PDA

Ver Versão Completa : Pontas de eixo e diferencial



jeep4x4podre
12/01/2014, 15:02
Aí pessoal preciso de um help. Troquei as pontas de eixo por eixos flutuantes, mais resistentes que os originais. Eles são de uma marca muito conhecida, entretanto eles já estão apresentando fadiga. Um mecânico da zona sul de sp estranhou o desgaste das estrias da pontas de eixo, mas o fato é que cedo ou tarde preciso trocá-las. Motivos para esse desgaste podem ser carro mais pesado por kit gnv dois cilindros e carroceira mais pesada trocada recentemente, saídas mais fortes, falta de manutenção. Dia desses quebrou uma peça do sistema, nem lembro mais, acho que um rolamento, que fez com que a ponta de eixo saísse da roda, e foi por conta disso que descobri o desgaste prematuro nas estrias. Outra indicação de problema é pequenas falhas na tração quando o jipe parte da imobilidade. Minhas dúvidas são as seguintes: qual as melhores marcas de ponta de eixo atualmente? Qual a peça que faz a ligação entre a ponta de eixo e o diferencial? Seria a planetária ? Seria melhor trocar essa peça também ? Obrigado.

Stevan Franzol
12/01/2014, 18:41
Qual é a marca que voce comprou ?

Vadão Barracão4x4
19/01/2014, 18:49
Aí pessoal preciso de um help. Troquei as pontas de eixo por eixos flutuantes, mais resistentes que os originais. Eles são de uma marca muito conhecida, entretanto eles já estão apresentando fadiga. Um mecânico da zona sul de sp estranhou o desgaste das estrias da pontas de eixo, mas o fato é que cedo ou tarde preciso trocá-las. Motivos para esse desgaste podem ser carro mais pesado por kit gnv dois cilindros e carroceira mais pesada trocada recentemente, saídas mais fortes, falta de manutenção. Dia desses quebrou uma peça do sistema, nem lembro mais, acho que um rolamento, que fez com que a ponta de eixo saísse da roda, e foi por conta disso que descobri o desgaste prematuro nas estrias. Outra indicação de problema é pequenas falhas na tração quando o jipe parte da imobilidade. Minhas dúvidas são as seguintes: qual as melhores marcas de ponta de eixo atualmente? Qual a peça que faz a ligação entre a ponta de eixo e o diferencial? Seria a planetária ? Seria melhor trocar essa peça também ? Obrigado.
Boa tarde meu camarada,pelo sua pergunta o que entendi que 1 voce tem que saber sobre o fabricante do conjunto que voce comprou ,envolve varios fatores como cimentação do material ou seria dureza, rolamentos de boa qualidade. se o material que vc comprou for de boa qualidade verificar folgas na planetaria e condições das mesmas.provavelmente este problema decorre o por conta de sua planetária.Na troca das planetarias vale apena gastar um pouco mais e colocar originais mesmo porque a mão de obra para o serviço não é barata,e a durabilidade será muito melhor.Espero que possa ter ajudado de alguma forma abraço boa sorte.

LUCIANO PORFIRIO DA SILVA
28/01/2014, 00:20
Boa noite

quanto as pontas de eixo, as estrias nao devem apresentar desgaste de forma alguma, pois tem apenas a função de engate com a planetaria e sistema externo ao diferencial
o desgaste observado pode ser ocasionado pelo movimento transversal "a ponta entrando e saindo da planetaria"
isoo seria um mal ajuste ou mal dimensional no comprimento das mesmas, tambem pode ser ocasionado por folga nas buchas de calço interna ao diferencial e externa na manga de eixo

o material para a execução, deve ser um cromo niquel das seguintes familias 4340 4320 ou 8620 e pode tambem ser em outros
este tipo de material sera temperado e revenido, não se aplicando a cementação, pois tratamos de um conjunto de torção e não tração.
a cementação para este caso, ocasionaria a quebra do material, quando em trabalho

para ter um conjunto bom o material deveria ser esferiodizado ou seja submetido a aquecimentos e resfriamentos controlados em tempos e rampas de temperaturas, apos isso austenitizado "temperado" e revenido para desorientar o reticulo do material a trincas e quebras

outro fato importante e a quebra da estrutura por forjameto e a permanencia do material no banho de resfriamento da tempera para a total converção da austenita para martencita ou até Bainita

sempre sobrara no reticulo do material uma estrutura prejudicial chamada austenita retida que só sera eliminada com um tratament chamado sub zero, com nitrogênio liquido a -194 abaixo de zero

dai vc teria uma ponta de eixo de acordo

é claro que isso custaria muito caro para um unico conjunto, sem contar o fato de que estas informações e técnicas são de conhecimento de poucos, dai tem muita gente vendendo o que nçao conhece, achando que conhece, mas é isso

nao desanime agora vc tem o que perguntar ao fornecedor

principalmente adureza da ponta de eixo

um grande abraço

att:

Porfirio