Ver Versão Completa : Jimny ou Grand Vitara ??
Ola a todos.
Qual vale mais a pena.... para trilhas leves e passeios em trilhas leves... A também visando robustez na cidade (buracos)...rsrs
Abraço
mas.marco
23/01/2014, 11:42
Que comparação heim amigo... ahahah
Mais tenso que isso deve ser a sua dúvida na escolha! ahahah
Tem família junto nesses 'passeios'?
Gosta e faz questão de conforto extremo?
Os passeios são longos (>500km)?
Se todas as respostas forem 'sim' vá de GV
Se tiver qualquer outro 'não' aí no meio, PENSE no Jimny.
Que comparação heim amigo... ahahah
Mais tenso que isso deve ser a sua dúvida na escolha! ahahah
Tem família junto nesses 'passeios'?
Gosta e faz questão de conforto extremo?
Os passeios são longos (>500km)?
Se todas as respostas forem 'sim' vá de GV
Se tiver qualquer outro 'não' aí no meio, PENSE no Jimny.
Opa Marco.
Sou eu, minha esposa, um cachorro pequeno e as vezes as sogras.
Não muito, ate achei o jimny apesar de pequeno confortável.
2 vezes por mês pelo menos vou e volto para Serra Negra/SP 300km ida e volta de asfalto e la tem trilhas.
Abs
Cocatriz
23/01/2014, 13:13
mgnecco, vamo lá no sangue frio
Jimny 2014 ---------------------VS-- Vitara 2009
3 anos de garantia. ------------VS-- não tem garantia a 3 anos
revisão a cada 6 meses ---------VS-- Depende da mão do dono anterior
4 Pessoas ----------------------VS-- 5 Pessoas
Cabe em qq lugar na cidade -----VS-- Não é tão pequeno assim
Velocidade de cruzeiro 110km/h -VS-- Velocidade que passa facilmente do 120km/h
Acabamento rustico -------------VS-- Acabamento mais refinado
Jipe Nato ----------------------VS-- SUV metido a besta
Consumo entre 9 e 10Km/L -------VS-- consumo perto dos 9km/L
Seguro perto dos 2500 ----------VS-- Não tenho idéia do seguro.
Porta Mochila(cabe 2) ----------VS-- Porta Malas normal
No fim, a decisão é muito mais pessoal, ambos são otimos carros e aguentam bem passeios e trilhas leves. então sua decisão tem que recair em 2 coisas.
Tamanho, tanto para pessoas como para malas, pq o Jimny é bem pequeno, o Gv tem o tamanho de sum SUV.
Manutenção, o Jimny não vai te dar dor de cabeça, por ser zero, mas você fica preso as revisões para manter a garantia. o GV você pode levar onde quiser, mas não tem como saber se a manutenção anterior tá certinha.
Eu já viajei 600km nele e eu acho ele confortável o suficiente para viagem. o que sofre são as retomadas, que no GV não vai ter problemas.
Valeuuu Cocatriz. :lol:
Ja falei em outra pagina, tinha fechado negocio com um 4all com Abs e AirBag, ai vi a postagem que em abril deve chegar o 4Sport com esses opcionais (sempre foi o 4sport meu foco, mas quero esses itens pois a minha esposa tbm usa o carro) e liguei no SAC e realmente vai vir.
Ai me surgiu essa duvida para pegar um Grand Vitara que parece bacana tbm. :-?
abs
eduardopks
23/01/2014, 13:54
Uma dica: Dirija os 2. Vai na Suzuki mesmo e olhe,junto a sua esposa, o que cada um oferece. O GV é um SUV robusto e confortável. O Jimny é um Jipinho. Quanto ao fato de ser usado, tem que olhar com cautela o carro, para ter certeza que foi bem cuidado anteriormente. Comprei um GV 09/10 em dezembro, já rodei mais de 3 mil km e até agora só felicidade. Abraço
rogerjunior
23/01/2014, 14:29
mgnecco,
O Jimny é um Jipe... o Grand Vitara não! Passeios leves, trilhas leves com pequenas erosões e desnivéis de até no máximo 30cm o Grand Vitara vai de boa, não vai mais porque o entre-eixo é grande... erosões com desníveis é complicado para ele, pois exige muito do carro, o relevo faz torcer toda a carroceria...
