Ver Versão Completa : Expedição Brasília - Alter do Chão (via MT-322 via Xingu) - Transpantaneira ago/2014
No final de julho até meados de agosto 2014 planejo sair de Brasília, subir a BR-158 até entrar na MT-322, que passa por dentro da Reserva Indígena do Xingu, até Peixoto de Azevedo, para continuar subindo via BR-163 até Itaituba, pegar uns 90Km de Transamazônica e seguir até Alter do Chão.
Nessa época as chuvas diminuem e formam-se praias no Tapajós, tidas como umas das mais belas do Brasil: vejam aqui (http://alterdochao.tur.br/)
Ficar por lá uns dias, jiboiando.
Voltar via BR-163 até Cuiabá, Poconé e aí fazer a Transpantaneira (MT-060) até Porto Jofre (120 pontes de madeira e 145Km de extensão), e então retornar a Brasília.
Planos para 26 de julho a 17 de agosto 2014: 23 dias. Total de aprox. 6.500 Km.
Sugestões e/ou adeptos? Alguém já fez parte do percurso e tem dicas?
Valeu! http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon6.png
[]s
titanium
16/01/2014, 12:52
Na época de seca a estrada fica com muito pó, o que complica um pouco a visibilidade em comboios grandes.
Mas Ótimo percurso!
Pois é, Titanium, por isso que vou no final de julho até meados de agosto. Porque ainda está longe de ser a época de seca brava.
Setembro e outubro é quando de fato fica seco. Fiz longas pesquisas sobre isso, inclusive com base em pesquisas acadêmicas empíricas. ;-)
O ideal é meio-termo. Não tão seco pra não prejucar comboio e detonar os veículos com poeira em demasia. E tampouco mto molhado pra ficar atolado 80% do tempo - a não ser que essa seja a aventura buscada :-D
Galera: sugestões? dicas? alguém anima?
abs
Pilotarei,
Tem a planilha do percurso com Km por dia, etc?
abs
Olá, pessoal!
Conheço um pouco do Mato Grosso. Mês de agosto, é mês de desgosto...secura e mais queimadas e queimadas...Mato Grosso continua sendo o campeão nesse item. Um percurso dessa envergadura precisa ser bem estudado, mesmo porque há safra e entressafras, com grande movimentação de caminhoneiros carregados de grãos ou de insumos...Talvez seja melhor estudar os meses de junho e julho, inclusive melhores para a transpantaneira que conheço bem. Agosto, repito, é mês de desgosto por lá, podem crer! Para meu jeep, 60km/h, seria cruel, mas para outras marcas 4x4 avançadas em termos de comodidade e velocidade, é uma aventura e tanto! Boa parte desse trajeto proposto eu fiz de fusca, sem grandes contratempos...
Ótima contribuição, Zaraba!
Minha pesquisa levou mais em conta a formação de praias em Alter do Chão, às margens do Tapajós. O mês de maio é qdo as águas estão mais cheias - e as cabanas em Alter do Chão ficam submersas em águas. Aí o nível do rio vai diminuindo gradualmente. Agosto já têm praias. Os melhores meses para Alter do Chão são agosto, setembro, outubro e novembro.
Mas tendo em vista tua experiência com MT e Transpantaneira, eu tenho disponibilidade para, ao invés de partir de BSB no dia 26 de julho, sair uma ou no máximo duas semanas antes. Ou seja, posso sair no dia 19 de julho ou quem sabe no dia 12 de julho - e ver a semi-final e final da Copa já na estrada, em bares e/ou postos de abastecimento. ;-)
Dessa forma, eu conseguiria antecipar em 15 dias a proposta anterior - fazendo praticamente todo o percurso no mês de julho. Que tal? Mas eu apenas faria essa modificação se vc achar que é extritamente necessária. Do contrário, corremos o risco de chegar em Alter do Chão e não terem formado as lindas praias de areia nas margens do Tapajós.
Por isso, precisamos fazer o cálculo do meio, equilibrado, para que consigamos desfrutar tanto de Alter do Chão, como da Transpantaneira, sem que, contudo, tenhamos experiências prejudicadas.
Sobre Transpantaneira, dê-nos mais dicas, por favor! (além de fotos, se tiver) ;-) Toda e qquer dica é bem-vinda!!! P.ex.: quanto tempo para o percurso. Quais riscos (além de animais na pista). O que levar (de peças) etc.
Sobre MT, quais tuas dicas, principalmente sobre a MT-322 (vc já passou por lá? -- sei que já asfaltaram uns 80Km dela e os indígenas conseguiram um acordo em abril/2013 para que dentro da R.I.Xingu apenas cascalhem). E sobre a BR-163, dicas?
E.Mac; bora!! Não tenho planilha ainda, não. Agora em fev. vou pro Jalapão - e pra essa tenho sim o roteiro montado. Para a viagem a Alter do Chão e Transpantaneira estou aos poucos fazendo a rota e pesquisas, com base em leituras e feedback da galera.
