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Ver Versão Completa : enquete kilometragem motor tdi 300



viniciussaliba
22/01/2014, 21:39
Olá pessoal, hoje a minha disco 1 tdi 300 completou 200.000 km e continua com muita saúde e vigor. Nunca foi feito nada na bomba injetora nem na turbina e muito menos no motor. Completamente standart. Gostaria de fazer uma enquete com o pessoal do forum sobre a quilometragem em que atingiram antes de ter que fazer o motor.
Abracos.

aeroboero
22/01/2014, 22:21
Apesar de ser uma enquete sobre 300tdi, vou pedir licença e responder pelo meu 200tdi (1993).
Está com 300.000 km e andando muuuito bem. Apenas teve o problema agora na turbina por negligência MINHA. Entrou areia e muita água pelo snorkel o que danificou o filtro. Eu deveria ter observado o filtro com mais frequência e não o fiz, e aí sem o filtro 100%, algumas partículas atingiram o turbo e corroeu levemente as pás do rotor do compressor. Mas tirando isso, o motor nunca foi feito e continua muito bem.

Para ajudar na enquete, na minha mesma cidade tem uma 300 tdi ano 2003 com 285.000km e outra 300tdi acredito que 1998 com 280.000 km. Só não sei te falar se eles já fizeram o motor, pois não conheço o histórico delas.

Abraço

batiati
22/01/2014, 22:33
A minha atual tem apenas 153kkm, mas a 110 eu vendi com 220kkm e muita saude ainda.
Um colega tem uma 110 que completou 400kkm sem intervençöes e rodando muito bem.
Acredito que se bem cuidado ele passe muito dos 600kkm, pois já conversei com um dono de um Sprinter HS 2.5 na retífica aos 590kkm por conta de ter fervido.

aeroboero
22/01/2014, 22:41
Ah..me lembrei de uma 90tinha que encontrei em 2008 em um posto em Itajaí, tinha uma mulher no volante.
Fui conversar com ela, e ela me falou que a 90tinha (acho que era prata de teto preto se não me engano) tinha mais de 400 mil km.
Era placa de Blumenau. Alguém conhece essa 90? É isso mesmo, ou tô perdendo a memória e viajando nos números e detalhes de 6 anos atrás?

roberto.cardoso@ig.com.br
22/01/2014, 22:54
A minha está com 136.000KM, pelo que pude acompanhar na manutenção turbina e bomba originais! Fiz a correia dentada com 110.000KM e pelo que vimos nunca tinham trocado! :putz:

Abraços,

Waldmartins
22/01/2014, 23:01
a minha tá com 221.000km e só fez motor UMA vez... :parede:

Mas com certeza a culpa foi do antigo dono já que o motor ferveu depois de eu rodar só un 3.000km...mas isso é outra história.

Meu objetivo agora é chegar nos 500.000km sem "refazer" o motor. Fazendo as contas. Rodei 35.000km em quase um ano...hum, daqui a uns 8 anos devo chegar nessa marca :torcendo:

Abs

Wald

viniciussaliba
22/01/2014, 23:03
Aeroboero a minha disco é 94, foi o primeiro ano do tdi 300. espero que ela rode muito ainda.

vwinit
22/01/2014, 23:23
D90 1998
250mil Km...

Motor e turbina standard.
Bomba foi feita revisão e nisso trocaram todo o kit e bicos injetores... mas o bombista me disse na ocasião que a BI estava "novinha" por dentro, mas claro não deixou de fazer o serviço, trocar todas as pecinhas e ganhar meu dim dim. Fiduma!!

Brevemente trocarei a turbina e a BI provavelmente sofrerá intervenção com isso. Mas não por defeito e sim por performance...

resnauer
22/01/2014, 23:35
Tenho minha 90 1998 há 1 ano e meio. Está com 283.000 sempre boa e linda. Acabei de trocar o conjunto de embreagem.

petcho
23/01/2014, 00:23
A 90tinha ta chegando nos 200.000 só precisou revisar a BI pq o antigo dono trocou a correia dentada e colocaram muito torque no tensor, ai desgastou a carcaça, o resto nunca foi mexido e ta 100%

A 110 não sei quantos mil tava mas tava andando antes da reforma, agora esta ZERO!!! vamos ver ate onde vai

sportster
23/01/2014, 08:57
Minha 90tinha é 97 e está com 370.000! Nunca fez motor, tudo original.

CGAUER
23/01/2014, 10:40
Meu ex 90 ano 2000:

168 mil km, 100% perfeito e não gastava uma gota sequer de óleo.


110 2005:

Quando peguei em 2009, ainda com 40mil Km, consumia 500ml de óleo a cada 7500km,intervalo que costumo trocar o óleo. Ao trocar o óleo deixava no MAX mas após 7500km o óleo estava exatamente entre o MAX e MIN.

Agora com 104mil Km o consumo acabou. Concluo que ele terminou de amaciar...


Abraços

Clemente

Eduardo Tescarollo
23/01/2014, 11:06
Minha 90 ano 2002 esta com Km 165.000, sem baixar uma gota de óleo.

Abs.

Waldmartins
23/01/2014, 11:57
A cada 7500km Clemente? Hum...eu troco óleo e filtros a cada 5.000km. Será exagero!? :pensativo: (filtro de ar a cada 10.000km)

batiati
23/01/2014, 12:43
Agora com 104mil Km o consumo acabou. Concluo que ele terminou de amaciar...

Clemente,

Sei que você não vende seu 110 por nada desse mundo ...
Sei também que você não negocia de forma alguma aquele motor power stroke 2.8 zerado que você tem no pallet ...
Mas se algum dia você for colocar esse 2.8 no seu Defender, EU COMPRO SEU motor 300tdi na hora valeu?

KKKKK

vwinit
23/01/2014, 13:20
Meu ex 90 ano 2000:

168 mil km, 100% perfeito e não gastava uma gota sequer de óleo.


110 2005:

Quando peguei em 2009, ainda com 40mil Km, consumia 500ml de óleo a cada 7500km,intervalo que costumo trocar o óleo. Ao trocar o óleo deixava no MAX mas após 7500km o óleo estava exatamente entre o MAX e MIN.

Agora com 104mil Km o consumo acabou. Concluo que ele terminou de amaciar...


Abraços

Clemente

Provavelmente agora atinge a temperatura ideal de trabalho por mais tempo do que antes e assim todas as folgas do processo de montagem do motor passam a não existir...

Vai que nas primeiras medições fazia trajetos curtos diários e agora usa menos vezes, porém com maior tempo de uso da máquina.

:pensativo:

bello
23/01/2014, 19:17
O meu 110 1998 está com 180 mil originais sem mexer em nada. Sem consumo de óleo perceptível entre as trocas a cada 5000 km.
Meu amigo tem uma disco 200 Tdi 93 com 345 mil km , roda em média 4000 km por mês. Firme e forte.
Minha mulher tem uma disco 1 com motor 2.8 power stroke com 130 mil km, quase não escurece o óleo entre as trocas.
Abs
Sergio

Horacio Teles
23/01/2014, 21:58
Não se o uso for severo (entenda-se tráfego urbano, para anda, freio, acelera)

A cada 7500km Clemente? Hum...eu troco óleo e filtros a cada 5.000km. Será exagero!? :pensativo: (filtro de ar a cada 10.000km)

Paulo Nascimento
23/01/2014, 23:35
Minha Disco 300tdi 1997 está com 230.000km e por enquanto, tudo original e sem problemas!

