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Ver Versão Completa : Laredo 98 apagando



RenatoPhilippsen
24/01/2014, 15:07
Boa tarde amigos,


Estou com um problema meio estranho na minha cherokee laredo 4.0 1998.

O problema começou a mais ou menos um mês. Acontece que, muito aleatoriamente o motor dela apaga, bem de repente, sem sintoma nenhum. Sempre ocorre com o motor na lenta, e nao importa a temperatura; as vezes é logo que liga, e outras vezes é depois de um bom tempo ligada, com a temperatura estabilizada.

É bem aleatório mesmo.... Por exemplo, aconteceu duas vezes no mesmo dia, depois andei 700 km numa semana sem fazer nada, e depois aconteceu de novo mais umas 3 vezes, depois andei mais uns 600 km sem fazer nada....

Mas a parte mais estranha, que esta me intrigando, é que se eu tentar ligar o carro logo depois que ele apagou, ele nao pega! É como se o motor estivesse afogado oO. Ela só volta a pegar depois de uns 5 ou 10 minutos, e aí pega maravilhosamente bem, em menos de um segundo.

Nao tenho ideia do que possa ser, e antes de levar em algum "mexanico", conto com a ajuda de vocês para hipóteses do que pode ser isso...


Muito obrigado pela atenção dos amigos!

AlexPalma
24/01/2014, 16:57
Renato, ela possui GNV? Se sim o problema pode estar ali (mesmo que só rode na gasolina).

Pode ser sensor de rotação ou a bobina que geram um problema intermitente, principalmente quando o motor esquenta...seria legal fazer um teste com um mecânico e/ou eletricista de confiança.

Outro teste que pode ser feito é com o aterramento e com os cabos e conectores do módulo.

Abraço!

RenatoPhilippsen
25/01/2014, 16:47
Muito obrigado pela resposta Alexandro!

Pois então, ela não tem GNV.
Desde ontem o problema estava bem frequente, aí consegui fazer um teste, e realmente, o problema esta na ignição.... Não dá faísca. Depois de fuçar um pouco no cabo da bobina e na bobina, ela voltou a funcionar (inclusive me dando um choque violento... Hahaha). Aí fui até em casa, desliguei, e quando fui ligar de novo, nada. Agora acho que a peça problemática foi pro pau de vez.

Agora o que pergunto é, como eu poderia saber se o problema é a bobina ou o sensor de rotação?
aproveitando também, alguém sabe me dizer onde fica o sensor de rotação da laredo 4.0?


agradeço novamente pela presteza!

Abraços!

AlexPalma
25/01/2014, 18:59
Renato:

Este tópico pode ajudar a encontrar o sensor da Laredo 6cc: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/112701-cherokee-sport-1993-6-cilindros-de-repente-o-carro-apaga.html

E este com um problema semelhante ao seu: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/94318-4-0-dando-morte-subita-apaga-e-nao-pega.html

Não tenho muita experiência nos procedimentos, mas há alguns vídeos no youtube ensinando a fazer os testes: testar sensor de rotação - YouTube (http://www.youtube.com/results?search_query=testar%20sensor%20de%20rota%C 3%A7%C3%A3o&sm=3)

Outra opção é um bom eletricista de autos pode testar a bobina e o sensor de rotação.

Boa sorte!

MARCELOLUCHESI
27/01/2014, 09:02
Eu arriscaria em sensor de rotação, passei pelo mesmo problema a alguns anos atrás com o TJ. E recentemente, a quase 1 ano atrás um amigo passou pelo mesmo problema com uma XJ.
O sensor de Rotação fica preso na Capa seca, atrás do motor.

GH
27/01/2014, 11:04
Perguntinha básica: ela tem algum tipo de alarme?

AlicerioJunior
27/01/2014, 17:56
Aproveitando o gancho do GH, logo que comprei a minha ficava apagando e depois de fuçar um pouco encontramos 2 rastreadores ligados a ignição...retiramos e acabou o problema.

RenatoPhilippsen
28/01/2014, 14:25
Obrigado a todos pela ajuda! Com os links do amigo Alexandro, consegui localizar o sensor de rotação, mas o local é meio de difícil acesso, aí não consegui tirar ele ainda.

