Ver Versão Completa : Ranger Americana 1994-1997
DanielRV6
23/01/2014, 07:41
Bom dia Pessoal,
Já se foram 17 anos da última Ford Ranger Americana que chegou a nosso País de forma oficial.
Assim como eu, creio que esta Ranger tenha bastante apreciadores, já que o Design, Motor, Conforto e Características fazem dela um verdadeiro clássico.
Alguém tem Alguma, informações, experiências ou algo para passar ?
Eu tenho uma 97 XLT 448049
Daniel
To querendo comprar uma, mas informações sobre esses modelos não são muito fáceis de se achar.
Alemao94
12/04/2014, 05:20
Com certeza se achar uma boa eh um carro excelente! Durável, confortável, etc.
Esse motor V6 4.0 se feitas manutenções básicas ultrapassa 500 mil km tranquilo!
Problema eh a gasolina com 27% alchool no brasil que fode com a performance e consumo!
Que tipo de informações você precisa saber sobre elas? Falkcbr?
tubaraoooo
12/04/2014, 10:16
Eu tive uma XLT 1995 2.3 4L.
Gostava do carro, o problema aqui na região era mecânico e peças. Simplesmente não achava peças, e quando encontrava, eram uma fortuna.
Mecânico não tinha experiência nesse tipo de carro, o que dificultava ainda mais.
Tem esse forum com muita informação sobre este modelo, Ford Ranger Forum - Forums for Ford Ranger enthusiasts! (http://www.fordrangerforum.com/). Mas cuidado, pode causar depre pelos acessórios que os caras tem.
Eu tenho uma 1995 e estou deixando ela o mais próximo do original possível.
A ideia é passar para o meu filho com as placas preta, quando ela fizer 30 anos.
459070459071
Com certeza se achar uma boa eh um carro excelente! Durável, confortável, etc.
Esse motor V6 4.0 se feitas manutenções básicas ultrapassa 500 mil km tranquilo!
Problema eh a gasolina com 27% alchool no brasil que fode com a performance e consumo!
Que tipo de informações você precisa saber sobre elas? Falkcbr?
Pois é cara, comprei uma. De aparência esta muito boa, a parte do motor sem vazamentos. Tem gnv.
Agora as duvidas que tenho são em relação a o que fazer com ela:
1° O pedal do acelerador esta muito em baixo, fui olhar no pedal e tem uma sobra de cabo. Acho que não é o cabo original dela. Tem alguma regulagem do acelerador? Quanto custa um cabo original? Esses que tem no mercado livre são originais?
2° A embreagem esta muito baixa. Tem que quase furar o chão pra ela acionar totalmente. Mas as marchas engatam de boa.
3° Faz um barulho que incomoda em baixo da alavanca do cambio, as vezes fica bem alto e as vezes some.
4° O que devo fazer nela pra começar? Trocar óleo, filtros, velas, cabos de vela... mais alguma sugestão? Marca de óleo, qual óleo etc...
5° Quando dou a partida nela fria ela fica quase querendo morrer, se acelerar morre, fica oscilando. Pra ligar tem que dar a partida acelerando. Quando esquenta fica normal, não oscila.
6° Quando eu deixo morrer, quente, ela não quer dar a partida. Ai pra ligar tem que ficar tentando um monte e acelerando junto. É normal?
7° Estou achando ela fraca, um pouco acho que tem a ver com o acelerador que não ta indo até o final. Pra exemplificar: Aqui onde moro não tem asfalto na frente da minha casa, é terra, fui sair "queimando" pneu e ela quase morreu ... o.o
8° Ela ta muito silenciosa isso é normal? Com os vidros fechados mal da pra escutar o motor ligado, só quando acelera ai da pra ouvir, mas muito baixo. O único barulho que se ouve é o em baixo da alavanca como eu disse acima.
No geral to gostando dela! 2° dia hahaha
Quem puder me ajudar nessas duvidas que tenho eu agradeço!
A também uma oficina que lide com essa camionete 6cc aqui na região de Castro, Ponta Grossa ou Curitiba.
Obrigado
Pois é cara, comprei uma. De aparência esta muito boa, a parte do motor sem vazamentos. Tem gnv.
Agora as duvidas que tenho são em relação a o que fazer com ela:
1° O pedal do acelerador esta muito em baixo, fui olhar no pedal e tem uma sobra de cabo. Acho que não é o cabo original dela. Tem alguma regulagem do acelerador? Quanto custa um cabo original? Esses que tem no mercado livre são originais?
2° A embreagem esta muito baixa. Tem que quase furar o chão pra ela acionar totalmente. Mas as marchas engatam de boa.
3° Faz um barulho que incomoda em baixo da alavanca do cambio, as vezes fica bem alto e as vezes some.
4° O que devo fazer nela pra começar? Trocar óleo, filtros, velas, cabos de vela... mais alguma sugestão? Marca de óleo, qual óleo etc...
