PDA

Ver Versão Completa : Troller 3.2 ou 3.0



williamgraca
15/01/2014, 12:55
Boa Tarde, sou novo no fórum e estou precisando de ajuda. Sempre sonhei em ter um troller, e gostaria de uma ajuda. Eu pretendo comprar um usado no valor de até R$80.000.00 Qual comprar? Na web por esse valor eu consigo os 3.0 2011/2012 e os 3.2. Ouvir falar de vários problemas no 3.2... Mais qual vocês me aconselham a comprar?

Obrigado

homerohermida
15/01/2014, 13:23
Depois do recall, acho que dá pra arriscar o 3.2 pois acompanho desde o início do lançamento e as reclamações praticamente desapareceram.

Sandrãobh
15/01/2014, 13:35
Depois do recall, acho que dá pra arriscar o 3.2 pois acompanho desde o início do lançamento e as reclamações praticamente desapareceram.

X 2 ... :concordo:

abç.

Fabio_Roberto
15/01/2014, 14:03
Eu arriscaria um 3.2... parece que ficou bom, mas se procurar ainda encontra gente reclamando..

williamgraca
15/01/2014, 14:37
Eu arriscaria um 3.2... parece que ficou bom, mas se procurar ainda encontra gente reclamando..


O meu medo é: Será que ele vai ficar desvalorizado igual o troller 2006 que foi o 1o 3.0 ??

teretroller
15/01/2014, 15:14
O meu medo é: Será que ele vai ficar desvalorizado igual o troller 2006 que foi o 1o 3.0 ??

Tive o 3.0 2006 e tenho hoje o 3.2, depois do recal sem duvida nenhuma o 3.2.

williamgraca
15/01/2014, 15:26
Tive o 3.0 2006 e tenho hoje o 3.2, depois do recal sem duvida nenhuma o 3.2.


Mais financeiramente falando será que com os 3.2 pelos diveros problemas ele não vai ficar desvalorizado como o troller 3.0 2006??

homerohermida
15/01/2014, 15:32
Mais financeiramente falando será que com os 3.2 pelos diveros problemas ele não vai ficar desvalorizado como o troller 3.0 2006??
Acho que financeiramente falando, nenhum automóvel zero quilômetro vale a pena...

Leandro-SC
15/01/2014, 15:38
Com 80 mil na mão eu ia comprar um novo na casa dos 88 e tem os 2013 ainda pra vender que deve estar bom de negociar,


até eu to pensando em dar uma olha nos 2013!!!!

Julio_ASRJ
15/01/2014, 16:16
Mais financeiramente falando será que com os 3.2 pelos diveros problemas ele não vai ficar desvalorizado como o troller 3.0 2006??

william, relaxa. Nem troller 2001 com eixo de cherokee é desvalorizado. Muito menos 2006 e menos ainda um 2013. Ainda mais agora com a produção chegando ao fim em 2014/2015.

Pra efeito de comparação, meu primo trocou o troller 2001 dele em um 2006/2006 em ótimo estado e baixa km ano passado e tanto o 2001 dele estava bem valorizado, como o 2006 que ele ia comprar. Ele teve que desembolsar em torno de R$ 20000 pra fazer a troca.

Eu no seu lugar, também arriscaria o 2013.

williamgraca
15/01/2014, 16:43
william, relaxa. Nem troller 2001 com eixo de cherokee é desvalorizado. Muito menos 2006 e menos ainda um 2013. Ainda mais agora com a produção chegando ao fim em 2014/2015.

Pra efeito de comparação, meu primo trocou o troller 2001 dele em um 2006/2006 em ótimo estado e baixa km ano passado e tanto o 2001 dele estava bem valorizado, como o 2006 que ele ia comprar. Ele teve que desembolsar em torno de R$ 20000 pra fazer a troca.

Eu no seu lugar, também arriscaria o 2013.


Obrigado pela ajuda.

Frederico Mendes
15/01/2014, 20:01
O 3.0 pode chipar o motor, mudar a pontencia de 160 para 250 cv, sem falar que se pode utilizar o diesel antigo ou o novo.
E tem bem menos eletronica e sensores.
Não quero imaginar estes 3.2 quando acabar a garantia....

Doninha
15/01/2014, 22:20
O 3.0 pode chipar o motor, mudar a pontencia de 160 para 250 cv, sem falar que se pode utilizar o diesel antigo ou o novo.
E tem bem menos eletronica e sensores.
Não quero imaginar estes 3.2 quando acabar a garantia....


Mas os 3.0 tambem teve vários problemas até mais graves do que o 3.2.

JotaN
15/01/2014, 22:22
O meu medo é: Será que ele vai ficar desvalorizado igual o troller 2006 que foi o 1o 3.0 ??.

Vc quer comprar o carro pra usar ou fazer nagocio?

O 3.2 eh o meu primeiro troller, e soh troco por outro 3.2

Pedro Rocha
16/01/2014, 01:41
Se vc conseguir um 3.0 com "baixíssima" km, e boa procedência se agarra com ele! Como já foi citado o 3.0 vc pode chipar para 270 cv, bebe qualquer tipo de diesel, e mais... o motor 3.0 equipa mais de um veículo sendo que um foi produzido em grande escala, não tem EGR, DPF... e na minha opinião tem mais pegada "na alta" que o 3.2, mesmo sendo original.

Agora se vc não encontrar nenhum 3.0 muito novo ( estão escassos e valorizados), parte pro 3.2 novo (se quiser começar um relacionamento do zero...) , ou seminovo nos mesmos critérios do 3.0 caso não queira arcar com a desvalorização do novo (talvez o melhor negócio pensando só financeiramente afinal já sofreram a desvalorização do primeiro ano e estão praticamente pelo mesmo preço dos 3.0 2011/2012).

Num futuro próximo quando os preparadores conseguirem soltar os arreios da eletrônica vinculada aos sistemas de redução de emissões é muito provável que o 3.2 seja o Troller mais bruto de todos e passe andar mais que os 3.0, pois a concepção do motor é boa, por outro lado o que preocupa no 3.2 é também num futuro não muito distante como vai ser o mercado de reposição de peças para um motor que vai sair unicamente no Troller, e só por 03 anos!?!

