PDA

Ver Versão Completa : Conselhos"Entrando no mundo 4X4"



lexfallcao
19/01/2014, 16:28
Galera....sou novo nesse ramo, apesar de sempre estar fora da estrada com minha xt 600.
Bom estou adquirindo um Jeep Willys 58, 4cc, cambio 3 marchas.
Só que tem um detalhe..ele esta inteiro desmontado...gostaria de conselhos para que eu possa monta-lo sem muita dor de cabeça.

Jacimar
20/01/2014, 04:52
Bom dia e bem vindo ! totalmente desmontado ?!? é bom procurar um mecânico das antigas, a maioria dos mecânicos de hoje só sabe trocar peças, montar nem tanto . . . pelo ano dele, 58, o motor é 4 cilindros Willys mesmo certo ? talvez já fosse a hora de pensar em subbstituí-lo por um motor melhor, até mesmo o BF161 ! não que o seu motor seja ruim, só que a carroceria do CJ5 é muito pesada para o Go Devil . . . por outro lado se for o Georgia, 4 cilindros da Ford você está bem na fita ! coloque umas fotos para ilustrar a situação que o pessoal te dará muitas opiniões, um abraço !

Em tempo : Eu ainda não tenho coragem/habilidade para colocar a Tenere no fora de estrada, mesmo porque não creio que valha a pena, ela é muito alta e pesada, só faço passeio sem "stress", abraço !

tuna
20/01/2014, 09:13
Bom dia e bem vindo ! totalmente desmontado ?!? é bom procurar um mecânico das antigas, a maioria dos mecânicos de hoje só sabe trocar peças, montar nem tanto . . . pelo ano dele, 58, o motor é 4 cilindros Willys mesmo certo ? talvez já fosse a hora de pensar em subbstituí-lo por um motor melhor, até mesmo o BF161 ! não que o seu motor seja ruim, só que a carroceria do CJ5 é muito pesada para o Go Devil . . . por outro lado se for o Georgia, 4 cilindros da Ford você está bem na fita ! coloque umas fotos para ilustrar a situação que o pessoal te dará muitas opiniões, um abraço !

Em tempo : Eu ainda não tenho coragem/habilidade para colocar a Tenere no fora de estrada, mesmo porque não creio que valha a pena, ela é muito alta e pesada, só faço passeio sem "stress", abraço !

Jacimar, não é go devil não :discordo: o 4 cilindros do cj-5 era hurricane, e se bem arrumado toca bem o jeep pra quem tem pretensão de usar a máquina ao original , pra fazer trilhas já optaria por motores 6 cilidros modernos e conjunto de transmissão mais robusto...

[]'s

Jacimar
20/01/2014, 11:36
Jacimar, não é go devil não :discordo: o 4 cilindros do cj-5 era hurricane, e se bem arrumado toca bem o jeep pra quem tem pretensão de usar a máquina ao original , pra fazer trilhas já optaria por motores 6 cilidros modernos e conjunto de transmissão mais robusto...

[]'s



Perfeito ! só para refrescar a memória, o Go Devil era do CJ3A e o Hurricane ( 4 e 6 cilindros ) do CJ3B e CJ5 ? é isso mesmo ? se não me falha a memória o CJ5 de 54 a 58 usou o de 4 cilindros e a partir de 59 no de 6, abraço !

tuna
20/01/2014, 22:38
Perfeito ! só para refrescar a memória, o Go Devil era do CJ3A e o Hurricane ( 4 e 6 cilindros ) do CJ3B e CJ5 ? é isso mesmo ? se não me falha a memória o CJ5 de 54 a 58 usou o de 4 cilindros e a partir de 59 no de 6, abraço !


Isso!! :concordo:

[]'s

Pedro De La Sierra
21/01/2014, 01:51
Olá Pessoal... Também sou novo neste Universo 4x4... Comprei um Troller 2010 3.0... Feliz da vida... Vale do Capão da Bahia será minha primeira trilha!

Pablo.pinto2007
21/01/2014, 13:40
Olá Pessoal... Também sou novo neste Universo 4x4... Comprei um Troller 2010 3.0... Feliz da vida... Vale do Capão da Bahia será minha primeira trilha!

Seja feliz com sua viatura e seja bem vindo ao mundo 4x4...

A dica pra montar, caso o amigo seja do tipo que gosta de fazer, adepto ao faça você mesmo, tem dois tópicos bem atuais que eu indico... o meu (hahahahhaaaaa, olha a sardinha)... e o do meu amigo Vavá, que é um CJ-5 então é mais semelhante...

Seguem:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/106379-projeto-trupy-zupy-cj-5-1965-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/109001-reforma-caseira-do-cj-3a-chassis-danificado.html

Grande abraço e no que precisar de mim... pode perturbar!!!

Pablo

LuizDP
22/01/2014, 20:41
Se for o seu caso, o de fazer a lataria toda e pintura, faça somente depois de certificar e usar a mecânica toda e

suspensão/chassi incluso, pois como eu fiz o meu, depois de tudo pronto e novinho ter que abrir um câmbio ou motor é muito

chato!!!


Abs.

Pablo.pinto2007
23/01/2014, 09:35
Se for o seu caso, o de fazer a lataria toda e pintura, faça somente depois de certificar e usar a mecânica toda e

suspensão/chassi incluso, pois como eu fiz o meu, depois de tudo pronto e novinho ter que abrir um câmbio ou motor é muito

chato!!!


Abs.

É exatamente isso... a ordem é essa mesmo chassis, suspensão, eixos, mecânica (motor, câmbio e reduzida), aí sim, lataria, e finalmente elétrica... e os acabamentos e acessórios... é certo que sempre aparecerá um arranhão e os imprevistos...

No meu jeep depois de pronto e andando o motor bateu uma biela, tive que abrir todo e fazer... foi um azar... e acabei arranhando o paralama, por pura falta de planejamento, deveria ter colocado um tapete em cima... assim protegeria... mas não fiquei me martirizando por isso... um outro dia dou outro banho nele e fica supimpa...

