Conectar

Ver Versão Completa : LAVAGEM DA VIATURA - pós trilha em areia, praia(maresia sal), lama e etc



JoaoFco
23/01/2014, 17:03
Juro que procurei um tópico sobre isso e não achei...

Minha maior dúvida hoje é em questão a lavagem do carro após fazer trilha na praia, pois tem o sal e maresia... Muito falam em passar oléo em geral varios tipos, até o chamado "pulverol", outros um silicone ou anti corrosivo.
Alguns falam que passar óleo embaixo resseca as borrachas com o tempo, além de grudar areia, poeira, e barro embaixo do carro. Uma pessoa aqui em Fortaleza que faz polimentos me falou que o certo seria lavar com água e sabão e de 4 em 4 meses(a depender de como seja a frequência de trilha) utilizar um anti corrosivo

Aos entendedores, qual o procedimento adequado?


Abraço!

Dr Márcio
23/01/2014, 18:02
Fala JoaoFco,

Bom não sou tão experiente assim mas vou falar da minha pequena experiência.

No geral, o remédio é lavar o carro sempre que voltar da aventura com água abundante, para remover toda sujeira, lama, areia....

Eu, após dar um passeio nas dunas aqui em Natal há uns 2 meses, levei o carro para lavar por baixo, o carro foi lavado abundantemente somente com água por baixo (conheço o cara do lava-jato e pedi pra ele caprichar no jato por todos os locais) depois esperamos escorrer toda a água (uns 15 min esperando pingar tudo, ficou excelente) e pedi que aplicasse um óleo que comprei que é bem grosso (não lembro a marca, mas a especificação era óleo para pulverizar chassi) ele era tão grosso que teve que diluir um pouco com óleo diesel, lembre-se de pedir para ele evitar as borrachas. Enfim, o cara fez um serviço excelente o carro ficou todo marrom por baixo. Desde então andei 95% do tempo em asfalto então não tive nenhum problema com eventuais acúmulos de poeira nas borrachas. Após o uso do óleo notei o carro que já era macio, bem mais macio e recentemente entrei por baixo dele e vi que estava tudo perfeito e bem protegido.

Contudo, antes da próxima trilha vou mandar lavar novamente e aplicar vaselina pois segundo informações dos colegas ela repele umidade e sujeira e é facilmente removida após o retorno da aventura. E a partir daí farei o mesmo procedimento anterior, lavagem e óleo para pulverizar chassi.

Ah! nunca usei o Anti-Ruste da texaco, mas o óleo que comprei é similar, então deve servir.

Espero ter ajudado.

Abraço

Troller-a-vista
23/01/2014, 20:29
tem trocentos topicos e post sobre a lavagem correta e essas malditas aplicacoes de oleo e similares por baixo.

procure nos meus post que vc vai achar algum facinho.

resumindo: lave APENAS com agua e sabao. Se tiver muita sujeira encrustada, passe uma escova, pincel, qqr coisa que deseje (como é por baixo nao ha problemas, se fosse na lataria, somente luva de pele de carneiro ou microfibra pra nao riscar). Lugares com oleo, graxa etc, pode lavar com diesel ou qqr coisa que remova, lave novamente com agua e sabao. Detergente neutro de preferencia (solupan pode mas vai destruindo borrachas, acabamentos etc).

Todo oleo, graxa e bla bla bla bla e todos os outros blas sao um horror, alem de poluidores e porcalhoes, vao acumular sujeira, toda sujeira grudada vai agir como uma lima quando em contato com outras partes, o simples chacoalhar ou trepidar do motor, vai limando aos poucos, imagina em movimento.

Oleos e todos os bla bla blas milagrosos, vao acarretar sujeira, em um lugar onde nao ha atrito, nao faz muito problema, mas onde o atrito ocorre é pessimo, todos eles vao deixar o carro mais silencioso e ate macio . CLARO. mas tb vao deixar teu bolso furado tb.

Simples, faca o teste, pegue grafite (reconhecido como "lubrificante") passa nos dedos secos.. Vai sentir que vai deslizar... Faca isso com forca por 2 minutos e veja seu dedo ficar com uma bolha. Coloque agua, oleo (1 gota serve) e vai ver que alem de bolha vai ficar em carne viva em bem menos tempo.

