PDA

Ver Versão Completa : Defender. Puma. Perdeu. Tração.

Vinicimaes
12/01/2014, 20:55
Pessoal. Dia 6/12/13 saímos em três Defenders PUMA e uma Toyota SW4 rumo ao Chile através da Expedição Mão do Deserto. Este monumento fica localizado a 75 km ao sul de Antofagasta. Ocorre que me preparei e preparei a viatura, no caso a Bianca (defender 110 Puma ano 2010) e depois de percorridos apenas 320 km do primeiro dia de viagem, surgiu um barulho na transmissão quando desacelerava e acelerava novamente. Diria que um barulho um pouco além do normal, haja visto que a Bianca sempre teve, desde a primeira vez que dirigi ela, quando ela ainda estava com o Eder Bonesi, um tranquinho adicional. Detectado o barulho, percorri mais uns 15 km até que ela perdeu tração totalmente e um ruído semelhante a algo não adequadamente engrenado surgiu. Não teve nenhum barulho de quebra, apenas perdeu tração. Instalamos o cambão e puxamos ela até a cidade mais próxima, no caso a cidade de Pato Branco. Lá acionei o seguro e trouxe a Bianca de volta para Curitiba de plataforma. Parte dos acessórios de viagem e toda a bagagem deixei no hotel em pato branco e parte dos acessórios passei em Curitiba para a Verdinia (defender 110 puma ano 2011). No dia seguinte me desloquei até pato branco onde reencontrei o grupo e retomamos a viagem. Concluída a viagem, depois do merecido descanso, chegou a hora de avaliar o acontecido com a Bianca. Feitos alguns testes com o carro apoiado em cavaletes, conclui que o problema estava entre a saída da caixa de trocas e a entrada da caixa de transferencia, pois as trocas de marcha ocorriam normalmente e os cardans respondiam adequadamente a utilização do bloqueio e reduzida. Muita consulta ao acervo de manuais do iTunes e com a ajuda do Clemente Gauer, resolvi seguir para meu DIY e saquei a caixa de transferencia na minha oficininha no fundo do quintal. Ao retirar a caixa de transferencia, BINGO, minhas suspeitas e a aposta do Clemente se confirmaram. Ocorreu o seguinte, para acoplar a caixa de marchas MT82 da Ford Transit na caixa de transferencia LT230 da LANDROVER os engenheiros optaram por um eixo de extensão. Este eixo tem uma extremidade estriada que acopla numa luva na caixa da transit e na outra extremidade um estriado que acopla na caixa de transferencia. Provavelmente por falha de montagem e falta de lubrificação, as estrias junto a caixa da transit se desgastaram e perderam a capacidade de tração. Estas pecas (luva - LR030054 e eixo - TUD500024) eu encontrei na britcar por 139 libras e estão vindo pro brasil. Nas fotos a seguir vocês verificarão que houve desgaste apenas da metade da extensão das estrias denotando que a peça não estava completamente inserida na luva. Outra evidência foi que quando saquei a caixa de transferencia este eixo de extensão saiu junto, sendo que ele deveria ter ficado preso na luva da caixa de trocas pelo anel elástico existente. Resumindo, o reparo não será complicado e fica a dica para todos que tem defender PUMA. Se você observa um tranquinho anormal nas trocas de marcha e se observa um ruído semelhante ao de um chocalho quando força o conjunto em trilhas, na primeira oportunidade que tiver verifique a condição deste eixo de extensão. Com a ajuda do Clemente vimos várias postagens no forum Defender2 relatando situação bem semelhante. Fico a disposição para eventuais ajudas e esclarecimentos. Junto com o Clemente estou proejando e implementando uma melhoria para evitar futuros problemas desta natureza. Assim que tiver maiores detalhes público aqui.

henrique wamser
12/01/2014, 21:22
Ainda bem que foi aqui....mais ou menos perto!!!

Eder Bonesi
12/01/2014, 22:03
Amigo e irmão Vini. Acompanhei o seu relato desde o momento do problema. Como disse o Ique, ainda bem que estava em terras Brasilis. Mas sempre há o transtorno.
Vou aguardar as cenas dos próximos capítulos...Mas vc chegou a fala sobre este tema com o Prof Erasmo? Ele teve algum outro caso ou foi muito localizado na Bianca?
Como vc sabe, quarta aportaremos em CWB e vou pedir pra vc dar uma andada na Olívia e ouvir se há algo de diferente.
Iremos seguir viagem com o Troller. Pinheira...onde tudo começou.
Por hora, muito obrigado pelo relato e parabéns pela riqueza dos detalhes.
Forte abraço.

rodrigoboscardin
12/01/2014, 22:21
Amigo, tive a mesma situaçao com a minha puma se nao me enfano com uns 60k km. Eu fui arrancar em sinaleiro, e deu uns trancos, como se escapasse a reduzida, até que parou. Baixei a caixa e era exatamente este eixo. Conprei o novo na britcar e ficou ok. Bimos que o conujnto trabalha a seco, e o mecanico acha que teria q trabalhar banhado no oleo ou graxa. Na hora da montagem colocamos bastante graca ali e está ok.

Um barulho que tenho reparado, é em 5a. Ou 6a. marcha se deixar o pé a meio acelerador em descida, fica um barulho tipo roçando. Se apertar um
Pouco some e se soltar o pé tb some. Vc ja percebeu isso?

