PDA

Ver Versão Completa : Por favor preciso de Ajuda!!! com meu Niva



Leandro Carvalho
27/11/2005, 16:44
Olá Camaradas, estou escerevendo essa msg par pedir a ajuda de vcs, pois estou muito decepsionado com meu carro... vou tentar ser breve para explicar a vcs minha frustração:

A cerca de 3 meses atrás comprei um Niva que estava parado a t3 anos em uma ofocina aqui no Rio,o dono me contou que compro o carro para fazer uma gailola para competir, mas devido a um problema no braço acabou deixando o carro de lado. Fiquei sabendo do carro e fui dar uma olhada, quando cheguei o carro estava nso fundos da oficina muito sujo do tempo mas muto bom de lata, de fundo, o interio rconservado o motor berando os 80.000, notei que o carro já havia sido pintado mas estava em um estadoo de conservação muito bom com relação aos outros que eu tinha visto aqui no Rio, todos estavam muito judiados! Acertei com o dono do carro que daria R$3.000 de entrada e mais R$ 3.000 qnd ele me emtrega-se o carro prontinho com tudo funcionando, para eu vistoriar e passar para o meu nome e eu assumiria mas tres anos de documentos atrasados. Aproveitei e mandei trocar os bancos que ainda eram os originais, por bancos da Procar (mais R$ 550) em couro e trocar o forro das portas. No meio dos três meses tb troquei o comando de válvula pelo da Aerocar o que me custou mais 300 latas.
Passado os tres meses e o carro enfim ficou pronto, realmente ficou muito bom fizeram um ótimo trabalho no carro de acabamento e mecânica, tudo funcionava, ventilação, luz interna, todos os pequenos detalhes, os bancos ficaram perfeitos. Peguei o carro e algumas dicas com o dono da oficina. Sai com o carro e tive que me adaptar ao freio de resposta lenta, a embreagem dura, o acelerador com o curso pequeno, a demora no desenvolvimento e ficar feliz qnd ele chegasse aos 80km, a folga (ou féria) na diração... mas tudo isso eu já sabia e sabia que o prazer de ter um 4x4 faria esses detalhes ficarem pequenos, só que tudo mudou depois do primerio buraco, nossa me assustei qnd passei emum buraco no asfalto e o carro parecia um touro mecânico de tanto que balançava, e eu estava a 30km/h, a 60km/h dava medo de cortar qualquer carro na rua pois parecia que carro estava desgovernado, fique assustado com a falta de estabilidade e como o carro saia de traseira com tanta facilidade, levei ontem em um auto center e roquei os dois pneus dolado esquerdo que estavam completamente carecas e coloquei dois Firewalk 215/80 na frente epassei os outros dois Wrangler que estavam rasuaveis para trás, alinhei, cambei, regulei o caster (acho que é assim que se fala), reformei os aros, morri me mais 700 latas com a P... toda!!! e na primeira curva para a direita raspou no paralama, como o pneu antigo estava muito gasto não raspava o novo raspou!!! vou ter q mandar rebater o paralama...
A instabiliade aos 60km/h continuava a mesma desesperadora, não estou exagerando mais o carro bate muito na traseira em qualquer buraco em que o palio da minha noiva passa rindo, e de fcar puto!!! fora o desconforto que é o carro pular dessa forma e ficar jogando para os lados quando vc ultrapassa alguem, parece que ele vai virar, qnd eu piso muiot no aceleador ele engasga e treme todo, não sei se isso é normal se sou eu que não me acostumei com o carro ainda, sei que no momento estoou muito frustado, rodar 30km com o Niva chega a ser cansativo, sem exagero... Não estou querendo o conforto de uma Pajero, mas não vejo como normal essas características do meu Niva...
Comprei o Niva para ser meu único carro, para trabalhar todo dia e para ir para casa de praia nos fins de semana, andar um pouco na areia, nas estradinhas de terra batida e uma laminha light vez ou outra, achei que o Niva seria perfeito para isso!!!