Waldmartins
24/01/2014, 00:14
Não se o uso for severo (entenda-se tráfego urbano, para anda, freio, acelera)

Pois é...aí complica...rsrsrs

Não sei se meu uso é severo...pode ser que sim, mas de outra forma. Distância de casa para o trabalho é em torno de 4 km e normalmente nem dá tempo do ponteiro chegar no meio (no inverno ultrapassa o azul) pois são praticamente duas avenidas sem trânsito e com três semáforos, e só!

Bom, acho que vou continuar com minhas trocas de 5 em 5 mil km...aqui óleo é barato (R$ 10,00/Litro). Melhor do que gastar no motor depois...

Abs

Wald

bello
24/01/2014, 11:21
Pois é...aí complica...rsrsrs

Não sei se meu uso é severo...pode ser que sim, mas de outra forma. Distância de casa para o trabalho é em torno de 4 km e normalmente nem dá tempo do ponteiro chegar no meio (no inverno ultrapassa o azul) pois são praticamente duas avenidas sem trânsito e com três semáforos, e só!

Bom, acho que vou continuar com minhas trocas de 5 em 5 mil km...aqui óleo é barato (R$ 10,00/Litro). Melhor do que gastar no motor depois...

Abs

Wald


Na minha opinião é uso severíssimo rssss.
Minha mulher tinha uma rotina parecida com a Disco 1 V8 que tinhamos. Eu trocava o óleo a cada 3500 km.
Agora com a Disco 1 power stroke , ela está rodando bem mais mas ainda sim uso severo, anda e para da cidade. Troco com 5000km.
Abs
Sergio

Waldmartins
24/01/2014, 11:40
Na minha opinião é uso severíssimo rssss.
Minha mulher tinha uma rotina parecida com a Disco 1 V8 que tinhamos. Eu trocava o óleo a cada 3500 km.
Agora com a Disco 1 power stroke , ela está rodando bem mais mas ainda sim uso severo, anda e para da cidade. Troco com 5000km.
Abs
Sergio

Pois é...só não acho tão severo assim pq não uso o carro todos os dias e, uma vez por semana, normalmente tenho que ir e voltar a uma cidade que está a 140km. Digamos que aí "compensa" o uso severo na cidade...

Abs

Wald

Renato Franco
24/01/2014, 11:42
Só curiosidade, a enquete só vale para as que NÃO deram pau???

Só eu sei de duas que tiveram que fazer motor antes dos 100 kkm... Sei que pode ser negligência dos donos, pois desconheço como foram tratadas, mas...

bello
24/01/2014, 12:01
Pois é...só não acho tão severo assim pq não uso o carro todos os dias e, uma vez por semana, normalmente tenho que ir e voltar a uma cidade que está a 140km. Digamos que aí "compensa" o uso severo na cidade...

Abs

Wald

Entendi. É que minha mulher usava o carro diariamente.
Abs
Sergio

klempp
24/01/2014, 16:19
Olá,

Minha Defender 110 2001 300 tdi KM 156.000. Com boa saúde.

Dinho_BH
24/01/2014, 17:36
Amigos,

110 TDi (2004) com 155.000 Km e, aparentemente, em excelente estado.

Abraços.

paulo.serejo
24/01/2014, 22:49
Minha Defender 2001 está com 245mil km. Estou fazendo o motor agora, por culpa minha. Troquei as satélites do diferencial traseiro, com 200 mil km, por causa de uma folga. O resto, beleza. Manutenção regular.

Waldmartins
25/01/2014, 00:14
Só curiosidade, a enquete só vale para as que NÃO deram pau???

Só eu sei de duas que tiveram que fazer motor antes dos 100 kkm... Sei que pode ser negligência dos donos, pois desconheço como foram tratadas, mas...

Renato,

a minha deu pau logo que comprei com 187.000km, mas com certeza foi por culpa do antigo dono. Eu até achava que tinha sido culpa minha pq não tinha instalado o sensor de nível de água e não tinha visto baixando a água, mas depois vi que a culpa não tinha sido minha mesmo pq o cabeçote estava na última medida...ou seja, pelo menos plainar o cabeçote o antigo dono já tinha feito algumas vezes.

Eu fui muito inexperiente (e talvez um pouco apressado) na compra da minha Defender. Hoje, leitor praticamente assíduo do forum aqui, eu não compraria (pelo menos não pelo valor que paguei) minha 90tinha NUNCA. Ela me "conquistou" mas ao mesmo tempo me avisou de várias coisas que eu não conseguia perceber na época.

Duas coisas que eu tenho até vergonha de assumir que ouvi do vendedor (e não do dono pq comprei em uma agência) e não me liguei na "furada" que eu ia entrar:

1) "O dono desse carro aqui é um senhor que tava com depressão e comprou o carro só pra fazer trilha e relaxar":shock:

2) "Esse carro tá ótimo! Eu nunca troquei o óleo dele pra vc ter uma idéia...":putz:

Essa do óleo eu acho que devo ter pensado...esse carro é foda mesmo. É tipo carro-ninja :karate:

Outro sinal que tinha no carro que tb eu deveria ter pensado, era ele ter um cambão. Normalmente usa-se cambão em Jeep Willys que bebe muito pra chegar até as trilhas ou que sempre precisa ser rebocado quando faz trilhas... :pensativo:

Vivendo e aprendendo...rsrs

Abs

Wald

CGAUER
25/01/2014, 21:09
Conheço apenas um 300tdi que teve uma falha grave no motor, apesar de todos os cuidados do dono.

Teve uma biela fundida por falta de lubrificação. Ao desmontarem o motor, encontraram escrito em giz amarelo logo atrás da caixa de sincronizaçã, "medir".

Claro, muitos 300tdi foram para o vinagre por conta de descuido com a manutenção, na sua vasta maioria por rodarem sem água em razão de vazamentos ou descuido com o sistema de arrefecimento.

Em resumo, no caso do 300tdi, vacilou dançou. Num modelo original, não vai ter luzinha e som de alerta para dizer que algo deu errado...

Abs

Clemente

Renato Franco
26/01/2014, 16:37
Enfim, alguma coisa temos em comum - risos - pois o TDV6 é igualzinho, vacilou, dançou, e a dança é bem, bem, bem mais salgada. Abraços.

Miecz
27/01/2014, 07:42
Minha defender 110 2003 está com 175.000 km. Motor aparentemente perfeito, nada mexido até agora. Troca de óleo a cada 5000km. Não baixa nada.

viniciussaliba
27/01/2014, 10:55
Baseado nesta enquete alguém arrisca um palpite de quanto o tdi 300 pode rodar antes de travar. Considerando manutenção correta, utilizando o motor na faixa de 2000 a 3000 rpms e que tenha o alarme de falta de água?
Existe diferença entre o TDI 300 inglês e o nacional?

CGAUER
27/01/2014, 12:09
Eu arriscaria que 500mil Km é o limite do aceitável. Depois disso o rendimento, consumo de óleo, fumaça e dificuldade na partida devem tornar a vida meio complicada. Já ouvi histórias de 700 e 900 mil com 300tdi, mas não acredito.

Todos dizem que a parte de baixo, mancal, bronzinas, cascquilhos e virabrequim são eternos, inclusive na Inglaterra eles sequer costumam retificar estar partes, apenas encamisam o cilindro e trocam os pistões e anéis.

