Ver Versão Completa : CJ5 Willys 1961 Marelão.
fabriciosimonini
21/01/2014, 11:10
447764
Jeep Willys 1961, adquirido para início do projeto.
fabriciosimonini
21/01/2014, 11:31
447767
Apesar do Jeep estar montado e rodando, dá pra perceber o péssimo estado da carroceria, com vários amassados e arranhões... sem falar no gosto duvidoso do antigo proprietário que após uma trilha, resolveu pintar os dois diferenciais, os quatro feixes de mola bem como os amortecedores, de laranja, por cima do barro :shock::shock::shock:.
Legal, mais um tópico bacana, conta a história da viatura aí Fabrício, vou acompanhar por aqui.
[]'s
Robertux
21/01/2014, 15:29
Marelão? Não seria Zulão?
Roberto, isso era no começo, pelo que sei, o jeep já está reformado e amarelo...
[]'s
fabriciosimonini
22/01/2014, 10:54
Valeu Tuna! acompanha ai! um pouquinho por dia eu vou atualizando o tópico mostrando a reforma, que ainda não acabou rs... , sempre tem alguma coisinha para acrescentar ou melhorar, você com certeza sabe como é !!!
Abração!!! :concordo:.
fabriciosimonini
22/01/2014, 11:03
Pois é Roberto, ele começou Zulão e agora, como o tuna explicou, está "Marelão". Como eu estava muito envolvido com a reforma, pois, eu fiz pessoalmente quase tudo, menos a pintura e parte da elétrica, estou postando somente agora as fotos e desenvolvimento do projeto!
vai acompanhando ai, que ainda tem umas 100 fotos para postar!!!
Abração!!!
fabriciosimonini
22/01/2014, 11:29
447938 447939
Mais fotos de quando o Jeep chegou.
Na primeira dá pra ver os para-lamas dianteiros cortados, ou melhor, bem mal cortados e amassados.
Na Segunda foto repare no grande amassado na lateral esquerda e a inclinação do Jeep p/este lado.
Motivo: assoalho em mal estado que amassou e cedeu com o peso do antigo dono, formando uma "lombada" próxima aos pés do condutor, junto ao suporte que sustenta a carroceria.
fabriciosimonini
22/01/2014, 11:48
447943 447944
Inicio da desmontagem, sem o quadro do parabrisa e radiador.
Na segunda foto, retirada da tampa da transmissão que estava fixada apenas com alguns parafusos p/ posterior retirada da carroceria por cima, sem mexer nas alavancas de câmbio, tração e reduzida.
fabriciosimonini
23/01/2014, 15:46
448106 448107
Retirando a ignição eletrônica, bobina e reservatório de água do radiador junto a parede corta fogo, estava tudo muito empoeirado...
Suporte do banco do motorista já retirado da Carroceria. Reparem no tanque de combustível do Jeep atrás do banco... o antigo dono adaptou um tanque de 20 L usado em motores de popa em barcos, e prendeu com cintos de segurança :shock:.
Com o Jeep em movimento, vazava combustível pelo "respiro", que era um furo na tampa, o cheiro de gasolina era muito forte! :???:...
fabriciosimonini
23/01/2014, 16:00
448110 448111
Algumas peças retiradas, minha pequena bancada cheia de trecos, e o merecido descanso depois de encerrado o expediente.
fabriciosimonini
23/01/2014, 16:49
448119 448120
Powertrain retirado para revisão, troca de embreagem, troca do pino chorão por pino com rolamentos, novas buchas e retentores, todas as juntas e fluído da T.Case.
também abrir espaço p/ a esmerilhadeira angular entrar em cena, retirando uma infinidade de chapinhas sem função aparente, unidas ao chassi por solda, de forma lastimável e grosseira !!!
Uso de removedor para retirar a tinta laranja das molas, diferenciais, pinças de freio dianteiro e tambores traseiros.
Esta etapa levou cerca de 3 meses, trabalhando das 17:00 às 23:00h mais ou menos, 5 dias por semana, mais muito feliz...:-D.
fabriciosimonini
24/01/2014, 17:44
448245448248
Algumas peças já pintadas: bobina, módulo da ignição, hidrovacuo, suporte do reservatório de fluido da D.H, mini compressor da buzina, "unhas" do quadro do para-brisa.
Dobradiças do capô, suporte do quadro do para-brisa, já devidamente cromados, coluna de direção, volante que "originalmente" era laranja, agora pintado de alumínio opalescente, barra de direção pintada de preto (liga a coluna de direção à caixa de direção ZF), haste do acelerador e retrovisores.
fabriciosimonini
24/01/2014, 17:57
448252
A cima na imagem, pedaleira (GM) e suporte da bateria já pintados de preto.
fabriciosimonini
28/01/2014, 15:45
448716 448728
Tinta laranja :screwy: :screwy: :screwy:, removida do diferencial, feixes de mola dianteiro, diferencial e feixes de mola traseiro.
Depois de remover a camada sobreposta de pintura e barro, dado um trato com esmerilhadeira angular em todas as soldas mal feitas e retirado várias chapinhas inúteis, chegou a hora de mandar o chassi p/ jateamento e pintura, agora eixos e chassi somente na cor preta.
fabriciosimonini
28/01/2014, 16:08
448731 448733
Chassi, eixos e feixes de mola pintados em preto.
fabriciosimonini
28/01/2014, 16:33
448747 448748
Trem de Força já montado no chassi, motor A.P 2.0, câmbio Clarck 4m - 260-F (G.M C-20), caixa de tração e reduzida Willys totalmente refeita.
Trocadas todas as mangueiras de arrefecimento, correias, prensadas novas mangueiras para a caixa de D.H (ZF) que também foi refeita.
Motor de partida novo, mangueira e filtro de gasolina, filtro de ar novos.
fabriciosimonini
28/01/2014, 17:32
448754 448762
Tanque de combustível feito sob. medida em chapa de aço, preso por 4 parafusos ao chassi.
Pescador independente posicionado na lateral traseira esquerda.
Bóia da GM D-20, para posteriormente trabalhar em conjunto com indicador de nível de combustível Cronomac.
Na foto á direita já dá pra ver a tubulação de cobre p/ fluído de freio e flexível já instalado nos tambores de freio traseiro.
vavarusso
29/01/2014, 08:39
Fabricio parabéns pelo bom serviço. Sim, vc estar usando espaçadores de roda?
fabriciosimonini
29/01/2014, 10:27
Fabricio parabéns pelo bom serviço. Sim, vc estar usando espaçadores de roda?
Valeu Vavarusso, sim o Jeep está com espaçadores de roda de 5 cm, que já vieram com ele quando comprei, são maciços e feitos no torno. Nada de espaçadores "Ocos", cujo os discos são unidos por solda :screwy:.
Espero ter esclarecido a sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar, continue acompanhando o Tópico que tem muito material para ser postado.
Abraço!
fabriciosimonini
29/01/2014, 11:49
448872 448873
Os discos e pinças de freio dianteiro já instaladas, pintadas em Alumínio Opalescente após remoção da tinta laranja.
Tubulação de cobre do freio dianteiro e traseiro subindo para alcançar o cilindro mestre e hidrovácuo (G.M Opala) instalados após a montagem da nova carroceria.
Na segunda imagem, o Motor A.P que ganhou tampa de válvulas e tampa da polia superior da correia dentada cromadas, dando um upgrade no visual :concordo:.
fabriciosimonini
29/01/2014, 12:15
448874 448875
Towbar já pintado em preto, no fundo carroceria de fibra aguardando montagem e pintura.
Alvancas da e tração e reduzida também pintadas em preto, linha de combustível e filtro instalados na longarina (esquerda).
vavarusso
29/01/2014, 14:12
Valeu Vavarusso, sim o Jeep está com espaçadores de roda de 5 cm, que já vieram com ele quando comprei, são maciços e feitos no torno. Nada de espaçadores "Ocos", cujo os discos são unidos por solda :screwy:.
Espero ter esclarecido a sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar, continue acompanhando o Tópico que tem muito material para ser postado.
Abraço!
Obrigado, já estou acompanhando. Espaçadores em aluminio? Só nas rodas traseiras? Meus pneus traseiros pegam um pouquinho nas caixas de rodas e os dianteiros tive que diminui o esterçamento
fabriciosimonini
29/01/2014, 18:08
Obrigado, já estou acompanhando. Espaçadores em aluminio? Só nas rodas traseiras? Meus pneus traseiros pegam um pouquinho nas caixas de rodas e os dianteiros tive que diminui o esterçamento
Valeu Vavarusso! não são de alumínio não, os espaçadores foram feitos a partir de "bolachas" de ferro, instalados nas 4 rodas. Acredito que os espaçadores de alumínio vendidos na forma de kits não teriam a mesma resistência que os meus, lembrando que uso pneus 33" com rodas 15"X12" na traseira e 15"X10" na dianteira, com 12 libras de pressão, são bem "pesados".
Com rodas e pneus originais e se não for forçar muito, ou seja, fazer trilhas mais "leves" os espaçadores de alumínio talvez possam servir, mas eu particularmente não usaria no meu Jeep.
Lembrando que os meus espaçadores tem 50mm de largura enquanto que os de alumínio tem 35mm, encontrados com mais frequência nas lojas.
No seu caso acredito que o uso de espaçadores possa ajudar, tanto na dianteira melhorando o esterçamento, quanto na traseira para não pegar na "parede" interna da caixa de roda.
Espero ter esclarecido sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar.
Abraço!
fabriciosimonini
29/01/2014, 18:52
448925 448926 448927
Chegou a hora de dar um trato nas rodas já bem "surradinhas".
Por preguiça de engatar o "Jeep" no carro e levá-lo até o Oficina p/desmontar o conjunto das rodas/pneus para pintar, resolvi soltar um par de rodas por vez, lixar, empapelar e pintar as rodas montadas nos pneus...:putz: demorou mais pra "empapelar" os pneus do que para lixar e pintar as rodas.... foi-se o fim de semana.... Mas que ficou bonito ficou!!! :concordo:.
fabriciosimonini
31/01/2014, 17:19
449149 449150 449152
Chegou a hora de começar a mexer na carroceria nova de fibra.
como ela já estava "em pé" comecei passando uma espessa camada de batida de pedra em toda parte inferior.
O Resultado final ficou muito bom!
juleymar73
31/01/2014, 23:38
449149 449150 449152
Chegou a hora de começar a mexer na carroceria nova de fibra.
como ela já estava "em pé" comecei passando uma espessa camada de batida de pedra em toda parte inferior.
O Resultado final ficou muito bom!
Ficou muinto bom , eu ja aplequei esse produto em fibra não sai mais, so não e recomendado em lata pois da uma corrosão danada.
juleymar73
31/01/2014, 23:45
Muinto bom, queria ter feito assim com o meu.
juleymar73
31/01/2014, 23:49
448747 448748
Trem de Força já montado no chassi, motor A.P 2.0, câmbio Clarck 4m - 260-F (G.M C-20), caixa de tração e reduzida Willys totalmente refeita.
Trocadas todas as mangueiras de arrefecimento, correias, prensadas novas mangueiras para a caixa de D.H (ZF) que também foi refeita.
Motor de partida novo, mangueira e filtro de gasolina, filtro de ar novos.
Amigo onde conseguil franges pra essa adaptação .
fabriciosimonini
03/02/2014, 08:37
Amigo onde conseguil franges pra essa adaptação .
Juleymar73, as flanges foram adquiridas na deeptec, segue o link : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos6.asp) , qualquer dúvida é só perguntar!
juleymar73
04/02/2014, 00:36
Valew amigo !! obrigado !!
fabriciosimonini
04/02/2014, 11:17
449570
Carroceria montada, mas ainda não está presa ao chassi os coxins do motor do Opala serão usados nos pontos de apoio como calços de carroceria.
Grade dianteira Modelo Mamuth.
fabriciosimonini
04/02/2014, 11:57
449571 449572 449575449575
Jeep já pintado, só faltando o Capô.
Agora já Marelão :euforico:!!!
fabriciosimonini
07/02/2014, 14:51
449964 449965
Instalação do suporte de bateria e bateria de 60 Ah, sendo necessário a remoção do filtro de ar original do A.P, não havia espaço para os dois juntos.
módulo da ignição eletronica, bobina, reservatório de água, compressor da buzina, "corneta", reservatório de fluído da bomba da Direção Hidráulica, reservatório da água do limpador de para brisa.
fabriciosimonini
07/02/2014, 15:31
449974 449975
Foto 1: coluna de direção já instalada, furação pronta para receber cilindro mestre/hidrovácuo e pedaleira suspensa (G.M).
Foto 2: Filtro de ar esportivo e respiro da tampa de válvulas (em vermelho). hidrovácuo já instalado, bem como a pedaleira suspensa.
fabriciosimonini
07/02/2014, 15:45
449979 449982
Coluna de direção, chave de seta e volante instalados.
fabriciosimonini
07/02/2014, 15:53
449991 Quadro do para-brisa (ainda sem vidro), dobradiças cromadas, retrovisores, bancos concha San Marino e cintos de 4 pontos instalados.
fabriciosimonini
07/02/2014, 16:13
450000 450001
Com a chegada dos instrumentos Cronomac, analisando a posição e onde os cortes deverão ser feitos para instalação.
fabriciosimonini
07/02/2014, 16:30
450005 450006
Marcação feita, optei por não usar a serra-copo, geralmente seus cortes são um pouco imprecisos e como o Jeep já havia sido pintado resolvi usar furadeira de mão e broca, furando em circulo suavemente até completar a volta (360°.).
Depois com uma serrinha manual, mas sem o "arco" foi cortando em circulo emendando o corte até soltar o "miolo", depois com retificadeira manual e rebolo dei o acabamento final, sem que os furos ficassem folgados.:concordo:
fabriciosimonini
07/02/2014, 17:05
450014 450011
Na Foto 1. botões individuais dos limpadores de para-brisa, esguicho de água, botão das luzes (lanterna baixa e alta), chave de contato.
fabriciosimonini
07/02/2014, 17:18
450018 450019
Capô, Farol dianteiro, lanternas traseiras e bola para reboque no lugar.
fabriciosimonini
07/02/2014, 17:39
450021 450020
Para-brisa novo (vidro temperado, levemente escurecido) instalado, borracha e macarrão Novos.
antonio umino
07/02/2014, 22:24
449975
Foto 1: coluna de direção já instalada, furação pronta para receber cilindro mestre/hidrovácuo e pedaleira suspensa (G.M).
Foto 2: Filtro de ar esportivo e respiro da tampa de válvulas (em vermelho). hidrovácuo já instalado, bem como a pedaleira suspensa.
Por esta foto abaixo.
Voce deixou os furos para colocar a pedaleira.....e o hidrovácuo e cilindro mestre...
Aproveita que vc fez um reforço na coluna de direção. e coloca um reforço maior em todo painel de fogo deste lado onde me parece ser o recepiente do óleo da caixa hidraulica.
Pois fazendo o reforço em chapa vc não vai ter problemas com a fibra rachada....
Ok.
abçs
449974
fabriciosimonini
10/02/2014, 09:06
Por esta foto abaixo.
Voce deixou os furos para colocar a pedaleira.....e o hidrovácuo e cilindro mestre...
Aproveita que vc fez um reforço na coluna de direção. e coloca um reforço maior em todo painel de fogo deste lado onde me parece ser o recepiente do óleo da caixa hidraulica.
Pois fazendo o reforço em chapa vc não vai ter problemas com a fibra rachada....
Ok.
abçs
449974
Seu Antonio, na verdade esta carroceria não é somente me fibra de vidro, existe uma camada interna de divinicel, que dá mais resistência à toda a carroceira. A espessura da mesma chega mais ou menos à um centímetro e meio, inclusive na parede "corta fogo", por este motivo não foi necessário o uso de chapa externa para reforçá-la. Por enquanto não tive nenhum problema com "rachaduras", mas, fica registrada a dica!
Obrigado, abraço!
Fabio Diniz
16/02/2014, 09:24
BOm dia Fabricio
Muito legal essa reforma que esta fazendo...Parabens pelo capricho
Acompanhando!!