Agora em vez de algumas gramas de pressao, imagina a mesma coisa sendo feita por algumas toneladas por segundo durante horas, dias, semanas sendo raspada em tudo por baixo. Lindo nao?? Agora tira o grafite, coloque pó de ferro, pó de pedra, terra, areia, pedriscos, madeira, limalha de ferro, enfim, td q um simples passeio no quarteirao com 2 freadas ja leva pro teu carro...

Pronto. Qdo vc pensar nisso td, manda um beijo pro teu amigao pulverizador.

JoaoFco
24/01/2014, 01:26
Fala JoaoFco,

Bom não sou tão experiente assim mas vou falar da minha pequena experiência.

No geral, o remédio é lavar o carro sempre que voltar da aventura com água abundante, para remover toda sujeira, lama, areia....

Eu, após dar um passeio nas dunas aqui em Natal há uns 2 meses, levei o carro para lavar por baixo, o carro foi lavado abundantemente somente com água por baixo (conheço o cara do lava-jato e pedi pra ele caprichar no jato por todos os locais) depois esperamos escorrer toda a água (uns 15 min esperando pingar tudo, ficou excelente) e pedi que aplicasse um óleo que comprei que é bem grosso (não lembro a marca, mas a especificação era óleo para pulverizar chassi) ele era tão grosso que teve que diluir um pouco com óleo diesel, lembre-se de pedir para ele evitar as borrachas. Enfim, o cara fez um serviço excelente o carro ficou todo marrom por baixo. Desde então andei 95% do tempo em asfalto então não tive nenhum problema com eventuais acúmulos de poeira nas borrachas. Após o uso do óleo notei o carro que já era macio, bem mais macio e recentemente entrei por baixo dele e vi que estava tudo perfeito e bem protegido.

Contudo, antes da próxima trilha vou mandar lavar novamente e aplicar vaselina pois segundo informações dos colegas ela repele umidade e sujeira e é facilmente removida após o retorno da aventura. E a partir daí farei o mesmo procedimento anterior, lavagem e óleo para pulverizar chassi.

Ah! nunca usei o Anti-Ruste da texaco, mas o óleo que comprei é similar, então deve servir.

Espero ter ajudado.

Abraço

Valeu, ajudou bastante!

JoaoFco
24/01/2014, 01:31
tem trocentos topicos e post sobre a lavagem correta e essas malditas aplicacoes de oleo e similares por baixo.

procure nos meus post que vc vai achar algum facinho.

resumindo: lave APENAS com agua e sabao. Se tiver muita sujeira encrustada, passe uma escova, pincel, qqr coisa que deseje (como é por baixo nao ha problemas, se fosse na lataria, somente luva de pele de carneiro ou microfibra pra nao riscar). Lugares com oleo, graxa etc, pode lavar com diesel ou qqr coisa que remova, lave novamente com agua e sabao. Detergente neutro de preferencia (solupan pode mas vai destruindo borrachas, acabamentos etc).

Todo oleo, graxa e bla bla bla bla e todos os outros blas sao um horror, alem de poluidores e porcalhoes, vao acumular sujeira, toda sujeira grudada vai agir como uma lima quando em contato com outras partes, o simples chacoalhar ou trepidar do motor, vai limando aos poucos, imagina em movimento.

Oleos e todos os bla bla blas milagrosos, vao acarretar sujeira, em um lugar onde nao ha atrito, nao faz muito problema, mas onde o atrito ocorre é pessimo, todos eles vao deixar o carro mais silencioso e ate macio . CLARO. mas tb vao deixar teu bolso furado tb.

Simples, faca o teste, pegue grafite (reconhecido como "lubrificante") passa nos dedos secos.. Vai sentir que vai deslizar... Faca isso com forca por 2 minutos e veja seu dedo ficar com uma bolha. Coloque agua, oleo (1 gota serve) e vai ver que alem de bolha vai ficar em carne viva em bem menos tempo.

Agora em vez de algumas gramas de pressao, imagina a mesma coisa sendo feita por algumas toneladas por segundo durante horas, dias, semanas sendo raspada em tudo por baixo. Lindo nao?? Agora tira o grafite, coloque pó de ferro, pó de pedra, terra, areia, pedriscos, madeira, limalha de ferro, enfim, td q um simples passeio no quarteirao com 2 freadas ja leva pro teu carro...

Pronto. Qdo vc pensar nisso td, manda um beijo pro teu amigao pulverizador.