Como lhe disse, passeios leves é bem tranquilo, eu fui Zequinha do Cocatriz no Suzuki Adventure BH, e os GrandVitaras passaram pelo trajeto com desenvoltura, entretanto, no trajeto, tinha era trechos íngremes que bastava a reduzida e o carro ia... sem erosões e desníveis...
Em viagens acima de 500km o Jimny fica um pouco cansativo, o carro é um jipe, sendo assim, é limitado na velocidade, acima de 120km/h começa a ficar perigoso e o ideia é ir entre 100km/h a 110km/h em trechos em reta... pista sinuosa nem pensar, é ir tranquilo ali por volta dos 70km/h
O GrandVitara é um SUV que possui todo o conforto e espaço... pode ter certeza que é um carro de manutenção mais cara e sujeito mais manutenção na suspensão no decorrer do uso.
AGora, o Jimny é diferente, trechos com erosões curtas, longas (trocas de óleo), desníveis em afloramentos rochosos de até 40cm e sair literalmente da estrada pegando mato descampado, trechos com valas, lugares ingrimes com descidas curtas a 70° (sempre entrando de frente na reduzida) o carro (principalmente o 4Sport por ter melhores ângulos de ataque e saída) vence com certa desenvoltura... aí vai da técnica e da coragem...
O Jimny suporta isso porque foi feito para isso, entre-eixos curto, carroceria sobre chassi e eixos rígidos na frente e atrás fazem com que o conjunto tenha uma boa resistência e durabilidade... então, o JImny além dos passeios leves, faz trilhas médias sem problemas... é jipe...
Então, vai depender muito do seu gosto... se você gosta de se aventurar e ir descobrindo o que tem ali (mesmo não havendo estrada), vai de Jimny... se você quiser um carro confortável, para família e longas viagens, e que consegue superar trechos mais chatos em estradas de terra, vai de GrandVitara...
Eu particularmente, adoro o meu Jimny, todos os dias é pura diversão... gosto do jeitão dele de "ser"... hoje mesmo, fizemos um trecho de trilha média de 1km aqui perto do trabalho, eu no meu Jimny e meu chefe na Defender 90... ajuda a desestressar aqui no trabalho...hehehehe :)
Abraços,
Roger
mgnecco,
O Jimny é um Jipe... o Grand Vitara não! Passeios leves, trilhas leves com pequenas erosões e desnivéis de até no máximo 30cm o Grand Vitara vai de boa, não vai mais porque o entre-eixo é grande... erosões com desníveis é complicado para ele, pois exige muito do carro, o relevo faz torcer toda a carroceria...
Como lhe disse, passeios leves é bem tranquilo, eu fui Zequinha do Cocatriz no Suzuki Adventure BH, e os GrandVitaras passaram pelo trajeto com desenvoltura, entretanto, no trajeto, tinha era trechos íngremes que bastava a reduzida e o carro ia... sem erosões e desníveis...
Em viagens acima de 500km o Jimny fica um pouco cansativo, o carro é um jipe, sendo assim, é limitado na velocidade, acima de 120km/h começa a ficar perigoso e o ideia é ir entre 100km/h a 110km/h em trechos em reta... pista sinuosa nem pensar, é ir tranquilo ali por volta dos 70km/h
O GrandVitara é um SUV que possui todo o conforto e espaço... pode ter certeza que é um carro de manutenção mais cara e sujeito mais manutenção na suspensão no decorrer do uso.
AGora, o Jimny é diferente, trechos com erosões curtas, longas (trocas de óleo), desníveis em afloramentos rochosos de até 40cm e sair literalmente da estrada pegando mato descampado, trechos com valas, lugares ingrimes com descidas curtas a 70° (sempre entrando de frente na reduzida) o carro (principalmente o 4Sport por ter melhores ângulos de ataque e saída) vence com certa desenvoltura... aí vai da técnica e da coragem...
O Jimny suporta isso porque foi feito para isso, entre-eixos curto, carroceria sobre chassi e eixos rígidos na frente e atrás fazem com que o conjunto tenha uma boa resistência e durabilidade... então, o JImny além dos passeios leves, faz trilhas médias sem problemas... é jipe...
Então, vai depender muito do seu gosto... se você gosta de se aventurar e ir descobrindo o que tem ali (mesmo não havendo estrada), vai de Jimny... se você quiser um carro confortável, para família e longas viagens, e que consegue superar trechos mais chatos em estradas de terra, vai de GrandVitara...
