PDA

Ver Versão Completa : S10 4x2 (motor 2.2) BL + SPOA + GUINCHO + PNEU 33" - E ai serve pra algo no barro?



Lama_brasil
18/01/2014, 17:06
Pessoal, Primeiramente, Olá! Acompanho o fórum desde 2008, mas nunca me atrevi a me cadastrar, não sei o porque...apenas me encaixava como leitor.


Me apareceu como parte de pagamento de um negócio, uma S10 preta (cabine simples) 99 com BL 3" + SPOA + pneus 33" + guincho, até ai bacana, mas não é traçada é 4x2 com motor 2.2!!

Ai vem a pergunta, serve pra algo no fora de estrada? Nunca andei de 4x2, ainda mais sendo picape. Ao que sei, não tem bloqueio de diferencial kaiser ou similar. Já tenho dúvidas se o motor 2.2 realmente consegue empurrar os 33"...

O negócio me atrai, mas tenho muita dúvida se conseguirei seguir em alguma trilha ou se será apenas uma grande S10. Não me interesso por usa-la no dia a dia, pela sua altura muito elevada e os pneus, percebi que acabou ficando meio instável. Portanto, o negócio me atrairia se fosse para usar pra passeios e trilhas mesmo.

A vantagem desta? Os opcionais acima sitados por praticamente o preço de tabela!

Corrente + peso na caçamba e em um futuro bloqueio de dif. resolveriam? Ou é mico e parto pra outra?

Abraços

alisson alves ramalho
18/01/2014, 21:28
Pessoal, Primeiramente, Olá! Acompanho o fórum desde 2008, mas nunca me atrevi a me cadastrar, não sei o porque...apenas me encaixava como leitor.


Me apareceu como parte de pagamento de um negócio, uma S10 preta (cabine simples) 99 com BL 3" + SPOA + pneus 33" + guincho, até ai bacana, mas não é traçada é 4x2 com motor 2.2!!

Ai vem a pergunta, serve pra algo no fora de estrada? Nunca andei de 4x2, ainda mais sendo picape. Ao que sei, não tem bloqueio de diferencial kaiser ou similar. Já tenho dúvidas se o motor 2.2 realmente consegue empurrar os 33"...

O negócio me atrai, mas tenho muita dúvida se conseguirei seguir em alguma trilha ou se será apenas uma grande S10. Não me interesso por usa-la no dia a dia, pela sua altura muito elevada e os pneus, percebi que acabou ficando meio instável. Portanto, o negócio me atrairia se fosse para usar pra passeios e trilhas mesmo.

A vantagem desta? Os opcionais acima sitados por praticamente o preço de tabela!

Corrente + peso na caçamba e em um futuro bloqueio de dif. resolveriam? Ou é mico e parto pra outra?

Abraços

ola amigo,acho que voce vai receber algumas opiniões. cada uma com um ponto de vista diferente. bom , vou deixar a minha aqui e espero que te ajude a decidir junto com as demais. minha opinião: eu tenho uma s-10 e estou fazendo muitas modificações, pneus,alargadores de para lama e espaçadores de rodas 32mm, body lift 4", guincho, suspension lift 4" , amortecedores........ enfim varias coisas, a minha é 2011 executiva cabine dupla diesel 4x4 com trac-lock. minha opinião é a seguinte sobre a s-10 no fora de estrada,ela é "confortavel" , mas devo alertar que não é o melhor veiculo para o fora de estrada, existem s-10 e blazers praticando o off road, mas voce vai perceber que são minorias. elas são muito boas se estiverem com a manutenção em dia, mas no fora de estrada bebem muito combustivel, quebram peças mais facilmente que as demais, e se não for 4x4 não é muito confiavel, se voce for fazer pequenas trilhas pode ate ir tranquilo, mas se for fazer trilhas mais radicais aconselho a ir acompanhado de amigos e que algum deles va com um 4x4 e guincho para te auxiliar na hora que a sua travar na lama. se voce não se importar em repor peças quando necessario(frequencia um pouco maior na s-10 que em outros modelos no fora de estrada)e se for possivel uma 4x4, voce vai gostar muito dela. mas lembre-se dos gastos um pouco mais frequentes com peças e combustivel. abraço e boa sorte na sua escolha. escute varias opiniões e só depois decida com calma, ;) "mesmo eu sendo dono de uma s-10, eu tenho que ser sincero, afinal a suspensão dela é um espetaculo em conforto (nas mais novas de 2009 em diante), mas isso sempre tem um custo e esse custo é sua maior fragilidade no off road(falo somente da suspensão original)"