Mas, grosseiramente falando, daria média de 340Km/dia. Sendo que dos 23 dias, 4 dias inteiros seriam sem rodar NADA. Só jiboiando em Alter do Chão pra recarregar as baterrias humanas. (ou 3 dias em Alter e 1 no Pantanal - enfim, a estudar/conversar) E, claro, em dias de estradas melhores, podemos percorrer mais Kms e, em outras, fazer mais devagar, para observar a fauna e a flora; tirar fotos, filmar. Vou levar máquina, filmadora de veículo - e sou fissurado por natureza, bem como por nascer e pôr-do-sol, pq têm as melhores cores do dia e os melhores sons da natureza.
A rota inicial projetada é esta aqui: http://goo.gl/maps/H3Ddk
Zaraba, E.Mac e demais, o que dizem?
abs
paulosergio
18/01/2014, 10:58
Bom dia, acabo de chegar desse roteiro. A MT 322 tinha um pouquinho de lama, nada assustador, nada de asfalto, e uma balsa de 70,00 por carro cobrado pelos indios. Na hora que entra na br 163 tambem tranquilo, só lembrando o que nosso amigo aí em cima disse, nao era epoca de safra, portanto o movimento nao era tao grande assim. A transamazonica entre Itaituba e Ruropolis está em boas condicoes (as chuvas ainda nao acabaram com ela).
Alter do Chao realmente é lindissimo, ainda havia muita praia para desfrutar.
Nao passei na transpantaneira dessa vez, mas fui em julho/13 e realmente é uma época onde a estrada está bem preservada, mas qualquer garoa faz dela um quiabo e escorrega mesmo. Depois de uns 2 ou 3 sustos voce acaba acertando a mao e o pé.
Nao aconselho a ficar no hotel em porto jofre, Carissimo e pouco servico. Ficaria em uma pousada a 40 km de porto jofre, nao me lembro o nome, mas é encostado no rio pichaim, passando a ponte voce ja ve ela, extremamente simpatica e bem mais em conta e aconchegante. Vou organizar as mais de 2.000 fotos e postarei algumas aqui para voce ter uma ideia de como estava o roteiro.
Bom dia, acabo de chegar desse roteiro. A MT 322 tinha um pouquinho de lama, nada assustador, nada de asfalto, e uma balsa de 70,00 por carro cobrado pelos indios. Na hora que entra na br 163 tambem tranquilo, só lembrando o que nosso amigo aí em cima disse, nao era epoca de safra, portanto o movimento nao era tao grande assim. A transamazonica entre Itaituba e Ruropolis está em boas condicoes (as chuvas ainda nao acabaram com ela).
Alter do Chao realmente é lindissimo, ainda havia muita praia para desfrutar.
Nao passei na transpantaneira dessa vez, mas fui em julho/13 e realmente é uma época onde a estrada está bem preservada, mas qualquer garoa faz dela um quiabo e escorrega mesmo. Depois de uns 2 ou 3 sustos voce acaba acertando a mao e o pé.
Nao aconselho a ficar no hotel em porto jofre, Carissimo e pouco servico. Ficaria em uma pousada a 40 km de porto jofre, nao me lembro o nome, mas é encostado no rio pichaim, passando a ponte voce ja ve ela, extremamente simpatica e bem mais em conta e aconchegante. Vou organizar as mais de 2.000 fotos e postarei algumas aqui para voce ter uma ideia de como estava o roteiro.
Wow, que bacana, Paulo Sérgio!!!!
Então parece-me que ir em julho pode ser uma boa, pq existe chance boa de a maré estar mais baixa no Tapajós e pegar praias em Alter do Chão!
Se vc tiver dicas de onde abastecer (e onde NÃO abastecer) no trajeto; de onde dormir (e onde NÃO dormir), bem como no trecho subindo até Alter do Chão, bem como no trecho pra baixo da MT-322, sentido Cuiabá, e na região da Transpantaneira. A pousada a que vc se refere próxima ao Rio Pichaim é ao sul de Porto Jofre?
Se tiver mais dicas, bem como de quais equipamentos e/ou peças vc recomendaria eu levar, ficarei muito grato!!
Além de fotos de ambos os trajetos e locais.
Valeu mesmo! abração
O Paulo Sérgio tem razão. A MT-322 eu conheci como BR-080, até um trecho um pouco acima de Matupá, na época, bem ruim, com atoleiros monstros. Hoje é diferente. O governo do Estado lançou obras de pavimentação de Matupá até o Xingu, entre 180 e 190 kms de extensão. Devem estar em obras, o que eleva o nível de dificuldades, se essa é a meta. Quanto ao Pantanal (100 km de Cuiabá a Poconé, asfalto) e daí até Porto Jofre, são 145kms de terra batida, sem mistérios, sendo que em julho as águas já estão mais baixas. Agosto e setembro também são ótimos. Em julho, principalmente no início, pode ocorrer uma frente fria da Argentina, caindo drasticamente a temperatura (já peguei temperaturas abaixo de 10 graus), uma chuva fina e que transforma trechos da estrada em pistas bem escorregadias, como bem frisou Paulo Sérgio. De julho em diante, a vantagem é o avistamento maior de animais silvestres, principalmente milhares de jacarés nos corixos, pequenas represas formadas pelas cheias. Infelizmente, ninhais, enfim o que vc já deve ter visto em vídeos e fotos. A construção da Barragem do Manso, um crime contra este santuário ecológico, mudou muito a paisagem pela contenção das cheias tão necessárias àquele ecossistema. Não sei como está a manutenção das inúmeras pontes de madeira que interligam os corixos, mas com certeza devem melhorar por causa da Copa. Não tem mistério na Transpantaneira. Vale a pena fazer esse trajeto, inclusive prestando atenção na observação do Paulo sobre os serviços daquele hotel de Porto Jofre. Melhor acampar, tendo o cuidado de escolher um local seguro para não ter surpresas de visitas indesejáveis de alguns animais. Em Mato Grosso, como em muitos lugares turísticos do Brasil, não se explora o turismo em si, mas o turista! De resto, é curtir!