Eu particularmente, adoro o meu Jimny, todos os dias é pura diversão... gosto do jeitão dele de "ser"... hoje mesmo, fizemos um trecho de trilha média de 1km aqui perto do trabalho, eu no meu Jimny e meu chefe na Defender 90... ajuda a desestressar aqui no trabalho...hehehehe :)
Abraços,
Roger
É Roger... Vou esperar abril e pegar um 4sport branco com ABS e AirBag mesmo....kkkkkk
Valeuuu pela ajuda.
Abraço
É Roger... Vou esperar abril e pegar um 4sport branco com ABS e AirBag mesmo....kkkkkk
Valeuuu pela ajuda.
Abraço
Colocar a sogra num Jimny pode ter certeza que você terá raiva!!!! hahahahhaha...não do carro, mas dela reclamando no seu ouvido que o carro é duro e que pula demais.
Colocar a sogra num Jimny pode ter certeza que você terá raiva!!!! hahahahhaha...não do carro, mas dela reclamando no seu ouvido que o carro é duro e que pula demais.
Deixo ela reclamando....kkkkk afinal quem vai andar mais sou eu a mulher e a cachorrinha.....kkkkk
achou ruim vai de ônibus.... :-)
Adulto atrás, se conseguir entrar, é reclamação na certa.
Acho que depende do tamanho do adulto. minha mãe e minha siga tem no máximo 1,65m... Não acho que tenham problemas......rsrs
Acho que depende do tamanho do adulto. minha mãe e minha siga tem no máximo 1,65m... Não acho que tenham problemas......rsrs
Com certeza será problema amigo. Entrar num carro que só tenha duas portas já é complicado e num jipe que é mais alto então é problema na certa. Mas é como você disse acima, se a questão está baseada em você, sua esposa e a cadelinha tem que ser um jimny mesmo. Vai que tu pega um GV e ela se apaixona em entrar fácil por trás tu vai tá ferrado em ter que aturar a véia querendo mudar teu trajeto... :D ...
Já dei banho de lama com a janela do vidro traseiro aberto na véia minha sogra e ela não achou muito bom não hein....nesse dia eu vi a fera que é a onça...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
andreuliana
25/01/2014, 11:24
Acho que já falaram tudo né?! auehuaheuae
Eu comprei um 4ALL 2012! Sempre quis um 4x4, adoro pescar, acampar, essas coisas...então sair das estradas convencionais é corriqueiro para mim! Até hoje, não tenho nenhuma reclamação do Jimny! Acho que já até fiz outras pessoas quererem comprar o carro, porque sempre elogio muito! Fazer trilhas no meio de lands e t4 é muito bom..ninguém coloca fé no carro, até a hora que você vai passando e passando...uaehuaheuae muito bom!
Agora vou te falar uma coisa que o Jimny tem que me ajuda muito também...a mulherada adora o carro! auehuaheuaheu
homerohermida
25/01/2014, 13:50
Acho que já falaram tudo né?! auehuaheuae
Eu comprei um 4ALL 2012! Sempre quis um 4x4, adoro pescar, acampar, essas coisas...então sair das estradas convencionais é corriqueiro para mim! Até hoje, não tenho nenhuma reclamação do Jimny! Acho que já até fiz outras pessoas quererem comprar o carro, porque sempre elogio muito! Fazer trilhas no meio de lands e t4 é muito bom..ninguém coloca fé no carro, até a hora que você vai passando e passando...uaehuaheuae muito bom!
Agora vou te falar uma coisa que o Jimny tem que me ajuda muito também...a mulherada adora o carro! auehuaheuaheu
É impressionante o número de pessoas que não colocam fé no Jimny, não? Um carro que pesa quase a METADE de um Troller! O All já é bom, mas o Sport é covardia!
andreuliana
25/01/2014, 20:17
É impressionante o número de pessoas que não colocam fé no Jimny, não? Um carro que pesa quase a METADE de um Troller! O All já é bom, mas o Sport é covardia!
Com certeza muita gente torce o nariz pro Jimny! Mas eu nem ligo...na hora do vamos ver, eu sempre me saio bem! Hoje vi um 4Sport! Putz, é muito massa o carro...mas pretendo ficar com o meu "japa" 2012! Em breve vou colocar os MUD e levantar a suspensão! Sucesso!
eu fiz um test drive no Jimny 4sport, andei um trajeto de calçamento ruim, e minha mulher foi atras para sentir o tranco.... e segundo ela, não eh tão duro assim!!!! eu tbm não achei, o meu vitara é mais duro, pula mais....
o Jimny pra dois é excelente, rebate os bancos traseiro q tens um belo porta malas e alem disso o 4 sport vem preparado para colocar bagageiro de teto....dah pra levar ate a casinha da cachorra!!!!