5° Quando dou a partida nela fria ela fica quase querendo morrer, se acelerar morre, fica oscilando. Pra ligar tem que dar a partida acelerando. Quando esquenta fica normal, não oscila.
6° Quando eu deixo morrer, quente, ela não quer dar a partida. Ai pra ligar tem que ficar tentando um monte e acelerando junto. É normal?
7° Estou achando ela fraca, um pouco acho que tem a ver com o acelerador que não ta indo até o final. Pra exemplificar: Aqui onde moro não tem asfalto na frente da minha casa, é terra, fui sair "queimando" pneu e ela quase morreu ... o.o
8° Ela ta muito silenciosa isso é normal? Com os vidros fechados mal da pra escutar o motor ligado, só quando acelera ai da pra ouvir, mas muito baixo. O único barulho que se ouve é o em baixo da alavanca como eu disse acima.
No geral to gostando dela! 2° dia hahaha
Quem puder me ajudar nessas duvidas que tenho eu agradeço!
A também uma oficina que lide com essa camionete 6cc aqui na região de Castro, Ponta Grossa ou Curitiba.
Obrigado
Bom dia falkebr,
Quanto a embreagem verifique:
- nível do fluído de óleo
- vazamento no cilindro do pedal
- vazamento no atuador da caixa seca
- carcaça que aloja o eixo dos pedais da embreagem e freio
Quanto ao último ítem quebrei a cabeça até descobrir o problema (dá uma olha nesse tópico que criei http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/138649-troca-do-conjunto-de-pedais-ranger.html)
Em relação a revisão, o ideal é trocar velas, cabos, filtros de ar / óleo / combustível e o óleo do motor. Eu usei óleo Mobil 15w40, porém no manual indica 5w30.
Se você gosta e tem a manha de mexer, pode procurar nos tópicos daqui como dar uma geral no TBI e proceder limpeza do IAC, MAF e etc.
Fazendo tudo isso deixe a bateria desligada por um tempo e religue o motor na gasolina deixando-o ligado até atingir a temperatura normal de funcionamento sem ligar qualquer acessório ou mesmo tocar no acelerador. Se não tiver mais nenhum defeito, sua viatura deve ficar perfeita. Se não der certo rode durante uns 15 dias que talvez demore para os parâmetros da Unidade de Comando se auto adaptarem.
leanframos
18/02/2015, 19:34
Com certeza se achar uma boa eh um carro excelente! Durável, confortável, etc.
Esse motor V6 4.0 se feitas manutenções básicas ultrapassa 500 mil km tranquilo!
Problema eh a gasolina com 27% alchool no brasil que fode com a performance e consumo!
Que tipo de informações você precisa saber sobre elas? Falkcbr?
Alemao94, como a nossa gasolina prejudica o funcionamento desta belezura de motor ? Tenho uma XL 1997 vermelha e sou apaixonado por ela !!
leanframos
18/02/2015, 19:36
Ah amor de pai .....:concordo:. Parabéns pelo carro, lindona !!!!
Guima-MS
15/03/2015, 15:20
Sou doido pra comprar uma ranger dessas , em especial a Splash .
Estou namorando essa azul , esta em Manaus-AM (Terra dos importados , por causa da zona franca ) .
Estou criando coragem ($$$) para ir busca-la para restauro geral .
495586 .
Esta ranger esta com 3.0L V6 (Vulcan 145cv , mesmo do Taurus) e cambio mecanico (yeah:cool:) .
Guima-MS
15/03/2015, 15:21
Alguem sabe quais o que costuma estragar numa ranger dessa idade , tenho a dakota a 2 anos e ja tenho um conhecimento basico sobre mecanico e tenho um canal para trazer peças , isso para mim nao e problema .
Neto Morruga
16/03/2015, 18:30
Tive uma ranger vermelha xl ano 97 motor 4cc 2.3 nunca me deixou na mao em 4 anos so manutenção normal,tenho varias fotos dela nos meus albuns tinha colocado parachoques da xlt nela
Igor Melo
08/06/2016, 09:10
Olá ,amigos! Saudações a tdos. Sou novato aqui e não tenho experiência alguma a respeito de carros grandes. No entanto, estou interessado em um Ranger cabine simples 1995 XL 4.0 v6 - Gasolina. Vi que vcs têm bastante conhecimento a respeito desses carros. Minha dúvida é a respeito dos opcionais dela. Todas que vejo em anúncios para venda vêm com ar condicionado. A que estou comprando, o dono disse que não veio com ar, pois é toda original. Vcs poderiam me esclarecer se realmente existem delas que saíram sem ar condicionado? Agradeço antecipadamente a atenção. Grande abraço a tdos e fique com Deus!! :)
Rodof318
06/09/2016, 11:05
Ola amigos !!!!!
