PDA

Ver Versão Completa : Motor AP fazendo barulho, não pega quente e fumaça pelo respiro de óleo.



flaviojuniorsb
13/01/2014, 17:15
Olá pessoal.

Este é meu primeiro tópico no fórum.
Primeiramente gostaria de agradecer pela quantidade de informações de qualidade disponível no fórum.

Tenho uma gaiola com motor AP 1.8 a álcool.
O motor apresenta 3 sintomas. Encontrei informações para cada sintoma no fórum. Mas gostaria de saber se os 3 sintomas juntos podem indicar algo que ainda não encontrei.

1- O motor faz o barulho normal quando aumento a rotação. Mas faz um barulho de algo batendo quando a rotação esta diminuindo e quase chegando na lenta. Obs: Um mecânico disse que isso só tem solução na retifica e que não preciso me preocupar no momento.
2- O motor pega fácil na primeira vez, nem parece carro à alcool. Depois de quente não pega mais, aparentemente é como se estivesse sem bateria. O carro volta a pegar normalmente se eu aguardar uns 30 a 40 minutos.
Já refiz TODA a parte elétrica, todos os cabos estão firmes e os conectores estão firmes. A bateria é nova.
3- Esta saindo muita fumaça pelo respiro. A fumaça é esbranquiçada, creio que seja condensação, o estranho é a quantidade.

Tenho um grande problema, pois os mecânicos bons da minha cidade não gostam de mexer com gaiolas. E os mechanicos ficam pedindo pra comprar peças para fazerem testes e cada vez acham que é um problema diferente.

Será que posso confiar no primeiro mecânico e continuar andando? Fico com receio de andar mais e depois o gasto ser muito maior.

Obrigado!

digobrazil
14/01/2014, 21:16
assim fica dificil, ainda mais em confiar em qualquer zé.
mas sei lá o que poderia fazer, que tal ir eliminando possíveis defeitos.

Ta baixando agua do reservatorio? se tiver, verifique se não esta indo para o oleo ou dentro dos cilindros.

A boia do carburador da vedando a entrada do alcool quando cheia ou o excesso da indo para dentro do cilindro?

quando vc disse que não pega. O motor vira mais não pega ou o motor nem vira?

Se o motor virar, veja se pelo menos tem faisca.

o distribuidor ta no ponto certo? fora do ponto ele faz barulho de bate pino, so não sei dizer se é na aceleração ou desaceleração.

ja verificou se a correia ta no ponto?

Vai testando com motor frio e quente pra ver se acha alguma anormalidade

vai por eliminação, pois é o que os Zé mechanicos que vc disse fariam.

flaviojuniorsb
14/01/2014, 21:35
assim fica dificil, ainda mais em confiar em qualquer zé.
mas sei lá o que poderia fazer, que tal ir eliminando possíveis defeitos.

Ta baixando agua do reservatorio? se tiver, verifique se não esta indo para o oleo ou dentro dos cilindros.

A boia do carburador da vedando a entrada do alcool quando cheia ou o excesso da indo para dentro do cilindro?

quando vc disse que não pega. O motor vira mais não pega ou o motor nem vira?

Se o motor virar, veja se pelo menos tem faisca.

o distribuidor ta no ponto certo? fora do ponto ele faz barulho de bate pino, so não sei dizer se é na aceleração ou desaceleração.

ja verificou se a correia ta no ponto?

Vai testando com motor frio e quente pra ver se acha alguma anormalidade

vai por eliminação, pois é o que os Zé mechanicos que vc disse fariam.


Obrigado digobrazil !

Vou voltar no mecânico e questionar estes pontos que vc citou.
Sou muito leigo de mecânica e não tinha nem o que questionar quando ele disse que eu podia continuar rodando que o barulho não era grave.


Sobre o que vc citou:
Sim, esta baixando água. Troquei o óleo e estava bem contaminado. Mas fui informado que era normal carro a álcool contaminar o óleo com agua.

Não sei como verificar essa questão da boia. Vou pedir para o mecânico.

Quando o carro esquenta, se eu tentar ligar, o arranque funciona como se estivesse com a bateria descarregada. Como se a bateria nao tivesse carga suficiente pra girar o arranque.

O bate pino acontece na desacelaração. Se eu acelerar fundo e soltar o motor solta "tiro". Creio que isso indique que esta fora do ponto, nao é?


Desculpe a ignorancia hehe
Mas é que este é meu primeiro carro carburado, a alcool e com alta quilometragem.
Até então eu dirigia carros mais novos e me preocupava apenas em trocar o óleo rsrs.

mali9ski
15/01/2014, 08:43
Olá pessoal.

Este é meu primeiro tópico no fórum.
Primeiramente gostaria de agradecer pela quantidade de informações de qualidade disponível no fórum.

Tenho uma gaiola com motor AP 1.8 a álcool.
O motor apresenta 3 sintomas. Encontrei informações para cada sintoma no fórum. Mas gostaria de saber se os 3 sintomas juntos podem indicar algo que ainda não encontrei.

1- O motor faz o barulho normal quando aumento a rotação. Mas faz um barulho de algo batendo quando a rotação esta diminuindo e quase chegando na lenta. Obs: Um mecânico disse que isso só tem solução na retifica e que não preciso me preocupar no momento.