Em resumo, o desgaste acontece nos cilindros. É um motor Diesel de alta rotação, onde o pistão tem que trabalhar muito. Não tem milagre.

O motor brasileiro tem tolerância bastante menor na montagem, vide os números entre os distintos manuais, e o virabrequim é forjado por indução, ou seja, ele teoricamente dever durar mais.

Abraços

Clemente


Baseado nesta enquete alguém arrisca um palpite de quanto o tdi 300 pode rodar antes de travar. Considerando manutenção correta, utilizando o motor na faixa de 2000 a 3000 rpms e que tenha o alarme de falta de água?
Existe diferença entre o TDI 300 inglês e o nacional?

Renato Franco
27/01/2014, 13:17
Arrisca um palpite no TDV6, mantidas as CNTP?

Nelson Defender 110
27/01/2014, 13:53
Continuando a pesquisa:

a viatura ano ano 1996/ modelo 1997 - 280.000 Km . Tudo original: motor, BI, turbina.

Se chegar aos 500.000 Km to feliz da vida...

Consumo de oleo é de uns 800 ml a cada troca aos 5000 Km (vou completando sempre para deixar no nível máximo conforme vai baixando).

Agora uma pergunta aos especialista:

Na estrada de Cuzco para Rio Branco, na descida (e que descida!) de 3800 m para 700 m, a temperatura do motor despencou.

O motor só trabalhando como freio motor, e a temperatura ambiente de uns 5 graus centrigrados, no indicador de temperatura do motor saiu da metade e foi quase para o a marca branca (motor frio).

Resultado começou a sair aquela fumaça branca bonita no escapamento, ou seja, queimando óleo.

Deu um frio barriga...

Mas depois o motor voltando a operar nas retas e subidas tudo voltou a ao normal.

A temperatura subiu para o normal e cessou a fumaça branca.

Pergunta: Isso é normal ?

Me informaram é devido a variação nas folgas dos cilindros e anéis devido a baixa temperatura permitindo que o oleo lubrificante ingresse na camara de combustão, além da baixa pressão dentro da camara devido estar trabalhando apenas como freio motor.

Procede a explicação?

De qualquer maneira o óleo quase não baixou. Constatei depois.

CGAUER
27/01/2014, 14:13
Nelson

Correto, fumaça branca = queimando óleo. No seu caso foi óleo Diesel.

Dois problemas aí: válvula termostática com problemas, substitua por uma nova. Rápido e barato.

Fumaça branca com o motor frio: Diesel não queimado. Problema= bomba injetora fora do ponto, injeção atrasada.

Abraços

Clemente



Continuando a pesquisa:

a viatura ano ano 1996/ modelo 1997 - 280.000 Km . Tudo original: motor, BI, turbina.

Se chegar aos 500.000 Km to feliz da vida...

Consumo de oleo é de uns 800 ml a cada troca aos 5000 Km (vou completando sempre para deixar no nível máximo conforme vai baixando).

Agora uma pergunta aos especialista:

Na estrada de Cuzco para Rio Branco, na descida (e que descida!) de 3800 m para 700 m, a temperatura do motor despencou.

O motor só trabalhando como freio motor, e a temperatura ambiente de uns 5 graus centrigrados, no indicador de temperatura do motor saiu da metade e foi quase para o a marca branca (motor frio).

Resultado começou a sair aquela fumaça branca bonita no escapamento, ou seja, queimando óleo.

Deu um frio barriga...

Mas depois o motor voltando a operar nas retas e subidas tudo voltou a ao normal.

A temperatura subiu para o normal e cessou a fumaça branca.

Pergunta: Isso é normal ?

Me informaram é devido a variação nas folgas dos cilindros e anéis devido a baixa temperatura permitindo que o oleo lubrificante ingresse na camara de combustão, além da baixa pressão dentro da camara devido estar trabalhando apenas como freio motor.

Procede a explicação?

De qualquer maneira o óleo quase não baixou. Constatei depois.

Nelson Defender 110
27/01/2014, 16:05
Valeu Clemente!

Agora em relação a valvula termostática, quando está muito frio, mesmo a valvula fechando completamente, a temperatura do motor vai cair.

Principalmente com o motor trabalhando em freio motor descendo uma ladeira. Estou correto?

De qualquer maneira vou verificar e fazer o teste da valvula com a panela com água no fogão (tem que mudar de estado em 88 graus, não é isso ?)

Em relação ao ponto da bomba injetora, tem chance de estar um pouco fora.

Afinal fui eu que trocou a correia dentada !!!

Porém o consumo do carro está absolutamente normal.

Com o carro fora do ponto o consumo não deveria aumentar ?


Nelson

Correto, fumaça branca = queimando óleo. No seu caso foi óleo Diesel.

Dois problemas aí: válvula termostática com problemas, substitua por uma nova. Rápido e barato.

Fumaça branca com o motor frio: Diesel não queimado. Problema= bomba injetora fora do ponto, injeção atrasada.

Abraços

Clemente

CGAUER
27/01/2014, 18:38
Nelson,

Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria.


Ponto da bomba injetora

Um mínimo atraso no ponto não é suficiente para influenciar o consumo, apenas a qualidade da queima. Agora por menor que for o atraso, é suficiente para soltar a fumaça branca.

Abraços

Clemente




Valeu Clemente!

Agora em relação a valvula termostática, quando está muito frio, mesmo a valvula fechando completamente, a temperatura do motor vai cair.

Principalmente com o motor trabalhando em freio motor descendo uma ladeira. Estou correto?

De qualquer maneira vou verificar e fazer o teste da valvula com a panela com água no fogão (tem que mudar de estado em 88 graus, não é isso ?)

Em relação ao ponto da bomba injetora, tem chance de estar um pouco fora.

Afinal fui eu que trocou a correia dentada !!!

Porém o consumo do carro está absolutamente normal.

Com o carro fora do ponto o consumo não deveria aumentar ?

roberto.cardoso@ig.com.br
27/01/2014, 19:00
Nelson,

Minha Defender quando fria, ao descer a rua (engrenado) logo após a saída da garagem soltava uma fumaça branca muito forte.

Ao acelerar o motor acima de 1.600 RPM a fumaça parava. Segui as orientações sobre o ponto da BI, e quando desmontei para verificar notei que parecia estar no ponto.

Não satisfeito tirei a BI do ponto e segui o passo à passo para colocá-la no ponto. Após o procedimento já fiz diversas vezes o mesmo teste e a fumaça branca sumiu!

Vale à pena conferir o ponto, não é um serviço muito difícil, basta sacar o esticador da correia do ar-condicionado (caso seu motor possua) ou a tampa de verificação e passar um bastão (eu comprei uma broca) de 9,5mm no furo de verificação.

Esse vídeo exemplifica como sacar e colocar (não precisa sacar a bomba, apenas verificar o ponto... hehehehehe) novamente a bomba, bem como colocá-la no ponto. Lembrando que para executar o motor deve estar em PMS e com o volante do motor travado!

Bosch VE Injection Pump Land Rover. Remove and Refit (Pump Support Tool PM029) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=qmTzVvgrdpc)

Abraços,


Nelson,

Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria.


Ponto da bomba injetora

Um mínimo atraso no ponto não é suficiente para influenciar o consumo, apenas a qualidade da queima. Agora por menor que for o atraso, é suficiente para soltar a fumaça branca.