Quanto a ter algum alarme, que eu saiba não tem. Ela tem apenas o bloqueador original de fabrica dela. Mas vou dar uma verificada. Onde o pessoal costuma fazer o corte na alimentação da bobina para o alarme? É perto da bobina, ou mais "pra trás"?

Eu consegui fazer mais um teste. Hoje fui tocar arranque, e ela pegou normal. Aí desconectei a entrada de alimentação da bobina e liguei a um multimetro. Pedi para alguém tocar o arranque, e medi a entrada de alimentação da bobina. Deu algo próximo e 10V DC. Depois conectei o cabo de volta na bobina, e liguei o carro. Deixei funcionando ate ele dar o problema. Levou uns 10 minutos. Aí então repeti o mesmo procedimento de medir a entrada da bobina. Dessa vez não deu leitura nenhuma. Zero volts. Acredito então que não seja a bobina, e sim algo anterior a ela. No fim das contas, acredito ser esse bendito sensor de rotação mesmo.

Será que já devo partir para a compra de um novo, ou tentar retirar ele e testar?

Outra coisa, como faço pra saber o código do sensor, para comprar o certo?

Mais uma vez, obrigado a todos!


Abraço!

leandro oliveira
29/01/2014, 13:11
Obrigado a todos pela ajuda! Com os links do amigo Alexandro, consegui localizar o sensor de rotação, mas o local é meio de difícil acesso, aí não consegui tirar ele ainda.

Quanto a ter algum alarme, que eu saiba não tem. Ela tem apenas o bloqueador original de fabrica dela. Mas vou dar uma verificada. Onde o pessoal costuma fazer o corte na alimentação da bobina para o alarme? É perto da bobina, ou mais "pra trás"?

Eu consegui fazer mais um teste. Hoje fui tocar arranque, e ela pegou normal. Aí desconectei a entrada de alimentação da bobina e liguei a um multimetro. Pedi para alguém tocar o arranque, e medi a entrada de alimentação da bobina. Deu algo próximo e 10V DC. Depois conectei o cabo de volta na bobina, e liguei o carro. Deixei funcionando ate ele dar o problema. Levou uns 10 minutos. Aí então repeti o mesmo procedimento de medir a entrada da bobina. Dessa vez não deu leitura nenhuma. Zero volts. Acredito então que não seja a bobina, e sim algo anterior a ela. No fim das contas, acredito ser esse bendito sensor de rotação mesmo.

Será que já devo partir para a compra de um novo, ou tentar retirar ele e testar?

Outra coisa, como faço pra saber o código do sensor, para comprar o certo?

Mais uma vez, obrigado a todos!


Abraço!


Olá meu amigo Renato a minha laredo começou com o mesmo problema, devido a sensor de rotação troquei ele á bomba de combustível,não deu mais problemas,sugiro você retirar o sensor e comprar um com a mesma numeração e fazer o teste pois se tiver mais alguma coisa pelo menos estará eliminando por partes o problema, as vezes tem mais de um problema.é um camuflando em sime de outro por isso tem que ir por partes

espero estar ajudando
abração Leandro

VGraf
29/01/2014, 19:14
A minha hoje, pela terceira vez (ultima vez foi a uns 2 meses atras), o carro apos desligar nao pegava mais. Detalhe é que o motor esta tudo redondinho, e a bomba nova (2013). Ocorre que não estávamos ouvindo o barulho da bomba injetando. O carro vira a partida, porem pegava bem ruim e ja morria imediatamente. Eletricista testou tudo, reles, etc.. e apos uma vasculhada embaixo do carro, encontrou com o fio do alarme positron instalado, ou melhor, bem mal instalado. O fio, era esses utilizados em som e ainda por cima, nao estava devidamente soldado ou isolado , sei la, nao manjo, e quando esquentava muito, ele acabava por cortar a bomba de combustível. Foi trocado e a viatura pegou de primeira. Já o fio estava bem feião. O engraçado é que quase todo dia rodo com o carro, e este problema tinha acontecido a ultima vez a uns 2 meses atras, apos para para abastecer e o carro nao pegar mais. Mas como acabou voltando ao normal e nao tive mais problema ate hoje, tinha deixado do jeito que estava. No meu caso, ja fiz viagens maiores e nao tive problemas, e nas vezes que ocorreu, percebi que posso rodar o dia todo, porem este problema em todas as vezes, apenas ocorreu apos desligar o carro e tentar liga-lo denovo. A minha tambem da impressao que estava afogada, ate que chegou num ponto que nem barulho fazia mais, apenas virava a partida.

