Conectar

Ver Versão Completa : Reforma: Jeep Ford CJ5 1976

inaciocm
22/01/2014, 00:53
Seguinte: resolvi contar aqui um pouco da história do meu Jeep. Quem quiser, pode pular esta parte pq é só enrrolação mesmo, dados técnicos somente no segundo post pra frente.
Como vai ser dado inicio da reforma este mês, aproveitei e criei o tópico pra poder compartilhar e contar com sugestões dos amigos aqui do Fórum, que já me ajudaram em muitos perrengues!
Bem, como todo grande carro possuí uma grande história, vou introduzir-lhes a minha! (hehehe)
O assunto que será abordado aqui é sobre a nossa pretensão de ter um Jeep apto a participar de provas de regularidade.
Meu pai adquiriu este Ford CJ5 1976 OHC no inicio de 1997. Na ocasião, ele e meus tios possuíam uma rocinha onde aos finais de semana cultivavam hortaliças, galinhas, cervejas e churrasco. Como era uma rotina essas andanças, o fusquinha 1970, que era nosso único carro e vivia sem assoalho, ganhou a companhia do Jeep.
Pelo que temos notícia, este Jeep foi adquirido aqui mesmo na cidade, mas já rodou boa parte do estado de Goiás nas mãos de encarregados de fazendas. Já fez de tudo. Passou na mão de muita gnt mas nunca foi mudado de “dono”, tanto que quando meu pai o adquiriu, o mesmo não possuía documentos e não constava no inventário do primeiro dono, já falecido. Em estado de sucata e servindo de trator em uma olaria, não despertou interesse da família do proprietário e acabou sendo adquirido pela quantia de R$1.500,00. Meu pai procurou o advogado que estava fazendo o inventário, e o mesmo ajudou na documentação (e depois virou cliente do escritório de contabilidade do meu pai).
Tenho a única foto que foi feita na época, com meu irmão mais velho ao volante, depois de adquirido e substituído os pneus. Rodava no gás e não possuía o cardan dianteiro. O motor era o 4 cilindros original, mas estava adaptado com um cambio de 3 marchas que foi trocado por um 4 marchas, buscando a originalidade.
Em relação a primeira reforma, tenho somente as fotos finais (inclusive, este magrelo careca das fotos sou eu).
O tempo passou, tive minha primeira “aula pratica de direção” neste Jeep e o mesmo nunca teve outra utilidade a não ser servir no campo!
Em 2006 teve inicio aqui na nossa região o Rally Eco Goiás, uma provinha de + ou - 300 km de regularidade. Como meu pai era muito ciumento com o Jeep, a gnt não participou.
Mas em 2007, incentivado pelo então advogado que o tinha ajudado a adquirir o Jeep, acabou inscrevendo o danado na prova, categoria Jeep, com ele de piloto e eu de navegador. Muita poeira, largando por ultimo, mas dentre os 4 Jeep participantes, somente o nosso chegou no tempo de prova.
Em 2008, já com “uma” prova de experiência, veio a segunda colocação na categoria 4x2, concorrendo com Silverado, F250, S10 e demais carros de passeio e utilitários. Neste ano, instalamos o freio à disco.
Em 2009, muitos erros e uma amarga décima quarta colocação.
Pedindo arrego, o motor recebeu anéis e bronzinas novas.
Em 2010, outra decepção e uma oitava colocação.
Em 2011, depois de uma prova de 375 km, muito suor e abusando do conjunto mecânico, uma suada décima colocação. Isso pq dois dias antes da prova, o carretel do cambio quebrou e o cambio foi montado poucas horas antes da prova. Era hora de parar.
Em condições deploráveis toda a parte mecânica que possuía engrenagens, o ano de 2012 foi de calmaria e de tentar deixar o Jeep como era antes.
Em 2013, O então Rally Eco Goiás, até então restrito a poucas etapas espalhadas pelo estado de Goiás, se torna um circuito de provas, com pontuações acumulativas. Como o Jeep não tinha condições de participar, ficamos de fora da primeira etapa, que era em uma cidade vizinha. A segunda etapa, na nossa cidade (Jataí), despertou nosso interesse. Foi difícil...
Meu pai, descoberto com um sério problema de saúde e impossibilitado de pilotar o Jeep por ser muito duro e a prova muito cansativa, pediu que eu assumisse o volante e levasse meu irmão de navegador. Em dois meses, aos finais de semana, revisei toda a mecânica do mesmo, no braço (inclusive troca de bronzinas de biela, riscadas)! Inscritos, prova de 400 km finalizada com o Jeep inteiro, más infelizmente por uma falta de experiência minha como piloto de prova e meu irmão novato como navegador (as piores perdas só na foram maiores pq eu parei e a gnt se achou), conseguimos um louvável sexto lugar na categoria 4x2, dentre 34 carros inscritos na categoria.
Após o bom resultado, decidimos investir no Jeep para participar de todo o circuito neste ano de 2014. Como aqui em casa somente eu sempre mostrei interesse por Jeep, graxa e lama, o Jeep e a responsabilidade do mesmo passaram a ser de minha propriedade.

inaciocm
22/01/2014, 00:54
Ok, feito as apresentações e uma breve introdução, vamos ao que interessa.
Atualmente, o mesmo se encontra assim:

Motor: 2.3l OHC
Ignição: eletrônica módulo Bosch
Carburação: Solex
Combustível: gasolina

Suspensão: original
Amortecedores: Cofap Turbogas Ranger
Jumelos: altos
Buchas: PU
Pneus: originais da C-10 e um jogo de Militares para prova de regularidade
Calços de carroceria: não tem

Direção: original
Pino central: modificado, com rolamentos de roda do gol bola e copo p/ graxa

Freios: disco sólido na dianteira e tambores na traseira
Cilindro mestre: original

Transmissão: original
Cambio: 4 marchas original
T-Case: Dana 18 original
Diferenciais: relação original na dianteira e traseira (não sei a relação correta, mas nunca foi modificado)
Roda Livre: automáticas originais.