A cachorrinha é pequena, abatendo somente um dos lados e deixando o outro para ela já esta de boa....rsrs
Esse final de semana levei minha sogra para andar.... Ela entrou e saiu de boa do banco de traz e acho a posição do banco muito boa, inclusive ela fez um teste drive e adivinhem..... Apaixonou no carro, tbm quer vender o fit dela e pegar um...kkkkk
Agora ainda fico em dúvidas entre o 4All e o 4Sport (a partir de abril que terá ABS e airbag).
O visual do 4sport na nossa opinião é bem mais legal e ele já tem o DNA para a terra mais preparado. Já o 4all é mais em conta e tem pneus que são melhores para asfalto e uso na cidade.... O duvida cruel!!!! Kkkkkk
O uso do carro vai ser 90% do tempo asfalto.... Pelo menos a principio...kkkk
homerohermida
27/01/2014, 18:11
A cachorrinha é pequena, abatendo somente um dos lados e deixando o outro para ela já esta de boa....rsrs
Esse final de semana levei minha sogra para andar.... Ela entrou e saiu de boa do banco de traz e acho a posição do banco muito boa, inclusive ela fez um teste drive e adivinhem..... Apaixonou no carro, tbm quer vender o fit dela e pegar um...kkkkk
Agora ainda fico em dúvidas entre o 4All e o 4Sport (a partir de abril que terá ABS e airbag).
O visual do 4sport na nossa opinião é bem mais legal e ele já tem o DNA para a terra mais preparado. Já o 4all é mais em conta e tem pneus que são melhores para asfalto e uso na cidade.... O duvida cruel!!!! Kkkkkk
Não acredite que os pneus do 4All são melhores para asfalto e uso na cidade. Na minha opinião eles não são bons para absolutamente nada.
andreuliana
27/01/2014, 19:03
Po...eu gosto dos pneus originais do meu 4ALL auehuaheuahueaehu
Na verdade, são muito bons para asfalto! Dificilmente você vai ouvir eles cantando, tem boa aderência e são silenciosos...os meus estão na meia vida com 28.000 km! Mas acho que desgastaram demais pois ando um trecho de BR que é curva depois de curva (vitória-es até venda nova)...Bridgestone é uma excelente marca!
Claro que quando acabarem, eles vão dar lugar aos BFG MUD 215/75/r15. Mas está difícil controlar a ansiedade pela troca!
Po...eu gosto dos pneus originais do meu 4ALL auehuaheuahueaehu
Na verdade, são muito bons para asfalto! Dificilmente você vai ouvir eles cantando, tem boa aderência e são silenciosos...os meus estão na meia vida com 28.000 km! Mas acho que desgastaram demais pois ando um trecho de BR que é curva depois de curva (vitória-es até venda nova)...Bridgestone é uma excelente marca!
Claro que quando acabarem, eles vão dar lugar aos BFG MUD 215/75/r15. Mas está difícil controlar a ansiedade pela troca!
Andreuliana,
Também estou me segurando para pegar os Bfs Mud só após os meus Scorpion acabarem. Enquanto isso estou mexendo em outras coisas. Vou por um calço de molas de 1 polegada. Pneu quando trocar vou pegar os Bfs.
andreuliana
27/01/2014, 20:28
Andreuliana,
Também estou me segurando para pegar os Bfs Mud só após os meus Scorpion acabarem. Enquanto isso estou mexendo em outras coisas. Vou por um calço de molas de 1 polegada. Pneu quando trocar vou pegar os Bfs.
Pois é Guimajc! É difícil segurar a vontade...eu também estou pra mexer em outras coisas mas a grana não vai dar...então vou colocar os pneus primeiro e depois levantar a suspensão 2''...só espero que esses pneus não fiquem pegando...senão vou ter que fazer o básico e colocar um calço de mola!
tem argumentos?
Não acredite que os pneus do 4All são melhores para asfalto e uso na cidade. Na minha opinião eles não são bons para absolutamente nada.
homerohermida
28/01/2014, 18:43
tem argumentos?