Abraços

Clemente

LFB
27/01/2014, 21:56
Nelson,

Em minha experiência recente, posso dizer que o teste da panela não é 100% confiável. É possível contatar que a válvula abre, mas não há como saber se fecha. Digo porque no inverno, ao descer a serra de Petrópolis aqui no Rio, sem acelerar, o ponteiro de temperatura despencava para o início da escala. Assim que começava a andar, no plano, normalizava. No início era somente descendo a serra. Pouco tempo depois, passou a baixar a temperatura sempre que não exigia mais do motor. Levei na oficina e tiraram a válvula termostática para testar na panela. Estava abrindo ao aquecer, me disseram que a válvula estava boa. O possível problema passou a ser o sensor. trocaram por outro que tinham lá, mas não era idêntico, não tinha aquela parte verde claro. Desta vez parou de marcar totalmente. Fui num representante MWM/Internacional e comprei novo sensor. Votou a marcar, mas ainda assim, abaixo do meio, onde sempre fica. Não satisfeito, voltei na MWM e comprei uma válvula termostática nova, trocando à noite em casa. Pronto, resolvido. Conclusão: na panela temos como saber se ela abre, mas não se fecha. Certamente a minha não estava fechando, impedindo o motor de trabalhar na temperatura ideal. A troca da válcula é muito rápida e barata. Custou menos de R$50,00.
Abraços,

Leandro

Nelson Defender 110
28/01/2014, 11:22
Clemente,

agora vc matou a pau ! Me convenceu completamente. Obrigado mais uma vez.

"Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria. "

A proxima atividade na viatura é trocar a valvula termostática.

Roberto,

obrigado pelo video.

Ele é muito bom.

O problema é que não tenho aquela ferramenta mostrada no video, o disco com os furos.

Tenho apenas a ferramenta que trava o volante no PMS e a broca de 9,5 mm !!!!

Foram as ferramentas que utilizei quando troquei a correia dentada.

Dá para fazer só com estas ferramentas ?

Pelo que vcs falaram, a minha BI está um pouco fora do ponto...

Leandro,

obrigado pela dica.

Realmente o teste da panela é mais para satisfazer na nossa curiosidade de ver a valvula abrindo e fechando.

Também não tenho termometro para medir a temperatura correta da água (88 graus) , etc, etc...

Agora, comprei tempos atrás (3 anos) uma valvula termostática da BRITPART na PADDOCK SPARES.

Vamos monta-la agora e ver se funciona direitinho.

Ou então melhor: comprar uma nova na REBMAR - loja autorizada da MWM/International no Rio de Janeiro.

roberto.cardoso@ig.com.br
28/01/2014, 11:31
Nelson, bom dia.

Eu também não tenho, apenas com a ferramenta para PMS e a broca de 9,5mm é o suficiente, postei o vídeo apenas para mostrar aonde fica o lugar para deixar a BI no ponto e como fazer!

Eu achei o processo bem simples, basta ser feito com cuidado e com atenção... pra quem já trocou a dentada é fichinha! hehehehehe

Abraços,


Clemente,

agora vc matou a pau ! Me convenceu completamente. Obrigado mais uma vez.

"Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria. "

A proxima atividade na viatura é trocar a valvula termostática.

Roberto,

obrigado pelo video.

Ele é muito bom.

O problema é que não tenho aquela ferramenta mostrada no video, o disco com os furos.

Tenho apenas a ferramenta que trava o volante no PMS e a broca de 9,5 mm !!!!

Foram as ferramentas que utilizei quando troquei a correia dentada.

Dá para fazer só com estas ferramentas ?

Pelo que vcs falaram, a minha BI está um pouco fora do ponto...

Leandro,

obrigado pela dica.

Realmente o teste da panela é mais para satisfazer na nossa curiosidade de ver a valvula abrindo e fechando.

Também não tenho termometro para medir a temperatura correta da água (88 graus) , etc, etc...

Agora, comprei tempos atrás (3 anos) uma valvula termostática da BRITPART na PADDOCK SPARES.

Vamos monta-la agora e ver se funciona direitinho.

Ou então melhor: comprar uma nova na REBMAR - loja autorizada da MWM/International no Rio de Janeiro.

Nelson Defender 110
28/01/2014, 13:49
Roberto,

vc tem razão.

Só é necessário a ferramenta para PMS e a broca de 9,5mm para ajustar o ponto da BI.

Dentro do seu video há um link para outro video específico para ajustar o ponto sem retirar a tampa ou a BI.

Bosch VE Injection Pump Land Rover. Remove and Refit (Pump Support Tool PM029) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qmTzVvgrdpc)

Valeu!

roberto.cardoso@ig.com.br
28/01/2014, 13:53
Nelson, boa tarde.

Isso mesmo... não precisa retirar a tampa da correia dentada, apenas a tampa de acesso a regulagem do ponto da BI. Se a sua Defender tem ar-condicionado, o esticador da correia do ar substitui essa tampa!

Abraços,


Roberto,

vc tem razão.

Só é necessário a ferramenta para PMS e a broca de 9,5mm para ajustar o ponto da BI.

Dentro do seu video há um link para outro video específico para ajustar o ponto sem retirar a tampa ou a BI.

Bosch VE Injection Pump Land Rover. Remove and Refit (Pump Support Tool PM029) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qmTzVvgrdpc)

Valeu!

mizo92
28/01/2014, 16:04
O ponto adiantado da bomba injetora também tem como sintoma essa fumaça branca com motor frio e ao desacelerar?

roberto.cardoso@ig.com.br
28/01/2014, 16:10
Mizo, creio que sim!

Pois esse era o sintoma da minha Defender... que após verificação do ponto da BI ... sumiu.

Abraços,

O ponto adiantado da bomba injetora também tem como sintoma essa fumaça branca com motor frio e ao desacelerar?

mizo92
28/01/2014, 16:20
Mizo, creio que sim!

Pois esse era o sintoma da minha Defender... que após verificação do ponto da BI ... sumiu.

Abraços, a minha faz essa fumaça, vou verificar mais tarde. Você notou alguma mudança no rendimento após a regulagem?

CGAUER
28/01/2014, 17:16
Quando o ponto está adiantado, o barulho do motor fica muito forte, como dizem, fica "ardido".

Ponto adiantado é muito ruim para toda mecânica do motor... Melhor atrasado que adiantado.

Abraços

Clemente




O ponto adiantado da bomba injetora também tem como sintoma essa fumaça branca com motor frio e ao desacelerar?

