PDA

Ver Versão Completa : Defender 110 - 2001 - Esticador da correia caiu na rua



Antonio C Ribeiro
13/01/2014, 14:36
Olá Pessoal

O caso já está resolvido, mas vale a narração para conhecimento dos Landeiros amigos.

Sábado passado, depois de andar aproximadamente 70 km, parado num semáforo, senti um leve barulho na região do motor (eu estava com as aletas abaixo do parabrisa abertas) e logo a luz do alternador acendeu no painel.

Como eu estava a poucas quadras do meu destino, segui o caminho. Logo a luz do painel se apagou e não percebi qualquer alteração no motor. Achei mesmo que o barulho não tinha vindo do carro.

Assim que cheguei ao destino, fui manobrar para estacionar a viatura, quando percebi que a direção ficou dura, como se a correia do hidráulico estivesse patinando.

Abri o capuz do motor e fui procurar algum indício do problema. Olhei correia, terminais de direção, algum vazamento de óleo e ... nada.

Resolvi andar para ver se eu conseguia detectar algum problema quando, no mesmo ponto da rua onde eu ouvi o barulho, encontro no chão a peça que havia se soltado: o rolete do esticador.

Esta peça aqui, mas a encontrei sei o rolamento central.
446763

Olhei novamente o motor e vi que a capa da peça havia se soltado, ficando no lugar apenas o rolamento que estava "esticando" a correia de forma até aceitável. Isso não afetou muito o funcionamento do motor, somente quando se virava mais a direção é que a correia realmente "patinava".

A posição do esticador pode ser visto nesta foto:
446764

Com muito cuidado, rodei os 70 km de volta para casa e não houve problemas ou danos. Andei com baixa rotação e parei algumas vezes para verificar se a correia estava no lugar e se estava rodando normalmente. Estava.

Hoje eu levei na oficina para trocar o esticador e também a correia por garantia.

Abraços

Antônio C Ribeiro

ps.: as fotos não são da minha Defender, mas encontrei na internet para ilustrar a informação.

roberto.cardoso@ig.com.br
13/01/2014, 15:41
Antônio,

Estou revisando exatamente essa parte da minha Defender, quando comprar a correia escolha uma marca boa. Faz 20.000KM que eu troquei as correias do ar-condicionado e alternador, e já estão em um estado lastimável! A do alternador está toda trincada por dentro e a do ar-condicionado já falta até alguns pedaços!

Achei baixo KM para o estado das correias.

Abraços,

Luciano Valois
13/01/2014, 17:43
Antônio,

Estou revisando exatamente essa parte da minha Defender, quando comprar a correia escolha uma marca boa. Faz 20.000KM que eu troquei as correias do ar-condicionado e alternador, e já estão em um estado lastimável! A do alternador está toda trincada por dentro e a do ar-condicionado já falta até alguns pedaços!

Achei baixo KM para o estado das correias.

Abraços,

Roberto qual a marca de correia você colocou???
Realmente 20 mil Km é pouco para essas correias, principalmente ar-condicionado que não é ligado em 100% das vezes que usamos a viatura, pelo menos no meu caso.
Um abraço.

petcho
13/01/2014, 17:55
Olá Pessoal

O caso já está resolvido, mas vale a narração para conhecimento dos Landeiros amigos.

Sábado passado, depois de andar aproximadamente 70 km, parado num semáforo, senti um leve barulho na região do motor (eu estava com as aletas abaixo do parabrisa abertas) e logo a luz do alternador acendeu no painel.

Como eu estava a poucas quadras do meu destino, segui o caminho. Logo a luz do painel se apagou e não percebi qualquer alteração no motor. Achei mesmo que o barulho não tinha vindo do carro.

Assim que cheguei ao destino, fui manobrar para estacionar a viatura, quando percebi que a direção ficou dura, como se a correia do hidráulico estivesse patinando.

Abri o capuz do motor e fui procurar algum indício do problema. Olhei correia, terminais de direção, algum vazamento de óleo e ... nada.

Resolvi andar para ver se eu conseguia detectar algum problema quando, no mesmo ponto da rua onde eu ouvi o barulho, encontro no chão a peça que havia se soltado: o rolete do esticador.

Esta peça aqui, mas a encontrei sei o rolamento central.
446763

Olhei novamente o motor e vi que a capa da peça havia se soltado, ficando no lugar apenas o rolamento que estava "esticando" a correia de forma até aceitável. Isso não afetou muito o funcionamento do motor, somente quando se virava mais a direção é que a correia realmente "patinava".

A posição do esticador pode ser visto nesta foto:
446764

Com muito cuidado, rodei os 70 km de volta para casa e não houve problemas ou danos. Andei com baixa rotação e parei algumas vezes para verificar se a correia estava no lugar e se estava rodando normalmente. Estava.