Ja estive por aqui em 2008 quando comprei uma grand cherokee 1996 e vcs (o site) me ajudaram muito ...... Agora ha 2 anos tenho uma Ranger 1994 XLT 4.0 v6 americana e tenho muita carência de pecas e principalmente de mao de Obra aqui no R.J (niteroi) Se alguem puder indicar um bom mecanico fico muito agradecido rsrsrsr
Abcs Rod...
Aroldogj
07/09/2016, 22:52
Igor, a Ranger XL de 95 à 97 4.0 realmente tinha ar condicionado como unico opcional, nada mais. Nao tem vidro eletrico e o radio nao tem nem toca fitas, só radio AM e FM mesmo. O banco é inteiriço com um apoia braço escamoteavel. Achar uma em otimo estado e toda original é complicado, mas se achar, pode comprar que é TOP!
Olá ,amigos! Saudações a tdos. Sou novato aqui e não tenho experiência alguma a respeito de carros grandes. No entanto, estou interessado em um Ranger cabine simples 1995 XL 4.0 v6 - Gasolina. Vi que vcs têm bastante conhecimento a respeito desses carros. Minha dúvida é a respeito dos opcionais dela. Todas que vejo em anúncios para venda vêm com ar condicionado. A que estou comprando, o dono disse que não veio com ar, pois é toda original. Vcs poderiam me esclarecer se realmente existem delas que saíram sem ar condicionado? Agradeço antecipadamente a atenção. Grande abraço a tdos e fique com Deus!! :)
Julio Vilaça
24/10/2016, 11:01
Ola amigos !!!!!
Ja estive por aqui em 2008 quando comprei uma grand cherokee 1996 e vcs (o site) me ajudaram muito ...... Agora ha 2 anos tenho uma Ranger 1994 XLT 4.0 v6 americana e tenho muita carência de pecas e principalmente de mao de Obra aqui no R.J (niteroi) Se alguem puder indicar um bom mecanico fico muito agradecido rsrsrsr
Abcs Rod...
Realmente muito complicado achar peças para este ano da Ranger, também tenho uma, 4lts V6 1994.
É modelo único, primeiro a vir para o Brasil, compartilha pouca coisa com as dos anos seguintes.
Agora mesmo estou a procura de um rolamento inferior da coluna de direção de algum carro que seja compatível, pois o da Ranger 94, não acha!
Abs!
Andersoncbm
27/05/2017, 08:33
Beleza galera!!
Tenho uma Ranger XL 95 4.0 V6.
Estou com ela a 8 meses.
Minha maior dúvida é em relação ao consumo.
Qual a forma correta de usar o Overdrive (5ª marcha).
Andando descarregado e na manha consigo para até 7l/km na cidade. E na estrada essa média é praticamente igual.
Andersoncbm
Boa noite,por favor posta fotos e detalhes da Ranger pro povo babar nela.
A quinta praticamente só uso na estrada. Na cidade so em (raras) descidas mais longas.
Tem GNV? Qual a quilometragem?
Andersoncbm
08/09/2017, 01:16
Andersoncbm
Boa noite,por favor posta fotos e detalhes da Ranger pro povo babar nela.
551914
75000km
Gasolina!
554879554878
Tenho a minha Ranger e gostaria de saber se é argentina ou americana. V6 4 v. Detodos os carros que já tive ela é a melhor. Amo esse carro!!! Vou reformar toda, deixando nova, alguma sugestão?
Jr Pomper
24/01/2018, 15:47
Boa tarde pessoal, sou novo aqui e entrei justamente por que vi que vcs entendem bem do assunto e eu não entendo nada. Estou procurando uma Ranger Americana para comprar e gostaria da ajuda de vcs, vi que elas vão de 94 a 97, minha primeira duvida é : São todas iguais? Ou muda alguma coisa dependendo do ano? E o que eu preciso me atentar mais antes de comprar uma? Já que a grande maioria esta bem rodada e muitas bem judiadas....Obrigado!
salem manaus
30/10/2018, 00:26
Boa noite Daniel! aqui em Manaus tenho conhecimento de quatro ford ranger splash de 95 a 97, uma delas branca é minha! motor 3.0 Vulcan gas e gnv. Estou com problemas com o detran daqui (industria da taxa) exige que seja registrado o número do motor no documento do carro. Algum dos companheiros teria catalogo ou saberia da localização desta numeração? Já paguei diversas vistorias e ninguem achou essa numeração, impossibilitando-me do uso da "pipoqueira". Se alguém tiver conhecimento dê um toque antecipadamente agradeço a ajuda, grande abraço a todos! Em tempo: quem tem ranger splash dificilmente vende, é boa demais e no gnv mais econômica que qualquer ka ou uno!
Bom dia.
Não é so aí. Realmente é necessário o número do motor. Na 4.0 está gravado no coletor de admissão de plástico, porém já ouvi dizer que também há outra marcação em algum lugar de difícil acesso no bloco, fato que desconheço pois nunca vi.