Frederico Mendes
16/01/2014, 08:44
Penso que se conseguirem tirar esta eletronica embarcada do 3.2, (principalmente o EGR), passando a utilizar arla32, o bicho vai virar um monstro, pois este motor 3.2 é o motor 2.8 evoluido, inclusive, tendo muitas peças em comuns.
É o que penso.
Nota: Este site explica a utilização do S10 e mostra resumidamente a diferença dos dois sistemas de motores Euro5.
Terra - Transporte & Logística - O caminhoneiro - novos-motores-no-padrao-euro-5-exigem-cuidados-especiais (http://transporteelogistica.terra.com.br/ocaminhoneiro/integra/36/novos-motores-no-padrao-euro-5-exigem-cuidados-especiais)

williamgraca
16/01/2014, 08:56
Penso que se conseguirem tirar esta eletronica embarcada do 3.2, (principalmente o EGR), passando a utilizar arla32, o bicho vai virar um monstro, pois este motor 3.2 é o motor 2.8 evoluido, inclusive, tendo muitas peças em comuns.
É o que penso.
Nota: Este site explica a utilização do S10 e mostra resumidamente a diferença dos dois sistemas de motores Euro5.
Terra - Transporte & Logística - O caminhoneiro - novos-motores-no-padrao-euro-5-exigem-cuidados-especiais (http://transporteelogistica.terra.com.br/ocaminhoneiro/integra/36/novos-motores-no-padrao-euro-5-exigem-cuidados-especiais)


Obrigado Galera, muito bom esse fórum!!

Hespanhol
16/01/2014, 21:16
Boa Tarde, sou novo no fórum e estou precisando de ajuda. Sempre sonhei em ter um troller, e gostaria de uma ajuda. Eu pretendo comprar um usado no valor de até R$80.000.00 Qual comprar? Na web por esse valor eu consigo os 3.0 2011/2012 e os 3.2. Ouvir falar de vários problemas no 3.2... Mais qual vocês me aconselham a comprar?

Obrigado

Se voce optar pelo 3.0 conheço um 2010/2011, branco, chipado com 45 mil km, que foi de um amigo meu que não colocava no barro de jeito algum, que está em uma garagem BRAS CAR VEICULOS - AV CRISTOVAO COLOMBO ,907 - Marialva - PR - Estoque - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/estoque.jsp;jsessionid=znaIjwa2f235vf46sC1l+jV1.1c bd2d74-a048-3423-8886-70a329c385cc?bid=1&app=20&sop=anu_194474.1_-sta_1.1_-est_PR.1_-cid_6308.1_-esc_4.1_&pas=1&pag=1&lis=0&ord=3&ope=addFiltro&filtro=marcas&vfiltro=47)

Estão pedindo alto. Ele entregou o veiculo por R$ 75.000 em rolo de imóvel. Creio que sai por bem menos.

williamgraca
16/01/2014, 23:02
Se voce optar pelo 3.0 conheço um 2010/2011, branco, chipado com 45 mil km, que foi de um amigo meu que não colocava no barro de jeito algum, que está em uma garagem BRAS CAR VEICULOS - AV CRISTOVAO COLOMBO ,907 - Marialva - PR - Estoque - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/estoque.jsp;jsessionid=znaIjwa2f235vf46sC1l+jV1.1c bd2d74-a048-3423-8886-70a329c385cc?bid=1&app=20&sop=anu_194474.1_-sta_1.1_-est_PR.1_-cid_6308.1_-esc_4.1_&pas=1&pag=1&lis=0&ord=3&ope=addFiltro&filtro=marcas&vfiltro=47)

Estão pedindo alto. Ele entregou o veiculo por R$ 75.000 em rolo de imóvel. Creio que sai por bem menos.


Boa noite, vc sabe o telefone dele?? fotos? Obridgado

Martin427
17/01/2014, 01:37
Depois de 2012, o Diesel acabou, só não está enxergando quem está cego por um otimismo injustificado. A indústria automotiva abaixou a cabeça para os legisladores no que tange aos limites de poluentes: alguns anos atrás, acharam que ia ser moleza atingir os limites que se tem hoje, da mesma forma que foi moleza quando impuseram para os motores a gasolina - que simplemente ganharam catalisador e injeção eletronica e pronto. Pois bem, para o Diesel não foi moleza.


Veja bem: injetar uréia no escapamento? Usar água do radiador para esfriar os gases de escapamento e depois readmito-los no motor? Um filtro no escapamento - filtro este que chega a custar 7 mil euros na Europa? Catalisador em um motor que queima óleo (diesel é óleo, e óleo faz fuligem quando queima não importa como se queime)? Um sistema que aumenta a temperatura de queima para derreter as particulas presas no filtro? Injetar diesel diretamente no escape para subir a temperatura do filtro? Sensores de pressão no escapamento? Deixar o motor 20 min parado a 1500 rpm para "regenerar" o filtro? Borboleta em motor a diesel?


Qualquer mero mortal que entenda o funcionamento básico de um motor a combustão interna a diesel sabe que tudo isso é uma insanidade completa. Não presta e nunca vai prestar. É extremamente sujeito a falhas de confiabilidade e depois de uns 200.000 km ou 10 anos quando precisar de peças de reposição vai ser motivo de piada nas autopeças: na Europa, chegam a pedir 7 mil euros por um filtro de particulas. Aliás, isso não te contam: o filtro (DPF) tem vida útil e ela é menor que a vida útil do motor em si.

Não vou comentar nada especificamente sobre o 3.2, para evitar conflitos. Mas se você der uma olhada aqui no forum do Troller (página principal mesmo), vai descobrir qual é a do motor 3.2 e o que os próprios donos falam dele.

Sobre o 3.0 e me atendo apenas aos fatos, não a achismos ou "bairrismos" automotivos:

O 3.0 e motores similares são a última geração de motores a diesel funcionais de verdade: não tem EGR, não tem DPF, não tem borboleta, não tem catalisador. É apenas um motor a diesel tradicional, com cabeçote 16 válvulas e sistema commom rail. Uma combinação de todas as tecnologias que funcionam e nenhuma que não funciona. Desvantagem do 3.0: tem a fama de não durar o que tipicamente dura um motor diesel (+ 800.000 km) e não é encamisado, o que invariavelmente faz com que após a retifica não fique 100% igual novo. Nunca teve nenhum problema sério (turbina, bico, módulo, etc - nada disso), apenas o episódio de quebra da ventoinha - que é um problema de montagem, não do motor em si. Até onde se sabe, apenas os primeiros 3.0 pós-Ford foram atingidos por essa falha grotesca.