Pablo

neto_sjp
24/01/2014, 01:31
Pessoal primeiro elogiar os comentarios do pessoal. Vejo que todo mundo tem mta paciencia pra explicar para os novatos (como eu, rrs). Estou querendo comprar meu 1º jeep. Mas ai vem a dúvida, que parece boba, mas pra quem não entende muito, é válida, rs...vale mais a pena vc comprar um destruído e reformar passo a passo, ou dá pra achar coisa boa já pronta? Pq vejo ofertas a 17 , 18 mil de carros muitos bonitos, já prontos, enquanto que carro pra reforma tá por volta de 10 mil. Acho uma diferença pequena, penso que se for arrumar esses de 10 mil vou gastar muito mais que 7 ou 8 mil, não acham?? me interessei neste por exemplo

"Jeep Willys" - Carros - Tubalina, Uberlândia | bomnegócio.com (http://www.bomnegocio.com/minas_gerais/regiao_de_uberlandia_e_uberaba/jeep_willys_25587299.htm)

que acham?

Estou em minas...se alguém souber de carros a venda...principalmente mais para o norte de minas... valeww

lexfallcao
26/01/2014, 17:21
e ai galera obrigado msm pelas respostas....bem valiosas por sinal...obrigado msm.
bom estou pensando em jatear o chassi, para poder ver se precisa de reparos e poder soldar com a MIG, estou um pouco preocupa por que um dos fixadores dos jumelos esta soldado e bem mal soldado...
bom vou tirar algumas fotos do meu quebra cabeça para vcs terem noção kkkk..
obrigado galera...

Pablo.pinto2007
27/01/2014, 00:43
Pessoal primeiro elogiar os comentarios do pessoal. Vejo que todo mundo tem mta paciencia pra explicar para os novatos (como eu, rrs). Estou querendo comprar meu 1º jeep. Mas ai vem a dúvida, que parece boba, mas pra quem não entende muito, é válida, rs...vale mais a pena vc comprar um destruído e reformar passo a passo, ou dá pra achar coisa boa já pronta? Pq vejo ofertas a 17 , 18 mil de carros muitos bonitos, já prontos, enquanto que carro pra reforma tá por volta de 10 mil. Acho uma diferença pequena, penso que se for arrumar esses de 10 mil vou gastar muito mais que 7 ou 8 mil, não acham?? me interessei neste por exemplo

"Jeep Willys" - Carros - Tubalina, Uberlândia | bomnegócio.com (http://www.bomnegocio.com/minas_gerais/regiao_de_uberlandia_e_uberaba/jeep_willys_25587299.htm)

que acham?

Estou em minas...se alguém souber de carros a venda...principalmente mais para o norte de minas... valeww



Taí que tá de bom tamanho... ele não fala dos freios, mas pelo visto são originais, esse é um dos principais pontos a se mecher num jeep, e eu colocaria também uns aros e pneus maiores, mas porque acho bonito e útil no meu caso, mas se o amigo não pretende "aterrorisar" pode manter os originais...

Mas sem demagogia nenhuma, ainda é um jeep pra se gastar uns 3 mil, e num futuro trocar o power train, que é o motor e o câmbio... mas isso são planos que o amigo pode programar, compra o motor, compra o câmbio, depois compra a adaptação, pode ir fazendo degavarinho... quanto aos freios eu acho mais urgente, daí teria que instalar pedaleira suspensa, hidrovácuo e cilindro mestre novos além dos sistemas de freios das rodas, que aproveitaria e colocaria logo todo a disco... enfim... sempre em algo pra fazer num jeep até ele ficar com a cara do dono... ah e eu trocaria também a caixa de direção, mas num futuro...

Abraços!

Pablo

lexfallcao
28/01/2014, 21:32
brother..concerteza o freio é a primeira faze que quero resolver....qual serio o freio a disco que se encaixe perfeitamente no jeep

lexfallcao
05/02/2014, 20:16
gostaria de saber qual ano do opala pra eu poder comprar a pedaleira ?

Pablo.pinto2007
06/02/2014, 20:50
gostaria de saber qual ano do opala pra eu poder comprar a pedaleira ?

Vixe... agora vc me pegou... só sei que é de opala...

TEnho umas fotos... não são a maravilha em detalhes mas dá pra ter uma noção... e quando for aplicar, não esqueça da chapa de reforço na parede do corta fogo para espelhar tanto o cilindro e hidrovácuo quando a embreagem... é uma matemática sem receitas... pois no meu caso o cilindro mestre é também do opala, caso opte por outro terá que ver como ficará a furação do apoio do cilindro mestre na furação original do opala, nada que um flange refurado não resolva...
Ah e se não me engano os pedais são modificados, parece que são mais abertos e aí dá um fogo e traz ele pra essa posição aí!!!

Pablo

kaiser64
06/02/2014, 20:55
Vixe... agora vc me pegou... só sei que é de opala...

TEnho umas fotos... não são a maravilha em detalhes mas dá pra ter uma noção... e quando for aplicar, não esqueça da chapa de reforço na parede do corta fogo para espelhar tanto o cilindro e hidrovácuo quando a embreagem... é uma matemática sem receitas... pois no meu caso o cilindro mestre é também do opala, caso opte por outro terá que ver como ficará a furação do apoio do cilindro mestre na furação original do opala, nada que um flange refurado não resolva...
Ah e se não me engano os pedais são modificados, parece que são mais abertos e aí dá um fogo e traz ele pra essa posição aí!!!

Pablo


Amigo, de que carro são esses espelhos?

Pablo.pinto2007
07/02/2014, 15:29
Amigo, de que carro são esses espelhos?

Do irmão mais novo dele, do wrangler (trouxe de fora - ebay) ou será do CJ-7? não me lembro!!!