No caso da 3.0 não sei informar.
Abraço.
FGoncalvesDias
12/11/2018, 14:10
Pois é comprei uma 4.0 v6 96. De aparência esta muito boa, a parte do motor sem vazamentos. Nunca teve GNV.
A Minha maior aventura foi compra-la.
Era de um senhor de idade (1º erro), que morreu e deixou para a viúva (que não tinha filhos e não dirigia - 2º erro), a viúva permitiu que seu vizinho procedesse o anuncio e venda da Ranger. (3º erro)
Pois bem... 400 km de distância dentro de Minas Gerais e eu moro em São Paulo Capital, pelas fotos o carro estava bonito e perfeitinho... comprei a passagem de ônibus e fui... 6 horas de viajem (4º erro)...
Cheguei na cidade e o indivíduo já estava me esperando na frente da prefeitura, como combinado. Olhei o carro e, vi que tinha algumas coisas a fazer (normal pela idade de qualquer carro igual), andei pelas ruas de paralelepipedo e percebi que não batia nada de suspensão, olhei embaixo e vi tudo novo... maravilha, sem vazamentos de motor, sem vazamento na transmissão, só precisava dar um tapa na frente do carro (faróis feios), e interior (bancos sujos e painel soltando), carro andou normal...
Fui até o Único cartório da cidade com a velhinha, transferi o dinheiro pedido (9.000) e peguei o recibo reconhecido firma... maravilha...
Agora aqui começava minha aventura...
A volta (minha) ou a saída da Ranger (indo embora da cidade), depende do ponto de vista...
400km de estrada e um longo trecho de Fernão Dias... os primeiros 60 km foram bem tranquilos... tudo funcionando normal...
Após passar por Lavras-MG o carro começou a dar back fire, e foi piorando muito durante o caminho e consumindo todo o tanque rapidamente, me obrigando a parar em Três Corações-MG. Verifiquei com velas e seus cabos, constatei fuga de faísca em um dos cabos de vela.
KKKKKKK
Onde achar um cabo de vela da Ranger V6 96? NÃO EXISTE ISSO NÃO. E o menininho de 16 anos que me ajudou numa oficina me lançou (Olha esse conector de Ford Ka: É Igual). Botei o cabo de vela de Ford Ka.
Continuei a viajem, mas sentindo o carro jogar para todos os lados e ainda dando umas rateadas... mas cheguei.
Isso foi Sexta (09/11/2018), agora estou começando o projeto de restauração: mas sem muita grana!!!
O Que senti durante a viajem era o pedal do acelerador esta muito em baixo. Acho que não é o cabo original dela. Tem alguma regulagem do acelerador? Quanto custa um cabo original? Esses que tem no mercado livre são originais?
A embreagem esta muito Alta. As marchas engatam de boa.
Já troquei óleo e filtro de ar, alinhei, vou trocar as velas, cabos de vela... mais alguma sugestão?
Estou achando ela fraca, um pouco acho que tem a ver com o acelerador que não está indo até o final.
Os erros que comentei acima, são pelo seguinte: O Idoso que usou o carro não rodou muito, ela está com 77.144km, mas a quantidade de gambiarras que ele fez são enormes (não sei se foi ele ou o mexãnico de confiança dele), dentre os exemplos, vão desde toco de madeira entre as molas traseiras, às emendas de fios com fita crepe... todas as partes em que havia um barulhinho o indivíduo furou e meteu um parafuso (afff).
O erro de ter pego da viúva e que ela tinha apego ao que era do falecido e o carro ficou 1 ano e 6 meses sem funcionar...
O erro do vizinho é que ele pegou o carro para vender e ficou usando direto e sem qualquer cuidado... tem pó debaixo do carpete e até dentro das lanternas...
O erro da distância é que eu poderia ter ficado na mão mesmo, ou até mesmo fundir o motor desconhecido...
Mas nada que um pouco de trabalho não resolva...
Abri a TBI ontem... fechei na hora... tem tanto pó que dava para fazer um tijolo com a limpeza (comprando os produtos, vou abrir e fazer da forma correta...
A rateada que ela dá, com certeza deve ser dos sensores sujos, velas e cabos impróprios...
E a aventura continua....
Cara está linda d+! A sua é a 4.0?
Mas por tudo que você comentou acredito que valeu à pena! Você tem noção do consumo dela?
Serpinha13
27/11/2018, 15:06
Boa noite Daniel! aqui em Manaus tenho conhecimento de quatro ford ranger splash de 95 a 97, uma delas branca é minha! motor 3.0 Vulcan gas e gnv. Estou com problemas com o detran daqui (industria da taxa) exige que seja registrado o número do motor no documento do carro. Algum dos companheiros teria catalogo ou saberia da localização desta numeração? Já paguei diversas vistorias e ninguem achou essa numeração, impossibilitando-me do uso da "pipoqueira". Se alguém tiver conhecimento dê um toque antecipadamente agradeço a ajuda, grande abraço a todos! Em tempo: quem tem ranger splash dificilmente vende, é boa demais e no gnv mais econômica que qualquer ka ou uno!