Vamos ver as fotos que o Paulo Sergio posta aqui, Zaraba, para termos notícias atualizadas das condições da MT-322. No YouTube tem vários vídeos sobre o asfaltamento de parte da MT-322. Mas a maior parte continua terra batida. abs!
paulosergio
02/02/2014, 19:54
Vamos ver as fotos que o Paulo Sergio posta aqui, Zaraba, para termos notícias atualizadas das condições da MT-322. No YouTube tem vários vídeos sobre o asfaltamento de parte da MT-322. Mas a maior parte continua terra batida. abs!
Desculpe a demora, é que eu nao me encontro no Brasil. Retorno dia 09-02 e entao lhe postarei as fotos ok. Grande abraco.
Marcos_sc
02/02/2014, 22:18
Esta viagem é um sonho de consumo!...
Desculpe a demora, é que eu nao me encontro no Brasil. Retorno dia 09-02 e entao lhe postarei as fotos ok. Grande abraco.
Sem galho, Paulo Sergio! aproveita aí e dps vc manda as fotos e mais relatos - e se vc tiver, coordenadas de GPS ou de pontos de geolocalização aproximados apenas para termos ideia!
abs!
luis figueira
06/02/2014, 18:00
No final de julho até meados de agosto 2014 planejo sair de Brasília, subir a BR-158 até entrar na MT-322, que passa por dentro da Reserva Indígena do Xingu, até Peixoto de Azevedo, para continuar subindo via BR-163 até Itaituba, pegar uns 90Km de Transamazônica e seguir até Alter do Chão.
Nessa época as chuvas diminuem e formam-se praias no Tapajós, tidas como umas das mais belas do Brasil: vejam aqui (http://alterdochao.tur.br/)
Ficar por lá uns dias, jiboiando.
Voltar via BR-163 até Cuiabá, Poconé e aí fazer a Transpantaneira (MT-060) até Porto Jofre (120 pontes de madeira e 145Km de extensão), e então retornar a Brasília.
Planos para 26 de julho a 17 de agosto 2014: 23 dias. Total de aprox. 6.500 Km.
Sugestões e/ou adeptos? Alguém já fez parte do percurso e tem dicas?
Valeu! http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon6.png
[]s
Prezado,
Permita meu pitaco no teu percurso.
Eu faria parte do que vc esta propondo, desviaria pela ilha do Bananal ou contornando pelo sul da ilha (caso ainda nao de para atravessar a ilha) e pegaria direção Maraba (parando uns 2 dias em Carolina), depois transamazonica, Uruara e tran-Uruara (trecho fantastico) ate Ssantarem e desceria para Cuiaba. A transpantaneira - para mim - foi decepção pura. Nao tem nada. Santarem e o Parque Nacional da Amazonia é muito mais interessante. Abcs.
Procure no facebook Marco Antonio Silva Marcao - é um amigo ai de Brasilia e tem bastante experiencia nesse circuito.
Prezado,
Eu faria parte do que vc esta propondo, desviaria pela ilha do Bananal ou contornando pelo sul da ilha (caso ainda nao de para atravessar a ilha) e pegaria direção Maraba (parando uns 2 dias em Carolina), depois transamazonica, Uruara e tran-Uruara (trecho fantastico) ate Ssantarem e desceria para Cuiaba. A transpantaneira - para mim - foi decepção pura. Nao tem nada. Santarem e o Parque Nacional da Amazonia é muito mais interessante. Abcs.
Procure no facebook Marco Antonio Silva Marcao - é um amigo ai de Brasilia e tem bastante experiencia nesse circuito.
Luis, valeu pelas dicas!
De fato a Transpantaneira, pela Internet e YouTube, não parece a coisa mais incrível.
Pode falar-me mais sobre o trecho Uruara e tran-Uruara?
Sobre Ilha do Bananal, pode me dizer melhor sobre o trajeto (vc inclusive falou em cruzar por dentro)?
Se tiver mapa (rota) ou cache de GPS, são bem-vindos :)
Tens o email do teu amigo? Não tenho usado FB...
Vou certamente considerar tuas dicas. Se tiver mais informação, agradeço! Não apenas sobre a rota, mas também sobre a viabilidade de se viajar no mês de julho (chuvas, seca etc).
