PDA

Ver Versão Completa : Cardã atravessado...



Paulo Eduardo
19/12/2003, 01:25
Olá pessoal,

eu tô com um pepino pra resolver e gostaria de saber a opnião de vcs,
é que eu coloquei eixos de rural no jeep e o cardã traseiro vai trabalhar de lado, não está na mesma linha da caixa, então as cruzetas ficam sempre torcidas, não estão completamente estranguladas mas .... vai sabê.. :?
aquele esquema de botar mais de duas cruzetas fazendo uma junta tipo CV, funciona?? :? como se fabrica isso?? alguém tem??
valeu...
[]´s atravessados...

billj
19/12/2003, 08:17
Olá pessoal,

eu tô com um pepino pra resolver e gostaria de saber a opnião de vcs,
é que eu coloquei eixos de rural no jeep e o cardã traseiro vai trabalhar de lado, não está na mesma linha da caixa, então as cruzetas ficam sempre torcidas, não estão completamente estranguladas mas .... vai sabê.. :?
aquele esquema de botar mais de duas cruzetas fazendo uma junta tipo CV, funciona?? :? como se fabrica isso?? alguém tem??
valeu...
[]´s atravessados...


Não terá problema, fique tranquilo. Tem um monte de gente nos States andando feliz com diferenciais centralizados debaixo de Samurais.

Quanto a junta CV, isso é para resolver problemas de vibração quando a entrada e a saída do cardan não estejam paralelas. A sua situação é deslocamento em paralelo, então não terá efeito nenhum uma junta CV.

Eu estou fazendo isso agora no meu, usando eixos do Trolha. Não espero nada de problemas com os cardans. O traseiro será um cardan simples, o dianteiro com CV por causa dos ângulos grandes entre a saída da t-case e a entrada do diferencial.

Paulo Eduardo
19/12/2003, 12:34
fala Billj,

é que eu estou achando meio grande demais o desalinhamento do meu cardã, ele esta praticamente do lado da t-case da caixa, e vai trabalhar muito forçado. ou vai ficar vibrando, penso em fazer uma junta soldando dois garfos de cruzeta, e colocando na saída da caixa...pra articular melhor o conjunto.

[]´s ainda empepinados

billj
19/12/2003, 14:01
fala Billj,

é que eu estou achando meio grande demais o desalinhamento do meu cardã, ele esta praticamente do lado da t-case da caixa, e vai trabalhar muito forçado. ou vai ficar vibrando, penso em fazer uma junta soldando dois garfos de cruzeta, e colocando na saída da caixa...pra articular melhor o conjunto.

[]´s ainda empepinados


Três cruzetas convencionais sem um suporte intermediário não vai fincionar!!! O cardan vai girar ecentricamente e bater em tudo que é coisa..........

Você está usando o eixo traseiro da Rural 4x2 com a bolota no meio?!? Mesmo assim, não deveria ter problema. Se funcionar num jipe curto como um Samuca, não temporque não funcionar num Jeep......

leopoldo
19/12/2003, 14:18
O problema da cruzeta dupla é que a mesma não é ferramentada no brasil, assim voce vai ter que compar a de uma cherokee, wrangler, nissan, ou sei lá qual modelo tem.

A peça é meio salgada....uns 400,00 e voce ainda vai ter que levar numa oficina de cardãns e pagar a tranformação.

Mesmo assim, não é garantia que vai resolver seu problema. Quanto a sua idéia, esquece ....é apenas uma bomba que vai explodir na sua cara.

Se voce já esta vendo problema de angulação, espere muita vibração e possível quebra....

Voce tem foto da instalação para nós podermos avaliar?

tem que ser de cima e de lado (as vistas)

Voce deveria estar usando da rural 4x4, parece que voce esta querendo usar a da 4x2.

FOTOS!!!!!!!!

billj
19/12/2003, 15:42
http://www.pirate4x4.com/forum/attachment.php?s=&postid=2250358

http://www.fototime.com/5AF7689DB3CC1E0/standard.jpg

leopoldo
19/12/2003, 17:32
cardãn duplo

Paulo Eduardo
19/12/2003, 22:05
.. pois é Billj e Leopoldo,
vou por umas fotos amanhã de manhã, tem umas no meu album mas não da pra ver direito, mas o cardã é bem curto, tem 290mm. e o desvio é como no desenho que eu fiz, onde acaba um começa o outro... numa linha lateral. é mais torto que o da foto que o bill mandou.
não sei se existe um tipo de mecanismo nesse cardã duplo mas acho bem parecido com a junta que eu pensei em fazer... na verdade por fora, visto como está na foto, são muito parecidos. esse tipo de cardã tem oque à mais no mecanismo das cruzetas?? ele gira livre ou com mancal??
tenho que fazer o jipe andar até segunda, terça no máx... tô esperando uma solução, o serviço de torno eu mesmo faço, o de oficina tb.