Abraços!

PAblo

Willian Del Piero Rocha
07/02/2014, 18:52
Pablo ,é do CJ 7 ...

kaiser64
07/02/2014, 20:49
Pablo ,é do CJ 7 ...


eu queria achar algo parecido com esses, porém no Brasil, algum amigo tem alguma dica?

Willian Del Piero Rocha
08/02/2014, 00:14
Kaiser ,no Brasil acho que vai ser difícil , tem muito semelhante ao Wrangler,,,,, Abs.

Pablo.pinto2007
09/02/2014, 02:03
Kaiser ,no Brasil acho que vai ser difícil , tem muito semelhante ao Wrangler,,,,, Abs.

O que mais se aproxima é o da pampa... pelo menos foi o que ouvi dizer!!!

Pablo

lexfallcao
10/02/2014, 20:47
450458
450459450460450461450462450463450464450465450458
Ta ai galera..meu quebra cabeça....codinome "cj5 hulk 1958"
pode comentar a vontade ai...

lexfallcao
10/02/2014, 20:49
bam..gostaria de saber sobre este cambio de chevet...acho que é de 4m....será que vai ficar bom..no Hulk?

Pablo.pinto2007
11/02/2014, 12:37
bam..gostaria de saber sobre este cambio de chevet...acho que é de 4m....será que vai ficar bom..no Hulk?

Depende do que quiser fazer e do motor!!! no geral aguenta bem uma trilha média a leve e anda legal na estrada!!!

Pablo

lexfallcao
11/02/2014, 19:39
Depende do que quiser fazer e do motor!!! no geral aguenta bem uma trilha média a leve e anda legal na estrada!!!

Pablo
a principio é mais trilhas leves e estrada..pois sou novo aqui..rsrsrsrs....

Pablo.pinto2007
13/02/2014, 14:21
Então... dá de boa demais... pode colocar sem medo...

Abraços e boa sorte na empeleita!!!

PAblo

lexfallcao
15/02/2014, 15:15
como faço para identificar se o meu motor é huricane ou georgia....só sei que ele é 4cc, 1958.

Pablo.pinto2007
15/02/2014, 17:25
Amigo seu motor é o hurricane 4cil mesmo ok? te dou um conselho, tenta vender esse motor pra algum colecionador, restaurador de carros (jeeps) pois eu não apostaria nele não... se quer manter a originalidade willys (ford) procura um georgia 2.3 OHC... que dará melhor pra vc, por ser um motor de projeto mais moderno é mais flexível (suas curvas de torque e potência) e suas peças ainda se acha por aí!!!

Ou então se não quiser manter a originalidade coloca logo o AP 1.8 mesmo, que casa muito bem com o câmbio do chevette!!!

Abraços!

Pablo

antonio umino
15/02/2014, 19:19
como faço para identificar se o meu motor é huricane ou georgia....só sei que ele é 4cc, 1958.

Motor hurricane....... é o antecessor do BF 161.... e cilindros

agora o geogia deve ser o motor OHC.. 4 cilindros..... fabricado pela Ford Brasil... e foi colocado no Maverick, Ford F 100. nos jeeps, Rurais e F 75 (pickup)...

Deve ser isto.

até +
abçs

lexfallcao
15/02/2014, 23:34
a partir de que o georgia começou a rodar no jeep?

Willian Del Piero Rocha
15/02/2014, 23:27
À partir de outubro de 1975. . . .

lexfallcao
17/02/2014, 20:25
e ai gaelra...segue mais uma foto...do projeto HULK ....
gostaria de uma dica..como reforçar o assoalho da carroceria..?gostaria de saber tbm..se é indicavel jateamento na carroceria?
451583451585

andre_agostinho
18/02/2014, 03:24
e ai gaelra...segue mais uma foto...do projeto HULK ....
gostaria de uma dica..como reforçar o assoalho da carroceria..?gostaria de saber tbm..se é indicavel jateamento na carroceria?
451583451585
Ola lex.....reforçar o assoalho? Só se realmente for fazer algo pesado com ele....pode colocar aquelas chapas de Alumínio ...de assoalho de busão....estruturado por um funileiro bom.......mas não acho que seja o caso....faça um jateamento para ver se tem pontos de ferrugem e podres. Se não tiver...mantenha-o assim mesmo...que já é forte...depois de jatar...emborrache o assoalho por baixo e por cima ....ficará otimo...
concordo com os colegas que deveria trocar o motor....um Ap....ou um BF161 que, se encontrar um bom , estará servido de um bom motor por um bom tempo.
tenho um BF 6 canecos no Bóris....original...já retifiquei ele uma vez e continua ótimo...e olha que já tem quase 40 anos...rsss

Conselho....encontre um mecânico dos bons....vá em alguns e pergunte se ele pega jeep e tal...se o cara torcer o nariz ou disser"Ahhhhh ...hj estou lotado de carro e etc...fuja...o cara não dará a importância que sua relíquia merece......e que não faça gambiarra....porque só assim terá confiança no Hulk.
Outra coisa é: não economize em itens de segurança como freios, Santo Antônio....mesmo os freios originais, se tiverem bons e bem regulados podem te servir por um bom tempo...guarde a grana pra comprar freio pras 4 rodas a disco....
neste momento estou trocando o tanque do Bóris....e colocando um de inox embaixo do jeep.....além de ter 70 litros....sai de baixo do meu banco....tudo pela segurança e autonomia....que com um motor bf e tanque original....é certeza de ir 2 vezes no posto por semana....eheheh

Pablo.pinto2007
18/02/2014, 03:49
Rapaz... sabe eu sou de diferente opinião... aliás me explico:

Caso o amigo goste de mecânica, tenha algum espaço em casa, a mulher já desistiu da briga (de vc não possuir um jeep)(ou é mais fã que vc), se a gurizada (se é que tem) também dá o maior valor... faça vc mesmo em casa, nem que tenha que "trazer" os profissionais pra sua casa... por que digo isso, porque na pior das hipóteses seu jeep estará em casa, se a grana apertar deixa ele de molho por uns dias, e de quebra vc terá um jeep que saberá tudo dele, de cada parafuso dele (e acredite isso irá de dar um orgulho de todo tamanho), sem falar das peças que voam das oficinas e quando vc for precisar o dono da oficina se pergunta na sua frente: "mas tava aqui! Fulano? cadê a peça do amigo aqui?" isso já me aconteceu muito...