Pode ser que seja os tuchos batendo, se vc deixa na lentinha e escuta realmente precisa retificar, mas vc pode fazer apenas o cabeçote....mas se vc acelera e quando solta o pé faz barulho, pode ser até bucha de biela ou pino de pistão gastos, e dai só abrindo o motor.

2- O motor pega fácil na primeira vez, nem parece carro à alcool. Depois de quente não pega mais, aparentemente é como se estivesse sem bateria. O carro volta a pegar normalmente se eu aguardar uns 30 a 40 minutos.
Já refiz TODA a parte elétrica, todos os cabos estão firmes e os conectores estão firmes. A bateria é nova.

Isso é normal em gaiolas ainda mais com motores a alcool, as vezes o que acontece é que o escapamento passa em cima do motor de partida do ap e aquece muito ali, uma chapa defletora de calor pode diminuir......mas como eu não acredito na qualidade de nenhuma flange para adptação, um motor de partida com redução é a melhor forma de resolver problemas com partida.....

3- Esta saindo muita fumaça pelo respiro. A fumaça é esbranquiçada, creio que seja condensação, o estranho é a quantidade.

pode ser carburador dando exesso e está indo parar no carter, pode ser desde boia a giclagem errada velas.... mas se esta baixando agua, pode ser cabeçote trincado, ou junta do cabeçote queimada, tire a tampa do tanque de expansão e funcione sua gaiola, a agua tem que ficar parada se jogar agua fora ou fazer bolhas e uma das opções, normalmente é junta....

Tenho um grande problema, pois os mecânicos bons da minha cidade não gostam de mexer com gaiolas. E os mechanicos ficam pedindo pra comprar peças para fazerem testes e cada vez acham que é um problema diferente.

Será que posso confiar no primeiro mecânico e continuar andando? Fico com receio de andar mais e depois o gasto ser muito maior.

Obrigado!

Boa sorte.....:torcendo:

flaviojuniorsb
15/01/2014, 09:42
Pessoal,

verifiquei a ordem das conexões no distribuidor. Se eu não estiver enganado, está 4-2-1-3.

O correto não seria 1342 ou também 2431?

As fotos não estão boas, mas coloquei para ficar mais fácil de verificar.

Obrigado
447018 447019

digobrazil
15/01/2014, 21:27
Obrigado digobrazil !

Vou voltar no mecânico e questionar estes pontos que vc citou.
Sou muito leigo de mecânica e não tinha nem o que questionar quando ele disse que eu podia continuar rodando que o barulho não era grave.


Sobre o que vc citou:
Sim, esta baixando água. Troquei o óleo e estava bem contaminado. Mas fui informado que era normal carro a álcool contaminar o óleo com agua.

Não sei como verificar essa questão da boia. Vou pedir para o mecânico.

Quando o carro esquenta, se eu tentar ligar, o arranque funciona como se estivesse com a bateria descarregada. Como se a bateria nao tivesse carga suficiente pra girar o arranque.

O bate pino acontece na desacelaração. Se eu acelerar fundo e soltar o motor solta "tiro". Creio que isso indique que esta fora do ponto, nao é?


Desculpe a ignorancia hehe
Mas é que este é meu primeiro carro carburado, a alcool e com alta quilometragem.
Até então eu dirigia carros mais novos e me preocupava apenas em trocar o óleo rsrs.


vamos lá:
se esta baixando agua e ja percebeu que o oleo esta contaminado com a agua, isso é junta do cabeçote queimada. Não é normal e sim um defeito e tem que ser arrumado. Como resolver; tirar o cabeçote e levar para retifica e trocar a junta do cabeçote. De preferencia para junta de metal.

Quanto a partida, pelo que entendi, esta fica com a partida pesada, vira forçada.
faça uma revisão no motor de partida e se o escapamento passar perto, tente colocar um defletor de calor ou uma fita termotape mesmo para evitar do motor de partida esquente tanto.

Quanto ao estouros é o seguinte. o estou acontece porque o motor não queima toda a mistura que entra no cilindro e joga parte dos gases para o escapamento. Com a temperatura elevada no escapamento acontece estes estouros. pode ser o distribuidor fora do ponto ou excesso de combustivel.

quanto a batida de pino que disse na desaceleração sei lá. Veja se o oleo ainda esta contaminado, se estiver troque o oleo e o filtro tambem, se continuar terás mesmo que abrir o motor.

tambem não sou mecanico mas o que estou te passando é o pouco que sei. se não resolver, vc vai ter mesmo que procurar um bom mecanico. se não consegue ai na sua cidade, tente em uma cidade vizinha.

digobrazil
15/01/2014, 21:49
Pessoal,

verifiquei a ordem das conexões no distribuidor. Se eu não estiver enganado, está 4-2-1-3.

O correto não seria 1342 ou também 2431?

As fotos não estão boas, mas coloquei para ficar mais fácil de verificar.

Obrigado
447018 447019




Só existe uma sequencia correta para o ap que é 1342, sendo a 1ª vela é a do lado da correia dentada e a 4ª fica do lado da embreagem ok?
Para saber qual é o 1º no distribuidor, você tem que colocar as marcas do motor no ponto e abrir a tampa do distribuidor e verificar para qual cabo de vela o rotor do distribuidor esta apontando. aquele que estiver na direção, você deve ligar o cabo da 1ª vela e seguir a sequencia correta, blz.