Não sei se estou querendo exigir muito do carro, se gerei uma expectativa que o Niva não pode me atender, se no meu caso deveria ter o Niva realmente só como segundo carro e naum para o dia a dia, embora sempre quis ter um Niva desde os meu 14 anos de idade, quando vcomecei a me interessar por off road, trilha, mato, acampar... sinto que seria complicado ter somente o Niva nessas circunstâncias e teria que me desfazer dele para comprar um carro mais urbano, pois preciso de um carro no dia a dia.

por isso camaradas estou pedindo o relato e a ajuda de vcs que tem experiência tanto no dia a dia quanto nas trilhas.
Peço desculpas pelo enorme texto mas estou precisando muito da ajuda de vcs... :oops:

Abraço e grato por todas as respostas.

RicardoHCS
27/11/2005, 20:45
Caro Leandro,
não tenho experiência, passei alguns meses me informando sobre o niva, estou a mais de 2 meses procurando um para comprar e já andei e dirigi alguns. Portanto, acredito que o que você descreva não seja normal :discordo: . Como falei, não tenho experiência e, com certeza, o pessoal do forum poderá te ajudar, mas sugiro que você procure algum mecânico especializado. Segundo informações conseguidas na internet e com alguns propietários, acho que os melhores do Rio são o Dino (Recreio) e o Ramiro (Ilha); niveiros, me corrijam se estiver falando besteira. :concordo:
Atenciosamente
Ricardo

Cavalcante
27/11/2005, 21:03
Leandro:

1 - Verifique o estado dos amortecedores e molas. O Niva pula mas não é isso tudo que vc diz. Verifique também se os amortecedores são do tipo correto. Se o carro estiver levantado e com os amortecedores originais, pula pra caramba também.

2 - A instabilidade da direção deve-se ao desgaste dos embuchamentos de elementos dos sistemas de suspensão e direção. É uma verificação fácil, você mesmo pode fazer. Deite embaixo do carro e observe todos os componentes que possuam buchas de borracha. Elas devem estar em bom estado, ou seja, sem nenhuma rebarba de borracha aparente, folga, etc. Outro dia topei com um camarada que tinha acabado de comprar um Niva e reclamava como você. Dei uma olhada rápida e vi que o braço da bandeja superior estava SEM bucha. Aí não tem como ficar em linha reta, nem na linha amarela dos bons tempos... Desmonte os componentes, se necessário com a ajuda de um mecânico de confiança, e procure aí no Rio alguma empresa que recupere estes elementos de suspensão. Não parta pra troca. Estes componentes, pelo menos aparentemente, não existem novos. As oficinas colocam um componente recondicionado e te juram que é novo. Recondicionado por recondicionado, recondicione vc mesmo, é muuuuuuuuito mais barato.

3 - Verifique constantemente (pelo menos a cada 15 dias) estes componentes. Folga em um
componente de suspensão é igual câncer. Bobeou é metástase.

4 - Carregue sempre consigo as especificações do niva para alinhamento e cambagem. Elas constam do manual do usuário que está na página de downloads do fórum. Não confie nos dados das maquininhas dos alinhamentos, quase sempre furados, e muito menos na intuição do alinhador. Pneu custa caro. A regulagem da cambagem do niva é feita através das arruelas existentes no suporte da bandeja superior. A cada arruela retirada ou acrescentada, altera-se meio grau para mais ou para menos. Não tem invenção nem conversa de alinhamento técnico. R$ 200,00 em alinhamento, considerando que vc pagou uns 200 nos pneus, foi uma largada de peixeira sem dó.

5 - Não se desespere. No começo gastei muito mais que vc, antes de entender como a manutenção do carro funcionava. É a cultura do carro 4x2 com menos de 5 anos de uso e uso urbano. Não dá pra comparar. Seu carro tem 15 anos e esteve parado por 3. Vai ser assim por pelo menos 6 meses.

