PDA

Ver Versão Completa : FORD EXPLORER XLT 97 4.0 V6 Automática - ALGUMAS INFORMAÇÕES

Bruno Alvim Leonardo
14/01/2014, 13:39
Caros amigos boa tarde .
Adquiri esse semana uma Explorer 97 XLT 4.0 V6 com KIT GNV, estou adorando o carro, eu tinha um Xsara Picasso 2.0 16v, mas a Explorer é Raça Forte, carro delicioso e confortável . O motor é sereno e a caixa automática faz as trocas suaves. Ontem troquei o óleo do Motor e o filtro e quero trocar o mais rápido possível o óleo da Caixa Automática e o Filtro também, pesquisei e o óleo ideal é o ATF Mercon V correto, agora tenho que pesquisar o filtro ? Não tenho nenhum mecânico de confiança, moro na Tijuca-RJ, se alguém tiver um mecânico honesto e de confiança para me indicar agradeceria bastante, gostaria de fazer uma revisão nela.

Ps: A Explorer faz alguns barulhos na parte traseira, parece a tampa da mala, ou algo atrás que bate somente ao passar em ruas um pouco desniveladas ou com buracos, eu não consigo identificar, alguma dica para tentar diminuir um pouco esse ruídos ? Ou somente na revisão mesmo será melhor identificá-los.

Agradeço a todos antecipadamente,
Grande abraço .

Bruno.

zanottao
14/01/2014, 16:04
Caros amigos boa tarde .
Adquiri esse semana uma Explorer 97 XLT 4.0 V6 com KIT GNV, estou adorando o carro, eu tinha um Xsara Picasso 2.0 16v, mas a Explorer é Raça Forte, carro delicioso e confortável . O motor é sereno e a caixa automática faz as trocas suaves. Ontem troquei o óleo do Motor e o filtro e quero trocar o mais rápido possível o óleo da Caixa Automática e o Filtro também, pesquisei e o óleo ideal é o ATF Mercon V correto, agora tenho que pesquisar o filtro ? Não tenho nenhum mecânico de confiança, moro na Tijuca-RJ, se alguém tiver um mecânico honesto e de confiança para me indicar agradeceria bastante, gostaria de fazer uma revisão nela.

Ps: A Explorer faz alguns barulhos na parte traseira, parece a tampa da mala, ou algo atrás que bate somente ao passar em ruas um pouco desniveladas ou com buracos, eu não consigo identificar, alguma dica para tentar diminuir um pouco esse ruídos ? Ou somente na revisão mesmo será melhor identificá-los.

Agradeço a todos antecipadamente,
Grande abraço .

Bruno.

O bruno parabens pela aquisição:euforico:

No alto da minha experiencia em carros automáticos kkkkkkkkkkkk, o óleo que serve caso vc não ache o mercon e o dexron III, e tem as mesma propriedades do mercon V, qto ao filtro em sp na c4 imports custava 98 reais se não me engano, comprei no inicio do ano passado.

A explorer pelo q ja me informei com vários proprietários e q existe muito barulho nos acabamentos, no meu caso e de outros amigos aqui do fórum, nas portas tb tem muito barulho devido a uma bucha q vai no batende da fechadura q gasta, no porta malas tb e assim, lá no porta malas tem as travas q vc solta com uma chave tork, vc tira o parafuso e corta um pedaço de mangueira essa de jardim mesmo coloca lá, pode ser um dos barulhos q tem.

No mais e um put...... carro boa sorte se pudermos te ajudar mais em algo

Bruno Alvim Leonardo
14/01/2014, 16:51
Zanottao,

Muito obrigado pela dica meu amigo ! Irei verificar esses componentes, já desconfiava exatamente das portas e do porta malas...vou tentar resolver isso e depois coloco um post aqui avisando como ficou. Do mais muito obrigado pela receptividade, agora só preciso encontrar um mecânico de confiança aqui no RJ.

Muito obrigado, grande abraço .