Não muitos… Nada científico… Mais na emoção… Mas vamos lá: meu cunhado anda bem devagar, fazemos rodízio a cada 10 mil e atualmente, 27.000 km rodados, eles estão meio no bagaço. Apesar de serem street, achamos a aderência no molhado ruim… A título de comparação, meu Troller rodou 65.000 com pneu AT original. Já rodei 90.000 com pneu ATX no meu Jeep CJ5 1978. Resumindo: puro "achismo" mas acho insensato e que não compensa ter pneu street em jipe.
Marcus C.
28/01/2014, 23:37
Troquei o jogo de pneus originais com 2 semanas de uso. Peguei 5 BF 215/75 r15 Mud. São muito bons e dão outro visual. Não me arrependo! Meu uso é muito urbano mas nos poucos passeios que fiz o pneu respondeu bem, tanto no asfalto quanto fora dele. Não deu pra pegar lama de verdade pois nessa época não tem chuva por aqui, quando vier a chuva vou testar valendo rsrsrs
Abs,
Marcus
Troquei o jogo de pneus originais com 2 semanas de uso. Peguei 5 BF 215/75 r15 Mud. São muito bons e dão outro visual. Não me arrependo! Meu uso é muito urbano mas nos poucos passeios que fiz o pneu respondeu bem, tanto no asfalto quanto fora dele. Não deu pra pegar lama de verdade pois nessa época não tem chuva por aqui, quando vier a chuva vou testar valendo rsrsrs
Abs,
Marcus
Marcus, ele não raspou? Sei que o Atr da BF não raspa mas o MUD falam que sim.
abs
a minha opiniao é que jipe tem q ter cara de jipe, e não ser bonitinhu!!!! portanto se um dia eu trocar o Vitara, será com certeza, pelo 4Sport.... o meu Vitara tbm esta com pneu street... e tah novinho, mas dah uma vontade enorme de botar um BF Goodrick Mud....não peguei lama com ele ainda, no chao seco gruda bem!!!! é um firestone A/T.
Marcus C.
29/01/2014, 14:07
Marcus, ele não raspou? Sei que o Atr da BF não raspa mas o MUD falam que sim.
abs
Oi mgnecco,
Nessa medida são praticamente plug and play, não rasparam em nada. Vi nesse fim de semana que quando se esterça o volante pro lado de dentro o pneu fica bem próximo do parachoque dianteiro, mas não percebi nenhuma marca no lado de dentro do parachoque. Já rodei 1000km com esse pneu (meu jimny tá com 1400km), incluindo duas trilhas leves com algumas erosões e subida de cascalho e foi tranquilo.
O único incoveniente é que ele é mais difícil de balancear. Dá uma leve vibração em 70km/h. Ainda tou procurando um lugar bom aqui em Recife pra fazer um balanceamento sem retirar as rodas do lugar.
Abs,
Marcus
rogerjunior
29/01/2014, 14:49
Oi mgnecco,
Nessa medida são praticamente plug and play, não rasparam em nada. Vi nesse fim de semana que quando se esterça o volante pro lado de dentro o pneu fica bem próximo do parachoque dianteiro, mas não percebi nenhuma marca no lado de dentro do parachoque. Já rodei 1000km com esse pneu (meu jimny tá com 1400km), incluindo duas trilhas leves com algumas erosões e subida de cascalho e foi tranquilo.
O único incoveniente é que ele é mais difícil de balancear. Dá uma leve vibração em 70km/h. Ainda tou procurando um lugar bom aqui em Recife pra fazer um balanceamento sem retirar as rodas do lugar.
Abs,
Marcus
Marcus,
Não te aconselho a balancear as rodas montadas no jipe. Pode danificar o conjunto de transmissão.
Tbm tive dificuldades em arrumar um bom lugar para fazer o balanceamento. Agora tá zerado. Bom demais pra dirigir.... :)
Abraços,
Roger
Cocatriz
29/01/2014, 15:49
Fala Roger, me fala onde vc balanceou o meu tá trepidando demais...
Deixa eu tentar por um pouco de Ciência no tópico sobre H/T vs A/T vs Mud.
Bom eles tem algumas várias diferenças entre eles além dos sulcos. A quantidade de talas dentro do pneu O BF Mud por exemplo tem 5 talas laterais, contra 1 de um pneu normal, que é feito para proteger a lateral do pneu contra perfurações por exemplo.
A Liga de borracha também pode apresentar diferenças, não só entre tipos de pneu mas entre fornecedores, por exemplo um Pirelli é mais duro que um Continental por exemplo.