Abraço

Rodrigo

Vinicimaes
13/01/2014, 16:02
Grande Eder. Fui na Euro e conversei com o Helmut e com o Kleber, pois o Erasmo está de férias. O relato dele foi de que já houveram outros casos com PUMAS que foi resolvido com a troca do conjunto eixo/luva. Confesso que não fiquei satisfeito com o posicionamento deles e que estou com o projeto de melhoria já idealizado, aguardando apenas chegas as peças novas para implementar na Bianca, e daí sim, nunca mais ter problema com este tipo de situação. Para você ter uma ideia, este conjunto luva/eixo não é lubrificado, trabalha a seco mesmo e é travado por uma capa plástica e cinta hellermann. Pode isto?

Amigo e irmão Vini. Acompanhei o seu relato desde o momento do problema. Como disse o Ique, ainda bem que estava em terras Brasilis. Mas sempre há o transtorno.
Vou aguardar as cenas dos próximos capítulos...Mas vc chegou a fala sobre este tema com o Prof Erasmo? Ele teve algum outro caso ou foi muito localizado na Bianca?
Como vc sabe, quarta aportaremos em CWB e vou pedir pra vc dar uma andada na Olívia e ouvir se há algo de diferente.
Iremos seguir viagem com o Troller. Pinheira...onde tudo começou.
Por hora, muito obrigado pelo relato e parabéns pela riqueza dos detalhes.
Forte abraço.

Vinicimaes
13/01/2014, 16:06
Rodrigo, com quantos KMs está sua PUMA atualmente? Eu não percebo este barulho na Bianca e nem na Verdínia. Vou procurar reparar com mais atenção e daí te digo algo.

Gostaria de reforçar a dica aqui, se alguém for mexer com a empreagem de uma PUMA, não perca a oprtunidade de verificar o estado deste acoplamento luva/eixo. Assim que implementar a melhoria na Bianca postarei aqui fotos sobre o que foi realizado para que seja de amplo conhecimento.

Amigo, tive a mesma situaçao com a minha puma se nao me enfano com uns 60k km. Eu fui arrancar em sinaleiro, e deu uns trancos, como se escapasse a reduzida, até que parou. Baixei a caixa e era exatamente este eixo. Conprei o novo na britcar e ficou ok. Bimos que o conujnto trabalha a seco, e o mecanico acha que teria q trabalhar banhado no oleo ou graxa. Na hora da montagem colocamos bastante graca ali e está ok.

Um barulho que tenho reparado, é em 5a. Ou 6a. marcha se deixar o pé a meio acelerador em descida, fica um barulho tipo roçando. Se apertar um
Pouco some e se soltar o pé tb some. Vc ja percebeu isso?

Abraço

Rodrigo

rodrigoboscardin
13/01/2014, 16:58
Vinicius, minha Land está com +- 97 mil km. Pela quilometragem já está pra quebrar novamente... ou é esse eixo ou é diferencial que dá essa roncada...

Eu ia te perguntar justamente isso: se vc teria uma ideia de melhoria neste eixo.... quando fizer a melhoria avisa que também quero deixar esse eixo mais confiável.

Abraço

ocimarpelegrino
13/01/2014, 21:47
Vinicius, comecei a acompanhar sua viagem, mas depois sai de viagem e não li mais, cheguei hoje e graças a Deus foi tudo tranquilo a não ser por um fusível de 500A que queimou (nunca imaginei que o puma tinha um fusível tão forte assim). Comecei a matar a saudades do pessoal do fórum rsrsrs, vi seu relato e já me preocupei, ainda mais que o Rodrigo teve o mesmo problema.

Pelo que vc pesquisou, será que tem como se precaver deste problema? Abraço e parabéns pela jornada.

Vinicimaes
13/01/2014, 22:32
Ocimar. O negocio é ficar atento aos indícios/sintomas. Se seu carro não apresenta trancos nas trocas de marcha e não tem aquele barulho semelhante ao de um chocalho quando força em trilhas em marcha reduzida, não velo motivo para se preocupar. Recomendaria apenas para ficar atento e se for mexer com embreagem por exemplo, não custa dar uma olhada neste conjunto luva/eixo. Agora, se seu carro apresenta algo parecido, pode ir importando o conjunto luva/eixo pois já já você vai ficar na estrada. As pecas custam 139 libras na britcar. Os códigos dela estão no post e as melhorias postarei assim que implementa-las nas pecas novas.

Vinicius, comecei a acompanhar sua viagem, mas depois sai de viagem e não li mais, cheguei hoje e graças a Deus foi tudo tranquilo a não ser por um fusível de 500A que queimou (nunca imaginei que o puma tinha um fusível tão forte assim). Comecei a matar a saudades do pessoal do fórum rsrsrs, vi seu relato e já me preocupei, ainda mais que o Rodrigo teve o mesmo problema.

Pelo que vc pesquisou, será que tem como se precaver deste problema? Abraço e parabéns pela jornada.

ocimarpelegrino
14/01/2014, 09:48
Ocimar. O negocio é ficar atento aos indícios/sintomas. Se seu carro não apresenta trancos nas trocas de marcha e não tem aquele barulho semelhante ao de um chocalho quando força em trilhas em marcha reduzida, não velo motivo para se preocupar. Recomendaria apenas para ficar atento e se for mexer com embreagem por exemplo, não custa dar uma olhada neste conjunto luva/eixo. Agora, se seu carro apresenta algo parecido, pode ir importando o conjunto luva/eixo pois já já você vai ficar na estrada. As pecas custam 139 libras na britcar. Os códigos dela estão no post e as melhorias postarei assim que implementa-las nas pecas novas.

Valeu Vinicius :concordo:

vwinit
14/01/2014, 13:16
Ainda bem que foi aqui....mais ou menos perto!!!

