deixar o eixo rígido , usava bandeja como as A10 4x4 (que usam cruzetas) .
Mas agora entendo a conversa que tive com o construtor e o engenheiro , eles disseram que estava em teste .
Perguntei ao piloto pq usavam um sistema de homocinética c/ susp. indep. e ele falou que era o construtor e que era idéia do engenheiro o co-piloto , que falou assim :
- É por isso que vamos fazer essa trilha , para testar ...
O piloto ainda brincou , se quebrasse era pra dar uma mãozinha ...
Como essa foto do site indicado é de maio e a que tirei é de agosto , precisamos ver um rodando pra saber o que estão usando , de qqer maneira esse é um item preocupante num 4x4 e deve ser estudado com muito carinho ...

[]s...

Eduardo Velo
19/12/2003, 21:37
Só mais um detalhe a placa do Marruá do site é BNZ 1051 e o que vi era BNZ 1052 ...

[]...

haundrich
22/12/2003, 00:52
Turma da Lama

Fiquei contente que o Rosnel continua na ativa, pelo jeito fazendo sucesso.
Das pouquíssimas vezes que estive em Londrina, não encontrei a fábrica da Envesa. Ninguém conhece... o homem trabalha quieto mesmo.

Quanto ao Marruá, foi uma agradável supresa saber que a Agrale vai concretizar o projeto..

Essa novidades deste 2003 ajudam a valorizar o nosso engesa.

Notei que as buchas utilizadas na longitudinal da suspensão são de polieretano (me corrijam se eu estiver errado).. então.. quem está fabricando as ditas buchas para a Agrale e para a Envesa?

E outra: Quem ficou com os direitos do projeto e da produção? Pelo jeito o nome de batismo com a marca ENGESA continua restrito, tanto que temos o ENVESA e MARRUÁ como nomes que se referem praticamente a um mesmo veículo.

abraços

haundrich
01/03/2004, 17:42
Confirmação do Projeto Marruá da Agrale, na Autoshow

Pessoal , segue notícia da Autoshow desta semana, sobre o Marruá e o tamanho do investimento. Até o Presidente Lula pilotou um protótipo da Agrale. he he he Acho que está bem firme a proposta da Agrale...

Fonte: http://www.autoshow.com.br/Noticias/reportagens.asp?id_noticia=4687&ori=e_2004227_reportagem

Novidade no mundo dos 4x4: Jipe Engesa renasce nas mãos da Agrale

Um dos ícones do off-road nos anos 80 e 90 está prestes a retornar ao mercado brasileiro de veículos: o jipe Engesa. O modelo renasce com novo batismo, Marruá, e nova fabricante, a Agrale, tradicional montadora de Caxias do Sul que atua no mercado de veículos comerciais e tratores.

A montadora comprou os direitos do projeto e já tem três modelos pré-série do Marruá, que agora tem 100% de componentes nacionais - entre os fornecedores estão nomes como MWM, Eaton, Luk, Dana e Bosch. O investimento, segundo Hugo Zattera, presidente da Agrale, chegará a R$ 11 milhões. Desse montante boa parte irá para construção de nova linha de montagem.

Um dos Marruá pré-série está em testes no CAEx, Centro de Avaliação do Exército. Não custa lembrar que a Engesa era estatal e seu principal objetivo era construir veículos para uso militar, mas depois os jipes Engesa chegaram ao público civil e são considerados, ainda hoje, a nata de veículo fora-de-estrada construído no País

De olho na viabilidade financeira, a Agrale segue o mesmo caminho e projeta o Marruá para uso militar para, só depois, entrar firme no mercado comercial. As primeiras unidades de série devem sair da nova linha de montagem de Caxias ainda no primeiro semestre. A versão civil chegaria, assim, lá pelo final do ano ou começo de 2005.

Já que o lobby é parte fundamental em negociações envolvendo o governo, a Agrale deu tacada de mestre e colocou o próprio Presidente da República dentro do Marruá na última Festa da Uva, na mesma Caxias do Sul. A montadora torce, agora, para que o sinal de positivo feito por Lula na direção do jipe efetive-se no primeiro pedido do Marruá para o Exército.

haundrich
01/03/2004, 17:52
A foto do homem dentro do Marrua...
Eu só consegui ver as duas rainhas da uva lá trás... he he he

Observe o detalhe do símbolo agrale no capô..
Aaahhh, se eu tivesse 11 bilhões......

[ ]'s loko para ter um Engesa Marruá.