[]´s agradecidos pela ajuda

Sandro Tannuri
20/12/2003, 00:25
Segue fotos de uma junta CV desmontada.

Abraços,

leopoldo
20/12/2003, 00:53
eu falei que vai explodir na sua cara !
nem tente.
O sistema correto possui um dispositivo interno de guia das cruzetas.
Não dá para fazer na mão.

Paulo Eduardo
20/12/2003, 12:11
aê pessoal :D
era isso que eu queria ver... ela por dentro,
eu não sabia como funcionava o sistema, com o pino guia,
acho que deve ser meio complicado pra fazer mesmo.....
vou ter que achar outra maneira... :?
o negócio é fazer um cardã normal e ver o quanto aguenta...se não der.... :cry: vô ter que cair numa dessas em algum desmanche...

vo fazer o cardã, vamo vê oque acontece...

[]´s agradecidos

Paulo Eduardo
29/12/2003, 15:31
:?POIS É!
meu cardã rodou exatamente um km antes de explodir... :evil: :evil:
acho que nem vou tentar consertar, o negócio é trocar o eixo traseiro pelo da rural 4x4. mas.... tem um pequeno detalhe, eu fui dar um bizu em umas por aí e todas tinham o eixo traseiro igual o do meu jeep, ou seja?será que existe mesmo um eixo de rural com a bolota pro lado direito???
ou será que ainda tem salvação pro meu caso?? (fazer um cardã que aguente o tranco e não fique trepidando)
socorro! engenheiros se manifestem :D

[]´s andando só na dianteira

Paulo Eduardo
29/12/2003, 19:48
aí vai um esquema de como está o troço....

Sandro Tannuri
29/12/2003, 21:26
será que existe mesmo um eixo de rural com a bolota pro lado direito???

Existe com certeza, aqui no RJ achei uns 5 com bola no meio antes de achar um com bola lateral quando estava procurando para o Samurai de um amigo. Numa outra vez achei de primeira para o CJ de um outro amigo.
Num 4x4 com entre eixos curto como os CJ nacionais é importante ter o cardan o mais alinhado possivel, se fosse numa Rural ou F75 não teria problema pelo comprimento maior do cardan.

Abraços,

leopoldo
29/12/2003, 23:04
Olhando assim as fotos, parece que o ângulo no diferencial está exagerado. Assim, quando você rodou, passou numa valeta e a carroceria "afundou", passou do limite de trabalho do cardãn e estourou a cruzeta, ou o olhal do cardãn bem junto a luva do pinhão.

Infelizmente não dá para ver muito bem, mas pode ser que um melhor ajuste deste ângulo permita a você rodar, mesmo com um certo nível de vibração.

É muito, muito possível que nem a junta dupla de cardãn resolva seu problema, pois a mesma "come" um espaço longitudinal considerável; assim, não seria o caminho.

A saída seria o uso de um eixo traseiro da rural 4x4, que tem um lado maior que o outro, mas isso necessita de confirmação pois nunca tive F75. Pelo menos nas fotos de chassis da F75, parece um off-set de +/- 10 cm.

30/12/2003, 00:01
OLA PAULO

O EIXO DA 4X4 É SIM DESLOCADO , MAS A DIFERENÇA É PEQUENA EM RELAÇÃO AO DA 4X2, A TROCA AJUDARIA A MINIMIZAR A SITUAÇÃO MAS ACHO QUE COMO O NOSSO AMIGO LEOPOLDO DISSE, TENTE FAZER UM AJUSTE MELHOR DO ANGULO DO EIXO.

Paulo Eduardo
30/12/2003, 14:25
:roll: ... no site da rural tem um desenho do chassis da rural 4x4 e o eixo é como o meu, só que o cardã é bem maior, então trabalha atravessado sem problema, e não estourei passando em nenhuma valeta, mas sim numa rua reta, andando a uns 30km/h em 2ª com o maior cuidado pois a vibração tava dando até enjôo. :? e simplesmente saiu pedaço de cardã pra todo lado....,
o eixo que está no meu jipe tem, de comprimento, das laterais da bolota até a flange dos prisioneiros do espelho, 51 cm p/ a esquerda e 44 cm p/ a direita, será que alguém que tenha eixos de rural no jeep, poderia confirmar, ou ver a diferença que existe nessas medidas?
aí vai uma foto do chassis da rural 4x4.
obrigado pela ajuda.