Em tempo, meu carro é usado tanto na trilha quanto no dia a dia. Dá seus pepinos, mas nada que me faça ter vontade de jogá-lo de um barranco. O motor é fraco, mas em compensação, aguenta chegar a 130º, levar até água com gás no radiador (porque não tinha mais nada pra por) e, depois de abaixar para uns 100º, sair gritando a 5000 rpm pra compensar o tempo perdido em um raid, não é Emmo?

Espero ter ajudado

[]s niveiros ex-desesperados, agora acostumados.

Palavra de quem já gastou muita grana indo em conversa de mecânico: do it yourself.

BANDIDO
27/11/2005, 22:51
Caro amigo,

Além de veirficar a suspenção e amortecedores, verifique se seu carro não esta 4 x 2. Já andei com meu niva 4 x 2 e a instabilidade é enorme.
Verifique tambem folga nos rolamentos ou no cubo dianteiro. O niva não é tão ruin assim. Com o tempo você coloca ele no jeito. Vá com calma.

Um grande abraço

Adriano

Niva Bandido/94

chegade4x2
27/11/2005, 23:10
caro camarada leandro eu sei oque vc esta sentindo , quando comprei o meu niva ( por 3950,00 ) ele tb estava numa situaçao o qual antes mesmo de começar a ajeita-lo eu me perguntei em que furada eu tinha me metido. Tudo batia , tudo tremia , até a luz de freio estava acesa.bem , não é preciso ser um grande economista para saber que um 4x4 100% por 3 , 4 mil é impossivel . Como eu tinha 7mil reservados para a compra me dei ao luxo de fazer oque era necessario.Por sorte eu até 98 sempre tive carros velhos e por gostar de mecanica e ser tecnico em eletronica a eletrica do niva é moleza . No seu caso voce deve ou ter mais dinheiro para investir ou paciencia para acerta-lo aos poucos. De inicio eo posso lhe dizer que o meu niva que tem amortecedores originais e novos com pneus 225/70 radiais nao bate , e é mais firme nas curvas .So para ter ideia vaga do que fiz : Revisao da suspençao + amortecedores , troca da caixa de direçao, bancos de astra , pneus usados, para brisa , bateria todos os oléos , carburador w 460 , revisao eletrica ( cabos de vela + rotor ), rolamentos , burrinhos , cilindros da embreagem , instalei ar , e umas duas duzias de pequenas péças de acabamento faltando . ufaaa. em 4 meses . camarada me coloco ao seu dispor , pode me ligar e me trazer seu niva que vou ter o maior prazer em te ajudar tel 98899431 eu ainda estou aprendendo muito sobre a mecanica do niva mas soube o suficiente para colocar o meu em um estado estremamente confiavel pois só viajo a noite e ele nunca me deixou na mão

Leandro Carvalho
28/11/2005, 09:03
Caros amigos, obrigado pelo incentivo de vc, chequei alguns pontos que o Cavalcante citou e percebi que o carro deo lado do carona balança até se o gato da minha vizinha pular no capo do carro, em quanto o lado do motorista a suspensão está normal, tenho que fazer força com os dois braços para balançar o carro só um pouco... e as buchas da balança estão todas ressecadas e em péssimo estado!!! Vou procurar primeiro os amortecedores e partir para as buchas que o Cavalcante explicou...

Camarada agradeço muito a ajuda e vou entrar em contato para poder trocar experiência (no meu caso adquirir experiência), e acho que é como vc colocou com calma e paciência dá apra resolver...

Cavalcante,
tem alguma diferença em rebater e cortar o paralama... não sai com o carro hj porque tá raspando muito qnd faço curva para direita!!!

Obrigado pela ajuda :concordo: e um forte abraço a todos!

Cavalcante
28/11/2005, 09:09
Cavalcante,
tem alguma diferença em rebater e cortar o paralama... não sai com o carro hj porque tá raspando muito qnd faço curva para direita!!!