LuizPR
28/01/2014, 18:34
Boa tarde a todos. Contribuindo com a enquete: tenho uma Defender 110 2004 desde zero, e cuido muito bem dela. Está com 250.000 km rodados. Com 194.000 km tive que fazer o motor devido à uma trinca no cabeçote, que aconteceu como consequência de um superaquecimento ocorrido quando minha Defender tinha 75.000 km: o rotor da bomba d'água quebrou e eu não percebi o superaquecimento do motor. O rotor original do motor 300 TDi, ao menos os de 2004, era de material plástico e quebrou por fadiga.
Tive que dar um passe no cabeçote e troquei o rotor por um metálico, não sei se de aço ou outro metal, que está rodando até hoje.
Apesar de não ser especialista em motores de combustão interna sou engenheiro mecânico, e sei que cuidar muito bem do sistema de arrefecimento de seu motor (cuidar de verdade, não só olhar o nível de água), trocar os filtros com a frequência que o uso de seu veículo exigir e cuidar do sistema de lubrificação são ações que farão com que sua Defender passe fácil dos 300.000 km, podendo chegar ou até mesmo ultrapassar os 500.000. Outros cuidados são necessários, obviamente, mas estes 3 pontos (temperatura, filtros e óleo) são vitais para qualquer motor.
Recomendo que troquem o rotor da bomba d'água, se for de material plástico, por um metálico, e que instalem sistemas dogwatch. Com isto chegar nos 500.000 com seus 300 TDi não será nenhuma surpresa.
Abraços.
Luiz

CGAUER
28/01/2014, 18:54
Todos os Defender Tdi de 2002 a 2005 vieram com a bomba de plástico. 100% delas vão quebrar!

No meu 2005, antes de acontecer, coloquei logo a original inglesa com rotor metálico.

Recomendo que ninguém use a original International, apesar de conferir as oficinas uma margem maior que 100%.

Abs

Clemente


Boa tarde a todos. Contribuindo com a enquete: tenho uma Defender 110 2004 desde zero, e cuido muito bem dela. Está com 250.000 km rodados. Com 194.000 km tive que fazer o motor devido à uma trinca no cabeçote, que aconteceu como consequência de um superaquecimento ocorrido quando minha Defender tinha 75.000 km: o rotor da bomba d'água quebrou e eu não percebi o superaquecimento do motor. O rotor original do motor 300 TDi, ao menos os de 2004, era de material plástico e quebrou por fadiga.
Tive que dar um passe no cabeçote e troquei o rotor por um metálico, não sei se de aço ou outro metal, que está rodando até hoje.
Apesar de não ser especialista em motores de combustão interna sou engenheiro mecânico, e sei que cuidar muito bem do sistema de arrefecimento de seu motor (cuidar de verdade, não só olhar o nível de água), trocar os filtros com a frequência que o uso de seu veículo exigir e cuidar do sistema de lubrificação são ações que farão com que sua Defender passe fácil dos 300.000 km, podendo chegar ou até mesmo ultrapassar os 500.000. Outros cuidados são necessários, obviamente, mas estes 3 pontos (temperatura, filtros e óleo) são vitais para qualquer motor.
Recomendo que troquem o rotor da bomba d'água, se for de material plástico, por um metálico, e que instalem sistemas dogwatch. Com isto chegar nos 500.000 com seus 300 TDi não será nenhuma surpresa.
Abraços.
Luiz

GBoff
28/01/2014, 19:55
D90 Tdi 2001 com 110000 km (peguei com 96000km desses 96, 100% de trilha...) somente bomba injetora muito aberta, toda aberta na verdade, troca de bicos necessária, e regulagem, no mais é um relógio....

D90 Puma 2009 com 103000 km - comprada nova, é um relógio....problemas com falso sobreaquecimento - sensor de temperatura com leitura errada.

D110 HCPU 1997 - com 330000km - comprada de uma fazenda, muito judiada, para ser recuperada, motor estava funcionando e veio do MS até o RS sem reclamar..... fiz o motor pois estou reformando inteira....

LFB
28/01/2014, 20:47
Nelson,

A minha válvula termostática eu comprei na Rebmar, com o Amândio.

Abraços,

Leandro

maxrabelo
28/01/2014, 23:10
Minha defender 110 1997 está com 370.000 kms.
Comprei a 3 meses, e não sei se o motor foi feito, a bomba eu sei q foi feita a 15.000km, mas está soltando muita fumaça, pode ser este problema com o ponto que vocês falaram...

Embora a vontade de verificar o ponto, e ajustar por conta própria seja grande, como não tenho experiencia vou levar na oficina que fez o serviço na bomba, pois junto com o carro o recebi todas as notas fiscais de serviços executados nos ultimos 3 anos. Ou vcs acham que estudando o assunto é tranquilo de fazer?

O motor está consumindo 1L de óleo entre as trocas a cada 5000km, e faz 8,7km/l... o consumo não está dos melhores, a fumaça poderia ser em menor quantidade e intensidade, mas estou super hiper mega satisfeito :euforico:com a Defender! Showw de bola!

Abçs

Eduardo Tescarollo
29/01/2014, 07:48
Todos os Defender Tdi de 2002 a 2005 vieram com a bomba de plástico. 100% delas vão quebrar!

No meu 2005, antes de acontecer, coloquei logo a original inglesa com rotor metálico.

Recomendo que ninguém use a original International, apesar de conferir as oficinas uma margem maior que 100%.

Abs

Clemente

Endosso as palavras do Clemente. Mesmo eu sabendo deste problema demorei a trocar a bomba por uma de metal, quase que me fu....! Ainda bem que percebi a tempo.

Abs.

batiati
29/01/2014, 08:30
Todos os Defender Tdi de 2002 a 2005 vieram com a bomba de plástico. 100% delas vão quebrar!

O meu 1998 eu troquei a bomba por outra genuína com rotor de metal.

Após 150kkm a bomba antiga também com rotor de metal não tinha nenhum sinal de desgaste, colocando-as lado a lado mal dava pra saber qual era a nova e qual era a velha!

vwinit
29/01/2014, 13:37
O meu 1998 eu troquei a bomba por outra genuína com rotor de metal.

Após 150kkm a bomba antiga também com rotor de metal não tinha nenhum sinal de desgaste, colocando-as lado a lado mal dava pra saber qual era a nova e qual era a velha!

Garoto esperto, sempre usa o líquido certo de arrefecimento e fica tudo bem lubrificado! Vida longa aos Defender's!!

Tbm tenho a bomba com eixo metálico, alias a minha já era metálico por ser inglesa. Uma dica extra para evitar grandes perdas de cabeçote é o sensor de nível... Qualquer vazamento ele avisa;

Já a bomba tem que ser trocada preventivamente, pois se quebrar, mesmo com sensor o superaquecimento não será detectado pois não haverá vazamentos.... :pensativo:

Waldmartins
29/01/2014, 15:15
Garoto esperto, sempre usa o líquido certo de arrefecimento e fica tudo bem lubrificado! Vida longa aos Defender's!!

Tbm tenho a bomba com eixo metálico, alias a minha já era metálico por ser inglesa. Uma dica extra para evitar grandes perdas de cabeçote é o sensor de nível... Qualquer vazamento ele avisa;

Já a bomba tem que ser trocada preventivamente, pois se quebrar, mesmo com sensor o superaquecimento não será detectado pois não haverá vazamentos.... :pensativo:

Pois é...aí vem a questão. QUANDO trocar a bomba d´água? Tem algum tipo de "aviso" que ela dá?

A minha foi trocada quando o motor foi feito (não sei se usaram metálica ou de plástico) ou seja, tem uns 30.000km. Tá na hora de trocar?

Abs

Wald

Nelson Defender 110
29/01/2014, 15:18
Leandro, obrigado.

Por coincidencia liguei hoje de manha para a Rebmar e falei justamente com o Amandio e a valvula está por R$ 45,00.

Acho que vou guardar a Britpart e vou colocar a original...

Agora em relação a bomba d´água, tempos atrás fiz a manutenção preventiva.

Comprei na Rebmar a bomba original nacional.

Veio com rotor de plástico.

Quando desmontei, a que estava no carro era original com rotor metálico.