Junior-L200Power
18/01/2014, 21:54
Amigo, sabe qual a melhor coisa a fazer??
Pega a S10 e dá uma volta nela...se gostar vc fica...senão sai fora...simples!!
Não dá pra vc pegar ela assim "no escuro" só dependendo de opiniões de pessoas que não conhecem o carro!!
Na minha opinião esse motor 2.2 é uma furada, ele é muito manco já com o carro original, imagina com pnesu 33"...
Vai sofrer muito, além de gastar muita gasola tbm...
Essa é minha opinião, tem pessoas que pensam diferente, mas é bem por aí mesmo viu!!
Se fosse pelo menos a 2.4 Flex ainda é melhorzinha, mas essa 2.4 não anda nada mesmo...só andar e vc vai ver!!
A não ser que ela seja turbinada, aí é diferente..ok?!

Abraço!!

alisson alves ramalho
18/01/2014, 22:05
Amigo, sabe qual a melhor coisa a fazer??
Pega a S10 e dá uma volta nela...se gostar vc fica...senão sai fora...simples!!
Não dá pra vc pegar ela assim "no escuro" só dependendo de opiniões de pessoas que não conhecem o carro!!
Na minha opinião esse motor 2.2 é uma furada, ele é muito manco já com o carro original, imagina com pnesu 33"...
Vai sofrer muito, além de gastar muita gasola tbm...
Essa é minha opinião, tem pessoas que pensam diferente, mas é bem por aí mesmo viu!!
Se fosse pelo menos a 2.4 Flex ainda é melhorzinha, mas essa 2.4 não anda nada mesmo...só andar e vc vai ver!!
A não ser que ela seja turbinada, aí é diferente..ok?!

Abraço!!
oi junior, :) . bom acho que ele já deve ter andado ja que esta recebendo num negocio e citou achar ela um pouco instavel: "......pela sua altura muito elevada e os pneus, percebi que acabou ficando meio instável......" .

e é isso mesmo amigos, vamos ajudar e dar opiniões, quanto mais melhor, principalmente se forem diferentes, somente assim ele tera mais informações e mais tranquilidade na hora de decidir. mas andar nela para um pequeno teste é fundamental(de preferencia na terra onde voce pretende usa~la), assim como levar em um mecanico seu de confiança que voce possa receber uma avaliação de como esta a situação do veiculo.

Lama_brasil
19/01/2014, 00:32
Amigo, sabe qual a melhor coisa a fazer??
Pega a S10 e dá uma volta nela...se gostar vc fica...senão sai fora...simples!!
Não dá pra vc pegar ela assim "no escuro" só dependendo de opiniões de pessoas que não conhecem o carro!!
Na minha opinião esse motor 2.2 é uma furada, ele é muito manco já com o carro original, imagina com pnesu 33"...
Vai sofrer muito, além de gastar muita gasola tbm...
Essa é minha opinião, tem pessoas que pensam diferente, mas é bem por aí mesmo viu!!
Se fosse pelo menos a 2.4 Flex ainda é melhorzinha, mas essa 2.4 não anda nada mesmo...só andar e vc vai ver!!
A não ser que ela seja turbinada, aí é diferente..ok?!

Abraço!!


Junior,

Obrigado pelo comentário. Já andei no carro sim, por isso inclusive a dúvida sobre empurrar os 33" (ficou lenta a saída, mas não sei o quanto afetaria em um atoleiro no mato!) e sobre a estabilidade comprometida. Mas infelizmente, pela localidade do veículo, não fora (e nem será) possível andar em terra sem comprar.
O carro esta bom, me agrada de visual e meu mecânico inclusive já verificou a mecânica em geral. Minha dúvida era realmente sobre se uma S10 2.2 4x2, equipada com o descrito, conseguiria ter algum desempenho no fora de estrada. Pela quantidade de aficionados no assunto que temos no fórum, pensei que alguém (ou alguns) já pudessem ter se aventurado a montar algo parecido (picape 4x2) e jogar pra terra. Nisto, certamente o expertise desses me ajudaria a entender se este negócio vai me atender.