Quando lí e pensei na sua resposta imaginei... "será que ele foi forçado a responder isso tudo". Quanta grosseria, isso vem se alastrando no fórum. EM momento algum falei que utilizo óleo ou qualquer derivado ou que tenho amigão pulverizador, mas obrigado pela resposta, deu para colher informações cruciais sobre o que eu já pensava que ocorreria com a aplicação de óleo. Fiquei imaginando quando me falaram para passar óleo embaixo em quando eu fosse para as dunas e a areia pregasse embaixo da viatura. Enfim, obrigado!

Moipessoa
24/01/2014, 10:24
kkkkkkkkk, o cabra é bruto...
:chorandoderir:

João,
o melhor produto para lavar, chama-se água. se for em alta pressão, melhor ainda.
depois dela, 1 litro de vaselina líquida ajuda a manter uma "capa" protetora, evitando o acumulo de poeira, areia e outros abrasivos. a principal vantagem da vaselina é que ela sai quando se bate novamente a água pressurizada.

qq coisa fora disso, é um sério indício para tirar $ do seu bolso.
:concordo:

JoaoFco
24/01/2014, 13:22
kkkkkkkkk, o cabra é bruto...
:chorandoderir:

João,
o melhor produto para lavar, chama-se água. se for em alta pressão, melhor ainda.
depois dela, 1 litro de vaselina líquida ajuda a manter uma "capa" protetora, evitando o acumulo de poeira, areia e outros abrasivos. a principal vantagem da vaselina é que ela sai quando se bate novamente a água pressurizada.

qq coisa fora disso, é um sério indício para tirar $ do seu bolso.
:concordo:

Valeu amigo, é sempre bom ver a opinião dos outros :D

jairferreira
15/02/2014, 21:12
Fala Joao, tudo em ordem?

Semana passada passei o mesmo com o groseirinho que você tá falando mas não esquenta com isso não, tem muita, mas muita gente boa por aqui sempre pronta a ajudar!

Eu gosto de lavar, bater óleo e depois pegar uma estrada de terra. A poeira gruda no oleo e forma uma camada que impede que a agua entre em contado com o chassi, lataria e outros mais.

Fica feio? Fica.

Estraga as borrachas? Nem sempre.

É melhor e bem mais barato trocar as borrachas do que uma peça do assoalho, para-lama ou danificar a ponta do chassi. Já viu aquele ditado que é melhor escapar fedendo do que morrer cheiroso? kkkkkkkkkkkkk

Todas as dicas que foram citadas estão corretas. Lembrando que é só uma opinião e jamais devo ficar irritadinho com os nobres amigos que desaprovam minha pratica. hehehehehe

Valeu men!

JoaoFco
17/02/2014, 18:39
Fala Joao, tudo em ordem?

Semana passada passei o mesmo com o groseirinho que você tá falando mas não esquenta com isso não, tem muita, mas muita gente boa por aqui sempre pronta a ajudar!

Eu gosto de lavar, bater óleo e depois pegar uma estrada de terra. A poeira gruda no oleo e forma uma camada que impede que a agua entre em contado com o chassi, lataria e outros mais.

Fica feio? Fica.

Estraga as borrachas? Nem sempre.

É melhor e bem mais barato trocar as borrachas do que uma peça do assoalho, para-lama ou danificar a ponta do chassi. Já viu aquele ditado que é melhor escapar fedendo do que morrer cheiroso? kkkkkkkkkkkkk

Todas as dicas que foram citadas estão corretas. Lembrando que é só uma opinião e jamais devo ficar irritadinho com os nobres amigos que desaprovam minha pratica. hehehehehe

Valeu men!

Valeu Jair, toda dica é valida, abraço :D

leojaz
18/02/2014, 23:48
Em frente aoVia Sul tem um lava jato escondido numa rua de paralelepípedo que lava o carro por baixo, R$20 água e sabão. Se quiser colocar qualquer produto, compra e ele pulveriza ( nao recomendo outro produto).

JoaoFco
08/04/2014, 13:51
Em frente aoVia Sul tem um lava jato escondido numa rua de paralelepípedo que lava o carro por baixo, R$20 água e sabão. Se quiser colocar qualquer produto, compra e ele pulveriza ( nao recomendo outro produto).

Fica do outro lado da w. soares na rua atras do posto?