:concordo:

Eder Bonesi
14/01/2014, 14:05
:concordo:
Seria um bom tema para o encontro LR 2014?
Profs. Vinicius e Clemente numa apresentação sobre a dureza, a cementação ou têmpera, o atrito, a qualidade do aço, a engenharia, o piloto?? Qual a verdadeira origem do problema?
Que venha 2014 MG / LR!
Abr.

rodrigoboscardin
14/01/2014, 14:16
Amigos, a minha quando quebrou, pelo que me lembre, não mandou recado antes não... em um sinaleiro pulou uns dentes das estrias e logo depois roçou tudo.,. ou talvez foi aumentando o tranco devagar e não percebi...

CGAUER
14/01/2014, 15:51
Origem: GAMBIARRA!

Para usarem o câmbio da Transit, precisaram alongar o powertrain para encontrar a caixa de transferência. Colocaram então o eixo de extensão um respectivo túnel de fixação.

Os "engenheiros" da LR percebendo que eventualmente o eixo soltaria da luva, colocaram um vestido de plástico sobre a emenda e prenderam tudo com cintas Hellerman.

É uma vergonha. Mas se tudo der certo o Vinicius vai encontrar uma solução Definitiva.

Abraços

Seria um bom tema para o encontro LR 2014?
Profs. Vinicius e Clemente numa apresentação sobre a dureza, a cementação ou têmpera, o atrito, a qualidade do aço, a engenharia, o piloto?? Qual a verdadeira origem do problema?
Que venha 2014 MG / LR!
Abr.

rodrigoboscardin
14/01/2014, 16:03
Clemente, nos sites gringos já não uma solução definitiva?

Cardosoland
14/01/2014, 16:30
Origem: GAMBIARRA!

Para usarem o câmbio da Transit, precisaram alongar o powertrain para encontrar a caixa de transferência. Colocaram então o eixo de extensão um respectivo túnel de fixação.

Os "engenheiros" da LR percebendo que eventualmente o eixo soltaria da luva, colocaram um vestido de plástico sobre a emenda e prenderam tudo com cintas Hellerman.

É uma vergonha. Mas se tudo der certo o Vinicius vai encontrar uma solução Definitiva.

Abraços

Clemente , Boa tarde
Estou negociando a compra de 90tinha 2008 Puma. Por seus comentários vc não recomenda a compra desse modelo certo?
Ainda em outro comentário disse que seu amigo chegou a devolver a Defender por quebras constante em garantia. Foi sorte minha dar uma busca aqui no fórum e deixar de negociar a Defender Puma ou posso dar continuidade nas negociações?Aguardo seu conselho, todos respeitamos muito sua experiencia. Porque é tão cara se é tão ruim? Será que em breve irá perder muito o valor de mercado? abraço

Vinicimaes
14/01/2014, 19:33
Pessoal, vou tentar traduzir a palavra GAMBIARRA do Clemente em imagens e demonstrar a sequência de montagem do conjunto luva/eixo de extensão que falhou na Bianca. A primária foto abaixo mostra a sequência de montagem, sendo, da direita para esquerda a luva, o eixo de extensão, a borracha amortecedora, a capa de fixação (que é plástica) e vai também uma cinta hellermann (acreditem nisto). A luva vai fixada por estrias e parafuso no eixo de saída na traseira da caixa de marchas (MT82). O eixo de extensão fica embutido no estriado da luva e teoricamente fixado por um grampo elástico (ver detalhe na foto) e tem sua fixação reforçada pela bucha de borracha, capa plástica e cinta hellermann. Pode isto? No meu caso o que ocorreu foi que a cinta hellermann rompeu-se, a capa plástica se soltou e o eixo de extensão se deslocou axialmente em direção a caixa de transferencia, reduzindo em muito a área de contato das superfícies estriadas. Com isto ocorreu um desgaste prematuro até que uma peça passou a girar em relação a outra, não transmitindo mais tração para a caixa de transferencia e consequentemente para as rodas. Resultado, fiquei na rua. Como estou pensando em consertar? Vou substituir as pecas por novas trazidas da Inglaterra e implementando uma melhoria. A propósito, a luva que estou importando já é de um código novo, substituído pela LANDROVER em função da fragilidade da original. Em relação a melhoria, minha idéia e abrir na luva 4 furos a 90 graus um do outro e neles fazer rosca na medida 3/8" pegando toda a espessura da luva. No eixo de extensão, exatamente no alinhamento das roscas da luva fazer 4 furos de diâmetro 1/2" com profundidade de aproximadamente 3/8". Montar o eixo na luva adequadamente lubrificado com graxa para junta homocinetica e instalar 4 parafusos de 3/8" sem cabeça e com sextavado interno, de forma que fiquem embutidos na luva. Estes parafusos NÃO DEVERÃO travar o eixo, pois pelo que analisei este eixo precisa ter um certo grau de liberdade em relação a caixa de transferencia. Depois de Fixados os parafusos através de leve remanchamento da rosca para que não se soltem, a idéia é montar a capa plástica com uma cinta hellermann apenas para conter a graxa. Acredito que com isto o conjunto terá vida longa. A única função dos 4 parafusos de 3/8" será impedir o movimento axial do eixo, atuando como um batente e não deixando-o se movimentar em direção à caixa de transferencia, garantindo assim o máximo contato entre as superfícies estriadas da luva e do eixo.

Deixo os colegas livres para comentários.