Resumindo: pode comprar o 3.0 sem medo nenhum. E se achar um 2.8 impecável (missão quase impossível), não pense duas vezes. Esse sim é O motor: a última geração de motores a diesel sem eletrônica nenhuma. Sobre o 3.2, de uma pesquisada aqui mesmo.


Abraço !


Martin

williamgraca
17/01/2014, 09:52
Depois de 2012, o Diesel acabou, só não está enxergando quem está cego por um otimismo injustificado. A indústria automotiva abaixou a cabeça para os legisladores no que tange aos limites de poluentes: alguns anos atrás, acharam que ia ser moleza atingir os limites que se tem hoje, da mesma forma que foi moleza quando impuseram para os motores a gasolina - que simplemente ganharam catalisador e injeção eletronica e pronto. Pois bem, para o Diesel não foi moleza.


Veja bem: injetar uréia no escapamento? Usar água do radiador para esfriar os gases de escapamento e depois readmito-los no motor? Um filtro no escapamento - filtro este que chega a custar 7 mil euros na Europa? Catalisador em um motor que queima óleo (diesel é óleo, e óleo faz fuligem quando queima não importa como se queime)? Um sistema que aumenta a temperatura de queima para derreter as particulas presas no filtro? Injetar diesel diretamente no escape para subir a temperatura do filtro? Sensores de pressão no escapamento? Deixar o motor 20 min parado a 1500 rpm para "regenerar" o filtro? Borboleta em motor a diesel?


Qualquer mero mortal que entenda o funcionamento básico de um motor a combustão interna a diesel sabe que tudo isso é uma insanidade completa. Não presta e nunca vai prestar. É extremamente sujeito a falhas de confiabilidade e depois de uns 200.000 km ou 10 anos quando precisar de peças de reposição vai ser motivo de piada nas autopeças: na Europa, chegam a pedir 7 mil euros por um filtro de particulas. Aliás, isso não te contam: o filtro (DPF) tem vida útil e ela é menor que a vida útil do motor em si.

Não vou comentar nada especificamente sobre o 3.2, para evitar conflitos. Mas se você der uma olhada aqui no forum do Troller (página principal mesmo), vai descobrir qual é a do motor 3.2 e o que os próprios donos falam dele.

Sobre o 3.0 e me atendo apenas aos fatos, não a achismos ou "bairrismos" automotivos:

O 3.0 e motores similares são a última geração de motores a diesel funcionais de verdade: não tem EGR, não tem DPF, não tem borboleta, não tem catalisador. É apenas um motor a diesel tradicional, com cabeçote 16 válvulas e sistema commom rail. Uma combinação de todas as tecnologias que funcionam e nenhuma que não funciona. Desvantagem do 3.0: tem a fama de não durar o que tipicamente dura um motor diesel (+ 800.000 km) e não é encamisado, o que invariavelmente faz com que após a retifica não fique 100% igual novo. Nunca teve nenhum problema sério (turbina, bico, módulo, etc - nada disso), apenas o episódio de quebra da ventoinha - que é um problema de montagem, não do motor em si. Até onde se sabe, apenas os primeiros 3.0 pós-Ford foram atingidos por essa falha grotesca.

Resumindo: pode comprar o 3.0 sem medo nenhum. E se achar um 2.8 impecável (missão quase impossível), não pense duas vezes. Esse sim é O motor: a última geração de motores a diesel sem eletrônica nenhuma. Sobre o 3.2, de uma pesquisada aqui mesmo.


Abraço !


Martin


Bom Dia, Muito obrigado pela ajdua.

Fabio_Roberto
17/01/2014, 10:50
Resumindo: pode comprar o 3.0 sem medo nenhum. E se achar um 2.8 impecável (missão quase impossível), não pense duas vezes. Esse sim é O motor: a última geração de motores a diesel sem eletrônica nenhuma. Sobre o 3.2, de uma pesquisada aqui mesmo.

Martin

Concordo, o motor 2.8 é muito bom, não é para subir as dunas do morro do mico cor de rosa, mas anda muito bem.

Vinicius.goncalvesmoreira
17/01/2014, 11:03
Depois de 2012, o Diesel acabou, só não está enxergando quem está cego por um otimismo injustificado. A indústria automotiva abaixou a cabeça para os legisladores no que tange aos limites de poluentes: alguns anos atrás, acharam que ia ser moleza atingir os limites que se tem hoje, da mesma forma que foi moleza quando impuseram para os motores a gasolina - que simplemente ganharam catalisador e injeção eletronica e pronto. Pois bem, para o Diesel não foi moleza.


Veja bem: injetar uréia no escapamento? Usar água do radiador para esfriar os gases de escapamento e depois readmito-los no motor? Um filtro no escapamento - filtro este que chega a custar 7 mil euros na Europa? Catalisador em um motor que queima óleo (diesel é óleo, e óleo faz fuligem quando queima não importa como se queime)? Um sistema que aumenta a temperatura de queima para derreter as particulas presas no filtro? Injetar diesel diretamente no escape para subir a temperatura do filtro? Sensores de pressão no escapamento? Deixar o motor 20 min parado a 1500 rpm para "regenerar" o filtro? Borboleta em motor a diesel?


Qualquer mero mortal que entenda o funcionamento básico de um motor a combustão interna a diesel sabe que tudo isso é uma insanidade completa. Não presta e nunca vai prestar. É extremamente sujeito a falhas de confiabilidade e depois de uns 200.000 km ou 10 anos quando precisar de peças de reposição vai ser motivo de piada nas autopeças: na Europa, chegam a pedir 7 mil euros por um filtro de particulas. Aliás, isso não te contam: o filtro (DPF) tem vida útil e ela é menor que a vida útil do motor em si.

Não vou comentar nada especificamente sobre o 3.2, para evitar conflitos. Mas se você der uma olhada aqui no forum do Troller (página principal mesmo), vai descobrir qual é a do motor 3.2 e o que os próprios donos falam dele.