Abraços
Fabio Diniz
fabriciosimonini
17/02/2014, 18:53
BOm dia Fabricio
Muito legal essa reforma que esta fazendo...Parabens pelo capricho
Acompanhando!!
Abraços
Fabio Diniz
Obrigado Fabio, sempre tentando caprichar ao máximo, acredito que nenhum outro "profissional" por melhor que seja, seria tão meticuloso quanto eu estou sendo, ou pelo menos tentando ser.
Quando se faz alguma coisa que é para nós mesmos não tem porque fazer "mal feito" ou "com pressa", os detalhes fazem toda a diferença!
Continue acompanhando o tópico, qualquer dúvida é só postar, abraço !!!:concordo: .
fabriciosimonini
17/02/2014, 19:21
451564 451565
Limpadores de para-brisa elétricos, esquerdo (motorista) e direito (Zequinha).
Optei por posicionar os linpadores em recorte feito no quadro do para-brisa na parte de baixo, passando os fios pelo interior do quadro.
Pretendo fazer posteriormente uma "tampa" em fibra de vidro (material mais fácil de moldar) para cada motor, ficando assim "embutidos" no quadro.
weder brasa
17/02/2014, 20:45
Fabricio.
Parabéns ta ficando show seu trabalho, mais um acompanhando o serviço e desde já peço autorização para copiar o que gostar, tenho um cj5 na mesma cor que sera reformado logo a f 75 estiver rodando.
Abraços e tudo de bom.
Fabio Diniz
18/02/2014, 12:15
Fabricio.
Parabéns ta ficando show seu trabalho, mais um acompanhando o serviço e desde já peço autorização para copiar o que gostar, tenho um cj5 na mesma cor que sera reformado logo a f 75 estiver rodando.
Abraços e tudo de bom.
Fala weder, tudo joia!?
Aproveitando aqui, ja que vc mencionou uma f-75, poe aí o link dela pra gente seguir?? Abraços
fabriciosimonini
18/02/2014, 17:43
Fabricio.
Abraços e tudo de bom.
Valeu Weder! obrigado! continue acompanhando! pode copiar sim, sem problemas, como o tópico do Marelão é um "Resumo" qualquer questionamento mais aprofundado é só postar.
Que bom que voce tem um Cj5 da mesma cor, pode se dizer que são irmão gêmeos :-D, Boa Sorte na Reforma !!!
Quando iniciar a empreitada crie um tópico (ou se já tiver, coloque o link na assinatura) pra gente acompanhar e dar alguns pitacos :mrgreen:....
Da Jacirinha II também, ela está com o motor do ômega ou Silverado? Ouvi falar que o 4.1 da Silverado tem ás válvulas com maior diâmetro, e mais torque em baixa (se é que isso é possível), não sei se é verdade.
Aguardando os tópicos :pipoca:.
Abraço! :concordo:.
fabriciosimonini
20/02/2014, 08:27
452049 452051
"Santo Antônio" já pintado e instalado, ficou bem firme! caprichei nos parafusos e porcas Parlock.
Fabio Diniz
20/02/2014, 17:21
452049 452051
"Santo Antônio" já pintado e instalado, ficou bem firme! caprichei nos parafusos e porcas Parlock.
Po, parabens... Show o marelão :curtir:
fingerjeepeiro
20/02/2014, 21:13
parabéns pela empreitada...FABRICIO,vi que vç esta usando o radiador original do willys, eu também usei, no meu jeep motor ap 1.8, não deu muito certo,este radiador não è para altas temperaturas, quase fundiu o motor ai instalei o do fiat uno...
juleymar73
21/02/2014, 01:24
452049 452051
ficou muinto bom , amigo onde comprou o quadro de para brisa , gostei desse com dois limpador? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/88297-capotas-para-cj5-qual-marca.html)
pois so encontra de tres na net , e os bancos concha qual a vantagen de usar esses sem fixos? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/88297-capotas-para-cj5-qual-marca.html)
pois estou querendo compra mais to na duvida sem ou com recline.
abraço.
fabriciosimonini
21/02/2014, 18:44
parabéns pela empreitada...FABRICIO,vi que vç esta usando o radiador original do willys, eu também usei, no meu jeep motor ap 1.8, não deu muito certo,este radiador não è para altas temperaturas, quase fundiu o motor ai instalei o do fiat uno...
Obrigado! sim é o radiador original Willys, trabalhando em conjunto com reservatório de expansão (sistema selado), nunca me deu problema de aquecimento, aliás a temperatura não passa dos 85°C, quando chega a esta temperatura o cebolão aciona a ventoinha elétrica e cai pra mais ou menos 75/80 C°.
Com o Jeep em movimento, mesmo com 5 pessoas, 2ª. e 3ª., é raro acionar a ventoinha. Somente se o motor estiver funcionando com o Jeep parado por um longo período de tempo.
Este radiador original do Willys foi feito para suportar o motor BF161 6CC, inclusive já ví até com motor de Opala 6CC.
Pode ser que o seu radiador original estava com a "colmeia" entupida, Cebolão com temperatura de acionamento alta (neste caso é só trocar o cebolão por outro com acionamento à uma temperatura mais baixa), válvula termostática com defeito (não abre), ou com temperatura de abertura muito alta, (tem que haver um "casamento" entre válvula termostática e cebolão, senão eles ficam "brigando", e quem sofre é o motor, bomba d'água fraca, enfim, pode ser uma série de coisas...
Se voce trocou o radiador original Willys por outro menor (Uno) e a temperatura se estabilizou, alguma coisa de errado tinha! talvez fosse só o Cebolão... pode ser que o "cebolão" do radiador do Uno acione a ventoinha à uma temperatura mais baixa, que por sí só, resolveu o problema de aquecimento. Cada caso é um caso, é difícil avaliar a situação de longe....
continue acompanhando, aos poucos vou postando mais material do Marelão !!!
fabriciosimonini
21/02/2014, 18:48
Po, parabens... Show o marelão :curtir:
Valeu Fabio, continue acompanhando :concordo:.
Abraço!
fabriciosimonini
21/02/2014, 19:23
ficou muinto bom , amigo onde comprou o quadro de para brisa , gostei desse com dois limpador? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/88297-capotas-para-cj5-qual-marca.html)
pois so encontra de tres na net , e os bancos concha qual a vantagen de usar esses sem fixos? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/88297-capotas-para-cj5-qual-marca.html)
pois estou querendo compra mais to na duvida sem ou com recline.
abraço.
Como diria Jack o estripador, Vamos por Partes....
O Quadro do para-brisa é original e veio com o Jeep!, com limpador "manual" em cima do quadro, e somente no lado do motorista, no lado do passageiro só havia o furo.
O que fiz foi "recortar" o quadro p/ encaixar os limpadores e fazer o "furo" na parte de baixo do quadro p/ prender os limpadores pelo próprio "eixo" e também ligar o mecanismo de acionamento ("parafuso que gira") nas palhetas.
Optei por ligar os limpadores de forma independente, ou seja, um botão p/ cada limpador, assim os motores "trabalham" ao mesmo tempo, acionando os dois botões, ou de forma isolada (acionando um só botão).
Os bancos são fixos (sem regulagem do encosto), e ficaram numa posição bem confortável (no limite da caixa de roda).
Não adianta comprar bancos com regulagem, sejam eles concha ou não, se não for feito um "Recuo" na caixas de roda, para que haja espaço p/ o banco "reclinar", caso contrário, a caixa de roda vai limitar a movimentação do banco impedindo seu recuo.
Espero ter ajudado!, continue acompanhando...
fabriciosimonini
02/03/2014, 11:30
453273 453274
Banco BA-35 da Sam Marino "escamoteável" com "bag" em baixo, cinto de segurança para duas pessoas, mais conforto para quem vai atrás, bem em cima do feixe de molas traseiro :-? !!!
fabriciosimonini
02/03/2014, 11:58
453275 453276
Pedaleira Suspensa G.M (Opala) e pedal de acelerador da Ford F-1000, retrovisor central fixo por parafusos no quadro do para-brisa.
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Em apenas 1 mês vc conseguiu fazer isso tudo. Ô inveja! :mrgreen:
Parabéns pelo projeto. Em breve tb vou ter que encarar chaparia e pintura.
Abs,
Uxío
Thiago Rodeghel
02/03/2014, 19:43
Está ficando muito bom, parabéns!!!
[s]
fabriciosimonini
06/03/2014, 11:14
Fala Úxio! Obrigado, na verdade Levou um ano de trabalho para chegar no pé em que está, durante a execução do projeto eu fui tirando as fotos e a cerca de um mês criei o tópico e fui postando as mesmas.
Chaparia e pintura é uma fase bem delicada ou melhor dizendo "demorada", por isso optei por substituir a antiga carroceira de lata pela de fibra de vidro, foi necessário abrir os furos para fixação no chassi, utilizando como calços os coxins do motor do Opala e a preparação de toda a superfície da carroceria (fundo P.U/lixa) p/ pintura.
Só esta "fase" levou 40 dias (de enrolação do funileiro), poderia ter levado bem menos tempo tendo em vista que a carroceira de fibra é nova não necessitou de qualquer reparo, dava pra fazer em uma semana tranquilo, mais você sabe como é depender de funileiro, mecânico, eletricista... :freaking:, por isso optei em fazer o restante pessoalmente após as 18:00hs de segunda à sexta, e finais de semana, melhor forma de não passar raiva :parede:.
Boa sorte na empreitada com sua carroceria, vou acompanhar pelo seu tópico, não deixe de postar fotos das fases da reforma.
Continue acompanhando o tópico do "Marelão", sugestões e criticas construtivas são bem vindas!!!
Grande Abraço :concordo:.
fabriciosimonini
06/03/2014, 11:38
Está ficando muito bom, parabéns!!!
[s]
Valeu Thiago! obrigado! aos poucos a gente chega lá, parabéns pelo seu Jeep também, muito bom trabalho!
Antes de iniciar o meu projeto, agora me lembro de já ter lido parcialmente o seu tópico, vou ver se no final de semana me atualizo ...
Continue acompanhando e participando com dicas e sugestões!!!
Grande abraço!!!
fabriciosimonini
08/03/2014, 10:38
454020 454021
Capota de verão ou toldo de verão, como também o chamam, protege do sol e parcialmente da chuva :mrgreen:, pelo menos para quem vai nos bancos da frente.... , dando um certo "charme" ao Jeep :concordo:.
andreaccorsi
08/03/2014, 15:41
Boa tarde a todos, to conhecendo só agora o 4x4 brasil, fico show essa reforma, me encorajando a começar com meu cj5, infelizmente me falta espaço ainda, tenho ele a uns 10 meses e atualmente estou fuçando na suspensao dianteira, pelo pouco q vi no fórum nao vai ser tao dififil, todos aqui estao bem afiados no assunto e vejo mta disposição nos comentários...
juleymar73
08/03/2014, 16:09
454020 454021
Capota de verão ou toldo de verão, como também o chamam, protege do sol e parcialmente da chuva :mrgreen:, pelo menos para quem vai nos bancos da frente.... , dando um certo "charme" ao Jeep :concordo:.
Parabens amigo !!! merece mais fotos
juleymar73
08/03/2014, 16:15
Ola amigo , vc disse que o vidro do parabrisa e temperad , como conseguil esse vidro ? mandou cortar e fazer ?
vc quem fez os cortes pro motor do limpador ?
esses motores são de qual veiculo? ?
onde comprou sua carroceria de fibra ?
quanto pagou ?
desculpe tantas perguntas,
abraço.
fabriciosimonini
11/03/2014, 10:31
Ola amigo , vc disse que o vidro do parabrisa e temperad , como conseguil esse vidro ? mandou cortar e fazer ?
vc quem fez os cortes pro motor do limpador ?
esses motores são de qual veiculo? ?
onde comprou sua carroceria de fibra ?
quanto pagou ?
desculpe tantas perguntas,
abraço.
O para-brisa eu comprei "pronto" na cidade de Bauru/SP no Oliveira 4x4.
Sim, os recortes para abrir espaço para os limpadores foram feitos por mim.
Estes motores são vendidos para adaptações em Auto peças e lojas especializadas em veículos 4x4. Você também pode usar o motor do limpador traseiro do UNO, bem como o Traseiro da Belina, ambos podem ser adaptados no Jeep.
A carroceria de fibra foi comprada em Londrina/PR, mas me parece que a empresa não fabrica mais. Você vai encontrar esta carroceria nas lojas especializadas em 4x4, existem várias no Estado de São Paulo. Dê preferência a uma loja mais próxima de onde você mora, vai economizar no frete, ou se preferir poderá buscar pessoalmente.
Na época, comprei a carroceria por R$3.800,00 (três mil e oitocentos). Agora uma carroceria similar está por volta de R$6.000,00 (seis mil).
Espero ter ajudado com as respostas!
Abraço!
juleymar73
11/03/2014, 23:43
O para-brisa eu comprei "pronto" na cidade de Bauru/SP no Oliveira 4x4.
Sim, os recortes para abrir espaço para os limpadores foram feitos por mim.
Estes motores são vendidos para adaptações em Auto peças e lojas especializadas em veículos 4x4. Você também pode usar o motor do limpador traseiro do UNO, bem como o Traseiro da Belina, ambos podem ser adaptados no Jeep.
A carroceria de fibra foi comprada em Londrina/PR, mas me parece que a empresa não fabrica mais. Você vai encontrar esta carroceria nas lojas especializadas em 4x4, existem várias no Estado de São Paulo. Dê preferência a uma loja mais próxima de onde você mora, vai economizar no frete, ou se preferir poderá buscar pessoalmente.
Na época, comprei a carroceria por R$3.800,00 (três mil e oitocentos). Agora uma carroceria similar está por volta de R$6.000,00 (seis mil).
Espero ter ajudado com as respostas!
Abraço!
Fabrico , obrigado pelas respostas , eu tive olhando a carroceria na Fiber 4x4 ta R$ 4.900 ,
esse vidropra vir de SP ate MG sera que chega inteiro ?
os limpadores eu tenho aqui do Uno mais o eixo do limpador e comprido ,
quantos centimetro o seu sobrou pra fora ?
pois acho que com do Uno essa adaptação ai num da nao,
vou no FV aqui na cidade e dou uma procurada em um masi curto,
valew abraço.
Fabrico , obrigado pelas respostas , eu tive olhando a carroceria na Fiber 4x4 ta R$ 4.900 ,
esse vidropra vir de SP ate MG sera que chega inteiro?
valew abraço.
Fala ai Juleymar
Quanto ao motorzinho veja o traseiro do gol bola vi em algum tópico por aqui que é P&P.
Abraço.
juleymar73
11/03/2014, 23:59
Fala ai Juleymar
Quanto ao motorzinho veja o traseiro do gol bola vi em algum tópico por aqui que é P&P.
Abraço.
Valew Linsmar .
fabriciosimonini
12/03/2014, 11:21
esse vidropra vir de SP ate MG sera que chega inteiro?
valew abraço.
Depois de fazer o furo no quadro, o eixo deve ser medido e cortado fazendo-se nova rosca ou emendado com solda.
Pode ser adaptado no local original em cima do quadro ou embaixo como eu fiz.
454446 454447
Quanto ao para-brisa você pode fazer usando as medidas do antigo em vidro "normal", e mandar temperar depois, o resultado é o mesmo! Assim você não corre o risco de quebra ou arranhões no para-brisa durante o "frete".
Abraço!
juleymar73
13/03/2014, 00:45
Linsmar , foi o que pensei no mtor do limpador , poies recentemente desmontei o meu pra dar uma limpada , tva sem anel de vedação e entrou agua ai enferrujou o eixo ,
vai ser moleza o trampo ,
valew abraço.
Linsmar , foi o que pensei no mtor do limpador , poies recentemente desmontei o meu pra dar uma limpada , tva sem anel de vedação e entrou agua ai enferrujou o eixo ,
vai ser moleza o trampo ,
valew abraço.
Maravilha!!
Boa sorte no serviço!!
E vamo que vamo!!:safari-rig:...
fabriciosimonini
27/03/2014, 17:40
Depois de estar com o Jeep rodando já a algum tempo, chegou a hora de dar uma atenção especial aos freios.