É bastante diferente: você rebate quando pega por dentro e corta quando pega por fora. Quase sempre vai precisar fazer os dois...

braszil
30/11/2005, 05:09
Como tinha dito seu carro ficou parado muitos anos e todas a borrachas ressecaram com a falta de uso e principalmente de limpesa. Nunca coloque graxa nas borrachas porque a graxa corroi a mesma. Verifique as molas pois se seu carro ficou muito tempo parado e quem sabe numterreno em angulo elas podem ter sido comprometidas. Nao posso falar muito sobre o funcionamento do Niva original pois nao usei o meu muito quando era original, felismente fui cobaia do Rogerio que instalou uma suspenssao dianteira espetacular no Cacique, ele faz curva em L numa boa. Caso precise de alguma informaçao mais tecnica ligue para o Rogerio Bacelar em SP (011) 6952-9078 pois ainda nao encintrei ninguem que entenda mais sobre Niva.
Boa sorte e Paciencia!!!!!

Leandro Carvalho
30/11/2005, 11:11
Como tinha dito seu carro ficou parado muitos anos e todas a borrachas ressecaram com a falta de uso e principalmente de limpesa. Nunca coloque graxa nas borrachas porque a graxa corroi a mesma. Verifique as molas pois se seu carro ficou muito tempo parado e quem sabe numterreno em angulo elas podem ter sido comprometidas. Nao posso falar muito sobre o funcionamento do Niva original pois nao usei o meu muito quando era original, felismente fui cobaia do Rogerio que instalou uma suspenssao dianteira espetacular no Cacique, ele faz curva em L numa boa. Caso precise de alguma informaçao mais tecnica ligue para o Rogerio Bacelar em SP (011) 6952-9078 pois ainda nao encintrei ninguem que entenda mais sobre Niva.
Boa sorte e Paciencia!!!!!


Obrigado pelas dicas Brás, realmente a maioria das buchas estâo super ressecadas, e os amortecedores estâo parecendo eswtar cansados. Decedi não me desesperar e ir resolvendo aos poucos...

Cavalcante,
resolvido o problema do pneu raspar no paralama, (tava cortando a lateral o pneu zerado) passei a serra nas pontas, e depois acertei com a lima, ficou bom o serviço e nâo ta raspando mais nada!!!
[]´s um pouco menos desesperados. :mrgreen:

MANFREDI
30/11/2005, 15:47
Leandro,

Tenha calma com o Carvalhão, quando você pega um carro não muito bom normalmente todo jipeiro ou Niveiro que deixá-lo do seu jeito e dai você vai mexer em algo ou modificar aquilo que não achava legal e ai as coisas vão progredindo e uma coisa puxa a outra e de repente você tá com o carro desmontado - MEU CASO. Dai resolvi pintá-lo inteiro apesar de não ter podres e somente pequenos raspados e descascados. Agora vou começar a colocar uma manta termica no interior, deixei pra ver as borrachas da suspenção quando acabar a parte interna e assim vai meu amigo.

Eu, o André do RJ, o Cavalcante, o Emmo, o Christian de Goiania e provavelmente outros Niveiros que estão escrevendo aqui já passaram pelo que descrevi para você e pelo que você descreveu na sua mensagem.

Então, RELAXA. Vá fazendo as coisas com C A L M A, e se possível FAÇA VOCÊ MESMO. É mais divertido e você passa a conhecer melhor seu carro, os prováveis pontos fracos dele e, como eu que não sou mecânico e sim MEXANICO, até onde posso ir sem as ferramentas e material apropriado. Dai recorro mesmo a uma oficina de confiança.

Ai no Rio tem um pessoal com Niva e podem dar dicas de oficina de confiança. Procure em mensagens antigas neaste forum.

GRande abraço

Leandro Carvalho
30/11/2005, 17:06
Obrigado pela foça Manfredi, realmente com calma dá pra ir resolvendo... Eu mesmo passei a serra nos paralamas e ficou bem legal, depois acertei com a lima com calma, agora vou passar um ferrolac com um pincel bem fininho para proteger a alma da chapa por onde a serra correu... Realmente tem que se ter calma, afinal o Niva tem mutias virtudes e os problemas acho que serão menores do q o prezer q da a viatura... vou postar algumas fotos do meu Niva e do trabalho que eu fiz no paralama depois, ai tu me diz o que achou... bem o meu ATX zerado gostou muito da modificação!!!
Lembrei que algumas msgs acima vc estava procurando por esses sapatos, nâo é? Bem achei eles aqui no RJ por 229,00 fica muito legal no carro e como a tua suspensão é levantada se me lembro bem, acho q vc não terá problemas.