Sobre o 3.0 e me atendo apenas aos fatos, não a achismos ou "bairrismos" automotivos:

O 3.0 e motores similares são a última geração de motores a diesel funcionais de verdade: não tem EGR, não tem DPF, não tem borboleta, não tem catalisador. É apenas um motor a diesel tradicional, com cabeçote 16 válvulas e sistema commom rail. Uma combinação de todas as tecnologias que funcionam e nenhuma que não funciona. Desvantagem do 3.0: tem a fama de não durar o que tipicamente dura um motor diesel (+ 800.000 km) e não é encamisado, o que invariavelmente faz com que após a retifica não fique 100% igual novo. Nunca teve nenhum problema sério (turbina, bico, módulo, etc - nada disso), apenas o episódio de quebra da ventoinha - que é um problema de montagem, não do motor em si. Até onde se sabe, apenas os primeiros 3.0 pós-Ford foram atingidos por essa falha grotesca.

Resumindo: pode comprar o 3.0 sem medo nenhum. E se achar um 2.8 impecável (missão quase impossível), não pense duas vezes. Esse sim é O motor: a última geração de motores a diesel sem eletrônica nenhuma. Sobre o 3.2, de uma pesquisada aqui mesmo.


Abraço !


Martin

Concordo plenamente, porém tudo na vida evolui. Seja uma caneta, até um carro. Na minha opinião sempre que possível e viável devemos acompanhar a evolução.
Um fusca não possui catalisador, não possui injeção eletrônica e diversas outras tecnologias mais novas. É de simples manutenção? Sim, mas a qual custo? De se andar com uma carro que polui mais que os modernos, que não possui tanto conforto, que pode engasgar pq tem sujeira no carburador.....enfim, uma infinidade de coisas.

Tenho um 3.2 e digo que o carro é muito bom! Nunca tive outro Troller antes desse, mas já falei com 2 pessoas que tiveram o 3.0 e agora tem o 3.2 e ambas me disseram que não voltariam por diversos motivos, mas principalmente desempenho!

Se for pra ficar num lugar isolado do mundo, não tenho dúvida que um 2.8 seria a melhor opção.
Veja qual será o uso do seu carro e coloque tudo na ponta do lápis pra fazer a melhor decisão.

Abraço

teretroller
17/01/2014, 11:11
Bom Dia, Muito obrigado pela ajdua.

Houve um tempo em que disseram que a luz elétrica nunca iria substituir a luz gerada por lampiões a querosene, que era impossível o homem ir a lua, que a internet era uma coisa passageira e para poucos como foi dito pra a televisão em detrimento do radio e do cinema, bem, o século XX é repleto destes exemplos, agora que estamos no século XXI não cabe mais este tipo de atitude no que diz respeito a evolução tecnológica, já que em outras áreas a coisa não funciona da mesma maneira.

williamgraca
17/01/2014, 15:04
Concordo plenamente, porém tudo na vida evolui. Seja uma caneta, até um carro. Na minha opinião sempre que possível e viável devemos acompanhar a evolução.
Um fusca não possui catalisador, não possui injeção eletrônica e diversas outras tecnologias mais novas. É de simples manutenção? Sim, mas a qual custo? De se andar com uma carro que polui mais que os modernos, que não possui tanto conforto, que pode engasgar pq tem sujeira no carburador.....enfim, uma infinidade de coisas.

Tenho um 3.2 e digo que o carro é muito bom! Nunca tive outro Troller antes desse, mas já falei com 2 pessoas que tiveram o 3.0 e agora tem o 3.2 e ambas me disseram que não voltariam por diversos motivos, mas principalmente desempenho!

Se for pra ficar num lugar isolado do mundo, não tenho dúvida que um 2.8 seria a melhor opção.
Veja qual será o uso do seu carro e coloque tudo na ponta do lápis pra fazer a melhor decisão.

Abraço


Obrigado, segunda feira vai sair minha carta de Crédito, até agora estou 80% no 3.2 kkkkkkk. Vamo ver no que da!! Vlw pela ajuda

Giuberto
17/01/2014, 21:33
Veja bem: injetar uréia no escapamento? Usar água do radiador para esfriar os gases de escapamento e depois readmito-los no motor? Um filtro no escapamento - filtro este que chega a custar 7 mil euros na Europa? Catalisador em um motor que queima óleo (diesel é óleo, e óleo faz fuligem quando queima não importa como se queime)? Um sistema que aumenta a temperatura de queima para derreter as particulas presas no filtro? Injetar diesel diretamente no escape para subir a temperatura do filtro? Sensores de pressão no escapamento? Deixar o motor 20 min parado a 1500 rpm para "regenerar" o filtro? Borboleta em motor a diesel?




O 3.0 e motores similares são a última geração de motores a diesel funcionais de verdade: não tem EGR, não tem DPF, não tem borboleta, não tem catalisador. É apenas um motor a diesel tradicional, com cabeçote 16 válvulas e sistema commom rail. Uma combinação de todas as tecnologias que funcionam e nenhuma que não funciona.

Eu acho tudo isso assustador. Por isso o dilema.

O 3.0 só tem coisas realmente úteis, que protegem o motor, nos liberam de manutenções cruciais (regulagem de válvulas, tensão de correia, etc), e fazem o motor durar mais, ser preciso, render mais e etc.
O 3.2 tem tudo que o 3.0 tem e mais essa parágrafo assustador que o Martin escreveu que só tem uma única função: Diminuir poluição. E em troca, colocaram uma TGV, que sinceramente, já foi alvo de recall branco, preto, vermelho, azul, rosa... e deu muita dor cabeça pros donos de 3.2. Basicamente, o único atrativo do 3.2 é a TGV, que já se mostrou problemática. Já ficou evidente que não teve planejamento algum. Quanto será que irá durar essa TGV?

E o catalisador? Rodei quase 300 mil km com meu antigo T4 3.0 2006 e depois 160 mil km com um T4 3.0 2010. Se fosse um 3.2, com 150 mil km eu ia ter que gastar entre 7 mil e 15 mil na manutenção do DPF!? Isso é assustador e destrói qualquer custo benefício em relação a manutenção de um carro a diesel.


Houve um tempo em que disseram que a luz elétrica nunca iria substituir a luz gerada por lampiões a querosene, que era impossível o homem ir a lua, que a internet era uma coisa passageira e para poucos como foi dito pra a televisão em detrimento do radio e do cinema, bem, o século XX é repleto destes exemplos, agora que estamos no século XXI não cabe mais este tipo de atitude no que diz respeito a evolução tecnológica, já que em outras áreas a coisa não funciona da mesma maneira.

Também concordo com você, mas não podemos fechar os olhos para os micos que aconteceram também.

