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Ver Versão Completa : Cuidado na Instalação do Manômetro de Pressão de Óleo.



Fabio_Roberto
15/01/2014, 15:05
Boa tarde amigos.

Me vejo na obrigação de passar adiante minha experiencia de fim de ano com meu Troller e uma instalação de manômetro que deixou a desejar.

Família reunida para passar as férias de fim de ano saindo de SP até Iretama-PR, visitando parentes, são 850 km de distancia.

Carro cheio, 3 crianças, 2 adultos e bagagem no teto....

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Aqui a criançada feliz da vida...

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Muito bem, era um dia quente, deveria estar uns 35° ou mais, já tínhamos rodado 250 km pela Rodovia Castelo Branco, antes do 4° ou 5° pedágio tem um subida muito longa, acho que deveria ter uns 10 km, estávamos indo bem, sem forçar muito, cerca de 100 a 110 km/h em alguns momentos 120 km/h (trechos de descida).
Após algum tempo de subida o motor foi aquecendo, percebi que passou de 75° para 85°, normal par um dia quente e uma subida longa (tenho o engine guardian instalado que me da a temperatura do motor em dois pontos, bloco e cabeçote), No final da subida começou o pesadelo.

Começou a sair muita, fumaça branca, mas muita mesmo, saia por todas abertura do capo, cobria o para-brisa, pensei FUDEU!! TA PEGANDO FOGO O CARRO, na sequencia o sensor mostrava de temperatura 100°C e começou a tocar o ALARME. Em 1 segundo a viagem tranquila passou para um pesadelo com o carro pegando fogo e alarme tocando e minha esposa assustada.... a criançada não percebeu direito, são muito pequenos. Encostamos o carro na mesma hora, e parou também duas carretas, os motoristas ja desceram correndo cada um com um extintor na mão.
Ao parar o carro eu corri no capo e abri, e me deparei com fogo saindo atrás da turbina, dei um grito para minha esposa "TIRA AS CRIANÇAS QUE ESTA PEGANDO FOGO!!!" Meu deus, acho que foi pior, ela ficou super assustada, tirou o primeiro, colocou no acostamento, mas e agora?? como faz para segurar o primeiro e retirar o segundo ao mesmo tempo.... é perigoso a criança solta no acostamento...
Neste intervalo eu ja corri, peguei o extintor e apaguei o foco de incêndio que era pontual, bem atras da turbina. Os motoristas que encostaram junto comigo, acabei sendo mais rápido e apaguei sem ajuda. Mas deixo aqui meu agradecimento aos caminhoneiros pela solidariedade, muito obrigado.

Bom agora estávamos sozinhos, no acostamento da Castelo Branco, um sol de rachar, todo mundo tremendo, minha esposa com dor de barriga de nervoso...acionado a seguro para retornar pra casa.

O guincho da Dersa chegou primeiro e nos guinchou até o posto Graal Maristela, onde o "excelente" mecânico contatou que a turbina estourou (eu estava nervoso acabei não conferindo o diagnóstico)... depois de passar a manhã e parte da tarde procurando a turbina, fiz contato com o Marcio da T4 Interlagos que conseguiu providenciar a turbina.

Voltamos para casa e na oficina detectamos que a turbina estava ótima, o problema foi que A MANGUEIRA DE PRESSÃO DE ÓLEO ESTOUROU, pq a mangueira passava atras da turbina, bem perto do escapamento.

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O Marcio resolveu na hora, isolando a mangueira e no dia seguinte recomeçamos a viagem e chagamos em nosso destino tranquilamente.

Deixo aqui meu agradecimento ao pessoal da T4 Interlagos que fez o possível e incompossível para que eu não perdesse minhas merecidas férias de fim de ano em família.

Marcião!! Valeu!! Obrigado meu velho!

Ja ia esquecendo, a temperatura do motor que chegou a 100°, na verdade foi a temperatura do ambiente externo que estava alta devido ao incêndio e o vapor de óleo no motor, o motor mesmo não aqueceu.

Resumindo: Cuidado onde passa a mangueira de pressão de óleo, nunca passe próximo a saída da turbina, de preferencia utilize aeroquip.

Se algo tem chance de dar errado, pode ter certeza vai dar quando vc mais precisar, eu rodei 10.000 km com a mangueira onde estava e quando vários fatores ocorreram na mesma hora aconteceu a fatalidade. ( Dia quente, Carro lotado, Subida longa)


Mesmo assim eu adoro meu Troller e não troco por nada!!!

Nesta foto ja é o dia seguinte e ja tínhamos rodado uns 500 km
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Leandro-SC
15/01/2014, 15:28
Fabio

Por isso da minha pergunta no outro post, minha ideia é por um eletrico, não é tão eficiente quando ao mecanico, mais se acontecer algo só vai parar de marcar

Mais muito bom seu relato, e posta uma foto ai de como ficou instalado o relogio na coluna ou painel

Eduardo Velo
15/01/2014, 15:35
Fabio , muito boa essa informação , e não serve só pra Troller não , tem quem coloca manômetro no painel e tem que ficar atento onde passa a mangueira ... , comigo não aconteceu nada pq parei por acaso pra tomar café , qdo desci da vtr vi um rastro de diesel , a mangueira estava encostada no escape e furou tinha acontecido a pouco tempo pq nem deu tempo de melecar tudo de diesel ...
Só não entendi se essa mangueira passa originalmente proximo da turbina ou se soltou de alguma presilha e ficou encostando ... ???

Uma duvida - Essa mala em cima do bagageiro é a prova de água ?? é dessas que vão em picapes ??

abs ...