Acessórios
Bancos: Fiat Strada
Volante: Carrera
Santo antônio: F-250 modificado
Capota: original fixa Trevo
Suporte de estepe: caseiro, com suporte de galão Maceral

Enfim, o que pretendo fazer neste inicio de ano é:

Chassi: raspagem, reforço superior e inferior
Suspensão: kit Toyota e amortecedores Ranger, que já possuo
Motor: retífica completa
Cambio: Chevette 1.6 5 marchas
T-case: original, com pino chorão c/ rolamento
Diferenciais: revisão, com troca de rolamentos e instalação de flutuante na traseira (segurança)
Direção: manter a original, corrigindo o caster (diferencial aponta pra baixo) e troca do setor por um novo, tbm original.
Freios: pedaleira suspensa com servo, circuito duplo e freio à disco na traseira. Instalação do freio de mão (segurança)
Segurança: gaiola de proteção, cintos de 4 pontas.

Enfim, tem mais coisas, mas vamos fazendo por partes.
Como vai ser feito pra andar junto com carros mais modernos, estou aberto a sugestões, criticas...

inaciocm
22/01/2014, 01:05
Figura 01: Rally 2007

inaciocm
22/01/2014, 01:08
Figura 02: Rally 2008

inaciocm
22/01/2014, 01:17
Figura 03: Rally 2009

inaciocm
22/01/2014, 01:19
Figura 04: Rally 2010

inaciocm
22/01/2014, 01:21
Figura 05: Rally 2011

inaciocm
22/01/2014, 01:22
Figura 06: Rally 2013

inaciocm
22/01/2014, 01:25
Ok, hj ele esta assim.
Esta poça de óleo é oriunda da t-case, que anda sugando o óleo do cambio. Na t-case, o óleo vaza pelo pino chorão, que esta com folga na carcaça.

tuna
22/01/2014, 10:40
Inácio, parabéns pela história, muito legal, ainda mais quando tem família envolvida.
Uma sugestão, para fazer rally repense o sistema de direção original, até por uma questão de segurança.:concordo:
Vou acompanhar por aqui...
[]'s

inaciocm
22/01/2014, 11:10
Tuna, ja tinha pensado em colocar um sistema hidráulico da S-10, mas como irei utilizar pneus nas medidas originais e por não gostar de mais gambiarra, por enquanto, vou deixar o original, que sempre me atendeu, apesar das folgas.
O setor, pelo menos, pretendo colocar um modelo que encontrei a venda na Zé Marcos 4x4, que utiliza um sistema misto kombi/jeep.
Zé Marcos 4x4 - Peças novas e usadas para Jeep Willys e outros (http://www.zemarcos4x4.com.br/v1/?page=detalhes&&produto=185)

No mais, esperando uma cotação da Gama 4x4 e da Jipebras das peças maiores.
Adicionando, o motor será feito aqui na minha cidade mesmo, aproveitando somente bloco e cabeçote. O girabrequin, que esta 0,5mm nas brozinas de biela e riscado, se não pular pra 1mm depois da retifica, será mantido. Senão, pretendo encontrar um mais novo.

Fabrício Bastos
23/01/2014, 01:34
Parabéns pelo jeep!
Muito legal saber que ainda tem gente que corre rallys de regularidade com jeeps "originais"!hahaha
O jeep aqui entrou na família já fazendo rallys! Correu o Ibitipoca Off Road por alguns anos!
Acompanhando!

Abraços!

inaciocm
23/01/2014, 09:15
Parabéns pelo jeep!
Muito legal saber que ainda tem gente que corre rallys de regularidade com jeeps "originais"!hahaha
O jeep aqui entrou na família já fazendo rallys! Correu o Ibitipoca Off Road por alguns anos!
Acompanhando!

Abraços!

Pois é Fabrício, a cada prova os outros participantes ficam olhando, pensando "olha os maluko ae".
Bom é no final da prova, todo mundo limpinho e nois só o pó! kkkk

Ah, dando andamento, ontem tive que mudar de lanterneiro sem nen mesmo começar o serviço... tudo certo.
Agora estou com um impasse na compra das peças. Como a Jipebras fica em SP, tem um aumento de 12% de ICMS aqui pro meu estado... ta compensando eu ir buscar, pq com esse aumento e o custo da transportadora vai um gasto de quase mil latinhas (1050 km de ida mais a volta). To resolvendo. Mais ainda não desmontei o Jeep, sabado devo começar a remoção da capote e demais acessórios.

antonio umino
23/01/2014, 23:30
Ei.
Tem um jeito.
Vc não tem alguém que more proximo a Jataí, no estado de São Paulo...
Aí é só mandar para este endereço e ir buscar.
É uma solução.
abçs

tuna
24/01/2014, 00:07
Tuna, ja tinha pensado em colocar um sistema hidráulico da S-10, mas como irei utilizar pneus nas medidas originais e por não gostar de mais gambiarra, por enquanto, vou deixar o original, que sempre me atendeu, apesar das folgas.
O setor, pelo menos, pretendo colocar um modelo que encontrei a venda na Zé Marcos 4x4, que utiliza um sistema misto kombi/jeep.
Zé Marcos 4x4 - Peças novas e usadas para Jeep Willys e outros (http://www.zemarcos4x4.com.br/v1/?page=detalhes&&produto=185)

No mais, esperando uma cotação da Gama 4x4 e da Jipebras das peças maiores.
Adicionando, o motor será feito aqui na minha cidade mesmo, aproveitando somente bloco e cabeçote. O girabrequin, que esta 0,5mm nas brozinas de biela e riscado, se não pular pra 1mm depois da retifica, será mantido. Senão, pretendo encontrar um mais novo. Se alguem tiver um com medida baixa à venda por ae, podemos negociar.

Inácio, na boa, um setor de s-10 bem adaptado fica menos gambiarra do que este hibrido aí, mas isto é só minha opinião...

boa sorte na emptreitada, tamo aqui pro que precisar.

[]'s

inaciocm
24/01/2014, 12:50
Ei.
Tem um jeito.
Vc não tem alguém que more proximo a Jataí, no estado de São Paulo...
Aí é só mandar para este endereço e ir buscar.
É uma solução.
abçs

Antônio, até tenho uma pessoa em SP que poderia fazer este favor, mas já ta resolvido! Valew!

inaciocm
24/01/2014, 12:57
Inácio, na boa, um setor de s-10 bem adaptado fica menos gambiarra do que este hibrido aí, mas isto é só minha opinião...

boa sorte na empreitada, tamo aqui pro que precisar.