Fui informado que fica entre o motor e a parede corta chama dela. mas não tenho certeza aqui no ES, fui transferi no detran, começaram a colocar empecilho, paguei o despachante e ele resolveu tudo.
Bom gente. Vou dar minha contribuição aqui.
Comprei uma STX V6 americana 97 faz nem um mês. Mas as dicas aqui a maioria é pra carro velho mesmo, não especificamente pra ela. Ainda não fiz tudo isso aí embaixo, mas está na lista e estou fazendo. Desculpem pela bíblia kkkk
- Se o ponteiro de temperatura não sobe, ou muito pouco, troque a válvula termostática (50 reais da Valclei). 90% de certeza que é ela.
- Se não subir, cheque o sensor de temperatura. Dificilmente é o painel de instrumentos.
- Mantendo-se no mesmo assunto. Troque a água do sistema de arrefecimento. 99% dos donos jogam água de torneira. A questão é que pode estar tão oxidado que esses fluídos pra limpeza ou o próprio fluído de arrefecimento pode mostrar o defeito que está escondido, removendo a oxidação e aparecendo vazamentos. Se não quer mexer com isso de imediato (um dia vai ter que mexer, pode ter certeza), limpe o sistema com água de torneira mesmo até a água sair limpa. Depois esvazia e joga água desmineralizada (8,1 litros). Pelo menos melhora um pouco a refrigeração e não piora a situação. Não existe essa de esse motor trabalha frio!!!!
- Dicas bestas mas na hora importantes. Cheque se está tudo certo e lá, como macaco, triângulo, chave de roda, estepe (cheio), faróis regulados e líquido do limpador do para brisas (preferencialmente com o "detergente", particularmente uso o hipervisão de 12 reais), além do estado das palhetas. Verifique se todas as lâmpadas do carro estão funcionando.
- Se não quer arriscar o estepe, coloque um cabo de aço ou corrente prendendo ele para não roubarem.
- Troca de óleo do motor, câmbio e diferencial. Garanto que os dois últimos ninguém nunca trocou e o carro já tem mais de 20 anos. Também do filtro de combustível e de ar. Esse carro não tem filtro de cabine para o ar condicionado.
- Troque os cabos de velas e velas e verifique bobina.
- Troque correia de acessórios e verifique se o tensor dela está OK.
- Peça a um eletricista checar se o alternador está carregando corretamente e limpe os contatos da bateria e do conector do cabo dela. Já vi muita gente com carro antigo ficar na rua por causa de zinabre no conector (impede passagem de corrente). Verifique também como está a bateria.
- Limpe o TBI e seu sistema (tem um tutorial aqui no fórum).
- Não pegue pesado com o carro logo de cara. Digo no sentido colar o pé no assoalho o tempo todo. Conheça o carro primeiro e sinta o que não está legal. Verifique vazamentos sempre nas primeiras semanas.
- Verifique discos de freio, rolamentos e pastilhas. Nível do fluído também. Isso é básico né... se não conseguir frear lascou. Se possível troque o fluído.
- Tem um reservatório pra fluído da embreagem ao lado do cilindro mestre. Vai fluído de freio nele. Verifique e complete se necessário.
- Se não quer andar em uma carroça, verifique: Buchas dos tirantes (50 o par), bieletas (80 o par), os 4 pivôs (320 os 4), terminais (115 cada) e barras de direção (380 as duas), buchas dos feixes de molas (200 as 8) e jumelos (80 o par), buchas das barras estabilizadoras e os amortecedores (660 os 4 da Monroe). Trocando o que não estiver bom verá que a suspensão desse carro é uma delícia. As buchas são baratas, verá que é mais caro trocar elas do que as peças. Lógico que se tiver que trocar quase tudo como no meu caso sai caro kkkkk.
- Em relação ao filtro de combustível. Ele fica embaixo junto ao chassi no lado motorista. É um saco o acesso. Ele é de engate rápido, porém depois de 20 anos não segura mais nas que vi. Daí os caras colocam abraçadeiras de nylon amarrando tudo. As mangueiras de combustível originais você não acha nova (nem paralela). Daí se quiser arrumar tem duas maneiras: Ou adapta a de um outro carro (sai caro) ou compra 2 engates rápidos que tem um espigão de um lado e o engate do outro. Assim corta a mangueira para tirar o engate original e coloca o espigão e uma abraçadeira metálica pra garantir que vai prender e pronto. Só cuidado que a entrada e saída do filtro tem engates rápidos de tamanhos diferentes (parabéns Ford!). Assim tem que comprar dos dois tipos. No caso já comprei estas peças, só ainda não achei um mecânico com vontade de fazer kkkk.