[]´empepinados

Eduardo Chaves
30/12/2003, 16:09
PessoALL,

E se o Paulo apenas inverter a bola no eixo, da esquerda para a direita... :idea:

Não é mais viável ??? :roll:

[]'s parpiteiros... :lol:

Sandro Tannuri
30/12/2003, 20:09
Paulo,

Existem dois eixos alem do CJ, alias existem quatro.

Rural central, Rural lateral, F75 central e F75 lateral.
Os da F75 são mais largos então eu prefiro eles, porem os dianteiros são iguais tanto da Rural como F75.

leopoldo
01/01/2004, 16:35
O mais correto seria êle fazer um eixo traseiro partindo do da F75, cortando a tubeira de um lado e alongando a tubeira do outro, de forma a colocar o diferencial na melhor posição. O problema seria com os semi-eixos; com a tubeira é fácil trabalhar você faz qualquer coisa, é só montar um dispositivo de alinhamento do eixo, e os dispositivos para a a prensagem da tubeira na carcaça do diferencial, mas com os semi-eixos nem tanto pois envolve usinagem e tratamento térmico, porém poderá ser a única alternativa viável, caso as opções de carcaça se esgotem.

Existe uma outra opção, que seria êle trazer dos EUA uma caixa de transferência DANA 20, na qual a saída para a transmissão traseira é pelo furo na carcaça onde se instala a tomada de força para o guincho.

É só questão de ver o que fica mais barato fazer, mas ambas são viáveis.

Thiago Rodeghel
01/01/2004, 20:59
E aí Galera :D

Quando fui no Festival Brasil OffRoad :D , me lembrei do estande da ENSIMEC, e tinha um eixo de CJ5 com bloqueio e flutuante :roll: , no eixo traseiro, e conversando na época com o pessoal da Garra 4x4, q era o Fonseca e o Rodrigo, q estavam expondo os produtos ensimec, ele disse q daria até para fazer com q o eixo traseiro do CJ5 ficasse da largura de um eixo da Rural :shock: , justamente com o Kit de Flutuante Ensimec, só q aí ele compraria o kit específico para a Rural e faria uma nova flange no cubo de roda, ou seja tipo um espaçador, aí depois ele apenas colocaria um único eixo na dianteira da Rural/F75 :D
Ou seja, aproveitar o eixo CJ5 traseiro, e trocar apenas o dianteiro

Ele disse q muita gente tinha já feito isso :roll: , não sei se é verdade, o correto seria perguntar para eles para confirmar isso :wink:

Pode ser uma solução :roll:

[s]

leopoldo
01/01/2004, 21:32
Eu não vejo como isso seria uma nova solução dos itens já comentados.

A única coisa que eu concordo com voçê é que se nosso colega optar por "montar" seu próprio eixo, sem duvida que deverá ser um modelo FLUTUANTE, pois êle não conseguiria fabricar um semi-eixo do tipo semi-flutuante, pois não teria a disposição um Blank do forjado com dimensões coerentes para um novo semi-eixo do lado LONGO, a não ser que a CINPAL se propuzesse a fazer um protótipo, coisa que eu duvído, além do custo acabar na estratosfera.

Particularmente falando deste caso, caso êle não consiga re-arranjar o ângulo do eixo traseiro para acomodar melhor os ângulos de trabalho das cruzetas tanto quanto nos extremos do curso da suspensão, nem consiga resolver usando o eixo da F75 4x4, que eu acho (mas não tenho certeza) tenha o maior deslocamento para um dos lados e nem tenha disponibilidade de adquirir uma DANA 20, teria de entrar de cabeça na confecção de seu próprio eixo.

Mas vamos esperar pelas próximas ações do colega.

Thiago Rodeghel
01/01/2004, 21:40
Existe uma outra opção, que seria êle trazer dos EUA uma caixa de transferência DANA 20, na qual a saída para a transmissão traseira é pelo furo na carcaça onde se instala a tomada de força para o guincho.

.