[]'s

Tuna, até pensei nisso, más por enquanto, vou ficar no original mesmo. Como não tenho muitas adaptações, pneus grandes etc, vou tentar com o original. O problema do meu jeep está mais no angulo do caster, que certamente esta muito fora do considerado ideal. Se mesmo assim a direção continuar "dura", coloco a da S-10, que é a adaptação que mais me chamou a atenção.
Opiniões são sempre bem vindas, estamos aqui pra isso!

inaciocm
28/01/2014, 22:50
Salve povo!
Seguinte, a desmontagem que estava planejada para o fds passado ficou somente na remoção da capota... me deu uma tristeza só de imaginar que não sei quando irei andar de jeep denovo... acabei gastando um tanque de gasola andando à toa.
Mas vamos lá: as coisas adquiridas na jipebras chegaram (veio até uma agenda de brinde) e já combinei com um amigo de me emprestar um canto da oficina pra desmontar o cj e de fazer o frete da carroceria e do chassis até os respectivos lugares para reforma.
Sem mais até o momento!

inaciocm
17/02/2014, 22:11
Bem... depois de alguns dias, segue algumas fotos da situação do chassi. Acredito que amanha ou Quarta ja vai pro jateamento, devendo ficar por lá mais uma semana na fila de espera... paciência...
Tem muito "remendo" feito em trincas e quebrados... ta feio... mas ja vi piores aqui no forum que ficaram top depois de restaurados... vão servir de inspiração e incentivo!

inaciocm
17/02/2014, 22:35
Mais algumas...

inaciocm
02/04/2014, 00:19
Pessoal, vamos lá.
Primeiramente, sem aparelho de celular decente à quase 1 mês (valew Sony), somado a correria pra terminar meu tcc (Downsizing), e outros problemas de saúde na família, não tive como tirar fotos dos trampos. Ocorreu que:

1-Chassis: hj levei o kit toy para o rapaz que esta reformando o chassis. As duas laterais foram substituidas devido à quantidade de furos e podres. Ficou zero! Assim que puder, tiro umas fotos. Ja foram adquiridos as barras chatas para o reforço, que será executado seguindo o padrão dos jipes do exercito (barra chata soldada por pontos). Vi um cj5 82 do exercito e o reforço é daquele moda.

2-Motor: fui hj na oficina. Ta feio o negócio: não foi retirado o cabeçote, mas pelo que pudermos ver, o comando ja era! Ta muito gasto. Ja posso imaginar o resto... enfim... vai ser colocado tudo novo (girabrequim, se alguem tiver um pra venda, com medida baixa, tenho interesse!)

3-Cambio: ja esta aqui comigo uma caixa de chevette 1.6 5 marchas, cl2205d, se não me engado. Encontrei por 400 mangos, ja com rolamento e colar (velhos) e alavanca completa. Agora, decidir entre Deep Tec e Adap Brasil.

4-Carroceria: depois de um lanterneiro condenar a carroceria, dizendo que a mesma não prestava pra nada, e de outro me cobrar um absurdo somente de mão de obra, encontrei um camarada aqui perto de ksa, que trabalha com o filho dele em um barracão bem pequeno onde tem até cabine de pintura. O cara disse que faz os reparos necessários, com a mão de obra da pintura do chassis e tudo, me entrega a carroceria alinhada e montada em cima do chassis, por R$ 3.500,00. O material, com tinta PU, ficou em mais 800. De chapa, mais 200. Achei meio caro, mas por falta de opção e por ver que o trampo do cara é de responsa e pelo prazo que me deu, fechei com ele. No máximo em 15 dias ja estará tudo por lá.

Enfim, enquanto isso, to sem jeep. Mas, pelo menos, to vendo que até o meio do ano, estará tudo aqui em ksa, faltando apenas os bancos (que serão reformados) e a parte elétrica, que foi removida com cuidado, más que nen sei se volta pro jeep denovo.

Logo, meu celular chegando da garantia, providencio as fotos!

No mais, até!

inaciocm
02/04/2014, 14:51
Pois bem, segue fotos!

01 - Pontas
02 - Laterais
03 - Laterais
04 - Caixa cl2205d

457518 457519 457521 457522

inaciocm
01/06/2014, 18:52
Olá...
Enfim, a reforma não andou nen 1 cm... rsrsrs... o chassis ainda não recebeu as molas, esta pronto, mas faltando a suspa. Tinha combinado de realizar o serviço na semana passada... não deu certo...
O motor, com todas as peças adquiridas (camisas, pistões, comando... tudo novo) tem mais de 2 meses que esta na retifica e ainda não foi montado.

Nesse tempo, quem mais queria ver o jeep pronto se foi... meu velho pai faleceu nesta sexta feira... e não viu nada do jeep finalizado...

Enfim... amanha vou tentar dar uma escapada do trampo e colocar as molas da toy, rebocar o chassi aqui pra casa e terminar o que era pra ser um projeto de pai e filho.

Abraço a todos, assim que eu tiver alguma novidade, posto por aqui.

tuna
02/06/2014, 11:06
Inácio, meus sentimentos pela perda, aposto que ele vai continuar acompanhando tudo e inclusive colaborando pra que tudo dê certo, força aí que vai sair coisa boa daí e com certeza deixar o velho orgulhos onde quer que ele esteja...

[]'s

inaciocm
10/07/2014, 22:50
Bem, vamos lá!
Busquei o Cj a aproximadamente 1 mês e desde então somente dor de cabeça.
O chassi esta com 3 medidas de comprimento diferentes (long. direita, central, long. esquerda), fora que, visivelmente, o eixo traseiro esta desalinhado em quase 1 cm.
O serviço não estava pronto e, para não ficar pior, resolvi retirar o jeep de lá e fazer o que der aqui em casa mesmo.
Falta corrigir as medidas no comprimento das longarinas (tem uma diferença de 3 cm de cada lado, um maior e um menor) e instalar a ultima travessa corretamente.
Amanha irei providenciar umas fotos...
O lado ruin é que estou com dois quartos cheios de peças (capota, gaiola reforçada, jogo de rodas, freios, escapamento, flanges... quase uma auto peças...) e mais algumas vão chegar semana que vem, como um kit flutuante HD (presenciei o "cair" da roda de um jeep e não quero correr o risco).
Meus planos é finalizar o trampo nesse fds e, semana que vem, rebocar o mesmo pra alinhar e finalizar esse etapa.