Eu resolvi fazer eu mesmo o meu... e vc já tem uma vantagem o seu já está desmontado... o meu eu tive que desmontar ele todo (é claro)... e fui pintando devagarinho, montando devagarinho, comprando as coisas devagarinho... tinha mês que a grana apertava e ia fazendo o que não precisasse de grana, como lixar (escovar com escova de aço na esmerilhadeira) e pintar (comprei logo um galão de 3,6 L) e por aí vai... levei um ano e 4 meses pra finalizar e a grana aqui é casa é curta, pois temos uma carga imensa, 3 filhos e a mulher ainda na faculdade!!!

É isso amigo!!!

Pablo

andre_agostinho
19/02/2014, 02:04
Pablo....meu sonho era ter um espaço pra fazer Eu mesmo..sempre...concordo...se tiver um espaço...é a melhor coisa que pode fazer...
Eu bem que queria ter esse espaço pra poder pintar meu jeep....hoje, eu faço as adaptações..instalações....já conheço cada parafuso do Bóris depois de 20 anos com ele...rsss...mas como ele é novato....


Rapaz... sabe eu sou de diferente opinião... aliás me explico:

Caso o amigo goste de mecânica, tenha algum espaço em casa, a mulher já desistiu da briga (de vc não possuir um jeep)(ou é mais fã que vc), se a gurizada (se é que tem) também dá o maior valor... faça vc mesmo em casa, nem que tenha que "trazer" os profissionais pra sua casa... por que digo isso, porque na pior das hipóteses seu jeep estará em casa, se a grana apertar deixa ele de molho por uns dias, e de quebra vc terá um jeep que saberá tudo dele, de cada parafuso dele (e acredite isso irá de dar um orgulho de todo tamanho), sem falar das peças que voam das oficinas e quando vc for precisar o dono da oficina se pergunta na sua frente: "mas tava aqui! Fulano? cadê a peça do amigo aqui?" isso já me aconteceu muito...

Eu resolvi fazer eu mesmo o meu... e vc já tem uma vantagem o seu já está desmontado... o meu eu tive que desmontar ele todo (é claro)... e fui pintando devagarinho, montando devagarinho, comprando as coisas devagarinho... tinha mês que a grana apertava e ia fazendo o que não precisasse de grana, como lixar (escovar com escova de aço na esmerilhadeira) e pintar (comprei logo um galão de 3,6 L) e por aí vai... levei um ano e 4 meses pra finalizar e a grana aqui é casa é curta, pois temos uma carga imensa, 3 filhos e a mulher ainda na faculdade!!!

É isso amigo!!!

Pablo

Pablo.pinto2007
19/02/2014, 04:23
Pablo....meu sonho era ter um espaço pra fazer Eu mesmo..sempre...concordo...se tiver um espaço...é a melhor coisa que pode fazer...
Eu bem que queria ter esse espaço pra poder pintar meu jeep....hoje, eu faço as adaptações..instalações....já conheço cada parafuso do Bóris depois de 20 anos com ele...rsss...mas como ele é novato....

É... nem todos somos felizardos quanto a isso!!!!

Por isso moro em CASA e não AP...

Só sei que oficina é complicado... tenho um colega de trabalho que parou o dele na oficina antes que eu, tá certo que o dele tinha mais coisa pra fazer (recuperar o caixão)... mas o meu saiu em setembro passado e o dele ainda tá lá... e pela minha "experiência" ainda vai demorar um pouco!!!!
Eu penso eu alugar um terreno, fazer uma coberta e colocar meu jeep pra "descançar" lá e lógico assim começar a fazer reparos nos dos amigos... e de repente ter uma oficina nesse ramo!!! O poblema é manter esse aluguel!!! sem retorno no começo!

Abraços!

Pablo

Robertux
19/02/2014, 13:31
o meu saiu em setembro passado e o dele ainda tá lá... e pela minha "experiência" ainda vai demorar um pouco!!!!

Fui apresentado ao off-road em dezembro de 2008. Meu amigo tinha um Javali e fomos até uma oficina especializada em Jipes fazer alguns reparos para encararmos uma trilha. Lá, tinha um CJ 5 que estava sendo reformado desde o chassi, colocando motor de Opala, suspensão de Toyota, câmbio Clark, carroceria de fibra, etc (enfim, aquilo que todos sonhamos). Pois bem, me encantei com o off road, comprei o Lasanha em julho de 2009, terminei a reforma que o proprietário anterior havia começado, já reformei inteiro mais duas vezes e aquele CJ 5 ainda está lá e bem longe de ficar pronto!
Oficina é assim mesmo.

Abraços

Roberto

lexfallcao
19/02/2014, 19:17
Galera....antes de mais nada.....obrigado pela atenção de todos...é muito bom e estimulador saber que muitos pensam como eu em relação a "faça você msm"....muitos amigos me falam que sou louco...qué é missão impossivel....pra que perder tempo e dinheiro em um carro de 62 anos....etc...
isso tbm aconteceu comigo quando comprei um xt 600e ano 97...ela estava tda fudida....sem vida nenhuma...e junto com ela veio os comentarios que não vem ao caso neh....
olha o resultado do meu desafio
451979451982

bom sobre minha esposa....ela foi a primeira a incentivar...assim como na moto....ela ja falo que o jeep ja faz parte da família...não tenho filhos ainda..mais tenho um SÃO BERNADO...que pretendo fazer muitos passeios com ele.."babando lá atras ...muito obrigado por tudo ai galera....esses concelhos só estão me enchendo de orgulho de ter entrando para esse mundo...

