Conectar

Ver Versão Completa : Informações sobre caixa de câmbio

zenshin
26/11/2005, 23:37
Olá. Por favor, estou vendo um Engesa F2 para comprar, no qual esta instalada uma caixa de câmbio "original da D20 com 5a marcha longa" (nas palavras do vendedor). A única caixa de D20 para o motor S4T e S4TPlus que achei, com a quinta alongada, é a ZF S5-420, isso é verdade. Poderiam me passar mais informações sobre ela, peso, tamanho, fotos, manutenção, etc.

Agradeço desde já!
Marcelo W.

Rodrigo Luvison
27/11/2005, 11:19
Olá Marcelo,

As D20 turbo de fabrica, após 92 usam a caixa de ZF S5-420, com a quinta Drive (desmultiplicada), vulgo quinta louca.

Se for esse cambio mesmo, pode ficar tranquilo. Eu não conheço nenhuma caixa melhor do que esta, para aplicações em picapes, tanto é que ele equipa a F250, F350 e F4000 atualmente.

É um cambio muito durável, confiável, de engates suaves e precisos. A manutenção dele é cara, pois peças da ZF não são baratas, mas se estiver bom, é dificil apresentar algum problema. O importante é trocar o lubrificante, na quilometragem recomendada e usar o lubrificante correto p/ ele.

É grande e pesado, devido a ser um cambio desenvolvido para ser aplicado em caminhões leves.

Abraços

zenshin
28/11/2005, 11:00
Opa Rodrigo, valeu pelas informações! Você saberia me dizer qual a diferença de tamanho e peso entre a ZF e uma 240V, original do Engesa? Será que é muito grande? Como é um jipe e já ta com um motor pesado pra caramba, se a caixa for muito pesada pode ser complicado...E ainda penso em adaptar uma reduzida de Toyota ali, coisa que nunca ouvi falar em uma ZF.

[]s
Marcelo Wiermann

Eriksom Teixeira Lima
28/11/2005, 13:16
Marcelo

Dependendo do que seu Engesa tiver de relação nos diferenciais, dependendo do que for o uso que você pretende, talvez a reduzida não seja uma necessidade.

Se for, sugiro você procurar em ferro-velhos militares, caixas NP-205 que equipavam Dodges como a M-37 ou as Ford M-715. Ficaria perfeito. Eu tenho uma caixa dessas, mosca branca de olhos azuis, mas existem por aí.

Porém, se você for desistir de sua caixa ZF, e ela estiver perfeita, avise rápido, pois a gente pode fazer um rolo com a minha 2615 com a transferência original engesa em perfeitas condições (a 2615 é praticamente idêntica a 240V, mas com engates mais macios e precisos) :concordo:

Eriksom

gallep
06/01/2012, 15:08
Pessoal,

esse câmbio M-37 vai bem pra Toyota Band?
é fácil de adaptar?
como fica o tacômetro?

guilhermeabreu
06/01/2012, 15:33
Olá. Por favor, estou vendo um Engesa F2 para comprar, no qual esta instalada uma caixa de câmbio "original da D20 com 5a marcha longa" (nas palavras do vendedor). A única caixa de D20 para o motor S4T e S4TPlus que achei, com a quinta alongada, é a ZF S5-420, isso é verdade. Poderiam me passar mais informações sobre ela, peso, tamanho, fotos, manutenção, etc.

Agradeço desde já!
Marcelo W.

ZENSHIN

Este cambio é o sonho de todos ENGESEIROS mosca branca de olhos azuis , NÃO SE PREOCUPE COM O PESO , POIS NÃO SERÁ VC QUE ERÁ QUE CARREGAR , com relação a original 240V , acredito que seja um pouco mais pesada , vc teria APENAS CASO SEJA NESCESSÁRIO COM O USO E VC ACHAR QUE A FRENTE ESTA ARREADA DEMAIS , É MANDAR FAZER MOLAS MAIS GORSSAS , qto ao CAMBIO meu Deus do céu , é a maior maravilha do mundo, não desfaça dele de jeito algum . É praticamente inquebrável e com a 5ª OVERDRIVING seu eENGESA vai andar pianinho em baixo giro em velocidade cruzeiro , ERA TUDO QUE EU QUERIA TER NO MEU .

COMPRE LOGO , pois este para mim é o ponto mais alto deste ENGESA .

ABRAÇÃO

Alexandre Moita Ferreira
26/01/2012, 17:49
Olá amigo, não querendo estragar o comentário do amigo acima, mas se a ideia é usar o Engesa para fazer trilha, vc ficara sem nenhuma marcha reduzida, ja que o Engesa só possui caixa de transferencia sem reduzida.
Hoje existem muitas caixas que resovem este problema, estou utilizando na minha Camper a caixa de cambio com tração e reduzida da Hilux 3.0. Ficou muito bom!!

guilhermeabreu
27/01/2012, 13:25
Olá amigo, não querendo estragar o comentário do amigo acima, mas se a ideia é usar o Engesa para fazer trilha, vc ficara sem nenhuma marcha reduzida, ja que o Engesa só possui caixa de transferencia sem reduzida.
Hoje existem muitas caixas que resovem este problema, estou utilizando na minha Camper a caixa de cambio com tração e reduzida da Hilux 3.0. Ficou muito bom!!

ALEXANDRE MOITA FERREIRA

Concordo com vc , mas no caso dele , o ENGESA que ele esta vendo , já esta com esta caixa , e ele manifestou o interesse de colocar uma T-CASE da BAND , por ísto fiz o comentário , em trocar o conjunto todo dele por uma de HILUX ficará mais caro do que só adaptar a T-CASE da BAND neste cambio que esta no ENGESA que ele pretende comprar .

Respondí mais diretamente sobre a dúvida dele em relação ao peso desta CAIXA DE MARCHA + T-CASE da BAND que ele estava achando que ficará pesado demais para o ENGESA e respondí que NÃO É PESO DEMAIS PARA O ENGESA , e que esta caixa é excepcional .

Logo na minha opinião tanto a minha qto a sua opinião são ÓTIMAS OPÇÕES DE ESCOLHA .

equipeminas4x4
05/03/2012, 23:32
O Lucas Nassif está adaptando a tcase Hilux até 95 por engrenagens câmbio original Eaton do Marruá. Vai ficar show.

[]'s

lucciano amaral
02/10/2018, 21:53

Agradeço desde já!
Marcelo W.

amigo dando vida ao topico , alguem sabe qual o oleo correto pra o cambio ZF S5-420? grato

xibiu!!!
03/10/2018, 20:55
amigo dando vida ao topico , alguem sabe qual o oleo correto pra o cambio ZF S5-420? grato

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/43504-informacoes-cambio-f250-zf-s5-420-a-2.html#post2225319

lucciano amaral
04/10/2018, 09:05
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/43504-informacoes-cambio-f250-zf-s5-420-a-2.html#post2225319

obrigado amigo