O carro não me interessa pra uso urbano e sim pra terra. Não espero o desempenho de uma Engesa, claro, mas conseguir passar alguns atoleiros em trilhas seria necessário.

Abraço

Lama_brasil
19/01/2014, 00:41
ola amigo,acho que voce vai receber algumas opiniões. cada uma com um ponto de vista diferente. bom , vou deixar a minha aqui e espero que te ajude a decidir junto com as demais. minha opinião: eu tenho uma s-10 e estou fazendo muitas modificações, pneus,alargadores de para lama e espaçadores de rodas 32mm, body lift 4", guincho, suspension lift 4" , amortecedores........ enfim varias coisas, a minha é 2011 executiva cabine dupla diesel 4x4 com trac-lock. minha opinião é a seguinte sobre a s-10 no fora de estrada,ela é "confortavel" , mas devo alertar que não é o melhor veiculo para o fora de estrada, existem s-10 e blazers praticando o off road, mas voce vai perceber que são minorias. elas são muito boas se estiverem com a manutenção em dia, mas no fora de estrada bebem muito combustivel, quebram peças mais facilmente que as demais, e se não for 4x4 não é muito confiavel, se voce for fazer pequenas trilhas pode ate ir tranquilo, mas se for fazer trilhas mais radicais aconselho a ir acompanhado de amigos e que algum deles va com um 4x4 e guincho para te auxiliar na hora que a sua travar na lama. se voce não se importar em repor peças quando necessario(frequencia um pouco maior na s-10 que em outros modelos no fora de estrada)e se for possivel uma 4x4, voce vai gostar muito dela. mas lembre-se dos gastos um pouco mais frequentes com peças e combustivel. abraço e boa sorte na sua escolha. escute varias opiniões e só depois decida com calma, ;) "mesmo eu sendo dono de uma s-10, eu tenho que ser sincero, afinal a suspensão dela é um espetaculo em conforto (nas mais novas de 2009 em diante), mas isso sempre tem um custo e esse custo é sua maior fragilidade no off road(falo somente da suspensão original)"

Alisson,

Andei procurando por ai e vi que um grande calcanhar da S10 é a suspensão dianteira, mas não sei se temos algum componente específico ou o conjunto todo é frágil/problemático. Que problemas já enfrentou com a sua?
Como o carro iria ser usado só para este fim, o consumo não me seria muito o problema...mas ninguém quer voltar rebocado toda hora por quebra quebra.
Você já andou em trilha no 4x2?

lfschmitz
19/01/2014, 12:18
Certamente o carro consegue fazer um off-road leve com essa configuração. O maior limitador é a falta de força devido ao motor fraco e ao alongamento da relação final por conta dos pneus maiores (o uso de pneus 33, equivalentes a um 317/72 em escala decimal, alonga a relação final em quase 17%!!). Não se pode esquecer que o motor GM 4 cilindros é MUITO mais leve do que os V6 e diesel, o que diminui significativamente a tendência de "enterrar" a dianteira.

É importante verificar qual o modelo do diferencial que está usando, pois isso vai afetar diretamente as modificações necessárias.

Se for Dana 35, é encrenca: a chance de quebra é grande com uso de pneus grandes e relações reduzidas.

Se for Dana 46, é problema: são poucas opções de relação coroa/pinhão no mercado.

Se for Dana 44, é bem mais fácil.

Acho (ACHO!) que as S10 anteriores a 99 vinham com cubos de roda com 6 furos e são Dana 46; as posteriores a 99 têm cubos de roda com 5 furos e são Dana 44-3. Algumas S10 2.2 mais antigas (não lembro o ano) é que vieram com o Dana 35 - provavelmente não é o teu caso. Ressalto: cabe verificar se estou correto nesse ponto da achologia!

Para a finalidade que procuras, quatro coisas são fundamentais:

- pneus MUD em bom estado
- diferencial com bloqueio (me parece imprescindível)
- diferencial com relação mais curta - a tua deve ter relação 9/43 (4,78)
- uso racional, pois não é um jipe 4x4

(palavra de quem já se enfiou em grotas com uma Ranger Duratec 4x2 com diferencial aberto e pneus no fim: só atolei quando me meti onde não devia, por pura teimosia!)