O freios dianteiros já eram à disco, por ocasião da compra do Jeep, mas os traseiros eram originais à tambor (Panela e prato, ou como alguns chamam, espelho), com regulagens dos patins por meio de parafuso excêntrico, ou seja, conforme a lona da sapata ia se desgastando era necessário levantar com macaco a roda e apertar o parafuso até que a roda deixa-se de girar depois voltar novamente lentamente o parafuso até que a roda gira-se livremente.
Depois de tanto trabalho na reforma, a ideia te ter que regular os patins "manualmente" de tempos em tempos não me agradou muito :discordo:, e como já havia pensado nisso anteriormente, resolvi partir logo para freios à disco também na traseira.
Pesquisando nas lojas do Ramo 4x4, encontrei um kit composto por suporte p/ pinças (traseiras do G.M Kadett, pois conta com saída de cabo p/ o freio de mão) e discos M.D.S.,
Tão logo recebi o Kit, fui em busca de pinças de kadett nos desmanches aqui da região, encontrei um conjunto, mais estavam muito ruins e o preço pedido era um absurdo.
O que fiz então foi adaptar os suportes (foram refurados), para as pinças dianteiras do Fiat UNO, fáceis de achar, feitas p/disco simples (sem ventilação), e baratas, paguei R$100,00 O par :concordo:. Segue abaixo foto do kit (sem as Pinças).
456686
Thiago Rodeghel
27/03/2014, 22:17
Tão logo recebi o Kit, fui em busca de pinças de kadett nos desmanches aqui da região, encontrei um conjunto, mais estavam muito ruins e o preço pedido era um absurdo.
O que fiz então foi adaptar os suportes (foram refurados), para as pinças dianteiras do Fiat UNO, fáceis de achar, feitas p/disco simples (sem ventilação), e baratas, paguei R$100,00 O par :concordo:. Segue abaixo foto do kit (sem as Pinças).
456686
Vc encontra ainda as pinças de Kadett/Monza traseiras novas, a Varga ainda fabrica...
[s]
juleymar73
27/03/2014, 23:38
Depois de estar com o Jeep rodando já a algum tempo, chegou a hora de dar uma atenção especial aos freios.
O freios dianteiros já eram à disco, por ocasião da compra do Jeep, mas os traseiros eram originais à tambor (Panela e prato, ou como alguns chamam, espelho), com regulagens dos patins por meio de parafuso excêntrico, ou seja, conforme a lona da sapata ia se desgastando era necessário levantar com macaco a roda e apertar o parafuso até que a roda deixa-se de girar depois voltar novamente lentamente o parafuso até que a roda gira-se livremente.
Depois de tanto trabalho na reforma, a ideia te ter que regular os patins "manualmente" de tempos em tempos não me agradou muito :discordo:, e como já havia pensado nisso anteriormente, resolvi partir logo para freios à disco também na traseira.
Pesquisando nas lojas do Ramo 4x4, encontrei um kit composto por suporte p/ pinças (traseiras do G.M Kadett, pois conta com saída de cabo p/ o freio de mão) e discos M.D.S.,
456686
Fabricio , me diga essas pinças de Uno servem nesse kit para pinças de Kadet ?
em que loja vc conseguil esse Kit parcial ?
matrakaum
31/03/2014, 15:13
448754 448762
Tanque de combustível feito sob. medida em chapa de aço, preso por 4 parafusos ao chassi.
Pescador independente posicionado na lateral traseira esquerda.
Bóia da GM D-20, para posteriormente trabalhar em conjunto com indicador de nível de combustível Cronomac.
Na foto á direita já dá pra ver a tubulação de cobre p/ fluído de freio e flexível já instalado nos tambores de freio traseiro.
Kra me fala mais deste tanque sob medida. Seu Jeep tem o engate original, não é? com aquelas travessas em "V".
Vou ter que arrumar um tanque deste, pois, na frente não vai dar devido a altura dos bancos que vou instalar.
abço,
fabriciosimonini
03/04/2014, 17:03
Kra me fala mais deste tanque sob medida. Seu Jeep tem o engate original, não é? com aquelas travessas em "V".
Vou ter que arrumar um tanque deste, pois, na frente não vai dar devido a altura dos bancos que vou instalar.
abço,
Logo depois que fiz o tanque em chapa, surgiu no "mercado" o tanque feito em plástico (a grosso modo) e bem mais em conta que o meu. Se preferir também existe à venda o mesmo tanque em inox, o valor é bem salgado.
Quanto às travessas em V elas continuam lá, o tanque é que sobe também em V, encaixando-se por dentro delas.
Abraço!
fabriciosimonini
03/04/2014, 17:06
Vc encontra ainda as pinças de Kadett/Monza traseiras novas, a Varga ainda fabrica...
[s]
Sim, mais são bem caras em relação as de Uno, e como não uso freio de mão, nem no meu carro, optei por instalar as de Uno que "estavam na mão", com precinho de Brima!, sem contar que o jogo de pastilhas também é mais fácil de encontrar e bem mais em conta!
fabriciosimonini
03/04/2014, 17:22
457783 457784
As fotos acima não são minhas, mas são do mesmo modelo de cubo e servirão para ilustrar o processo de desmontagem do sistema de freio.
Na foto à esquerda, o cubo ainda montado, sem a roda e alargador, em seguida sem o cubo+panela de freio+lonas (patim), restando somente o espelho (ou prato como também é chamado).
A panela de freio fica interna ao cubo (que é chavetado), portanto para retirar a panela (+lonas) e espelho se faz necessário retirar o cubo com o auxilio de um extrator, que fabriquei numa metalúrgica aqui mesmo, em seguida postarei as fotos.
fabriciosimonini
03/04/2014, 17:44
457785 457786
Já sem o Espelho, com a retirada dos 6 parafusos que prendem o conjunto do freio (retentores, juntas, etc...).
Na foto 2 o rolamento "solto".
fabriciosimonini
19/04/2014, 09:45
459775 459776
Para retirar os cubos que "chavetados", tive que fabricar um "saca cubos", com furação 139,7 (Ford), camisa de pistão de caminhão, rosca e porca para aperto. Ficou muito bom e bem reforçado, todas as soldas feitas com mig e depois torneadas, acabamento de primeira.
fabriciosimonini
26/04/2014, 10:58
460587 460589
Panela, espelho e patins retirados, lixados e pintados para evitar acumulo de ferrugem, o cilindro estava interiormente gasto, apresentando vazamento de fluído de freio.
Para voltar a funcionar novamente seria necessário a substituição do mesmo, bem como rebitar novas lonas nos patins.
Essas entre outras razões me fizeram partir para instalação dos freios à disco.
Cesar1971
26/04/2014, 18:42
Parabéns! Tá ficando muito bommm
também tenho um amarelão pra dar uma rwforma geral. Pretendo usar o amarelo do crossfox, qual vc usou ?
fabriciosimonini
28/04/2014, 18:21
Parabéns! Tá ficando muito bommm
também tenho um amarelão pra dar uma rwforma geral. Pretendo usar o amarelo do crossfox, qual vc usou ?
Valeu Cesar! quando iniciei a reforma já havia decidido que meu Jeep seria amarelo, mas qual? por ocasião da pintura, fiz uma lista de vários tons, inclusive o citado por você.
Fiquei entre o amarelo Mercedes (caminhão) o da V.W (Gol) e até cogitei em usar o amarelo da Moto Honda, por fim acabei optando pelo Amarelo Indianápolis (FIAT Stilo), é uma cor "lisa", base P.U, mas com muito brilho, fiquei muito feliz com o resultado!
Espero ter ajudado, continue acompanhando o tópico, e boa sorte na empreitada!!!
Decio Arruda
01/05/2014, 18:46
Fabrico, parabéns pelo Jeep está ficando show e bem vindo ao clube dos proprietários de Jeeps amarelos
quando eu fiz a reforma do meu usei o amarelo que saiu no Ford Ecosport 4WD (amarelo vibrante) PU que é
bem parecida com o amarelo Indianápolis da Fiat, na época a diferença de preço da tinta era muito grande
e eu optei pelo amarelo vibrante
fabriciosimonini
02/05/2014, 17:24
Fabrico, parabéns pelo Jeep está ficando show e bem vindo ao clube dos proprietários de Jeeps amarelos
quando eu fiz a reforma do meu usei o amarelo que saiu no Ford Ecosport 4WD (amarelo vibrante) PU que é
bem parecida com o amarelo Indianápolis da Fiat, na época a diferença de preço da tinta era muito grande
e eu optei pelo amarelo vibrante
Obrigado seu Décio! Realmente a cor amarela "casa" muito bem com os CJ!!! Como afirmei no Post acima, quando comprei o Jeep, que era azul, ja´ sabia que na reforma iria pintá-lo de amarelo, só não sabia qual, pois as opções são muitas!!!
Pensei até em pintá-lo de "Amarelo Tarumã" que saiu nos primeiros Mavericks G.T, com motor 302 v8, mas vendo as amostras, minha namorada logo de cara achou o amarelo Indianápolis mais bonito que os outros, e pra mostrar pra ela quem manda!!! mandei pintar de amarelo indianápolis :concordo:.
Na pintura foram utilizados mais ou menos dois litros e meio de tinta, ainda sobrou um pouquinho, que guardei. Salvo engano o litro saiu por R$100,00 (Cem) reais, portanto foram gastos R$250,00 (duzentos e cinquenta) reais no total.
Geralmente as cores "lançamento" são mais caras, depois o valor abaixa um pouco! preferi não economizar na tinta, pois, por fim foi o que ficou mais em conta no total da reforma.
Continue acompanhando o tópico, dúvidas e sugestões é só postar!
Abraço!
maciel_diego
07/05/2014, 18:53
Parabéns Fabrício, excelente trabalho.. o jeep está lindo!! estou na luta para fazer o meu também, está com quase dois meses que adquiri, todo desmontado...
Grande abraço.
fabriciosimonini
08/05/2014, 18:00
Valeu Diego, obrigado! aos poucos eu vou acertando os detalhes, amanhã vou instalar os estribos (que eu mesmo fiz) vamos ver como vai ficar, se der tudo certo depois eu posto as fotos.
Parabéns por também estar iniciando uma reforma ou melhor dizendo um Projeto! com seu Willys! Recomendo à você Paciência e perseverança!!! Assim que começar a mexer abra um tópico também, disponibilizando um "link" pela assinatura pra gente poder acompanhar!!!
fabriciosimonini
14/05/2014, 14:45
462795 462802
Estribos instalados, agora ficou bem mais fácil de entrar no Jeep, minha namorada adorou :-D.
Fabricio minha vez de tecer elogios, ta show demais o marelao!
Carroceria de fibra é assim mesmo, antes da pintura tem que dar uma acertada nos detalhesinhos, bolhas e afins. O meu com todo o trabalho e cuidado na preparacao ainda assim apareceu uma bolhazinha que estourou e ficou um belo buraco hehehe.
Impressionante a qualidade de encaixe dessa carroceria, o fechamento do capo ta perfeito. O do meu 61 e do GPW nem vou mostar pra nao passar vergonha! kkkk
fabriciosimonini
28/05/2014, 10:38
Fabricio minha vez de tecer elogios, ta show demais o marelao!
Carroceria de fibra é assim mesmo, antes da pintura tem que dar uma acertada nos detalhesinhos, bolhas e afins. O meu com todo o trabalho e cuidado na preparacao ainda assim apareceu uma bolhazinha que estourou e ficou um belo buraco hehehe.
Impressionante a qualidade de encaixe dessa carroceria, o fechamento do capo ta perfeito. O do meu 61 e do GPW nem vou mostar pra nao passar vergonha! kkkk
Valeu Dic !!! eu humildemente agradeço o elogio, principalmente por ter vindo de você que tem profundo conhecimento e vasta experiência com nossos queridos C.Js.
O objetivo do projeto Marelão era fazer um Jeep simples e bem funcional para se divertir nos finais de semana com a família. Nada muito sofisticado ou para por em exposição no Shopping :mrgreen:, apenas um pouco de capricho no essencial.
Realmente partir para uma carroceria de fibra não é nada fácil como se imagina, tem que se partir do zero, a montagem dos para-lamas, capô, grade dianteira, furação p/pedaleira suspensa, hidrovácuo, coluna de direção, marcadores no painel etc... no começo eu me coçava inteiro por causa do pó da fibra, mas depois de um tempo nem sentia mais rs....
A montagem, preparação e pintura da carroceria foi feita por um amigo funileiro e por mim (como ajudante), e não foi nada fácil, puxa daqui, ajeita dali, mede, dá uma olhada e por ai vai, você sabe como é !!!
O lado direito do capô, junto a parede corta fogo ficava "saltado" sendo que o restante estava bem encaixado, ficamos pensando no que iríamos fazer, até que por coincidência ou obra do destino, um Senhor com mais ou menos 60 anos de idade e proprietário de um CJ5 apareceu na oficina para dar uma olhada no Jeep, pois já havia passado na rua e visto nossa movimentação, e, em face do nosso problema sugeriu " Esquenta de longe com o maçarico e vai forçando até envergar, depois mete um pano com água," Ficamos bem espantados com a sugestão, mas como não tínhamos uma ideia melhor, seguimos seu conselho. E não é que deu certo, a fibra curvou-se e encaixou direitinho!!!
Mais uma vez obrigado, fique à vontade para dar sugestões, que serão muito bem vindas !!!
Continue acompanhando o tópico que em breve teremos novidades!!!
Cordial Abraço :concordo:.
Interessante essa do "aquecer a fibra pra ajustar" anotado aqui!!! :concordo:
fabriciosimonini
17/10/2014, 10:39
Tirando a “poeira” do tópico. Após algum tempo apenas usufruindo do Marelão, vou “iniciar” um tema que constatei ser de interesse dos colegas que utilizam os feixes de mola originais do Cj5.
Após a reforma, e uns 3 anos rodando, estou iniciando uma “Cruzada” em busca de um pouco mais de conforto no Jeep, sei que “conforto e Jeep” são duas palavras difíceis de se ver juntas na mesma frase, mas estou determinado a melhorar pelo menos um pouco que seja os “sacolejos” de final de semana.
Já há diversos tópicos aqui no fórum e as “soluções” são diversas e bem variadas:
Molas originais bem engraxadas; uso de “folhas” de radiografias entre as molas; calços no centro do feixe entre uma lâmina e outra, ou a cada duas lâminas; Calços nas extremidades do feixe “calçando” uma mola na outra, como na Pick-up S 10; retirar algumas lâminas (que é o meu caso) e por fim, partir logo para um kit de feixes da Toyota Bandeirante; ou adaptação de molas espirais, sendo várias as opções, a mais usual é a mola de opala, com “braços” de 2 Links + barra Panhard; 2 links + “Triângulo”, e por fim 4 Links que acredito ser a mais “sofisticada”.
Deve se levar em conta qual vai ser o tipo de uso da viatura. Trilhas pesadas, leves, apenas passeio, uso diário, são vários fatores a serem considerados. Para trilhas pesadas a maioria opta por suspensão SPOA, feixes de Toy e Jumelos revólver para maior curso; trilhas leves, passeio e uso diário SPUA e molas de Toy, com os jumelos dianteiros na frente, a 45°, se não dá m...., em vez de pular o Jeep irá Saltar...
Amortecedores do 1113, D-20 (traseiros), o famoso GL12343 da Ranger, que segundo alguns tópicos que li torna macio até os feixes originais do CJ, verdadeiro milagre!, sem contar com amortecedores bem mais caros como os Pro Comp, Off shox, Rancho com regulagem etc..., o que não vai de encontro a minha proposta, pelo menos por enquanto.
fabriciosimonini
18/10/2014, 10:23
Continuando...
Como optei por utilizar uma carroceria de fibra de vidro em conjunto com um motor A.P 2.0, o Jeep ficou bem mais leve e bem mais duro também, já era duro antes e ficou pior depois...
Resumindo, retirei de cada feixe na dianteira uma lâmina inteira e duas intermediárias; Na traseira retirei duas lâminas intermediárias. Melhorou um pouco, pelo menos a minha camiseta parou de “enrolar” nas costas e minha namorada passou a reclamar um pouco menos, o que já “ajudou” bastante !!!