Giuberto
17/01/2014, 21:40
Concordo plenamente, porém tudo na vida evolui. Seja uma caneta, até um carro. Na minha opinião sempre que possível e viável devemos acompanhar a evolução.
Um fusca não possui catalisador, não possui injeção eletrônica e diversas outras tecnologias mais novas. É de simples manutenção? Sim, mas a qual custo? De se andar com uma carro que polui mais que os modernos, que não possui tanto conforto, que pode engasgar pq tem sujeira no carburador.....enfim, uma infinidade de coisas.

Tenho um 3.2 e digo que o carro é muito bom! Nunca tive outro Troller antes desse, mas já falei com 2 pessoas que tiveram o 3.0 e agora tem o 3.2 e ambas me disseram que não voltariam por diversos motivos, mas principalmente desempenho!

Se for pra ficar num lugar isolado do mundo, não tenho dúvida que um 2.8 seria a melhor opção.
Veja qual será o uso do seu carro e coloque tudo na ponta do lápis pra fazer a melhor decisão.

Abraço

Vinicius, fiz o test no 3.2 e sinceramente, não vi grandes diferenças em termos de desempenho. Ficou quase a mesma coisa! Em retomada, dá pra sentir uma tênue diferença apenas. E acredito que em termos de chipagem, o máximo que conseguirão será algo em torno de 300 cv, igual nos 3.0.

williamgraca
18/01/2014, 00:46
E o catalisador? Rodei quase 300 mil km com meu antigo T4 3.0 2006 e depois 160 mil km com um T4 3.0 2010. Se fosse um 3.2, com 150 mil km eu ia ter que gastar entre 7 mil e 15 mil na manutenção do DPF!? Isso é assustador e destrói qualquer custo benefício em relação a manutenção de um carro a diesel.


Será que vai ser tão cara a manutenção??

Martin427
18/01/2014, 02:40
E o catalisador? Rodei quase 300 mil km com meu antigo T4 3.0 2006 e depois 160 mil km com um T4 3.0 2010. Se fosse um 3.2, com 150 mil km eu ia ter que gastar entre 7 mil e 15 mil na manutenção do DPF!? Isso é assustador e destrói qualquer custo benefício em relação a manutenção de um carro a diesel.


Será que vai ser tão cara a manutenção??

Eu chutaria que tende a cair bem o preço, pois na época em que lançaram os primeiros motores a gasolina/alcool com catalisador, também custava uma fortuna. Por outro lado, na Europa, o DPF já existe há algum tempo e alguns chegam a custar até 7k euros - o que tem feito até mesmo os europeus arrancarem fora o filtro, mesmo sabendo das possíveis (e pesadas) penalidades. No eBay, ngm vende um usado por menos de 500 dólares, mas se eu não me engano, não existe o MaxxForce 3.2 nos EUA e o filtro parece ser específico por motor. Seja como for, que fique claro: se você for comprar o carro para usar acima de 200.000 km, a chance de que vc precise trocar o DPF é bem alta. Não deve dar sintoma de desempenho ou de confiabilidade quando ele "acabar", mas o carro não vai mais passar no Controlar (inspeção anual que tem na cidade de SP e que está sendo estendida para praticamente todo Brasil).

Abraço!
Martin

homerohermida
18/01/2014, 07:38
Ouvi dizer por aí que não existe mais a Controlar...

paulosergio
18/01/2014, 10:30
Sai de um 3.0 2010, nada a reclamar, só que entrava em modulo de seguranca sem ter motivos e nunca descobriram o que era, mais nunca deixou na mao, apenas desligava o carro e ligava de novo e pronto (ja relatado aqui em outros posts), Estou agora com um 3.2 desde o dia 27 de dezembro de 2012, nunca deu um problema.hoje ele está com 40.000 km. Fiz Serra da Canastra, toda a Estrada Real, A transpantaneira e acabo de chegar da Transamazonica. Apenas pastilhas de freio trocadas.
A retomada do 3.2 é incoparavel (muito superior) com a do 3.0 (original), mas acho que o carro morre aos 120 km/h, nao que ele perde velocidade, mas nao desenvolve com tanto folego. Apesar dos pneus 33 e carga alta no bagageiro. Ele fez nestas condicoes uma media geral dos 9.000 km rodados 8,5 km/l.
Apenas um pequeno relato para comparacoes.

Policarpo
18/01/2014, 12:53
Sem querer sacanear o tópico...pense tb em um Stark.

Respeito o Troller...ia comprar um 3.2 0 km...mas devido à problemática amplamente debatida na net, desisti.

Comprei um Stark 0 km agora...to gostando. Mas ainda tenho que queimar chão e trilhas para dar um veredicto mais completo. Cara o bicho á animal. O motor FPT 2.3 diesel é muito forte...tem menor litragem mas com os quase 700 kg à menos do que um Troller a força brota mesmo.

Rodei quase 100 mil km com um Troller 2.8, o qual eu gostava muito. Já tive 3 CJs e 1 JPX.

O Stark é diferente...é um projeto que não tem nada parecido com o do Troller...estou confiante, agora com 600 km e curtindo o Stark à bessa.

Agora já to colocando o guincho, pneus 315/75-16 e bloqueios...vai ter que encarar as trilhas aqui de Minas Gerais e viajar tb. Moro aqui na região de Ouro Preto.

Nas trilhas ainda não fui (preciso terminar a preparação) mas no rodar geral é muito mais estável (mas muito mesmo) do que o Troller...econômico pra caramba (média de 12 km/l) e anda, anda muito...140...150 km/h...moleza e vc não sente medo.

A principal diferença do Troller que vejo é a robustez...isso não se discute. O Troller é muito mais parrudo, aguenta mais agruras, tipo rebocar todo mundo na trilha, guinchar à rodo e é totalmente customizável.

Seja feliz na escolha do Troller...ou 3.0 ou 3.2...mas tb não deixe de avaliar outras opções, tipo um Stark.

Abs!

homerohermida
18/01/2014, 13:00
Sem querer sacanear o tópico...pense tb em um Stark.

Respeito o Troller...ia comprar um 3.2 0 km...mas devido à problemática amplamente debatida na net, desisti.

Comprei um Stark 0 km agora...to gostando. Mas ainda tenho que queimar chão e trilhas para dar um veredicto mais completo. Cara o bicho á animal. O motor FPT 2.3 diesel é muito forte...tem menor litragem mas com os quase 700 kg à menos do que um Troller a força brota mesmo.