Vamos, então, à parte da elucubração:

- O motor desse carro deve ser o 2.2 MPFI com 113cv@4800 e 188Nm@2800. Caso seja mantido, a relação final está extremamente longa e o carro deve ter um desempenho muito fraco. Para obter um desempenho semelhante ao original sem trocar a relação do diferencial, o mínimo de torque necessário é algo entre 220-225Nm, sempre em baixas rotações, o que inviabiliza um veneno aspirado com comando mais bravo e escape esportivo.

- Se estiveres disposto a fazer um "veneno" no motor, podes aumentar a taxa de 9,2:1 para algo em torno de 11,5:1 e rodar com álcool (boa opção pelo preço do combustível no teu estado) e filtro de ar de alta vazão. Nesse caso, ajustando a curva de ignição e com bicos de maior vazão (os bicos dos motores 2.0 flex devem dar conta da demanda); com isso, deves conseguir chegar sem dificuldade a 220Nm e 130cv, aumentando o consumo na proporção de qualquer mudança de gasolina para álcool. O principal objetivo para esse tipo de aplicação é aumentar o torque. Com essa preparação e conseguindo esse valor de torque, o aumento da relação final provocado pelos pneus maiores está compensado (ganham-se 17% de torque, que se equiparam ao aumento de 17% da relação final da transmissão).

- Preparação turbo tem o inconveniente do lag da turbina, que exige uma direção constantemente agressiva e não é muito indicado para uso off-road, onde se precisa de torque desde rotações baixas (inferiores a 2500rpm); a preparação com supercharger também seria viável, bastando converter para álcool; penso que com uso de um compressor pequeno (tipo Eaton M45) e relação de polias que renda pressão em torno de 0,6bar, seria fácil conseguir torque superior a 250Nm, o que dispensaria até o uso de intercooler. Porém, como o compressor é pequeno, a potência e a rotação máxima ficariam limitados (pela minha estimativa, o limite seria de 5000rpm, onde seriam obtidos cerca de 140cv).
Para rotações e potências maiores, o M45 entraria em overspeed e duraria muito pouco; seria necessário um compressor maior (tipo M62), mas isso implica em maior consumo e maior risco de quebra mecânica pelo esforço em situações extremas.

- Se o motor estiver no fim da vida útil e pedindo retífica, podes aumentar o diâmetro dos cilindros de 86mm para 87,5mm (pistões da 2.4), o que resulta em cilindrada de 2275cc ante os 2198 originais. Aumentar o deslocamento para 2.4 exige troca do virabrequim, algo que encarece o processo e torna o motor mais áspero em alta rotação. O aumento de cilindrada deve render 5% (cerca de 10nM e 5cv), sem aumento perceptível no consumo.

- Se estiveres disposto, podes trocar o motor por um 2.4 a gasolina, que tem originalmente 128cv@4800 e 220nM@2600.

Caso não queiras mexer no motor, me parece quase obrigatório encurtar a relação do diferencial. A relação 5.38 ainda deixaria a relação final uns 3% mais longa que a original (os pneus 33 tem um diâmetro MUITO maior que os originais 225/75R15). Portanto, uma relação 5.89 seria interessante: a relação final ficaria 10% mais curta que a original, limitando a velocidade máxima a 140-145km/h (bem mais do que o juízo recomenda num carro com essa suspensão/pneus), mas o desempenho no fora-de-estrada ficaria bem satisfatório.

A receita perfeita para esse carro, na minha opinião, seria o veneno no motor e a relação 5.38. Porém, o investimento chegaria perto de R$10mil, o que pode não ser vantajoso.

A receita mas viável financeiramente é a troca do diferencial pelo 5.89 e a simples conversão do motor para álcool com ajuste da curva de ignição ("chipagem"), que deve render 10Nm de torque.

Junior-L200Power
19/01/2014, 13:24
Então Lama, acessórios pra off road ela tem!! Tá bem equipada!!
Meu único pé atrás é igual te falei, sobre o motor!!
Off road demanda potência do motor, uma hora vc pode precisar, ou uma hora vc pode até mesmo quebrar teu motor por forçar tanto sem ter potência disponível!! Se la fosse o 4.3 V6 vc tava bem servido...mas nesse caso um kit turbo pequeno seria muito bem vindo!!
Só colocar uma turbina pequena que entra cedo e vc nunca mais terá problemas com potência!!
O torque do teu carro aparece em 2800rpm, se vc colocar uma turbina pequena, bem capaz que ela entre nos seus 2250 a 2400 rpm, que já tá excelente!! Vai mudar completamente a performance do carro!!