[]´s e obrigado pelo incentivo.

RicardoHCS
30/11/2005, 17:25
Ai no Rio tem um pessoal com Niva e podem dar dicas de oficina de confiança. Procure em mensagens antigas neaste forum.


Olá a todos,
ainda estou procurando um niva para comprar e tenho procurado me informar sobre bons mecânicos. Pelo que tenho lido, aqui no Rio existem pelo menos 2 mecânicos bons em niva, o Ramiro (na Ilha do Governador) e o Dino (no Recreio). Todavia, como ainda não tenho o carro e não tive contato com estes mecânicos, acho que os demais niveiros do Rio podem confirmar (ou não) esta informação.
Atenciosamente
Ricardo.

MANFREDI
01/12/2005, 10:36
Caracas Leandro, Firestone ATX 23° 215/80 r 16 por 229,00 reais :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Carinha manda o nome da loja, telefone, site, e-mail, etc, etc, etc, etc, etc,

Por aqui achei por 350 mangos montado ou 310 sem montagem.

Pena que o frete não compensaria.

Ninguem tá vindo pra Sampa a passeio nestas férias. :?: :oops: :oops: :oops:

Grande abraço

Leandro Carvalho
01/12/2005, 12:32
Hiiiiii Manfredi quase lá... o ATX que eu coloquei foi o Firehawk, o lameiro... (no site da firestone tem o modelo) nem vi quanto tava esse outro modelo, mas posso dar uma checada na loja pra vc sem problemas, essa loja é um das mais baratas que tem por aqui no Rio, vou pesquisar e te mando uma resposta. S

[]´s

MANFREDI
01/12/2005, 14:54
Leandro, então a confusão foi minha. Me refiro a estes pneus: veja abaixo.

Por aqui achei por mais de 350,00 somente. Mesmo o que você está usando apesar de ser uso misto ainda me interessa se for este preço mesmo. Se não prefiro o 23° por ser 100 off-road.

Se puder checar os preços reais pra mim agradeceria muito.

Grande abraço

Leandro Carvalho
01/12/2005, 17:15
Sem problemas Manfredi,
amanha chéco o preço dos ATX 23º, quanto aos Firewauk que estão no meu carro são realmente R$ 229,00 cada, comprei no sábado passado. Se não me engano o André de Friburgo iria no IDAG que vcs estavam armando não? Caso ele vá acho que não se importaria de levar os pneus para ti, eu não vou porque a viatura não ta 100%, mas poderia combinar com ele e deixava os pneus na Dutra, qnd ele passa-se bem isso dá pra resolver...

Abraço e amanha posto a msg com os preços.

MANFREDI
02/12/2005, 09:34
O nosso DAG de estréia neste ano foi adiado até 2006 exatamente por não estarmos com as viaturas em ordem.
Portanto, dependendo do preço que encontrar por ai o ATX 23° eu poderia comprar e se fosse o caso viria quanto ficaria o frete e se compensar bem se não ou vou buscar ou você ou André guardam eles pra mim.

Vamos nos falando.

Grande abraço

RicardoHCS
11/12/2005, 09:32
Leandro,
como andam as coisas? Fui ver os carros na araucária, mas não gostei muito (principalmente considerando p reço) :putz: . Comprei o meu esta semana e, aparentemente está ok de mecânica e elétrica. Quem fazia a mecânica dele era o Dino e vou levar para ele dar uma olhada amanhã (segunda). Precisarei fazer lanternagem (nada muito grave, mas com diversos pontos de ferrugem) e cuidar do interior (como todos que vi, o painel tem rachaduras e o acabamento lateral traseiro também). Também prwetendo realizar o "super-revestimento" proposto por Manfredi e André, entre outros :concordo: .
Abraço
Ricardo