[]s
Anchieta
08/02/2014, 11:25
amigo . tenho interesse nessa viagem to querendo fazer percurso pela belem brasilia ate xambioa pega a balsa entra sao geraldo vai ate altamira e roda a parte ate alter do chao qundo chegarmos e maraba para frente a transamazonica ja nao tem mais asfalto . acabei de chegar de maraba
Anchieta
08/02/2014, 11:29
por enquanto passar pela ilha nao e uma boa porque os indios tao criando muita confusao
Anchieta
08/02/2014, 11:32
quanto as chuvas ano passado no para chuveu ano todo agora as aguas vao ate maio entao comeca a baixar aagua final de julho seria julho seria uma opcao
Bacana, Anchieta!
Vamos ver quais as notícias frescas que o Paulo Sergio tras pra nós. Aliás, se houver rota/mapa, será mto bem-vindo!
E fotos tbm, Paulo Sergio!
abs
paulosergio
12/02/2014, 11:47
Bacana, Anchieta!
Vamos ver quais as notícias frescas que o Paulo Sergio tras pra nós. Aliás, se houver rota/mapa, será mto bem-vindo!
E fotos tbm, Paulo Sergio!
abs
Beleza pessoal, cheguei. A noite eu separo algumas fotos e faco alguns comentarios do que eu passei ok. Agora to ajeitando a casa, mas a noite eu posto.
paulosergio
13/02/2014, 16:03
Pessoal, estou tentando postar as fotos mas nao estou conseguindo. Estou indo no icone de inserir imagens seleciono a foto (uma por uma) demora um tempao e nao carrega. Será que estou fazendo alguma coisa errada? Tem que postar uma por uma ou tem algum jeito de selecionar varias?
Pessoal, estou tentando postar as fotos mas nao estou conseguindo. Estou indo no icone de inserir imagens seleciono a foto (uma por uma) demora um tempao e nao carrega. Será que estou fazendo alguma coisa errada? Tem que postar uma por uma ou tem algum jeito de selecionar varias?
Oi Paulo Sergio,
Nunca postei ainda fotos aqui. Mas sei que o upload é sempre BEM MAIS LENTO que o download. Demora mesmo. E deve ter limite de tamanho, tbm. - não sei.
Se elas estiverem já online num Picasa/Google Fotos, Flickr ou algo assim, basta postar o link aqui -- é uma alternativa.
To curioso pra ver ;-)
Anchieta
24/02/2014, 23:08
ja to preparando a s 10 bruta para irmos ate o para vou dar trabalho porque nao e trassada mais tanto pesa da e dificil de atolar,vamos verr as fotos ai decidimos se nao der para postar vamos marcar uma visita no paulo sergio e tomar uma gelada ok
paulosergio
26/02/2014, 11:18
ja to preparando a s 10 bruta para irmos ate o para vou dar trabalho porque nao e trassada mais tanto pesa da e dificil de atolar,vamos verr as fotos ai decidimos se nao der para postar vamos marcar uma visita no paulo sergio e tomar uma gelada ok
Pessoal, realmente nao estou conseguindo postar foto, nao sei se minha internet é que é um b..... ou nao sei fazer.... mas acho que até da para postar uma foto e aguardar ela baixar... mas haja paciencia.
A visita é uma boa ideia, é só avisar que espero.
No meu face tenho alguns albuns publicado, solicitem amizade que eu acho que da para ver. Paulo Sergio Faria é o meu nome no face. aguardando solicitacoes. abs
André Bussade
03/03/2014, 21:00
Contribuindo:
BR 163 Trecho Cuiabá - Sinop (MT) é asfaltado, qualidade do asfalto razoável no período da seca, final de maio a início de setembro.
Outubro a maio é o período da chuva aqui; dezembro a março/abril, qdo são mais intensas abrem-se "panelas" no asfalto.
Trecho bom de Cuiabá ao Posto Xaxim.
Melhor sair de Cuiabá pela Estrada da Guia (saída pela rodoviária de Cuiabá) e chega em Rosário do Oeste, já na BR 163.
Este trecho não pega caminhões pesados, proibidos de circular.
Vou subir daqui de Sinop - MT a Lençois Maranhenses e sigo para Jericoacoara neste período. 25 a 30 dias de viagem.
Mas será um passeio "camisolão", com filhos e esposas :)
Boa viagem!
paulosergio
04/03/2014, 05:58
Contribuindo:
BR 163 Trecho Cuiabá - Sinop (MT) é asfaltado, qualidade do asfalto razoável no período da seca, final de maio a início de setembro.
Outubro a maio é o período da chuva aqui; dezembro a março/abril, qdo são mais intensas abrem-se "panelas" no asfalto.
Trecho bom de Cuiabá ao Posto Xaxim.
Melhor sair de Cuiabá pela Estrada da Guia (saída pela rodoviária de Cuiabá) e chega em Rosário do Oeste, já na BR 163.
Este trecho não pega caminhões pesados, proibidos de circular.
Vou subir daqui de Sinop - MT a Lençois Maranhenses e sigo para Jericoacoara neste período. 25 a 30 dias de viagem.
Mas será um passeio "camisolão", com filhos e esposas :)
Boa viagem!