A boa notícia é a retifica do OHC ficou top, e o mesmo será montado na semana que vem.

A penúltima travessa, bem como a "V", foram trocadas contra a minha vontade. Não fiquei satisfeito com a qualidade do trampo, acabei buscando as velhas, recuperando (achei que ficou bom) e coloquei no lugar novamente.

De imprevisto, as molas estão batendo nas barras de direção. Terei que inverter a posição dos terminais, colocando os mesmos de cima pra baixo.

Devagar... mas indo... hahaha!!!

inaciocm
28/07/2014, 23:26
Opa...
Cambio terminado, montado com a flange da AdapBrasil (recomendo!)... aguardando a engrenagem do pino chorão ficar pronta pra poder montar tudo e pintar.
472325 472326

Ja coloquei os prisioneiros novos nos cubos traseiros e dei um grau no kit flutuante da HD 4x4...

472327 472329

No chassi, posicionei os suportes dos amortecedores de forma que todos ficassem na vertical... gostei da posição final dos mesmos... somente os suportes dianteiros deram um trabalhinho... acabei por abrir furos com a serra copo pra poder ter acesso os parafusos que fixam os suportes...
Estarei finalizando amanha a posição da ultima travessa e aquele problema das medidas diferentes...

472330 472331 472332 472333

O motor... se der tudo certo, recebo o danado zerado essa semana... não tirei fotos, mas o bloco e o cabeçote já estão montados, falta somente aquelas latas de cobertura da correia (estava quebrada em alguns lugares), coletor de escape e trocar os reparos do carburador. Amanha cedo tenho que levar um cotovelo da válvula termostática novo pq o que eu comprei quebrou na montagem, dae tiro umas fotos.

Inté...

juleymar
29/07/2014, 23:15
Opa !! Inaciocm , passeiaqui pra dar uma olhada , ta ficando bom esse trampo do conjunto caixa e reduzida , pretendo fazer um desses pro meu jeep, essas frange da ADAP párecem mito boas , diga essa caixa e de 5m ? vc trocou todos os rolamentos dela ? vc mensionou que espera a engrenagen da reduzida , vai por pino chorão rolamentado ? da ADAP tambem ?
valeu abraço .

inaciocm
30/07/2014, 11:47
Opa !! Inaciocm , passei aqui pra dar uma olhada , ta ficando bom esse trampo do conjunto caixa e reduzida , pretendo fazer um desses pro meu jeep, essas frange da ADAP párecem muito boas , diga essa caixa e de 5m ? vc trocou todos os rolamentos dela ? vc mensionou que espera a engrenagen da reduzida , vai por pino chorão rolamentado ? da ADAP tambem ?
valeu abraço .

Juleymar, bom dia!
Sim, o cambio é o de 5 marchas da uma Chevy 500, o mesmo do Chevette. Os rolamentos do cambio estavam todos muito ruins, faltando esferas, com folga... mas o restante do cambio estava bom. Acabei trocando todos os rolamentos pq tinha uma auto peças aqui na minha cidade com 40% de desconto em todas as peças... troquei todos por 150 reais.
A engrenagem da reduzida tive que tornear pra colocar os rolamentos, e o pino chorão tbm é da AdapBrasil... Deve estar pronto, ainda não fui buscar no torneiro... comprei junto com as flanges (reduzida e OHC). Veio com manual, e com os rolamentos do pino chorão, tudo certinho. O manual do cambio eu tenho aqui, se precisar...

Ontem finalizei o trampo no chassi, agora só falta alinhar. Antes, tenho que remover os munhões pra inverter o cônico dos terminais...

472500 472501

juleymar
30/07/2014, 22:04
Oi , beleza amigo , eu vou querer sim o manual desse cambio meu Email ( juleymar73@hotmail.com ) pois tenho dois desse aqui pra mexer , um vai pro meu atual jeep e o outro pra um projeto maluco que estou bolano aqui , jeep 66 canela fina , carroceria fibra motor AP diesel 1.6 turbo intercooler cambio de chevette 5m , o jeep um amigo achou essa semana, a carroceria foi cortada e o chassi foi alongado pra ser posto uma carroceria de F75 aqui se faz muinto dessa merda, uma pena esse 1966 e uma beleza, vou pegar ele num preço ate bom 5 mil e vou ver se vendo o motor pra um padre jipeiro aqui que esta querendo um bf 161 e a caixa 3m e reduzida vou passar pra um amigo e o resto vou aproveitar, o motor AP diesel a caixa de chevete e reduzida willys tenho aqui ja so falta as frange uma ap caixa de chevette e caixa chevette reduzida willys , dizem que esse ap diesel e muinto lerdo mais com uma turbina e uma caixa 5m fica economico e reduzido pra guenta subidas e uam quinta pra desenvolver na estrada e ele tem fama de ferver mais com o radiador do BF que refrigera ate Sprint MWM 2.8 o Apzinho nao esquenta nao.
acompanhando aqui
abraço.

inaciocm
31/07/2014, 09:48
Juleymar, ja te enviei o manual da caixa...

antonio umino
31/07/2014, 10:01
Juleymar, ja te enviei o manual da caixa...

Inacion... se puder me mandar o manual agradeço.

antonio.umino@yahoo.com.br

grato.
abçs

tuna
31/07/2014, 12:05
472326

Inácio, tira uma dúvida, essa foto aí está em negativo não é? cadê o encaixe do motor de arranque do OHC? Parece que tá do lado esquerdo...

[]'s

inaciocm
31/07/2014, 20:04
Inácio, tira uma dúvida, essa foto aí está em negativo não é? cadê o encaixe do motor de arranque do OHC? Parece que tá do lado esquerdo...

