Ver Versão Completa : mercado desinteressou pelos velhos Zuki's ??
fabrostim
14/01/2014, 16:54
Ola pessoal,
estou postando esta mensagem para desabafar um pouco e para que me ajudem, caso eu esteja equivocado.
Vocês não acham que o mercado 4x4 no Brasil se desinteressou pelos Suzukis mais antigos? Pelo menos vitarinha e samurai?
Falo isso porque já não consigo mais encontrar acessórios para meu samurai 94, como acontecia no passado. Até quando eu ainda não o possuía, era fácil encontrar acessórios para Suzukis.
Hoje, estou a procura de bagageiro de teto para ele e não encontro (ele é canvas top). Fora isso, por diversas vezes já não encontrei outras coisas que procurava...
Fatos que dão exemplo: Rc4x4 já não fabrica muita coisa mais para samurai. (Bagageiro incluido); no site da SOB Performance, muita coisa está com o estoque esgotado. A donatti 4x4 não vende praticamente mais nada. Soma-se a estes outros fabricantes como Maceral, Todo Terreno, etc....
Será o crescimento da venda de outros veículos (troller por exemplo) o motivo deste desinteresse do mercado? O povo enriqueceu e nossos jipes já não correspondem ao status destes novos ricos?
Acho que não. O que o Mercado esqueceu é que nossos carros são uma paixão nossa, não importando o ano de fabricação nem o valor na tabela Fipe. E sempre que podemos queremos equipá-lo cada vez mais. Faz parte de ter um jipe e é assim também com os Willys, se bem que para estes o mercado sempre se mantém aquecido.
Já falei demais,
O jeito e fazermos nossos acessorios por conta própria mesmo..
Abraços.
Que barra, hein Fabricio...
Os caras estão perdendo mercado então. Uma pena
Vejo muitos Suzukis de 2 décadas (ou quase) rodando aqui em Curitiba.
Seria legal saber porque isso vem ocorrendo..
Mineiro do Cerrado
14/01/2014, 17:11
Realmente é estranho. Pois vc olha lá fora o mercado é inundado de acessórios para Zuk's. Isso mesmo em países com poucos veículos (em números absolutos) como a Austrália onde eu morei. As lojas e catálogos eram um sonho. vc podia praticamente construir um Zuk novo. Até o painel e a carcassa eu ví em alumínio.
Uma pena realmente o pessoal não se ligar que esses carinhos recebem muito mais de nossa atenção e orçamento que outros carros e projetos.
O meu ficou 2 anos encostado.
Agora que voltei a ele já gastei quase 5mil na reforma e ainda tem mais coisa pra fazer!
Se tivesse acessórios eu comprava com certeza! Não tendo como comprar aqui vou olhar de importar da LowRange (USA) algumas coisas!
Uma saída era achar um importador que trouxesse algumas peças e acessórios diferentes!
Seguimos all day in a Zuk! ;)
fabrostim
14/01/2014, 17:18
Que barra, hein Fabricio...
Os caras estão perdendo mercado então. Uma pena
Vejo muitos Suzukis de 2 décadas (ou quase) rodando aqui em Curitiba.
Seria legal saber porque isso vem ocorrendo..
pois é parceiro... tá certo que o que eu disse baseia-se mais no Estado de São Paulo, mas mesmo uma busca na internet (que deveria, em tese, trazer resultados de todo o País) não traz resultados satisfatórios..
Abraço.
fabrostim
14/01/2014, 17:22
Realmente é estranho. Pois vc olha lá fora o mercado é inundado de acessórios para Zuk's. Isso mesmo em países com poucos veículos (em números absolutos) como a Austrália onde eu morei. As lojas e catálogos eram um sonho. vc podia praticamente construir um Zuk novo. Até o painel e a carcassa eu ví em alumínio.
Uma pena realmente o pessoal não se ligar que esses carinhos recebem muito mais de nossa atenção e orçamento que outros carros e projetos.
O meu ficou 2 anos encostado.
Agora que voltei a ele já gastei quase 5mil na reforma e ainda tem mais coisa pra fazer!
Se tivesse acessórios eu comprava com certeza! Não tendo como comprar aqui vou olhar de importar da LowRange (USA) algumas coisas!
Uma saída era achar um importador que trouxesse algumas peças e acessórios diferentes!
Seguimos all day in a Zuk! ;)
Acho que esse importador pode ser Você! Heheheh.
Brincadeiras à parte, poderíamos talvez nos organizar para importar. De fato confesso que nunca comprei nada de fora, nem no ebay, e tenho receio de ficar retido da aduana. Mas, de repente você nos ensina ;)
Boa sorte no projeto e forte abraço.