Com 4 pessoas a bordo, o Jeep não pula tanto e fica mais agradável de dirigir, a traseira melhora bastante, MAS, a dianteira continua praticamente a mesma, um tanto dura, mesmo com o amortecedor trabalhando na posição original, ou seja, “quase” na vertical.
Na traseira, também na posição original o amortecedor “trabalha” a 45°, estou pensando em mudar o suporte superior, mais para trás, deixando o amortecedor menos inclinado o possível, sem atingir fim de curso; ou adicionar mais um amortecedor posicionado a trás em cada roda traseira, deixando-o também inclinado para não dar fim de curso.
Bem, voltando a suspensão dianteira, observei que os jumelos estão a 45° em “repouso”, mas um tanto “estrangulados” com o movimento da suspensão, devido ao “arco” da lâmina logo abaixo da mestra que chega a encostar na longarina, impedindo o movimento do jumelo para trás, e, a flexão do feixe.
juleymar
18/10/2014, 23:21
Ola Fabricio , vendo aqui ainda seu topico , ususfrua bastante pois seu jeep ficou muinto bom ,
abarço.
fabriciosimonini
20/10/2014, 16:53
Ola Fabricio , vendo aqui ainda seu topico , ususfrua bastante pois seu jeep ficou muinto bom ,
abarço.
Valeu Juleymar! Obrigado! continue acompanhando, abraço!
Ian Jeep
20/10/2014, 18:37
Continuando...
Como optei por utilizar uma carroceria de fibra de vidro em conjunto com um motor A.P 2.0, o Jeep ficou bem mais leve e bem mais duro também, já era duro antes e ficou pior depois...
Resumindo, retirei de cada feixe na dianteira uma lâmina inteira e duas intermediárias; Na traseira retirei duas lâminas intermediárias. Melhorou um pouco, pelo menos a minha camiseta parou de “enrolar” nas costas e minha namorada passou a reclamar um pouco menos, o que já “ajudou” bastante !!!
Com 4 pessoas a bordo, o Jeep não pula tanto e fica mais agradável de dirigir, a traseira melhora bastante, MAS, a dianteira continua praticamente a mesma, um tanto dura, mesmo com o amortecedor trabalhando na posição original, ou seja, “quase” na vertical.
Na traseira, também na posição original o amortecedor “trabalha” a 45°, estou pensando em mudar o suporte superior, mais para trás, deixando o amortecedor menos inclinado o possível, sem atingir fim de curso; ou adicionar mais um amortecedor posicionado a trás em cada roda traseira, deixando-o também inclinado para não dar fim de curso.
Bem, voltando a suspensão dianteira, observei que os jumelos estão a 45° em “repouso”, mas um tanto “estrangulados” com o movimento da suspensão, devido ao “arco” da lâmina logo abaixo da mestra que chega a encostar na longarina, impedindo o movimento do jumelo para trás, e, a flexão do feixe.
Eaew Fabrício, tranquilo?
Querer transformar um Jeep em um carro "mais confortável" é sem duvida uma proposta tentadora, porém uma tarefa árdua q muitos não estão dispostos a fazer por conta do serviço ou então pq já se acostumaram com o jeitão dos nossos Jipinhos.
Assim como vc, eu tmb já andei colhendo essas informações das receitas de como amenizar a rigidez da suspa e outros métodos sofisticados de atualizar o sistema por completo.
Assim, na minha opinião os me todos de engraxar é uma medida paliativa de baixo custo e de trabalho mediano e q não traz mudanças muito significativas comparado ao nível de conforto q nos queremos.Sendo assim bom apenas pra quem quer manter a originalidade e não quer mexer muito nos feixes, e apenas acabar com os ringidos chatos.
O método das radiografias, já li aki no fórum relatos de vari os usuários q obtiveram resultados satisfatórios, por incrível q pareça, porem nada de outro mundo. E tmb por um curto prazo, sem contar com um put@ trampo q deve ser realizar esse serviço.
Uma outra alternativa seria usar esses calços próprios para feixes.
480953
Já os calço no centro entre molas, parece uma medida mais embasada e q segundo os relatos, tmb tem resultados positivos.
Quem sabe com os calços nas pontas tmb não ajudem.
480956
A molas Toyota já são mais do q consagradas aqui nesse fórum, que envolve um custo mais elevado e em alguns casos, mão de obra especializada. Porem, feixe mola é feixe mola. Mas qualquer outra coisa deve ser melhor q os feixes originais kkk.
Ai tem q ver qual mola usar, qual o tamanho das molas, mais comprida, menor, dianteira da Band, traseira da Band e etc, e fazer um estudo e ver qual a configuração mais confortável e melhor, e qual se adapta melhor ao projeto.
Molas e links são uma transformação total no sistema de suspensão, que geralmente requer um uso especifico, como trilhas mais pesadas e tudo mais.
Necessitando de um estudo mais aprofundado e de cálculos para realizar um trabalho bem feito.
Mas deve dar de conciliar essa adaptação para fins de passeios e uso diário, agora não sei se compensa o investimento. Agora com uns amortecedores ideais deve ficar bem mais macio.
480957
Bom a verdade é q eu nunca andei em nenhum jeep q tenha essas configurações citadas acima, então não posso afirmar nada como experiência própria. Tudo q sei é com base em relatos já feitos anteriormente aki neste fórum. Posso estar errado em alguns pontos e espero q me corrijam.
Resumindo, a "formula" q pensei foi a seguinte:
Uso de molas de Toy com amortecedor da Ranger na vertical (dianteira e traseira) com os suportes devidamente alterados para o curso dos mesmos. E dimensionar a distancia dos suporte corretamente para q os jumelos (tamanho normal) fiquem em 45º.
E jumelos dianteiros atras do eixo (não entendi quando vc falou q da m...) Acredito q absorve melhor o impacto. Mas tem vantagens e desvantagens os dois métodos.
Igual ao serviço feito nesse Cj. Desconsiderando os jumelos autos e na parte da frente do eixo.
480958
Eu Penso em fazer dessa forma quando for mexer no meu jeep, mas vamos debatendo ai as ideias e ver se chegamos num denominador comum. :concordo:
fabriciosimonini
20/10/2014, 19:00
480961 480965
Na primeira foto, lado dianteiro direito do Jeep, da pra ver bem a "volta" que a 2ª mola faz entorno da "mestra", bem como na segunda foto, lado dianteiro esquerdo do Jeep.
Estando com 9 lâminas em cada feixe na dianteira, com o Jeep em movimento, esta "volta" da 2ª mola encosta no chassi, impedindo o jumelo de recuar, e o feixe de se alongar, deixando-o meio "travado".
Antes de colocar a culpa na retirada das lâminas, pesquisei um pouco aqui no forum e lí um tópico onde um colega com o mesmo problema, trocou os dois feixes de molas dianteiros (completo, com 12 lâminas) por novos, e "soltando o macaco" o jumelo "parou" exatamente no mesmo ângulo, e com o movimento da suspensão ele continua encostando na longarina, deixando a dianteira "desconfortável".
Soluções ???
1) Arquear o feixe para diminuir a distância de um olhal a outro, fazendo jumelo trabalhar mais na vertical e consequentemente com mais espaço para recuar sem encostar no chassi ?
Acredito não ser a solução correta, pois, arquear molas tem um efeito provisório, logo logo elas vão desarquear ! e molas arqueadas sempre vão deixar a suspensão mais dura! conforme vários relatos aqui do fórum.
2) colocar jumelos longos para que a extremidade inferior do mesmo fique mais distante da longarina e não "encoste" nela ?
Também não vai resolver o problema, ou melhor, um problema vai ser trocado por outro! isto é, jumelos longos deixam o Jeep ainda mais instável, principalmente quando instalados na suspensão dianteira, mesmo que permaneçam em 45° em relação ao chassi.
3) Colocar suportes para instalar os jumelos (mantendo o ângulo de 45°) abaixo do chassi ? (como nos feixes traseiros).
Não, pois o caster do diferencial dianteiro seria alterado, interferindo nos munhões e consequentemente na "direção" do Jeep. E se o suporte for fixado de modo a deixar os jumelos a 90° (na vertical) o Jeep vai ficar mais "duro" e consequentemente várias trincas vão aparecer na longarina, além da já mencionada alteração do caster. Sem contar que o Jeep vai ficar "empinado", com a dianteira mais alta que a traseira.
4) Partir Logo para um Kit de Toyota band (4 feixes dianteiros) ? Talvez seja uma solução, pois com 4 lâminas por feixe, fica mais fácil de retirar uma lâmina (a de carga por exemplo) em busca de mais conforto ou deixar o feixe "original" na dianteira, no caso do uso de motores mais pesados com 6CC , 8CC ou movidos á Diesel.
O Único problema é que ainda não pude comprovar pessoalmente como fica o CJ com molas de Toy, ou seja, ainda não "andei" em um Jeep com esta adaptação, aqui na minha região (Brotas/SP) o pessoal ou gosta de "pular" com os CJ :confused: ou anda de Troller, com um pouco mais de conforto ;).
Ian Jeep
20/10/2014, 19:12
Continuando...
Sobre a suspa original, cheguei a conclusão q não tem como o jumelo trabalhar em 45º.
Colhi algumas fotos, q devem ajudar a entender.
480962
480963
480964
480966
Veja q a mola jé encostou no chassis e nem se quer o jumelo atingiu os famosos 45º. Ou seja ele não trabalha em 45º pois o ponto de fixação dele é muito pra cima, impossibilitando o jumelo de articular.
A ultima foto é do me cj, da pra ver q ta quase na vertical, e as medidas batem com vários outros cjs aki do fórum.
Talvez a mola esteja cansada. E detalhe q seu conjunto é bem mais leve q o original.
A solução seria abaixar o furo do suporte do jumelo um pouco mais, dando assim mais movimentação do jumelo.
Abraços.
fabriciosimonini
20/10/2014, 21:32
Beleza Ian?
Eu comecei a escrever antes, tive que parar e por fim minha postagem saiu antes de eu ver a sua, mas vamos lá!
A minha proposta vai de encontro a sua, ou seja é realmente debater o assunto de diversas posições e tentar chegar ao final num consenso e o mais importante além de aprender é também poder ajudar os colegas do fórum, como disse não tenho um posicionamento único, estou inteiramente aberto a novas propostas!
Achei muito boa a sua postagem e seus argumentos além de imagens bem ilustrativas, e baseada nos tópicos aqui do fórum e posso afirmar que temos a abordagem do tema bem parecidas.
O uso de graxa, radiografia, calço no centro ou na ponta das molas são artifícios usados desde os anos 80 ou mesmo até anteriores a esta data. E não são "soluções definitivas" são "paliativas", ou seja de tempos em tempos terão que ser refeitas para uma correta manutenção, o que não é meu intuito, pois só Deus sabe quantas vezes desmontei e montei meus feixes até chegar nesta configuração atual digamos um pouco menos desconfortável, portanto, estou em busca de uma solução definitiva e que não tenha que estar mexendo sempre.
Alguns colegas usaram "radiografias" e ficaram satisfeitos, outros acharam que melhorou um pouco, outros, que não mudou nada, ou seja, o que pode ser bom para alguns, não é para outros, cada indivíduo tem padrões e sensações próprias, o que tento buscar e algo mais comprovado, unânime, se é que isto é possível.
Como afirmei no meu post anterior as molas de Toy tem certo consenso entre os colegas do fórum, só não pude comprovar pessoalmente, os amortecedores da Ranger 97, GL 12343 mesmo quando usados com os feixes originais ajudam bastante no "conforto" do Jeep, o que também é consenso entre os colegas, só não pude comprovar pessoalmente, pois uso no meu Jeep os amortecedores Cofap, traseiros da Kombi, pois suas dimensões quando totalmente fechados ou abertos são muito próximas das originais do Cj5, só tive que substituir as buchas. Nunca me deram problema com fim de curso abertos ou fechados, só não são um "primor" em conforto, estão em uso há 4 anos e estão perfeitos, sem nenhum vazamento.
O fato de em todos os utilitários ou carretinhas que usam feixes de molas terem os amortecedores inclinados, com mais ou menos 45°, incluindo o CJ5 (traseira) sempre me intrigou bastante, pois perde-se metade da eficiência dos mesmos. Os amortecedores devem comprimir com certa facilidade e distender-se com dificuldade, entenda-se com mais esforço.
Na minha humilde opinião, os amortecedores traseiros deveriam ser posicionados o mais próximo da vertical (90°.) possível, para serem mais eficientes, seguindo o exemplo da dianteira do próprio Cj, que são levemente inclinados, quase em pé.
A única razão, na minha opinião, para os amortecedores estarem inclinados em suspensões com feixes de molas é seu uso em carretinhas ou utilitários que transportam carga, em resumo, para evitar que, quando comprimidos pelo peso da carga, não atinjam seu fim de curso fechados, o que acabaria estourando tudo....
Muito bom saber que você utiliza os feixes de Toy com amortecedores da Ranger 97 (GL12343) "na vertical", Acredito ser uma excelente configuração ou até mesmo a melhor!, antes de partir para molas helicoidais que demandariam um projeto mais complexo e de custo bem elevado, a não ser que seja original como nos Troller, Engesa, Jpx, Niva etc...
Achei bem interessante na sua suspensão, ter colocado os jumelos dos feixes dianteiros voltados para trás, como os originais do CJ, a minha postagem que você citou, foi baseada neste Tópico:http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/55299-posicao-angulo-dos-jumelos-na-adaptacao-do-kit-toy.html Se puder dê uma lida, pois tem um colega que tá passando um aperto danado com a adaptação que foi feita no Jeep dele, que além de ficar com a suspensão mais dura, corre o risco de trincar o chassi, pois o jumelo ficou num ângulo de 90°. conforme imagem abaixo:
481016
Gostaria de saber, como ficou o suporte fixo do olhal dos feixes, na dianteira do seu Jeep, você teve que "girar" o munhão em relação ao diferencial??? ou fez suportes fixos maiores ??? você tem fotos da adaptação???
Grande abraço! nós vamos conversando, trocando experiências e compartilhando conhecimentos ( o pouco que tenho), para ver se conseguimos deixar nos Jeeps menos desconfortáveis, qualquer sugestão estamos ai! :concordo: .
Ian Jeep
20/10/2014, 22:59
Eaew Fabrício, tranquilo?
Resumindo, a "formula" q pensei foi a seguinte:
(Faltou o "O") O Uso de molas de Toy com amortecedor da Ranger na vertical (dianteira e traseira) com os suportes devidamente alterados para o curso dos mesmos. E dimensionar a distancia dos suporte corretamente para q os jumelos (tamanho normal) fiquem em 45º.
E jumelos dianteiros atras do eixo (não entendi quando vc falou q da m...) Acredito q absorve melhor o impacto. Mas tem vantagens e desvantagens os dois métodos.
Igual ao serviço feito nesse Cj. Desconsiderando os jumelos autos e na parte da frente do eixo.
480958
Eu Penso em fazer dessa forma quando for mexer no meu jeep, mas vamos debatendo ai as ideias e ver se chegamos num denominador comum. :concordo:
Boa noite Fabrício,
Calma, vc se confundiu ou eu não fui muito claro .
Eu não uso essa configuração, eu apenas penso q essa seja a solução para os nossos problemas. Como a da foto, com algumas ressalvas. Essa foto é desse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/133595-reforma-jeep-ford-cj5-1976-a.html#post2168271
Nossa linha de raciocínio esta praticamente a mesma, e os tópicos no qual nos baseamos sejam iguais.
Tentando ser o mais unânime possível penso em juntar as duas coisas q já é de agrado da maioria q são as Molas Toy e os amortecedores da Ranger.
Mas de Band é uma adaptação consagrada e deve ter centenas de jeep rodando com ela.
O negócio é ir aperfeiçoando os detalhes juntando e debatendo ideias, como estamos fazendo aki e chegar na "Suspensão Perfeita", q são esses detalhes de posição do amortecedor, posição/inclinação do jumelo (frente ou arás), as molas especificas, posição/altura dos suportes fixos (qual deve ficar mais alto e qual deve ficar mais baixo em relação ao solo), posição do eixo em relação a carroceria, pino de centro e etc.
