PDA

Ver Versão Completa : Alarme Sonoro



Augusto Braga
26/11/2005, 16:02
Pessoal, o Jpx saiu de fabrica com alarme sonoro para nivel baixo de agua no sistema de arrefecimento e, tb para super-aquecimento.Depois que o Michel da Automix postou aqui o esquema eletrico , pude colocar este alarme´para funcionar, pois no meu Jota estava ligado errado e com um fio interrompido. A verificação do funcionamento é simples: primeiro veja se estão chegando tres fios no sensor instalado no reservatorio de expanção, devem tb chegar dois fios no sensor de temperatura. Para se testar o alarme de falta dàgua, deve se retira-lo do reservatorio e ligar a chave , tendo cuidado com os terminais , que são frageis. O sensor sai apos roda-lo, no meu caso tive que tirar os terminais, pois o chicote é curto. Para se testar o de super aquecimento, tem que desconectar os terminais ligados ao sensor de temperatura e ligar direto pra massa, lembrando que na hora de recolocar no lugar se estiverem invertidos o marcador não vai funcionar. Como tem uma entrada sobrando no alarme, fiz um alarme para pressão de oleo tb, se alguem quiser fazer , posta msg aqui que explico. Abrs

ricardolm
28/11/2005, 18:03
Ola Augusto, beleza?

O meu nao posso fazer pois meu reservatorio foi trocado por um transparente (para facilitar a visualizacao do volume de agua), quanto a pressao do oleo eu coloquei um medidor de pressao da cronomac, mas sem alarme, vc tem esta configuracao com alarme?

[]s

Augusto Braga
29/11/2005, 19:59
Ricardo, Eu tenho visto a troca do reservatorio pelo do gol quando o original fura. Este motor tem mangueira pra tudo que é lado, por isto acho importante manter o sensor de falta de agua, pois pode furar uma delas. Se VC ainda tem o original em bom estado, vale a pena recolocar . Se Vc não quiser colocar e, tiver o sensor de bobeira em casa, tem um amigo meu querendo. Quanto ao alarme de pressão de oleo, é muito simples de fazer, desde que tenham deixado tb a luz de pressão de oleo funcionando, diz se positivo que Eu te dou a dica, Vc mesmo pode fazer. Abrs

ricardolm
30/11/2005, 08:53
Ola Augusto, eu comprei meu jota ja com este reservatorio, quanto a luz do oleo, sim esta funcionando :D

[]s

Augusto Braga
01/12/2005, 19:24
Ricardo,primeira coisa é Vc achar a sirene de alarme: Tira fora a saida de ar para o motorista no painel, é só empurrar de dentro para fora e retirar o mangote que canaliza o ar. Olhando pelo buraco que ficou em direção a lateral , Vc vai ver uma caixinha quadrada com 4 terminais para ligação, o fio mais proximo ao motor é o positivo, os outros tds negativos, Vc deve encontrar um terminal negativo sem nada ligado. A ligação p/ o alarme de pressão de oleo consiste em ligar o fio terra que chega na lampada de pressão de oleo tambem neste terminal vago, fazendo um By-pass. Mais como a alimentação do positivo da sirene independe de ligar a chave, o alarme fica tocando direto quando o motor para, por isto precisa isolar este positivo que chega na sirene e, conseguir um que tenha corrente só com a chave ligada. Eu fiz pelo mais facil, puxei derivação do positivo que alimenta a mesma lampada, assim quando se liga a chave e, ate se ter pressão de oleo, a sirene toca, não é um som alto, é um som intermitente. Abrs

ricardolm
02/12/2005, 08:52
Show de bola!,

Na realidade vc transformou a lampada de alerta em lampada + alarme sonoro!


Cool!! :concordo: :concordo: :concordo:

Valeu! :D