Bom, pra começar a levantar o carro de volta isso já é um começo! kkkk Isso pra quem é enjoado que nem eu que não gosta de andar com o carro com problemas ou suspeitas. Ou ao menos que mais dificilmente me deixará na estrada.
Algumas outras dicas / informações:
- Verifiquei que as portas estavam como jogo. Mandei embuchar por 300 as duas.
- Troquei faróis, grades e piscas (sai meio salgado tudo, mas comparado com outros carros não é caro. No caso só se acha paralelo essas peças (se achar original entregue seu rim). O problema do paralelo é o controle dimensional de fabricação dos caras. Por exemplo os soquetes das lanternas traseiras quase todas dão folga e entra água. Dá-lhe silicone. No caso comprei da HT de acrílico, mas acho que todas essas marcas são farinha do mesmo saco. Outra coisa é que quando instaladas não dão acabamento perfeito rente a lata do carro, não se assuste. A grade mesmo veio com os furos dos parafusos todos desalinhados, fueda.... Faróis coloquei da marca Depo, é bom... mas não vem com lugar pra encaixar luz de cidade (meia luz), então isolei ela. Lampada HB5 tem que usar nele. Os piscas são presos por um parafuso cada e os outros 2 só se encaixam na lataria através de uma presilha. Você tem que desrosquear eles e rosquear nas lanternas novas (vem sem rosca no pisca, você abre a rosca com o próprio parafuso deles). Os faróis tem que tirar a grade pra trocar. Não faça como eu que o eletricista não quis regular os faróis, pois depois é trabalho dobrado.
- Lubrifique trincos das portas e dobradiças. Pra não ficar aquela "gemeção" (existe essa palavra??) quando abre ou fecha. Graxa branca em tudo.
- Se o vidro estiver batendo quando abaixado tem que trocar a máquina de vidro (130 reais no ML cada) ou tentar recuperar. O mesmo pras maçanetas externas, que as molas cansam e ficam com um jogo danado. É melhor recuperar as maçanetas originais que comprar paralelo (são baratas as paralelas), pois as paralelas não duram. O chatto dessas maçanetas é que elas são rebitadas (parabéns Ford!).
- Pra tampa da caçamba deixar de ser uma escola de samba, troque as buchas dela (uma de cada lado na base). 50 reais original na net. Já o pequeno jogo da tampa ainda to tentando descobrir o que fazer. As buchas você mesmo põe em casa, é muito fácil.
- Já a maçaneta de da tampa e seu dispositivo, abra a mesma e lubrifique tudo pra parar de ranger quando puxa ela.
Que eu me recordo agora é isso gente. Espero ter contribuído com algo.
Grande abraço.
diegohbm
27/02/2019, 08:50
Estou na mesma jornada que todos aqui.
Recentemente comprei uma XL 97 4.0 V6.
Antes de fechar a compra levei em 3 bons mecânicos, o que me empolgou ainda mais visto às condições do motor.
Fechei o negócio tranquilamente.
Tive o mesmo porblema com a marcação do motor... só despachante pra resolver.
Após compra vi que a suspensão não estava essa maravilha que os mecânicos viram.
Já troquei o embuxamento completo e amortecedores.
Próximo passo é trocar as molas dianteiras... o motor OHC é muito pesado e um carro dessa idade é sempre aconselhável revisar as molas, podem estar cansadas.
Irei trocar tbm cabos e velas, ajustar a direção hidráulica e entregar para um funileiro melhorar todo o visual.
Depois disso vai ser a hora de trocar a grade do farol também.
Esse trabalhão dá um prazer danado... meu hobby de sábado é andar por oficinas da cidade :lol:
Estou na mesma jornada que todos aqui.
Recentemente comprei uma XL 97 4.0 V6.
Antes de fechar a compra levei em 3 bons mecânicos, o que me empolgou ainda mais visto às condições do motor.
Fechei o negócio tranquilamente.
Tive o mesmo porblema com a marcação do motor... só despachante pra resolver.
Após compra vi que a suspensão não estava essa maravilha que os mecânicos viram.
Já troquei o embuxamento completo e amortecedores.
Próximo passo é trocar as molas dianteiras... o motor OHC é muito pesado e um carro dessa idade é sempre aconselhável revisar as molas, podem estar cansadas.
Irei trocar tbm cabos e velas, ajustar a direção hidráulica e entregar para um funileiro melhorar todo o visual.
Depois disso vai ser a hora de trocar a grade do farol também.
Esse trabalhão dá um prazer danado... meu hobby de sábado é andar por oficinas da cidade :lol:
Que hobby hein? kkkk
Rapaz, o problema é que a alegria acaba quando o dinheiro pra arrumar começa a acabar kkk
Na minha to cansando rapaz. Cada dia uma coisa. Tem muita coisa que a gente não consegue ver no carro na hora de comprar sem abrir. Quando abre é um deus nos acuda. Já troquei muita, mas muita coisa.