Pablo.pinto2007
20/02/2014, 08:16
Rapaz... quando vi a moto de "longe" pensei ser uma Tornado... Impressionante... PArabens...

Mas isso deve ser nostalgia minha... pois ontem entreguei a minha Tornado 07/08 para seu próximo cuidador... aproveitei e aumentei a família, comprei uma Grand Cherokee Laredo 97 (coincidência)... que será "batizada" de NETA, pois tenho o avô dela em casa também o CJ-3A!!!

Parabens!!!

Pablo

tuna
20/02/2014, 10:14
lexfallcao,
Endosso tudo que foi dito aqui, cansei de ouvir besteiras a respeito dos meus carros, sim eu tenho três carros antigos (taurus 97, cherokee 2000 e o jeep 1966).
O sonho é seu! E nada é impossível, o fator determinante numa reforma é ritmo que vc. vai descobrir o seu com o tempo, porque o que determina o ritmo, é o quanto vc. pode dispor de $$ por mês, o quanto de tempo vc. tem, e principalmente o quanto de saco e paciência, porque vai ter dia que vc. não vai nem querer ver a desgraça, vai amaldiçoá-la e prometer tocar fogo em tudo (eu aposto que isso vai acontecer) aí vc. se afasta, dá um tempo, esfria os animos e recomeça tudo de novo...

É impressionante a diferença que uma pintura faz para os "outros", nós temos a capacidade de vizualizar o projeto pronto, não importando o estágio dele... mesmo quando ele ainda é aquele monte de ferrugem..

No meu caso, em várias reformas de jeep, depois da pintura e quando a coisa vai tomando forma, várias pessosas que haviam me chamado de louco começam a elogiar e apreciar e perguntar quando poderão dar uma voltinha:screwy:...

Força ai, continue por aqui que tem tudo o que vc. precisa saber e mais um pouco, pra concluir sua empreitada.

Boa sorte e pode contar comigo!

[]'s

kaiser64
20/02/2014, 14:49
lexfallcao,
Endosso tudo que foi dito aqui, cansei de ouvir besteiras a respeito dos meus carros, sim eu tenho três carros antigos (taurus 97, cherokee 2000 e o jeep 1966).
O sonho é seu! E nada é impossível, o fator determinante numa reforma é ritmo que vc. vai descobrir o seu com o tempo, porque o que determina o ritmo, é o quanto vc. pode dispor de $$ por mês, o quanto de tempo vc. tem, e principalmente o quanto de saco e paciência, porque vai ter dia que vc. não vai nem querer ver a desgraça, vai amaldiçoá-la e prometer tocar fogo em tudo (eu aposto que isso vai acontecer) aí vc. se afasta, dá um tempo, esfria os animos e recomeça tudo de novo...

É impressionante a diferença que uma pintura faz para os "outros", nós temos a capacidade de vizualizar o projeto pronto, não importando o estágio dele... mesmo quando ele ainda é aquele monte de ferrugem..

No meu caso, em várias reformas de jeep, depois da pintura e quando a coisa vai tomando forma, várias pessosas que haviam me chamado de louco começam a elogiar e apreciar e perguntar quando poderão dar uma voltinha:screwy:...

Força ai, continue por aqui que tem tudo o que vc. precisa saber e mais um pouco, pra concluir sua empreitada.

Boa sorte e pode contar comigo!

[]'s


Isso é verdade, já falei que ia jogar fora meu jeep umas 1000 vezes enquanto reformava kkkk, mas é aquilo, o negocio começa dar errado, e voce insiste, tem que parar para respirar, nem que continue só outro dia, ai sim o negocio rende, e no final voce vai ver o quanto valeu a pena, e vai ter o prazer de dizer que foi voce quem fez.

ROBERTO LAPA
20/02/2014, 15:08
boa tarde a todos,

recentemente adquiri um jeep willys, com algumas modificações, tais como motor ap - 2.0; santo antonio, tesoura, bancos concha...

Tem algumas coisas que falta ser mexidas, mas minha duvida é se devo trocar transmissão ou se deixo a caixa de marcha original de 4 marchas pra frente??

Obs... Nao sei o ano dele, o antigo proprietário não ne entregou o documento ianda...

ROBERTO LAPA
20/02/2014, 15:11
Algumas dica para proprietários de willys?

calhiandro
20/02/2014, 15:29
Algumas dica para proprietários de willys?

Roberto, bem-vindo ao forum meu amigo, o que você precisar de informação tem aqui, estará bem servido. Olha também sou de Garanhuns. Tem face?

Boa sorte na empreitada.

tuna
20/02/2014, 15:37
boa tarde a todos,

recentemente adquiri um jeep willys, com algumas modificações, tais como motor ap - 2.0; santo antonio, tesoura, bancos concha...

Tem algumas coisas que falta ser mexidas, mas minha duvida é se devo trocar transmissão ou se deixo a caixa de marcha original de 4 marchas pra frente??

Obs... Nao sei o ano dele, o antigo proprietário não ne entregou o documento ianda...


Cara, bem vindo, o que é a tesoura?

posta umas fotos aí pra gente opinar, facilita bastante.