Se vc ta pegando ela no preço de tabela, então tá valendo a pena, não é uma 4x4 mas vai te garantir bons momentos de diversão!! Só por ter o guincho vc pode ficar sossegado!! Rsrs

Grande abraço!!

alisson alves ramalho
19/01/2014, 16:52
Alisson,

Andei procurando por ai e vi que um grande calcanhar da S10 é a suspensão dianteira, mas não sei se temos algum componente específico ou o conjunto todo é frágil/problemático. Que problemas já enfrentou com a sua?
Como o carro iria ser usado só para este fim, o consumo não me seria muito o problema...mas ninguém quer voltar rebocado toda hora por quebra quebra.
Você já andou em trilha no 4x2?
oi amigo lama, gostaria de frisar que estão otimos os comentarios do junior e adorei a aula do ifschmitz. com relação a suspensão dianteira voce tem razão, mas faço uma resalva aqui amigo, vou falar da minha que é 4x4 diesel e ano 2011(ainda da modelo antiga), já que a "sua" é ano 2000 e motor diferente, assim como a suspensão que eu não creio que seja identica a da minha, eu sempre andei nas diesel 4x4, com exceção das d-20 antigas que meu pai comprava quando lançavam- por que nelas não existiam com 4x4 de fabrica- mas mesmo assim essas eu não pegava nada dificil(meu pai me matava se eu pelo menos sujasse elas, rsrsrsrs..., era mais asfalto mesmo). no meu caso(minha s-10) os pontos fracos seriam a durabilidade de vida media a curta(menos de 40.000 km) e se usar em off road ou com trilhas mais fortes dificilmente chega aos 20.000km, mais provavel é que tenha necessidade de trocas com media de 10 a 15 mil( uso severo e tambem muito relativo devido ao uso) . peças a se ter atenção na s-10: braço pitmam, braço auxiliar, amortecedores dianteiros, e regulagens da suspensão. aconselho a sempre que terminar a trilha lavar e por graxa nos pontos de lubrificação inferiores do veiculo(se não me engano são seis pontos para graxeira atuar na sua)

cara eu estou ficando velho mesmo, rsrsrsrs.... eu tive uma blazer ,comprei assim que lançaram aqui no brasil( acho que foi em 1994 ou algo assim, rsrsrsrs) , ela era a gasolina e do motor mais fraco mesmo, mas essa nunca peguei trilhas não, essa era só asfalto. nelas as caixas de marcha eram os problemas(trocaram 3 na garantia dessa minha) quebravam sem motivo algum, mas resolveram isso em 96 se não me engano, eles reforçaram as caixas de marcha com duas pequenas barras laterais de reforço , ate recentemente todas as s-10 e blazers vinham com essas barras de reforço. mas não se preocupe, não é o caso da sua, ja que ela é ano 2000 , com certeza ja veio com essas barrinhas laterais reforçando a caixa de marcha . abraço , boa sorte e boas trilhas, ;) EI COLOCA UMAS FOTOS AQUI, PRA PODERMOS ADMIRAR. FOTOS SÃO SEMPRE BEM VINDAS, :)

Lama_brasil
19/01/2014, 23:31
Certamente o carro consegue fazer um off-road leve com essa configuração. O maior limitador é a falta de força devido ao motor fraco e ao alongamento da relação final por conta dos pneus maiores (o uso de pneus 33, equivalentes a um 317/72 em escala decimal, alonga a relação final em quase 17%!!). Não se pode esquecer que o motor GM 4 cilindros é MUITO mais leve do que os V6 e diesel, o que diminui significativamente a tendência de "enterrar" a dianteira.

É importante verificar qual o modelo do diferencial que está usando, pois isso vai afetar diretamente as modificações necessárias.

Se for Dana 35, é encrenca: a chance de quebra é grande com uso de pneus grandes e relações reduzidas.

Se for Dana 46, é problema: são poucas opções de relação coroa/pinhão no mercado.

Se for Dana 44, é bem mais fácil.