Mas isso também tem seu custo... uma roda do Jimny com o H/T pesa cerca de 5kg, com o Mud ele pula para 13kg.
Sobre durabilidade, e estabilidade aí é quase impossível dizer a diferença entre eles... O Mud normalmente tem a borracha mais mole, então sofre um desgaste maior, mas em compensação tem muito mais borracha para gastar.... um pneu normal até chegar a marca são algo perto de 0.5 Cm... no Mud ele tem quase 2 cm de altura. Mas obviamente ele fica comprometido para trilha muito antes de ficar comprometido para o Asfalto.
O Mud também tende a sofrer mais deformação nas curvas então é comum ouvir um "Roc, Roc, Roc" quando entra mais quente na curva, esse é o "cantar" de mud.
Eu sou neorótico, e fiz rodízio dos meus mud com 5k, e estou fazendo rodízio com os 5 pneus, para ganhar pelo menos 5k no final da brincadeira e com 7k sofreram um desgaste aproximado de 2 milimetros. O que é muito em termos de H/T e bem pouco em questão de mud.
E o ultimo ponto é o modo de dirigir e relevo... quer botar pânico de uma pessoa na loja de pneus é perguntar quanto dura... por que um pneu que dura 20k em Belo Horizonte, pode durar 40k em Brasilia por conta do relevo... e se incluir o modo de dirigir então os resultados podem ser bem maiores...
Um motorista que faz frenagens controladas, aceleração mais tranquila, raramente freia bruscamente pode ganhar aí até 10.000km a mais no pneu.
Então, sobre pneu o importante são 3 coisas... 1 Opnião Pessoal, 2 Opnião Geral e 3 Experiência Pessoal.
então por exemplo:
Eu Gosto muito dos BF KM2, na opnião geral ele é um bom pneu e até agora na minha experiência pessoal é um ótimo pneu.
Agora.... esse tópico não era Jimny x Vitara? hahahahaha
andreuliana
29/01/2014, 16:35
Cocatriz, obrigado pelas informações! Não sabia que a diferença de peso era tão grande!
Enfim! Caso encerrado! auehuaehuahe
rogerjunior
29/01/2014, 16:58
Coca,
Fiz o balanceamento na loja Cia do Pneu na Av. Bias Fortes, entre as ruas dos Timbiras e Sta Catarina, o número é 955. Fica logo após a Praça Raul Soares... o telefone é 31-3335-0612
Eles são representantes da BF Goodrich, foi lá que comprei os Muds, e por sinal, ótimo preço, paguei R$590,00 em cada...
Antes, com os Duelers H/T, o carro vibrava ao atingir a velocidade entre 70 a 80 km/h, o famoso shimmy... agora, não vibra nada... ficou realmente muito bom o serviço de balanceamento... só não estou lembrado o nome do cara que atendeu, pois foi o meu pai que levou o meu jipe lá... tava trabalhando demais na época...
Abraços,
Roger
Ainda tou procurando um lugar bom aqui em Recife pra fazer um balanceamento sem retirar as rodas do lugar.
Abs,
Marcus
Marcus
O melhor lugar para balancear a roda no lugar aqui no Recife é a Alinhauto na Av. Recife 3081, IPSEP.
A Planet Rodas na Rua Cosme Viana em Afogados também faz, mas lá só balanceiam os de frente, se recusam a balancear os de trás no lugar, porque uma vez alguem com bloqueio traseiro foi lá balancear, o bloqueio travou e quebrou a máquina.
Mas eu prefiro a Alinhauto, eles estão acostumados a trabalhar com caminhão e a máquina deles tá novinha, acabaram de comprar. Tem duas pessoas que fazem, um que é mais velho é o mais experiente, pois além da máquina também "sente" com as mãos na carroceria se ficou perfeito ou não.
Osman
Marcus,
Não te aconselho a balancear as rodas montadas no jipe. Pode danificar o conjunto de transmissão.
Abraços,
Roger
Roger
Desculpe mas acho que você está errado. Balancear com a roda no lugar só afetaria a transmissão se estivesse com bloqueio ou talvez em 4x4 pois o Jimny não tem diferencial central.
Em 4x2 as rodas da frente estão livres (O Jimny tem Roda Livre pneumática), separadas do conjunto de transmissão, e pela minha experiência, o carro só fica perfeito balanceando com as rodas no lugar.