Hoje eu levei na oficina para trocar o esticador e também a correia por garantia.

Abraços

Antônio C Ribeiro

ps.: as fotos não são da minha Defender, mas encontrei na internet para ilustrar a informação.

Antonio, isso já aconteceu comigo, mas um pouco pior, estava voltando de uma viagem de +- 4000km pelo litoral da Bahia e a 200 km de casa o rolamento dessa polia do esticador se desintegrou deixando a polia solta e não tencionando a correia

acabem tendo que pagar um guincho pra chegar em casa e tomei um belo prejuízo

resumo: ando sempre com um rolamento reserva dentro do carro (é barato) não precisa trocar todo o esticador se ele estiver bom, apenas o rolamento da polia

Luciano Valois
13/01/2014, 18:05
Esse rolamento é o 6203 não é isso Pedro???
E ai como está a reforma da Viatura???
Um abraço.

Luciano.

Waldmartins
13/01/2014, 18:14
Antonio, isso já aconteceu comigo, mas um pouco pior, estava voltando de uma viagem de +- 4000km pelo litoral da Bahia e a 200 km de casa o rolamento dessa polia do esticador se desintegrou deixando a polia solta e não tencionando a correia

acabem tendo que pagar um guincho pra chegar em casa e tomei um belo prejuízo

resumo: ando sempre com um rolamento reserva dentro do carro (é barato) não precisa trocar todo o esticador se ele estiver bom, apenas o rolamento da polia

Hum...vivendo e aprendendo. Esse defeito "comum" eu desconhecia...bom pra ficar esperto e colocar mais esse item na minha caixa de "primeiros socorros da VTR". Aliás, minha caixa de "primeiros socorros da VTR" tem tanta coisa, que na viagem para a Chapada Diamantina, eu estava com três caixas e minha muié reclamou da falta de espaço ocupada pelas caixas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abs

Wald

petcho
13/01/2014, 18:34
Esse rolamento é o 6203 não é isso Pedro???
E ai como está a reforma da Viatura???
Um abraço.

Luciano.

Esse mesmo Luciano!!!

a reforma era pra ter terminado no fim do ano mas tive vários imprevistos com peças que demoraram pra chegar e com o lanterneiro que desamassou a lata onde precisava (não me arrisquei a tentar fazer isso em alumínio). anda meio parada esses últimos dias pois estou esperando o compressor de ar que comprei chegar para começar a pintura, só temos um de 25litros aqui em casa e não é suficiente

nesse momento a viatura ja esta com a mecânica toda pronta e o novo 300tdi 2.8 funcionando redondinho!!! agora é pintar, montar a lataria e os acabamentos internos. não vejo a hora de rodar com ela :grin:

Abraço!!

petcho
13/01/2014, 18:41
Hum...vivendo e aprendendo. Esse defeito "comum" eu desconhecia...bom pra ficar esperto e colocar mais esse item na minha caixa de "primeiros socorros da VTR". Aliás, minha caixa de "primeiros socorros da VTR" tem tanta coisa, que na viagem para a Chapada Diamantina, eu estava com três caixas e minha muié reclamou da falta de espaço ocupada pelas caixas...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abs

Wald

Wald,

não sei se é um defeito "comum" das defender, ate pq só eu e o Antonio relatamos isso aqui no fórum pelo que eu saiba

mas não custa nada andar com um desses na caixa, é uma caixinha do tamanha da de fósforo e é barato e pode te salvar de um grande aborrecimento e despesa no meio de uma viagem !!!


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ktC1Cd0zWXc esse vídeo mostra como se troca o rolamento

batiati
13/01/2014, 21:39
Eu comprei o conjunto completo de polia + rolamento: polia do esticador para Ford Ranger Diesel motor HS 2.5
A polia parece mais robusta que a original na parte que se prende ao rolamento; marca SKF.
Custou pouco mais de R$ 50,00

Mas cuidado ao comparar preços pois existe o tensor completo; a polia com rolamento ou só o rolamento.

roberto.cardoso@ig.com.br
14/01/2014, 10:30
Luciano,

Comprei da marca AllMakes4x4, na próxima semana eu vou retirar as correias do motor e posto as fotos!

O pior de tudo é que não consigo achar em São Paulo a corrreia do alternador (7PK-1575 ou 7PK-1580). Eu só consegui a do ar-condicionado (4PK-1325).

Abraços,


Roberto qual a marca de correia você colocou???
Realmente 20 mil Km é pouco para essas correias, principalmente ar-condicionado que não é ligado em 100% das vezes que usamos a viatura, pelo menos no meu caso.
Um abraço.