Como o carro já tinha mais de 200.000 Km, instalei a nova.

Mas agora to pensando em colocar a velha de volta !!! Ahahahahah.

Brincadeira. Vou importar um nova OEM, com rotor de metal....


Nelson,

A minha válvula termostática eu comprei na Rebmar, com o Amândio.

Abraços,

Leandro

Eduardo Tescarollo
29/01/2014, 15:41
Pois é...aí vem a questão. QUANDO trocar a bomba d´água? Tem algum tipo de "aviso" que ela dá?

A minha foi trocada quando o motor foi feito (não sei se usaram metálica ou de plástico) ou seja, tem uns 30.000km. Tá na hora de trocar?

Abs

Wald

Se não sabe qual bomba esta usando troque, porque se for a de plastico esta correndo risco.

Aviso geralmente e barulho de rolamento ou vazamento, sinal que esta na hora de trocar. Preventivamente, acho Km 50.000 (a metálica)

Att.

LuizPR
30/01/2014, 09:43
Concordo com os que sugeriram a troca do rotor da bomba, se você não sabe se este é de material plástico ou metálico. Quando quebrou o rotor na minha Defender não houve nenhum aviso, nenhum ruído ou vazamento, pois o rotor quebrou na área onde ele é engastado no eixo. A bomba fica girando em vazio, apenas, não tem como perceber nada anormal. Você só percebe o problema no indicador de temperatura da água, quando esta começa a subir. Resumo: quem não tiver certeza quanto ao material do rotor da bomba d'água, abra, verifique e se for plástico troque. É barato e rápido. Luiz


Pois é...aí vem a questão. QUANDO trocar a bomba d´água? Tem algum tipo de "aviso" que ela dá?

A minha foi trocada quando o motor foi feito (não sei se usaram metálica ou de plástico) ou seja, tem uns 30.000km. Tá na hora de trocar?

Abs

Wald

CGAUER
30/01/2014, 11:50
Para descobrir se a bomba é de plástico ou metal, basta remover a mangueira pequena que entra verticalmente sobre a caixa da bomba, inserir um arame metálico e com a mão girar a bomba..

Se fizer tlac, tlac, tlac é a de plástico.

Se fizer tlic, tlic, tlic, é de metal.

As originais de metal parecem ser eternas. A do meu 90 chegou aos 160mil 100% perfeita.

É importante observar o uso de fluído correto em proporção certa, de 30 a 50% de concentração, conferindo assim a lubrificação ideal da bomba.

Abraços

Clemente

Waldmartins
30/01/2014, 13:25
Para descobrir se a bomba é de plástico ou metal, basta remover a mangueira pequena que entra verticalmente sobre a caixa da bomba, inserir um arame metálico e com a mão girar a bomba..

Se fizer tlac, tlac, tlac é a de plástico.

Se fizer tlic, tlic, tlic, é de metal.

As originais de metal parecem ser eternas. A do meu 90 chegou aos 160mil 100% perfeita.

É importante observar o uso de fluído correto em proporção certa, de 30 a 50% de concentração, conferindo assim a lubrificação ideal da bomba.

Abraços

Clemente

Então, eu estou com uma bomba com hélice de metal zerada aqui em casa guardada, mas como a bomba que está na VTR está na garantia do motor (que está todo "marcado" para eu não mexer), não posso nem tirar essa mangueira pra verificar.

Eu tenho QUASE certeza que a bomba que colocaram é de plástico porque nessa oficina, segundo o dono, rotor de metal come a carcaça do motor...inclusive na hora que ele abriu, ele me mostrou e falou:

"Aqui ó...tava vendo...toda comida. Inclusive depois vc tem que trocar isso..." :shock::putz:

Foto das tais ranhuras que o "mecânico" falou...sorte que nessa época eu já lia o fórum há alguns meses e não acreditava em tudo que ele falava...senão eu tinha morrido numa grana e mandado trocar essa parte

449025449026

Não lembro de ter visto a bomba, por isso não posso afirmar, mas pelo comentário dele, DEVE SER de plástico mesmo.

Sobre o fluido, eu uso o original Havoline XLC 50/50 :concordo:.

Abs

Wald

CGAUER
30/01/2014, 13:31
Estas marcas são causadas por cavitação...

Cavitação ? Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavitação)

Não é culpa da bomba, mas sim do projeto e nunca ouvi falar de problemas neste sentido, NUNCA! Um bom fluído diminui a zero os efeitos da cavitação...

Abraços

Clemente

Waldmartins
30/01/2014, 13:58
Vivendo e aprendendo...nunca tinha ouvido falar nessa palavra...NUNCA! rsrs

De qqr forma, essa são marcas do antigo dono. Se depender de mim, o máximo que pode ocorrer agora é uma LEVITAÇÃO da VTR...rsrsrs

Abs

Wald

Tom-S3
30/01/2014, 14:29
Discovery I, 1995, 338.000Km.

Segundo o relato do dono anterior, o motor foi refeito com cerca de 100.000Km porque o motorista de um dono anterior vacilou e não viu o marcador de temperatura subir.

O motor tá firme e forte. Tá fazendo entre 9 e 11/litro, dependendo do dia, uso ou A/C ligado.

Estava baixando bastante óleo, mas lendo as dicas aqui do fórum, troquei a tampa de abastecimento do óleo (aquela amarela que fica na parte superior do motor) por uma nova e original.

Não baixa mais óleo. \o/

Tá baixando um pouco de água porque está vazando pela junta "P". Já comprei a mesma (+ VT e bomba nova) e trocarei dentro de um mês, na próxima "janela operacional". :)

Tom-S3
30/01/2014, 14:48
Wald,

Essa história de "rotor metálico raspar no motor" é meio furada, hein?

Conforme o Clemente explicou pode ser a cavitação. Ou, sei lá, pode ser que apertaram muito a bomba (sobre-torque) e o rotor ficou muito mais perto do bloco do motor do que devia. Ou, pode ser que a bomba anterior estava com o rolamento do rotor zoado que ficou com folga e raspando no bloco.

Não seria melhor negociar com o mecânico e colocar uma metálica, para não ficar com a dúvida da confiabilidade da bomba com rotor de plástico?

Troquei a bomba d'água do Series 3 estes dias e tirei umas fotos. Nem marcas de cavitação nem de sobre-torque. Só uma ferrugenzinha básica, mesmo... ;)

E Series não tiveram rotor de plástico. Sempre foi de aço.

449031449032449033



Espero ter ajudado.


Abraços,


Tom

Waldmartins
30/01/2014, 14:57
Wald,

Essa história de "rotor metálico raspar no motor" é meio furada, hein?

Conforme o Clemente explicou pode ser a cavitação. Ou, sei lá, pode ser que apertaram muito a bomba (sobre-torque) e o rotor ficou muito mais perto do bloco do motor do que devia. Ou, pode ser que a bomba anterior estava com o rolamento do rotor zoado que ficou com folga e raspando no bloco.

Não seria melhor negociar com o mecânico e colocar uma metálica, para não ficar com a dúvida da confiabilidade da bomba com rotor de plástico?


Espero ter ajudado.


Abraços,


Tom

Pois é Tom...o problema é que o mecânico mora em outra cidade (BH...434km) e a garantia acaba em março. Acho que vou esperar até lá pra trocar. ACHO que não deve dar problema até lá...