Flávio

Henrique Josino
10/04/2004, 21:58
all;

Estava em Torres/RS assistindo 8) o Prólogo do Rally Rota Sul em quem eu vejo passeando por lá...o Marruá :shock: , a impresão que tive foi de um engesa "militarizado", novidade??? por dentro nada :? de novo continua um engesa, a primeira coisa que fui ver na mecânica do bichinho era as cruzetinhas dos munhões, tão adoradas pelos mecânicos :D e odiadas pelos engeseiros... e para surpresa não encontrei ela!! :shock: e sim um diferencial novo com bichaneticas!!! :shock: :shock: Será que fizeram a coisa certa???

E por sinal alguém sabe que diferencial e aquele??? :lol:


[]'s

Henrique Josino
10/04/2004, 22:02
mais fotos..

15/05/2004, 23:20
AI VAO MAIS ALGUMAS FOTOS DO MARRUA

15/05/2004, 23:35
MAIS FOTOS

15/05/2004, 23:49
MAIS FOTOS


AGORA COM O FUTURO MOTORISTA DO MARRUA

haundrich
17/05/2004, 19:06
AI VAO MAIS ALGUMAS FOTOS DO MARRUA

Caro Alexandre

Onde você conseguiu as fotos?

Flávio

19/05/2004, 21:49
Ola Flavio

Eu peguei num site 4x4 argentino, mas nao consigo achar de novo para postar o endereço. Voce notou em uma das fotos que o parabrisas e basculante igual ao dos CJ.

Ate mais

haundrich
20/05/2004, 08:53
Notei, ficou um sarro.
Site argentino? putz, os caras estão ligados no engesão marruá..

Semana que vem estou indo para Maringá, pegar meu engesa que está na Motomec.

[ ]'s
Flávio

CMartins
21/05/2004, 12:56
Pessoal ,tão logo a :twisted: :twisted: do XP volte a funcionar,postarei aqui fotos do Marrua que eu tirei na Feira da Policia (maio2004) aqui em SP,inclusive peguei alguns folhetos (quem tiver interesse,avise que eu levo no Ginasio SBC) ,conversei também com um engenheiro que trabalhou 20anos na Engesa e agora está no projeto Marrua ,ele se mostrou bastante solicito :) em dar informações ao pessoal aqui do Forum .
Inclusive sobre peças que são compativeis com o Engesa.
Abraços Claudio

Eduardo Chaves
21/05/2004, 16:18
Grande Claudio,

Teria como scanear esse folheto e postá-lo aqui pra gente ??? :roll:

Poderia tb colocar a forma de contatar-mos esse engenheiro, a idéia das peças similares é muito boa, inclusive poderíamos ter a informação sobre a homocinética utilizada no Marruá... :wink:

[]'s sem querer abusar... hehehe...

Emerson Höpner
21/05/2004, 20:47
Uma sugestão:

Seria interessante convidar este engenheiro (ou alguém do projeto Marruá) para um bate-papo aqui no fórum, já que temos vários Engeseiros aqui.
Além do mais, acredito que todos estão na expectativa por este lançamento! Não só ganharão os donos de Engesa como todos os apreciadores do Off-road.

Abraço.

P.S.: Acredito que devido à propaganda (gratuita...), o pessoal da Agrale não vai deixar passar a oportunidade. (ouviu Agrale???) :D

Luiz Claudio
22/05/2004, 17:36
conversei também com um engenheiro que trabalhou 20anos na Engesa e agora está no projeto Marrua ,ele se mostrou bastante solicito :) em dar informações ao pessoal aqui do Forum .
Inclusive sobre peças que são compativeis com o Engesa.

Claudio,

Ter um contato com esse engenheiro da Engesa seria de grande valia pra todos nós Engeseiros.

[]'s anciosos pra que ele apareça aqui no fórum...

Eduardo Velo
23/05/2004, 23:27
Uma sugestão:
Seria interessante convidar este engenheiro (ou alguém do projeto Marruá) para um bate-papo aqui no fórum, já que temos vários Engeseiros aqui.
Além do mais, acredito que todos estão na expectativa por este lançamento! Não só ganharão os donos de Engesa como todos os apreciadores do Off-road.
Abraço.

P.S.: Acredito que devido à propaganda (gratuita...), o pessoal da Agrale não vai deixar passar a oportunidade. (ouviu Agrale???) :D

Emerson , só vamos poder aproveitar peças da lataria e chassi , a mecanica , (inclusive eixos e suspensão) , não tem nada a ver com Engesa .

vamos ver a bresinho que vai sair o bicho pra depois avaliar ...

[]s...