Mineiro do Cerrado
14/01/2014, 18:32
Fabro,
Já comprei e compro coisas de bike que geralmente custam menos de U$100 dólares e ai a chance de ser taxado cai muito! Usando essa estratégia de comprar sempre até os cem dólares eu nunca fui taxado. Mas são pacotes pequenos que não chamam a atenção.
Já peça de carro eu não sei como seria!
No geral é fazer as contas e arriscar.... se uma coisa custa X e o frete custa Y o imposto é 60% sobre X+Y.
Se esse preço X+Y + 60% compensar eu compro e arrisco ser taxado.
Tem milhões de sites e caras lá fora vendendo soluções para os Zuk's dá uma olhada no Low Range Off Road: One Stop for Suzuki and Toyota Off Road Parts (http://www.lowrangeoffroad.com)
Abraços
Fernando Camelier
14/01/2014, 21:44
Tenho acompanhado por aqui alguns tópicos referentes ao Vitara e tenho encontrado algumas soluções bem interessantes
Eu sugiro que formemos um grupo, pois de repente há a possibilidade de importação ou de algum fabricante nacional se interessar em produzir a nossa demanda.
Se acontecer, tô dentro!
cassio xanxerê
14/01/2014, 23:09
acompanhando
JoãoPaulo-Bhz
15/01/2014, 00:14
Eu trabalho com comércio exterior e digo, não é tão complicado quanto parece importar, mas depende muito de quem e o que vai importar. Por exemplo, comprar uma peça de carro não é complicado, vale a pena pedir entrega via DHL caso o valor com taxa compense, pois a entrega DHL é certeza que será taxa, pois o valor que você vai pagar para o vendedor está com isso incluso, existe um Incoterm certo pra esse tipo de compra que é DDP, que significa "Delivered duty on paid", onde o exportador assume tudo, desde a entrega até o porto/aeroporto até a entrega no destino final, incluindo o desembaraço aduaneiro. O problema disso é que o frete nem sempre é barato, mas no fim das contas se somar valor do produto, frete e impostos e tiver um valor mais baixo ou até mesmo igual, vale a pena, já que algumas peças são difíceis demais de encontrar.
Agora existe outra possibilidade, que é a compra grande. O MOQ(Minimum Order Quantity) normalmente é alto, você tem um número minimo de unidades para comprar. Eu achei rodas livres manuais AVM na China de 25 a 40 dólares, com taxas e em real cada uma chega aqui a mais ou menos 160 a 200 reais. Vale a pena? Muito! Mas precisa comprar umas 200... É o mesmo esquema de atacado e varejo, o problema desse tipo de compra é que precisa ser em nome de uma pessoa jurídica e precisa de um despachante aduaneiro para isso, porque tem que fazer classificação do produto, finalidade, bla bla bla...
Enfim, comprem sem medo no exterior e se quiserem fazer tudo dentro da legalidade e sem nenhuma dor de cabeça, busquem envio DHL, muitas vezes vale a pena mesmo com frete mais caro e com as taxas.
Abraço!
JoãoPaulo-Bhz
15/01/2014, 00:40
Fiz uma busca rápida no Low Range Off Road e cheguei a conclusão: tudo lá é muito barato comparado com nosso mercado. Mas hoje em dia não está valendo a pena somente pelo fato do dólar estar muito caro. Fiz umas contas por alto de um bloqueio ARB para um Vitara. Aqui ele custa aproximadamente 4.300,00 lá ele sai a 2.400,00 reais, com as taxa fica em 3.700,00 mais ou menos e vai mais uns 300 reais de frete. Diferença pequena... Não vale a pena por questão de garantia e tal, a loja pode até ter, mas imagina a dor de cabeça ter que enviar o produto, chegar lá e eles terem que enviar de novo pra cá? Se o dólar voltar pra 2,00 reais mais ou menos ai vai compensar demais!
tjflorindo
15/01/2014, 09:44
Ultimamente tenho recorrido a EUA para praticamente tudo que preciso para a viatura....
Peças compro praticamente todas aqui:
Best Selection of Discount Auto Parts | Car Part Kings (http://www.carpartkings.com/)
A loja fica em NY, tem praticamente todas as peças do Vitara, demora aprox. 20 dias a entrega e na maioria dos produtos, o custo fica por menos de 50% daqui do Brasil (incluindo os impostos).