Minha ultima foi alternador, troca de rolamentos, polia e escovas. Quase fiquei na rua. Mas isso foi o de menos, já fiz coisa bem pior.
Meus próximos desafios é juntar dinheiro pra um compressor de ar ( o meu está meia boca e não tem conserto pois o anel do pistão do compressor comeu todo e não dá pra trocar) que vai em torno de 1800 um original, remanufaturado é loteria, isso que é difícil. O outro é abrir cabeçotes e trocar retentores de válvulas e juntas (estão queimadas) além de um passe na retífica, mais 1800 reais. Não é mole não, carro velho é fogo.
JesséBartel
31/05/2019, 21:07
Boa noite pessoal,
Seguinte tenho uma Ranger 95 XLT americana, toda original. Bom quero opiniões sobre se deixo ela como esta ou modifico, tive ideias de por barras de led, elevar suspensão etc, no entanto a duvida maior é a respeito do santo antônio (com faróis de longo alcance) e estribos, será que fica bom ou não? Lembrando ela ja possui pneus 33, escape 3,5 direto e px.
Desde já Obrigado pela atenção
Paulokiyoshinak
16/07/2019, 18:05
Nossa Jessé Que linda, bom aqui no Brasil é muito difícil achar kits de elevação de suspensão (Kits Lifts ) vc pode para não mexer muito na suspensão é colocar calço de mola e na traseira um calço tbm que vende já com os grampos.
na parte dianteira vc pode colocar os Amortecedor Dianteiro Ford F250 98 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-980138247-amortecedor-dianteiro-ford-f250-98-em-diante-cofap-gl12725-_JM) e trocar as castanhas de cambagem para dar camber e os da traseira o dela original como ela esta bem bonita a acredito que não carrega peso não sofrerá com isso o quanto mais próximo do original manter fica mais bonita de se ver e daqui um tempo colocar uma placa preta nela.
eu não colocaria led nela não pq colo ela está já rouba a cena!:grin:
Tenho uma 2.3 modelo argentino 4cc e só aumentei ela no calço e troquei a castanha para camber e uso um pneu 31x10
Luiz Oliveira
23/07/2019, 18:58
Olá pessoal, eu posso falar um pouco sobre a Ranger pois tenho uma stx prata cabine stendida 1997 e está comigo a 17 anos, motor tem os adesivos de fabrica, está com 200.000 originais, nunca bateu, sem nenhum defeito.. afinal tudo trocado no momento certo e ou por desgaste.. e nao pago mais ipva.. porem estou em duvida para troca-la em uma cabine dupla pois tudo nela está funcionando e muito bem conservada.. até o radio e toca-fitas.. e esta é uma das Rangers americanas importadas que chegaram no BRASIL....
Alex Serrão
24/07/2019, 22:19
Boa noite comprei uma XLT 95 americana e antigo dono disse que é 4 cilindros cabine simples.
Consumo é médio.
Confere???
diegohbm
18/03/2020, 13:28
Que hobby hein? kkkk
Rapaz, o problema é que a alegria acaba quando o dinheiro pra arrumar começa a acabar kkk
Na minha to cansando rapaz. Cada dia uma coisa. Tem muita coisa que a gente não consegue ver no carro na hora de comprar sem abrir. Quando abre é um deus nos acuda. Já troquei muita, mas muita coisa.
Minha ultima foi alternador, troca de rolamentos, polia e escovas. Quase fiquei na rua. Mas isso foi o de menos, já fiz coisa bem pior.
Meus próximos desafios é juntar dinheiro pra um compressor de ar ( o meu está meia boca e não tem conserto pois o anel do pistão do compressor comeu todo e não dá pra trocar) que vai em torno de 1800 um original, remanufaturado é loteria, isso que é difícil. O outro é abrir cabeçotes e trocar retentores de válvulas e juntas (estão queimadas) além de um passe na retífica, mais 1800 reais. Não é mole não, carro velho é fogo.
Pessoal, retornando aqui depois de quase um ano.
A paixão só cresce.
Hoje ela está com pneus 31", filtro de ar K&N, difusor no escape.
Todos os óleos trocados. Troquei tbm cabos e velas.
Uma informação que pode ajudar... recentemente ela começão a assoviar em marcha lenta. O problema estava no sensor de marcha lenta. Foi trocado (145,00 no ML) e além de ter resolvido o problema a marcha lenta e consumo melhoraram muito.
Faz 6,5 km/l na cidade tranquilo... pode até fazer mais dependendo do pé.
Próximo passo é fazer bodylift de 2" e trocar as rodas (hj são da 99) por Daytona com offset -25.
Comprei uma barra led slim que será instalada no espaço entre grade e parachoque.
Quando tirar fotos posto aqui.
ademar davison
02/02/2021, 15:52
Pessoal, acabei de comprar uma ranger 4.0v6 1996. Estou com algumas duvidas.