[]'s

Não, ta normal mesmo... esta faltando a flange (AdapBrasil) que vai na capa seca do chevette pra plugar no OHC. Ela deve ser colocada no motor primeiro. Tenho ela aqui, vou "simular" a montagem e depois coloco uma foto...
Ah, levei os munhões pra inverter os furos dos terminais, mas ja era quase 18:00... o trampo começa só amanha... aproveitei e peguei a engrenagem da reduzida, ja coloquei os rolamentos e o pino chorão. Ficou Top! Ja posto fotos...

juleymar
31/07/2014, 21:52
Inacio , esta aqui no meu Email o arquivo estou baixando ele agora , muinto obrigado
quando for mexer na minha caixa vou pedir umas dicas tipo como vc faz tiro aqueles aneis que nao tem encaixe pros alicates de trava? se não for incomodo,
esse trampo do pino chorão estou doido pra fazer parece que fica bom de mais , ja ate comprei ele esta aqui faz mais de ano mais como não tenho tempo vai ficando...
me diz vc usou os rolamentos que veio no seu pino ou comprou outro melhor? ?

inaciocm
01/08/2014, 12:39
Inacion... se puder me mandar o manual agradeço.

antonio.umino@yahoo.com.br

grato.
abçs

Antônio, tbm te enviei o manual, ok?
Inté+

inaciocm
01/08/2014, 13:00
como vc faz tiro aqueles aneis que não tem encaixe pros alicates de trava?

Olha, eu tive que comprar dois alicates para aneis, ambos para abrir. Um de pontas e outro chato... Segue fotos...
472759

Esse maior é o que vc mais vai utilizar... se vc não tiver um desse, compre um modelo menor que esse que comprei, assim vc sofre menos... rsrs...

Se não for incomodo, esse trampo do pino chorão estou doido pra fazer parece que fica bom de mais , ja ate comprei ele esta aqui faz mais de ano mais como não tenho tempo vai ficando... me diz vc usou os rolamentos que veio no seu pino ou comprou outro melhor? ?

Utilizei os rolamentos que vieram no kit, e não conferi a marca dos mesmos...
No meu caso, não tive necessidade de utilizar arruelas de encosto na engrenagem pq o kit vem com umas buchas pra serem instaladas na caixa, nos orifício por onde passa o pino chorão. Passei um veda junta só pra garantir... Veio com um pequeno manual indicando a quantidade que deve ser usinada em cada alojamento dos rolamentos...

472763 472764 472765 472766

inaciocm
01/08/2014, 13:09
cadê o encaixe do motor de arranque do OHC? Parece que tá do lado esquerdo...

Tuna, segue as fotos da flange e do cambio...

472768 472769 472770 472771

tuna
01/08/2014, 15:44
Beleza heim? muito bem feita a peça :concordo:

[]'s

Ian Jeep
01/08/2014, 22:54
Muito caprichado, parabéns.
Vai me servir como projeto base, compartilhamos das mesma ideias de modificações para o jeep. Como vc saiu na frente, vai deixar o manual de instruções aki pra mim!

Acompanhando.

juleymar
05/08/2014, 23:08
Olha, eu tive que comprar dois alicates para aneis, ambos para abrir. Um de pontas e outro chato... Segue fotos...
472759

Esse maior é o que vc mais vai utilizar... se vc não tiver um desse, compre um modelo menor que esse que comprei, assim vc sofre menos... rsrs...

No meu caso, não tive necessidade de utilizar arruelas de encosto na engrenagem pq o kit vem com umas buchas pra serem instaladas na caixa, nos orifício por onde passa o pino chorão. Passei um veda junta só pra garantir... Veio com um pequeno manual indicando a quantidade que deve ser usinada em cada alojamento dos rolamentos...

Inacio , valew muito elas dicas , meu pino rolamentado não veio arruela de encosto !! mais eu comprei as arruelas da reduzida essas serven ner ,
parabens ta ficando bom D+ !!

inaciocm
22/08/2014, 22:08
Ok, atualizando....
Tive que trocar o tubo da coluna de direção...
Comprei um tubo de 1,1/2" com parece de 2mm, mandei abrir o interno pra alojar o rolamento da coluna de direção, bem como é o tubo original. O que eu tinha tava bem detonado... Saiu por 30 mangos, o tudo e o trampo do torneiro...

475000 475001 475002

Foi realizado também a inversão dos furos cônicos dos terminais de direção... Montei de qualquer jto mesmo, pq depois de pintar tudo, vou desmontar pra fazer a montagem final...

475003 474994474995

O cambio recebeu uma "pintada"...

474996

Amanha cedo vou rebocar o chassi pra receber o fundo e a pintura.
Analisando pela ultima vez hj, aquela travessa dianteira estava solta, tive que refazer a solda dos pontos...

474997

Acho que é isso... O motor esta pronto, só falta trocar os reparos do carburador e dar um grau no radiador, pq o restante esta pronto.

Só uma duvida: na t-case existem uns furos de passagem de oleo (marcados na foto). Eu tampei os mesmos, tendo em vista que a flange da AdapBrasil é totalmente lisa, sem nenhum furo pra passagem de oleo lubrificante. Tem algum problema deixar os furos tapados?

474998

tuna
22/08/2014, 22:46
Inácio, essa ligaação da direção (tie rod) é definitiva ou provisória? Porque o correto será ligar o pitman ao munhão mais distante para evitar o bumpsteer...

[]'s

inaciocm
22/08/2014, 23:56
Fala Tuna...
Cara, essa dae por enquanto é provisória. Preciso fazer novas barras de direção, e pretendo fazer como o Elmer fez no Prateado (olhal separado do terminal).
Essa barra menor antes era ligada na roda direita, acabei tendo que mudar pq a porca do terminal pegava no amortecedor...
Até que estaja andando, vai ficar assim...

Sobre a t-case, sabe algo sobre aqueles furos?

tuna
23/08/2014, 20:31
Inácio, sem problema tampar os furos de comunicação, a minha também está tampada...