Bom dia Andre.
Qual o periodo que voce vai para Lencois Maranheses? Pois esse ano eu tambem pretendo ir com a familia.
Pessoal, realmente nao estou conseguindo postar foto, nao sei se minha internet é que é um b..... ou nao sei fazer.... mas acho que até da para postar uma foto e aguardar ela baixar... mas haja paciencia.
A visita é uma boa ideia, é só avisar que espero.
No meu face tenho alguns albuns publicado, solicitem amizade que eu acho que da para ver. Paulo Sergio Faria é o meu nome no face. aguardando solicitacoes. abs
Olá Paulo Sergio e André!
To meio fora daqui - e totalmente fora do FB até meados de abril, quando defenderei minha tese do doutorado. Aí entro e te adiciono ;-)
De qquer forma, valeu pelas dicas da BR-163, André; e por disponibilizar as fotos no FB, Paulo Sergio!
ps: já to sem minha Full 2005 faz 1 mês inteiro... tanque totalmente enferrujado e bomba injetora danificada. Prejuízo gigantesco. Nem entrarei no mérito sobre a sacanagem que o ex-proprietário fez comigo (percebi o problema uns 2 meses depois de a ter comprado: morreu 2x e no terceiro dia eu estava a caminho do mecânico, qdo parou de vez e a tive de guinchar. Tá na oficina aguardando a bomba injetora chegar) O bom é que foco no doutorado ;-)
André Bussade
04/03/2014, 10:54
Paulo Sérgio, bom dia!
A ideia inicial é de 15 de julho a 10 de agosto. Bom pq os rios já abaixaram, tem poeira mas ainda está no início da seca.
Li que em Lençois tb é uma boa época por ter os "lagos" já formados pela baixa da maré e mais dunas para circular.
Vamos conversando!
Abraço!
Bom dia Andre.
Qual o periodo que voce vai para Lencois Maranheses? Pois esse ano eu tambem pretendo ir com a familia.
Prezado,
Luis, tentei encontrar teu amigo Marco Antonio Silva Marcão no FB, mas não consegui. Vc pode me passar o link do perfil dele, p.fv.?
Estou atrás de informação sobre a Trans-Uruará, que liga Santarém a Uruará. Vi vídeos e fotos. Quero saber se é perigosa em termos de assalto, bem como se final de julho o estado dela já está OK ou se ainda tem atoleiros. Curto chão batido e paisagem natural; mas não curto atoleiros. Se for um pouco, ótimo; mas dezenas de Km de atoleiro não curto. Prefiro chão batido e paisagem, fauna, flora etc.
Tbm gostaria de info. sobre a MT-322, que corta a Reserva do Xingu.
Planejo inicialmente sair de Brasília em meados de julho. Mas se a Trans-Uruará bem como a MT-322 ainda estiverem com atoleiros, aí posso sair em agosto ou setembro; se a condição for mais trafegável.
Tens como me colocar em contato com ele? Meu FB é Pedro Paranaguá.
vlw, abs
Galera,
Retirei a Transpantaneira e incluí a Trans-Uruará bem como Ilha do Bananal.
A ideia é sair no dia 21 de julho, uma segunda-feira, chegando de volta no dia 5 de agosto, terça-feira.
E completar a viagem em 16 dias.
Dia 1: BSB - São Félix do Araguaia 605Km 9h
Dias 2-4: São Félix do Araguaia
Dia 5: SF Araguaia - Guarantã do Norte 600Km 9h (ou se houver alguma vila uns 200Km adiante)
Dia 6: Guarantã do Norte - Alter do Chão 1.045Km 15h
Dia 7: ver se conseguimos dividir a chegada em Alter do Chão em 2 dias
Dias 8-11 Alter do Chão
Dia 12 Alter do Chão - Uruará 150Km 5h (averiguar tempo que leva)
Dia 12 Uruará - Altamira 191Km 2:45h
Dia 13 Altamira - Marabá 500Km 7:45h
Dia 14 Marabá - Parauapebas 170Km 2:30h
Dia 14 Parauapebas - São Geraldo do Araguaia 240Km 3:30h
Dia 15 SG Araguaia - Gurupi 653Km 10h
Dia 16 Gurupi - BSB 600Km 8:30h
Esses são os planos iniciais.
O mapa está aqui: http://goo.gl/maps/RykpZ (com 2 buracos - vejam os parágrafos abaixo)
Rota completa da Trans-Uruará: http://de.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6339522 (http://de.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6339522)
Descobri que em junho/julho/agosto a estrada que liga Formoso do Araguaia-TO a São Félix do Araguaia-MT fica aberta, desde que haja autorização da Funai e/ou Ibama (não me recordo). Pelos relatos da região da Ilha do Bananal e Araguaia, acho que vale a pena passar por lá na subida.
Alguém tem dicas de onde dormir nessas cidades acima e/ou outros lugares melhores?
Perigos específicos no caminho, principalmente próximo de Carajás?
Alguém anima em ir junto?