De qqr forma, eu verifico TODOS OS DIAS (que saio) o nível do fluido de arrefecimento para ver se não baixou e QUALQUER barulho diferente na VTR eu paro pra tentar ver o que...

Abs

Wald

Guiga Tostes
03/02/2014, 00:20
Defender 110 ano 2000, 300tdi 222.000km rodados dos quais 21k na minha mão.

9,6km/l(cidade/estrada0 nunca cheguei ou passei dos 10km/l, não baixa agua ou oléo(trocado a cada 5000km juntamente com filtro), pode ser preciosismo mas troco o filtro de comb. a cada 15mil(sempre fiz assim em outros 4x4 que tive) juntamente com o filtro de ar, o sedimentador tb é sangrado a cada 5000mil km...sigo a máxima: oleo, filtros e correias são baratos...fazer motor é caro!

Abs e longa vida aos LR!

Nelson Defender 110
03/02/2014, 10:25
Guiga,

só para registrar, a troca do filtro de diesel é a cada 10.000 Km.

O filtro de ar a troca é a cada 20.000 Km, e rodar 90 graus a cada 10.000 Km.

Outro dia, o meu filtro de diesel entupiu completamente com 9.000 Km. Não sei se coloquei combustível em algum posto duvidoso, etc...

O carro ligava mas não tinha força.

Tive de rebocar o carro para casa. Quem matou charada foi o motorista do reboque da seguradora.

Troquei o filtro o carro ficou perfeito.


Defender 110 ano 2000, 300tdi 222.000km rodados dos quais 21k na minha mão.

9,6km/l(cidade/estrada0 nunca cheguei ou passei dos 10km/l, não baixa agua ou oléo(trocado a cada 5000km juntamente com filtro), pode ser preciosismo mas troco o filtro de comb. a cada 15mil(sempre fiz assim em outros 4x4 que tive) juntamente com o filtro de ar, o sedimentador tb é sangrado a cada 5000mil km...sigo a máxima: oleo, filtros e correias são baratos...fazer motor é caro!

Abs e longa vida aos LR!

Nelson Defender 110
03/02/2014, 10:39
Clemente,

para dar um feedback.

Vc acertou na valvula termostática com defeito. Estava travada aberta.


449400

A valvula da direita é a antiga e dá para ver o gap (que não deveria haver) , mesmo com ela fria.

A valvula ainda era original !!! Ano 96 gravado no corpo.

449399

Agora instalei outra original. Ano 2013...

449401 449402


Nelson,

Muitos acreditam que o motor sem carga tende a esfriar na descida. Não é verdade, especialmente no caso do motor Diesel não estrangulado, como o nosso TDI.

Nosso motor Diesel não tem borboleta na admissão, logo mesmo quando não estamos acelerando, isso é, sem queimar Diesel, o motor continua comprimindo o ar, o que gera um tremendo calor, calor que inclusive detona o Diesel tão logo pressionemos o acelerador e calor mais que suficiente para manter o bloco aquecido.

Já desci o Jama para São Pedro de Atacama no inverno e à noite com temperaturas negativas. A temperatura permaneceu onde deveria.


Ponto da bomba injetora

Um mínimo atraso no ponto não é suficiente para influenciar o consumo, apenas a qualidade da queima. Agora por menor que for o atraso, é suficiente para soltar a fumaça branca.

Abraços

Clemente

Guiga,

a sua Bandeirante está lindona. Parabens !!

Vi que vc instalou um turbina.

CGAUER
03/02/2014, 12:02
Que bom que deu tudo certo!

Abs

Clemente


Clemente,

para dar um feedback.

Vc acertou na valvula termostática com defeito. Estava travada aberta.


449400

A valvula da direita é a antiga e dá para ver o gap (que não deveria haver) , mesmo com ela fria.

A valvula ainda era original !!! Ano 96 gravado no corpo.

449399

Agora instalei outra original. Ano 2013...

449401 449402



Guiga,

a sua Bandeirante está lindona. Parabens !!

Vi que vc instalou um turbina.

Alexandre Tietsche
03/02/2014, 14:32
110 2004: 223.000km
110 2005: 202.000km.

Ambas perfeitas.

Guiga Tostes
03/02/2014, 23:45
Guiga,

só para registrar, a troca do filtro de diesel é a cada 10.000 Km.

O filtro de ar a troca é a cada 20.000 Km, e rodar 90 graus a cada 10.000 Km.

Outro dia, o meu filtro de diesel entupiu completamente com 9.000 Km. Não sei se coloquei combustível em algum posto duvidoso, etc...

O carro ligava mas não tinha força.

Tive de rebocar o carro para casa. Quem matou charada foi o motorista do reboque da seguradora.

Troquei o filtro o carro ficou perfeito.

Grande Nelson, obrigado pela observação! Acho que foi o horário da postagem:???: e por isso inverti os intervalos de trocas e tipo de filtro....troco o filtro de comb a cada 10mil km ou duas trocas de oleo+filtro de oleo(5000mil km) e o de ar troco com 15mil km pois a região em que rodo tem mais poeira que o normal.

Obrigado pelo elogio a Band! O casamento já dura 13 anos e muitas modificações foram feitas ao longo deste tempo, a turbina + intercooler vieram em 2006/07 e até hoje só alegrias, o jipe muda da água para o vinho!

Abraço

Waldmartins
04/02/2014, 14:23
Desculpem os colegas,

mas eu não acho preciosismo aumentar o número de trocas de filtros e óleo.

Eu troco óleo a cada 5 mil e vai junto os filtros de óleo e combustível. O filtro de ar a cada 10 mil. Uma troca completa eu gasto em torno de R$ 150,00...muito menos do que os R$ 9.000,00 que gastei com a retífica do motor... :parede:

Abs

Wald

Carlosmnb
05/02/2014, 22:56
Concordo plenamente, a minha 110 mesmo fazendo manutenção preventivas morreu com 260.000 Km. E o pior de tudo é que não apresentava nenhum problema, nem marcava território, simplesmente em uma viagem acendeu a luz do óleo e foi.

CGAUER
05/02/2014, 23:25
Curiosidade,

não foi a mangueira de óleo que vai para o radiador?

Abs

Clemente


Concordo plenamente, a minha 110 mesmo fazendo manutenção preventivas morreu com 260.000 Km. E o pior de tudo é que não apresentava nenhum problema, nem marcava território, simplesmente em uma viagem acendeu a luz do óleo e foi.

Carlosmnb
06/02/2014, 22:35
Desculpe o meu desconhecimento mas achei que para o radiador só seguia mangueiras de água, mas de qualquer forma eu acho que o fato de ter 13 anos de uso e 261.000 Km contribuiu um pouco. O mecânico falou que a bomba de óleo pode ter apresentado uma falha, estou colocando uma foto do casquilho todo detonado.


Curiosidade,

não foi a mangueira de óleo que vai para o radiador?

Abs

Clemente

pescandoaventuras
07/02/2014, 14:51
Caros colegas qual a função da válvula Y?

Miguel Angelo F
08/02/2014, 14:37
Posso eliminar a mangueira de óleo que vai para o radiador?

pescandoaventuras
08/02/2014, 14:44
Acho que não é uma boa, esse sistema funciona como trocador de calor.

Miguel Angelo F
08/02/2014, 15:31
Pelo pouco que sei, outros veículos que utilizam esse motor não possuem tal sistema. É uma "boa" fonte de vazamentos, pelo menos no meu está sendo...Será que realmente "troca calor"?