[]'s

DinoGuimaraes
09/09/2014, 00:41
caro amigo Inacio,
preciso de uma ajuda urgente, comprei o tal do pino com rolamento, e nao tem manual, o cara da loja diz q nao precisa de manual, enfim, abri hje 14mm de cada lado e entreguei na mao do mecanico....
se vc ou alguem puder indicar a profundidade de ambos os lados, agradeceria demais, pois como disse ta com 14mm e nao tenho ideia se a medida ta correta....
nao precisa nem do manual, basta dizer a profundidade,
grato

472759

inaciocm
09/09/2014, 08:02
caro amigo Inacio,
preciso de uma ajuda urgente, comprei o tal do pino com rolamento, e nao tem manual, o cara da loja diz q nao precisa de manual, enfim, abri hje 14mm de cada lado e entreguei na mao do mecanico....
se vc ou alguem puder indicar a profundidade de ambos os lados, agradeceria demais, pois como disse ta com 14mm e nao tenho ideia se a medida ta correta....
nao precisa nem do manual, basta dizer a profundidade,
grato

Amigo, bom dia!
Se seu kit for da AdapBrasil, a usinagen é diferente de cada lado devido ao uso das buchas. Se não me angano, no lado menor rebaixa 14mm e do lado maior 19mm. Ja o diametro do rolamento é o mesmo dos dois lados. Estou no trampo, mas por volta do meio dia estarei em ksa e te envio as medidas, ok?

DinoGuimaraes
09/09/2014, 08:29
Amigo, bom dia!
Se seu kit for da AdapBrasil, a usinagen é diferente de cada lado devido ao uso das buchas. Se não me angano, no lado menor rebaixa 14mm e do lado maior 19mm. Ja o diametro do rolamento é o mesmo dos dois lados. Estou no trampo, mas por volta do meio dia estarei em ksa e te envio as medidas, ok?

Agradeco a sua rapidez, meu kit nao e adapbrasil, meu kit e dakele outro em q a porca fecha dentroe nao por fora como o seu..... Mais acredito q as furacoes sejam as mesmas no carretao.....
Fiz as duas com 14, qualquer coisa aumento a maior em mais alguns mm
Grato amigo

inaciocm
09/09/2014, 17:13
Agradeco a sua rapidez, meu kit nao e adapbrasil, meu kit e dakele outro em q a porca fecha dentro e nao por fora como o seu..... Mais acredito q as furacoes sejam as mesmas no carretao.....
Fiz as duas com 14, qualquer coisa aumento a maior em mais alguns mm
Grato amigo

Dino, segue o manual da AdapBrasil... Não sei se essas medidas podem ser utilizadas no seu kit, pq como vc disse, ele é diferente. Se servir, beleza!

476924 476925

DinoGuimaraes
09/09/2014, 20:43
Precisando da gente de um grito....
Grato

inaciocm
20/09/2014, 18:46
Sem muitas novidades...
O jeep segue na lanternagem para receber sua cor original, Turquesa Laguna. Acredito eu que vai combinar com a capota Bege...
O motor esta pronto, falta apenas a correia do alternador, e só não esta comigo pq não tenho como descer ele aqui em ksa.
A reduzida recebeu um trato, e esta prontinha.

477984

Ah, pra me ajudar futuramente, comprei um kit de flangeador de tubos, bem completinho, com os acessórios para fazer o flangeamento duplo. A próxima ferramente é um alicate para fazer as curvas.

477985

Enfim, agora é aquela etapa de depender dos outros... e esperar a boa vontade dos mesmos...
Assim que sair alguma coisa do forno, notifico.

Bom fds e boas trilhas, pra quem tem jeep... :neutral:

juleymar
20/10/2014, 23:12
Ola amigo Inaciocm , essa cor que vai pintar o jeep e muinto bonita , apesar que vou pintar o meu de amarelo grã prix ( nao sei quando ) acho fascinante essa cor , talvaez ate la eu mude de ideia rsrsrs
abraço e acompanhando.

gabrielrg
21/09/2016, 01:27
Inacio. como ficou o Jeep?

inaciocm
14/12/2016, 13:36
Inacio. como ficou o Jeep?

cof... cof... cof...
Rapaiz... faz tempo ein... desde 2014...

Mas... enfim... ficou pronto! Consegui finalizar em outubro deste ano!

Nesse tempo mudei de cidade (por conta do trampo), virei pai, quase vendi o jeep duas vezes.. mas...

Tenho fotos de tudo que fiz em casa mesmo (freios, flutuante, motor que tive que refazer o cabeçote sem nen mesmo funcionar...).

Roubaram meu antigo celular com muita coisa boa... mas, o que tenho salvo, vou postar aqui meio que na ordem. Isso será mais à noite... hehehe...

Ja tive problemas com o cambio (encavalou a quinta), mas tenho um jeep sem vazamentos! AdapBrasil e Loctite estão de parabéns!

tuna
15/12/2016, 10:12
Cadê? :pipoca: :pipoca:

[]´s

hercilio.neto
15/12/2016, 10:16
É mesmo.
Cadê as fotos?

inaciocm
19/12/2016, 13:14
Boa tarde, senhores!
Ta ae... essa é uma previa. Quero postar as outras fotos por etapas, até a finalização, mas nessa correria de final de ano... vou postando quando der.
Tentar trazer o hd aqui pro serviço e ir postando na hora do almoço mesmo.
Falta ligar os faróis de neblina e alguns outros acessórios, mas o jeep em si esta pronto!

tuna
19/12/2016, 13:39
Boa tarde, senhores!
Ta ae... essa é uma previa. Quero postar as outras fotos por etapas, até a finalização, mas nessa correria de final de ano... vou postando quando der.
Tentar trazer o hd aqui pro serviço e ir postando na hora do almoço mesmo.
Falta ligar os faróis de neblina e alguns outros acessórios, mas o jeep em si esta pronto!

Show :palmas::palmas::palmas:

[]´s

inaciocm
20/12/2016, 12:46
Voltando no tempo...
Fotos do motor que foi retificado por inteiro e ficou quase um ano na oficina, aguardando o restante do Jeep.

inaciocm
20/12/2016, 12:57
Entao foi o seguinte...
Depois de mais uma briga com o lanterneiro enrolado, mudei de oficina e consegui ver um andamento na lanternagem.

inaciocm
20/12/2016, 13:04
Essa mudança foi em dezembro de 2014 e, em Janeiro, o Sr. Antonio, que havia contratado para fazer a lanternagem, foi afastado por problemas no coração e acabou me devolvendo o Jeep sem terminar o trabalho. Entendi a situação dele que, de tão grave, veio a falecer em 2015...
Enfim... em Janeiro de 2015, não sobrou alternativa e acabei retornando com o Jeep para a primeira oficina que iniciou os trabalhos de desmontagem... nesta foto, foi como chegou em Janeiro.

inaciocm
20/12/2016, 13:10
Mãos à obra!
540804

Recuando a caixa de roda. Não tinha solda MIG...:parede:

540805

Montagem da pedaleira e fechamento dos buracos dos pedais originais...