MFREITAG
14/01/2014, 22:18
Pessoal, vou tentar traduzir a palavra GAMBIARRA do Clemente em imagens e demonstrar a sequência de montagem do conjunto luva/eixo de extensão que falhou na Bianca. A primária foto abaixo mostra a sequência de montagem, sendo, da direita para esquerda a luva, o eixo de extensão, a borracha amortecedora, a capa de fixação (que é plástica) e vai também uma cinta hellermann (acreditem nisto). A luva vai fixada por estrias e parafuso no eixo de saída na traseira da caixa de marchas (MT82). O eixo de extensão fica embutido no estriado da luva e teoricamente fixado por um grampo elástico (ver detalhe na foto) e tem sua fixação reforçada pela bucha de borracha, capa plástica e cinta hellermann. Pode isto? No meu caso o que ocorreu foi que a cinta hellermann rompeu-se, a capa plástica se soltou e o eixo de extensão se deslocou axialmente em direção a caixa de transferencia, reduzindo em muito a área de contato das superfícies estriadas. Com isto ocorreu um desgaste prematuro até que uma peça passou a girar em relação a outra, não transmitindo mais tração para a caixa de transferencia e consequentemente para as rodas. Resultado, fiquei na rua. Como estou pensando em consertar? Vou substituir as pecas por novas trazidas da Inglaterra e implementando uma melhoria. A propósito, a luva que estou importando já é de um código novo, substituído pela LANDROVER em função da fragilidade da original. Em relação a melhoria, minha idéia e abrir na luva 4 furos a 90 graus um do outro e neles fazer rosca na medida 3/8" pegando toda a espessura da luva. No eixo de extensão, exatamente no alinhamento das roscas da luva fazer 4 furos de diâmetro 1/2" com profundidade de aproximadamente 3/8". Montar o eixo na luva adequadamente lubrificado com graxa para junta homocinetica e instalar 4 parafusos de 3/8" sem cabeça e com sextavado interno, de forma que fiquem embutidos na luva. Estes parafusos NÃO DEVERÃO travar o eixo, pois pelo que analisei este eixo precisa ter um certo grau de liberdade em relação a caixa de transferencia. Depois de Fixados os parafusos através de leve remanchamento da rosca para que não se soltem, a idéia é montar a capa plástica com uma cinta hellermann apenas para conter a graxa. Acredito que com isto o conjunto terá vida longa. A única função dos 4 parafusos de 3/8" será impedir o movimento axial do eixo, atuando como um batente e não deixando-o se movimentar em direção à caixa de transferencia, garantindo assim o máximo contato entre as superfícies estriadas da luva e do eixo.

Deixo os colegas livres para comentários.

:concordo: Boa ideia Vinícius, eu acho que vai funcionar sim. Lamentável a solução que os engenheiros da Land Rover deram para essa peça tão importante. Nada que um "jeitinho brasileiro" não resolva....
Aguardamos fotos da solução montada! Divirta-se!

Abraço,

Meccano
15/01/2014, 02:10
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/desenhos%20e%20modelos/LUVA-PUMA_zps02580c78.jpg (http://s657.photobucket.com/user/ambotelho/media/desenhos%20e%20modelos/LUVA-PUMA_zps02580c78.jpg.html)

Olá Vinícius, uqe problemão em cara!! Tem umas gambis-remendo inimagináveis nesse mundo da industria de série!
Imagina o que custaria repuxar uma peça em chapa na forma de um copo com um furo no centro e pronto, estaria bem resolvido já era!

...se eu tivesse uma Puma, faria mais ou menos isso, só que usando fibra, laminaria um copo e fixaria com dois parafusos não passantes na luva, ficaria bem forte acho!
Talvez fosse menos invasivo e com poucos furos em peças vitais, peças de têmpera que da trabalho para as brocas.

Ótimo que a coisa caminha para a solução e o melhor disso tudo foi que voce não perdeu a viagem e ganhou um carro confiavel... pelo menos até a proxima mel*a que der eheh!

Abração

Hugo4x4
15/01/2014, 07:34
Vinícius

Nome bonito "cinta Hellermann", por aqui chamado de "enforca gato".
O que segura o mecanismo é o anel trava, sistema igual ao utilizado nas homocinéticas, o problema é que a graxa necessária para lubrificar sai do lugar por romper a cinta ou por este sistema não vedar bem.
Procura colocar uma coifa de homocinética em lugar da capa atual e veja no manual do Puma que diz ter graxa nesse local.

Vinicimaes
15/01/2014, 08:28
Hugo. O manual da PUMA não faz referência ao uso de graxa neste local. A diferença entre o anel trava das homocinéticas e o deste caso, é que o anel das homocinéticas tem seção quadrada e o deste acoplamento tem seção cilindrica, além da pressão de montagem. Para desmontar uma homicinética você precisa comprimir o anel trava com um alicate, e neste acoplamento basta apenas puxar com um pouquinho a mais de força. Mas gostei do que mencionou, quem sabe possa também substituir o anel trava por um de seção quadrada, fazendo logicamente os ajustes por usinagem no eixo e na luva para receber um anel de seção quadrada. Vou pensar nisto também.

Vinícius

Nome bonito "cinta Hellermann", por aqui chamado de "enforca gato".
O que segura o mecanismo é o anel trava, sistema igual ao utilizado nas homocinéticas, o problema é que a graxa necessária para lubrificar sai do lugar por romper a cinta ou por este sistema não vedar bem.
Procura colocar uma coifa de homocinética em lugar da capa atual e veja no manual do Puma que diz ter graxa nesse local.

walter77
15/01/2014, 10:39
Vinícius,

Vou acompanhando o tópico Vinícius, muito bom reunir mais informações sobre a Puma que são tão poucas por aqui. Quando tu retornou de Pato Branco para Curitiba com a Branca na plataforma não cogitou ir com a 110 300 tdi? Abraço e mais uma vez parabéns pela expedição.

conan
15/01/2014, 15:07
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/desenhos%20e%20modelos/LUVA-PUMA_zps02580c78.jpg (http://s657.photobucket.com/user/ambotelho/media/desenhos%20e%20modelos/LUVA-PUMA_zps02580c78.jpg.html)

Olá Vinícius, uqe problemão em cara!! Tem umas gambis-remendo inimagináveis nesse mundo da industria de série!
Imagina o que custaria repuxar uma peça em chapa na forma de um copo com um furo no centro e pronto, estaria bem resolvido já era!