Beto Lacerda
19/07/2004, 20:02
Galera o marrua tava la na estrada da petrobras esse fds de novo , uma versão pick-up ,com placas azuis , logo da agrale no volante , usa eixos dana 44 na frente e atraz , com homocinetica na dianteira , pneus candango , e pode ser que eu estaja enganado mas nessa pick-up parecia existir diferença de bitola dianteira/traseira como nas f-75/85 .
torço pra que o marrua venha a ser produzido pois é um engesa melhorado , bem interessante, e essa versão pick-up é muito loca , tava com 600kg de lastro pra teste e saiu como se estivesse vazia , nem sente a carga , pena que o engenheiro tava com pressa e num deixou nois ver direito , entenda por direito tirar uma porrada de foto pra por no forum :twisted: :lol:
espero que alguem tenha tirado fotos eu tava sem maquina :cry:
[]'s

thiagoloco
19/07/2004, 20:14
espero que alguem tenha tirado fotos eu tava sem maquina


O Edu tirou algumas fotos..............
Edu qdo revelar, me empresta que eu escaneio e coloco aqui no forum blz???

[]'s

Luiz Claudio
20/07/2004, 00:04
Pessoal,

Eu consegui tirar 5 fotos dele, mas nenhuma de pertinho pra ver os detalhes.

Toda vez que eu chegava perto ele ia embora!!!

O Edu, que estava na frente do comboio, deve ter tirado umas legais...

[]'s...

Luiz Claudio
20/07/2004, 21:40
Pessoal,

Aí vão as fotos tiradas do "Marruá Picape" que encontramos fazendo testes no meio da Estrada da Petrobras...

Luiz Claudio
20/07/2004, 21:42
E...

thiagoloco
20/07/2004, 21:47
Ficaram legais as fotos, Edu já revelou as suas????
Se já passa pra mim......

[]'s

Luiz Claudio
21/07/2004, 00:38
Mais uma foto do Marruá que nosso amigo Fernando Raony tirou...

Martin Melcop
21/07/2004, 13:56
po ninguem se jogou na frente e obrigou o cara a parar para uma sessão de foto??? :D

Luiz Claudio
21/07/2004, 17:59
Die Hard,

Toda vez que a gente cruzava com o Marruá na estrada a gente parava para tentar tirar umas fotos, mas quando a gente sacava a máquina fotográfica o cara que estava no banco do carona olhava feio e eles se mandavam...

O Edu Velo foi o que chegou mais perto e acredito que ele tenha tirado as melhores fotos, mas eu ainda estou esperando pra ver.

[]'s...

Eduardo Velo
21/07/2004, 18:23
Tirei poucas fotos , uma bem de frente agachado , outra do piloto e da traseira , mas ainda não mandei revelar ...

Essas fotos do LC dão uma idéia boa da fera , como ainda está em teste não tem nada definido a não ser o motor MWM 2.8 e eixos D44 com homocineticas na diant.

Qdo ele viu a jipaiada sabia que era do 4x4brasil pq tinha visto o Evento aqui no Forum , quer dizer que ele acompanha e logo logo vai entrar e tirar as dúvidas ...

[]s...

Beto Lacerda
22/07/2004, 03:18
É verdade o piloto gente fina comentou sobre o forum ...
hehe só nos resta aguardar por uma aparição dele
[]'s

Martin Melcop
22/07/2004, 09:55
Po to achando que foi jogada de marketing se eles sabiam do evento devem ter ido só para começar a rolar um boca a boca!!!!

Polvora
22/07/2004, 13:41
Po to achando que foi jogada de marketing se eles sabiam do evento devem ter ido só para começar a rolar um boca a boca!!!!

Martin,

Não acredito, o cara tava dando um rolé por lá só isso.

Ele só estava testando o carro, uma vez que estava com placa azul (não é de embaixada), aquelas de concessionária quando sai pra testar o carro.

Se ele estiver acompanhando o fórum sinta-se a vontade para passar as informações e o comortamento do veículo pra galera.


[]

du
22/07/2004, 13:55
Se ele estiver acompanhando o fórum sinta-se a vontade para passar as informações e o comortamento do veículo pra galera.
[]

Prometemos não contar para ninguém. :lol:

Abraços Du.

marrua4x4
24/07/2004, 13:03
Olá, consegui mais uma foto da pickup naquele fds

Eduardo Velo
24/07/2004, 13:24
Camarada , bem vindo ao site ...
Com certeza não foi o mesmo fds , pq só pegamos tempo fechado os 2 dias e a pick-up estava sem lona ...
Mas é a Fera com certeza ...
Se tiver mais info coloca aqui no tópico , estamos babando por mais detalhes ...

[]s ...