Já q temos muito conteúdo aki mesmo no fórum e uma galera q manja nesse assunto, não será nenhum bixo de sete cabeças e nem envolve muitas transformações como as molas expirais entre outras.
Deixando claro q essa é apenas a minha ideia inicial q vamos debater e aperfeiçoar ainda mais e espero poder botar em pratica com a ajuda de vcs.
Então fico devendo as fotos e as respostas das perguntas.
Mas essa de virar o munhão pode mesmo ocorrer caso o caster seja alterado, é mais um ponto q temos q analisar e projetar os suportes de uma forma com q se mantenha o caster original, sem precisar retrabalhar os munhões.
Parece muita coisa, muitos detalhes, e acabamos nos perdendo nos textos. Temos q enumerar cada ponto, debater ele e bater o martelo. Depois só juntar tudo e ta pronto o "Manual de Guia e Instruções de como transformar o seu Jeep em um Landau".
Vamo q vamo, Abração.
Ian Jeep
25/10/2014, 20:37
Temos a opção de outras molas tmb, como, Blaser, S10 e L200, que tmb já foram adaptados em jeep's.
Me parece q as da Blaser são muito confortareis. Usam duas molas apenas e aguentam o peso.
481565
481566
481567
481568
481569
481570
Molas L200
481571
481572
L200 triton, tem um tópico recém aberto dessa adaptação.
481573
Abraços.
fabriciosimonini
27/10/2014, 15:04
Sobre a suspa original, cheguei a conclusão q não tem como o jumelo trabalhar em 45º.
Colhi algumas fotos, q devem ajudar a entender.
480962
480963
480964
480966
Veja q a mola jé encostou no chassis e nem se quer o jumelo atingiu os famosos 45º. Ou seja ele não trabalha em 45º pois o ponto de fixação dele é muito pra cima, impossibilitando o jumelo de articular.
A ultima foto é do me cj, da pra ver q ta quase na vertical, e as medidas batem com vários outros cjs aki do fórum.
Talvez a mola esteja cansada. E detalhe q seu conjunto é bem mais leve q o original.
A solução seria abaixar o furo do suporte do jumelo um pouco mais, dando assim mais movimentação do jumelo.
Abraços.
Beleza Ian? Como diria Jack o Estripador "vamos por partes":
Na foto um o "furo" no chassi onde o jumelo se encaixa, está na posição correta, bem como o Jumelo me parece ser "curto", isto é, no comprimento original.
Nas fotos 2 e 3, além da longarina estar "cintada" o que agrava o problema deixando o chassi mais próximo de encostar no jumelo quando este articula, o "furo" parece estar bem mais acima do que deveria.
Na foto 4 (seu Jeep) o "furo" parece estar no local correto, mas o jumelo me parece ser "longo", dai a pergunta, este jumelo é original ou longo ?
481776
Na foto acima (meu CJ), o "furo" na longarina está "baixo", ou seja, no local correto. Não tem como baixá-lo mais, sendo que os jumelos são "curtos", na medida original.
Ian Jeep
27/10/2014, 16:21
Beleza Ian? Como diria Jack o Estripador "vamos por partes":
Na foto um o "furo" no chassi onde o jumelo se encaixa, está na posição correta, bem como o Jumelo me parece ser "curto", isto é, no comprimento original.
Nas fotos 2 e 3, além da longarina estar "cintada" o que agrava o problema deixando o chassi mais próximo de encostar no jumelo quando este articula, o "furo" parece estar bem mais acima do que deveria.
Na foto 4 (seu Jeep) o "furo" parece estar no local correto, mas o jumelo me parece ser "longo", dai a pergunta, este jumelo é original ou longo ?
Na foto acima (meu CJ), o "furo" na longarina está "baixo", ou seja, no local correto. Não tem como baixá-lo mais, sendo que os jumelos são "curtos", na medida original.
Blz Fabricio,
Então, concordo com sua analise. Eu não tenho certeza quanto ao meu jumelo, mas vou medir e comparar, mas oq me parece ele é mais comprido.
A distancia do furo do jumelo até a parte inferior do chassis é mais ou menos 1 polegada.
Mas oq eu quero dizer é q o jumelo de jeep não fica em 45º. Acho q quando projetaram o jeep, não se atentaram a esse detalhe. E como hj temos a concepção de q a suspensão trabalha melhor nesse angulo, queremos implantar em nossos cjs.
Olha essa outra foto, o jumelo a 45º e molas coladas no chassis, ou seja não exite a possibilidade de o jumelo original do jeep ficar com 45º, pois ele é muito curto, alem de esta fixado a uma altura de 1 polegada da pate inferior do chassis fazendo com q o jumelo perca ainda mais curso e a mola ainda mais próxima do chassis.
481781
Abraços.
fabriciosimonini
28/10/2014, 17:31
Temos a opção de outras molas tmb, como, Blaser, S10 e L200, que tmb já foram adaptados em jeep's.
Me parece q as da Blaser são muito confortareis. Usam duas molas apenas e aguentam o peso.
481565
481566
481567
481568
481569
481570
Molas L200
481571
481572
L200 triton, tem um tópico recém aberto dessa adaptação.
481573
Abraços.
Beleza Ian?
Eu entendi o que você quis dizer, é difícil o jumelo original do Cj permanecer em 45° exatos. Bem como, este ser o melhor ângulo para se obter maior "maciez" na suspensão.
O meu CJ é 1961, ou seja, conta com 53 aninhos... sendo que a Reforma "terminou" em 2011 ou melhor, quando comecei a "rodar" com ele. Se trata de um projeto antigo, mas feito por engenheiros, prova disso é sua longevidade e resistência.
Realmente somos nós que queremos "adequar" os CJs às nossas preferências pessoais, uns querem mais curso de suspensão, outros altura, e por fim, uma suspensão menos rígida, que é o meu caso.
Mas, deve se ter muito cuidado, pois toda alteração do projeto original e adaptações geralmente tem consequências, ou um "comportamento" diverso do pretendido, ganha-se de um lado mas perde-se de outro, não se deve fazer nada de modo aleatório, sem pesquisar e pensar bem antes... se não... :parede:.
Voltando ao Assunto, estou pensando em "cortar" essa volta que a 2ª. mola faz sob. a mestra, para que o jumelo possa vir um pouco mais p/traz antes que a mesma encoste na parte inferior da longarina (pequena seta em vermelho na imagem abaixo).
482005
Mas..., estou pensando bem, antes, pois, esta "volta" não foi colocada ai a toa, eu acredito que a intenção de quem à projetou, foi a de que, em caso de "quebra da mestra", a mesma iria "envolver" o jumelo, impedindo que o feixe ficasse sem apoio. Pelo menos é o que desconfio :pensativo:.
Muito boa sua pesquisa a respeito de "novos" feixes de mola para adaptar no CJ, além dos já exaustivamente discutidos feixes de Toy Band.
Nos Kits vendidos no mercado, o que se tem na verdade são 4 feixes dianteiros de Band, e não dois dianteiros e dois traseiros. Eu "acho" que os feixes dianteiros de Toy, são menores ou do mesmo tamanho que os traseiros originais do CJ, ou seja, menor comprimento (ou igual), maior resistência e rigidez da suspensão. A compensação seria pelo menor n° de molas que dão a vantagem aos feixes de Toy, que tem menos que o CJ.
O Feixe da Blazer é mais comprido e com menos lâminas (apenas duas e com espaçador) , o que é excelente para a traseira do CJ, pois, quanto maior comprimento da Lâmina menor a resistência e, em consequência maior o "conforto".
Na minha humilde opinião, o ideal seria adaptar os feixes de Toy na dianteira, com os jumelos voltados p/frente e feixes da Blazer com duas molas por feixes (ano 2000 em diante, salvo engano) na traseira do CJ.
Eu já tinha lido aqui no fórum um tópico, onde na reforma do Jeep, o dono adaptou 4 "feixes" (traseiros) da Fiat Fiorino, que conta com uma única Lâmina (bem larga) por feixe, e segundo o mesmo, ficou muito bom, e bem confortável, segue imagem da "Lâmina" baixo:
482007
Só não estou conseguindo "localizar" o tópico, que é meio antigo, mas, se conseguir posto o Link!
Grande abraço!
vavarusso
28/10/2014, 21:21
Blz Fabricio,
Então, concordo com sua analise. Eu não tenho certeza quanto ao meu jumelo, mas vou medir e comparar, mas oq me parece ele é mais comprido.
A distancia do furo do jumelo até a parte inferior do chassis é mais ou menos 1 polegada.
Mas oq eu quero dizer é q o jumelo de jeep não fica em 45º. Acho q quando projetaram o jeep, não se atentaram a esse detalhe. E como hj temos a concepção de q a suspensão trabalha melhor nesse angulo, queremos implantar em nossos cjs.
Olha essa outra foto, o jumelo a 45º e molas coladas no chassis, ou seja não exite a possibilidade de o jumelo original do jeep ficar com 45º, pois ele é muito curto, alem de esta fixado a uma altura de 1 polegada da pate inferior do chassis fazendo com q o jumelo perca ainda mais curso e a mola ainda mais próxima do chassis.
481781
Abraços.
Meu Ian eu acredito que haja sim a possibilidade da suspensão original deixar o jumelo trabalhar a 45º, o meu caso é assim. Tem tópico aqui que discutiu recetemente esso assunto e me parece que isso acontece por outro motivo, alteração feita ou desgaste.
Depois posto foto do meu nesse mesmo angulo da foto acima. Meu jeep é suspe original e é muito "confortável" com amortecedores de ranger dupla ação.
Valeu pessoal.
juleymar
28/10/2014, 22:19
Beleza Ian?
Eu entendi o que você quis dizer, é difícil o jumelo original do Cj permanecer em 45° exatos. Bem como, este ser o melhor ângulo para se obter maior "maciez" na suspensão.
O meu CJ é 1961, ou seja, conta com 53 aninhos... sendo que a Reforma "terminou" em 2011 ou melhor, quando comecei a "rodar" com ele. Se trata de um projeto antigo, mas feito por engenheiros, prova disso é sua longevidade e resistência.
Realmente somos nós que queremos "adequar" os CJs às nossas preferências pessoais, uns querem mais curso de suspensão, outros altura, e por fim, uma suspensão menos rígida, que é o meu caso.
Mas, deve se ter muito cuidado, pois toda alteração do projeto original e adaptações geralmente tem consequências, ou um "comportamento" diverso do pretendido, ganha-se de um lado mas perde-se de outro, não se deve fazer nada de modo aleatório, sem pesquisar e pensar bem antes... se não... :parede:.
Voltando ao Assunto, estou pensando em "cortar" essa volta que a 2ª. mola faz sob. a mestra, para que o jumelo possa vir um pouco mais p/traz antes que a mesma encoste na parte inferior da longarina (pequena seta em vermelho na imagem abaixo).
482005
Mas..., estou pensando bem, antes, pois, esta "volta" não foi colocada ai a toa, eu acredito que a intenção de quem à projetou, foi a de que, em caso de "quebra da mestra", a mesma iria "envolver" o jumelo, impedindo que o feixe ficasse sem apoio. Pelo menos é o que desconfio :pensativo:.
Muito boa sua pesquisa a respeito de "novos" feixes de mola para adaptar no CJ, além dos já exaustivamente discutidos feixes de Toy Band.
Nos Kits vendidos no mercado, o que se tem na verdade são 4 feixes dianteiros de Band, e não dois dianteiros e dois traseiros. Eu "acho" que os feixes dianteiros de Toy, são menores ou do mesmo tamanho que os traseiros originais do CJ, ou seja, menor comprimento (ou igual), maior resistência e rigidez da suspensão. A compensação seria pelo menor n° de molas que dão a vantagem aos feixes de Toy, que tem menos que o CJ.
O Feixe da Blazer é mais comprido e com menos lâminas (apenas duas e com espaçador) , o que é excelente para a traseira do CJ, pois, quanto maior comprimento da Lâmina menor a resistência e, em consequência maior o "conforto".
Na minha humilde opinião, o ideal seria adaptar os feixes de Toy na dianteira, com os jumelos voltados p/frente e feixes da Blazer com duas molas por feixes (ano 2000 em diante, salvo engano) na traseira do CJ.
Eu já tinha lido aqui no fórum um tópico, onde na reforma do Jeep, o dono adaptou 4 "feixes" (traseiros) da Fiat Fiorino, que conta com uma única Lâmina (bem larga) por feixe, e segundo o mesmo, ficou muito bom, e bem confortável, segue imagem da "Lâmina" baixo:
482007
Só não estou conseguindo "localizar" o tópico, que é meio antigo, mas, se conseguir posto o Link!
Grande abraço!
Fabricio , eu li esse topico tambem eu ate entrei em contato com ele e me contou tudo sobreessa adaptação , o interessante que ele teve de adaptar braços como nas adaptações de molas aspiral pra evitar o famosos axe wrap ,
veja neste video o que pode acontecer
https://www.youtube.com/watch?v=08UIvr6Sotk
pra usar essa mola sera preciso esse braço auxiliar se não a torção do eixo na vai enrrolar essa mola ,
abraço.
Ian Jeep
28/10/2014, 22:23
Beleza Ian?
Grande abraço!
Tranquilo?
Pois é, as ideias não param.
As molas da Blazer, tem um tópico com bastante conteúdo, no qual tiro essas informações.
Ela aguenta uma carga de 1.315kg, sendo compatível com com o jeep.
482022
É um tipo de mola parabólica, produzida com tecnologia de ponta, que necessita poucos feixes garantindo a resistência e diminuindo seu peso.
São duas laminas com calços como vc falou, o ano deve ser de 2000/2006.
482024
São bem mais compridas q as originais e dianteiras da band, quase a medida das pickup fiat strada/fiorino. 1323mm.
Essa combinação parece muito boa, traseira blazer e dianteira toy.
Esses kit são compostos por 4 feixes dianteiros da toy, e já vi um desaconselhamento sobre comprar um kit pronto, por ter certas limitações, como não dar de usar jumelo revolver, jumelos pequenos e a mola dianteira ser menor q a traseira original do jeep, bom seira se fosse a traseira da band. Ideal é montar seu próprio kit.
482033
A mola da fiorino é comprida, mas pelo fato de ser só uma, tem q ter uma barra anti warp.
482027
482028
O tópico é muito antigo, não sei se essa adaptação como é nos dias de hj. Acho q as molas da toy ultrapassaram esse sistema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/73-suspensao-baseado-em-molas-da-pickup-fiat.html
Ou fazer um mix, e ir melhorando oq ja temos, como por exemplo essas molas da toy com calços
transformando elas em progressivas.
482029
482030
482031
482032
Mas é como vc falou, toda adaptação exige um cuidado e muito conhecimento.
Uns links aki q podem nos ajudar
HST Parabolic Suspension Systems (http://www.parabolicsuspension.com/general.htm)
RNA | Rassini - NHK Automotive - FABRINI (http://www.rassini-nhk.com.br/produtos/nhk)
Suspension Specialists, Technical Bulletin Number 4 (http://www.suspensionspecialists.com/tech0004.html)
Sobre o seu feixe, eu ainda acho q seria melhor abaixar o furo do jumelo. Deixar ele rente a longarina, tipo esse serviço do Elmer.
482034 482035 482036 482037 482038
Abraços
fabriciosimonini
30/10/2014, 15:59
beleza Gurizada!
To vendo que o tem Suspensão está se desenvolvendo bastante, muitas ideias e tudo muito bem documentado...
Como comentei alguns posts atrás, estava pensando em cortar fora a bendita volta que a 2ª mola fazia sob. a mestra, impedindo o jumelo de articular para trás, o que acabava por travar o movimento da suspensão dianteira.
Bem, hoje acordei umas 6h e antes de de ir trabalhar, resolvi dar um "Pega" no Jeep, e de fato CORTEI FORA a volta da 2ª mola sob. a mestra, abaixo vão as imagens:
482189 482190
Já Liberou um espaço um pouco maior para o jumelo recuar, ainda não rodei com o Jeep para fazer o teste, vamos ver como ficou ???.