...se eu tivesse uma Puma, faria mais ou menos isso, só que usando fibra, laminaria um copo e fixaria com dois parafusos não passantes na luva, ficaria bem forte acho!
Talvez fosse menos invasivo e com poucos furos em peças vitais, peças de têmpera que da trabalho para as brocas.

Ótimo que a coisa caminha para a solução e o melhor disso tudo foi que voce não perdeu a viagem e ganhou um carro confiavel... pelo menos até a proxima mel*a que der eheh!

Abração

O mecano, isso ta parecendo tranmimento de pensacao, o mecanico esta trocando a embreagem e comentei com vc sem entrar em detalhes. as pecas estava saindo da luva e ja estava marcado. ja e estao aqui na mesa agora.
vou fazer essa capa de fibra e so me oriente como fazer o isolamento certo para nao colar tudo.
pega leve enao assusta os ome kkkkk

CGAUER
15/01/2014, 15:14
Cardoso,

o motor Puma em si está alinhado aos motores dos demais fabricantes, tanto nas qualidades quanto nos problemas. É um motor de comportamento refinado e respeita as leis de emissões vigentes, porém introduziu uma ENORME complexidade que torna a solução de eventuais problemas bastante complicado, como acontece nas demais marcas.

Todo Defender requer um certo grau de interação do proprietário para garantir total confiabilidade. Eu levei 3 meses para pegar um 110 praticamente zero e deixar tudo 100%. No Puma também é importante terminar alguns detalhes, como o eixo de extensão.

Hoje a chance de ter problemas com uma Puma é menor que com um Tdi, afinal as 300tdi estão com no mínimo 9 anos de uso, e só vende Defender quem não está satisfeito... Achar uma 300Tdi em bom estado é BEM, BEM difícil.

Minha questão com as Pumas é filosófica. Eu entendo que o Defender, assim como seus precursores, foi feito para ser um veículo simples, sem eletrônica, de fácil manutenção cujos componentes possam ser substituídos facilmente.

Em razão da pressão por menores emissões não tivemos escolha, surgiram os motores Comon Rail. Hoje para trocar um injetor, só com computador, e um procedimento que transcende o conhecimento de qualquer reles mortal, nem falar do custo desta tecnologia de ponta e sua relativa sensibilidade as intempéries da vida e do combustível nacional.

Muitos tentam comparar o comon rail a injeção eletrônica, que colocou uma pá de cal sobre o carburador. Infelizmente não é a mesma coisa. O sistema de comon rail é infinitamente mais complexo e propenso a falhas que um sistema de injeção eletrônica de gasolina.

Resumindo, a escolha por um Defender eletrônico ou mecânico deve ser particular. Para meu tipo de uso, viagem pelo nada, abastecendo em lugares suspeitos, minha escolha é clara; 300tdi (pela simplicidade) ou Hilux (por conta da rede de assistência).

Postos que frequentamos nesta ultima viagem:

Tolar Grande | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/cgauer/11818591054/in/set-72157639501038915)
Tolar Grande | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/cgauer/11818179245/in/set-72157639501038915)

Ultima viagem:

Punas andinas 2014 ? um álbum no Flickr (http://www.flickr.com/photos/cgauer/sets/72157639501038915/)

Grande abraço

Clemente

Clemente , Boa tarde
Estou negociando a compra de 90tinha 2008 Puma. Por seus comentários vc não recomenda a compra desse modelo certo?
Ainda em outro comentário disse que seu amigo chegou a devolver a Defender por quebras constante em garantia. Foi sorte minha dar uma busca aqui no fórum e deixar de negociar a Defender Puma ou posso dar continuidade nas negociações?Aguardo seu conselho, todos respeitamos muito sua experiencia. Porque é tão cara se é tão ruim? Será que em breve irá perder muito o valor de mercado? abraço

batiati
15/01/2014, 16:03
... afinal as 300tdi estão com no mínimo 9 anos de uso, e só vende Defender quem não está satisfeito... Achar uma 300Tdi em bom estado é BEM, BEM difícil.

Que tal esse:::: :pipoca:
Carro Land Rover-DEFENDER-LAND ROVER DEFENDER 2.5 STD 110 4X4 TURBO DIESEL 4P MANUAL-2005 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-std-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2005/10985693)

CARRO DE COLECIONADOR! SEM EXAGERO O DEFENDER MAIS NOVO DO BRASIL! COMPREI 0km NA CONCESSIONÁRIA PARA GUARDAR, NUNCA ANDOU NA TERRA! CARRO EM ESTADO DE 0km com apenas 17 mil km! ÚLTIMO ANO COM MOTOR 300 tdi. RARIDADE! MOTIVO DA VENDA, COMPRA DE IMÓVEL! Não existe mais Defender 0km à venda! Vai com as rodas originais. OPORTUNIDADE ÚNICA!

Vinicimaes
15/01/2014, 17:46
Olha, confesso que pensei sim em ir com a Tdi, mas quando pensei pra onde ia, o calor que enfrentaria e a eficiência do ar condicionado da tdi e da puma, optei pela puma, que inclusive foi e voltou numa boa. Não abri o capo nem para repor a água do limpador de parabrisa.