[]s
Aventureiros, aqui vai o planejamento:
Roteiro inicial sujeito a mudanças/sugestões:
Dia 1: Brasília - São Félix do Araguaia-TO 605Km 9h (cruzar via TransBananal, de Formoso do Araguaia até São Félix do Araguaia - ver mapa da wikiloc abaixo)
Dias 2-4: São Félix do Araguaia (visitar comunidades indígenas)
Dia 5: SF Araguaia - Guarantã do Norte 600Km 9h (ou se houver alguma vila uns 200Km adiante)
Dia 6: Guarantã do Norte - Alter do Chão 1.045Km 15h [dicas de onde parar para dormir nesse trajeto longo e ermo?]
Dia 7: ver se conseguimos dividir a chegada em Alter do Chão em 2 dias
Dias 8-11 Alter do Chão (praias lindas nas margens do Tapajós - dicas de onde se hospedar, bom e barato?)
Dia 12 Alter do Chão - Uruará 150Km 5h (estrada no meio da floresta, aberta por madeireiros - ver rota no Wikiloc abaixo)
Dia 12 Uruará - Altamira 191Km 2:45h
Dia 13 Altamira - Marabá 500Km 7:45h
Dia 14 Marabá - Parauapebas 170Km 2:30h (Parauapebas é onde fica a nova Serra Pelada - estudar a conveniência de ir para tirar fotos e ver o quanto o ser humano está degradando a natureza -- alguém sabe se corremos risco de vida indo pra lá? ver rota no Wikiloc abaixo)
Dia 14 Parauapebas - São Geraldo do Araguaia 240Km 3:30h
Dia 15 SG Araguaia - Gurupi 653Km 10h
Dia 16 Gurupi - Brasília 600Km 8:30h
O mapa (com 2 buracos - TransBananal e TransUruará) está aqui: http://goo.gl/maps/RykpZ
Em junho/julho/agosto a TransBananal que liga Formoso do Araguaia-TO a São Félix do Araguaia-MT fica aberta, desde que haja autorização da Funai e/ou Ibama emitida em Gurupi. Pelos relatos da região da Ilha do Bananal e Araguaia, vale a pena passar por lá na subida.
TransBananal: Wikiloc - 04 Formoso do Araguaia/TO - Aldeia Fontoura Karajá (Ilha do Bananal) trilha - Formoso do Araguaia, Tocantins (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5455855)
Rota TransUruará: http://de.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6339522 (http://de.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6339522)
Rota Parauapebas (nova Serra Pelada): Wikiloc - Paraupebas - Ipojuca trilha - Parauapebas, Pará (Brazil)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5756146)
Saída: 21 de julho
Retorno: 05 de agosto
Total: 16 dias
Dicas de quem passou por alguma dessas regiões são muito bem-vindas!!! ex.: onde parar, onde não parar etc Estado das estradas etc
Alguém anima para ir junto?
[]s
Piotrek, pitacos:
1- Ainda vai pegar as águas altas nessa época, quanto mais próximo de Novembro melhor pra curtir Alter, e ainda tem o fato de que em Novembro já pegará algumas chuvas e tornará o trajeto mais interessante.
2- Guarantã a Alter num dia é um pecado (e um rally), vá curtindo. Em Novembro passado fiz esse trecho em 3 dias, pousando em Novo Progresso, Itaituba e então Alter. Não precisa tudo isso mas pelo menos dois dias é bem sensato.
Boa sorte
Piotrek, pitacos:
1- Ainda vai pegar as águas altas nessa época, quanto mais próximo de Novembro melhor pra curtir Alter, e ainda tem o fato de que em Novembro já pegará algumas chuvas e tornará o trajeto mais interessante.
2- Guarantã a Alter num dia é um pecado (e um rally), vá curtindo. Em Novembro passado fiz esse trecho em 3 dias, pousando em Novo Progresso, Itaituba e então Alter. Não precisa tudo isso mas pelo menos dois dias é bem sensato.
Boa sorte
Valeu, Jeison! Sim, por isso reservei no itinerário 2 dias entre Guarantã e Alter.
Sobre as águas, sei que de agosto a novembro é a melhor época para Alter do Chão, pq o nível abaixou e portanto foramaram-se as praias. Mas sairei do Planalto Central, onde será seca brava. Se eu deixar para ir mais tarde, a poeira será ainda maior por aqui, o que também não é bom. Então escolhi um meio-termo.
Outubro talvez fosse uma época boa, início das chuvas por aqui no Planalto Central, mas será época de eleições - e como trabalho no Governo, tenho de estar por aqui - além de eu entender ser meu dever cidadão de votar nas eleições, até porque todos somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e não posso me omitir disso ;-)
Mas tenho relatos de que em final de julho já dá pra curtir as praias de Alter. E a TransUruará nas chuvas, não quero ver nem de perto! É atoleiro dos bons - e a estrada é isolada na floresta, o que implicaria riscos sérios (inclusive de segurança física), ainda mais porque por enquanto vou só na viagem.
Jeison: mais dicas de onde parar para dormir são bem-vindas!! :-D
abs!
Opa, vamos lá.