De um checada para ver se o seu problema nao esta ligado a alarmes, bloqueadores, rastreadores.

Abs

VGraf
29/01/2014, 19:15
Puta de um carro, mas como os demais, não aceita coisa malfeita

RenatoPhilippsen
10/02/2014, 14:54
Amigos, agradeço a todos pelas respostas!

O problema era realmente o sensor de rotação.

Comprei o sensor pelo Mercado Livre. Pra ser mais exato, comprei deste anúncio aqui: Sensor De Rotação Do Motor Grand Cherokee Laredo 1997 - 2000 - R$ 140,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-532113071-sensor-de-rotaco-do-motor-grand-cherokee-laredo-1997-2000-_JM)

Comprei também um kit de ferramentas para conseguir trocar eu mesmo, já que com as ferramentas que eu tinha, eu não consegui nem chegar no parafuso... hahaha

Depois de trocado, funcionou perfeitamente. Até o problema de demorar um pouco para pegar (2 ou 3 segundos) foi resolvido. Pega na hora agora.

Graças à ajuda de todos, consegui resolver eu mesmo o problema e economizar um $$ com mecânicos...


Abraço!

AlexPalma
10/02/2014, 17:44
Obrigado pelo retorno, Renato!!

Que bom que achou o problema...

Abraço!

RAFAEL VITARA
10/02/2014, 20:30
Boa noite a todos, estou com mesmo problema no Wrangler 98/99 4.0 automatico adquirido a poucos dias. Ontem fiz uma viagem de Belo Horizonte a Brasília, e chegando em Valparaiso, o carro começou a apagar. No inicio era quando precisava reduzir a velocidade devido aos quebra molas, mas após começou a desligar inclusive em velocidades mais altas. Começou a desligar de 1000 em 1000 metros, depois não andava nem 100 metros. Precisava dar partida 3 vezes para funcionar, e após alguns metros o carro desligava. O conta giros caia rapidamente, e o carro simplesmente parava de aceitar aceleração. Vi em alguns tópicos que pode ser o sensor de rotação, ou então bobina ou ainda o modulo de injeção eletrônica. Hoje estou morando em Brasilia, gostaria da indicação de uma oficina que conheça a mecânica e eletrônica do Wrangler. Desde já agradeço.

RenatoPhilippsen
12/02/2014, 08:39
Bom dia, Rafael.

Sobre alguma oficina, não posso te ajudar. Mas com dois testes bem simples você pode descobrir se o problema está em algum desses 3 itens que você citou, e em qual deles.

Lembrando que esses testes só funcionam se o carro estiver com o problema no momento do teste, ou seja, não estiver "pegando".

Teste 1: Retire o conector do cabo que sai da bobina e vai para o distribuidor. Deixe ele bem próximo do lugar onde ele deveria estar conectado. Peça para alguém tocar arranque no carro. Se houver faísca, significa que o problema não está nem na bobina, nem no sensor de rotação, logo, deve ser algo relacionado a alimentação de combustível.

Teste 2: Retire o conector da entrada da bobina. Este conector tem dois pinos. Pegue um multímetro, coloque na posição para medir tensão elétrica contínua (VDC), na escala de 20V. Coloque as duas ponteiras do multímetro nos dois pinos do conector. A ordem não importa, só pode ocasionar em uma leitura negativa, se estiver invertido. Peça para alguém tocar arranque. Se aparecer alguma tensão em torno de 10V, significa que o que estiver "pra trás" da bobina está funcionando, logo o problema deve ser a bobina (caso não tenha sido encontrado faíscas no teste 1). Se a leitura for próxima a 0V, significa que o problema não é a bobina, e sim algo anterior à ela, provavelmente o sensor de rotação (novamente, apenas se o teste 1 não apresentou faíscas).

Espero que isso possa ajudar!

Abraço!