Alemao94
14/01/2014, 22:33
Olá, parabens pela aquisição da camionete!
Cuidado na troca do oleo da caixa auto, vá a um mecanico especializado em automaticos!
Não é só abrir o bujao e trocar oleo como motor.... tem que tirar a tampa da caixa, tipo de um carter que é segurado por uns 18 parafusos, mesmo tirando essa tampa ( teoricamente iria "cair" todo o oleo" errado! A maior parte fica presa no conversor de torque e no corpo de valvulas, só uns 4 litros no carter. Por isso de levar num especializado em caixas auto, eles tem que tirar todo o oleo da caixa que são uns 10 litros mais ou menos com uma maquina tipo de hemodialise para susbtituir todo o oleo.
E voce precisará, alem do filtro que vai em cima desse carter da caixa, a junta dessa tampa do carter, que se n me engano é de papel.
Qualquer cagada em relação a caixa auto, lhe custara uma fortuna pra arrumar! então cuidado!
Com relação ao óleo, o nosso amigo acima está certo, só olhar no manual do carro, acredito que seja o ATF Dexron III mesmo que é um dos mais simples, não terás dificuldade em axa-lo!
Abraço e boa sorte!

hugocsl
15/01/2014, 15:10
Seu motor é o mesmo da Ranger V6 98/2000 basta ligar nas lojas e pedir as peças pra Ranger, menos o amortecedor traseiro ok.

Na minha Explorer tinha algo batendo tb, mas depois descobri que era o macaco mal fixado sacudindo de um lado pro outro.

Boa sorte com o carro!

Bruno Alvim Leonardo
17/01/2014, 11:09
Caro amigo Alemao94, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/63658.html) Muito obrigado pelas dicas, vou seguir seu conselho, realmente estou procurando um mecânico de muita confiança para poder realizar essas manutenções preventivas com todo cuidado possível. Obrigado pela ajuda, fique com Deus e grande abraço .

Bruno Alvim Leonardo
17/01/2014, 11:11
Caro amigo hugocsl, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/15903.html)
Obrigdo pela informação, vou anotar isso aqui e realizar o pedido na loja, esses macetes são muito importantes, tanto para acar as peças quanto para custo benefício. Valeu mesmo, Grande Abraço e fique com Deus .

Bruno Alvim Leonardo
17/01/2014, 11:15
AMIGOS,

Mais uma dúvida, tem que trocar o óleo do diferencial também né, qual a especificação desse óleo ? Alguém sabe me dizer ? Abs.

Alemao94
22/01/2014, 23:27
Olá Bruno, se vc tem o manual da camionete, lá tem as especificacoes do oleo do diferencial certinho!
Se n me engano na minha é oleo de engrenagem 90W na frente e atras, n tenho certeza, atras é Limited Slip Diferential, as vezes tem que adicionar um fluido junto com o oleo para os disquinhos de fricção que tem dentro do Dif. Mas nao manjo mto disso ai pq nao troquei o oleo dos meus, eu verifiquei os fluidos dos meus diffs e caixa de tranferencia só troquei o da Caixa de tranferencia que na maioria das vezes(se não em todas) usam fluido ATF, o mesmo de caixa auto! Mercon ou Dexron
Abraço

Bruno Alvim Leonardo
27/01/2014, 20:13
Valeu meu amigo...obrigado pela dica...esta agendada para amanhã a troca do óleo da transmissão. O diferencial eu vou ver mais p frente também . Grande abraço .

tohana
22/03/2015, 20:30
Valeu meu amigo...obrigado pela dica...esta agendada para amanhã a troca do óleo da transmissão. O diferencial eu vou ver mais p frente também . Grande abraço .

Boa noite amigo. você sabe me indicar onde posso comprar com valor justo um volante do motor da explorer 4.0 automatica no caso é 6 furos meu carro é 94.

Fico no aguardo, grato pela ajuda.

zanottao
23/03/2015, 14:46
Boa noite amigo. você sabe me indicar onde posso comprar com valor justo um volante do motor da explorer 4.0 automatica no caso é 6 furos meu carro é 94.

Fico no aguardo, grato pela ajuda..

TOhana liga na recoford, fala com o nelson mais e sp,(11 (http://ddd.guiamais.com.br/busca/11)) 2239-9030