Rodei quase 100 mil km com um Troller 2.8, o qual eu gostava muito. Já tive 3 CJs e 1 JPX.

O Stark é diferente...é um projeto que não tem nada parecido com o do Troller...estou confiante, agora com 600 km e curtindo o Stark à bessa.

Agora já to colocando o guincho, pneus 315/75-16 e bloqueios...vai ter que encarar as trilhas aqui de Minas Gerais e viajar tb. Moro aqui na região de Ouro Preto.

Nas trilhas ainda não fui (preciso terminar a preparação) mas no rodar geral é muito mais estável (mas muito mesmo) do que o Troller...econômico pra caramba (média de 12 km/l) e anda, anda muito...140...150 km/h...moleza e vc não sente medo.

A principal diferença do Troller que vejo é a robustez...isso não se discute. O Troller é muito mais parrudo, aguenta mais agruras, tipo rebocar todo mundo na trilha, guinchar à rodo e é totalmente customizável.

Seja feliz na escolha do Troller...ou 3.0 ou 3.2...mas tb não deixe de avaliar outras opções, tipo um Stark.

Abs!
Quanto custa?

williamgraca
19/01/2014, 00:30
Sem querer sacanear o tópico...pense tb em um Stark.

Respeito o Troller...ia comprar um 3.2 0 km...mas devido à problemática amplamente debatida na net, desisti.

Comprei um Stark 0 km agora...to gostando. Mas ainda tenho que queimar chão e trilhas para dar um veredicto mais completo. Cara o bicho á animal. O motor FPT 2.3 diesel é muito forte...tem menor litragem mas com os quase 700 kg à menos do que um Troller a força brota mesmo.

Rodei quase 100 mil km com um Troller 2.8, o qual eu gostava muito. Já tive 3 CJs e 1 JPX.

O Stark é diferente...é um projeto que não tem nada parecido com o do Troller...estou confiante, agora com 600 km e curtindo o Stark à bessa.

Agora já to colocando o guincho, pneus 315/75-16 e bloqueios...vai ter que encarar as trilhas aqui de Minas Gerais e viajar tb. Moro aqui na região de Ouro Preto.

Nas trilhas ainda não fui (preciso terminar a preparação) mas no rodar geral é muito mais estável (mas muito mesmo) do que o Troller...econômico pra caramba (média de 12 km/l) e anda, anda muito...140...150 km/h...moleza e vc não sente medo.

A principal diferença do Troller que vejo é a robustez...isso não se discute. O Troller é muito mais parrudo, aguenta mais agruras, tipo rebocar todo mundo na trilha, guinchar à rodo e é totalmente customizável.

Seja feliz na escolha do Troller...ou 3.0 ou 3.2...mas tb não deixe de avaliar outras opções, tipo um Stark.

Abs!


Obrigado pela dica, eu gosto bastante do Stark e ja ouvi falar muito bem dele... Mais é que eu sempre tive um sonho de ter um toller. Vou deixar o Stark pro fututo

Giuberto
20/01/2014, 21:43
Sem querer sacanear o tópico...pense tb em um Stark.

Respeito o Troller...ia comprar um 3.2 0 km...mas devido à problemática amplamente debatida na net, desisti.

Comprei um Stark 0 km agora...to gostando. Mas ainda tenho que queimar chão e trilhas para dar um veredicto mais completo. Cara o bicho á animal. O motor FPT 2.3 diesel é muito forte...tem menor litragem mas com os quase 700 kg à menos do que um Troller a força brota mesmo.

Rodei quase 100 mil km com um Troller 2.8, o qual eu gostava muito. Já tive 3 CJs e 1 JPX.

O Stark é diferente...é um projeto que não tem nada parecido com o do Troller...estou confiante, agora com 600 km e curtindo o Stark à bessa.

Agora já to colocando o guincho, pneus 315/75-16 e bloqueios...vai ter que encarar as trilhas aqui de Minas Gerais e viajar tb. Moro aqui na região de Ouro Preto.

Nas trilhas ainda não fui (preciso terminar a preparação) mas no rodar geral é muito mais estável (mas muito mesmo) do que o Troller...econômico pra caramba (média de 12 km/l) e anda, anda muito...140...150 km/h...moleza e vc não sente medo.

A principal diferença do Troller que vejo é a robustez...isso não se discute. O Troller é muito mais parrudo, aguenta mais agruras, tipo rebocar todo mundo na trilha, guinchar à rodo e é totalmente customizável.

Seja feliz na escolha do Troller...ou 3.0 ou 3.2...mas tb não deixe de avaliar outras opções, tipo um Stark.

Abs!

Policarpo, acho que você se enganou: 700 kgs mais leve que o troller 3.2?

2065 kg - 700 kg = 1365 kg

No site oficial da TAC, estava anunciado o Stark 2014 pesando 1710 kg.
Aumentou o peso de 1635 kg para 1710 kg na nova versão.

Pra você ver, que a propaganda de "ser leve" é uma baita furada. Um troller 3.0 2006 - 2008 sem capota é mais leve que um Stark. O próprio 2001 que tive, pesava 1650 kg com o motor MWM 2.8.

Você podia postar uma foto pra gente do catalisador do Stark, fiquei curioso de ver a solução da TAC.
E boa sorte com a nova viatura. Você é o que mais reclamava da instabilidade direcional do Troller, então deve estar adorando o Stark, com certeza.

Pedro De La Sierra
21/01/2014, 01:59
Olá Pessoal... Também sou novo no Fórum... Comprei um 2010, bastante conservado, por R$ 60.000,00. Troquei pastilhas de e disco de freio, coloquei o filtro de combustível mais atual e a máquina ficou zerada!!! Achei econômico e bem potente. Contudo, o vendedor aqui de SSA disse que o 3.2 é muito superior...

ABs,
Pedro Cunha

Parolin
21/01/2014, 09:55
Não troco esse 3.2 por nenhum outro. A turbina TGV é simplesmente fantástica.
O problema dela era uma mangueira que não aguentava a pressão e a fuligem do escape (porque o carro não regenerava) que acabava travando e quebrando a turbina. Mudaram alguma coisa nela pra isso não acontecer, só que mesmo assim muita gente nunca quebrou e após o recall esse problema sumiu.
O carro perde um bom fôlego em velocidades altas mas até 150 acompanha outros motores a diesel mais fortes (testei com uma l200 3.2 220cv) depois vai perdendo até 170 e aí todos passam por cima.
Acho que chipado não vai ter pra troller 3.0 algum. O 3.2 é ótimo.
Aliás, nem precisa mais força do que já tem.. Pegue 170 no bixo e sinta a "emoção".
Chipando vai virar um DeLorean.

