Ver Versão Completa : Informações sobre caixa de câmbio
Olá. Por favor, estou vendo um Engesa F2 para comprar, no qual esta instalada uma caixa de câmbio "original da D20 com 5a marcha longa" (nas palavras do vendedor). A única caixa de D20 para o motor S4T e S4TPlus que achei, com a quinta alongada, é a ZF S5-420, isso é verdade. Poderiam me passar mais informações sobre ela, peso, tamanho, fotos, manutenção, etc.
Agradeço desde já!
Marcelo W.
Rodrigo Luvison
27/11/2005, 11:19
Olá Marcelo,
As D20 turbo de fabrica, após 92 usam a caixa de ZF S5-420, com a quinta Drive (desmultiplicada), vulgo quinta louca.
Se for esse cambio mesmo, pode ficar tranquilo. Eu não conheço nenhuma caixa melhor do que esta, para aplicações em picapes, tanto é que ele equipa a F250, F350 e F4000 atualmente.
É um cambio muito durável, confiável, de engates suaves e precisos. A manutenção dele é cara, pois peças da ZF não são baratas, mas se estiver bom, é dificil apresentar algum problema. O importante é trocar o lubrificante, na quilometragem recomendada e usar o lubrificante correto p/ ele.
É grande e pesado, devido a ser um cambio desenvolvido para ser aplicado em caminhões leves.
Abraços
Opa Rodrigo, valeu pelas informações! Você saberia me dizer qual a diferença de tamanho e peso entre a ZF e uma 240V, original do Engesa? Será que é muito grande? Como é um jipe e já ta com um motor pesado pra caramba, se a caixa for muito pesada pode ser complicado...E ainda penso em adaptar uma reduzida de Toyota ali, coisa que nunca ouvi falar em uma ZF.
[]s
Marcelo Wiermann
Eriksom Teixeira Lima
28/11/2005, 13:16
Marcelo
Dependendo do que seu Engesa tiver de relação nos diferenciais, dependendo do que for o uso que você pretende, talvez a reduzida não seja uma necessidade.
Se for, sugiro você procurar em ferro-velhos militares, caixas NP-205 que equipavam Dodges como a M-37 ou as Ford M-715. Ficaria perfeito. Eu tenho uma caixa dessas, mosca branca de olhos azuis, mas existem por aí.
Porém, se você for desistir de sua caixa ZF, e ela estiver perfeita, avise rápido, pois a gente pode fazer um rolo com a minha 2615 com a transferência original engesa em perfeitas condições (a 2615 é praticamente idêntica a 240V, mas com engates mais macios e precisos) :concordo:
Eriksom
Pessoal,
esse câmbio M-37 vai bem pra Toyota Band?
é fácil de adaptar?
como fica o tacômetro?
guilhermeabreu
06/01/2012, 15:33
Olá. Por favor, estou vendo um Engesa F2 para comprar, no qual esta instalada uma caixa de câmbio "original da D20 com 5a marcha longa" (nas palavras do vendedor). A única caixa de D20 para o motor S4T e S4TPlus que achei, com a quinta alongada, é a ZF S5-420, isso é verdade. Poderiam me passar mais informações sobre ela, peso, tamanho, fotos, manutenção, etc.
Agradeço desde já!
Marcelo W.
ZENSHIN
Este cambio é o sonho de todos ENGESEIROS mosca branca de olhos azuis , NÃO SE PREOCUPE COM O PESO , POIS NÃO SERÁ VC QUE ERÁ QUE CARREGAR , com relação a original 240V , acredito que seja um pouco mais pesada , vc teria APENAS CASO SEJA NESCESSÁRIO COM O USO E VC ACHAR QUE A FRENTE ESTA ARREADA DEMAIS , É MANDAR FAZER MOLAS MAIS GORSSAS , qto ao CAMBIO meu Deus do céu , é a maior maravilha do mundo, não desfaça dele de jeito algum . É praticamente inquebrável e com a 5ª OVERDRIVING seu eENGESA vai andar pianinho em baixo giro em velocidade cruzeiro , ERA TUDO QUE EU QUERIA TER NO MEU .
COMPRE LOGO , pois este para mim é o ponto mais alto deste ENGESA .
ABRAÇÃO
Alexandre Moita Ferreira
26/01/2012, 17:49
Olá amigo, não querendo estragar o comentário do amigo acima, mas se a ideia é usar o Engesa para fazer trilha, vc ficara sem nenhuma marcha reduzida, ja que o Engesa só possui caixa de transferencia sem reduzida.
Hoje existem muitas caixas que resovem este problema, estou utilizando na minha Camper a caixa de cambio com tração e reduzida da Hilux 3.0. Ficou muito bom!!
guilhermeabreu
27/01/2012, 13:25
Olá amigo, não querendo estragar o comentário do amigo acima, mas se a ideia é usar o Engesa para fazer trilha, vc ficara sem nenhuma marcha reduzida, ja que o Engesa só possui caixa de transferencia sem reduzida.
Hoje existem muitas caixas que resovem este problema, estou utilizando na minha Camper a caixa de cambio com tração e reduzida da Hilux 3.0. Ficou muito bom!!
ALEXANDRE MOITA FERREIRA
Concordo com vc , mas no caso dele , o ENGESA que ele esta vendo , já esta com esta caixa , e ele manifestou o interesse de colocar uma T-CASE da BAND , por ísto fiz o comentário , em trocar o conjunto todo dele por uma de HILUX ficará mais caro do que só adaptar a T-CASE da BAND neste cambio que esta no ENGESA que ele pretende comprar .
Respondí mais diretamente sobre a dúvida dele em relação ao peso desta CAIXA DE MARCHA + T-CASE da BAND que ele estava achando que ficará pesado demais para o ENGESA e respondí que NÃO É PESO DEMAIS PARA O ENGESA , e que esta caixa é excepcional .
Logo na minha opinião tanto a minha qto a sua opinião são ÓTIMAS OPÇÕES DE ESCOLHA .
equipeminas4x4
05/03/2012, 23:32
O Lucas Nassif está adaptando a tcase Hilux até 95 por engrenagens câmbio original Eaton do Marruá. Vai ficar show.
[]'s
lucciano amaral
02/10/2018, 21:53
Olá. Por favor, estou vendo um Engesa F2 para comprar, no qual esta instalada uma caixa de câmbio "original da D20 com 5a marcha longa" (nas palavras do vendedor). A única caixa de D20 para o motor S4T e S4TPlus que achei, com a quinta alongada, é a ZF S5-420, isso é verdade. Poderiam me passar mais informações sobre ela, peso, tamanho, fotos, manutenção, etc.
Agradeço desde já!
Marcelo W.
amigo dando vida ao topico , alguem sabe qual o oleo correto pra o cambio ZF S5-420? grato
xibiu!!!
03/10/2018, 20:55
amigo dando vida ao topico , alguem sabe qual o oleo correto pra o cambio ZF S5-420? grato
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/43504-informacoes-cambio-f250-zf-s5-420-a-2.html#post2225319
lucciano amaral
04/10/2018, 09:05
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/43504-informacoes-cambio-f250-zf-s5-420-a-2.html#post2225319
obrigado amigo
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