Vinícius,

Vou acompanhando o tópico Vinícius, muit bom reunir mais informações sobre a Puma que são tão poucas por aqui. Quando tu retornou de Pato Branco para Curitiba com a Branca na plataforma não cogitou ir com a 110 300 tdi? Abraço e mais uma vez parabéns pela expedição.

Luciano Valois
15/01/2014, 18:05
Carro Land Rover-DEFENDER-LAND ROVER DEFENDER 2.5 STD 110 4X4 TURBO DIESEL 4P MANUAL-2005 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-std-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2005/10985693)

CARRO DE COLECIONADOR! SEM EXAGERO O DEFENDER MAIS NOVO DO BRASIL! COMPREI 0km NA CONCESSIONÁRIA PARA GUARDAR, NUNCA ANDOU NA TERRA! CARRO EM ESTADO DE 0km com apenas 17 mil km! ÚLTIMO ANO COM MOTOR 300 tdi. RARIDADE! MOTIVO DA VENDA, COMPRA DE IMÓVEL! Não existe mais Defender 0km à venda! Vai com as rodas originais. OPORTUNIDADE ÚNICA!

E olhe que essa viatura, olhando por foto, precisa de muitos mimos que nós gostamos como, sensor de nível no vaso de expansão, bujões metálicos/latão no sistema de arrefecimento. O aconteceu com o estepe na porta trazeira??? trincou a porta??? E o abafador de borracha que fica sob o motor, porque não está lá??? A "flauta", na parte superior onde passa água do sistema da arrefecimento está meia escura. Pneu mud e nunca andou na terra??? Sei não.
Tem que ver caixas, eixos, etc.
As TDi inteiras estão difíceis de achar mas essa ai não achei muito com cara de colecionador não.

Essa aqui tá parecendo mais com cara de colecionador do que a 110 com preço de Puma:::
Carro Land Rov 5a8 er-DEFENDER-LAND ROVER DEFENDER 2.5 90 SOFT TOP 4X4 TURBO INTERCOOLER DIESEL 2P MANUAL-1998 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-90-soft-top-4x4-turbo-intercooler-diesel-2p-manual/2-portas/1998/11002631)

Vinicimaes
19/01/2014, 10:26
Pessoal. Retomando o foco do tópico, fizemos os testes de melhoria na peça velha enquanto não chegam as novas. Pelas informações da transportadora, as pecas novas estão agora em São Paulo e já liberadas pela alfândega. Acredito que né terça ou quarta-feira as pecas já estejam comigo e indo para Usinagem. Decidi pela implementação de quatro parafusos sem cabeça com sextavado interno atuando como batente, e montagem com graxa para junta homocinetica.

aeroboero
19/01/2014, 13:58
Também não achei com cara de colecionador. O colecionador de verdade mantém o carro original, nem película no vidro ele coloca. E principalmente, não coloca um pneuzão gigante como esse. Acho muito estranho quando um vendedor começa o papo com essas contradições. Se o carro andou 17 mil km, e nenhum desses km foi na terra, para que gastar uma nota preta instalando esse trambolho de pneu de terra e essas rodas no carro? Aliás, eu acredito que esse carro foi projetado para andar com pneus de dimensões bem diferentes do que essa. Sou leigo, mas acredito que um pneu desse tamanho não deve fazer bem ao carro.
Isso sem citar o Contran, que fala que o pneu não pode ultrapassar os limites externos do para-lama. Esse carro seria multado, creio eu.

Djalma Inoue
19/01/2014, 14:24
Realmente muito estranho, se o cara não faz trilha porque trocou as rodas e quando vender vai com as rodas originais???? Nem para fazer uma maquiagem este indivíduo serve kkkkk mostrar uma viatura desta em fotos e ainda dizer que é carro de colecionador então a minha 2005 é zero KKKKKKK se for vender quero R$ 400.000,00 rsrsrs mesmo com esta oferta vou pensar pois a minha só tem 136.000 km. :banido:

447446 447447

Desculpe o arranhadinho no para choque já comprei assim kkkkkk. :cool:

Vinicimaes
20/01/2014, 17:19
Pessoal. Parece inacreditável, mas as pecas que foram liberadas na Inglaterra as 17 horas de sexta-feira dia 17/01, chegaram às minhas mãos em Curitiba às 11 horas da manhã desta segunda-feira dia 20/01 por intermédio da DHL transportadora. Simplesmente fantástico. Apenas a título de comparação, comprei dia 08/01 pelo site da fnac um notebook que ainda não chegou por conta da incompetência da transportadora TOTAL EXPRESS. Mas tudo bem. Seguem abaixo algumas fotos das peças novas para conhecimento de todos. Hoje ainda as peças estão indo para o centro de Usinagem que implementara as melhorias que acredito resolverão para sempre este problema. Assim que retornarem da Usinagem, posto fotos do serviço realizado.

CGAUER
20/01/2014, 17:24
Legal!

Boa sorte no processo!

Pessoal. Parece inacreditável, mas as pecas que foram liberadas na Inglaterra as 17 horas de sexta-feira dia 17/01, chegaram às minhas mãos em Curitiba às 11 horas da manhã desta segunda-feira dia 20/01 por intermédio da DHL transportadora. Simplesmente fantástico. Apenas a título de comparação, comprei dia 08/01 pelo site da fnac um notebook que ainda não chegou por conta da incompetência da transportadora TOTAL EXPRESS. Mas tudo bem. Seguem abaixo algumas fotos das peças novas para conhecimento de todos. Hoje ainda as peças estão indo para o centro de Usinagem que implementara as melhorias que acredito resolverão para sempre este problema. Assim que retornarem da Usinagem, posto fotos do serviço realizado.