[]'s

calhiandro
20/02/2014, 16:12
tuna, tesoura é o equipamento que fica na frente que possibilita o jeep ser rebocado por outro carro. Como é o nome desse equipamento ai na sua região?

tuna
20/02/2014, 16:46
Ah!, legal, sempre aprendendo, conheço por tow-bar, tem quem chame também de cambão...[]'s

Pablo.pinto2007
20/02/2014, 17:29
Oficialmente o nome é towbar (acho até que é internacional)... por aqui chamamos de cambão!!!

lexfallcao
20/02/2014, 20:43
tamo junto....no meu caso tempo é bem escaço pois sou do interior de sp..e trabalho em niteroi-rj. só fim de semana que vou pra casa...
foda...
brigadão pelos incentivos

andre_agostinho
20/02/2014, 22:23
Isso é verdade, já falei que ia jogar fora meu jeep umas 1000 vezes enquanto reformava kkkk, mas é aquilo, o negocio começa dar errado, e voce insiste, tem que parar para respirar, nem que continue só outro dia, ai sim o negocio rende, e no final voce vai ver o quanto valeu a pena, e vai ter o prazer de dizer que foi voce quem fez.

Eheheh...e quando a vtr resolve dar problema atrás de problema e da vontade de dar com ela no muro? Mas isso passa....a paixão é maior e tudo fica bom de novo...

lexfallcao
22/02/2014, 17:29
alguem sabe se a ignição eletronica da kombi da no hurricane 4cc???

Pablo.pinto2007
24/02/2014, 09:47
alguem sabe se a ignição eletronica da kombi da no hurricane 4cc???

Que kombi? Motor refrigerado a ar ou água?

Amigo vc deve verificar uma série de coisas... as quais não sei direito... (hehehe)... inclusive o sentido de queima dos cilindros... que se não me engano é anti-horário nos hurricane... então uma consulta a um bom e experiente eletricista desse ramo é interessante pra não ficar gastanto com peças que nunca irá usar ou não darão certo!!!

Pablo

lexfallcao
24/02/2014, 20:53
kkkk...adorei a sinceridade kkk....bom ja procurei tecnicos....to só esperando..eu voltar de viagem pra saber o que fazer..ok
obrigadao pela dica...

Pablo.pinto2007
25/02/2014, 10:24
Só pra vc não ficar boiando...

Na queima de um carro, ou melhor, no sistema elétrico de ignição temos algumas variáveis (imagináveis)... o diâmetro do distribuidor, a bobina do distribuidor (já que vai por ignição eletrînica), a caixa eletrônica só comanda o sinal que vem do distribuidor, chaveando para a bobina... tanto que muitas são universais... linha bosch equipou um monte de carro... o avanço da lenta no distribuidor... e tudo isso tem que casar com o ponto original do motor... e se for sentido anti-horário tem que procurar uma ignição eletrônica que seja original anti-horário... (alguma aplicação)... não é nada fácil... uma vez tive um problema no distribuidor e estava viajando... arrumamos uma oficina pra trocar, o motor até pegou, mas não deu queima perfeita em alta... então assim, não é fácil ficar colocando peças sem realmente saber qeu alguém fez e deu certo!!!

Pablo

Robertux
25/02/2014, 15:07
Ah!, legal, sempre aprendendo, conheço por tow-bar, tem quem chame também de cambão...[]'s
Tow-bar é o nome em inglês, que, traduzido ao pé da letra, significa barra para reboque (tow=reboque / bar=barra) ou cambão em português.
Para quem assistiu ao desenho carros, o nome em inglês do guincho "Mate" é Tow Mate, ou seja, reboque (ou guincho) Mate, tudo a ver com tomate sim.

Pablo.pinto2007
25/02/2014, 21:21
Tow-bar é o nome em inglês, que, traduzido ao pé da letra, significa barra para reboque (tow=reboque / bar=barra) ou cambão em português.
Para quem assistiu ao desenho carros, o nome em inglês do guincho "Mate" é Tow Mate, ou seja, reboque (ou guincho) Mate, tudo a ver com tomate sim.

É uma aula de inglês e desenhos animados!!!!

Parabens!

Pablo

lexfallcao
01/03/2014, 18:32
bom...hoje sabadão....fui comprar as tintas para pintar o chassi...e decidi lavar os parafusos e grampos para saber como estão ..e adivinhem
453242 453243453244453245453246453247453248

bom gostaria de saber se esses parafusos tem pra vender...e tem uma peças que esta empenada e quebrada...será que tenho que comprar outra ou consigo arrumá-la.qual é o nome dela...

Thiago Rodeghel
01/03/2014, 20:14
bom...hoje sabadão....fui comprar as tintas para pintar o chassi...e decidi lavar os parafusos e grampos para saber como estão ..e adivinhem

bom gostaria de saber se esses parafusos tem pra vender...e tem uma peças que esta empenada e quebrada...será que tenho que comprar outra ou consigo arrumá-la.qual é o nome dela...

Normalmente vc acha as porcas em qualquer posto de molas ou em casas de parafusos. Só levar a amostra do que vc precisa, os grampos em U tbm acha em posto de molas, assim como as sapatas, são estas que fixam as molas e o amortecedor.

Eu se fosse vc, em vez de ignição eletrônica, usava um sistema novo DIS com bobinas duplas ou individuais em modo de centelha perdida. O distribuidor só fica de enfeite. É mais simples o funcionamento, e elimina o problema de molhar o distribuidor. Meu Jeep veio com este motor tbm...

[s]

lexfallcao
01/03/2014, 21:02
E AI THIAGÃO.....VALEUSSSS.....PELAS DICAS....
vou ver se encontro algo nos postos de mola aqui por perto...
sobre a ignição...onde eu encontro esse que vc me falo?

Pablo.pinto2007
02/03/2014, 04:38
Minhas sapatas eu mesmo fiz da outra vez que reformei, embora tenham trincado e quando comecei a usar agora quebrado (duas), é fácil fazer caso não encontre pra vender... e é impressionante como serviço de mola em posto de mola é barato... digo isso porque por aqui cobram 40 reais por mola pra reetirar arquear, trocar peça (não incluso nos 40 é claro), enfim, desmontou o molejo gasta-se 40 de mão de obra o resto é peça... e essas são baratas também... aliás o quê que nos nossos jeeps é caro?


Abraços!!!