Guarantã - Hotel Sedna - Show (e janta no restaurante Modelo)
Castelo dos Sonhos - Tem um hotel bacana logo na entrada, à esquerda pra quem vai ao norte, se não me engano é Pousada Paraíso Verde.
Novo Progresso - Tem vários hotéis meia-boca, fiquei num à direita da rodovia e perto do lago.
Itaituba - Hotel Apiacás - Boa opção
Alter do Chão - Várias opções e bolsos, conheço o Borari e o Mirante da Ilha, ambos bons.
Além disso, na Vila Caracol (antigo Trairão) ouvi de um amigo viajante que agora também tem uma boa opção, mas não conheço e nem lembro o nome.
Acho que é isso
Bons ventos
Vlw, Jeison!
Partiremos em 2 semanas, exatamente!
Irá um amigo de 60 anos de idade, que já fez a Am. do Sul inteira de Defender e eu. Iremos com minha Full 2005, com autonomia de 900Km com um tanque.
Planilha da rota com distâncias:
Dia 1: Brasília - Formoso do Araguaia 605Km 9h (pegar autorização para cruzar a TransBananal em Gurupi-TO)
Dias 2-4: Formoso do Araguaia + São Félix do Araguaia (3 dias visitando Ilha do Bananal e comunidades indígenas)
Dia 5: SF Araguaia - Guarantã do Norte 600Km 9h (cruzando R.I. do Xingu)
Dia 6: Guarantã do Norte - Trairão 679Km 10h
Dia 7: Trairão - Alter do Chão 366Km 6h
Dias 8-11: Alter do Chão (4 dias nas praias paradisíacas nas margens do Tapajós)
Dia 12: Alter do Chão - Uruará 145Km 7h (TransUruará no meio da floresta: http://de.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6339522 (http://de.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6339522))
Dia 12: Uruará - Altamira 191Km 3h (via TransAmazônica)
Dia 13: Altamira - Marabá 500Km 10h (trânsito pesado de carretas e bitrens devido a Belo Monte. No trecho da reserva é terrível. Em Novo Repartimento pegar a esquerda para Tucuruí, passar pela belíssima represa por dentro e por cima, tirar fotos e seguir pelo asfalto novo até Marabá. É mais rápido e seguro>> dicas do Serjão Holanda)
Dia 14: Marabá - Parauapebas 170Km 2:30h (visitar mineração e comparar floresta com degradação http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5756146 (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5756146))
Dia 14: Parauapebas - São Geraldo do Araguaia 240Km 3:30h
Dia 15: SG Araguaia - Gurupi 653Km 10h
Dia 16: Gurupi - Brasília 600Km 8:30h
Saída: 18 de julho, sexta-feira
Retorno: 03 de agosto, domingoTotal: 17 dias >> 5.500Km
Se alguém se animar e quiser ir com outras viaturas, serão muito bem-vindos!
abs
ô piotrek pena que eu só posso partir dia 25, se não iria com vocês até o bananal para depois ir até mateiros, seria bacana.... na próxima semana fecho o roteiro para lá se o makoto devolver meu carro hehehehe!
grande abraço!
ô piotrek pena que eu só posso partir dia 25, se não iria com vocês até o bananal para depois ir até mateiros, seria bacana.... na próxima semana fecho o roteiro para lá se o makoto devolver meu carro hehehehe!
grande abraço!
hehe boa sorte!! nas pesquisas que fiz diziam que o Makoto é demorado (mas bom - e meio careiro). Tenho levado no Mazinho e estou satisfeito.
abs!
Galera, alguém sabe em que órgão devemos solicitar autorização para trafegar na TransBananal (BR-242) entre Formoso do Araguaia e São Félix do Araguaia?
Essa estrada abre apenas nos meses de junho, julho e agosto, devido aos alagamentos nos outros meses - mas fui informado de que é preciso ter autorização (não me recordo se é do IBAMA, FUNAI ou outro). Para quem vem do Oeste, a autorização é dada em São Félix do Araguaia. Para quem vem do Leste (meu caso, vindo de Brasília), a autorização é dada em Gurupi-TO.
Alguém sabe em que órgão? Telefone/email? Vasculhei na net mas nada.....
Parto em 12 dias - dia 18 de julho bem cedo.
Valeu!!! :safari-rig:
Vou ver com uns amigos que trabalham no instituto chico mendes talvez saibam o procedimento, se eu tiver alguma resposta te aviso.
abraço
Vou ver com uns amigos que trabalham no instituto chico mendes talvez saibam o procedimento, se eu tiver alguma resposta te aviso.
Legal, Manggini! Não tem em nenhum lugar da net. E não consegui localizar quem havia me dito sobre o local da autorização, nem se foi por aqui. Vasculhei tudo e não encontrei.
abs
Mano os caras ainda não me retornaram.... se descobrir te aviso.!