EGR é só tapar (porque esse sistema vai diminuir a vida útil do seu carro)
DPF algum santo ainda tem que eliminar da ECU (e aproveitar pra eliminar o EGR). Alguns ja arrancam e enganam os sensores. Mas isso ainda é band aid e eu não faria.
Tirando esses sistemas o carro vai ficar mais forte já e vai ser possível reprogramar pra pegar 250cv pra mais. Não vai passar do 3.0 mas vai ser muito melhor. (exceto em alta, acho, mas nem quero pegar 200 com um troller)

De eletrônica não tem muito o que reclamar, essas coisas vão evoluindo para proteger o motor. Temos o costume de falar mal de qualquer coisa eletrônica, dizendo que vai dar problema em sensor e tudo mais. Mesmo assim quero ver quantos aqui trocariam sua injeção eletrônica por um carburador.. Eletrônica é o que menos da problema geralmente. Só tem que considerar que o Troller é um carro que por fazerem muita coisa com ele, TUDO pode dar problema. Em condições normais é mais fácil dar problema em mecânica do que no resto. Mas também, se for pra submergir ou destruir eu aconselho um 2.8 ou algum jipe velho.. Aí vale a história de "quanto menos parafernalha, menos coisa pra dar problema".

Óbvio que o 2.8 e o 3.0 também tem suas vantagens. Manutenção mais fácil, menos coisa pra se incomodar, não precisa tirar sistema nenhum, entre outras... Vale lembrar que todo troller é animal e vai da sua preferência. Os mais velhos são mais "jipes", os mais novos são mais "carros".. Mas todos são trollers! Pode tocar fogo e sair andando.

Abraços

Giuberto
21/01/2014, 17:52
Não troco esse 3.2 por nenhum outro. A turbina TGV é simplesmente fantástica.
O problema dela era uma mangueira que não aguentava a pressão e a fuligem do escape (porque o carro não regenerava) que acabava travando e quebrando a turbina. Mudaram alguma coisa nela pra isso não acontecer, só que mesmo assim muita gente nunca quebrou e após o recall esse problema sumiu.
O carro perde um bom fôlego em velocidades altas mas até 150 acompanha outros motores a diesel mais fortes (testei com uma l200 3.2 220cv) depois vai perdendo até 170 e aí todos passam por cima.
Acho que chipado não vai ter pra troller 3.0 algum. O 3.2 é ótimo.
Aliás, nem precisa mais força do que já tem.. Pegue 170 no bixo e sinta a "emoção".
Chipando vai virar um DeLorean.

EGR é só tapar (porque esse sistema vai diminuir a vida útil do seu carro)
DPF algum santo ainda tem que eliminar da ECU (e aproveitar pra eliminar o EGR). Alguns ja arrancam e enganam os sensores. Mas isso ainda é band aid e eu não faria.
Tirando esses sistemas o carro vai ficar mais forte já e vai ser possível reprogramar pra pegar 250cv pra mais. Não vai passar do 3.0 mas vai ser muito melhor. (exceto em alta, acho, mas nem quero pegar 200 com um troller)

De eletrônica não tem muito o que reclamar, essas coisas vão evoluindo para proteger o motor. Temos o costume de falar mal de qualquer coisa eletrônica, dizendo que vai dar problema em sensor e tudo mais. Mesmo assim quero ver quantos aqui trocariam sua injeção eletrônica por um carburador.. Eletrônica é o que menos da problema geralmente. Só tem que considerar que o Troller é um carro que por fazerem muita coisa com ele, TUDO pode dar problema. Em condições normais é mais fácil dar problema em mecânica do que no resto. Mas também, se for pra submergir ou destruir eu aconselho um 2.8 ou algum jipe velho.. Aí vale a história de "quanto menos parafernalha, menos coisa pra dar problema".

Óbvio que o 2.8 e o 3.0 também tem suas vantagens. Manutenção mais fácil, menos coisa pra se incomodar, não precisa tirar sistema nenhum, entre outras... Vale lembrar que todo troller é animal e vai da sua preferência. Os mais velhos são mais "jipes", os mais novos são mais "carros".. Mas todos são trollers! Pode tocar fogo e sair andando.

Abraços

Parolin, te confesso que se não fosse a dúvida da manutenção do DPF e o dinheiro, eu não pensava 2 vezes e comprava o 3.2. Jipe velho e/ou bem rodado sempre tem muita manutenção pra fazer, independente do motorzão diesel. Também não gosto do espaço e vão-livre roubado por esse filtro no 3.2. Sem falar nessa eletrônica que só tem a função de proteger o meio ambiente, e não o motor. Em relação a desempenho, depois de 2x 3.0 e somando a km dos dois, quase 500 mil km rodados com esse motor, não vi diferença no test-drive do 3.2. Tirando o motor e poucas e insignificantes diferenças, troller 2.8, 3.0 e 3.2 são o mesmo veículo. E de fato, não vejo mais reclamação de 3.2. Parece um bom momento mesmo pra comprar.

navalito
22/01/2014, 09:54
Eu também ficaria com o 3.2.... Ja tenho o meu faz 16 meses.. passei pelos problemas todos relatados por aí....e mesmo assim compraria de novo o 3.2... Na minha opinião ele é beem mais forte que o 3.0 (na trilha nem dá para comparar --- o 3.2 é um monstro de torque) e quanto ao filtro dá para tirar na boa e pronto acabou o problema do custo da manutenção tão discutido (pelo menos para aqueles que não tem Controlar)... Daqui a pouco vai sair um chip para o 3.2 e a maioria dos sensores serão desligados.. já tem tópico de como fechar fácil o EGR... pronto quem quiser pode ter um 3.2 poluidor... mas bruto muito bruto...

williamgraca
22/01/2014, 11:32
Eu também ficaria com o 3.2.... Ja tenho o meu faz 16 meses.. passei pelos problemas todos relatados por aí....e mesmo assim compraria de novo o 3.2... Na minha opinião ele é beem mais forte que o 3.0 (na trilha nem dá para comparar --- o 3.2 é um monstro de torque) e quanto ao filtro dá para tirar na boa e pronto acabou o problema do custo da manutenção tão discutido (pelo menos para aqueles que não tem Controlar)... Daqui a pouco vai sair um chip para o 3.2 e a maioria dos sensores serão desligados.. já tem tópico de como fechar fácil o EGR... pronto quem quiser pode ter um 3.2 poluidor... mas bruto muito bruto...