Acho (ACHO!) que as S10 anteriores a 99 vinham com cubos de roda com 6 furos e são Dana 46; as posteriores a 99 têm cubos de roda com 5 furos e são Dana 44-3. Algumas S10 2.2 mais antigas (não lembro o ano) é que vieram com o Dana 35 - provavelmente não é o teu caso. Ressalto: cabe verificar se estou correto nesse ponto da achologia!

Para a finalidade que procuras, quatro coisas são fundamentais:

- pneus MUD em bom estado
- diferencial com bloqueio (me parece imprescindível)
- diferencial com relação mais curta - a tua deve ter relação 9/43 (4,78)
- uso racional, pois não é um jipe 4x4

(palavra de quem já se enfiou em grotas com uma Ranger Duratec 4x2 com diferencial aberto e pneus no fim: só atolei quando me meti onde não devia, por pura teimosia!)

Vamos, então, à parte da elucubração:

- O motor desse carro deve ser o 2.2 MPFI com 113cv@4800 e 188Nm@2800. Caso seja mantido, a relação final está extremamente longa e o carro deve ter um desempenho muito fraco. Para obter um desempenho semelhante ao original sem trocar a relação do diferencial, o mínimo de torque necessário é algo entre 220-225Nm, sempre em baixas rotações, o que inviabiliza um veneno aspirado com comando mais bravo e escape esportivo.

- Se estiveres disposto a fazer um "veneno" no motor, podes aumentar a taxa de 9,2:1 para algo em torno de 11,5:1 e rodar com álcool (boa opção pelo preço do combustível no teu estado) e filtro de ar de alta vazão. Nesse caso, ajustando a curva de ignição e com bicos de maior vazão (os bicos dos motores 2.0 flex devem dar conta da demanda); com isso, deves conseguir chegar sem dificuldade a 220Nm e 130cv, aumentando o consumo na proporção de qualquer mudança de gasolina para álcool. O principal objetivo para esse tipo de aplicação é aumentar o torque. Com essa preparação e conseguindo esse valor de torque, o aumento da relação final provocado pelos pneus maiores está compensado (ganham-se 17% de torque, que se equiparam ao aumento de 17% da relação final da transmissão).

- Preparação turbo tem o inconveniente do lag da turbina, que exige uma direção constantemente agressiva e não é muito indicado para uso off-road, onde se precisa de torque desde rotações baixas (inferiores a 2500rpm); a preparação com supercharger também seria viável, bastando converter para álcool; penso que com uso de um compressor pequeno (tipo Eaton M45) e relação de polias que renda pressão em torno de 0,6bar, seria fácil conseguir torque superior a 250Nm, o que dispensaria até o uso de intercooler. Porém, como o compressor é pequeno, a potência e a rotação máxima ficariam limitados (pela minha estimativa, o limite seria de 5000rpm, onde seriam obtidos cerca de 140cv).
Para rotações e potências maiores, o M45 entraria em overspeed e duraria muito pouco; seria necessário um compressor maior (tipo M62), mas isso implica em maior consumo e maior risco de quebra mecânica pelo esforço em situações extremas.

- Se o motor estiver no fim da vida útil e pedindo retífica, podes aumentar o diâmetro dos cilindros de 86mm para 87,5mm (pistões da 2.4), o que resulta em cilindrada de 2275cc ante os 2198 originais. Aumentar o deslocamento para 2.4 exige troca do virabrequim, algo que encarece o processo e torna o motor mais áspero em alta rotação. O aumento de cilindrada deve render 5% (cerca de 10nM e 5cv), sem aumento perceptível no consumo.

- Se estiveres disposto, podes trocar o motor por um 2.4 a gasolina, que tem originalmente 128cv@4800 e 220nM@2600.

Caso não queiras mexer no motor, me parece quase obrigatório encurtar a relação do diferencial. A relação 5.38 ainda deixaria a relação final uns 3% mais longa que a original (os pneus 33 tem um diâmetro MUITO maior que os originais 225/75R15). Portanto, uma relação 5.89 seria interessante: a relação final ficaria 10% mais curta que a original, limitando a velocidade máxima a 140-145km/h (bem mais do que o juízo recomenda num carro com essa suspensão/pneus), mas o desempenho no fora-de-estrada ficaria bem satisfatório.

