Ver Versão Completa : Estabilidade do JPX
Boa noite,
Meu JPX balanca muito e tem pouca estabilidade pois balanca muito. Alem disso qualquer irregularidade na pista e sentida em larga escala. As molas foram trocadas(as traseiras sao da LandRover). Gostaria de saber se este problema do balanco pode ser decorrentes da troca das molas. As molas dianteiras tbem sao de outro veiculo. se alguem puder me ajudar, eu agradeco.
Mirian
Carolino
14/01/2014, 22:16
Mirian, nao sou o mais qualificado pra falar sobre isso, mas, as molas sao calibradas pra um peso certo do veiculo, outro tipo de mola(outro carro) deve mudar a configuracao totalmente.
Porque vc nao usou as do jota mesmo?
Tem elas por 260 conto o jogo na Tigre.
Abs
Oi Carolino,
Nao esqueci que estou te devendo a foto da parte externa da adaptaçao do snorke. O problema e que meu JPX esta em outra cidade instalando os equipamentos do painel e ainda nao fui ate la.
Fico contente em saber que pode ser as molas. Eu tenho as molas do JPX mas, elas estao desgastadas. Na epoca fiquei na duvida pois pensei em colocar as molas militares do JPX. O que vc acha dessas molas militares?Sera que devo usar as molas militares do JPX?
ereneu alves de oliveira
15/01/2014, 16:40
amigo, o provável problema de seu jpx são as buchas da suspensão ou os pivos centrais, as molas não causam instabilidade, também aconselho a verificar a barra estabilizadora se esta tudo ok, tive problema de instabilidade e eram as buchas da suspa
traseira, quando elas criam folga ele fica balançando nas depressões e quando freia e acelera.
Mirian,
verifique as 8 buchas de borracha das 4 link bar ( barras de ligação) são as borrachas da F1000 ou F4000.
verifique o aperto dos munhões centrais dos triangulos.
Verique o aperto/ folga dos terminais de direção e barra estabilizadora.
O principal quais amortecedores voce esta usando?
O balanço pode ser causado pela flexibilidade das molas porém o amortecedor tem a função de absorver estes impactos e reduzir o balanço.
Você tem usar amortecedores de dupla ação ou de preferência amortecedores com regulagem.
No meu JPX eu utilizo amortecedores Rancho com controle remoto que oferecem várias configurações para alfalto, reboque trilhas etc.
Sds
Tócha
Ereneu e Tocha,
Vou pedir p mecanico verificar. O amortecedor e o Rancho mas, um mecanico disse que ele esta totalmente danificado e outro disse que esta bom. Vou levar em outra oficina. Muito obrigada,
Mirian
Léo_Babiski
16/01/2014, 22:59
Seus eixos são recém adaptados pela murari, duvido que iam dar mancada de montar buchas e pivôs ruins.
Outro fator que gera instabilidade é a altura.
Meu J com 1,95 quando em altas velocidades sofre com ventos laterias fortes, tenho que segurar o volante com atenção.
Andando pelo litoral também senti esse efeito.
Pneu 35 por si só gera instabilidade em se comparando com pneu pequeno, ainda mais se estiver com baixa pressão.
Abs.
Oi Léo,
E as molas?Podem piorar esta situaçao?
Léo_Babiski
17/01/2014, 11:15
Como os colegas disseram há muitas possibilidades.
Coloquei amortecedor a gás da ranger e meu jipe ficou instável, não deu certo com mola militar.
Em alta velocidade as rodas traseiras ficavam quicando. Se seus amortecedores estiverem ruins pode se a causa, ou um dos fatores.
Antes da troca das molas seu jipe era instável? Guardou as antigas?
Mirian, aproveite para checar o ângulo de caster já que seus eixos são adaptados e a posição das barras de direção.
Se apenas um amortecedor do par esta danificado, certamente causa instabilidade, e bastante assimétrica. Fácil de notar.
Molas incorretas para o SPRUNG-WEIGHT do seu veículo não necessariamente geram instabilidade. No entanto, podem contribuir para o quadro em geral, posto que mesmo com amortecedores novos, se elas não se relacionarem bem com o ajuste dos amortecedores, um acúmulo de função aos amortecedores pode ser gerado, tornando-os insuficientes. Como molas grossas que oferecem muita resistência a movimentos rápidos, causando um efeito "estilingue" forte demais para o amortecedor conter, por exemplo.
Por esse exato motivo a configuração original da suspensão do JPX com os amortecedores mais ao centro do eixo, longe das extremidades, requer um ajuste preciso do conjunto quando "xeretado" e modificado para funcionar harmoniosamente. Logo, se a direção estiver no ponto e o problema persistir, eu certamente mudaria as capelas dos amortecedores traseiros nos eixos, levando-as mais às extremidades e instalado amortecedores mais robustos.
Abs
Caio
Oi Leo e Caio,
Quando testei ele em Sao Paulo, parecia bem firme, agora balanca como uma canoa em uma marola. Eu tenho as molas originais,mas, estao bem cansadas. Obrigada pelas dicas, semana que vem deve ir p a oficina, vou conversar com o mecanico e vou pedir p que ele veja o que foi apontado por vcs. Obrigada,
Mirian
gabriel correia
23/02/2014, 14:29
Mirian o teu problema são as molas dianteiras ..O toninho da murari sempre avisa a teus clientes ou como ele saiu de lá pronto provavelmente não te avisou .. quando o caster e feito nos eixos novos adaptados como por exemplo o teu toyota., ele é dimensionado para usar molas originais se vc alterou a altura delas terá um problemão caso vc tivesse adaptado o eixo novo com molas altas o caster seria calculado para ela mais provavelmente não tenha sido e sim pelas originais ..o toninho costuma mexer na altura usando calços de carroceria e não nas molas.. ok!as traseiras vc não tem problemas pode alterar porém as dianteiras volte pelas originais ok!! abraços qualquer duvida vc tem meu email abraços..
Olá Gabriel,
As molas foram trocadas, eu tenho as originais, vou ver se troco. Obrigada
gabriel correia
27/03/2014, 21:11
faça isso que teu j vai ficar muito melhor para dirigir.. abraços
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