Antonio C Ribeiro
14/01/2014, 12:12
Olá Pessoal

Acredito que não seja um problema comum, até porque eu pesquisei no fórum e não encontrei outros relatos. É uma peça muito simples e que tem apenas a função de esticar a correia, composta de um rolete e, no centro, um rolamento que é prensado e fechado com um grampo interno. Tudo muito simples.

No meu caso, o rolete saiu do rolamento, mas a correia permaneceu esticada e foi possível andar 70 km sem qualquer problema. Acho que eu poderia andar mais ainda. O problema maior seria a quebra do rolamento que viesse a impedir o giro normal da correia, mas isso não aconteceu.

Acabei de pegar a viatura. O mecânico trocou o conjunto rolete e rolamento, e também as correias a meu pedido. Total do conserto: R$ 380,00, peças + mão-de-obra. Não sei as marcas que ele utilizou, mas ele adquiriu as peças em revendedores confiáveis, como sempre faz.

Vale o registro que algum tempo antes eu estava ouvindo um barulho estranho naquela região do motor. Era um barulho baixo, típico de rolamento com defeito. Num primeiro momento eu pensei que poderia ser bomba d'água ou rolamento do alternador. Adiei um pouco a visita à oficina e a própria viatura se encarregou de me esclarecer a causa do barulho (rsrsrsrs).

Considero importante o proprietário conhecer bem o seu veículo, principalmente os barulhos de motor, suspensão, freios, etc., pois qualquer alteração é aviso de alguma coisa não está de acordo e pode antecipar uma manutenção ou verificação.

Abraços

Antônio C Ribeiro

Luciano Valois
14/01/2014, 14:51
Luciano,

Comprei da marca AllMakes4x4, na próxima semana eu vou retirar as correias do motor e posto as fotos!

O pior de tudo é que não consigo achar em São Paulo a corrreia do alternador (7PK-1575 ou 7PK-1580). Eu só consegui a do ar-condicionado (4PK-1325).

Abraços,

Roberto, ai em SP acho que você deve encontrar no Ror off road Tor off-road - Comércio e Serviços Ltda (http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=5)
Pelo menos eles tem no site, marca goodyear, liga lá e pergunta a medida, uma vez eu comprei uma do alternador com eles, acho que foi 1580 a medida, é até melhor pois não força tanto o conjunto. Boa sorte, valeu.

Luciano Valois
14/01/2014, 14:54
Esse mesmo Luciano!!!

a reforma era pra ter terminado no fim do ano mas tive vários imprevistos com peças que demoraram pra chegar e com o lanterneiro que desamassou a lata onde precisava (não me arrisquei a tentar fazer isso em alumínio). anda meio parada esses últimos dias pois estou esperando o compressor de ar que comprei chegar para começar a pintura, só temos um de 25litros aqui em casa e não é suficiente

nesse momento a viatura ja esta com a mecânica toda pronta e o novo 300tdi 2.8 funcionando redondinho!!! agora é pintar, montar a lataria e os acabamentos internos. não vejo a hora de rodar com ela :grin:

Abraço!!

Valeu Pedro, já tinha comprado esse rolamento uma vez para uma revisão que fiz no alternador original marelli que está de reserva, se não me engano tenho outro rolamento desse guardado, vou tratar de deixa-lo no cubbox da viatura, rsrsr.

Poxa a 110 vai ficar o bicho em, com esse 2.8 vai ficar o capeta, espero que termine logo e coloque a danada na estrada, rsrsr.
um abraço.

roberto.cardoso@ig.com.br
14/01/2014, 17:22
Valeu Luciano....

Tenho uma amigo que trabalha em Campinas... vou pedir pra ele pegar!

Aqui na capital tá difícil de encontrar!

Abraços,


Roberto, ai em SP acho que você deve encontrar no Ror off road Tor off-road - Comércio e Serviços Ltda (http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=5)
Pelo menos eles tem no site, marca goodyear, liga lá e pergunta a medida, uma vez eu comprei uma do alternador com eles, acho que foi 1580 a medida, é até melhor pois não força tanto o conjunto. Boa sorte, valeu.

Waldmartins
15/01/2014, 12:18
Falando em rolamentos e correias,

uma dúvida.

A VTR de vcs fica com um barulho ("chiado") nas correias (ou rolamento...não consigo identificar), após entrar na água ou andar em estrada de terra com muita poeira?

Esse barulho some depois de uns dias (qdo seca ou quando sai a poeira)... :pensativo:

Abs

Wald

roberto.cardoso@ig.com.br
20/01/2014, 11:13
Galera,

Conforme havia comentado segue foto das correias do alternador e ar-condicionado da AllMakes4x4! Rodaram 16.922KM durante 6 meses.

São bem baratas... mas pela KM acabaram muito rápido.

Abraços,