Vinicimaes
21/01/2014, 18:37
Pessoal, conforme prometido ontem, seguem fotos da melhoria implementada. Defini pela instalação da luva conforme manual, ou seja, aquecimento da luva a 100*C, montagem e aplicação de torque de 210 Nm. Remove o parafuso, aplica trava rosca e aperta com 180 Nm. Na sequência montagem do eixo lubrificado com graxa para junta homocinetica travado pelo anel elástico original e pelos 4 parafusos sem cabeça com sextavado interno M8 que funcionarão como batente. Estes quatro parafusos não serão apertados até o final, permitindo assim pequeno movimento do eixo em relação a luva, como original. Estes 4 parafusos serão montados com trava rosca e um leve remanche na entrada da rosca na luva, para evitar que se soltem por vibração. Depois será montado o anel de borracha e a capa plástica, só que pretendo travar a capa com fita isolante do tipo Autofusão, daquelas que com a aplicação acaba ocorrendo a fusão das voltas aplicadas formando uma camada mais espessa de borracha isolante. Feito isto vira a montagem do casco de acoplamento que une o casco da caixa de trocas à caixa de transferencia. Depois a caixa, os sensores, o carda e dai acredito que só alegria. Assim que der conto mais.

Djalma Inoue
21/01/2014, 19:04
Vinicius, não sei não se a fita de alta fusão vai servir a este propósito ela é muito boa nas para fazer a função que o "enforca gato" tem, talvez se vc colocar por cima dele daria um resultado melhor. Acredito que ela não deve aguentar devido a força centrífuga e o calor.

Pessoal, conforme prometido ontem, seguem fotos da melhoria implementada. Defini pela instalação da luva conforme manual, ou seja, aquecimento da luva a 100*C, montagem e aplicação de torque de 210 Nm. Remove o parafuso, aplica trava rosca e aperta com 180 Nm. Na sequência montagem do eixo lubrificado com graxa para junta homocinetica travado pelo anel elástico original e pelos 4 parafusos sem cabeça com sextavado interno M8 que funcionarão como batente. Estes quatro parafusos não serão apertados até o final, permitindo assim pequeno movimento do eixo em relação a luva, como original. Estes 4 parafusos serão montados com trava rosca e um leve remanche na entrada da rosca na luva, para evitar que se soltem por vibração. Depois será montado o anel de borracha e a capa plástica, só que pretendo travar a capa com fita isolante do tipo Autofusão, daquelas que com a aplicação acaba ocorrendo a fusão das voltas aplicadas formando uma camada mais espessa de borracha isolante. Feito isto vira a montagem do casco de acoplamento que une o casco da caixa de trocas à caixa de transferencia. Depois a caixa, os sensores, o carda e dai acredito que só alegria. Assim que der conto mais.

MFREITAG
21/01/2014, 21:20

Vinícius,

Eu também não confiaria na fita de alta fusão devido a força centrifuga de rotação do eixo.....com certeza vai soltar nos primeiros km. Utilize uma boa fita Hellerman ou então aquelas fitas de inox utilizadas para fixar termotape no escapamento.

Abs,

Vinicimaes
22/01/2014, 06:45
Marcos e Djalma. Concordo com vocês. Apesar de agora a capa ter apenas a função de conter a graxa, apliquei a fita depois de ter instalado uma cinta reforçada conforme original e duas voltas de arame de inox. Se notarem na foto verão o caroço da hellermann. Outra coisa, coloquei um feltro verde para ajudar a conter a graxa. A propósito a caixa já está no lugar. Hoje devo concluir a instalação e voltar a rodar feliz da vida com a Bianca e com a certeza de que em outro lugar não teria um resultado como o que consegui.

Vinícius,

Eu também não confiaria na fita de alta fusão devido a força centrifuga de rotação do eixo.....com certeza vai soltar nos primeiros km. Utilize uma boa fita Hellerman ou então aquelas fitas de inox utilizadas para fixar termotape no escapamento.

Abs,

CGAUER
22/01/2014, 09:03
Vini, acredito que a solução será definitiva.

Quanto a auto-fusão, não se preocupe, ela resiste muito bem ao calor.

Vida longa a todos os LR!

Abs

Clemente

Vinicimaes
23/01/2014, 10:03
Vida longa Clemente.

Infelizmente ontem não consegui trabalhar no carro, cheguei tarde do trabalho e cansado. Mas acho que hoje acabo. Realmente como você ostou no face, as DEFENDERS são terminadas em casa, daí fica muito oportuno o adesivo que a Milena está vendendo na 4Explorers, já pedi para a Katia encomendar o meu.

Grato pelo constante apoio que sempre tem dado a mim e a todos aqui do forum.

Vini, acredito que a solução será definitiva.

Quanto a auto-fusão, não se preocupe, ela resiste muito bem ao calor.

Vida longa a todos os LR!