Fabio_Roberto
20/01/2016, 10:44
Fabio , muito boa essa informação , e não serve só pra Troller não , tem quem coloca manômetro no painel e tem que ficar atento onde passa a mangueira ... , comigo não aconteceu nada pq parei por acaso pra tomar café , qdo desci da vtr vi um rastro de diesel , a mangueira estava encostada no escape e furou tinha acontecido a pouco tempo pq nem deu tempo de melecar tudo de diesel ...
Só não entendi se essa mangueira passa originalmente proximo da turbina ou se soltou de alguma presilha e ficou encostando ... ???

Uma duvida - Essa mala em cima do bagageiro é a prova de água ?? é dessas que vão em picapes ??

abs ...
2 anos depois vem a resposta... desculpe não estava acompanhando este tópico.. falha minha.

- Originalmente o Troller não tem manômetro de pressão de óleo, então ela não existe.

- A mala do teto é impermeável, mas o material é muito fino, então com a movimentação ele fura.. ou seja.. mala descartável..

Abraço!

Fabio Jon
08/12/2019, 23:56
Meu caro, boa noite.

Comprei um manometro, porém é eletrônico, será que há muita diferença para o mecânico.
Optei este modelo, justamente pela segurança.



Boa tarde amigos.

Me vejo na obrigação de passar adiante minha experiencia de fim de ano com meu Troller e uma instalação de manômetro que deixou a desejar.

Família reunida para passar as férias de fim de ano saindo de SP até Iretama-PR, visitando parentes, são 850 km de distancia.

Carro cheio, 3 crianças, 2 adultos e bagagem no teto....

447048

Aqui a criançada feliz da vida...

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Muito bem, era um dia quente, deveria estar uns 35° ou mais, já tínhamos rodado 250 km pela Rodovia Castelo Branco, antes do 4° ou 5° pedágio tem um subida muito longa, acho que deveria ter uns 10 km, estávamos indo bem, sem forçar muito, cerca de 100 a 110 km/h em alguns momentos 120 km/h (trechos de descida).
Após algum tempo de subida o motor foi aquecendo, percebi que passou de 75° para 85°, normal par um dia quente e uma subida longa (tenho o engine guardian instalado que me da a temperatura do motor em dois pontos, bloco e cabeçote), No final da subida começou o pesadelo.

Começou a sair muita, fumaça branca, mas muita mesmo, saia por todas abertura do capo, cobria o para-brisa, pensei FUDEU!! TA PEGANDO FOGO O CARRO, na sequencia o sensor mostrava de temperatura 100°C e começou a tocar o ALARME. Em 1 segundo a viagem tranquila passou para um pesadelo com o carro pegando fogo e alarme tocando e minha esposa assustada.... a criançada não percebeu direito, são muito pequenos. Encostamos o carro na mesma hora, e parou também duas carretas, os motoristas ja desceram correndo cada um com um extintor na mão.
Ao parar o carro eu corri no capo e abri, e me deparei com fogo saindo atrás da turbina, dei um grito para minha esposa "TIRA AS CRIANÇAS QUE ESTA PEGANDO FOGO!!!" Meu deus, acho que foi pior, ela ficou super assustada, tirou o primeiro, colocou no acostamento, mas e agora?? como faz para segurar o primeiro e retirar o segundo ao mesmo tempo.... é perigoso a criança solta no acostamento...
Neste intervalo eu ja corri, peguei o extintor e apaguei o foco de incêndio que era pontual, bem atras da turbina. Os motoristas que encostaram junto comigo, acabei sendo mais rápido e apaguei sem ajuda. Mas deixo aqui meu agradecimento aos caminhoneiros pela solidariedade, muito obrigado.

Bom agora estávamos sozinhos, no acostamento da Castelo Branco, um sol de rachar, todo mundo tremendo, minha esposa com dor de barriga de nervoso...acionado a seguro para retornar pra casa.

O guincho da Dersa chegou primeiro e nos guinchou até o posto Graal Maristela, onde o "excelente" mecânico contatou que a turbina estourou (eu estava nervoso acabei não conferindo o diagnóstico)... depois de passar a manhã e parte da tarde procurando a turbina, fiz contato com o Marcio da T4 Interlagos que conseguiu providenciar a turbina.

Voltamos para casa e na oficina detectamos que a turbina estava ótima, o problema foi que A MANGUEIRA DE PRESSÃO DE ÓLEO ESTOUROU, pq a mangueira passava atras da turbina, bem perto do escapamento.

447049447051
O Marcio resolveu na hora, isolando a mangueira e no dia seguinte recomeçamos a viagem e chagamos em nosso destino tranquilamente.

Deixo aqui meu agradecimento ao pessoal da T4 Interlagos que fez o possível e incompossível para que eu não perdesse minhas merecidas férias de fim de ano em família.

Marcião!! Valeu!! Obrigado meu velho!

Ja ia esquecendo, a temperatura do motor que chegou a 100°, na verdade foi a temperatura do ambiente externo que estava alta devido ao incêndio e o vapor de óleo no motor, o motor mesmo não aqueceu.

Resumindo: Cuidado onde passa a mangueira de pressão de óleo, nunca passe próximo a saída da turbina, de preferencia utilize aeroquip.

Se algo tem chance de dar errado, pode ter certeza vai dar quando vc mais precisar, eu rodei 10.000 km com a mangueira onde estava e quando vários fatores ocorreram na mesma hora aconteceu a fatalidade. ( Dia quente, Carro lotado, Subida longa)


Mesmo assim eu adoro meu Troller e não troco por nada!!!

Nesta foto ja é o dia seguinte e ja tínhamos rodado uns 500 km
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