A receita perfeita para esse carro, na minha opinião, seria o veneno no motor e a relação 5.38. Porém, o investimento chegaria perto de R$10mil, o que pode não ser vantajoso.

A receita mas viável financeiramente é a troca do diferencial pelo 5.89 e a simples conversão do motor para álcool com ajuste da curva de ignição ("chipagem"), que deve render 10Nm de torque.


lfschmitz,

Caramba, esse post é uma aula! Estou gostando muito dos comentários/ajudas do pessoal. O carro é 6 furos, então pelo que me disse deve ser Dana 46, mas achava que era 44, pois fui ver um Kaiser em uma loja e sismaram de me falar que toda S10 era 44.

Ao que o dono me disse, as relações permanecem original, o carro apenas recebeu Chip (tá no alcool) e filtro esportivo para tentar aumentar o torque por conta dos 33", mas andando não me pareceu grandes feitos e apesar de ser "lenta" a primeira me pareceu muito curta, até tinha ficado animado se não haviam trocado a relação, mas disse me que não mexeu.

Os pneus que estão hoje são os Savero M/T GT Radial, em muito bom estado. A idéia, caso pegue este carro, é utilizar o motor atual até a necessidade de abrir (hoje não fuma nem raja, está bom). Ai neste momento, optar por algo com realmente torque.
Gostei da idéia de encurtar a relação do diferencial. Tens alguma idéia de preço pra tal? Confesso que neste caso não tenho muita base.

Infelizmente ainda não tenho fotos dele. Na próxima semana, quando for olhar novamente vou tentar tirar. Segundo o dono, o carro era de seu mecânico anteriormente e foi montado a bastante tempo, o que parece proceder tendo em vista os adesivos de raids de 2007 até 2012 que possui...

Olhando com calma, se ve que foi gasto um bom dinheiro pra se tentar andar no off com ele: pneus, guincho, rodas com off set, BF, spoa, parachoques mais curtos, alargadores de paralama, escape trabalhado com saída na altura do farol traseiro, radio px, protetor carter longo, estribo, quebra mato, farois auxiliares a frente e sob o santo antonio..enfim...algo se tentou com ele...rs

E olhando com calma também, se ve bastante riscos, raspadas e alguns tipos de sofrimento de trilhas feitas...mas nada que realmente comprometa a compra...

Nesta semana devo olhar o carro novamente e tentarei tirar umas fotos. Uma coisa que gostei muito, é que legalizaram a altura, logo, sem problemas com a policia rodoviária...

Gostei muito da idéia de relação mais curta + bloqueio, se isso aliado a carga na caçamba me resolver, provavelmente comprei uma s10! rs

Abraço e obrigado novamente

Lama_brasil
19/01/2014, 23:37
Então Lama, acessórios pra off road ela tem!! Tá bem equipada!!
Meu único pé atrás é igual te falei, sobre o motor!!
Off road demanda potência do motor, uma hora vc pode precisar, ou uma hora vc pode até mesmo quebrar teu motor por forçar tanto sem ter potência disponível!! Se la fosse o 4.3 V6 vc tava bem servido...mas nesse caso um kit turbo pequeno seria muito bem vindo!!
Só colocar uma turbina pequena que entra cedo e vc nunca mais terá problemas com potência!!
O torque do teu carro aparece em 2800rpm, se vc colocar uma turbina pequena, bem capaz que ela entre nos seus 2250 a 2400 rpm, que já tá excelente!! Vai mudar completamente a performance do carro!!

Se vc ta pegando ela no preço de tabela, então tá valendo a pena, não é uma 4x4 mas vai te garantir bons momentos de diversão!! Só por ter o guincho vc pode ficar sossegado!! Rsrs

Grande abraço!!


É já tive bastante carro turbo, sei quanto esta pecinha pode agradar ao usuário haha. Quem sabe mais para frente, caso eu pegue o carro.
Sobre o preço é o que está me motivando a pegar a 4x2. Óbvio, estou ganhando muitos equipamentos que sei que acabariam brincando a custar bem mais de 10K pra montar, e encontra partida, pegando um carro que deve ser bem mais "sofrido" logo algum desgaste enrrustido pode ter...rs

Abraço

lfschmitz
20/01/2014, 21:30
Se esse carro já foi usado em trilhas, é muito interessante abrir o diferencial e verificar o estado dele. Não raro, entra água pelo respiro e isso acaba com o óleo... o que, por sua vez, acaba com as engrenagens.