Pablo

Thiago Rodeghel
02/03/2014, 13:29
E AI THIAGÃO.....VALEUSSSS.....PELAS DICAS....
vou ver se encontro algo nos postos de mola aqui por perto...
sobre a ignição...onde eu encontro esse que vc me falo?

Vc encontra aqui... MOTOR SPICE - IGNIÇ?ES ESPECIAIS (http://www.motorspice.com.br/site/)

Este motor é muito bom, apesar de ser apenas 4c, o curso de bielas são enormes, iguais de motores a diesel, eu tentei fundir este motor, e não consegui... quebrava o cambio antes. Hj dá pra fazer uma preparação bem legal nele, talvez até uma injeção eletrônica multiponto, e bobinas individuais para cada cilindro... mas é questão de investir e estudar como fazer.

[s]

lexfallcao
04/03/2014, 10:53
obrigado thiago....ja dei uma olhada e gostei muito.....

lexfallcao
04/03/2014, 11:00
ontem eu e minha esposa demos uma geral..no chassi antes de pinta lo ....
hoje começo a pintura.
453413453414

lexfallcao
04/03/2014, 19:34
algumas peças pintadas....
453460453461453463

lexfallcao
09/03/2014, 11:11
gostaria da opinião suas...na questão da direção...bom andei pesquisando aqui e percebi que a direção mecânica do santana e bem leve...o que vcs me indicam..?

Pablo.pinto2007
09/03/2014, 11:44
gostaria da opinião suas...na questão da direção...bom andei pesquisando aqui e percebi que a direção mecânica do santana e bem leve...o que vcs me indicam..?

A direção do santana, ou gol, é bem leve sim, principalmente se vc for utilizar pneus até 31", dá pra esterçar... a minha era passat (antigo) e mandava bem, coloquei pneus maiores 33" e resolvi pôr hidráulica, tá leve que só vendo, tem gente até que estranha, faço o giro com um dedo, dirijo com a mão no centro do volante de tão leve que ficou...

Uma pergunta, vc pintou os feixes como? com que tinta? e o chassis, como pretende pintar? e essa base?

Desculpe a intromissão e curiosidade!

Pablo

lexfallcao
11/03/2014, 17:48
A direção do santana, ou gol, é bem leve sim, principalmente se vc for utilizar pneus até 31", dá pra esterçar... a minha era passat (antigo) e mandava bem, coloquei pneus maiores 33" e resolvi pôr hidráulica, tá leve que só vendo, tem gente até que estranha, faço o giro com um dedo, dirijo com a mão no centro do volante de tão leve que ficou...

Uma pergunta, vc pintou os feixes como? com que tinta? e o chassis, como pretende pintar? e essa base?

Desculpe a intromissão e curiosidade!

Pablo
e ai Pablo tranquilo...valeus pela dica...
seguinte...
lavei as peças com sabão desengraxante industrial ..ai passei um solvente tbm industrial...que peguei no meu trabalho...pintei pu preto cadilac ...
o chassi vou fazer o msm...

Pablo.pinto2007
11/03/2014, 19:16
e ai Pablo tranquilo...valeus pela dica...
seguinte...
lavei as peças com sabão desengraxante industrial ..ai passei um solvente tbm industrial...que peguei no meu trabalho...pintei pu preto cadilac ...
o chassi vou fazer o msm...

Beleza... a impressão que dá é que vc não abriu as molas, pintou com elas montadas mesmo... foi de propósito, ou foi "preguiça" mesmo de abrir e pintar uma a uma como fiz (oh saco viu!!!)?

Pablo

vavarusso
13/03/2014, 07:35
No chassi eu deixei no osso, entao dei uma demao de wash primer (um anti ferrugem)

lexfallcao
13/03/2014, 18:18
No chassi eu deixei no osso, entao dei uma demao de wash primer (um anti ferrugem)

e ai vavarusso..cara teu post me ajudou muito...e ainda me ajuda...o meu ja foi aplicado o primer agora vou pintar...
respondendo ao Plabo, eu desmontei sim...lavei td..e dei uma demão..e depois dei outra com td montado.

vavarusso
13/03/2014, 22:39
Estamos a disposição e poder ajudar é uma satisfação.

lexfallcao
20/03/2014, 11:30
qual tinta é indicada para tintura do motor e cambio?

Pablo.pinto2007
20/03/2014, 11:51
qual tinta é indicada para tintura do motor e cambio?

Rapaz... muitos são contra o que fiz... mas pintei meu chasss com tinta epoxi, com base em oxibar (aquela vermelhona)... e meu motor eu pintei com sintética mesmo...

Pablo

lexfallcao
20/03/2014, 18:24
ok....acho que vou de sintética tbm

lexfallcao
22/03/2014, 16:44
pintura chassi e rodas....
455825455826455827

juleymar73
22/03/2014, 17:51
Galera....sou novo nesse ramo, apesar de sempre estar fora da estrada com minha xt 600.
Bom estou adquirindo um Jeep Willys 58, 4cc, cambio 3 marchas.
Só que tem um detalhe..ele esta inteiro desmontado...gostaria de conselhos para que eu possa monta-lo sem muita dor de cabeça.
Quanto pagou no Jeep amigo ?

lexfallcao
22/03/2014, 20:08
10 mil....
o que vc acha do valor juley

Pablo.pinto2007
23/03/2014, 09:39
10 mil....
o que vc acha do valor juley

Amigo você tá de parabens quanto aos EPI's... não é todo mundo que costuma usá-los... eu mesmo não me preoculpei tanto com isso e é porque trabalho numa empresa que preza e impõe respeito com relação à isso...

Agora só uma dúvida vc tá fazendo esse serviço no meio da rua? os "homi" não tão te enchendo a paciência?

Forte abraço!