Fala Leopoldo :D

Mas, o eixo já é deslocado para justamente a saída de um cardãn traseiro, pelo meio :shock: , pq era para ser instaladas furadeiras, mas tinha mais um monte de coisas para instalar por ali, :shock: , atrás do CJ :) , essas furadeiras eram para instalação dos postes de luz naquela época :? e era transmitida pelo meio e por cardan :shock: , ainda acho q deve ser possível a instalação de um cardan ali pelo meio :roll:

[s]

leopoldo
01/01/2004, 22:10
É por isso que eu disse que a compra de uma caixa de transferência DANA 20 como exemplificada na foto ACIMA poderia resolver o problema deste CJ, sem mexer no eixo como já está instalado, porém, não sei se é viável (econômicamente falando) trazer para cá. Isso é um problema que o Sr. Paulo tem de decidir.

Se êle achar que não vale a pena trazer e também não conseguir resolver o problema com os eixos disponíveis por aquí, só restaria desmontar o CJ e voltar a configuração original do eixo, ou montar seu próprio eixo.

Caso o eixo da F75 4x4 não sirva, talvêz êle possa usar o semi-eixo longo como curto no novo eixo e usar o curto ou o longo da Rural ou F75, para montar o outro lado deste eixo, e einda manter a montagem semi-flutuante.

ALGUÉM TERIA AS MEDIDAS DOS SEMI-EIXOS DA RURAL E DA F75, ALÉM DA BITOLA DAS MESMAS????????

Eu poderia dar uma olhada nos desenhos do eixo do CJ que eu tenho e vêr o que poderia ser feito em termos de montagens possíveis.

Alô, Alô, alguém tem esses dados?????

Paulo Eduardo
06/01/2004, 20:54
olá pessoal,

acho que a saida vai ser mesmo tentar fazer um eixo novo, mas a questão é, antes de desmontar e cortar o eixo, eu teria que ver se existe, e de quanto é a diferença de comprimento do semi eixo longo da f-75, em realção ao da rural, e se existe um curto que siga a mesma proporção, só que pra menos. Cinco cm de deslocamento p/ dir. já resolvem meu problema definitivamente, então precisaria de um semi-eixo curto com 50 cm(o da rural 4x4 tem 55) e um longo com 5 cm à mais que o longo da rural (não sei ainda a medida), a esperança é que o da F-75 siga mais ou menos essa escala....
[]´s na procura

há, o meu eixo é o da 4x4.

Sandro Tannuri
06/01/2004, 23:27
olá pessoal,

acho que a saida vai ser mesmo tentar fazer um eixo novo, mas a questão é, antes de desmontar e cortar o eixo, eu teria que ver se existe, e de quanto é a diferença de comprimento do semi eixo longo da f-75, em realção ao da rural, e se existe um curto que siga a mesma proporção, só que pra menos. Cinco cm de deslocamento p/ dir. já resolvem meu problema definitivamente, então precisaria de um semi-eixo curto com 50 cm(o da rural 4x4 tem 55) e um longo com 5 cm à mais que o longo da rural (não sei ainda a medida), a esperança é que o da F-75 siga mais ou menos essa escala....
[]´s na procura

há, o meu eixo é o da 4x4.

Voce esta complicando uma coisa simples, voce não é primeiro que coloca eixos de Rural ou F75 no CJ e os outros estão por ai rodando, alguns ate com eixo central.

A Rural e F75 4x4 sairam com os dois tipos de eixo, simplesmente ache um deslocado e coloque, será muito mais simples e mais barato.

Não estou afirmando isso baseado na minha experiência em leitura de forums ou listas de discussão, eu mesmo montei um assim e funciona muito bem sem nehum problema nos cardans.
So estou escrevendo esta msg para tentar evitar que o amigo gaste tempo e dinheiro para "consertar" algo pelo jeito mais caro e dificil.

Paulo Eduardo
07/01/2004, 01:56
Fala Sandro!
mas esse eixo que vc encontrou é quanto mais para a direita??
pq eu fui ver várias rurais 4x4 e todas tinham o mesmo eixo que está no meu jeep que possui as medidas que eu falei antes, simplesmente ninguém com quem eu conversei , entre amigos, mecânicos e ferro velho, me disse ter visto outro tipo de eixo na rural 4x4. se vc puder me dar a medida dos lados desse eixo, da flange do espelho de freio até o começo da bolota, vai facilitar muito a minha procura.
o eixo que esta no jeep é o mesmo da foto que eu enviei, da rural 4x4 e tem 51 e 44 cm respectivamente, da "orelha" onde ficam os prisioneiros do freio até o limite lateral da bolota.
[]´s na esperança de que eu esteja realmente enganado.