No caso das de trás, em 4x2 funcionam igualzinho a um carro comum, a roda suspensa fica girando sozinha, com o diferencial fazendo o trabalho normal dele, como se o carro estivesse atolado e com uma roda em falso, e nesse caso, ao en
trarmos em um atoleiro, também estaríamos "estragando" a transmissão.
Além disso, aproveitando o ensejo, acabo de colocar amortecedor de direção, o Gilson, mecânico daqui do Recife adaptou um de Kombi, saiu baratinho e ficou outro carro. O volante não dá mais nenhum solavanco quando cai num buraco.
Osman
J Carlos
30/01/2014, 09:17
OsmanGioia, tem fotos da adaptação do amortecedor de direção ?
Marcus C.
30/01/2014, 11:20
Marcus
O melhor lugar para balancear a roda no lugar aqui no Recife é a Alinhauto na Av. Recife 3081, IPSEP.
A Planet Rodas na Rua Cosme Viana em Afogados também faz, mas lá só balanceiam os de frente, se recusam a balancear os de trás no lugar, porque uma vez alguem com bloqueio traseiro foi lá balancear, o bloqueio travou e quebrou a máquina.
Mas eu prefiro a Alinhauto, eles estão acostumados a trabalhar com caminhão e a máquina deles tá novinha, acabaram de comprar. Tem duas pessoas que fazem, um que é mais velho é o mais experiente, pois além da máquina também "sente" com as mãos na carroceria se ficou perfeito ou não.
Osman
Osman, obrigado pela dica. Vou procurar a Alinhauto mesmo.
Depois, se puder, me passa o contato do Gilson. Já ouvi falar muito bem dele e, apesar do carro ainda estar na garantia, é sempre bom ter uma opção de mecânico.
Abs,
Marcus
Marcus C.
30/01/2014, 11:28
Marcus,
Tbm tive dificuldades em arrumar um bom lugar para fazer o balanceamento. Agora tá zerado. Bom demais pra dirigir.... :)
Abraços,
Roger
Oi Roger,
valeu pelo conselho. Quando levei o carro pra balancear o técnico me disse que seria bem difícil balancear esse pneu. Segundo ele "pneu borrachudo é mais difícil de balancear". O próprio me aconselhou a procurar um balanceamento no local.
Como outros foristas resolveram o shimmy com esse tipo de balanceamento e como o Osman explicou, acredito que não vai trazer problemas. Espero !! :D
Abs,
Marcus
OsmanGioia, tem fotos da adaptação do amortecedor de direção ?
Oi J Carlos
Tirei algumas fotos. Não ficou melhor porque tenho protetor de carter e não dá para tirar foto debaixo.
Desculpe pelo carro sujo!!!
A primeira foto é do amortecedor todo, tirada do lado do motorista.
O amortecedor prende no chassis em uma presilha que já existe, como está na segunda foto, e prende na barra de direção com uma abraçadeira como está na terceira foto, única tirada do lado do passageiro.
Espero que dê para entender:
449029449030449028
Marcus
A Oficina do Gilson se chama Suzumax e dá frente tanto para a Avenida Sul quanto para a Rua Imperial. Na Rua Imperial é n. 599. Não sei o número na Av. Sul, mas fica no final sentido centro. A oficina ao lado direito dele na Av. Sul é n. 585 Loja dos Freios e ao lado esquerdo é um prédio amarelo escrito balanceamento e alinhamento. O telefone é 9943-4312.
Osman
rogerjunior
31/01/2014, 18:23
Roger
Desculpe mas acho que você está errado. Balancear com a roda no lugar só afetaria a transmissão se estivesse com bloqueio ou talvez em 4x4 pois o Jimny não tem diferencial central.
Em 4x2 as rodas da frente estão livres (O Jimny tem Roda Livre pneumática), separadas do conjunto de transmissão, e pela minha experiência, o carro só fica perfeito balanceando com as rodas no lugar.
No caso das de trás, em 4x2 funcionam igualzinho a um carro comum, a roda suspensa fica girando sozinha, com o diferencial fazendo o trabalho normal dele, como se o carro estivesse atolado e com uma roda em falso, e nesse caso, ao en
trarmos em um atoleiro, também estaríamos "estragando" a transmissão.
Além disso, aproveitando o ensejo, acabo de colocar amortecedor de direção, o Gilson, mecânico daqui do Recife adaptou um de Kombi, saiu baratinho e ficou outro carro. O volante não dá mais nenhum solavanco quando cai num buraco.