540806

540807

540808

inaciocm
20/12/2016, 13:20
Nesse tempo, levei o cambio pra testar o acoplamento com o motor e ver como ia fazer com o motor de partida, que continuaria sendo o BOM E ORIGINAL do OHC.

540809

540810

Pronto... interferência! Rsrsrs

540811

Já em casa, cortar e recortar até entrar! :bananadança:

540813

540815

540816

540817

540818

540819

inaciocm
21/12/2016, 12:45
Continuando...
Ainda sem o cambio, colocamos o motor no chassis e jogamos a carroceria pra tirar algumas medidas e fazer o recorte no assoalho onde ficaria o amortecedor traseiro, que mudou de posição.
540877

Suporte da pedaleira...

540878

Recorte de onde ficaria o amortecedor traseiro, que agora ficou na vertical!

540879

Tirados as medidas necessárias, saiu a carroceria, jogamos um preto no chassis e instalamos motor, cambio e t-case para modificar o sistema de escapamento e retirar as medidas dos eixos cardans.

540880 540881 540882 540883 540884

Com as medidas dos cardans, fui pra casa cortar os mesmos pra facilitar e evitar cagadas do torneiro.
Este central e do lado esquerdo foram cortados e viraram o dianteiro, mais comprido. O do lado direito foi encurtado e virou traseiro. SHOW!

540885

inaciocm
21/12/2016, 13:01
Ok... levei o Jeep pra casa!]
Hora de montar o sistema flutuante, escapamento, revisar diferenciais, trocar retentores... enfim, deixar pronto pra receber a lataria!

540886 540887 540888 540889 540890 540891 540892 540893 540894 540895 540896 540897 540898 540899 540900 540901

inaciocm
21/12/2016, 13:10
Essa fase foi bem complicada... recebi uma proposta pra trabalhar em outra cidade, distante 200 km de onde o Jeep estaria. Folgando somente um dia na semana, virou uma correria só...
Enfim...
O dia que reboquei ele pra receber a lataria...

540902

...e os primeiros trabalhos...

540903 540904 540905 540906 540907 540908

inaciocm
21/12/2016, 13:13
Hora da pintada! :torcendo:

540910

inaciocm
21/12/2016, 13:26
Em casa... de forma definitiva (o Jeep, pq eu ainda estava morando fora...rsrs)
540912 540913 540914 540915

Na mesma noite...na minha unica folga da semana...

Esta capota (Pissoletro) me deu uma surra por dois motivos: veio sem manual e faltando algumas pecinhas que só percebi depois de baixar um manual aqui no Forum. Como ainda tinha uns itens da minha antiga capota fixa, consegui montar a mesma de forma satisfatória.

540916 540917 540918 540919

jeep8
22/12/2016, 14:38
Caro Inacio os pedais suspensos que aparecem nas fotos são de que carro?
agradeco

inaciocm
29/12/2016, 12:42
Caro Inacio os pedais suspensos que aparecem nas fotos são de que carro?
agradeco

Amigo... optei em comprar o kit da Akebil. Ja veio completo, com reforços e etc. Recomendo.
Os pedais dizem eles que são originais, talvez o modelo...não sei.
Mas as borrachas dos pedais são da f-1000 se não me engano.

inaciocm
22/03/2018, 21:33
Caramba...2016?????
Vamos por partes....

Depois destas fotos ae, eu que estava morando 300 km distante do local onde o Jeep se encontrava, e folgando somente um dia na semana, o projeto deu uma atrasada. Más, mesmo assim, terminei o Jeep sozinho, na garagem mesmo. O coitado só saiu pra ligar os faróis e lanternas, pq nessa parte eu apanhei...:putz:

556841 556842 556843 556844

Sistema de freio à disco nas quatro rodas. Tudo revisado e novo, até hj somente um flexível dianteiro deu problema. Os tubos de freio estão presos ao chassis por abraçadeiras de inox. O chicote elétrico segue o mesmo padrão.

inaciocm
22/03/2018, 21:44
Direção
O sistema de direção permaneceu original. Em janeiro desta ano, 2018, ocorreu a quebra do eixo sem fim e, por sorte, bem na porta da oficina que fez a reforma da lataria. Acabei colocando um sem fim novo que encontrei em uma loja aqui na cidade, más ja resolvi que o sistema original, que tanto me atendeu, vai dar lugar a um sistema hidráulico, certamente da linha VW, devido à custos.
Mesmo não tendo fotos da adaptação, foi instalado sistema high steer no sistema original, pois os terminais estavam estragando muito rápido e o cônico de um dos munhões, que foi invertido o furo, acabou soltando uma bucha que foi colocada. Enfim....acabei optando por mudar e colocar um high steer.
Aqui uma dica: eu optei por produtos da HD 4X4, más tem um detalhe importante. O high steer deles não foi projetado pra quem utiliza os amortecedores na posição original, o reforço e uma parte do high pega no amortecedor. Acabei tendo que remover uma parte do kit pra ficar 100%. O da AdapBrasil é meio curvo, justamente pra "abraçar" o amortecedor. Não que o produto da HD tenha defeito, mas pra quem ainda possui o amortecedor na posição original, vai ter que mudar algumas coisinhas pro jipe virar tudo pra um lado e outro. Fora isso, recomendo 100%!!!
As barras acabei optando por fabricar em material mais reforçado. O amortecedor de direção é o da Band.

Sergioporto
22/03/2018, 21:55
Caramba...2016?????
Vamos por partes....