Sandro Tannuri
07/01/2004, 12:31
Fala Sandro!
mas esse eixo que vc encontrou é quanto mais para a direita??
pq eu fui ver várias rurais 4x4 e todas tinham o mesmo eixo que está no meu jeep que possui as medidas que eu falei antes, simplesmente ninguém com quem eu conversei , entre amigos, mecânicos e ferro velho, me disse ter visto outro tipo de eixo na rural 4x4. se vc puder me dar a medida dos lados desse eixo, da flange do espelho de freio até o começo da bolota, vai facilitar muito a minha procura.
o eixo que esta no jeep é o mesmo da foto que eu enviei, da rural 4x4 e tem 51 e 44 cm respectivamente, da "orelha" onde ficam os prisioneiros do freio até o limite lateral da bolota.
[]´s na esperança de que eu esteja realmente enganado.

Paulo,

Amanhã vou medir e coloco aqui os numeros, mas saiba que e sim possivel usar qualquer dos dois eixos a não ser que voce esteja usando um câmbio muito comprido e o cardan traseiro esteja mais curto que o original.

Abraços,

Mauro B.
07/01/2004, 13:01
...mas saiba que e sim possivel usar qualquer dos dois eixos a não ser que voce esteja usando um câmbio muito comprido e o cardan traseiro esteja mais curto que o original.
Oi Sandro !!! :D

...e esse é o caso do Paulo: o cardan dele tem 29cm.... :cry:

O que eu acho que ele deve fazer, caso realmente não exista esse eixo com a bolota mais para o lado ainda, é ele mudar as dimensões dos tubos do eixo, de tal forma que com seus novos comprimentos, dê pra colocar semi-eixos da linha wyllis. O lado comprido do tubo deixar mais comprido e o lado curto do tubo deixar mais curto! :wink: Essa é a idéia...sei lah!

[]'s

Sandro Tannuri
07/01/2004, 15:26
...e esse é o caso do Paulo: o cardan dele tem 29cm....

Ai fu@#%.
Sendo assim ele precisa de um cardan CV, ajustar muito bem o angulo do peão, alinhar a bola com a saida da transferência alem de rezar 2 ave marias e três pai nossos.

Cardan com 29 cm e jipe alto não combinam!!!!!!!!

Boa sorte!!!!!!! você vai precisar!!!!!
De qualquer forma vou tirar as medidas amanhã.

Abraços,

Mauro B.
07/01/2004, 17:39
Sendo assim ele precisa de um cardan CV

É....o problema tbm da junta CV é que ela vai roubar uma boa parcela desses 29cm do cardan....talvez até não dê pra colocá-la! :? Acho que o Paulo vender seu cj5 e colocar essa mecânica em um bernardão! :D brincadeira...!

Obs: erguei...as mãos...e dai glória a Deus....! :P

[]'s

Paulo Eduardo
08/01/2004, 20:37
É isso aí pessoal...
o troço tá mei complicado mesmo...
mas acho que vou conseguir fazer , em último caso um eixo com as pontas da 75 e do jeep....
tomara que exista realmente essa possibilidade, mas por hora vou tentar ver se o ânguo por si só ja ajuda...
é como se diz... de grão em grão.....
[]´s ...

Sandro Tannuri
09/01/2004, 12:13
Paulo,

Segue as medidas dos tubos do eixo da F75 que usei.

Direito-46 cm
Esquerdo-62,5 cm

Abraços,

Paulo Eduardo
09/01/2004, 13:42
Beleza Sandro... :D
vc tirou as medidas do fim da bolota até a orelha do eixo né?
vou ver se encontro um desses, ou se acho as pontas de eixo p/ reformular o meu .... em último caso.

[]´s agradecidos

Sandro Tannuri
09/01/2004, 18:44
Beleza Sandro...
vc tirou as medidas do fim da bolota até a orelha do eixo né?
vou ver se encontro um desses, ou se acho as pontas de eixo p/ reformular o meu .... em último caso.

Paulo,

Andei relendo o topico e vi que suas medidas referem-se ao eixo da Rural enquanto que o meu (não é meu na verdade, mas do meu amigo) é da F75.
Considerando as medidas de 46 cm e 62,5 cm e as suas 51 cm e 44 cm, as diferenças estão em 16,5 cm no "meu" e apenas 7 cm no seu o que me faz concluir o seu é o central e o "meu" é o lateral. Eu sou um gênio...
Brincadeiras a parte procure por um eixo com as medidas que te passei e seja feliz, inclusive o seu pode ser dado na troca.

Abraços,

Paulo Eduardo
13/01/2004, 01:26
E isso aí Sandro,
vou procurar esse eixo e dar uma olhada. acho que até ja sei quem tem...

[]´s na procura.