PAblo

Thiago Rodeghel
23/03/2014, 15:03
Imagina a alegria dos vizinhos... kkk

[s]

Gonzo
23/03/2014, 16:30
Olá boa tarde queria esclarecer uma duvida, porque não encontro o escapamento inicial da f75 ohc 4 cil em lugar nenhum, dizem que não fabricam, o silencioso e o tubo final encontrei vários, do jeep ohc 4 cil também tem completo será só essa parte da f75 não fabricam. Se alguém souber me de respostas. Valeu brigado!

lexfallcao
23/03/2014, 21:59
Amigo você tá de parabens quanto aos EPI's... não é todo mundo que costuma usá-los... eu mesmo não me preoculpei tanto com isso e é porque trabalho numa empresa que preza e impõe respeito com relação à isso...

Agora só uma dúvida vc tá fazendo esse serviço no meio da rua? os "homi" não tão te enchendo a paciência?

Forte abraço!

PAblo

kkkk.. bom até agora não me falaram nads....
obrigado...ja os vizinhos....não gostaram muito não....kkkkk

lexfallcao
28/03/2014, 10:28
cara to pagando mor pau pra montar as molas nos eixos...
alguem tem alguma dica

Thiago Rodeghel
28/03/2014, 10:45
cara to pagando mor pau pra montar as molas nos eixos...
alguem tem alguma dica

Não tem segredo, mas qual o problema???
Segue um video do q vc pode fazer...
https://www.youtube.com/watch?v=Xe9C3osXbRY

[s]

Pablo.pinto2007
28/03/2014, 20:18
Rapaz... até onde me lembro...

Pino central, que se for "original" é cônico numa ponta e porca na outra... mas só por capricho mesmo, num dos eixos eu usei parafusos allen, que fazem o mesmo efeito... junta as molas (as minhas eu marquei todas para não montar trocadas)... coloca o pino ou parafuso e aperta, o ideal é com ajuda de um torno de mesa (morsa), e que suas molas estejam bem certinhas, quando vc colocar uma em cima da outra, é para elas ficarem quase sem brecha... junta tudo aperta bem, alguns aqui do fórum aconselham colocar uma chapa de Raio-X entre as lâminas para diminuir o atrito (eu fiz isso na dianteira, não é perceptível)... lubrifica de qualquer forma com graxa... instala as abraçadeiras (que vem cravadas em algumas molas)... isso serve pra alinhar o conjunto... e depois de colocar as buchas nos olhais vem a peleja de colocar nos suportes do chassis... sendo que primeiro no fixo e depois no jumelo... agora isso tudo é bem mais fácil se instalar sem as molas estarem fixas no eixo (tubeira), pois sempre a bucha faz seu papel que é alinhar, entrando em contato borracha metal... aí depois vc instala o eixo...

Agora se sua dúvida não foi sanada por essas poucas palavras... coloca a demanda que sempre temos experts de plântão!!!

Pablo

lexfallcao
29/03/2014, 23:18
galera muito obrigado..consegui montar os feixes no eixo...
montei td no chassi...as rodas da frente ficaram deitadas para dentro....fucei pra cá e pra la e nads...
tentei montar a direção achando que a barra estabilizadora iria concertar e nada...
ai as 3 cabeças pensaram juntas e num surto de loucura..descobrimos que o cara que desmontou o hulk...ele montou o eixo dianteiro invertido...(ki burro da zero pra ele kkkk)
tivemos que desmontar td e remontar...isso td depois de td no lugar...kkkk
456982456983456984456985456986

lexfallcao
31/03/2014, 22:03
cara to quebrando a cabeça aqui pra saber como vou fixar o motor no chassi...ja comprei os coxim..mais acho que esta faltando um suporte...pelas fotos do chassi da pra ver...
alguem me da uma luz ai....kkkk

Pablo.pinto2007
01/04/2014, 14:56
cara to quebrando a cabeça aqui pra saber como vou fixar o motor no chassi...ja comprei os coxim..mais acho que esta faltando um suporte...pelas fotos do chassi da pra ver...
alguem me da uma luz ai....kkkk

Rapaz... vc vai trocar o motor? caso não os suportes é para existirem... caso não terá que fazer... o problema é que vc já pintou o chassis... e esses suportes tem que ser soldados... e de preferência medidos com o motor no lugar... ou seja... caso o seu motor seja "novo" (não original)... então eu sugiro que vc termine tudo ou pelo menos a parte de força (motor, câmbio e reduzida) levante tudo coloque o chassis debaixo e faça suas fixações, coxins do câmbio e reduzida e motor, se não tiver os do motor deverá ser feito. Para fazer, faça um esboço de papelão depois corte no metal (chapa de 3/16 ou 1/4(exagerando)), normalmente fazemos em abas imitando os originais ou de veículos mais modernos!!!

No meu tópico tem como ficaram os meus!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/109001-reforma-caseira-do-cj-3a-chassis-danificado.html

PAblo

lexfallcao
01/04/2014, 17:07
Rapaz... vc vai trocar o motor? caso não os suportes é para existirem... caso não terá que fazer... o problema é que vc já pintou o chassis... e esses suportes tem que ser soldados... e de preferência medidos com o motor no lugar... ou seja... caso o seu motor seja "novo" (não original)... então eu sugiro que vc termine tudo ou pelo menos a parte de força (motor, câmbio e reduzida) levante tudo coloque o chassis debaixo e faça suas fixações, coxins do câmbio e reduzida e motor, se não tiver os do motor deverá ser feito. Para fazer, faça um esboço de papelão depois corte no metal (chapa de 3/16 ou 1/4(exagerando)), normalmente fazemos em abas imitando os originais ou de veículos mais modernos!!!

No meu tópico tem como ficaram os meus!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/109001-reforma-caseira-do-cj-3a-chassis-danificado.html

PAblo

cara vou colocar o motor original.......
será que vende essa peça...para a mecânica original..

lexfallcao
18/04/2014, 14:34
e ai Galera....essa semana chegou o logo da Jeep que eu comprei para o Hulk...
bem legal....459708