Sobrevivemos!! Nunca mais entrei aqui. Acostumei ficar sem checar emails depois da viagem ;-)
Fizemos 4.800Km sem problema algum. Fomos guinchados pelos últimos 700Km...... da ida, íamos subir cruzando a Ilha do Bananal de Formoso do Araguaia, pra São Félix do Araguaia. Mas logo fomos informados por indígenas locais que a água estava surpreendentemente alta naquele ano. Então invertemos a rota inteira e subimos pelo Tocantins, depois Mato Grosso, Pará, TransAmazônica (uma frustração pra jipeiros - pq estava muito boa e muito asfaltada), TransUruará (incrível, incrível, incrível - imperdível), Alter do Chão (magnífica), BR-163 (Santarém-Cuiabá), em estado muuuito pior do que a TransAmazônica, aí pegamos a MT-322 para cruzar a R.I. do Xingu (pior ainda que a Cuiabá-Santarém), para então entrar na Ilha do Bananal - que é linda.
Demos carona para o cacique Djarrina, que nos serviu de guia por consequência. Passamos atoleilo pequeno, depois riacho, depois o Rio Jaburu (uns 80cm de profundidade) e aí atolamos dentro do Riozinho, que estava com 1,20m de profundidade. Ficamos 3 dias sem comunicação qualquer, com piranhas e jacarés enormes no rio. Foi um sufoco. Eu não estava com guincho, nem tinha snorkel (depois da viagem, instalei um OGZ). Entrou água pelo respiro e aí já era... a Full é um trator, mas com água, ficou.
O mecânico disse que se fosse qualquer outro carro, eu teria perdido o motor. Demos sorte.
Ficamos literalmente ilhados. Sorte que tinham uns caras pescando no Riozinho e nos deram barraca e peixe pescado. A região tem muita onça, piranha e jacarés no rio. Atolamos ao anoitecer. Iluminamos o carro com lanterna e, pra nosso pavor, vimos vários olhos laranja brilhando. Ficamos com muito medo, pq não sabíamos se jacarés têm o hábito de subir pra margem ou se eles ficariam apenas dentro do rio. O cacique era medroso e começou a contar altas histórias. Os caras que estavam pescando estavam acostumados com isso tudo, mas ficaram com medo. Meteram chumbo num jacaré gigante. Foram 2 tiros de espingarda 22 e um de 38. O jacaré estrebuchou mas continuou nadando como se nada tivesse acontecido. Fiquei apavorado, pq aí pensei: agora é que a onça virá come-lo e nos comerá de sobremesa. Foi tenso.
No dia seguinte às 5h da matina, quase sem conseguir dormir, peguei carona por 3h numa motinho de um índio para uma aldeia no Javaés. Ele me cobrou uma nota! Aí fiquei aguardando eles terminarem de cortar um boi inteiro com machadadas (com direito a carne e sangue voando pra todos os lados). Cheguei em Formoso ao entardecer.
Dia seguinte às 5h da matina saímos com guincho local (mecânico apelidado Índio - muito gente boa) e o guincho da seguradora. Aliás, o cara veio de Palmas, uns 350Km de distância, pq nem o de Formoso, tampouco o de Gurupi, aceitaram ir ao saber que o carro estava no meio da Ilha do Bananal. Guinchos-plataforma não chegam lá. O da seguradora foi até uma fazenda antes do Javaés e ficou lá aguardando.
Ficamos literalmente o dia inteiro pra conseguir puxar o carro, que estava uns 50m pra dentro do rio. Juntamos 6 cintas de 6m cada, mais corrente em catraca. Se não fosse a catraca manual, que puxávamos 1,5m pra o carro subir 2cm, não teríamos tirado a Full de lá. A margem do rio era fofa e sem aderência. Os jacarés, pra nossa sorte, só apareciam à noite. Entrávamos na água sob nosso risco.
Ao final do dia, puxamos o carro com um cambal ligado numa F-1000 modificada, do mecânico. O carro não dava partida. Ao entardecer chegamos na aldeia no rio Javaé. Estávamos já relaxados, filmando tudo, gritando eufóricos. O Javaé é largo, porém estava bem raso. Uns 50cm só. Porém tinha um banco de areia, onde a F-1000 atolou...... Passamos mais uma noite atolados. Fui atrás de trator pra nos tirar, mas como era 20h, ninguém quis se arriscar. Tinham umas fazendas na região. Já era bem mais habitada. No Riozinho, é pura mata. Nenhum ser humano.
No dia seguinte conseguimos um trator sem tração. Engatamos um cabo de aço de 10m na Full e quando o trator passasse por nós, teríamos de pinçar o pino dentro do buraco na traseira do trator em movimento, pq se ele parasse, ficaria atolado também, por não ser traçado.
Deu certo!!
Continuamos os restantes 700Km de guincho-plataforma.
Ainda não consegui editar os vídeos - mas já planejo a próxima, desta vez pra Argentina, Bolívia e Peru.
[]s
Caraca :shock::shock:
Curioso para ver as fotos e vídeos.
Que bom que no final deu tudo certo
Abraços
Opa,
Estou ansioso para ver as imagens
Abs
Evanio Machado
feitosac
19/02/2015, 23:11
Piotrek,
Já pesquei no Javaés e no Riozinho, conheço bem os indios de lá, deu sorte de voltar com o carro e com vida, sorte de voces que deram carona pro cacique, terra de ninguem e indios bem pilantras pra variar.
Os Jacarés e as piranhas são o de menos.
Abs.