Osman
Osman, Obrigado pela explanação!
Confesso que não conheço de todo o processo. Sei que o Jimny não possui o diferencial central, assim como que não haveria problemas para as rodas dianteiras por estarem livres... Acontece que um amigo já teve problemas no sistema dele provocado pelo balanceamento com a roda no lugar. Não sei lhe dizer se ele tinha bloqueio, pois na época eu nem pensava em ter um jipe... (sou jipeiro novato, com somente 7 meses de estrada :) )
Eu fiz o balanceamento com as rodas fora do carro e ficou ótimo, melhor impossível, não vibra nada no volante. E estou com pneus Muds na medida 235. E antes, com pneus 205 Dueler H/T, o carro vibrava muito a direção entre 70 a 80km/h. Eu pensei em até montar o amortecedor de direção, mas já que o balanceamento ficou bom, eu vou continuar sem.
Eu agradeço muito sua dica e sua obervação. Vou procurar estudar melhor o caso, vou me informar melhor...
Grande abraço e bom final de semana!
Roger
Marcus C.
03/02/2014, 22:01
Marcus
A Oficina do Gilson se chama Suzumax e dá frente tanto para a Avenida Sul quanto para a Rua Imperial. Na Rua Imperial é n. 599. Não sei o número na Av. Sul, mas fica no final sentido centro. A oficina ao lado direito dele na Av. Sul é n. 585 Loja dos Freios e ao lado esquerdo é um prédio amarelo escrito balanceamento e alinhamento. O telefone é 9943-4312.
Osman
Valeu, Osman.
Marcus
Fala pessoal, como estão?
Trago uma questão de iniciante.
Qual carro escolher de primeiro 4x4, Grand Vitara mais confortável ou Jimny mais robusto?
Eu sou amante de natureza, adoro fazer umas de carro, subir montanha e tal, mas atualmente tenho um Clio Sedan 1.6 (meu primeiro carro) e confesso que por mais que seja um carro ótimo, difícil quebrar e econômico, ele infelizmente não vai pros lugares que desejo. Falo isso pois recentemente fiz uma viagem de SP até Mendoza (Argentina) e ele super me atendeu porém não fui em alguns passeios pois não dava pra ir com ele (subir montanha e tals).
Agora de volta ao Brasil, penso em trocar por um 4x4 justamente pra não ter esse problema no futuro.
Sempre me interessei pela Suzuki pois gosto do design e sei da qualidade dos carros. Analisando alguns vídeo, faixa de preço, essas coisas. Decidi em focar na procura de um Jimny 2001 ou Grand Vitara ali nos 2009/2011 por questões de valores.
Queria uma ajuda com a experiência de vocês. Vale mais a pena um carro mais confortável mas não tão robusto ou um menos confortável mas que vai pra tudo que é lugar?
Eu sempre faço viagens de mais de 2mil km.
E se possível, podem falar de consumo também? Eu venho de um carro que faz 17L na estrada, vai ser triste fazer 9L haha
lcdalzoc
23/02/2024, 17:00
Seguinte...
Um 4x4 bruto e rústico como um Jimny velho, com manutenção em ordem, até consegue encarar viagens de 2.000km na sua idade...
Mas eu iria na Grand Vitara sem nem pensar.
Agora se estás preocupado com consumo, o negócio é encarar o espírito minimalista/mochileiro e ir de Jimny mesmo e com o pé bem tranquilo e contemplativo...
Ou garimpar um 4x4 diesel mais velho ainda, mas aí a despesa com manutenção e seu histórico de uso é uma verdadeira loteria...
Seguinte...
Um 4x4 bruto e rústico como um Jimny velho, com manutenção em ordem, até consegue encarar viagens de 2.000km na sua idade...
Mas eu iria na Grand Vitara sem nem pensar.
Agora se estás preocupado com consumo, o negócio é encarar o espírito minimalista/mochileiro e ir de Jimny mesmo e com o pé bem tranquilo e contemplativo...
Ou garimpar um 4x4 diesel mais velho ainda, mas aí a despesa com manutenção e seu histórico de uso é uma verdadeira loteria...
Entendi. Eu já estava indo pro lado da Grand Vitara, por ser maior e ter mais conforto. Daria até pra fazer um motorhome básico.
Nas pesquisas recente, me lembrei do SX4, menor mas com 4x4. Será que vale? Sei que são 3 carros com propostas diferente porém tudo na mesma faixa de preço.