Coroa e Pinhão Motive Gear Dana 44 (http://www.wb4x4.com.br/coroa-e-pinhao-motive-gear-dana-44-p63)

Coroa Pinhão Dana 44 589 Relação 9/53 - R$ 799,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527146401-coroa-pinho-dana-44-589-relaco-953-_JM#D)[S:HOME,L:HISTORY,V:0]

O preço do kit de coroa e pinhão fica entre R$700 e R$900. Se estás andando com o carro e não estás achando tão manco assim, pede pro mecânico verificar qual a real relação que está instalada. Porém, uma mais curta sempre é conveniente numa hora de aperto: se faltar velocidade na primeira, engata a segunda; mas, se faltar força na primeira, já era (às vezes, custa uma embreagem, que já paga o kit de C&P mais reduzido).

Em relação ao bloqueio, há diversos modelos disponíveis. Pela tua aplicação, convém um bloqueio de verdade, e não um LSD (limited slip differential, diferencial de deslizamento limitado, que vem de série em muitas picapes).
Há a opção de bloqueios automáticos, que geram alguns estalos quando se manobra o carro com diâmetro de giro curto (volante muito esterçado, muita diferença de rotação entre a roda dianteira externa e interna à curva), mas são mais baratos e ficam na faixa de R$2500. Os bloqueios selecionáveis (liga/desliga) são mais caros, na faixa de R$3500, e são acionados pelo motorista (acionamento elétrico ou pneumático). É questão de bolso e gosto.

PORÉM, antes de comprar qualquer coisa certifique-se da compatibilidade: as pontas de eixo são entalhadas com números variáveis de estrias, e isso influi na compatibilidade dos encaixes de engrenagens e caixas satélite - estas, aliás, têm variações de acordo com a relação usada: há caixas satélite bloqueadas para diferenciais mais longos (abaixo de 4.56, salvo engano) que não são compatíveis com relações curtas pela altura do pinhão das relações curtas (4.56 e acima).

Mas isso é coisa que qualquer mecânico decente entende e domina mil vezes melhor do que eu.

Se pretendes dar um tapa no motor no futuro, podes usar a relação 5.38; já dá um ganho de uns 12% em relação ao original (com perda equivalente na velocidade final, evidentemente).

Pessoalmente, no teu lugar eu faria isso e começaria a traçar planos para uma preparação com pequeno aumento de cilindrada e conversão para álcool. É claro que uma preparação sobrealimentada, seja supercharger ou seja turbo, é algo tentador. PORÉM, o risco de quebra da transmissão e do próprio motor aumenta na mesma proporção do aumento do torque, além do custo de manutenção que também aumenta. Convém lembrar que o uso off-road é muito intenso e o conjunto de transmissão sofre trancos que não existem numa condução de rua: é uma opinião puramente pessoal, mas me parece mais produtivo ter certeza de que vai terminar o trecho um pouco mais devagar do que terminar rebocado e largando óleo no caminho...

Antes de pensar em fazer adaptações subrealimentadas, cabe também colocar na ponta do lápis: vai sair uns 5k a preparação, entre kit turbo, bicos suplementares, etc. É questão de gosto.

Mas cabe lembrar que a Crestana vende o motor 2.4 NOVO por 8k, faltando só o módulo de injeção. Esse motor, calibrado para rodar com álcool e com uma programação agressiva na injeção, pode render sem dificuldade mais de 250Nm de torque, com 80% disso disponíveis praticamente na marcha lenta. O motor 2.4 da família 2 da GM tem características de bombeamento excelentes em baixas e médias rotações, que favorecem muito o torque. Não é um motor que gosta de rotações acima de 5500rpm, mas pro uso em grotas é uma opção interessante. Mal comparando, mas é mais torque e em rotação mais baixa do que tinham os motores 3.0 dos primeiros Omega vendidos no Brasil. E é mais torque do que tinha o motor Maxion 2.5 diesel que equipava a S10 nessa época (tinha cerca de 220Nm a uns 1600 ou 1800rpm).

Se for comprar usado, evidentemente é mais barato, e o teu motor sobra para vender.