Depois destas fotos ae, eu que estava morando 300 km distante do local onde o Jeep se encontrava, e folgando somente um dia na semana, o projeto deu uma atrasada. Más, mesmo assim, terminei o Jeep sozinho, na garagem mesmo. O coitado só saiu pra ligar os faróis e lanternas, pq nessa parte eu apanhei...:putz:

556841 556842 556843 556844

Sistema de freio à disco nas quatro rodas. Tudo revisado e novo, até hj somente um flexível dianteiro deu problema. Os tubos de freio estão presos ao chassis por abraçadeiras de inox. O chicote elétrico segue o mesmo padrão.
Amigo,boa noite.
De qual carro são as pinças com freio de mão ? Parece que são reforçadas e com pastilhas grandes.Te agradeço esta informação.

Sérgio

inaciocm
22/03/2018, 21:56
Motor
Aqui o treco pegou. O jipe nen estava pronto e ja deu problema: a retifica, quando foi montar o cabeçote com todas as peças novas, acabou não checando se as válvulas estavam encostando na sede. Resultado: mesmo sem funcionar devido a falta de compressão, tive que remover o cabeçote novamente. Foi feito um trampo nas válvulas e ficou Ok. Tive problemas com sujeira no tanque de combustível e radiador, devido ao longo tempo de reforma. O tanque foi lavado e o radiador não teve outra solução a não ser trocar por outro novo.

556846

Este pequeno furinho acabou me fazendo remover o cabeçote novamente no final de 2017. O coletor de admissão possui uma galeria de agua que acabou corroendo e permitiu o motor rodar sem agua por um determinado tempo. Ao analisar o cabeçote, percebi que os retentores de válvula não estavam ficando presos em seus devidos lugares, subindo junto com as válvulas e fazendo o motor queimar muito óleo. Resultado: tive que raspar os pistões com uma espátula para remover a casca que tinha formado. Tudo montado, coletor substituído por outro de uma F75 83 zerado e... 100%.
Hoje estou apanhando com um defeitinho chato, que creio ser algum detalhe no solex H40, mas o motor esta, ainda, como novo: não vaza e ainda não fuma. Ganhei um 3E de uma A20, e penso em fazer a adaptação. Más antes disso, teremos a direção hidráulica.

inaciocm
22/03/2018, 22:15
Cambio...
Outra história.... como sabem, coloquei o cambio do cl2205. O mesmo me atende bem e casou certinho nas flanges e no jeep, ficando com o escalonamento bem legam com o giro do motor.
Na primeira vez que resolvi soltar o jeep na rodovia, ele encavalou a quinta marcha. Acabei forçando até quando deu e a embreagem acabou patinando e tive que rebocar até em casa. No outro dia, forçando bem a alavanca, consegui destravar o cambio e até ae tudo bem. Porém, certa vez, indo pro casório do meu irmão, um forte tranco: uma das molas do disco de embreagem tinha escapado. Removi o cambio, troquei o disco (que era novo) e resolvi abrir o cambio, que além de ter encavalado, tinha mania de escapar a quarta marcha.
Identifiquei que a trava do sincronizado da quinta tinha escapado por ter sido mal colocada (erro meu) e a quarta escapava devido a um detalhe to tampão que segura a esfera do garfo seletor: o mesmo estava muito alto. Rebati ele mais e ficou ok. Esta assim até hj.

556847 556848

inaciocm
22/03/2018, 22:16
Enfim....Vou tentar retomar a rotina aqui no fórum, participando mais...
Hoje o jeep esta como nessa foto aqui, que inclusive, foi feita em Janeiro deste ano e o coitado ainda não viu agua rsrsrs

556849 556850

inaciocm
23/03/2018, 00:43
Amigo,boa noite.
De qual carro são as pinças com freio de mão ? Parece que são reforçadas e com pastilhas grandes.Te agradeço esta informação.

Sérgio
As pinças dianteiras são da Kombi, ja as traseiras são do Kadet, com freio de mão.

inaciocm
29/03/2018, 22:59
Segue as fotos do sistema de direção atual...
557057 557058 557059 557060

Lopes
25/09/2018, 19:52
Boa noite Inacio, qual cabo de embreagem vc esta usando? no meu caso estou adaptando na F-75,comprei tudo da Adap.

jeep8
27/09/2018, 13:57
Caro Inaciocm quais as vantagens do coletor de escape do f-75 83? melhora o desempenho? precisa alguma adaptação?
abracos

inaciocm
09/10/2018, 21:09
Boa noite Inacio, qual cabo de embreagem vc esta usando? no meu caso estou adaptando na F-75,comprei tudo da Adap.

Amigo, boa noite...
Então... estou usando o cabo de embreagem que veio com o kit de pedaleira que comprei na Jipebras. Ao que tudo indica, é o cabo original do Jeep que saiu com esse tipo de pedaleira (os últimos).
Mas tive que fazer uma adaptação pra prender o conduite do cabo pq quando reformei o chassi tive que substituir as duas laterais e acabou que os suportes que vieram no kit não serviram. Vou tirar umas fotos do que foi feito e coloco aqui.

inaciocm
09/10/2018, 21:15
Caro Inaciocm quais as vantagens do coletor de escape do f-75 83? melhora o desempenho? precisa alguma adaptação?
abracos

Cara... o coletor que troquei foi o de admissão, pq o original acabou sendo corroído pela água. Como encontrei uma F75 que estava sendo desmontada, comprei o coletor, caixa de filtro de ar e a mangueira do filtro que a muuuuuuito tempo vinha procurando e não encontrava com um preço bom.
Sobre melhorar o desempenho, dizem que o coletor de escape da Ranger, aquelas primeiras, 97 se não me engano, é mais bem dimensionado, o que acaba melhorando o funcionamento. No mercado livre tem alguns modelos dimensionados pra venda tbm, pra Jeep, Maverick, F75, todos com motores OHC.

marcelolopes71
30/01/2019, 13:06
sou novo aqui no 4x4 brasil, seu jeep metras muitas recordações muito boas, parabéns !!!

inaciocm
03/02/2019, 12:37
sou novo aqui no 4x4 brasil, seu jeep metras muitas recordações muito boas, parabéns !!!

Valew, Marcelo! Tive muitos bons momentos nesse Jeep quando meu pai ainda estava vivo.
Tudo vem na cabeça quando alguém pergunta: "se fosse pra vender, valia quanto?" Eu apenas paro e lembro de tudo...e chego a conclusão que este carro velho, barulhento, desconfortável, sujo, nunca vai ter valor a não ser pra mim!

Bem vindo ao 4x4Brasil!