Ver Versão Completa : Alguém sabe a calibragem correta para esse pneu?
Boa Tarde amigos,
Troquei no meu Vitara antigos pneus 205 75R15 por um jogo de BFGoodrich All Terrain 215 75R15. Antes usava 23 psi e agora, qual seria a calibragem ideal, já que esses pneus são maiores? A propósito, existe em alguma parte do pneu alguma especificação marcada quanto a calibragem a ser utilizada?
prgaviaop
15/01/2014, 14:20
Olá, Gutto!
Não sei se no pneu fala sobre valores máximo e mínimo de calibragem. Normalmente eles suportam muito mais do que o projeto do carro recomenda. Você tem com certeza expressos em suas laterais a data de fabricação, medidas, classificação de velocidade máxima e peso que ele suporta.
Na teoria, pneu maior, pressão menor. Mas se não quiser errar, continue com as mesmas 23 libras, que são as recomendadas pelo manual do veículo, independente do pneu.
Você encontrará pessoas que andam com 26 libras (mais do que isso eu não recomendo) na cidade, diminuindo pra fazer trilha (recomendo não baixar de 20 libras, exceto em situações extremas). Você pode experimentar.
Fernando Camelier
15/01/2014, 16:11
Fala Guto,
Entre 22 e 26 libras tá beleza, eu andaria com 22 pra ter um carro menos duro. Pra andar em areia (extremo) de 12 a 16 libras, mas pra andar em situações assim é necessário muito cuidado pro pneu não sair da roda. O carro é leve, então 14 tá bom demais.
Mas uma coisa que estou aprendendo é que cada um tem que sentir o carro pra ver o que fica melhor pra si...
Então, faça o teste e veja como o carro fica melhor pra você sempre respeitando esses limites.
Abração!
prgaviaop
15/01/2014, 16:50
Fala Guto,
Entre 22 e 26 libras tá beleza, eu andaria com 22 pra ter um carro menos duro. Pra andar em areia (extremo) de 12 a 16 libras, mas pra andar em situações assim é necessário muito cuidado pro pneu não sair da roda. O carro é leve, então 14 tá bom demais.
Mas uma coisa que estou aprendendo é que cada um tem que sentir o carro pra ver o que fica melhor pra si...
Então, faça o teste e veja como o carro fica melhor pra você sempre respeitando esses limites.
Abração!
rs. Minas não tem praia, então mineiro esquece que existe areia.
Fernando Camelier
15/01/2014, 17:44
kkkk Sou um mineiro que saiu de BH... Minha vida 4x4 por enquanto é só lama e praia...
Poxa, ainda bem que resolvi perguntar por aqui para vocês... Porque tinham me aconselhado em uma loja especializada a colocar 31 psi nesses pneus... Fiquei em dúvida e parece que ainda bem, porque a diferença é grande pelo que estou vendo
Fernando Camelier
15/01/2014, 21:44
Se você calibrava com 23 PSI com um pneu menor, entenda que você pode calibrar com um pouco menos, já que mudou de 205 pra 215...
Vamos aprendendo assim mesmo... hehehe
Abração!
cassio xanxerê
15/01/2014, 22:15
Gutto
no meu uso pneu 225/75aro 16 bf com 23 libras no dia a dia na estrada asfalto perfeito uso 28 ou 30
estrada de chão bem ruim com bastante cascalho ou pedra solta 20 libras
opedrooliveira
15/01/2014, 22:49
Boa noite amigos,
Nos pneus originais da Tracker, 235/60 R16, vi que alguns recomendam 26 libras. É isso mesmo? Desculpe a ignorância, mas em bar isso dá quanto?
homerohermida
16/01/2014, 11:36
Boa noite amigos,
Nos pneus originais da Tracker, 235/60 R16, vi que alguns recomendam 26 libras. É isso mesmo? Desculpe a ignorância, mas em bar isso dá quanto?
1.7926 bars
carlos muller
16/01/2014, 17:10
tenho exatamente o mesmo pneu com as rodas originais suzuki de liga 15 polegadas.....dia-a-dia uso 30psi...o fabricante da pressao maxima de 50psi
O manual do GV, recomenda 26lbs na frente e atras, e 27 quando estiver totalmente carregado!
Abracos
dirceuximenes
17/01/2014, 07:33
Quando vai para a areia que precisa baixar para umas 15 libras e depois passa ar do step, que está super cheio, qual o máximo que se pode botar no step com segurança? Tenho botado 45l
sptracker
17/01/2014, 08:39
Troquei os pneu da Tracker originais por Scorpion ATR, estou utilizando 28 e não os 26 que usava no pneu anterior. Apesar do fabricante recomendar, acho que podemos chegar em um meio termo dependendo do pneu.
Fernando Camelier
17/01/2014, 09:31
Observem que a pergunta original se refere a um Vitara que é um veículo bem leve...
Não se trata de um GV ou um Tracker que pesam bem mais que um Vitara.
José Carlos Soler Filho
06/02/2019, 21:01
A calibragem exata, vem no manual do carro. Cheio/Vazio. Pesquisando pela internet, achei uma dica q estou botando em prática: Se vc rodar por vias expressas, ou estradas pavimentadas, por mais de 1 hora. Aumente em 2 (Duas) libras cada pneu.
Estou usando com o Wrangler Suv da Goodyear 35, conforme encontrado na Internet e informado pelo Fabricante. tracker 2003 2.0 diesel
jimny-o7
26/10/2023, 17:13
Olá! Estou com uma dúvida já faz algum tempo. Minha mãe tem um Sierra 4Style que ela fez lifting e colocou um pneu pirelli scorpion mtr 215/75r15. Mas infelizmente, não temos nenhuma informação sobre a pressão adequada do pneu. Já pesquisei online, já usei chatGPT, mas nenhuma informação é de fato adequada. Então só me resta vir pedir ajuda aos profissionais. Então, qual é a bendita pressão correta para este pneu? Usamos mais em asfalto, na rodovia.