Luiz Claudio
26/07/2004, 02:34
Pessoal,

Encontrei na net esse informativo da Agrale sobre o Marruá...

[]'s...

marrua4x4
11/08/2004, 18:57
Consegui outras fotos da pickup de um amigo do amigo do cunhado do cara que estava na pickup.

Luiz Claudio
11/08/2004, 20:09
Na primeira foto é possível ver bem a suspenção traseira com feixes de mola da versão Picape, mas gostaria de ver fotos detalhadas assim da versão Jipe (com molas helicoidais).

Marruá4x4 (não sei seu nome), será que você não consegue algumas com esse seu amigo???


PS.: Acho que esse tópico deveria estar na parte de Engesa do fórum, assim não ficaria perdido aqui no meio.

[]'s...

thiagoloco
11/08/2004, 20:28
Olha que legal, e percebam uma foto que tem o marrua, o t4 militar, e om CL militar, isso eu nunca tinha visto......

http://www.defesa.ufjf.br/fts/MARRU%C1.pdf


[]'s

marrua4x4
11/08/2004, 22:07
Novas fotos.
Fiquei sabendo que os caras estão vendendo esta pickup branca da Engesa. Me falaram que ela é 4x4, motor perkins com reduzida e ano 90. Foi feita pelos engenheiros da Engesa antes dela quebrar. Dizem que só existe essa! Se achaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Carracaaaaaaaaaaaaaaa!
Se a Marruá nova é evolução dessa... só quero ver!!!!!

marrua4x4
11/08/2004, 22:12
Consegui uma da suspensão trazeira e da dianteira do jipe ...

Luiz Claudio
11/08/2004, 22:12
Novas fotos.
Fiquei sabendo que os caras estão vendendo esta pickup branca da Engesa. Me falaram que ela é 4x4, motor perkins com reduzida e ano 90. Foi feita pelos engenheiros da Engesa antes dela quebrar. Dizem que só existe essa!

Essa Picape branca da Engesa estava no Ibira a uns 15 dias atrás...

[]'s...

marrua4x4
11/08/2004, 22:21
Os caras tão loco, pediram 50 latinhas... só colecionador mesmo...

Carlos
13/08/2004, 13:50
Consegui outras fotos da pickup de um amigo do amigo do cunhado do cara que estava na pickup.


O que são aquelas caixas metálicas à frente do eixo trazeiro da pickup? serão tanques de combustível? (parece inox)...

Luiz Claudio
15/08/2004, 17:33
Mais uma foto do Engesa Picape...

Eduardo Chaves
16/08/2004, 21:55
Marruá4x4,

Tb não sei seu nome...

Será que vc não tem uma foto da suspensão dianteira, como essa acima, mas do lado direito ???

Com o detalhe da caixa de direção ???

[]'s...

marrua4x4
19/08/2004, 22:13
É o tanque de combustível mesmo... vou ver se consigo novas fotos, se possível da suspensão...

Abraços

Francisco

NeRo
20/08/2004, 08:59
Os caras tão loco, pediram 50 latinhas... só colecionador mesmo...

Fala Francisco!

Nem de colecionador cara, um amigo de outra lista serviu numa unidade do EB que tem algumas dessa viatura. Num leilão sairia 12k latas.

[]s

marrua4x4
20/08/2004, 23:02
Reportagem sobre a pickup marruá

http://www.defesa.ufjf.br/

Henrique Josino
30/08/2004, 18:53
Marruá4x4,

Tb não sei seu nome...

Será que vc não tem uma foto da suspensão dianteira, como essa acima, mas do lado direito ???

Com o detalhe da caixa de direção ???

[]'s...



O diferencial dianteiro não é um D44.....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=3394


E tem mais umas fotos aqui.....inclusive da suspensão dianteira.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3132


[]'s

Eduardo Chaves
01/09/2004, 20:31
Henrique,

Obrigado pela dica, mas estas fotos eu já havia visto, o que realmente eu gostaria de verificar no Marruá, é a posição da caixa de direção, e fixação do amortecedor dianteiro, que não consegui definir ainda como é...

[]'s...

J.R.
14/09/2004, 08:03
Henrique,

Obrigado pela dica, mas estas fotos eu já havia visto, o que realmente eu gostaria de verificar no Marruá, é a posição da caixa de direção, e fixação do amortecedor dianteiro, que não consegui definir ainda como é...

[]'s...

FALA GALERA, NÃO SEI SE AJUDA A MATAR A CURIOSIDADE - SEGUE UM LINK QUE UM AMIGO ME MANDOU HÁ UM TEMPO ATRÁS, ABRAÇOS
http://www.newmotorage.com/4x4/4x4/marrua.html