Tem dois furos na borboleta da TBI, esses furos sao originais?
Noto que o RPM demorar muito pra baixar apos pisar na embreagem.
Tambem estou achando a relacao das marchas muito longa, eh normal?
Kkkkk
Pelo que pesquisei, o diferencial que equiparam nesse ano, nao eram autoblocante. Eh facil instalar um modelo autoblocante no meu? Tipo plug and play
Valeu pessoal
Judson Pinheiro
11/04/2021, 19:42
Boa noite pessoal. Tenho uma ranger 2.3 1997 que estou reformando, agora estou mechendo no motor, ele esta ótimo, no tempo, mas creio q o sensor map está ruim e não acho em canto nenhum, nem na internet. Eu queria saber se tem algum sensor map de outro modelo q possa substituir?
edu@martins
22/07/2021, 14:42
Boa Tarde!! como saber se minha Ranger é o modelo Americana? tenho uma Ranger xl 4.0 v6 1994
super_ranger
14/10/2024, 08:29
Boa Tarde!! como saber se minha Ranger é o modelo Americana? tenho uma Ranger xl 4.0 v6 1994
Essa vai ser americana, 94 até onde eu sei só veio importada. Só começou a fabricar na Argentina em 96. Veja a plaquinha de metal no batente da porta do motorista, veja o VIN e identifique de onde ela foi fabricada usando essa tabela aqui: Ford Truck Vehicle Identification Number VIN Decoder - The Ranger Station (https://www.therangerstation.com/tech/ford-truck-vehicle-identification-number-vin-decoder/)
super_ranger
14/10/2024, 08:32
Bom gente. Vou dar minha contribuição aqui.
- Se o ponteiro de temperatura não sobe, ou muito pouco, troque a válvula termostática (50 reais da Valclei). 90% de certeza que é ela.
- Se não subir, cheque o sensor de temperatura. Dificilmente é o painel de instrumentos.
- Mantendo-se no mesmo assunto. Troque a água do sistema de arrefecimento. 99% dos donos jogam água de torneira. A questão é que pode estar tão oxidado que esses fluídos pra limpeza ou o próprio fluído de arrefecimento pode mostrar o defeito que está escondido, removendo a oxidação e aparecendo vazamentos. Se não quer mexer com isso de imediato (um dia vai ter que mexer, pode ter certeza), limpe o sistema com água de torneira mesmo até a água sair limpa. Depois esvazia e joga água desmineralizada (8,1 litros). Pelo menos melhora um pouco a refrigeração e não piora a situação. Não existe essa de esse motor trabalha frio!!!!
- Se não quer andar em uma carroça, verifique: Buchas dos tirantes (50 o par), bieletas (80 o par), os 4 pivôs (320 os 4), terminais (115 cada) e barras de direção (380 as duas), buchas dos feixes de molas (200 as 8) e jumelos (80 o par), buchas das barras estabilizadoras e os amortecedores (660 os 4 da Monroe). Trocando o que não estiver bom verá que a suspensão desse carro é uma delícia. As buchas são baratas, verá que é mais caro trocar elas do que as peças. Lógico que se tiver que trocar quase tudo como no meu caso sai caro kkkkk.
Grande abraço.
Opa, consegue passar uns links das peças que vc falou aí acima? E acho que vc falou que instalou um filtro no ar-condicionado, como vc fez? Obrigado!
MatheusVizeu
14/10/2024, 09:31
Bom dia! Poderiam me informar qual o torque para os parafusos da biela e para o mancal?? Para o motor maxion da Ford ranger 1999 2.5 turbo diesel
Queria saber também se eu posso apertar direto com o torquímetro ou precisa do restante ser em grau?
RicardoFLN
14/10/2024, 13:45
Bom dia! Poderiam me informar qual o torque para os parafusos da biela e para o mancal?? Para o motor maxion da Ford ranger 1999 2.5 turbo diesel
Queria saber também se eu posso apertar direto com o torquímetro ou precisa do restante ser em grau?
Capa de biela - 56 a 62 Nm
Capa do mancal - 130 a 136 Nm
Direto com torquímetro, as do mancal eu faria em duas etapas. Por grau só o cabeçote.
Sds.
MatheusVizeu
14/10/2024, 20:41
Capa de biela - 56 a 62 Nm
Capa do mancal - 130 a 136 Nm
Direto com torquímetro, as do mancal eu faria em duas etapas. Por grau só o cabeçote.
Sds.
Boa noite
Muito obrigado pela informação, você me ajudou muito!! Parabéns à comunidade e aos integrantes, comunidade nota 10!!
super_ranger
10/11/2024, 15:11
Opa pessoal, alguém sabe dizer o que pode ser um barulho de raspar girando no câmbio da Ranger 95 4.0? Só faz barulho quando andando engatado, pisou na embreagem para. Obrigado!
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