Por curiosidade posicionei meu macaco (garrafa) no centro da placa onde são fixados o grampos do eixo e, levantando o feixe de molas, quase tirando a roda dianteira do chão, o jumelo veio p/trás uns 2,5 centímetros, achei pouco :pensativo:, gostaria que se move-se mais, pelo menos não foi por falta de espaço!!
Estou usando 9 lâminas em cada feixe dianteiro, estou achando que é muito para sustentar o motor A.P e carroceria de fibra, estou pensando em retirar pelo menos mais uma ou duas :semideia, talvez a 1ª e a 3ª de baixo para cima (menores), mas primeiro vou ver como ficou o comportamento do CJ depois da "cirurgia".
fabriciosimonini
09/11/2014, 10:49
Ontem (08/11/14) tive tempo para dar uma volta com o Jeep depois de cortar fora a "volta" que a 2ª lâmina fazia sobre a Mestra, o resultado foi muito bom sendo que a dianteira parou de "bater" e seu trabalho ficou mais suave.
Apesar de ter andado somente na Cidade, o Jeep parou de "quicar", como fazia quando passava por "lombadas" ou outros obstáculos, e após o passeio, pude verificar que os jumelos não deram fim de curso encostando na longarina como faziam anteriormente.
Para quem não está com o feixe muito "arreado" e buchas muito gastas, o corte da volta da 2ª. lâmina suaviza bastante o funcionamento da suspensão dianteira, o Jeep não vira um Landau, mas ajuda bem, e as "batidas" e "quicadas" desaparecem:concordo:.
Espero que a minha "experiência" possa ajudar outros amigos aqui do fórum que passam pelo mesmo problema.
Não se trata de uma solução definitiva, ainda estou estudando se vou colocar os feixes de Toy na dianteira e os de Blazer na Traseira, ou parto direito para uma suspensão com molas espirais, uma mudança mais radical, mas, talvez com melhores resultados em termos de "conforto".
fabriciosimonini
23/02/2015, 11:18
493667
Tirando a poeira do Tópico!!!
Depois de 3 anos, por fim os alargadores de paralamas foram pintados e instalados, ficou muito bom !!!
Diminuiu bem a quantidade de água/barro que jogava pra dentro do Jeep.
e aí Fabrício como anda o jeep?
[]´s
fabriciosimonini
04/11/2018, 09:36
e aí Fabrício como anda o jeep?
[]´s
Beleza Tuna?
Ando com bastante trabalho e não tem sobrado tempo para entrar muito no fórum, me desculpe pelo atraso na resposta!
O Jeep está em ordem, não tenho usado muito, apenas nos finais de semana em alguns passeios, tenho feito manutenção de rotina, filtros, óleo, recentemente retifiquei o meu carburador, trocando o kit completo de juntas, giclês e mangueiras e uma bela limpeza, o resultado ficou muito bom!
O que tem me incomodado um pouco é a suspensão, que mesmo com a retirada de 3 molas na dianteira e 2 na traseira ainda continua bem desconfortável, pensei em colocar o kit da Toyota Band, mas acredito que seja o mesmo que trocar seis por meia dúzia, pode ser que até melhora-se um pouco, mas eu continuaria com os feixes de mola.
Estou pensando em adaptar molas helicoidais na dianteira e traseira, mas, a maioria dos Jeeps que ví com esta adaptação usam o os eixos da Rural, que são mais largos que os originais do CJ5. Estou estudando os "modelos" de susp. para ver se consigo fazer a adaptação sem ter que trocar os eixos originais.
Recentemente também instalei um pino graxeiro em cada munhão para facilitar a lubrificação, uma vez que os "bujões" ficaram obstruídos pelo suporte das pinças dianteiras.
Qualquer dúvida estou a disposição.
[]'s
Naercio Cedraz Carneiro
04/11/2018, 22:54
493667
Tirando a poeira do Tópico!!!
Depois de 3 anos, por fim os alargadores de paralamas foram pintados e instalados, ficou muito bom !!!
Diminuiu bem a quantidade de água/barro que jogava pra dentro do Jeep.
boa noite Fabicio tudo bem me chamo naercio e comprei meu jeep em 2011 estou reformando ele agora so fdalta pintura tava olhando as fotos do seu jeep, muito bonito ele parabens em breve estarei com meu pintado e ao poucos organizando ele do jeito que eu quero.
fabriciosimonini
06/11/2018, 11:26
boa noite Fabicio tudo bem me chamo naercio e comprei meu jeep em 2011 estou reformando ele agora so fdalta pintura tava olhando as fotos do seu jeep, muito bonito ele parabens em breve estarei com meu pintado e ao poucos organizando ele do jeito que eu quero.
Obrigado Naércio! vá com calma, fazendo as coisas do seu jeito, com capricho e sem pressa para terminar logo, o que é o mais difícil kkkk, boa sorte na empreitada!
[]'s.
Aristides Jr
06/11/2018, 18:00
Olá Fabrício,
Foi muito bom ler todo seu tópico!
Gostei tanto que lí também os outros tópicos sobre adaptação de molas!
Pelo que vi voce não carrega peso! Antes de partir para grandes empreitas de adaptações e modificações tente tirar mais uma mola de cada feixe! Vale pena a mão de obra, acho que vai ficar mais macio!
Parabéns pelo ótimo trabalho! (ou será diversão)
fabriciosimonini
09/11/2018, 17:36
Olá Aristides Jr.
Obrigado por ter lido todo o tópico, espero que tenha gostado!
A carroceria de fibra é bem mais leve que a de lata, também procuro não ficar carregando muita coisa, só o essencial.
Demorei bastante para achar o acerto dos feixes de mola, fiz várias experiências até encontrar um certo "equilíbrio", pois deve-se levar em conta uma série de fatores.
Eu já experimentei andar com uma mola a menos por feixe, o Jeep andava relativamente bem apenas comigo, mas quando levava umas 3 ou 4 pessoas (total de 5 comigo), ficava meio molenga, inclinando para os lados nas curvas, pegando os pneus na fibra.
Então resolvi retornar a mola que havia tirado, a condução melhorou bastante, ficou "duro" só com o motorista e mais "confortável" digamos assim, com 4 ou 5 pessoas.
Pensei em manter a mola a "menos" e colocar um jumelo mais alto, mas, pesquisando no fórum, descobri que poderia alterar o ângulo do cáster (acho que é este o nome) o que influenciaria na direção. Teve um colega aqui do fórum, que por engano o seu mecânico instalou os feixes de Toy com os jumelos dianteiros voltados para trás com um suporte curto na frente, o resultado foi a alteração do cáster, os braços do munhão ficaram apontados mais pra cima, a direção, segundo ele ficou muito ruim, imprecisa e esterçando menos.
Bastou colocar o Jumelo na frente, posição correta, e o Jeep ficou outro. não quer dizer que com feixes de Band não se possa colocar os jumelos para trás, desde que o suporte dianteiro (fixo) tenha o dobro de sua altura.
Como dá para perceber qualquer mudança, por mínima que seja, vai influenciar em outros "setores" do Jeep.
Tem um tópico muito interessante sobre a susp. original do Jeep e como deixá-la um pouco mais macia, salvo engano, se chama Jeep pulando igual cabrito. vale apena dar uma lida.
[]'s
Aristides Jr
11/11/2018, 18:33
Olá Fabrício!
Sim Gostei muito de todo o tópico! Gostei muito, eu que tenho que te agradecer!
Já pensei muito neste assunto de suspensão mais confortável para o Jeep, o meu que é 51 as molas são mais curtas e por sua vez mais duras ainda!
A vantagem que ele faz curvas melhor que o CJ5! Não sei se sou eu que tive má impressão mas todas as vezes que andei com CJ5 nas curvas ele inclinava tanto a carroceria que chegava a me dar medo!
Um coisa que cheguei a pensar e pesquisar por um tempo foram naqueles kits de suspensão a ar que a bolsa é montada no próprio amortecedor, do tipo da air sus dos kadett GS.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-987264766-bolsa-ar-cnica-haste-20mm-suspenso-a-ar-niple-8mm-gratis-_JM
Pode ser que eu esteja falando bobagens!
Mas este sistema pode aliviar uns 200 a 250 kg de peso das molas, e o legal que é variável, ou seja voce pode retirar mais molas da suspensão original e quando estiver com peso a mais é só calibrar a suspensão, do mesmo jeito que se faz com o pneu.
Pensando mais ainda cheguei a planejar um pequeno compressor ou um reservatório de ar para calibrar a qualquer momento.
O investimento não é alto!
fabriciosimonini
13/11/2018, 21:35
Olá Fabrício!
Sim Gostei muito de todo o tópico! Gostei muito, eu que tenho que te agradecer!
Já pensei muito neste assunto de suspensão mais confortável para o Jeep, o meu que é 51 as molas são mais curtas e por sua vez mais duras ainda!
A vantagem que ele faz curvas melhor que o CJ5! Não sei se sou eu que tive má impressão mas todas as vezes que andei com CJ5 nas curvas ele inclinava tanto a carroceria que chegava a me dar medo!
Um coisa que cheguei a pensar e pesquisar por um tempo foram naqueles kits de suspensão a ar que a bolsa é montada no próprio amortecedor, do tipo da air sus dos kadett GS.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-987264766-bolsa-ar-cnica-haste-20mm-suspenso-a-ar-niple-8mm-gratis-_JM
Pode ser que eu esteja falando bobagens!
Mas este sistema pode aliviar uns 200 a 250 kg de peso das molas, e o legal que é variável, ou seja voce pode retirar mais molas da suspensão original e quando estiver com peso a mais é só calibrar a suspensão, do mesmo jeito que se faz com o pneu.
Pensando mais ainda cheguei a planejar um pequeno compressor ou um reservatório de ar para calibrar a qualquer momento.
O investimento não é alto!
Olá Aristides Jr.
Eu particularmente não andei em um 51 (CJ3) ainda, então, se você afirma que a suspensão é mais curta e portanto mais desconfortável que a do CJ5, eu acredito!, mas por outro lado existem uma série de fatores que podem estar deixando a sua suspensão mais dura, com ex: feixe arqueado, buchas gastas, jumelos com inclinação incorreta, falta de lubrificação entre as molas, etc...
O CJ5 com o feixe de molas inteiro não chega a inclinar tanto nas curvas, mas, com retirada de algumas lâminas, no meu caso em particular foram 3 na frente e 2 atrás, o Jeep passou a inclinar mais nas curvas, principalmente no asfalto onde a velocidade é um pouco maior que na Cidade ou estradas de terra, entretanto ele inclina até certo ponto, depois mantém a mesma inclinação até sair da curva, é mais uma questão de costume.
Já Cheguei até instalar barra estabilizadora no eixo traseiro, o Jeep não inclina de jeito nenhum, mas em consequência a traseira fica muito dura, a barra "travou" a suspensão, e por fim acabei retirando a estabilizadora.
Já existe aqui no fórum a adaptação de suspensão a ar em Jeep Willys, se não me engano foram utilizadas uma ou duas lâminas da F-4000 em cada feixe, em conjunto com a bolsa de ar, deve ter ficado bem macio, mas, é o mesmo que ter 8 pneus no Jeep, pois, pode ocorrer um furo, rasgo e consequentemente vazamento do ar, ai você fica na mão, onde quer que você esteja, pode ser na Cidade, em passeio em estradas de terra ou até mesmo na trilha, o que é ainda pior!
Eu procuro manter o Jeep com a maior simplicidade possível, para não ter dor de cabeça depois, mas, a experiência é válida!
Seriam necessárias 4 bolsas de ar, um compressor 12V, um reservatório bem robusto para aguentar a pressão, como por exemplo o reservatório de ar para o freio, utilizados nos caminhões, bem como um "bico" para poder abastecer com o ar do compressor nos postos de gasolina, e de quebra, instalar uma buzina a ar.
Pode-se tentar também passar uma graxa grafitada entre as molas para que estas deslizem melhor uma sobre a outra com a suspensão trabalhando, ou colocar uma tira de radiografia entre cada mola, ou ainda colocar uma calço entre uma mola e outra, ou a cada duas molas, rebatendo as duas extremidades para que a mola de baixo apoie na de cima apenas nas pontas do feixe, também pode obter-se o mesmo resultado colocando calços redondos nas pontas das lâminas, não sei o nome correto, mas no M.L tem pra vender (acredito ser a melhor solução).
[]s.
marushio
20/11/2018, 15:06
gostando muito de tudo isso , acompanhando ainda, sucesso na empreitada :)
fabriciosimonini
20/11/2018, 16:31
gostando muito de tudo isso , acompanhando ainda, sucesso na empreitada :)
Valeu Marushio !
fabriciosimonini
20/11/2018, 17:00
Para quem quiser se aprofundar no assunto de suspensão a ar, segue o linK: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/145554-willis-64-com-suspensao-ar.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/145554-willis-64-com-suspensao-ar.html)
Aristides Jr
20/11/2018, 17:59
Olá Fabrício!
Li seus comentários e também o post com o Jeep que está sendo construído com suspensão a ar!
Mas não é o que eu havia sugerido!
O que tenho em mente são bolsas montadas nos amortecedores, e não bolsas no lugar das molas.
Deste jeito que estou lhe falando voce matem toda a suspensão apenas reduz as molas até ficar macio e no caso de carga calibra o sistema para regular a altura. Não são obrigatórios compressor e reservatório de ar, válvulas etc..
Discordo de que é como ter 8 pneus, primeiro porque as bolsas, diferentes dos pneus, não tem contato com o chão, e principalmente porque elas apenas aliviam o peso das molas!
Se elas falharem voce segue (um pouco mais baixo), mais normalmente. O sistema é o mesmo do air-sus do Kadett!
fabriciosimonini
28/11/2018, 20:37
Olá Fabrício!
Li seus comentários e também o post com o Jeep que está sendo construído com suspensão a ar!
Mas não é o que eu havia sugerido!
O que tenho em mente são bolsas montadas nos amortecedores, e não bolsas no lugar das molas.
Deste jeito que estou lhe falando voce matem toda a suspensão apenas reduz as molas até ficar macio e no caso de carga calibra o sistema para regular a altura. Não são obrigatórios compressor e reservatório de ar, válvulas etc..
Discordo de que é como ter 8 pneus, primeiro porque as bolsas, diferentes dos pneus, não tem contato com o chão, e principalmente porque elas apenas aliviam o peso das molas!
Se elas falharem voce segue (um pouco mais baixo), mais normalmente. O sistema é o mesmo do air-sus do Kadett!
Entendi sim, tanto é que escrevi "Para quem quiser se aprofundar no assunto".
Pelo que sugeriu terá problemas de axle wrap. Vide pgs. Anteriores .
[ ]s.
Aristides Jr
04/12/2018, 16:11
Olá Fabrício!
As adaptações são quase sempre assim ganha de uma lado perde de outro!
Acredito que a proporção de problemas de axle wrap está relacionada a quantidade de alivio ou redução nas mola, por isso tem que ser cauteloso na quantidade a redução da molas.
Voce já removeu 3 dianteiras e 2 traseira, melhorou !
Voce já tentou remover mais uma?
Como ficou?
fabriciosimonini
14/12/2018, 19:28
Olá Fabrício!
As adaptações são quase sempre assim ganha de uma lado perde de outro!
Acredito que a proporção de problemas de axle wrap está relacionada a quantidade de alivio ou redução nas mola, por isso tem que ser cauteloso na quantidade a redução da molas.
Voce já removeu 3 dianteiras e 2 traseira, melhorou !
Voce já tentou remover mais uma?
Como ficou?
Olá Aristides.
Estive pensando em retirar a primeira mola, por ser a mais curta, acho que é a que mais oferece resistência ao movimento do feixe, mas no momento estou analisando a possibilidade de instalar uma injeção eletrônica monoponto no meu motor ap. 2.0, tem que mexer em muita coisa, troca do coletor de admissão, refazer o chicote elétrico, troca do módulo de ignição por um de 7 pinos, troca do distribuidor por um distribuidor Hall, troca da bobina de ignição por uma com 3 pinos ou usar uma bobina vermelha da bosch, instalação de sonda lambda no escape, instalação de bomba elétrica de combustível externa ao tanque (modelo G.M. Monza), ou seja, uma infinidade de coisas...