Abs

Clemente

Vinicimaes
25/01/2014, 13:04
Pessoal. Todos os trabalhos concluídos com sucesso. Foi meu DIY mais complexo até agora. Rodei hoje com a Bianca por 50 km e tudo certo. Tive que trocar o sensor de indicação de acionamento do bloqueio pois no desconectar o plug acabou desconectando o fio no sensor. Peguei o sensor e fui até uma autopeças de minha confiança e pedi ao atendente. Você tem o sensor do bloqueio da defender? Ele respondeu de pronto. NÃO TENHO. Ai eu mostrei o sensor pra ele e de pronto ele respondeu. Mas este é o interruptor da luz de ré do uno. Ai PASMEN, é o mesmo. Quando precisarem deste sensor é só pedir pelo interruptor da luz de ré do Palio, Tempra e Uno. Paguei R$ 22,00 reais na peça. Resumindo, foi muito legal este DIY e como diz o Clemente Gauer, a Defender é um carro que se termina em casa e portanto faz jus ao adesivo que a Milena da 4Explorer vende, que diz que a Landrover está a 65 anos transformando proprietários em mecânicos.

ocimarpelegrino
27/01/2014, 19:54
Pessoal. Todos os trabalhos concluídos com sucesso. Foi meu DIY mais complexo até agora. Rodei hoje com a Bianca por 50 km e tudo certo. Tive que trocar o sensor de indicação de acionamento do bloqueio pois no desconectar o plug acabou desconectando o fio no sensor. Peguei o sensor e fui até uma autopeças de minha confiança e pedi ao atendente. Você tem o sensor do bloqueio da defender? Ele respondeu de pronto. NÃO TENHO. Ai eu mostrei o sensor pra ele e de pronto ele respondeu. Mas este é o interruptor da luz de ré do uno. Ai PASMEN, é o mesmo. Quando precisarem deste sensor é só pedir pelo interruptor da luz de ré do Palio, Tempra e Uno. Paguei R$ 22,00 reais na peça. Resumindo, foi muito legal este DIY e como diz o Clemente Gauer, a Defender é um carro que se termina em casa e portanto faz jus ao adesivo que a Milena da 4Explorer vende, que diz que a Landrover está a 65 anos transformando proprietários em mecânicos.

Vinicius, valeu por compartilhar o lance do sensor, vou anotar no meu caderninho para consultas futuras.
Parabéns pelo DIY.
Abraço

Vinicimaes
27/01/2014, 21:34
Ocimar, obrigado por ter acompanhado o meu DIY e espero que ele seja muito útil para todos nos.

se precisar de algum apoio é só avisar. Estou à disposição.

Vinicius, valeu por compartilhar o lance do sensor, vou anotar no meu caderninho para consultas futuras.
Parabéns pelo DIY.
Abraço

rodrigoboscardin
27/01/2014, 23:56
Ocimar, hj saiu uma duvida.. Esse eixo/luva não pode se movimentar para frente e para trás ou pouco (como uma espiga de cardã) e com os batentes que vc colocou ficaria "travado"?

Abraços

Rodrigo

Vinicimaes
28/01/2014, 07:55
Rodrigo. Discutindo o assunto com o Clemente pensamos nesta hipotese, e por isto que não apertei os parafusos até o final. Os parafusos em relação ao furo feito na luva tem uma folga de 1,5 mm no diâmetro, ou seja, não existe rigidez entre o eixo e a luva, os batentes tem apenas a função de não deixar o eixo se deslocar axialmente em relação à luva para não perder cotato com as estrias. só isto, ok? Se tiver mais alguma duvida avise.

Ocimar, hj saiu uma duvida.. Esse eixo/luva não pode se movimentar para frente e para trás ou pouco (como uma espiga de cardã) e com os batentes que vc colocou ficaria "travado"?

Abraços

Rodrigo

rodrigoboscardin
28/01/2014, 10:02
Blz, obrigado!!

conan
29/01/2014, 17:00
a quem interessar, fizemos as duas vtrs puma, a minha e a de outra pessoa que entrou na oficina com o eixo fora tambem, mas fizemos como a sugestao do meccano.
feita a capa externa e so DOIS FUROS ficou muito bom e sem encher os eixos tao importantes de furos. isso nao e mecanica limpa, desculpem os colegas.
e se os eixos deslocarem, ainda vai ter cisalhamento dos parafusos, fuja disso.

Vinicimaes
29/01/2014, 20:06
Beleza Conan. Obrigado pelos comentários e não precisa pedir desculpas não, o forum serve pra isto mesmo, para que as pessoas manifestem com educação as suas visões sobre os tópicos.

a quem interessar, fizemos as duas vtrs puma, a minha e a de outra pessoa que entrou na oficina com o eixo fora tambem, mas fizemos como a sugestao do meccano.
feita a capa externa e so DOIS FUROS ficou muito bom e sem encher os eixos tao importantes de furos. isso nao e mecanica limpa, desculpem os colegas.
e se os eixos deslocarem, ainda vai ter cisalhamento dos parafusos, fuja disso.

conan
30/01/2014, 14:41
ahhhh sei..

Eder Bonesi
31/01/2014, 12:42
Rodrigo. Discutindo o assunto com o Clemente pensamos nesta hipotese, e por isto que não apertei os parafusos até o final. Os parafusos em relação ao furo feito na luva tem uma folga de 1,5 mm no diâmetro, ou seja, não existe rigidez entre o eixo e a luva, os batentes tem apenas a função de não deixar o eixo se deslocar axialmente em relação à luva para não perder cotato com as estrias. só isto, ok? Se tiver mais alguma duvida avise.

Grande Vini. Será que vale a pena abrir a minha caixa (agora com 12.000 km) e fazer este serviço preventivamente?
Furar a luva e travar o movimento axial do eixo?
Ou seria melhor importar o conjunto (novo part number), já sem o arredondamento no inicio dos entalhes internos??
O que você sugere fazer, neste caso onde aparentemente o conjunto eixo / luva não tem o desgaste mostrado / fotografado por vc, da Bianca?? O barulhinho tlec tlec durante as trocas de marcha já demostram haver folga / deslocamentos no sentido axial.
Abraço e obrigado por compartilhar o problema, fotos, s/n e a solução engenhosa.

alexsmith
30/08/2016, 22:58
Solução da Ashcroft para este problema de não-lubrificação do estriado entre a caixa de marcha e a t-case: http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/mt82-output-shaft-kit.html