Obrigado Galera, ja decidi vou comprar um 3.2. Minha carta de crédito se tudo der certo sai hoje, dai depois eu posto a foto do Bichãoo!

Policarpo
22/01/2014, 19:23
Policarpo, acho que você se enganou: 700 kgs mais leve que o troller 3.2?

2065 kg - 700 kg = 1365 kg

No site oficial da TAC, estava anunciado o Stark 2014 pesando 1710 kg.
Aumentou o peso de 1635 kg para 1710 kg na nova versão.

Pra você ver, que a propaganda de "ser leve" é uma baita furada. Um troller 3.0 2006 - 2008 sem capota é mais leve que um Stark. O próprio 2001 que tive, pesava 1650 kg com o motor MWM 2.8.

Você podia postar uma foto pra gente do catalisador do Stark, fiquei curioso de ver a solução da TAC.
E boa sorte com a nova viatura. Você é o que mais reclamava da instabilidade direcional do Troller, então deve estar adorando o Stark, com certeza.

Olá!

Quanto ao peso vc ta certo...mas 400kg para ambos originais é muita coisa...são quase 6 pessoas de 70 kg cada!!!rsrs
Agora se equipar o Troller pra trilha...ai a diferença de peso vai aumentar.
Vou postar uma foto sim.
Vou procurar sempre relatar minha experiência com meu stark lá no tópico Stark. Gosto de jipe...seja Troller, Stark, Land, jeep, jpx,etc...rs

williamgraca
28/01/2014, 22:25
Mais alguma ajuda?? 3.2 ou 3.0??

Paulo Fogaça
29/01/2014, 16:07
Boa escolha! Tenho um 3.2 e também passei por todos os problemas, mas curto muito o meu. Hoje ele está com pneus 37" e com a relação original. Quase não se sente a diferença graças a TVG. Boa sorte!



Obrigado Galera, ja decidi vou comprar um 3.2. Minha carta de crédito se tudo der certo sai hoje, dai depois eu posto a foto do Bichãoo!

Paulo Peitudo
30/01/2014, 01:55
Assim que a garantia do meu findar, QUERO SER O MAIOR POLUIDOR DA MINHA CIDADE. Não acredito no aquecimento via efeito estufa, pelo que quero encher a atmosfera de enxofre e CO2.

Boa escolha! Tenho um 3.2 e também passei por todos os problemas, mas curto muito o meu. Hoje ele está com pneus 37" e com a relação original. Quase não se sente a diferença graças a TVG. Boa sorte!

Joca #
04/02/2014, 23:58
É bom saber, obrigado pela aula. Olha sou prova viva deste problemão(para quem compra). Achei de comprar um 0 KM e até hj passados + de 14 meses padeço deste carro teimoso e por demais inconstante! Digamos que é fruto de um projeto complicado. O meu caiu motor, entra em perca de aceleração constantemente e já trocaram tudo! Foi feito primeiro recall e ele aparentemente ficou ótimo. Passados poucos dias voltou a entrar em módulo de segurança. Levei p/ concessionária e reprogramaram outra vez, sendo que voltou agora a perder aceleração(perdeu força) voltei outra vez e de tanta decepção e descaso da Troller com Cliente(não respondem um único e-mail seu) não suporto ouvir nem falar deste carro. Comigo não houve solução. Dizem sempre! " Agora ficou bom " Nunca que fica. Este meu só pode ter sido feito numa sexta feira. Conselho que dou. Evite por hora comprar Troller(até que resolvam todos os casos) Não acredito mais neste carro. olhem o meu tá apenas com menos de 9.000 Km e desde os 300 Km que vivo nesta lastima. Impossível suportar, e olha que nunca fiz trilha com ele. Nunca andou em barro, lama e nunca viu água senão em cima de balça e andando pelo seco pela baira mar. E na segunda sou o primeiro da fila no lava rápido. Sou conhecido pelo zelo. Lamento pois gosto do Troller mais meu amor por ele chegou ao fim. Vou buscar outro 4x4 para comprar!

Eduardo Cesar
05/02/2014, 22:43
Olá companheiros to cheio de dulvidas, eu tenho uma frontier 2012,Honda crf 230 e um suzuki Vitara 1994 e comecei a fazer trilhas de de jeep a 6 meses, pois ja faço de moto a 8 anos e fiz de quadriciclo 1 ano mim apaixonei pelo 4x4 e nem se fala a patroa,morro de vontade de possuir um troller antes mesmo de comprar meu primeiro carro e to aqui de saco cheio de possuir 2 carros hora queria tá em um hora queria ta no outro logo são 2 carros bem diferentes e agora pra acabar com isso to pensando em vender os 2 e pegar um Troller vejo aqui no forum que o melhor por enquanto ta sendo o 3.0.A dulvida vem agora vcs tendo os carros que tenho venderia os 2 pra ficar apenas com o troller sempre levo minha crf230 pras trilhas na caçamba da frontier o conforto,consumo,segurança o que achao moro nun interior uso o carro todos os dias pra ir trabalhar rodo no maximo 20km por dia.uma vez por semana que faço uma pequena viagem de 200km as vezes de 500km??????

Leonardo Rezende
07/02/2014, 22:34
Eduardo,
hoje tenho um jipe, mas já tive dois. E tudo tem vantagem e desvantagem.
Quando vc tem 2 carros pode abusar na trilha com um e trabalhar na segunda com o outro funcionando tudo. Lava quando pode e conserta quando dá.
Quando tem dois, são dois custos e dois trabalhos. Às vezes vc chega pra sair pra trilha e descobre algum problema que vc não viu pq não usa o carro desde a última trilha.
Tudo tem vantagem e desvantagem, cada caso é um caso.

williamgraca
11/02/2014, 23:44
Ta ai o Bixão!!

Paulo Peitudo
12/02/2014, 01:45
O meu é cinza optic, mas eu queria, na verdade, um laranjão. A patroa não me deixou comprar o laranjão. Como o dinheiro usado foi o dela, não pude opinar em sentido contrário. Antes um gigolô de Troller TGV do que um orgulhoso de Fusca 78. Dignidade a gente conquista no céu.