PDA

Ver Versão Completa : Roda dianteira esquerda bambeando.

Fabio Cortez
25/11/2005, 11:27
Pessoal, já procurei aqui no Fórum a solução mas não achei nada relacionado.

A roda esquerda do meu CJ está bambeando um pouco.

Já verifiquei balanceamento do pneu e está correto. A roda não apresenta folgas.

O que mais pode ser? Manga de eixo empenada ou gasta, cubo gasto, rolamento, etc...

Ps. Foi instalado freio a disco SBD a pouco tempo.

Sds,

leopoldo
25/11/2005, 12:01
Desde que a manga não esteja solta nem o cubo com os rolamentos folgados:

disco ou cubo empenado, descentralizado.

mau assentado.....causado possívelmente pelo uso indevido de ferramenta de aperto pneumática.

Fabio Cortez
25/11/2005, 14:20
Boa Tarde,

Engraçado que o carro não sofreu pancadas a ponto de empenar peças do conjunto. Antes da instalação do Freio isso a disco isso não acontecia, ou pelo menos não era perceptível.

Vou desmontar o conjunto novamente, fazer uma boa limpeza e montar novamente. Alguém tem mais alguma idéia?

Sds,

Ronaldo Petri
26/11/2005, 02:03
Já verificou se não é a própria roda que está torta, coloque outra no lugar pra saber, ou inverta com a outra roda da frente e observe se o problema não passa para o outro lado.

Fabio Cortez
26/11/2005, 09:17
Fala Ronaldo,

A roda foi balanceada, creio que a máquina teria acusado. Mas de qualquer forma é um teste...vou tentar.

Ainda naum tive tempo de desmontar, vou ver se desmonto hoje a tarde.

Sds,

leopoldo
26/11/2005, 10:00
Tá + com cara de mau assentamento.

Fabio, seu disco vai por cima ou atrás do cubo de roda?

veja o que eu escreví lá no tópico semelhante

Fabio Cortez
26/11/2005, 10:21
Bom Dia Leopoldo,

O Disco vai por cima, acho que é por isso mesmo....quando eu tiro a roda, e forço ela contra o cubo, ela realmente não assenta muito bem, fica com uma mesa em piso irregular, entende? Será que pode ser por isso? como faço pra resolver?

Sds,

Fabio Cortez
26/11/2005, 10:34
Pessoal,

Um detalhe que acho que pode ajudar, essa é a mesma roda que apresentou o problema discutido neste tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10006

A Roda direita está perfeita, só está acontecendo com a esquerda.

Sds,

leopoldo
26/11/2005, 10:52
O Disco vai por cima ..... quando eu tiro a roda, e forço ela contra o cubo, ela realmente não assenta muito bem, fica com uma mesa em piso irregular

Com a montagem do disco por cima, pode ser:

- o caso da "ponta da aba" do cubo estar num diâmetro que quando se coloca o disco por cima, há interferência com o canto interno do cubo do disco, em especial se na "ponta da aba " do cubo de roda não foi feita a quebra de canto, ou seja, o chanfro de 45º.

- outra possibilidade é a alguma usinagem estar fora do plano.

- outra possibilidade é o diâmetro onde correm os furos do disco (para passar as pontas dos prisioneiros de roda) ter sido feito só um pouco fora.

- outra possibilidade é a roda estar com algum problema no miolo. Se a roda que vc usa é do tipo do jeep, de aço, onde a porca de roda pressiona um aro em suspensão que trabalha como uma arruela de pressão, pode estar empenada. Isso já não acontece em rodas com encaixe plano como as rodas de liga leve.

Ou seja:

tem muito pra investigar

Fabio Cortez
26/11/2005, 11:03
- o caso da "ponta da aba" do cubo estar num diâmetro que quando se coloca o disco por cima, há interferência com o canto interno do cubo do disco, em especial se na "ponta da aba " do cubo de roda não foi feita a quebra de canto, ou seja, o chanfro de 45º.

- outra possibilidade é a alguma usinagem estar fora do plano.

- outra possibilidade é o diâmetro onde correm os furos do disco (para passar as pontas dos prisioneiros de roda) ter sido feito só um pouco fora.

- outra possibilidade é a roda estar com algum problema no miolo. Se a roda que vc usa é do tipo do jeep, de aço, onde a porca de roda pressiona um aro em suspensão que trabalha como uma arruela de pressão, pode estar empenada. Isso já não acontece em rodas com encaixe plano como as rodas de liga leve.

Ou seja:

tem muito pra investigar

Item 1 - Quando estava instalando os discos, precisei esmerilhar as bordas do cubo pois o disco nao entrava, será que esmerilhei pouco deste lado?

Item 2 - Acho isso um pouco dificil, pois quando montei, testei os dois discos na roda direita e assentavam perfeitamente.

Item 3 - idem ao item 2.

Item 4 - Utilizo rodas de aço da mangels, elas tem o mesmo esquema das rodas de aço do Jeep que vc citou?

Sds,

Ronaldo B.
26/11/2005, 11:46
Item 1 - Quando estava instalando os discos, precisei esmerilhar as bordas do cubo pois o disco nao entrava, será que esmerilhei pouco deste lado?

Se o cubo da roda for abaixo de 1969, precisa tornear 2 ou 3 mm para encaixar corretamente o disco de freio da SBD segundo informação do próprio Mauro que é quem fabrica esse kit, se você esmerilhou o cubo ao invés de ter torneado pode estar aí o problema.

Item 2 - Acho isso um pouco dificil, pois quando montei, testei os dois discos na roda direita e assentavam perfeitamente.

Tem certeza que os dois cubos são exatamente iguais ??? Se na roda direita encaixou sem problemas e na esquerda precisou esmerilhar, então são diferentes.

[]´s

Fabio Cortez
26/11/2005, 12:41

Se o cubo da roda for abaixo de 1969, precisa tornear 2 ou 3 mm para encaixar corretamente o disco de freio da SBD segundo informação do próprio Mauro que é quem fabrica esse kit, se você esmerilhou o cubo ao invés de ter torneado pode estar aí o problema.

O jeep é 1966.

Tem certeza que os dois cubos são exatamente iguais ??? Se na roda direita encaixou sem problemas e na esquerda precisou esmerilhar, então são diferentes.

[]´s

Desculpe pois eu naum informei que o que encaixou certo eu esmerilhei um pouco mais, pois foi o primeiro que montei. O segundo já esmerilhei um pouco menos.

Vou ter que desmontar mesmo...Agora já sei as possibilidades...vou verificar todas e posto o resultado aqui.

sds,

Fabio Cortez
28/11/2005, 11:42
Pessoal, realmente o problema era o assentamento.

O cubo de roda estava um pouco emferrujado e encrostado em alguns cantos.
Após a regulagem na fixação da pinça como orientado no tópico acima e feita uma boa limpeza na face do cubo onde o disco fica apoiado, meus problemas acabaram.

Grato pela ajuda de todos,

Abraços.