Miguel Angelo F
08/02/2014, 16:51
Deixa eu esclarecer. Não entendo nada de mecânica. Também não posso afirmar se outros veículos utilizam tal sistema de resfriamento de óleo. Somente me ocorreu de isolar o sistema. É viável?

pescandoaventuras
08/02/2014, 20:10
Deixa eu esclarecer. Não entendo nada de mecânica. Também não posso afirmar se outros veículos utilizam tal sistema de resfriamento de óleo. Somente me ocorreu de isolar o sistema. É viável?

Eu também entendo pouco, é melhor esperar os especialistas.

Felipe07
08/02/2014, 22:28
Seguindo a enquete...

Minha 110 2002 está com 117.000 km e standart.
Peguei com 82k e já rodei 35k. Óleo e filtro trocados a cada 7,5k.

Pretendo chegar aos 300k com ele standart, daí pra frente é lucro.

Abs,

Felipe

Antonio Nunes
02/05/2014, 10:25
Por falar em enquete, olha aí a kilometragem que a "cobiçada" atingiu ontem....

kleverarakem
28/09/2014, 15:47
Pelo pouco que sei, outros veículos que utilizam esse motor não possuem tal sistema. É uma "boa" fonte de vazamentos, pelo menos no meu está sendo...Será que realmente "troca calor"?

Amigo miguel, imagine que o óleo que lubrifica a parte baixa do motor, e os cilindros é o mesmo óleo que passa pela turbina que trabalha com a força dos gazes expelidos pelo cano de escape. Daí a exigência do radiador de óleo ( intercooler) para resfriar o óleo que retorna par a o motor.

se vc simplesmente desconectar a mangueira do radiador de óleo, vc vai enviar para o cárter mais óleo quente gerando cum ciclo de aquecimento dentro do motor de forma desnecessária.

Veja as s10 que não possuem o intercooler, elas trabalham com temperatura mais alta e com potência máxima de 95cv enquanto os 300tdt possui 111cv e os internacional com 115. Moral da história, esse ganho de até 20cv se dá em razão do resfriamento do óleo que viabiliza o aumento de potência através da BI. uma vez que todos os motores trabalham com 0,8 bar de pressão da turbina.

outrossim a minha disco 97 300tdi está com 186mil e tive que aplainar cabeçote porque o antigo proprietário foi um relaxado e deixou o radiador de óleo entupir porque só trocava o óleo esquecendo do filtro, e só completava com água de torneira o liquido de aferrecimento ..... pense numa melecagem.....kkkk são uns displicentes desses que falam que o 300tdi é ruim.....

Hugo4x4
28/09/2014, 18:33
A minha 2004 está comigo há dez anos e deixou para trás rastros de 220.000 km.

Eduardo Tescarollo
29/09/2014, 09:32
Amigo miguel, imagine que o óleo que lubrifica a parte baixa do motor, e os cilindros é o mesmo óleo que passa pela turbina que trabalha com a força dos gazes expelidos pelo cano de escape. Daí a exigência do radiador de óleo ( intercooler) para resfriar o óleo que retorna par a o motor.

se vc simplesmente desconectar a mangueira do radiador de óleo, vc vai enviar para o cárter mais óleo quente gerando cum ciclo de aquecimento dentro do motor de forma desnecessária.

Veja as s10 que não possuem o intercooler, elas trabalham com temperatura mais alta e com potência máxima de 95cv enquanto os 300tdt possui 111cv e os internacional com 115. Moral da história, esse ganho de até 20cv se dá em razão do resfriamento do óleo que viabiliza o aumento de potência através da BI. uma vez que todos os motores trabalham com 0,8 bar de pressão da turbina.

outrossim a minha disco 97 300tdi está com 186mil e tive que aplainar cabeçote porque o antigo proprietário foi um relaxado e deixou o radiador de óleo entupir porque só trocava o óleo esquecendo do filtro, e só completava com água de torneira o liquido de aferrecimento ..... pense numa melecagem.....kkkk são uns displicentes desses que falam que o 300tdi é ruim.....

Amigo sua colocação esta equivocada!! O intercooler não tem nada a ver com o sistema de óleo. O intercooler resfria o ar pressurizado pela turbina antes de ser admitido pelo motor.
Acho que você esta se referindo ao trocador de calor ( óleo x água ). É um sistema em que o óleo do motor passa por dentro da radiador de água fazendo uma troca de calor. A principal utilização é de fazer o óleo chegar na sua temperatura de trabalho mais rapidamente, a água esquenta e esfria muita mais rápido do que o óleo.
Claro que um radiador seria muito mais eficiente, mas também o óleo demoraria muito mais a chegar na temperatura de trabalho.

Abs.

CassyFLU
12/10/2014, 21:38
A minha 90tinha já está com 322kKm e ainda bem saudável, nunca abriram o motor para nada!!!
Não sei o antigo dono, mas eu troco o óleo do motor a cada 5kKm e todos os filtros (ar, óleo e diesel) com 10kKm.
Além disso eu utilizo o Molycote como aditivo do óleo (de 10k em 10kKM), ele sendo orientado para 20kKm.
Não vejo falta de disposição e força no 300 TDI. Quando chegar sua hora, nos 800kKm!!!
Eu penso em trocá-lo por um 3.0 ou 3.2 quando ele for para o saco, não por ele, mas as questões de emissões de gases vai ser uma M para que o 300 TDI atenda e mantenha o carro de acordo com as normas vigentes.

Abração.

Muskitu
13/10/2014, 22:38
Estou de olho em uma 110 ano 1996, 2º dono e 245Km.
O dono atual acabou de trocar a embreagem, turbina e bomba de óleo (por precaução).
A viatura não solta fumaça, não tem vazamentos ou nada que pareça estar para o final da vida.

viniciussaliba
07/01/2016, 10:27
Galera atualizando a enquete. Quando começou esta enquete o meu tdi300 estava com 200.000. Agora completou 250.000 e continua intacto, só uma troca de selos e as revisões normais de óleo e filtros, limpeza intercooler, etc. Ele continua com a mesma performance tanto da bomba injetora quanto da turbina. Gostaria de salientar que nos últimos meses o sensor de nível d´agua me salvou por 2 vezes, uma foi um selo que estorou e outra vez foi o vaso de espansão. Quem não colocou ainda tá marcando bobeira. abraço a todos.

Antonio C Ribeiro
15/01/2016, 11:07
Também atualizando a enquete, o meu TDi 300 está agora completando 200 mil km.

O motor não demonstra qualquer sinal de cansaço, está em boa forma. Rodo predominantemente em boas estradas e troco o óleo regularmente com filtros de boa qualidade.

Nestes últimos anos, fiz algumas viagens mais longas (média 3.000 km) sem qualquer problema.

Nesta semana tive problemas com embreagem e tração, sem relação com o motor; no início do ano passado houve o rompimento do bujão plástico do radiador, mas sem danos ao sistema de arrefecimento.

Não tenho - pretendo instalar - um segundo controle de temperatura. Mas nunca o ponteiro passou do meio, mesmo em subidas de serra ou condições de muito calor.

Agora a Defender está na oficina para a troca da correia dentada, a segunda troca. Espero rodar mais uns 200 mil km com este motor sem abri-lo.

At.

Antônio Ribeiro