A injeção é monoponto que saiu na ford Pampa 1.8 com motor AP, 1990, época da Auto latina, quando foram feitas algumas bizarrices automotivas como Gol com motor do Scort (CHT), Pampa com motor AP e por ai vai... esta injeção está instalada num formula Ford do meu irmão, mas ele vai trocar por uma injeção multiponto programável então daria ela para mim, mas sem os acessórios que citei acima, pois vai precisar deles para a nova injeção.
O meu carburador é um TLDZ 495 original do meu motor, com 2º estágio mecânico, no começo do ano fiz uma revisão completa, troquei todos os giclês, juntas, baquelite, mangueiras e injetor (nº55 do carburador a álcool), ficou muito bom para andar a resposta ao acelerador ficou bem melhor, e não sei se uma injeção monoponto não programável daria conta do recado, uso pneus 33" e rodas de 15x12. Seria decepcionante depois de todo trabalho e gasto envolvido o Jeep ficar "fraco", estou analisando bem os prós e os contras.
[]'s.
Aristides Jr
02/01/2019, 10:27
Olá Fabrício!
Esta injeção originalmente já equipou este motor então, apesar de ser uma adaptação o resultado é previsível!
Pelo menos para mim a sensação que tenho é que motores carburados tem funcionamento mais bruto, até passam a impressão de mais força e melhor resposta.
Só que na pratica a injeção supera, apesar de trabalhar mais suave, inclusive é daí que vem a economia.
Carburador desregula muito mais fácil, e requer ajustes mais frequentes! Na injeção voce ganha muito em regularidade no funcionamento e baixa manutenção.
Se o investimento for muito alto não vale a pena!
Não ando tanto com o jeep para ter uma experiência de alta KM! Também gosto de GM - Monza, tomo conclusões como base nele, rodamos 450 mil km com um classic 86 álcool a maior parte da manutenção era no carburador a cada no máximo 30mil km precisava de revisão. Depois desse tivemos um 95 álcool injeção monoponto, funciona super bem, redondo e forte!, 100 mil sem mexer na injeção, mas em compensação a bomba neste carro tem a vida útil absurdamente pequena, ainda bem que é barata, e para não me deixar na rua troco o óleo e a bomba.
Enfim se o investimento for alto fique com o carburador, se for ter grande trabalho ou gastar muito procure uma injeção mais atualizada!
fabriciosimonini
14/01/2019, 18:13
Olá Fabrício!
Esta injeção originalmente já equipou este motor então, apesar de ser uma adaptação o resultado é previsível!
Pelo menos para mim a sensação que tenho é que motores carburados tem funcionamento mais bruto, até passam a impressão de mais força e melhor resposta.
Só que na pratica a injeção supera, apesar de trabalhar mais suave, inclusive é daí que vem a economia.
Carburador desregula muito mais fácil, e requer ajustes mais frequentes! Na injeção voce ganha muito em regularidade no funcionamento e baixa manutenção.
Se o investimento for muito alto não vale a pena!
Não ando tanto com o jeep para ter uma experiência de alta KM! Também gosto de GM - Monza, tomo conclusões como base nele, rodamos 450 mil km com um classic 86 álcool a maior parte da manutenção era no carburador a cada no máximo 30mil km precisava de revisão. Depois desse tivemos um 95 álcool injeção monoponto, funciona super bem, redondo e forte!, 100 mil sem mexer na injeção, mas em compensação a bomba neste carro tem a vida útil absurdamente pequena, ainda bem que é barata, e para não me deixar na rua troco o óleo e a bomba.
Enfim se o investimento for alto fique com o carburador, se for ter grande trabalho ou gastar muito procure uma injeção mais atualizada!
Aristides.
Não estou muito inclinado a fazer a adaptação de I.E no meu motor, não pelos custos, mas sim pela trabalheira que iria dar, procuro manter o meu Jeep o mais simples possível e teria que mexer em muita coisa, como você mesmo citou, bomba de combustível elétrica queima e deixa você na mão, a minha bomba mecânica nunca me deu problema, as vezes fico mais de 1 mês sem ligar o motor e a bateria não descarrega, o que não é o caso da injeção eletrônica que esta sempre consumindo energia, gosto do funcionamento do motor "mais bruto" que o carburador proporciona, além de ter a opção de alterar os giclês para deixar o motor mais esperto tanto na baixa quanto na alta rotação, o que é bem simples ao meu ver.
O meu carburador estava com entrada falsa de ar, o que é bem comum por se tratar de um mecanismo com mais de 20 anos de uso, bastou plainar as faces com o uso de lixas e uma pedra perfeitamente plana e problema resolvido! O que dá trabalho em qualquer veículo com carburador são os mecânicos que não sabem mexer ou tem preguiça de trabalhar, preferem a injeção por que não suja as mãos e o "Raster" informa aonde o problema está sem ter que descobrir por conta própria.
Os primeiros Monza faziam uso do carburador Weber 190 e os últimos com carburador saíram com o carburador 2e, salvo engano, são excelentes carburadores até hoje, os últimos saíram com injeção monoponto, meu pai teve um no início dos anos 90, acredito que a manutenção fica mais por conta da qualidade do combustível utilizado, tanto à gasolina quanto o álcool, no caso da gasolina, as tabelas de giclagem foram estabelecidas para a adição de 7% de álcool na gasolina e esta atualmente tem não menos do que 25%, portanto os giclês devem ter numeração, com pelo menos 10% a mais do que consta na tabela, além do que o álcool é muito corrosivo, principalmente nos carburadores à gasolina, que não tem aquele banho de níquel como proteção.
Os carburadores à álcool, mesmo com a proteção de níquel, costumam apresentar corrosão com o tempo e a manutenção tem que ser feita com maior frequência, são mais melindrosos, pois, costumam falhar até que o motor atinja a temperatura de trabalho, que é mais alta do que o motor a gasolina, necessitando de sistema de aquecimento em sua base para melhor funcionamento, além de válvula termostática que abrem a uma temperatura mais elevada, bem como o cebolão que aciona a ventoinha à uma temperatura mais alta.
Por enquanto vou ficar com o meu carburador e deixar a instalação da i.e mais para frente...
[]s'.
Aristides Jr
14/01/2019, 18:53
Olá Fabrício!
Carburador de monza em 1990 foi 2E, muito bom, até hoje!
Apenas o classic 86 que por 6 ou 8 meses foi equipado com Blfa e estava cada vez mais difícil de achar peças para ele!
Acho muito acertado sua decisão de manter o carburador! Funciona muito bem! Principalmente no seu caso que tem facilidade para fazer os ajustes, isso quando necessários.
Também guardaria minhas latinha$ para algum outro projeto!
Meu Go-devil é assim, hoje ele está bem acertado! diria até que com alguma melhoria... exemplo:- bobina de alta potencia, e dupla carburação... e funciona bem!
Mais é aquela coisa bruta!
Ainda não consegui acertar 100% da giclagem e continua platinado com avanço centrífugo (distribuidor original) daí umas falhadinhas em algumas situações, nada demais!
Com preparação mínima liga de primeira mesmo ficando parado por até 18 meses! bomba de gasolina, nunca troquei é a mesma a mais de 35 anos e funciona perfeitamente!
Coisas de Jeep:- simples e rústicas.
Aristides Jr
14/01/2019, 19:00
Falando em molas esqueci de dizer!
Depois de pesquisar estou com idéia de realizar a manutenção seguindo a receita do Kim!
Vou desmontar o feixe, arquear as molas, montar com espaçadores, vou trocar as buchas! Se meus grampos ficarem curtos com os espaçadores acho que vou fazer um calço a cada dois e no entre meios com filme de raio-x.
fabriciosimonini
16/01/2019, 17:32
Falando em molas esqueci de dizer!
Depois de pesquisar estou com idéia de realizar a manutenção seguindo a receita do Kim!
Vou desmontar o feixe, arquear as molas, montar com espaçadores, vou trocar as buchas! Se meus grampos ficarem curtos com os espaçadores acho que vou fazer um calço a cada dois e no entre meios com filme de raio-x.
Aristides.
Tem um tópico específico sobre suspensão do Jeep Willys, chama-se "Jeep pulando igual cabrito", pode ser até que seja esta a sua referência, pelo que lí, deve-se colocar um espaçador (pedaço curto de mola mesmo) entre uma mola e outra, ou a cada duas molas, mas deve-se também "rebater aos pontas" para ser o "contato" entre a mola de baixo e a de cima, sucessivamente, desta forma somente as pontas das molas farão contato entre sí criando a região de atrito "esfrega esfrega", neste caso dispensa-se o uso de "radiografias".
Pode-se também, apenas desmontar o feixe e ai sim colocar uma "lâmina de radiografia" entre uma mola e outra necessariamente, e remonta-lo, ou então, pode-se também apenas desmontar o feixe e passar "graxa grafitada" entre as molas e remontá-lo novamente.
Costuma-se também deixar a primeira mola (mais curta) "reta", para que só ofereça resistência quando o feixe todo estiver com muita "carga".
Confesso que não testei na prática estas opções, o pessoal fala que ajuda bastante no trabalho do feixe, que fica mais suave, se é que podemos usar esta expressão, em se tratando da suspensão original do Jeep.
Analisando as opções, acho que iria de "radiografia", não é necessário levar o Jeep no posto de molas, você pode fazer num final de semana sem custo algum, basta pegar as radiografias da família inteira, kkkk.
Usando espaçador, necessariamente teria que levar o Jeep até o moleiro para rebater as pontas, cortar os espaçadores e remontar o feixe com novos grampos, pois os originais ficariam curtos, todo este trabalho iria gerar um gasto!
Para usar somente a graxa grafitada bastaria desmontar os feixes, engraxar e remontar tudo como estava antes, também envolveria somente o custo da graxa, que é relativamente barata.
Para quem costuma andar "no mato" o uso de espaçadores em conjunto com a primeira mola "reta", iria causar aborrecimento, pois tudo quanto é galho vai enroscar ali, mesmo com o feixe original já enrosca, imagina com quatro "pontas" para frente e quatro para trás, vai enroscar até de ré.
Não sei se entendi direito a sua citação "arquear as molas", acho que se referia a "rebater a pontas das molas", neste caso tudo bem, o que não aconselho para ninguém é arquear as molas para ganhar "altura" no Jeep, a suspensão vai trabalhar ainda menos e ficar bem mais "dura", além do fato de que em pouco tempo as molas já "cansadas" vão desarquear, causando desperdício de tempo, trabalho e dinheiro.
Boa empreitada, diga depois como ficou!
[]s'
Aristides Jr
16/01/2019, 17:55
Legal Fabricio!
É isso mesmo!
Meus grampos por alguma razão que não sei são quase 3 cm mais cumpridos que o necessário! Para voce ter uma idéia tem um outra porca (mais grossa) servindo de espaçador.
Então talvez mesmo com os calços ainda consiga aproveitar os grampos.
Arquear as molas porque meu jeep fica torto na garagem e me dá a impressão de que isso causou algum problema e um lado pode ter arreado mais que outro.
A idéia é desmontar a o feixe e comparar lado a lado, lâmina por lâmina para que fiquem na mesma altura.
Na verdade não decidi se instalo o calço, se apenas monto com graxa, ou com radiografia...
Tinha um senhor dono de um posto de gasolina aqui em Campinas, todas as vezes que eu ia abastecer o Jeep ele vinha me falar que:-
" No tempo dele ele desmontava o feixe, engraxava bem e depois de montado enrolava tudo bem apertado com tiras de câmera de ar (encapava)"
Segundo ele a graxa deixava as molas trabalharem melhor e mais macia e a câmera de ar protegia para a graxa não sair e dificultava de entrar terra e sujeira!
Na verdade gostaria de fazer tudo em "casa" pois é mais divertido! Só que não tenho uma data, é quando der tempo...
fabriciosimonini
25/01/2019, 18:22
Aristides.
A maioria dos Jeeps Willys que já ví geralmente tem o lado esquerdo (motorista) mais baixo que o lado direito, ou seja, o Jeep fica inclinado para a esquerda, acredito que seja por causa do motor ficar deslocado mais para a esquerda do que para a direita dentro do cofre do motor, em virtude da necessidade de se criar espaço para a caixa de tração (Dana 18) e cardãs traseiro e dianteiro, o que implica no deslocamento da "bola" do diferencial para a direita, tanto no eixo traseiro como no dianteiro (originais de fábrica).
O motor BF 161 possui 6 cilindros (2.600 cm3) é muito pesado, devido a sua antiga concepção e disponibilidade de materiais na época em que foram fabricados e que também rodaram em nossos Jeeps muitos anos antes de serem substituídos pelos motores do opala 6c (4.100 cm3), 4c (151 cm3) e os mais atuais AP. e Gm (Astra/Blazer/S10), em consequência do "peso" ser deslocado para a esquerda, acabaram por "cansar" mais a molas dianteiras esquerda (que ficam maisrebaixadas) do que as da direita.
Eu fiquei sabendo, não sei se é realmente verdade, mas, dizem que originalmente o feixe de molas dianteiro esquerdo teria uma lâmina a mais que o direito para compensar o peso extra do power train ser deslocado para esquerda, no meu Jeep os feixes vieram com o mesmo nº de lâminas tanto no esquerdo como no direito, e para não fugir a regra, era inclinado para a esquerda, o que fiz foi simplesmente inverter o feixe do lado direito com o esquerdo e o Jeep ficou alinhado.
A ideia de "curvar" as molas aos pares (esquerda e direita) me parece uma boa ideia, mas, pode ser que mesmo duas molas com idêntica curvatura podem não oferecer a mesma resistência ao "peso", e neste caso uma iria "arrear" mais que a outra. No You Tube tem um canal que acompanho, se chama Leandro Torneiro, ele está reformando um caminhão Ford antigo e nos feixes traseiros ele foi curvando as lâminas aos pares em uma calandra e depois de montado, os feixes ficaram muito bem alinhados e na mesma altura, vale a pena dar uma olhada!
A ideia de engraxar os feixes e enrolar com tiras de câmara de ar, impediria a graxa de sair e o poeira de entrar, já vi este processo ser feito com filme de cozinha, mas, embora o resultado seja satisfatório, a estética, a meu ver fica horrível, é uma visão particular minha, não condeno de forma alguma quem o faça, é mais uma questão de gosto!
[]s'
fabriciosimonini
07/09/2019, 08:51
Depois de 10 anos aposentei os velhos BF, agora o Marelão está calçando 2 pares dos Falken 32x11,5x15.
568582568583
CAPT GOTTLIEB
08/09/2019, 15:20
Fabrício, parabéns! Teu Jeep está realmente muito bom e você fez tudo com muito capricho.
Já tive um Jeep Willys com motor 6 cilindros, gasolina e câmbio de 3 marchas. Rodava muito bem.
Bons passeios.
568595
fabriciosimonini
15/09/2019, 11:17
Capt Gottlieb.
Obrigado! Já tem um bom tempo que estou mexendo no Jeep, procuro fazer o melhor possível, estou desenvolvendo uma suspensão com molas helicoidais, farei na traseira primeiro, em breve colocarei na página!
fabriciosimonini
16/09/2019, 11:23
Depois de alguns anos, fiz duas "caixinhas" em chapa de metal para o acabamento dos motores dos limpadores de para-brisa, deu trabalho mas o resultado ficou muito bom.
568722568723
fabriciosimonini
16/09/2019, 11:45
Pelo fato de usar motor ap. 2.0 e câmbio Clark 260f, foi necessário abrir um novo espaço para a posição das alavancas de câmbio e reduzida, e como a ré do 260f é para frente, foi necessário criar um novo suporte em fibra para receber a coifa do câmbio e também fechar um pouco o buraco da reduzida para acomodar a coifa, que a meu ver deveria ser um pouco maior, uma vez que uso os coxins do motor do Opala como calços de carroceria, e por este fato, as alvancas deslocam-se mais para frente e para trás, sendo limitados pela coifa
568724
568725
568726
568727
CAPT GOTTLIEB
16/09/2019, 14:27
Depois de alguns anos, fiz duas "caixinhas" em chapa de metal para o acabamento dos motores dos limpadores de para-brisa, deu trabalho mas o resultado ficou muito bom.