Outra empresa de acessórios (comprei a capota com janelinhas escuras por R$ 490,00 com frete e imposto) e outras perfumarias é a Jack Mikol Automotive, compro sempre deles pelo Ebay.
jackmikolautomotive on eBay (http://www.ebay.com/usr/jackmikolautomotive)
Moro do lado do Paraguai, mas por aqui não há tantas peças para veículos a gasolina, coisas mais simples como os amortecedores, comprei de Assuncion.
Bruno Fiorese
15/01/2014, 12:20
É, galera, concordo com vocês em tudo!
Além de ser difícil de encontrar peças pra nossos Suzukis que não precisem de adaptação, o que mais mata o mercado 4x4 no Brasil é o preço, a carga tributária como sempre fode com a nossa vida.
A ideia de montar o grupo pra importar é realmente bem atraente, hein. Eu animo demais! E outra coisa, quem tem a experiência de comprar no Ebay ou diretamente em lojas especializadas dos EUA ou China mesmo podia fazer um passo-a-passo pra todos do fórum, né?
Porque já li bastante sobre isso e sempre há dúvidas pra todos os lados. Acho que uma solução a curto prazo seria exatamente importar algumas peças e acessórios mesmo.
Abraços!
Bruno Fiorese
Bruno Fiorese
15/01/2014, 12:37
tjflorindo, depois passe seu email ou facebook pra conversarmos melhor sobre essas possibilidades de importação.
Tô precisando de algumas peças e acessórios, se vocês puder me ajudar nisso agradeço!
Abraços!
diegotmc
15/01/2014, 15:20
Vou dar um jeito de encomendar a bandeja traseira nessa Car Part Kings. Tá 83 obamas!
tjflorindo
15/01/2014, 16:51
tjflorindo, depois passe seu email ou facebook pra conversarmos melhor sobre essas possibilidades de importação.
Tô precisando de algumas peças e acessórios, se vocês puder me ajudar nisso agradeço!
Abraços!
Bruno,
e-mail: tjflorindo@gmail.com ou procura Thiago Florindo no facebook...
Diego,
Se quiser ver a bandeja traseira deles, até tiro foto e te mando! comprei deles no começo de novembro, a minha estava com o pivô bem gasto, achei mais viável comprar uma nova do que adaptar.
Esses americanos sempre me surpreendem, quando comprei a capota dessa loja de Los Angeles, uns minutos depois da compra recebi um e-mail, dizia assim> Não fique com peso na consciencia por gastar altos valores para equipar seu jipe, nos também temos uma loja para você comprar um presente para sua esposa, namorada ou mesmo sua mãe!
Dá Kings parts, recebi o email com o codigo de rastreamento do produto 32 minutos após ter efetuado a compra. Pra mim, os caras devem ter uma unidade da USPS dentro da empresa! :shock:
diegotmc
15/01/2014, 19:10
tj, quanto foi o preço final da bandeja?
tjflorindo
16/01/2014, 08:57
Diego,
A bandeja saiu por R$ 218,12.
Eu aproveitei pra comprar outras peças junto, mas coisas pequenas. O frete ficou por R$ 157,00. Paguei R$ 73,00 de imposto.
Total: R$ 448,12
O que comprei na gringolandia, estou ancioso e o trem não chega é o filtro de ar da K & N, daqueles laváveis. Vai chegar aqui por volta de R$ 170 a R$ 180. Bem mais caro do que o original, mas a vida útil é muito maior. Ví uma demonstração desse filtro na loja da suzuki de motos aqui, a diferença de vazão de ar é muito maior sobre os filtros comuns.
tj, quanto foi o preço final da bandeja?
Mineiro do Cerrado
21/01/2014, 08:29
Coisas "simples" que o mercado brasileiro não viu ainda, como painéis em aluminio e etc estão nos itens que devo tentar importar....
Um painel frontal do Samurai (podia ser outro zuk) em aluminio seria algo que eu adoraria instalar no meu samurai.
Suzuki Samurai Aluminum Dash with Steering Wheel Cover and Lower Cover, No Holes (http://www.lowrangeoffroad.com/index.php/suzuki/samurai/interior-body-upgrades/suzuki-samurai-aluminum-dash-with-steering-wheel-cover-and-lower-cover-no-holes.html)
Dá pra fazer "em casa"... dá, mas vai dar um trabalhão tão grande que comprar a solução pronta e só instalar é mais prático. Pois alguém já quebrou a cabeça medindo furos e ângulos...
Foi neste sentido que disse que "falta"... em peças e alternativas de mecânica evoluímos muito no Brasil! Kits de redução, suspensão tem para escolher... mas acabamentos ainda tem que tudo ser feito de forma artesanal pelo dono.
Abraços
Bruno Fiorese
21/01/2014, 10:41
Isso é verdade, Mineiro!
Boto fé demais!