568722568723
Fabrício foi uma excelente idéia fazer estas caixas. O Jipe Toyota FJ Land Cruiser é bem parecido com o Toyota Bandeirante, exceto pelo motor Mercedes-Benz e o acabamento, que no Jipe estadunidense é primoroso e no brasileiro é sofrível (para usar de eufemismo. A palavra correta seria grosseiro). Os FJs têm um bom motor elétrico que equipa os limpadores de para-brisa e por causa do tamanho e espaço disponível este motor precisou ficar um pouco exposto externamente. A solução foi recobri-lo com uma jeitosa e estética caixa de metal, à semelhança das que você fez internamente. Então esta sua solução foi também muito boa, com ótimo resultado estético e funcional.
Existem vários tipos e marcas de Jipes, mas a idéia básica é sempre a mesma. Um bom e valente 4x4 apto para enfrentar desafios.
568730
fabriciosimonini
16/09/2019, 19:04
Fabrício foi uma excelente idéia fazer estas caixas. O Jipe Toyota FJ Land Cruiser é bem parecido com o Toyota Bandeirante, exceto pelo motor Mercedes-Benz e o acabamento, que no Jipe estadunidense é primoroso e no brasileiro é sofrível (para usar de eufemismo. A palavra correta seria grosseiro). Os FJs têm um bom motor elétrico que equipa os limpadores de para-brisa e por causa do tamanho e espaço disponível este motor precisou ficar um pouco exposto externamente. A solução foi recobri-lo com uma jeitosa e estética caixa de metal, à semelhança das que você fez internamente. Então esta sua solução foi também muito boa, com ótimo resultado estético e funcional.
Existem vários tipos e marcas de Jipes, mas a idéia básica é sempre a mesma. Um bom e valente 4x4 apto para enfrentar desafios.
568730
CAPT. GOTTLIEBE.
Eu optei por instalar dois motores independentes para os limpadores de para-brisa na parte de baixo do quadro, pelo fato que a instalação dos motores na posição original atrapalharia um pouco a visão do motorista, sendo que a única opção de acabamento seria pintá-los da cor do Jeep, ficaria horrível estéticamente, opinião pessoal, não condeno de forma alguma quem o fez, até porque é a posição original dos limpadores na parte superior do quadro do para-brisa, quando os Jeeps sairam da fábrica, mas, preferi fazer dois pequenos recortes no quadro e adaptar, dois motores independentes e fazer um acabamento um pouco melhor com a confecção das duas caixinhas de metal.
Interessante esta solução no FJ, nunca tinha visto algo parecido, a ideia foi praticamente a mesma, mas a "caixinha" pelo lado de fora do quadro deve facilitar o acesso para manutenção, externamente ao veículo e ao mesmo tempo poupar espaço interno, acredito eu.
[]'s.
fabriciosimonini
20/09/2019, 12:22
Como não tenho porta-luvas no meu Jeep, sentia falta de um console com um porta-trecos para guardar celular, chaves, documento e outras coisas, como tudo no meu Jeep é personalizado, resolvi tirar umas medidas e fazer do meu Jeito, usei um bom pedaço de compensado fui marcando e cortando com serra tico-tico, e o desbaste foi feito com lixa flap e na grosa! dentro do console tem uma outra tampa com duas divisórias, para não precisar ficar pegando as coisas lá do fundo, kkkk, deu trabalho mas achei que o resultado ficou bom!
568770568771
CAPT GOTTLIEB
23/09/2019, 14:49
Como não tenho porta-luvas no meu Jeep, sentia falta de um console com um porta-trecos para guardar celular, chaves, documento e outras coisas, como tudo no meu Jeep é personalizado, resolvi tirar umas medidas e fazer do meu Jeito, usei um bom pedaço de compensado fui marcando e cortando com serra tico-tico, e o desbaste foi feito com lixa flap e na grosa! dentro do console tem uma outra tampa com duas divisórias, para não precisar ficar pegando as coisas lá do fundo, kkkk, deu trabalho mas achei que o resultado ficou bom!
568770568771
Fabrício, parabéns! Ficou ótimo. Quem tem veículo aberto sabe bem do valor de se ter um bom lugar para guardar coisas. Você acertou em cheio!
No meu JIPÃO conservei o porta-luvas e instalei um trinco com chave. Mas também fiz uma caixa de ferramentas bem parruda. No Buggy-Gaiola fiz uma caixa de ferramentas instalada de baixo do bagageiro e uma caixa para pequenas cargas, instalada atrás do banco do motorista e ao lado do tanque (barril) de gasolina. Estas peças são muito úteis, importantes para guardar toda sorte de coisas: ferramentas, macaco, chave de roda, triângulo, documentos, panos, trecos e mais trecos, etc.
568798 568799
JIPÃO (o ONÇA) e sua caixa de ferramentas parruda. Madeira usada foi o cedrinho. A caixa foi fixada no assoalho com 4 parafusos.
568800 568801 568802
Buggy-Gaiola com caixa para pequenas cargas atrás do banco do piloto e caixa de ferramentas em baixo do bagageiro.
A primeira foi feita de embuia, restos de um antigo móvel quebrado. A segunda foi feita de peroba brava ou algo semelhante.
Não sou marceneiro nem carpinteiro, mas com algumas ferramentas elétricas e boa disposição dá para fazer. O acabamento é sofrível, mas todas estas caixas são muito úteis e funcionais.
Fabrício, este console que você fez ficou realmente bom e acrescenta muito ao seu Jipão.
fabriciosimonini
24/09/2019, 18:17
Fabrício, parabéns! Ficou ótimo. Quem tem veículo aberto sabe bem do valor de se ter um bom lugar para guardar coisas. Você acertou em cheio!
No meu JIPÃO conservei o porta-luvas e instalei um trinco com chave. Mas também fiz uma caixa de ferramentas bem parruda. No Buggy-Gaiola fiz uma caixa de ferramentas instalada de baixo do bagageiro e uma caixa para pequenas cargas, instalada atrás do banco do motorista e ao lado do tanque (barril) de gasolina. Estas peças são muito úteis, importantes para guardar toda sorte de coisas: ferramentas, macaco, chave de roda, triângulo, documentos, panos, trecos e mais trecos, etc.
568798 568799
JIPÃO (o ONÇA) e sua caixa de ferramentas parruda. Madeira usada foi o cedrinho. A caixa foi fixada no assoalho com 4 parafusos.
568800 568801 568802
Buggy-Gaiola com caixa para pequenas cargas atrás do banco do piloto e caixa de ferramentas em baixo do bagageiro.
A primeira foi feita de embuia, restos de um antigo móvel quebrado. A segunda foi feita de peroba brava ou algo semelhante.
Não sou marceneiro nem carpinteiro, mas com algumas ferramentas elétricas e boa disposição dá para fazer. O acabamento é sofrível, mas todas estas caixas são muito úteis e funcionais.
Fabrício, este console que você fez ficou realmente bom e acrescenta muito ao seu Jipão.
Capt. Gottlieb.
O Onça é um Toy. Band. com capota de Lona? se possivel post. mais fotos dele, não sou profundo conhecedor, mas acho que é a primeira vez que vejo um Toy. Band. com capota de lona, a maioria é com capota rígida (é bota rígida nisso) de lata, inclusive acompanhei a preparação e pintura de um destes a pouco tempo na funilaria de um amigo, ficou zero de novo!
O pessoal costuma falar que o motor de 3 cilindros diesel não é bom e que tem que trocar pelo Perkins Q20-b, Máxion, MWM 229, MWM Sprint 2.8 etc.... acho besteira, o motor original de 3 cil. tem muita força em baixa rotação e um ótimo torque levando-se em conta o peso do veículo, sendo desnecessário mexer na mecânica original, se quiser exagerar um pouco é só instalar uma kit turbo, também desnecessário ao meu ver, vai aumentar o consumo e diminuir a autonomia em troca de alguns cvs, que só vão aparecer em "altas" rotações diminuindo ainda, a vida útil do motor.
Gostei da sua caixa de ferramentas no Onça e na gaiola, realmente são muito úteis, eu não costumo carregar muita coisa no Jeep, apenas o básico levando em conta que mesmo com uma boa manutenção preventiva nunca sabemos o que pode acontecer, carrego um cabo p/reboque, chave inglesa, philips, fenda, mangueira de combustível, mangueira de ar para transferir ar de um pneu para o outro e por ai vai... agora dá para acomodar tudo no fundo do console, e ter o porta trecos na parte de cima, muito útil também.
Suas caixas são muito bem feitas e bem resistentes, em madeira maciça, vão durar muitos e muitos anos, também costumo usar poucas ferramentas e colocar a "cachóla" para funcionar, pois dá para fazer muita coisa com as ferramentas e materiais reaproveitados que temos à disposição, no meu caso eu tinha a lâmina de compensado, esmalte sintético fosco e meia lata de 900ml de verniz com filtro solar que sobrou de uma reforma nas portas aqui de casa, bem como a dobradiça e os parafusos de fixação, só comprei o puxador marítimo no M.L., o resto foi disposição, vontade e perseverança.
[]'s.
fabriciosimonini
25/09/2019, 10:12
O pessoal costuma falar que o motor de 3 cilindros diesel não é bom e que tem que trocar pelo Perkins Q20-b, Máxion, MWM 229, MWM Sprint 2.8 etc.... acho besteira, o motor original de 3 cil. tem muita força em baixa rotação e um ótimo torque levando-se em conta o peso do veículo, sendo desnecessário mexer na mecânica original, se quiser exagerar um pouco é só instalar uma kit turbo, também desnecessário ao meu ver, vai aumentar o consumo e diminuir a autonomia em troca de alguns cvs, que só vão aparecer em "altas" rotações diminuindo ainda, a vida útil do motor.
Fazendo uma correção do texto acima, eu fiz uma "pequena" confusão, Não é a Toy Band. que saiu de fábrica com o motor de 3 cilindros movido à diesel, esta utiliza o motor da Série "OM", 324; 314; 364; 14B a depender do ano de fabricação, são motores de 4cil movidos à diesel, quem saiu com motor de 3cil à diesel é o Jeep Javali, fabricado pela CBT (companhia Brasileira de Tratores) com antiga sede na Cidade de São Carlos/SP entre os anos de 1988 à 1995, O Javali saia de fábrica com motor 3 cilindros Turbo Diesel/3.9 (1988-1990)-80cv/2.9-84cv, após 1990 era fabricado com motor de 4cil diesel. A empresa CBT foi à falência em 1995, foram fabricadas cerca de 3.000 unidades.
CAPT GOTTLIEB
25/09/2019, 16:02
Fabrício, o meu ONÇA é um Toyota Bandeirante 1983, chassis curto e capota de lona (Pissoletro). O motor é Mercedes-Benz diesel, OM-314 (o mesmo usado no caminhão Mercedinho 608D). Usa uma turbina APL .42.48 (sem intercooler) e tem câmbio de 4 marchas sincronizadas + reduzida. A tração 4x2 e 4x4 funciona perfeitamente. Eu já tive um outro JIPÃO Bandeirante (1978) capota de aço e ambos tem lá suas vantagens e desvantagens. O capota de lona é mais divertido, mais leve, centro de gravidade menos elevado e tem manutenção mais fácil com funilaria, pintura, além de não dar preocupações com vidros, portas, guarnições, vedações, etc. O capota de aço tem a vantagem de ser fechado, mais protegido contra violações e chuva. Todavia já fui algumas vezes apanhado pela chuva com meu ONÇA e a capota de lona protegeu bem.
O Jeep (general purpose) começou no início dos anos 40 (USA) como um veículo militar rústico, tipo caminhão pequeno 1/4 tonelada, forte, robusto e de manutenção relativamente simples. A carroceria era muito simplificada e a estética e o conforto ficavam em 2º, 3º, 4º ou 5º planos. :smile: :smile: :smile:
O Jipão Toyota deriva dele, porém com muitas modificações e aqui no Brasil a principal foi o motor diesel. A maioria dos Jipes mais modernos também têm como base o antigo Jeep de 1940-41, fabricado pelas Bantam, Willys e Ford, porém usando tecnologias, acréscimos eletrônicos e mecânicos modernos e sofisticados. Mas a bem da verdade Jipes devem se inspirar no modelo inicial, caso contrário vão se transformando em carros de passeio ou SUV com tração 4x4. Neste aspecto os Jipes com capota de lona são mais fiéis às suas origens.
Se você quiser ver com detalhes o meu ONÇA pode acessar aqui mesmo no fórum: https://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/174104-o-retorno-do-jipao-o-onca-4.html#post2512125
568807 568808
Meu primeiro JIPÃO Band 1978, chassis curto e capota de aço. Fiquei 3 anos com ele.
568809 568810 568811
Meu ONÇA chassis curto e capota de lona. Uma terapia maravilhosa. E ainda dá para melhorar mais. De perto a pintura está feia e merece uma melhorada no futuro. Os pneus são bons para on-road, porém limitados para off-road. A força (torque em baixa rpm) do ONÇA é descomunal, o motor Mercedes-Benz OM314 tem baixo giro, a transmissão (câmbio e diferenciais) é muito curta e acima de 70-80 Km/h o motor começa a berrar e a transmissão faz coro. Então estou programando retirar a coroa e pinhão original 10x37 e colocar 11x35. Tenho certeza que alongando um pouco os dois diferenciais o ONÇA vai poder rodar na estrada a 80-90 Km/h bem tranquilo. É claro que vai haver uma diminuição do torque, mas será irrelevante, pois o torque do OM314 é um grande exagero para este JIPÃO. O Bandeirante começou a ser fabricado no Brasil no início dos anos 60 e o motor que a Toyota possuía era a gasolina e nada econômico. Seria inviável. Então a montadora japonesa começou a procurar um motor diesel para usar no seu Jipe. O único disponível era o OM-324, o menor da Mercedes-Benz, apelidado de maçarico, pois tinha velas incandescentes para a partida inicial do dia. A impressão que fica é que os japoneses vendo-se sem saída optaram em pecar pelo excesso e começaram a fabricar o JIPÃO com um motor muito além das suas reais necessidades. Deu certo! Alguns anos depois passaram a usar o motor OM-314, o mesmo que equipa meu ONÇA.
Todos melhoramentos que faço no ONÇA vou postando aqui no fórum, no "retorno do JIPÃO".
Nos anos 80 tive um Jeep Willys 1968 com motor Ford 6 cilindros em linha. Era branco, capota de lona e rodava muito bem. Fiquei 4 anos com ele e me diverti muito.
CAPT GOTTLIEB
31/05/2020, 10:05
572760
Tive um Jeep Willys 1968 igual a este, porém sem capota, nos anos 80. Fiquei 4 anos com ele e me diverti muito. Foi uma boa experiência com 4x4.
Comprei de um sitiante e bem barato, pois estava muito mal tratado. Mas devagar fui arrumando e ele ficou bem legal.
O motor era 6 cilindros Ford (o mesmo usado no Maverick) e era bom, embora nada econômico. Câmbio 3 marchas, 4x2, 4x4 e reduzida.
O sitiante tinha instalado nele um aparelho que se usa nas empilhadeiras e rodava com gás de cozinha (GLP) que na época era subsidiado e muito mais barato que a gasolina. O motor rodava bem redondo a gás, alcançava boa velocidade, porém percebi que no gás o torque era um pouco menor. Curiosamente o óleo do motor não ficava escuro. Todavia era um equipamento ilegal e logo tratei de tirá-lo e evitar aborrecimentos.
Vendi o Jeep para uma senhora de meia idade, uma milionária de São Paulo, que me disse que sonhava em dirigir um Jeep aberto. Ela veio com um carrão de luxo e motorista. Deu uma volta com o Jeep, gostou, comprou à vista (cash) e foi para casa dirigindo o Jeep Willys. Chamava a atenção ver uma senhora tão elegante e refinada dirigindo um Jeep. E o motorista foi seguindo atrás com o carrão e bem comportado. :-D:-D:-D O que é de gosto regala a vida! Tempos depois encontrei um VW Buggy e o comprei, voltando a ter um carro para passear nos fins de semanas e fazer algumas trilhas leves.
Sempre gostei de Jipes, 4x4 e Fuscas.
Fabrício, um grande abraço e faça bons passeios com seu Marelão. :safari-rig: