Conectar

Ver Versão Completa : DIESEL X GASOLINA - (Novas Técnologias)

M_Gross
11/01/2014, 19:19
Pessoal, sei que muitos vão torcer de imediato o nariz e dizer ... "de novo esse assunto":???:... mas peço que analisem com atenção os pontos que vou colocar abaixo antes de ignorar o tópico.

Sabemos que o assunto é antigo (muito), mas não podemos esquecer que estamos sempre em evolução, tanto em matéria de veículos, como em matéria de combustível, inclusive seus preços (Evolução???):freaking:.

E olhando assim, todos os tópicos que vejo sobre esta questão, os usuários se agarram nos mesmos pontos para defender sua posição, mas, será que esses pontos continuam com os mesmos fatores?
Antes as discussões eram com veículos até 03/04/05, mas não podemos esquecer que já estamos em 2014, ou seja, todos que procuram um carro pra comprar, mesmo usado (90% das pessoas), está procurando veículos entre 2006 a 2011, que diferem bastante nas características dos anteriores.

Exemplos:

Consumo: Antes o parâmetro era comparar Gasolina v6 e v8 contra Diesel 2.5, 2.8 e 3.0 mas hoje já temos viaturas 4X4 (Hilux, Triton) consumindo 8 a 9 na gasolina, praticamente o mesmo do Diesel.

Preço do Combustível: A diferença do Diesel pra Gasolina está cada vez menor, hoje temos Diesel a 2,50 e Gasolina a 2,90. (Preços médios) no Brasil. Em outros países do Mercosul, o preço já é o mesmo.

Torque: Diesel (ainda) leva vantagem. Digo ainda porque olhando as fichas de alguns veículos, a Pajero Full, por exemplo, já entrega 38kgfm aos 2.000rmp. Isso é de fato uma evolução, pois nos motores mais antigos, isso só era possível depois dos 3.500rpm.
Ahh.. mas isso é na Full, sim é, mas a tendência é a evolução descer sempre para veículos de nível inferior.

Medo de Água: O argumento é sempre de que o Diesel se dá melhor na água, bom, de fato é, mas será que é tanto assim mesmo??

Durabilidade: Hoje com os novos motores Diesel HSR, a durabilidade entre ambos é a mesma, ficando entre 250k a 350k para 1ª retífica. (Aqui é média, logo vai aparecer alguém que teve que fazer o motor com 100k e coisa e tal.. mas entendo isso como pontual, pois depende do uso. Todos falam mal da HPE mas tem muitos motores com 300k.)

Simplicidade: Simplicidade??? (Motor+Turbo+Intercooler+Bomba+Common Rail, etc):discordo: hoje não combina mais com os novos motores Diesel, um exemplo é o pessoal que vai viajar e já fica se preocupando onde tem S10, sem falar na quantidade de sensores que tem e se der problema... para tudo.

Confiabilidade: Humm isso está muito mais ligado a manutenções preventivas do que necessariamente o tipo do motor.(minha opinião) Além do que, pela complexidade, basta um Diesel batizado que já era, e torça que apenas a limpeza do sistema seja suficiente, pois os novos sistemas eletrônicos com CR não aceitam bem isso e raramente você sai dessa sem alguma peça quebrada na bomba.
Pra gasolina, também da problema, mas basta jogar fora o combustível sem maiores problemas. (Talvez velas, mas muito mais fácil resolver problemas com velas do que com um sistema CR)

Depreciação: Fiquei impressionado com isso, mas a depreciação com veículos até 10 anos é praticamente a mesma em ambos os veículos, um exemplo é a Triton. Você acha triton 08, 09 a Diesel por 10k mais cara do que uma do mesmo ano a gasolina, ou seja, menor até do que a diferença paga na Diesel quando zero, basta uma pesquisa rápida na Webmotors. O mesmo vale para outras.

Rapidez na revenda: Neste pondo acho que o Diesel ainda ganha, mas particularmente acho que a velocidade de revenda está muito mais ligada no estado do carro do que no tipo do motor. Um carro bem cuidado vende rápido, isso é fato.

Som característico do motor Diesel: Será? já andaram na nova Ranger? quando fiz o test drive, confesso que confirmei com o instrutor se era mesmo Diesel. A tendência são as fábricas silenciarem esses motores, pois muitos usuários reclamam do ruído em relação a veículos a gasolina.

Assim, vem novamente a pergunta, continua sendo o Diesel assim tão mais vantajoso em relação aos novos (seminovos) veículos?

Um abraço a todos e fiquem a vontade para colocar suas opiniões e relatos ou alguma coisa que eu tenha esquecido.

dsaporit
11/01/2014, 19:49
Eu colocaria tambem os custos de Seguro para o veiculo.

Aqui em Sao Paulo tenho "medo" de andar com a viatura a Diesel. Meu Pai teve duas S10 4x4 Diesel e acho que somando os tempos de que ficou com elas nao deu nem seis meses, a segunda foi exatos 10 dias antes do roubo com direito a "passeio" com os marginais.

Darlan

M_Gross
11/01/2014, 19:59
Eu colocaria tambem os custos de Seguro para o veiculo.

Aqui em Sao Paulo tenho "medo" de andar com a viatura a Diesel. Meu Pai teve duas S10 4x4 Diesel e acho que somando os tempos de que ficou com elas nao deu nem seis meses, a segunda foi exatos 10 dias antes do roubo com direito a "passeio" com os marginais.

Darlan

Pois é, eu não coloquei seguro pois é queria ficar mais nas características técnicas/perceptivas e este é um item que varia muito de perfil e bônus.

Mas, sem sombra de dúvida, de ser levado em conta sim, na média 30% mais barato na gasolina.

hercilio.neto
11/01/2014, 20:02
Pela legislação, só é permitido o uso de motor diesel em veículos com capacidade de carga superior a 1 tonelada, 13 passageiros ou com tração 4x4 - a legislação fala inclusive que esses devem ter caixa de redução (????) - Engesa e Bandeirante antiga nem tem.
Assim, por conta disso os motores a diesel utilizados por aqui eram feitos para serem brutos, simples e resistentes.
Com a utilização cada vez maior das caminhonetes e SUVs como veículos "de passeio", os motores a diesel foram evoluindo(!) para serem mais confortáveis, silenciosos, leves e econômicos. Dessa forma ficaram mais compatíveis com os carros de uso familiar. Porém deixaram de ser brutos.
Aí, quando se trata de veículos de uso familiar, tudo o que foi citado acima não é o mais relevante na escolha do carro. Ninguém está procurando durabilidade, utilização na água, torque, etc. Tanto é que uma simples mudança na grade dianteira de um ano para outro, já é motivo de uma grande diferença no preço.
Quanto ao motor... Voce tem razão, os motores estão cada vez mais parecidos.

Julio_ASRJ
12/01/2014, 00:26
Pela legislação, só é permitido o uso de motor diesel em veículos com capacidade de carga superior a 1 tonelada, 13 passageiros ou com tração 4x4 - a legislação fala inclusive que esses devem ter caixa de redução (????) - Engesa e Bandeirante antiga nem tem.
Assim, por conta disso os motores a diesel utilizados por aqui eram feitos para serem brutos, simples e resistentes.
Com a utilização cada vez maior das caminhonetes e SUVs como veículos "de passeio", os motores a diesel foram evoluindo(!) para serem mais confortáveis, silenciosos, leves e econômicos. Dessa forma ficaram mais compatíveis com os carros de uso familiar. Porém deixaram de ser brutos.
Aí, quando se trata de veículos de uso familiar, tudo o que foi citado acima não é o mais relevante na escolha do carro. Ninguém está procurando durabilidade, utilização na água, torque, etc. Tanto é que uma simples mudança na grade dianteira de um ano para outro, já é motivo de uma grande diferença no preço.
Quanto ao motor... Voce tem razão, os motores estão cada vez mais parecidos.

Não vejo como uma questão de ser bruto ou simples. Simplesmente não havia tecnologia. Os motores a diesel de hoje duram muito mais que os motores antigos. Exemplo disso são os caminhões eletrônicos. Um MB1113 geralmente fumava aos 800k - 1200k. Hoje, um caminhão com NGD 9.3 (e outros equivalentes) só vão fumar depois de uns 1500k - 2000k. Quase o dobro quilometragem. Como? Simples:

Engenharia mecânica na veia: O motor vibra menos, se suja menos e é mais eficiente. Ainda por cima, se algo dá errado, ele se protege. Não tem como não durar mais. O diagnóstico, dependendo do veículo, pode ser complicado. Mas, nunca tão complicado como um carro a gasolina. As diferenças entre diesel e gasolina continuam gritantes. Não tem como ser diferente, pois a concepção de um e de outro é completamente diferente.

Julio_ASRJ
12/01/2014, 00:39
M gross, não vejo como dizer que um motor dura só 250k ou 300k. Depende em muito da manutenção. Já vi Ducato 2.8 com 600k... já vi táxi Meriva com 400k... e tudo sem fazer motor. O diesel sempre leva vantagem na durabilidade pois o mesmo precisa ser mais resistente pra aguentar as altas taxas de compressão comuns a esse tipo de motor. Hoje, com menor vibração e mais eficiência esses motores tem possibilidades de durar muito, mas muito mesmo. Em termos de água, o diesel também sempre leva vantagem. Já tive alguns jipes a gasolina e em nenhum foi tão tranquilo quanto um jipe a diesel pra submergir(mecânico e eletrônico). Torque também. Simplicidade também (falo pelos motores diesel sem EGR+DPF, pois esses novos não tenho tanto conhecimento). A confiabilidade do CR tb é superior. Um diesel com problema, eletrônico ou mecânico tem umas 10-15 causas para se checar de fato (claro que depende do problema, estou apenas exemplificando). Um gasolina em média, tem umas 30-40. Enfim, mas tudo como vc bem disse, depende da manutenção. Enfim, não é a toa que diesel é mais caro, diesel é mais visado pra roubo e diesel desvaloriza menos.

HERICK
12/01/2014, 05:38
Pessoal, sei que muitos vão torcer de imediato o nariz e dizer ... "de novo esse assunto":???:... mas peço que analisem com atenção os pontos que vou colocar abaixo antes de ignorar o tópico.

Sabemos que o assunto é antigo (muito), mas não podemos esquecer que estamos sempre em evolução, tanto em matéria de veículos, como em matéria de combustível, inclusive seus preços (Evolução???):freaking:.

E olhando assim, todos os tópicos que vejo sobre esta questão, os usuários se agarram nos mesmos pontos para defender sua posição, mas, será que esses pontos continuam com os mesmos fatores?
Antes as discussões eram com veículos até 03/04/05, mas não podemos esquecer que já estamos em 2014, ou seja, todos que procuram um carro pra comprar, mesmo usado (90% das pessoas), está procurando veículos entre 2006 a 2011, que diferem bastante nas características dos anteriores.

Exemplos:

Consumo: Antes o parâmetro era comparar Gasolina v6 e v8 contra Diesel 2.5, 2.8 e 3.0 mas hoje já temos viaturas 4X4 (Hilux, Triton) consumindo 8 a 9 na gasolina, praticamente o mesmo do Diesel.

Preço do Combustível: A diferença do Diesel pra Gasolina está cada vez menor, hoje temos Diesel a 2,50 e Gasolina a 2,90. (Preços médios) no Brasil. Em outros países do Mercosul, o preço já é o mesmo.

Torque: Diesel (ainda) leva vantagem. Digo ainda porque olhando as fichas de alguns veículos, a Pajero Full, por exemplo, já entrega 38kgfm aos 2.000rmp. Isso é de fato uma evolução, pois nos motores mais antigos, isso só era possível depois dos 3.500rpm.
Ahh.. mas isso é na Full, sim é, mas a tendência é a evolução descer sempre para veículos de nível inferior.

Medo de Água: O argumento é sempre de que o Diesel se dá melhor na água, bom, de fato é, mas será que é tanto assim mesmo??

Durabilidade: Hoje com os novos motores Diesel HSR, a durabilidade entre ambos é a mesma, ficando entre 250k a 350k para 1ª retífica. (Aqui é média, logo vai aparecer alguém que teve que fazer o motor com 100k e coisa e tal.. mas entendo isso como pontual, pois depende do uso. Todos falam mal da HPE mas tem muitos motores com 300k.)

Simplicidade: Simplicidade??? (Motor+Turbo+Intercooler+Bomba+Common Rail, etc):discordo: hoje não combina mais com os novos motores Diesel, um exemplo é o pessoal que vai viajar e já fica se preocupando onde tem S10, sem falar na quantidade de sensores que tem e se der problema... para tudo.

Confiabilidade: Humm isso está muito mais ligado a manutenções preventivas do que necessariamente o tipo do motor.(minha opinião) Além do que, pela complexidade, basta um Diesel batizado que já era, e torça que apenas a limpeza do sistema seja suficiente, pois os novos sistemas eletrônicos com CR não aceitam bem isso e raramente você sai dessa sem alguma peça quebrada na bomba.
Pra gasolina, também da problema, mas basta jogar fora o combustível sem maiores problemas. (Talvez velas, mas muito mais fácil resolver problemas com velas do que com um sistema CR)

Depreciação: Fiquei impressionado com isso, mas a depreciação com veículos até 10 anos é praticamente a mesma em ambos os veículos, um exemplo é a Triton. Você acha triton 08, 09 a Diesel por 10k mais cara do que uma do mesmo ano a gasolina, ou seja, menor até do que a diferença paga na Diesel quando zero, basta uma pesquisa rápida na Webmotors. O mesmo vale para outras.

Rapidez na revenda: Neste pondo acho que o Diesel ainda ganha, mas particularmente acho que a velocidade de revenda está muito mais ligada no estado do carro do que no tipo do motor. Um carro bem cuidado vende rápido, isso é fato.

Som característico do motor Diesel: Será? já andaram na nova Ranger? quando fiz o test drive, confesso que confirmei com o instrutor se era mesmo Diesel. A tendência são as fábricas silenciarem esses motores, pois muitos usuários reclamam do ruído em relação a veículos a gasolina.

Assim, vem novamente a pergunta, continua sendo o Diesel assim tão mais vantajoso em relação aos novos (seminovos) veículos?

Um abraço a todos e fiquem a vontade para colocar suas opiniões e relatos ou alguma coisa que eu tenha esquecido.

Manter a imparcialidade nesse tópico por você aberto é muito difícil, mas felizmente estamos aqui pra isso mesmo, discutir saudavelmente e de forma educada todos os assuntos postados de forma democrática, de toda forma agradeço pela sua pesquisa e explanação e que todos aqui presentes apresentem suas opiniões, uma pena que o nosso País Brasil não permita a comercialização de veículos leves movidos à Diesel, com certeza teríamos muito mais assunto para discutir, quem sabe um dia cheguemos lá! Um forte abraço.

Glaicon
12/01/2014, 09:15
O engraçado é que, sempre que abrem esses tópicos, os seus autores, invariavelmente, defendem a gasolina.
Quem tem diesel nem está aí para a discussão.
Freud explica.:mrgreen:

hercilio.neto
12/01/2014, 10:07
Não vejo como uma questão de ser bruto ou simples. Simplesmente não havia tecnologia. Os motores a diesel de hoje duram muito mais que os motores antigos. Exemplo disso são os caminhões eletrônicos. Um MB1113 geralmente fumava aos 800k - 1200k. Hoje, um caminhão com NGD 9.3 (e outros equivalentes) só vão fumar depois de uns 1500k - 2000k. Quase o dobro quilometragem. Como? Simples:

Sem dúvida que a tecnologia torna os motores mais duráveis, e os motores de caminhão continuam sendo feito para serem brutos. Mas no caso das caminhonetes a variável de contraponto é deixar o motor mais leve e com isso os motores ficaram menos brutos.
O MB314, por exemplo, com 600 mil quilômetros ainda é uma criança. O que não acontece com os motores atuais das caminhonetes.

Julio_ASRJ
12/01/2014, 14:18
Sem dúvida que a tecnologia torna os motores mais duráveis, e os motores de caminhão continuam sendo feito para serem brutos. Mas no caso das caminhonetes a variável de contraponto é deixar o motor mais leve e com isso os motores ficaram menos brutos.
O MB314, por exemplo, com 600 mil quilômetros ainda é uma criança. O que não acontece com os motores atuais das caminhonetes.

Hercilio entendi o seu ponto. Mas, depende da camionete. Pois, algumas usam motores de fabricantes independentes, que inclusive tem o foco em caminhões e ônibus (MWM-International, Cummins, etc) justamente motores aplicados em caminhões de 10 toneladas.

E com certeza, o 314 com 600k km é uma criança! Ainda mais aplicado numa bandeirante que não carrega peso (jipe)! Morre filho, neto e bisneto sem ver o motor arregaçar (se todos forem zelosos na manutenção)!

M_Gross
12/01/2014, 18:45
O engraçado é que, sempre que abrem esses tópicos, os seus autores, invariavelmente, defendem a gasolina.
Quem tem diesel nem está aí para a discussão.
Freud explica.:mrgreen:

Glaicon, olhe bem o tópico e veja que não estou defendendo nem um nem outro... a questão é que vejo muitas pessoas vindo ao fórum pedindo opiniões sobre camionetes "novas", ou seja, acima de 2006 que estão com estas novas tecnologias mas sempre que alguém se posiciona a favor do diesel, menciona tecnologia digamos "antiga".

A propósito, ando a Diesel (admito que por paixão e não pela razão) e mesmo assim fui eu que abri o tópico então não diga que quem tem não está nem ai, tanto é que você veio aqui ver o tópico.:)

Apenas precisamos admitir que as coisas estão evoluindo e o que era antes pode não ser mais hoje.

M_Gross
12/01/2014, 19:01
Enfim, não é a toa que diesel é mais caro, diesel é mais visado pra roubo e diesel desvaloriza menos.

Julio, a idéia é justamente discutir as novas tecnologias das camionetes e seus positivos e negativos.

Agora:
Diesel é mais caro? :concordo:
Diesel é mais visado pra roubo? :concordo:
Diesel desvaloriza menos? .. :discordo:
A diferença média de preço de uma caminhonete usada do mesmo ano e mesma categoria, em média é de 10k, enquanto ela nova é de 30k, e não sou eu que estou dizendo.. basta pesquisar nos sites das montadoras e depois nos sites de usados.

Uma coisa que me deixa sempre encucado é que os americanos, quando falam em 4x4 são sempre a gasolina e mesmo a Land Rover, nos seus carros top´s 4x4 off-road oferecem sempre a versão a gasolina.. será que o diesel é assim tão melhor?

M_Gross
12/01/2014, 19:10

Engenharia mecânica na veia: O motor vibra menos, se suja menos e é mais eficiente. Ainda por cima, se algo dá errado, ele se protege. Não tem como não durar mais. O diagnóstico, dependendo do veículo, pode ser complicado. Mas, nunca tão complicado como um carro a gasolina. As diferenças entre diesel e gasolina continuam gritantes. Não tem como ser diferente, pois a concepção de um e de outro é completamente diferente.

Concordo plenamente com você quando falamos de caminhões e digo de cadeira pois tenho alguns.
Só que, caminhões não tem equivalentes, ou seja, ou é diesel ou diesel.

Caminhões são Low ride enquanto as caminhonetes são High. As caminhonetes de hoje aceitam até 6.000rpm e isso em um caminhão é impensável e é isso o grande fator que os torna mais duráveis.
Aliás, duráveis em alguns(caminhões), pois motor MWM ninguém quer, pois é 500k e retifica.

hercilio.neto
12/01/2014, 21:14
Continuo com a opinião de que o público que adquire as caminhonetes novas não está buscando durabilidade, torque e nem tampouco economia.
Buscam conforto e status. Poucos acionam a tração 4x4
Em conforto, entenda-se posição alta de dirigir, equipamentos eletrônicos e digitais, espaço interno, suavidade e silencio ao dirigir.
Como a durabilidade e a economia do motor diesel ainda estão no inconsciente coletivo, a sensação de que o veículo desvalorizará menos acaba influenciando na compra do carro zero.
Acredito que em pouco tempo isso se reverterá e haverá mais caminhonete CD e SUV a gasolina 4x2 do que caminhonetes e SUV 4x4 diesel.

Julio_ASRJ
13/01/2014, 01:57
Concordo plenamente com você quando falamos de caminhões e digo de cadeira pois tenho alguns.
Só que, caminhões não tem equivalentes, ou seja, ou é diesel ou diesel.

Caminhões são Low ride enquanto as caminhonetes são High. As caminhonetes de hoje aceitam até 6.000rpm e isso em um caminhão é impensável e é isso o grande fator que os torna mais duráveis.
Aliás, duráveis em alguns(caminhões), pois motor MWM ninguém quer, pois é 500k e retifica.

M Gross, o fato de ser high ou ser Low só tem haver com a aplicação. Em termos de durabilidade, isso não é o fator principal. Depende do esforço aplicado ao motor. Claro que supondo 2 motores usados exatamente da mesma forma e com a mesma manutenção um motor que é usado girando só até pouco acima da sua faixa de torque máximo dura mais que um motor que é usado o tempo inteiro até o seu ponto de corte. Até porque levar o motor ao limite aumenta as chances de falhas mecânicas, coisa que qualquer dispositivo mecânico está sujeito.

Mas, o fato das picapes serem high não significam que são menos duráveis! Elas não carregam 10, 20, 40, 60 toneladas. Não tem porque os caminhões não serem limitados a baixos giro de motor, pois eles não podem se aproveitar de altas velocidades e altas acelerações. Eles de fato só precisam de torque! O inverso vale para as picapes, que apesar de usar os mesmos motores que um caminhão de 20 toneladas, não estarão carregando 20 toneladas nunca. Mas o esforço a que são submetidos é um faotr mais comprometedor da durabilidade! Prova disso foram os mercedinhos que estouraram na fazenda do meu avô! Colocar um cavalo de 20 pra puxar 40 toneladas = 200k e retífica! Mesmo com manutenção na ponta do lápis! Se pegar uma picape dessas, novas como as vendidas atualmente, ou antigas como uma picape bandeirate, com motor de 2, 3 ou 4 litros e puxar mais de 10 toneladas, pior ainda, não sabendo tocar, esguelando o motor na estrada, vai fazer retífica antes de 150k-300k.

Julio_ASRJ
13/01/2014, 02:08
Julio, a idéia é justamente discutir as novas tecnologias das camionetes e seus positivos e negativos.

Agora:
Diesel é mais caro? :concordo:
Diesel é mais visado pra roubo? :concordo:
Diesel desvaloriza menos? .. :discordo:
A diferença média de preço de uma caminhonete usada do mesmo ano e mesma categoria, em média é de 10k, enquanto ela nova é de 30k, e não sou eu que estou dizendo.. basta pesquisar nos sites das montadoras e depois nos sites de usados.

Uma coisa que me deixa sempre encucado é que os americanos, quando falam em 4x4 são sempre a gasolina e mesmo a Land Rover, nos seus carros top´s 4x4 off-road oferecem sempre a versão a gasolina.. será que o diesel é assim tão melhor?

Não é questão de ser melhor. É complicado discutir preço de mercado, pois ele é ditado pela massa. E a massa é... Conheço um cara que comprou uma Ranger 3.2 0 km diesel, maravilhosa. E ano que vem vai trocar em uma 0 km novamente.... Me explica algo assim? O sujeito tem dinheiro, não entende nada de mecânica, não carrega nada na caçamba, mas quer diesel pois se diz mão de vaca (em termos, pois trocar de carro de ano em ano....). Ele não está nem aí se diesel dura mais ou menos que gasolina. Ele só quer uma camionete que não torre o dinheiro dele no posto de gasolina. Segundo ele, no modo de dirigir dele, uma picape gasolina consome o dobro que uma diesel. Tem todo tipo de consumidor no mercado, e gente que realmente analisa custo benefício e pretende ficar com uma picape por mais de 10 anos deve corresponder a 1 a 10% do mercado.

Nos EUA, os americanos imploram há anos por diversas versões diesel de 4x4, dentre eles o Jeep Wrangler. Mas, quem tem dinheiro e não vai usar uma picape carregada com 5 toneladas andando pra cima e pra baixo, quer mais é acelerar um v8 a gasolina com escape esportivo.... Por isso digo, não acho que seja uma questão de ser melhor ou pior. São usos realmente distintos. Tem quem ande lá fora de sedans e hatchs populares com motores a diesel que giram a 7000 rpm e alcançam fácilmente 600k sem retífica na pior das hipóteses, mas não possuem a mesma potência e elasticidades dos mesmos sedans e hatchs movidos a gasolina....

Julio_ASRJ
13/01/2014, 02:19
E tem outra coisa... lembro que quando moleque eu via a preocupação do meu avô com a manutenção das picapes e caminhões da fazenda. Não passava de 5k km sem trocar óleo, filtros, regulagem, checagens e etc. E desde aquela época, eu sempre ouvi pessoas reclamando da manutenção dos motores diesel. Que tem que ser criterioso, não pode faltar manutenção nunca, senão é prejuízo grande. E ouvia frases parecidas com a que li aqui no fórum:

"Motor diesel é forte como um touro, fedorento como um porco e delicado como uma moça!"

A expressão "Delicado como uma moça" se referindo a motores diesel antecede todas as tecnologias revolucionárias de diesel! Sempre foi assim. E hoje, com as novas tecnologias, muitas coisas melhoraram. Alguns motores dispensam regulagens que antes era comprometedoras da durabilidade do propulsor quando negligenciadas. Mas, continuam exigindo manutenção na unha, para serem extremamente confiáveis e aguentarem os desaforos que aguentam e proporcionarem durabilidade realmente alta.

Então o que mudou!? Simples: Não são os novos motores a diesel que mudaram o panorama! São os novos consumidores!

Glaicon
13/01/2014, 06:37
A propósito, ando a Diesel (admito que por paixão e não pela razão) e mesmo assim fui eu que abri o tópico então não diga que quem tem não está nem ai, tanto é que você veio aqui ver o tópico.:)

Leia o que você escreveu: "Pessoal, sei que muitos vão torcer de imediato o nariz e dizer ... "de novo esse assunto":confused:."
Foi só por isso.
Há tantos tópicos sobre o mesmo tema.
Daqui há 20 postagens o assunto esfriará.
Aí vem outro usuário e abre mais um tópico, enquanto que poderia utilizar os existentes.:concordo:

Desnickadu
13/01/2014, 08:53
Continuo com a opinião de que o público que adquire as caminhonetes novas não está buscando durabilidade, torque e nem tampouco economia.
Buscam conforto e status. Poucos acionam a tração 4x4
Em conforto, entenda-se posição alta de dirigir, equipamentos eletrônicos e digitais, espaço interno, suavidade e silencio ao dirigir.
Como a durabilidade e a economia do motor diesel ainda estão no inconsciente coletivo, a sensação de que o veículo desvalorizará menos acaba influenciando na compra do carro zero.
Acredito que em pouco tempo isso se reverterá e haverá mais caminhonete CD e SUV a gasolina 4x2 do que caminhonetes e SUV 4x4 diesel.

isso já esta acontecendo Hercilio, os diesels estão sumindo do mercado leve :(

M Gross, o fato de ser high ou ser Low só tem haver com a aplicação. Em termos de durabilidade, isso não é o fator principal. Depende do esforço aplicado ao motor. Claro que supondo 2 motores usados exatamente da mesma forma e com a mesma manutenção um motor que é usado girando só até pouco acima da sua faixa de torque máximo dura mais que um motor que é usado o tempo inteiro até o seu ponto de corte. Até porque levar o motor ao limite aumenta as chances de falhas mecânicas, coisa que qualquer dispositivo mecânico está sujeito.

Mas, o fato das picapes serem high não significam que são menos duráveis! Elas não carregam 10, 20, 40, 60 toneladas. Não tem porque os caminhões não serem limitados a baixos giro de motor, pois eles não podem se aproveitar de altas velocidades e altas acelerações. Eles de fato só precisam de torque! O inverso vale para as picapes, que apesar de usar os mesmos motores que um caminhão de 20 toneladas, não estarão carregando 20 toneladas nunca. Mas o esforço a que são submetidos é um faotr mais comprometedor da durabilidade! Prova disso foram os mercedinhos que estouraram na fazenda do meu avô! Colocar um cavalo de 20 pra puxar 40 toneladas = 200k e retífica! Mesmo com manutenção na ponta do lápis! Se pegar uma picape dessas, novas como as vendidas atualmente, ou antigas como uma picape bandeirate, com motor de 2, 3 ou 4 litros e puxar mais de 10 toneladas, pior ainda, não sabendo tocar, esguelando o motor na estrada, vai fazer retífica antes de 150k-300k.

Ser HSD ou LSD modifica SIM a vida útil do motor, não tanto quanto o fator carga, mas modifica.

Os motores diesel pequenos sofrem mais pq são tratados como se fossem motores gasolina e os grandes duram mais pq são tratados como diesel. Simples assim.

Vc não vai esticar as marchas em cada saida de farol, não vai fazer a traseira do carro desgarrar numa curva fechada, não vai querer mostrar pros seus amiguinhos agroboys como o carro 'cola vc no banco' quando acelera se tiver um LSD debaixo do capo. Vc faz isso com motores gasolina e com diesel HSD.

Além disso, quanto maior a velocidade de viagem do pistão maior o desgaste e mais é exigido do lubrificante que precisa ter um filme de lubrificação mais eficiente e suportar maior temperatura. Quanto maior a rotação maior a velocidade de viagem do pistão, logo ....

Você esta confundindo sobre/sub-dimensionamento com caracteristicas de projeto.
Caminhões tem motores LSD para paroveitar todo o torque que esse combustivel pode oferecer. Você sabe que até determinada rotação o torque sobe e depois dela ele cai e a potencia continua a subir até onde os coletores e cabeçotem aguentam o fluxo, depois disso tudo só cai. Menor rotação traz menor consumo de combustivel [o que é bom se vc vai viajar longas distancias--ou vc acha que motor de navio cargueiro gira menos de 200rpm pq é bonitinho?] e menor desgaste, velocidade e aceleração independem do giro do motor, já que vc pode [des]multiplicar essa rotação da forma que bem entender utilizando caixas de redução/multiplicação, caixa de cambio e diferencial.

Uma pickup LSD pode andar tanto quanto uma HSD, só precisa de mais marchas.

Poison
13/01/2014, 09:55
eu não sei, mas deve ter um motivo de mais da metade dos carros da europa serem a diesel, na verdade, só na inglaterra é 50x50, alemanha e frança tem sua grande maioria da frota nova de carros a diesel...

Enfelizmente nossa legislação é um atraso de vida para tudo em relação a carros...normas de segurança deficientes, motores nada eficientes, enfim...
esse é um dos lobbys mais fortes do país sem dúvida...

A tendencia mundial nesse momento é o diesel, espero sinceramente que chegue no "braziu"

M_Gross
13/01/2014, 11:23
Leia o que você escreveu: "Pessoal, sei que muitos vão torcer de imediato o nariz e dizer ... "de novo esse assunto":confused:."
Foi só por isso.
Há tantos tópicos sobre o mesmo tema.
Daqui há 20 postagens o assunto esfriará.
Aí vem outro usuário e abre mais um tópico, enquanto que poderia utilizar os existentes.:concordo:

É, pode até ser, mas a idéia era abrir um tópico para novas tecnologias, visto que o assunto sempre se mantém em discussão mas aborda velhas tecnologias como argumentos.

Perceba que em nenhum momento sou a favor de um ou de outro, apenas foi um tópico para, digamos, repensarmos sobre o assunto.

Se a conclusão for que o Diesel ainda é mais vantajoso mesmo com novas tecnologias, OK a idéia é refletir sobre para que as escolhas futuras sejam mais acertadas.

Bora pra frente.

M_Gross
13/01/2014, 11:39

Julio, ser High ou Low tem tudo a ver com durabilidade e a questão passa pela tecnologia e vai até a lógica.
Um motor Low gira menos e consequentemente, menos vezes as parteis móveis entram em atrito tanto é que uma retifica de um motor Low, em 90% dos casos, resume-se a troca de kit, (Pistões, anéis, bronzinas, juntas e limpeza de cabeçote) nem bielas são trocadas.

Observe que os novos caminhões eletrônicos tem toda uma gama se segurança para os motores, porém o ciclo do motor não foi alterado, já o mesmo não pode se dizer das novas caminhonetes, que mudaram de Low para High.

M_Gross
13/01/2014, 11:56
Não é questão de ser melhor. É complicado discutir preço de mercado, pois ele é ditado pela massa. E a massa é... Conheço um cara que comprou uma Ranger 3.2 0 km diesel, maravilhosa. E ano que vem vai trocar em uma 0 km novamente.... Me explica algo assim? O sujeito tem dinheiro, não entende nada de mecânica, não carrega nada na caçamba, mas quer diesel pois se diz mão de vaca (em termos, pois trocar de carro de ano em ano....). Ele não está nem aí se diesel dura mais ou menos que gasolina. Ele só quer uma camionete que não torre o dinheiro dele no posto de gasolina. Segundo ele, no modo de dirigir dele, uma picape gasolina consome o dobro que uma diesel. Tem todo tipo de consumidor no mercado, e gente que realmente analisa custo benefício e pretende ficar com uma picape por mais de 10 anos deve corresponder a 1 a 10% do mercado.

Nisso eu concordo com o colega hercilio.neto, este cara comprou mais pelo status do que por economia, pois a diferença que ele pagou em uma diesel em 2 anos de uso não se justifica, apenas se ele roda mais que 50k ano.

Agora, você tem razão quando diz que apenas 10% realmente fazem uma analise sobre custo benefício.

Ainda vou mais longe, muitas vezes o cara quer comprar uma diesel e não quer admitir que está fazendo por status e vai lá no mercado de usados e compara a mesma caminhonete usada e diz.. "ta vendo? a diesel é 10k mais cara, desvaloriza menos, etc" e quando compra paga 30k a mais pela Diesel... :screwy:

Seria muito mais saudável (a todos) o cara dizer: Comprei porque eu gosto de diesel, não abro mão do diesel e se f.. se eu estou perdendo ou ganhando. Em vez disso, fica se agarrando a benefícios do passado para justificar sua escolha e fica tentando convencer os outros da mesma coisa para se sentir seguro da escolha que vez. (Digo isso pensando nas pessoas que procuram o fórum para tirar estas dúvidas.)

M_Gross
13/01/2014, 11:59
Ser HSD ou LSD modifica SIM a vida útil do motor, não tanto quanto o fator carga, mas modifica.

Os motores diesel pequenos sofrem mais pq são tratados como se fossem motores gasolina e os grandes duram mais pq são tratados como diesel. Simples assim.

Vc não vai esticar as marchas em cada saida de farol, não vai fazer a traseira do carro desgarrar numa curva fechada, não vai querer mostrar pros seus amiguinhos agroboys como o carro 'cola vc no banco' quando acelera se tiver um LSD debaixo do capo. Vc faz isso com motores gasolina e com diesel HSD.

Além disso, quanto maior a velocidade de viagem do pistão maior o desgaste e mais é exigido do lubrificante que precisa ter um filme de lubrificação mais eficiente e suportar maior temperatura. Quanto maior a rotação maior a velocidade de viagem do pistão, logo ....

Você esta confundindo sobre/sub-dimensionamento com caracteristicas de projeto.
Caminhões tem motores LSD para paroveitar todo o torque que esse combustivel pode oferecer. Você sabe que até determinada rotação o torque sobe e depois dela ele cai e a potencia continua a subir até onde os coletores e cabeçotem aguentam o fluxo, depois disso tudo só cai. Menor rotação traz menor consumo de combustivel [o que é bom se vc vai viajar longas distancias--ou vc acha que motor de navio cargueiro gira menos de 200rpm pq é bonitinho?] e menor desgaste, velocidade e aceleração independem do giro do motor, já que vc pode [des]multiplicar essa rotação da forma que bem entender utilizando caixas de redução/multiplicação, caixa de cambio e diferencial.

Uma pickup LSD pode andar tanto quanto uma HSD, só precisa de mais marchas.

Concordo...

M_Gross
13/01/2014, 12:03
eu não sei, mas deve ter um motivo de mais da metade dos carros da europa serem a diesel, na verdade, só na inglaterra é 50x50, alemanha e frança tem sua grande maioria da frota nova de carros a diesel...

Enfelizmente nossa legislação é um atraso de vida para tudo em relação a carros...normas de segurança deficientes, motores nada eficientes, enfim...
esse é um dos lobbys mais fortes do país sem dúvida...

A tendencia mundial nesse momento é o diesel, espero sinceramente que chegue no "braziu"

Será?????.... recomendo ler esta matéria.

Lobby pelo diesel em carro de passeio começa a ficar sem argumentos - blogs e colunas - UOL Carros (http://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/2013/09/24/lobby-pelo-diesel-em-carro-de-passeio-comeca-a-ficar-sem-argumentos.htm)

M_Gross
13/01/2014, 12:13
Eis um exemplo de evolução nos motores a gasolina....

Auto Esporte - Ford revela nova geração da F-150 no Salão de Detroit (http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/01/ford-revela-nova-geracao-da-f-150-no-salao-de-detroit.html)

Julio_ASRJ
13/01/2014, 17:28

É isso aí galera. Foi exatamente o que eu quis dizer, nesse parágrafo acima. Agora, deixo claro, que mais importante do se preocupar com rotação é a CARGA!! Um LSD que puxa 60 toneladas todo dia subindo serra não dura o mesmo que a mesma versão desse motor em HSD que é usado sem carga sempre. Tem diesel de 2.0 litros (aplicado em hatchs e sedans) lá fora que gira a 7000 rpm e dura mais que 1 milhão fácil fácil.

Aqui no Brasil esse assunto rende mais do que deveria. Lá fora, nem tanto, pois todos já estão acostumados com ambos motores. Quem tem frota (táxi, vans, caminhões, ônibus, jipes, etc) sempre é uma melhor escolha a motorização a diesel devido a durabilidade, maior eficiência (torque em baixa), menor consumo de combustível, etc. Agora quem quer um carro pra passear no fim de semana, curtir uma ou outra viagem, não roda muito com o veículo etc, não tem aquela "necessidade" de diesel. É uma escolha mesmo.

Tem gente que odeia motores a diesel. Pensa num Porsche com motor diesel... numa ferrari... não tem absolutamente nada a ver (Nem sei se existe algum esportivo desses com motor a diesel). Obviamente, os usos são diferentes. Não é questão de ser melhor ou pior ou de ser mais vantajoso ou desvantajoso. DEPENDE DO "PRA QUẼ?"

M_Gross
14/01/2014, 16:29
É isso aí galera. Foi exatamente o que eu quis dizer, nesse parágrafo acima. Agora, deixo claro, que mais importante do se preocupar com rotação é a CARGA!! Um LSD que puxa 60 toneladas todo dia subindo serra não dura o mesmo que a mesma versão desse motor em HSD que é usado sem carga sempre. Tem diesel de 2.0 litros (aplicado em hatchs e sedans) lá fora que gira a 7000 rpm e dura mais que 1 milhão fácil fácil.

Aqui no Brasil esse assunto rende mais do que deveria. Lá fora, nem tanto, pois todos já estão acostumados com ambos motores. Quem tem frota (táxi, vans, caminhões, ônibus, jipes, etc) sempre é uma melhor escolha a motorização a diesel devido a durabilidade, maior eficiência (torque em baixa), menor consumo de combustível, etc. Agora quem quer um carro pra passear no fim de semana, curtir uma ou outra viagem, não roda muito com o veículo etc, não tem aquela "necessidade" de diesel. É uma escolha mesmo.

Tem gente que odeia motores a diesel. Pensa num Porsche com motor diesel... numa ferrari... não tem absolutamente nada a ver (Nem sei se existe algum esportivo desses com motor a diesel). Obviamente, os usos são diferentes. Não é questão de ser melhor ou pior ou de ser mais vantajoso ou desvantajoso. DEPENDE DO "PRA QUẼ?"

Ok. Iria contrapor sua posição, mas percebo que vai ficar na questão de opinião x opinião, o que não é o objetivo principal deste tópico.

Mas o que percebo acompanhando o fórum é que não vi ninguém com motor HSD (mesmo motores fabricados por industrias com aplicação na linha pesada) relatando vida maior do que 300k mesmo com manutenção toda em dia... e com consumos entre 9km/l e 11km/l ... o que vai de encontro com essa linha de opinião.

E sinceramente, 300k para um motor a diesel me parece muito baixo.
Eu tinha um Golf 1.6 2002 que tirei zero e vendi a uns 4 anos mas ainda está na família e já está com 267k e está perfeito, sem qualquer sinal de que vai abrir o bico.

Por isso a idéia de abrir o tópico.. as coisas estão mudando.

Julio_ASRJ
14/01/2014, 17:38
Ok. Iria contrapor sua posição, mas percebo que vai ficar na questão de opinião x opinião, o que não é o objetivo principal deste tópico.

Mas o que percebo acompanhando o fórum é que não vi ninguém com motor HSD (mesmo motores fabricados por industrias com aplicação na linha pesada) relatando vida maior do que 300k mesmo com manutenção toda em dia... e com consumos entre 9km/l e 11km/l ... o que vai de encontro com essa linha de opinião.

E sinceramente, 300k para um motor a diesel me parece muito baixo.
Eu tinha um Golf 1.6 2002 que tirei zero e vendi a uns 4 anos mas ainda está na família e já está com 267k e está perfeito, sem qualquer sinal de que vai abrir o bico.

Por isso a idéia de abrir o tópico.. as coisas estão mudando.

Gross, estipular a vida útil de um motor, seja diesel ou gasolina é pura especulação.
E te adianto que quem procura o fórum, normalmente está com problemas, em busca de conhecimento, pesquisando algo ou em dúvida. Normalmente, usuário completamente satisfeito não procura fórum de internet pra fazer propaganda do produto.

Esse fórum é uma maravilhosa ferramenta pra trocar informações e tirar dúvidas. Mas, não tem muito sentido tentar tirar estatísticas daqui, a não ser para motivações internas da equipe daqui.

Outro ponto a ficar atento é adulteração da km nos carros a venda. Pode ser o mais velho que for, impressionante como a maioria não tem nem 300k rodados.... Inclusive já vi uma triton 3.2 que bateu o motor com supostos 250k. O dono da triton me disse que o mecânico descobriu (através da injeção) que ela tinha em torno de 600k na verdade, e tinha vestígios de borra e resíduos que deveriam ter ficado no filtro (pura falta de manutenção). Não me é estranho um cara pegar uma picape diesel ano 2005 a 2007 e bater o motor com 150k. Pode até acontecer, mas duvido que a picape tinha realmente 150k.

Sandrãobh
16/01/2014, 12:03
NÃO É COMPARAÇÃO DE CARROS, somente usei esses modelos para exemplificação!!!
Eu sou jipeiro e não camioneteiro então exponho meu mundo e....
Tem alguns pontos que eu não concordo também como:
Consumo: V6 e V8 fazendo 8/9 é só no papel!! Meu amigo tem um JK V6/2013 e só dá 5,5 ou 6 km/l enquanto o outro amigo tem um T4, 3.2/2013 que dá 10 a 11 km/l!
Torque: O mesmo JK tem 35 kg @ 4500 rpm e o T4 39 kg @ 1600 rpm!
Preço do combustível: Diesel S10 TOP= 2,48, Gasolina TOP = 3,09!!!
Quanto a água não vou nem falar... é só tentar submergir um e outro, e depois postar os resultados!

abç.

Poison
16/01/2014, 14:11
Será?????.... recomendo ler esta matéria.

Lobby pelo diesel em carro de passeio começa a ficar sem argumentos - blogs e colunas - UOL Carros (http://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/2013/09/24/lobby-pelo-diesel-em-carro-de-passeio-comeca-a-ficar-sem-argumentos.htm)

e não é o que eu falei?
que o lobby automotivo e nesse caso da gasolina é muito mais forte?

Ou vc acha que um país como a Alemanha que tem a economia mais avançada da Europa ia adotar o diesel apenas pelo lobby?
é como falei, deve ter algum bom motivo para esses países fazerem isso.

O texto já diz tudo nesse paragrafo
"De fato, o Brasil é o único país em que uso do diesel em veículos leves não está autorizado por razões, no passado, de origem econômica."

Ou seja, não existe outra razão.

Walter da Camper
21/01/2014, 14:39
Já que o tópico (assim como todo o forum) foi criado para cada um expressar sua opinião, aí vai:

1-Ao contrário do que foi dito, o forum serve sim como parâmetro estatístico, ainda que impreciso, para estimar vida útil de motores. O fato de somente os descontentes aparecerem aqui para reclar de defeitos não altera em nada a veracidade dos dados, uma vez que a mesma regra serve para defeitos do diesel como da gasolina. Além disso, a maioria dos jipeiros/picapeiros serve-se também de outras fontes de informação (situações vividas por amigos, experiência de mecânicos, etc...). A experiência empírica é muito útil e mesmo que não se tenha números verdadeiros, ela serve muito bem para apontar tendências. Vou dar um exemplo utilizando carros de passeio, para não melindrar ninguém: Não é necessário um levantamento estatístico matemáticamente apurado para se chegar à conclusão de que um Tempra quebra mais que um Fusca (... e mesmo assim vai aparecer um gaiato dizendo que seu tio teve um Tempra que rodou XXX mil Km, tentando impor a exceção no lugar da regra...)

2-O motor diesel pegou fama de durável e confiável na época em que no Brasil só existiam motores diesel de caminhão e, portanto, as caminhonetes e jipes utilizavam motores superdimensionados. A filosofia de projeto de motores mudou e hoje o motor diesel leve se assemelha em quase tudo ao motor Otto (mesma vibração, mesmo ruído, mesma rotação, mesma potencia por litro de cilindrada e, por consequencia, mesma durabilidade e mesma confiabilidade). Por isso, não faz mais sentido incluir caminhões na comparação, uma vez que estes continuam com a antiga filosofia construtiva (sem correia dentada, LSD, cilindrada entre 6 e 12 litros, etc...)

3-Quanto à imunidade à água, basta fazer um exercício teórico: Imaginemos submergir uma Band, um Troller novo e uma pick-up nova à gasolina durante várias semanas numa expedição por terras alagadiças. De início nenhum deles vai dar problema (se tiver sorte), pois os 2 primeiros são a diesel e o terceiro não tem distribuidor. Ocorre que meses depois há grande probabilidade dos contatos elétricos serem atacados por oxidação, devido ao esquenta e esfria dos materiais de suas vedações. A médio prazo quais deles ficarão menos confiáveis e suceptiveis a falhas elétricas? Nesse caso, novamente diesel e gasolina (novos) se equivalem, pois ambos dependem de sensores e atuadores elétricos para o funcionamento do motor. A Band (ou qualquer outro diesel com BI) pode até parar de funcionar a buzina e dar mau-contato no farol, mas o motor nada sofrerá. Isto, é claro, se não tiver contaminado óleo, combutível ou admissão com água, mas essa regra vale igualmente para os 3 modelos.

4-No quesito durabilidade, concordo com o que já foi explicado anteriormente. O fator predominante é o regime de rotação: quanto mais rápido gira, mais rápido desgasta. Argumentos sobre maneira de conduzir, zelo na manutenção ou peso da carga nada acrescentam à comparação, uma vez que esses fatores afetam igualmente todos os tipos de motores.

5-A "evolução" está fazendo com que diesel e gasolina sejam cada vez mais parecidos em todos os aspectos. Não vejo mais justificativa para uma caminhonete diesel custar mais caro que uma V6, pois o custo de produção não pode ser tão superior (20.000 mais caro !?!?). Para quem compra veículo zero e troca de 2 em 2 anos, o diesel ainda é mais vantajoso, pois o uso nessa fase da vida do veículo exclui o fator manutenção, que é o calcanhar-de-aquiles de qualquer motor diesel HSD.

6-Para saber se uma máquina é boa, é preciso analisá-la depois de velha, ou seja, verificar seu comportamento depois de ter sido muito usada e, inclusive, mal tratada. Nesse quesito, o diesel LSD é imbatível. Arrisco até dizer que os diesel HSD de baixa cilindrada chegam a ser mais frágeis que os Otto de mesma potência: Já vi muito dono de Ranger, S10, Land, Hilux, L200, Sportage... tomando prejuízo com cabeçote empenado e tantos outros problemas graves que não se vê em carros a gasolina com a mesma frequencia. Tornou-se coisa comum ver relatos de pessoas comprando caminhonete diesel de 10 ou 15 anos de idade acreditando que ia economizar dinheiro com combustível e tomar ferro na manutenção (cabeçote, turbina, bomba...). Considerando que nenhuma das duas precise de retífica, uma caminhonete da mesma idade à gasolina é muito mais barata de se manter funcionando, pois velas, cabos, bicos, bomba elétrica... são bem mais baratos que cabeçote, turbina e BI.

Para mim a maior prova de fragilidade desses motores HSD é ver gente adaptando 2 ou 3 termômetros em pontos diferente do motor, sensor de falta de água no radiador, alarme sonoro de temperatura, reza, mandinga... tudo isso para não deixar o motor aquecer, porque se esquentar um pouquinho... babau cabeçote. (Vide forum das Land, Hilux e L200). Para comprar um carro desses usado então... é preciso levar um médium vidente para levantar a vida passada do veículo, pois se o dono não fez manutenção à risca, fez mau uso ou teve alguma retífica mal-feita (coisa comum em diesel HSD)... é problema para o resto da vida. Essa mesma situação num veículo a gasolina é muito mais fácil e barata de ser remediada.

Conclusão: motor diesel durável e confiável é o de caminhão!

Se alguém se sentiu ofendido com minha opinião, que me desculpe. No mais, que venham as pedradas...

Giuberto
21/01/2014, 17:32
Já que o tópico (assim como todo o forum) foi criado para cada um expressar sua opinião, aí vai:

Só não dá pra entender uma coisa: O sujeito ali em cima já repetiu umas 3 vezes: Os motores diesel dos trollers, hiluxs, s10s e vários outros são motores usados em caminhões!

O fato de um motor ser LSD ou HSD, é uma adequação de projeto, como já foi dito. Um motor é feito pra suportar cargas de 40-60 toneladas, naturalmente não podendo atingir altas velocidades.

Agora, não tem porque um jipe de 2 toneladas que não carrega nem 1 tonelada usar um motor LSD limitado assim. Não é questão de superdimensionamento ou subdimensionamento, é filosofia de projeto!!!!!!!! Pensem!! É mais fácil acreditar em teoria da conspiração!?!?!?!?!?! kkkkkkkkkkkk

Olhem essa matéria: Diesel e motores: tecnologias que andam juntas @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=380)

"Os produtores de motores, em seu turno, fazem unidades cada vez mais eficientes. As versões atuais vibram menos, alcançam maiores rotações, apresentam reduzido índice de ruídos e tem níveis baixíssimos de emissões de poluentes. Foram desenvolvidos novos componentes, adotados novos materiais, tecnologia common rail e praticamente todos usam turbocompressor ― que proporciona potência específica elevada e grande torque. Em outras palavras, essa combinação de desenvolvimento de combustível e motores resultou em unidades que reúnem tantas qualidades que resultaram em grande aceitação no mundo todo. Até as corridas estão sendo invadidas pelas motorizações diesel. E é só o começo. "

Outra: As (muitas) vantagens dos eletrônicos @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=424)

"Os motores eletrônicos com gerenciamento da injeção de combustível são extremamente precisos em seu funcionamento. Como são isentos de manutenção periódica, acabam gerando menor custo de operação para o usuário. Outra vantagem dos sistemas monitorados eletronicamente é o baixo índice de emissões ― com redução de até 30% ―, além de proporcionar melhor desempenho, maior durabilidade, economia de combustível e aumento da autonomia. Em relação aos motores a gasolina, os diesel eletrônicos oferecem a grande vantagem de proporcionar maior torque e eficiência operacional, principalmente no caso dos veículos de transporte. Um dos resultados da utilização do dispositivo eletrônico nos motores diesel, o torque elevado em baixas rotações também diminui a quantidade de troca de marchas, melhorando o conforto do motorista. O sistema também pode ser considerado “inteligente”, já que conta com um dispositivo de auto-proteção que oferece menor desgaste aos componentes e aumenta a vida útil do motor e de todo o “powertrain”. Uma unidade diesel em condições ideais de funcionamento pode ultrapassar um milhão de quilômetros rodados, enquanto um do ciclo Otto fica em torno dos 300 mil quilômetros.

Os novos motores diesel possuem dimensões e pesos semelhantes aos atuais motores mecânicos, mas apresentam um incremento de potência superior a 30%. Esta relação peso/potência é decorrente de uma combinação de benefícios da injeção eletrônica, aliada ao uso de materiais mais resistentes. A tecnologia de injeção eletrônica Common Rail é outro ponto de destaque na tecnologia diesel. Injetores reforçados e a Central de Comando Eletrônica blindada e refrigerada asseguram maior durabilidade e confiabilidade do sistema. Isso permite melhor desempenho, reduzindo o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, diminuindo os níveis de emissões de gases e ruído. Em resumo, é excelente."

E pelo amor de Deus, se um NGD 3.0 usado nos trollers e rangers com 163 cvs originais aguenta 200, 230, 250, 310 cvs todo o original e isso não é superdimensionamento não sei mais o que é:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/32537-videos-de-troller-44.html#post2067103

Tente extrair 100 cvs a mais de um motor diesel mecânico e veja se o mesmo dura 100 mil km!!!!!!!
Lembrando que eu concordo que não dá pra estipular a vida útil do motor, pois depende de fatores como uso, clima, manutenção, etc.

Sobre sensores e atuadores, apresento-lhes o que todo veículo a gasolina e diesel, há décadas usa:

TERMINAL A PROVA D'ÀGUA
447820

O grande responsável por vermos vídeos de motores eletrônicos fazendo isto e saindo ilesos:

Enchente em Rio do Sul 22/09/2013 Submarino "Troller" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FcOpLDhOjbU)

No mais, queiram ou não, os avôs do meio do século 21 vão dar gargalhada ao lembrar que seus pais andavam em motores que precisavam regular válvula, se tremiam todo, e ficavam orgulhosos por seus motores durarem 500 mil km. Daqui a pouco, os novos jipeiros não irão nem lembrar que um simples travamento de válvula termostática podia fundir um motor, como o que aconteceu com o 14B de um amigo e um MWM 2.8 de um troller 2003 que vi na oficina quando eu pesquisava o meu primeiro troller, um 2.8 há mais de 1 década atrás.

Compreensível.... quem é que imaginava que um motor poderia dobrar sua cavalaria e torque, mantendo-se mecanicamente original, aguentar todo o incremento por mais centenas de milhares de km (prova irrefutável do superdimensionamento das peças, embora obviamente isso afeta a durabilidade), ser submergido ao extremo, diminuir o tempo de manutenção dispensando diversas regulagens, ter maior durabilidade devido ao funcionamento mais preciso e as proteções contra falhas mecânicas... Enfim.. acordem, daqui a pouco tem jipeiro andando com motor elétrico blindado que submerge igual um submarino e ainda dispensa óleo. Diesel eletrônico e mecânico ainda acabam virando piadas, nesse século, se duvidar.

Rafael_Pitangui
26/01/2014, 16:50
Pessoal, só para ter uma comparação. Uma pessoa que roda em estradas ruins e percorre +- 7000 km/mês e tem disponível no máximo 40k para comprar um carro. O ideal seria comprar uma viatura a gasolina, que hoje em dia tem media de consumo próximos aos 8....9 km/L. Em um mês seriam 778 litros de gasosa. Do outro lado, estaria o diesel, com consumo médio de 9....10 km/L. Seriam gostos 700 litros de diesel. Essa diferença não cobre a manutenção?

Poison
26/01/2014, 20:47
rafael do ceu, andando 7mil por mês cara vc ta pior que caminhoneiro, nem tem o que pensar se for economia q vc procurar, com esse tanto vc tira a diferença de um carro a gasolina em 4 ou 5 meses...

Rafael_Pitangui
26/01/2014, 21:45
rafael do ceu, andando 7mil por mês cara vc ta pior que caminhoneiro, nem tem o que pensar se for economia q vc procurar, com esse tanto vc tira a diferença de um carro a gasolina em 4 ou 5 meses...

hauahuahua, é uma quantidade razoável né! Hoje tenho um Tr4 que comprei a uns 6 meses. Gostei muito dele, seguro relativamente barato, ja rodei 50k e gastei nem 1k com manutenção de desgaste, até agora o melhor para o meu trabalho. Mas tem mês que fica bem salgado ficar andando 7k...8k com ele. Não penso em vende-lo, e sim comprar uma camionete a diesel com uns 12 anos para ir para pauleira. Mas quando um dos amigos falou no quesito "manutenção de carro a diesel" ser infinitamente mais caro que carro a gasolina, eu voltei a desanimar. Acho que essa comparação vai se estender para o resta da vida entre GASOLINA X DIESEL. Daqui a uns anos, teremos as comparações entre "HIDROGÊNIO X ELÉTRICO"! . ahuahuahua

Poison
27/01/2014, 11:05
de fato é mais caro, mas se vc comprar um carro de procedência e sempre cuidar dele, vai demorar para dar uma manutenção cara de verdade, que no caso é motor e cambio...

agora, 7 mil com uma tr4 q faz por volta 7 por litro? ta loco ein

Walter da Camper
27/01/2014, 13:56
Rafael, com 40K dá pra comprar uma caminhonte diesel com 10 anos de uso e nesse caso, a questão do custo de manutenção é uma loteria, porque vai depender do que o dono anterior fez com ela. Mas, com a km mensal que vc roda, o diesel ainda é mais vantajoso.
O negócio é escolher a compra com o máximo de critério (conservação aparente, exame por mecânico de confiança, etc) e mesmo assim, se tiver que gastar 2K de bombista, mais 1K de turbina, ainda vai valer a pena pela economia em combustível. O problema é que vai ser difícil e caro fazer seguro de uma pick-up dessa idade.
Eu, no seu lugar, compraria um popular zero para trabalhar e deixaria o 4x4 para finais de semana (isso se o trabalho não exigir um 4x4).

Pessoal, só para ter uma comparação. Uma pessoa que roda em estradas ruins e percorre +- 7000 km/mês e tem disponível no máximo 40k para comprar um carro. O ideal seria comprar uma viatura a gasolina, que hoje em dia tem media de consumo próximos aos 8....9 km/L. Em um mês seriam 778 litros de gasosa. Do outro lado, estaria o diesel, com consumo médio de 9....10 km/L. Seriam gostos 700 litros de diesel. Essa diferença não cobre a manutenção?

M_Gross
29/01/2014, 23:01

1-Ao contrário do que foi dito, o forum serve sim como parâmetro estatístico, ainda que impreciso, para estimar vida útil de motores. O fato de somente os descontentes aparecerem aqui para reclar de defeitos não altera em nada a veracidade dos dados, uma vez que a mesma regra serve para defeitos do diesel como da gasolina. Além disso, a maioria dos jipeiros/picapeiros serve-se também de outras fontes de informação (situações vividas por amigos, experiência de mecânicos, etc...). A experiência empírica é muito útil e mesmo que não se tenha números verdadeiros, ela serve muito bem para apontar tendências. Vou dar um exemplo utilizando carros de passeio, para não melindrar ninguém: Não é necessário um levantamento estatístico matemáticamente apurado para se chegar à conclusão de que um Tempra quebra mais que um Fusca (... e mesmo assim vai aparecer um gaiato dizendo que seu tio teve um Tempra que rodou XXX mil Km, tentando impor a exceção no lugar da regra...)

2-O motor diesel pegou fama de durável e confiável na época em que no Brasil só existiam motores diesel de caminhão e, portanto, as caminhonetes e jipes utilizavam motores superdimensionados. A filosofia de projeto de motores mudou e hoje o motor diesel leve se assemelha em quase tudo ao motor Otto (mesma vibração, mesmo ruído, mesma rotação, mesma potencia por litro de cilindrada e, por consequencia, mesma durabilidade e mesma confiabilidade). Por isso, não faz mais sentido incluir caminhões na comparação, uma vez que estes continuam com a antiga filosofia construtiva (sem correia dentada, LSD, cilindrada entre 6 e 12 litros, etc...)

3-Quanto à imunidade à água, basta fazer um exercício teórico: Imaginemos submergir uma Band, um Troller novo e uma pick-up nova à gasolina durante várias semanas numa expedição por terras alagadiças. De início nenhum deles vai dar problema (se tiver sorte), pois os 2 primeiros são a diesel e o terceiro não tem distribuidor. Ocorre que meses depois há grande probabilidade dos contatos elétricos serem atacados por oxidação, devido ao esquenta e esfria dos materiais de suas vedações. A médio prazo quais deles ficarão menos confiáveis e suceptiveis a falhas elétricas? Nesse caso, novamente diesel e gasolina (novos) se equivalem, pois ambos dependem de sensores e atuadores elétricos para o funcionamento do motor. A Band (ou qualquer outro diesel com BI) pode até parar de funcionar a buzina e dar mau-contato no farol, mas o motor nada sofrerá. Isto, é claro, se não tiver contaminado óleo, combutível ou admissão com água, mas essa regra vale igualmente para os 3 modelos.

4-No quesito durabilidade, concordo com o que já foi explicado anteriormente. O fator predominante é o regime de rotação: quanto mais rápido gira, mais rápido desgasta. Argumentos sobre maneira de conduzir, zelo na manutenção ou peso da carga nada acrescentam à comparação, uma vez que esses fatores afetam igualmente todos os tipos de motores.

5-A "evolução" está fazendo com que diesel e gasolina sejam cada vez mais parecidos em todos os aspectos. Não vejo mais justificativa para uma caminhonete diesel custar mais caro que uma V6, pois o custo de produção não pode ser tão superior (20.000 mais caro !?!?). Para quem compra veículo zero e troca de 2 em 2 anos, o diesel ainda é mais vantajoso, pois o uso nessa fase da vida do veículo exclui o fator manutenção, que é o calcanhar-de-aquiles de qualquer motor diesel HSD.

6-Para saber se uma máquina é boa, é preciso analisá-la depois de velha, ou seja, verificar seu comportamento depois de ter sido muito usada e, inclusive, mal tratada. Nesse quesito, o diesel LSD é imbatível. Arrisco até dizer que os diesel HSD de baixa cilindrada chegam a ser mais frágeis que os Otto de mesma potência: Já vi muito dono de Ranger, S10, Land, Hilux, L200, Sportage... tomando prejuízo com cabeçote empenado e tantos outros problemas graves que não se vê em carros a gasolina com a mesma frequencia. Tornou-se coisa comum ver relatos de pessoas comprando caminhonete diesel de 10 ou 15 anos de idade acreditando que ia economizar dinheiro com combustível e tomar ferro na manutenção (cabeçote, turbina, bomba...). Considerando que nenhuma das duas precise de retífica, uma caminhonete da mesma idade à gasolina é muito mais barata de se manter funcionando, pois velas, cabos, bicos, bomba elétrica... são bem mais baratos que cabeçote, turbina e BI.

Para mim a maior prova de fragilidade desses motores HSD é ver gente adaptando 2 ou 3 termômetros em pontos diferente do motor, sensor de falta de água no radiador, alarme sonoro de temperatura, reza, mandinga... tudo isso para não deixar o motor aquecer, porque se esquentar um pouquinho... babau cabeçote. (Vide forum das Land, Hilux e L200). Para comprar um carro desses usado então... é preciso levar um médium vidente para levantar a vida passada do veículo, pois se o dono não fez manutenção à risca, fez mau uso ou teve alguma retífica mal-feita (coisa comum em diesel HSD)... é problema para o resto da vida. Essa mesma situação num veículo a gasolina é muito mais fácil e barata de ser remediada.

Conclusão: motor diesel durável e confiável é o de caminhão!

Se alguém se sentiu ofendido com minha opinião, que me desculpe. No mais, que venham as pedradas...

............:curtir:.................

M_Gross
29/01/2014, 23:05
Olhem essa matéria: Diesel e motores: tecnologias que andam juntas @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=380)

Outra: As (muitas) vantagens dos eletrônicos @ Clube do Diesel ? Novidades, Curiosidades, Motor, Wallpaper, Screensavers, Links e muito mais (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=424)

Fonte Clube do Diesel??? não consigo ver imparcialidade aqui.

Posso procurar 1000 matérias tendenciosas em favor da gasolina, mas não é o intuito do tópico.

M_Gross
30/01/2014, 00:32
COMPARATIVO

Cód. FIPE: .....................................022103-1 ...................002093-1 ...................022102-3
Veículo: .........................................Hilux SRV 3.0 A/T .......Triton HPE 3.2 A/T .....Triton HPE 3.5 A/T V6
Valor 0 km 2014: ............................R$ 139.019,00 ............R$ 122.861,00 ...........R$ 102.600,00
Valor 2008: ....................................R$ 84.070,00 ..............R$ 79.173,00 .............R$ 62.986,00
% de Desvalorização: ......................40% ..........................36% ............................39%
Valor. Desvalorização: ......................R$ 54.949,00 .............R$ 43.688,00 .............R$ 39.614,00
Consumo (Cidade/Estrada): ..............10/l ..........................10/l ............................7,5/l
Km rodada em 6 anos: .....................90.000km ..................90.000km ...................90.000km
Preço/Litro: .....................................R$ 2,48 .....................R$ 2,48 ......................R$ 3,09
Gasto de Combustível em 6 anos: ......R$ 22.320 .................R$ 22.320 ...................R$ 37.080
Desv. + Gasto de Comb. em 6 anos: ...R$ 77.269,00 ............R$ 66.008,00 ..............R$ 76.694,00
Diferença no Seguro em 6 anos: ......R$ 9.000,00 ..............R$ 9.000,00 ................R$ 0,00
Perda/Despesa Total após 6 anos: .....R$ 86.269,00 .............R$ 75.008,00 ..............R$ 76.694,00

Diferença Valor ..................................R$ 0,00 ...................R$ 16.158,00................R$ 36.419,00
Ganho de Oport. 0,50%/mês 6 anos .....R$ 0,00 ...................R$ 6.980,97 .................R$ 15.733,32

Perda/Gasto após 6 anos .....................R$ 86.269,00 ...........R$ 68.027,03 ...............R$ 60.960,68

Considerações:
1) A fonte foi a FIPE para ser totalmente imparcial;
2) Cenário de combustíveis hoje, porém a tendência é diminuir a diferença;
3) Considerando apenas a diferença de seguro para o MESMO perfil que é o que percebemos entre o mesmo veículo entre Diesel e Gasolina (média de R$ 1.500,00 a mais por ano)
4) Aplicação com base na diferença do maior valor, ou seja, comprar o mais barato e aplicar a diferença a 0,5% ao mês por 6 anos.
5) Utilizei estas pkp por serem rivais diretas e porque as novas S10/Ranger etc ainda não tem ano para comparação.

Vejam que mesmo após 6 anos e 90k km ainda assim uma não foi atingido o ponto de equilíbrio entre Diesel x Gasolina, no caso das duas versões da triton. (Hilux nem se fala, rídicula a perda que se tem com a pkp, mas este não é o foco do tópico)

Isso que não calculei os 0,5% ao ano a mais de IPVA no caso do Diesel e nem o custo das revisões e manutenções.

Apenas por curiosidade, o ponto de equilíbrio entre uma hilux srv e uma triton gasolina é acima de 200k km.

Se tiverem dúvida de algum cálculo ou quiserem fazer considerações, a vontade.

Pumba
30/01/2014, 00:36
Fonte Clube do Diesel??? não consigo ver imparcialidade aqui.

Posso procurar 1000 matérias tendenciosas em favor da gasolina, mas não é o intuito do tópico.

Não vi nada de errado na fonte do colega giuberto, clube do diesel. Eles são muito bem conceituados no mercado de reparadores e tem altíssima boa reputação como membro na solução de problemas em carros a gasolina e a diesel no Seja bem vindo ao portal Oficina Brasil (http://www.oficinabrasil.com.br). Gross, com todo respeito, a fonte é sim completamente imparcial. E ajudam sempre na solução de diversos problemas em vários fóruns de reparadores do qual participo.

Não é preciso matéria e mais matérias pra entender a diferença entre diesel e gasolina. A diferença é resumida em 2 motivos: Taxa de compressão do motor e necessidade de faísca para combustão. O diesel sempre possui material mais reforçado em sua construção e não precisa de velas que consumam uns 60.000v (por baixo), oriundos de uma bateria de 12v. Bem resumidamente, por isso o diesel é mais confiável e dura mais.

Pumba
30/01/2014, 00:54
COMPARATIVO

Cód. FIPE: .....................................022103-1 ...................002093-1 ...................022102-3
Veículo: .........................................Hilux SRV 3.0 A/T .......Triton HPE 3.2 A/T .....Triton HPE 3.5 A/T V6
Valor 0 km 2014: ............................R$ 139.019,00 ............R$ 122.861,00 ...........R$ 102.600,00
Valor 2008: ....................................R$ 84.070,00 ..............R$ 79.173,00 .............R$ 62.986,00
% de Desvalorização: ......................40% ..........................36% ............................39%
Valor. Desvalorização: ......................R$ 54.949,00 .............R$ 43.688,00 .............R$ 39.614,00
Consumo (Cidade/Estrada): ..............10/l ..........................10/l ............................7,5/l
Km rodada em 6 anos: .....................90.000km ..................90.000km ...................90.000km
Preço/Litro: .....................................R$ 2,48 .....................R$ 2,48 ......................R$ 3,09
Gasto de Combustível em 6 anos: ......R$ 22.320 .................R$ 22.320 ...................R$ 37.080
Desv. + Gasto de Comb. em 6 anos: ...R$ 77.269,00 ............R$ 66.008,00 ..............R$ 76.694,00
Diferença no Seguro em 6 anos: ......R$ 9.000,00 ..............R$ 9.000,00 ................R$ 0,00
Perda/Despesa Total após 6 anos: .....R$ 86.269,00 .............R$ 75.008,00 ..............R$ 76.694,00

Diferença Valor ..................................R$ 0,00 ...................R$ 16.158,00................R$ 36.419,00
Ganho de Oport. 0,50%/mês 6 anos .....R$ 0,00 ...................R$ 6.980,97 .................R$ 15.733,32

Perda/Gasto após 6 anos .....................R$ 86.269,00 ...........R$ 68.027,03 ...............R$ 60.960,68

Seu comparativo também não está muito legal. Comparando um motor 2.0 gasolina e um 2.0 diesel em carros iguais, a diferença é brutal. Enquanto o propulsor a gasolina atinge 12 km/l, o diesel atinge 25 km/l. Os motores mais novos a gasolina com injeção direta estão diminuindo a diferença, mas ainda nem chegam perto da eficiência do diesel, em termos de durabilidade e torque em baixa.

Em veículos pesados a proporção cresce em progressão geométrica! Uma picape com um motor 3.0 diesel consumindo 15 km/l, em sua versão a gasolina, também com um 3.0 a gasolina, consome 4 no máximo 5 km/l. O que é feito nas picapes a gasolina que são consideradas pelas montadoras como veículos de entrada, é a utilização de motores menores, salvo raras exceções. A própria montadora define como veículo de trabalho o diesel, e muitas vezes oferece versões com motores a diesel com potência limitada para utilização em frotas.

M_Gross
30/01/2014, 00:57
Não vi nada de errado na fonte do colega giuberto, clube do diesel. Eles são muito bem conceituados no mercado de reparadores e tem altíssima boa reputação como membro na solução de problemas em carros a gasolina e a diesel no Seja bem vindo ao portal Oficina Brasil (http://www.oficinabrasil.com.br). Gross, com todo respeito, a fonte é sim completamente imparcial. E ajudam sempre na solução de diversos problemas em vários fóruns de reparadores do qual participo.

O fato de eles serem referência, não os torna imparciais.
Confesso que não entrei no site, mas apenas o título já denota tendência.

Não é preciso matéria e mais matérias pra entender a diferença entre diesel e gasolina. A diferença é resumida em 2 motivos: Taxa de compressão do motor e necessidade de faísca para combustão. O diesel sempre possui material mais reforçado em sua construção e não precisa de velas que consumam uns 60.000v (por baixo), oriundos de uma bateria de 12v. Bem resumidamente, por isso o diesel é mais confiável e dura mais

Esta característica os torna (tornava, pois hoje em dia, com tanta eletrônica embarcada, .. :pensativo:)confiáveis apenas em relação a água, nada mais.
https://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw

Volto a dizer, está cheio de relatos destes novos motores HSD abrindo o bico com 300k, inclusive motores NGD que são referência em durabilidade.
E sinceramente, 300k basta você ir ali na esquina e parar qualquer taxista que você vai encontrar fácil fácil esta km em motores ciclo otto.

Pumba
30/01/2014, 01:13
O fato de eles serem referência, não os torna imparciais.
Confesso que não entrei no site, mas apenas o título já denota tendência.

Esta característica os torna (tornava, pois hoje em dia, com tanta eletrônica embarcada, .. :pensativo:)confiáveis apenas em relação a água, nada mais.
https://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw

Volto a dizer, está cheio de relatos destes novos motores HSD abrindo o bico com 300k, inclusive motores NGD que são referência em durabilidade.
E sinceramente, 300k basta você ir ali na esquina e parar qualquer taxista que você vai encontrar fácil fácil esta km em motores ciclo otto.

Essa picape tomou um calço hidráulico. Com relação a água, a única coisa que impede a utilização de motores a gasolina submersos (existem kits que conseguem alguns feitos) é a necessidade de faísca para combustão. Nada mais. Os veículos a diesel com eletrônica embarcada, possuem 1/2 da eletrônica de um carro a gasolina. De embarcada, é pedal, bicos e ecu. Os terminais, como já disseram são vedados. Do contrário ninguém teria adotado a injeção eletrônica na década de 90, pois bastaria uma sujeirinha pra colocar o sistema abaixo. E se a eletrônica/elétrica fosse fonte de problema, não se andaria com diesel, muito menos com gasolina.

Se você acha que já viu muito relato de motor diesel com 300k estourado, te convido a passar uma semana em uma oficina perto de você. De todas que já trabalhei, em 1 semana, sempre chega um carro a gasolina pra fazer motor. Já peguei motor a gasolina estourado com 50 mil km, que nunca tinha trocado óleo ou filtro de óleo. Já peguei um fiesta com 35 mil km, sendo a mais baixa km que já vi um motor fundir. Motor diesel, já peguei um com menos de 70 mil km também fundido. Tem de tudo: tem quem nunca troca óleo, ou troca com atraso, tem filtro entupido, tem válvula termostática travada por ferrugem, tem muita coisa. E de longe, se você ver a km dos carros a gasolina estourados, às vezes, por pouquíssima negligência, como 5 mil km de atraso numa troca de correia dentada, acho que você nunca mais compra carro nenhum com correia dentada. É como naquele ditado: Se for comer no restaurante, não visite a cozinha.

Pumba
30/01/2014, 01:25

Nem tente comparar com táxi. Todos usam gás, não gasolina. Com a utilização do gnv, a durabilidade aumenta consideravelmente!

Inclusive, existem pesquisas (nem sei se já saiu do papel) sobre a utilização de diesel com gnv. A principal desvantagem do gás é a perda de torque e potência. Com o torque do diesel, combinado com gnv, tem-se uma mistura interessante.

Walter da Camper
30/01/2014, 10:51
Pumba, embora nunca tenha tido carro com GNV, sempre ouvi de mecânicos e de proprietários que seu uso diminui a vida útil do motor, principalmente por causa do aquecimento das sedes das válvulas de admissão. Inclusive, em anúncios de pick-ups velhas com motor V6 costumam destacar "nunca rodou com GNV".

Quanto à imunidade à água, os motores Otto eram muito sensíveis na época do distribuidor. Sem ele, se os cabos de vela estiverem bons, o carro só para se a água atingir a admissão. Há jeeps de trilha que mergulham até cobrir os pneus e o motor não para, pois utilizam sistema de ignição sem distribuidor e cabos de vela bem vedados.

Uma coisa que pouca gente sabe é que às vezes um motor Otto morre ao atravessar água devido à "ingestão" de vapor d'água que invade o cofre quando o escape quente entra em contato com a água. Nessa situação a falta de oxigênio faz o motor perder força até morrer, mesmo tendo boa faísca. Essa é mais uma das finalidades do snorkel, além de proteger do calço hidráulico.

Nem tente comparar com táxi. Todos usam gás, não gasolina. Com a utilização do gnv, a durabilidade aumenta consideravelmente!

Cocatriz
30/01/2014, 14:33
Opa Opa, Taxi Gasolina eu posso falar...
Renault Scénic 2009, 2.0 8v rodou 600.000km antes de abrir o bico por conta de um retardado que rancou o retorno do radiador quando foi trocar o filtro de óleo.

Ela nunca rodou no Gás. Minha mãe que era a Taxista e dona dela, odiava gás, aumenta muito o custo de manutenção, resseca as mangueiras e faz o motor trabalhar mais quente, tanto é que é recomendação para quem instala gás, de rodar 2 a 3 km no combustivel antes de passar para o Gás e o mesmo antes de parar o carro, para garantir a vida útil do motor.

E para não desviar do tópico, a única coisa, e digo de coração... que me falta no motor a gasolina é a desgraça do Toque em Baixa....

por que hoje um motor díesel ou gasolina, com a mistura dos combustiveis e toda a tecnologia que ambos tem... a única diferença NA MINHA OPNIÃO que ainda faz diferença a favor do diesel é o torque...

Durabilidade do motor depende do motorista. tem Cupim de ferro nos 2 mundos :P

Pumba
30/01/2014, 17:35
Pumba, embora nunca tenha tido carro com GNV, sempre ouvi de mecânicos e de proprietários que seu uso diminui a vida útil do motor, principalmente por causa do aquecimento das sedes das válvulas de admissão. Inclusive, em anúncios de pick-ups velhas com motor V6 costumam destacar "nunca rodou com GNV".

Quanto à imunidade à água, os motores Otto eram muito sensíveis na época do distribuidor. Sem ele, se os cabos de vela estiverem bons, o carro só para se a água atingir a admissão. Há jeeps de trilha que mergulham até cobrir os pneus e o motor não para, pois utilizam sistema de ignição sem distribuidor e cabos de vela bem vedados.

Uma coisa que pouca gente sabe é que às vezes um motor Otto morre ao atravessar água devido à "ingestão" de vapor d'água que invade o cofre quando o escape quente entra em contato com a água. Nessa situação a falta de oxigênio faz o motor perder força até morrer, mesmo tendo boa faísca. Essa é mais uma das finalidades do snorkel, além de proteger do calço hidráulico.

Walter e amigos, o GNV é um combustível praticamente isento de sujeira, ao contrário da gasolina e em consequência disso, o motor se suja muito menos, se desgasta muito menos e é mais econômico. A exemplo disso, o próprio siena tetra-fuel da Fiat sai de fábrica com o GNV instalado e roda fácil 400 mil km antes de abrir o bico. Os kits antigos, velhos ou vagabundos de gnv causam muito problema. Outra fonte de problema é o uso constante só no gnv. Isso sim, provoca vários desgastes como os já citados por vocês. O ideal é que em subidas, o sistema passe automaticamente (ou o usuário manualmente) para o uso de gasolina, evitando que o motor perca torque, forçando o conjunto desnecessariamente e evitando também super aquecimentos. Infelizmente, tem sim muita porcaria de kits gnv no mercado e muitos péssimos instaladores. Bons kits de gnv, manutenção correta no sistema e um uso correto, aumentam sim a vida útil do propulsor.

Quanto a imunidade a água, nunca vi um motor otto que se desse bem com água. A bobina, velas e cabo de velas quase sempre são os responsáveis por apagar o motor. Em rápidas passagens, com alguma boa vedação, as vezes não dá nada, mas geralmente, veículo a gasolina, mesmo com snorkel evitando o calço, se for muito fundo e longa a travessia, apaga no meio da água devido a elétrica. O veículo também fica sujeito a qualquer variação na eletricidade ocasionada pela água na bateria e alternador, e como necessita transformar os 12v para mais de 60.000v para produção da centelha da combustão... a água não é nada bem vinda. Isso já não ocorre em nenhum veículo a diesel, nem mecânico nem eletrônico, pois não há necessidade de alta voltagem para a combustão.

Pumba
30/01/2014, 17:55
Renault Scénic 2009, 2.0 8v rodou 600.000km antes de abrir o bico por conta de um retardado que rancou o retorno do radiador quando foi trocar o filtro de óleo.

Ela nunca rodou no Gás. Minha mãe que era a Taxista e dona dela, odiava gás, aumenta muito o custo de manutenção, resseca as mangueiras e faz o motor trabalhar mais quente, tanto é que é recomendação para quem instala gás, de rodar 2 a 3 km no combustivel antes de passar para o Gás e o mesmo antes de parar o carro, para garantir a vida útil do motor.

E para não desviar do tópico, a única coisa, e digo de coração... que me falta no motor a gasolina é a desgraça do Toque em Baixa....

por que hoje um motor díesel ou gasolina, com a mistura dos combustiveis e toda a tecnologia que ambos tem... a única diferença NA MINHA OPNIÃO que ainda faz diferença a favor do diesel é o torque...

Cocatriz, acredito perfeitamente. Já vi uno 1998 com 400k lacrado. E concordo sobre os cupins. Como disse, basta 1 semana na oficina pra ver o que aparece. Tem cupim pra tudo. Em compensação, já vi ranger diesel 2005 com quase 900k de uma empresa que faz frete e motor lacrado. E a exemplo do que já disseram aqui, o motor do caminhão ford cargo da empresa bateu com 700k rodados. A ranger 3.0 aguentou mais e acredito que se tivessem tido problemas teriam procurado a oficina, uma vez que trocaram a corrente lá. Como não procuraram mais, deviam estar com ranger rodando perfeitamente ainda.

Com relação aos carros a gasolina, eles podem sim durar muito tempo. Mas, o diesel, sem dúvida dura muito mais. O mesmo sujeito que consegue chegar a 500k rodados com um gasolina, se tiver o mesmo cuidado e souber fazer a manutenção de um veículo a diesel, conseguirá chegar a uns 1500k facilmente com um diesel. A proporção pode ser ainda maior. Além disso, o veículo a diesel vai incomodar menos. Os diesel eletrônicos nem vela de aquecimento de diesel precisam mais, a não ser em algumas regiões. Dispensam regulagem de correia, regulagem de válvulas e suas bombas injetoras não se desregulam com a mesma facilidade da bi mecânica. Falo tudo isso dos veículos a diesel anteriores a 2012, pois com a utilização de arla32 e filtro dpf, não sei os valores e a frequência de manutenção, que talvez realmente façam com que o custo benefício do diesel fique mais distante, em relação ao preço de manutenção.

AlemãoRS
31/01/2014, 11:52

Mas não pode comparar torque de um motor aspirado com o torque de um motor turbo.
Olhe a curva de torque e potência dos motores modernos a gasolina, tem motores com faixa de torque de 1250rpm a 5000 rpm plana...qual motor diesel te fornece isso? E sem contar a faixa de potência máxima desses motores estarem cada vez mais planas.

Compare o torque do motor do novo Golf GTI com o motor da Amarok com um turbo só, da versão básica. Sendo que o motor da Amarok usa turbina TGV. Usei esse exemplo porque são dos motores 2.0 e considerados modernos.

Diesel tem outras vantagens, etc mas a evolucão dos motores a gasolina com o amplo uso dos turbos nos novos motores é muito grande no que diz respeito a uma faixa de potência e torque desde as baixas rotações.

Walter da Camper
31/01/2014, 17:31
A utilização de ARLA32, solução adotada pela maioria dos caminhões (sistema SCR), não apresenta grandes problemas em relação à durabilidade, porque esse elemento é adicionado no escape, após a turbina e não interfere no funcionamento do motor.
Por outro lado, o EGR, solução adotada em todas as pick-ups, que recicla parte dos gases de escape, para mim é serviço de porco. Enfiar fuligem de escape de volta para a admissão não deve fazer nenhum bem à vida útil do motor, principalmente à turbina. Além disso tem o famigerado DPF, que segundo dizem custa mais de 10K e está instalado embaixo do carro, sujeito a batidas e submersão. Fico imaginando como vão estar esses veículos depois de uns 10 anos de uso...

... Falo tudo isso dos veículos a diesel anteriores a 2012, pois com a utilização de arla32 e filtro dpf, não sei os valores e a frequência de manutenção, que talvez realmente façam com que o custo benefício do diesel fique mais distante, em relação ao preço de manutenção.

M_Gross
31/01/2014, 23:54
Mas não pode comparar torque de um motor aspirado com o torque de um motor turbo.
Olhe a curva de torque e potência dos motores modernos a gasolina, tem motores com faixa de torque de 1250rpm a 5000 rpm plana...qual motor diesel te fornece isso? E sem contar a faixa de potência máxima desses motores estarem cada vez mais planas.

Compare o torque do motor do novo Golf GTI com o motor da Amarok com um turbo só, da versão básica. Sendo que o motor da Amarok usa turbina TGV. Usei esse exemplo porque são dos motores 2.0 e considerados modernos.

Diesel tem outras vantagens, etc mas a evolucão dos motores a gasolina com o amplo uso dos turbos nos novos motores é muito grande no que diz respeito a uma faixa de potência e torque desde as baixas rotações.

Bem lembrado...

M_Gross
01/02/2014, 00:15
Colegas, a idéia inicial, (conforme o post abaixo) era discutir sobre as novas tecnologias,(acima de 2006) mas acabou desviando um pouquinho para a eterna briga entre DieselxGasolina, que no fundo, não deixa de ter alguma relação.

Mesmo assim, isso é saudável, pois sempre escutamos uma posição nova, contra argumentos que nos fazem refletir.:screwy:

Exemplos:

M_Gross
01/02/2014, 00:26
Um exemplo disso é que fica difícil ter coragem de ir até uma revendedora e comprar uma dessas novas pkp Diesel usadas com mais de 100k.

Em minha opinião, no motor Diesel, é muito difícil perceber alguma problema sem ter que praticamente desmontar os agregados do motor para checagem enquanto que a gasolina os problemas são muito mais fáceis de serem percebidos.

Pumba
01/02/2014, 00:31
A utilização de ARLA32, solução adotada pela maioria dos caminhões (sistema SCR), não apresenta grandes problemas em relação à durabilidade, porque esse elemento é adicionado no escape, após a turbina e não interfere no funcionamento do motor.
Por outro lado, o EGR, solução adotada em todas as pick-ups, que recicla parte dos gases de escape, para mim é serviço de porco. Enfiar fuligem de escape de volta para a admissão não deve fazer nenhum bem à vida útil do motor, principalmente à turbina. Além disso tem o famigerado DPF, que segundo dizem custa mais de 10K e está instalado embaixo do carro, sujeito a batidas e submersão. Fico imaginando como vão estar esses veículos depois de uns 10 anos de uso...

De fato, walter, o EGR não faz bem nenhum ao motor. O ARLA e o DPF não tenho nenhum conhecimento a respeito, mas a princípio, também vejo o ARLA como uma solução melhor.

Pumba
01/02/2014, 00:41
Um exemplo disso é que fica difícil ter coragem de ir até uma revendedora e comprar uma dessas novas pkp Diesel usadas com mais de 100k.

Em minha opinião, no motor Diesel, é muito difícil perceber alguma problema sem ter que praticamente desmontar os agregados do motor para checagem enquanto que a gasolina os problemas são muito mais fáceis de serem percebidos.

Na verdade gross, o motor diesel é bem mais simples pra se chegar a causa do problema. Os carros a gasolina sim, precisam quase sempre ter testes em vários agregados. Sem scanner, é praticamente impossível chegar a um diagnóstico de um carro a gasolina. Já num diesel, mesmo sem scanner, é relativamente fácil ter um diagnóstico. O que realmente pega no diesel, e isso você já deve ter ouvido falar, é a bomba injetora, seja eletrônica ou mecânica. A bomba precisa de serviço especializado e só deve ser mexida por um bombista especializado. Não falta bom profissional na área e enquanto ônibus e caminhões forem movidos a diesel, os veículos menores a diesel sempre estarão muito bem servidos, pois são bem mais simples.

Pumba
01/02/2014, 00:50
Galera, indico aqui uma matéria que resume bastante a dúvida:

G1 > Carros - NOTÍCIAS - Carro a diesel ou a gasolina? Veja como escolher (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1053697-9658,00-CARRO+A+DIESEL+OU+A+GASOLINA+VEJA+COMO+ESCOLHER.ht ml)

"Para Ricardo Bock, professor de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, as principais vantagens do motor a diesel são simplicidade, confiabilidade e durabilidade. “Devido às características geométricas internas do motor, é possível gerar bastante torque e potência a baixas rotações. Isso faz com que o motor seja, normalmente, mais resistente, já que a fadiga demora mais para acontecer”, explica.
Mas para aproveitar essa durabilidade, Bock ressalta a importância da manutenção. “Partes do carro como sistema de filtragem de óleo e bombas injetoras precisam ser muito bem cuidadas. É daí que surge a necessidade de procurar uma oficina com mecânicos especializados em carros a diesel”, diz."

DIFERENÇA DE CUSTOS:

"Para calcular a relação custo-benefício, o G1 pediu ao economista Alexandre Lignos, consultor da IGF, para usar como exemplo o Chevrolet S10, disponível a gasolina a partir de R$ 46.077 e a diesel, por R$ 66.759. A diferença no valor do veículo neste caso é de R$ 20.682.

Para fazer os cálculos, Lignos desconsidera gastos com manutenção, depreciação do veículo ou valor de aceitação de mercado. No entanto, leva em conta itens como IPVA, seguro e consumo tanto na estrada (15,5 km/l a diesel e 11,5 km/l a gasolina), como na cidade (12,4 km/l a diesel e 8,9 km/l a gasolina).

Consideramos também uma média de consumo de 15 mil km por ano e a média de preço da gasolina (R$ 2,392) e do diesel (R$ 2,111) na cidade de São Paulo, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo.

Gastos

Imaginando que, em um ano, o motorista rode 70% na cidade e 30% na estrada, as conclusões são as seguintes:

- O gasto seria de R$ 2.196,12 com gasolina e R$ 1.197, 32 com diesel, – uma diferença de R$ 1.197,32 por ano, ou seja, R$ 99,78 por mês.

- Lignos também conclui que, para compensar a diferença de preço, o dono do carro precisará de 20,74 anos de uso.

- Se a intenção é ficar apenas um ano com o carro, seria necessário rodar 88.362,88 km por ano ou 7.363,57 km por mês

- Caso a diferença de preço fosse aplicada levando em conta a taxa de juros, em 20,74 anos o dono do veículo teria R$ 156.993,36 guardados.

Portanto, a dica dos especialistas é levar em conta não só o uso que será feito do veículo como a diferença de preço, seguro, IPVA, valorização e manutenção. Vale também fazer um test drive para que o ruído do motor não martele por anos a fio na sua consciência. "

Troller-a-vista
01/02/2014, 12:52
A questao do otto vs diesel vai se resumir a apenas uma:

PREFERENCIA PESSOAL NA CONDUCAO.

Tudo que foi falado aqui, tem fundo de verdade. Em varios post.

Comparar br com usa é maluquice, aqui nosso diesel é "subsidiado" pelo gov. Nos states nao.

La diesel é pra carro mais pesado, simplesmente pq o diesel deles é mais caro e os carros a diesel por la sao bemmais caros, eles diferente de nós, possuem motores v6 e v8 supercharged a vontade, oleo barato, pecas a precos de banana e nao aceitam pagam 1 cent a mais por algo que nao vale.

Nos? Nao pagamos miseros 50 reais o litro do oleo, temos motores em linha 4 cc no maximo, aqui supercharge é "pobrema doto", as peças de td sao no minimo 5x mais cara que o comprensivel (quando nao 10 ou 20x) e adoramos pagar caro em tudo.

No forum aqui mesmo, teve um membro que trocou uma hilux diesel nova por uma triton v6 pq nao gosta de dirigir carro a diesel, pro estilo de pilotagem dele melhor é gasolina.

Se é low ou hsd, se entra ou nao na agua, se roda 100 ou 1 milhao de km, isso td eh relativo a qual uso e qual necessidade de cada um, um HSD na mao do meu pai vai durar mais que um LSD na minha. ambos sem carga. E dai?

Meu pai dirigiu a strada ate sp e fez 14.5km com litro de gasolina duvido que eu faria com mais de 11 ..

Meu sogro é um cupim de titanio, eu ando pisado mas meu sogro destroi os carros , TODOS eles com menos de 2 anos.

Hoje sai com minha esposa e durando 40 minutos brigamos o tempo inteiro por causa de como ela dirigi mal. Duvido que um carro com ela dure 50 mil km.. DUVIDO. Mesmo eu fazendo todas as manutencoes possiveis.

Meus carros foram todos vendidos com mais de 150 mil e perfeitos.

Entao HSD, LSD, cocaina ou seja la qual a for a droga, pouco importa, importa é a forma de dirigir.

As pick ups sao carros de passeio, nao sao caminhoes e nao precisam durar 2 milhoes de km.

Alias, sinceramente, pra que durar tanto?

As fabricantes fazem produtos APENAS e UNICAMENTE para seu primeiro dono, depois dele, todos os outros nao importam. Nao geram lucro

Se o teu carro dura 1 milhao de km, parabens, faça uma faixa e saia por ai se achando o fodao. Pq só serve memso pra inflar o proprio ego.

Vejamos pq:

Média nacional de km por ano: 10 a 15 mil km

Vamos entao duplicar isso: 20 a 30 mil km. O que já seria considerado um uso severo. POoucos comprariam um carro com 1 ano de vida com 30 mil km..

Pra entao estourar o tal motor diesel de 300 mil km, demoraria de 10 a 15 anos... Se alguem em boa sanidade conseguir me provar e convencer que a FORD, GM, MWM, e etc, estao lucrando com o mesmo carro vendido depois do exato momento da primeira venda, eu entrego a minha senha do banco. Se fizer o mesmo 10 ou 15 anos depois... Eu entrego todos meus bens!

Alguem aqui em funcao normal de sua sanidade continua indo na ccs fazer revisao do carro depois da garantia? Muitos nem na garantia levam. Alguem aqui prefere trocar a confiabilidade do meca de confianca pelos garotos da concessionaria quando o carro ta com problema?

Entao... Pra que q serve um carro com 1 milhao de km?!

Vejamos entao um de 300 mil..

Vamos dizer que demorou 10 anos pra chegar lá (e isso é raro hein! Muito raro!).

ha 10 anos atras, 2004 , tinhamos o que? Ranger 2.8, S10 2.8 mecanica... L200 2.5 (quadradinha) ... motores abaixo de 140cv (se nao estou enganado, ou pelo menos perto disso).

Alguma dessas camionetes andam parelho com as atuais? nem com as amaroks e hilux 2.0 2.2 basiconas. Levam pau delas...

Alguem ai quer ficar rodando 10 anos com essas tartarugas ao inves de rodar com as atuais 3.2 3.0 2.0biturbo?
Alguma dessas pickups andam na mesma toada (dirigibilidade) das atuais ?

Andei em algumas frontiers atuais, e sinceramente, andam iguaizinhos carros a gasolina.

Excetuando quem nao tem $$ pra trocar de carro, quem nao tem $$ pra ter algo melhor, alguem ai prefere andar na l200 quadradinha ao invés da atual l200?

Alias, tirando a questao acima sobre $$... qtos no forum possuem esses carros (nesses anos ai) simplesmente PQ QUEREM e sao APAIXONADOS por elas e nao sequer cogitam a troca ou melhora das mesmas (como o pessoal que ama a F1000 por exemplo) ?

Enfim... no final das contas... A menos que vc queira algo nostálgico como as F1000 , d20, etc, esteja disposto a ter o melhor e o pior desses conceitos, ou nao tenha dinheiro pra ter algo melhor e REALMENTE precise de uma camionete a diesel (por questao de torque, brutalidade), PRA QUE QUE isso tem que rodar 1 milhao de km?

Seria diferente por exemplo, se estivessemos falando na decada de 80, onde um perkins com 10 anos de uso, teria no maximo 2 ou 3 cavalos a menos que um perkins novo... ou um OM seria ABSOLUTAMENTE igual aos OM feitos a 20 anos antes. Ai sim, durar 1 milhao de km seria interessante, afinal, nao teria como justificar a troca. Mas nao eh o caso...

Enfim, nos states a questao diesel vs otto é completamente diferente do que temos aqui. Embora caminhamos pro mesmo fim, a decisao com o tempo sera apenas entre: qual eu me encaixo melhor? Pq de fato, iremos em pouco tempo ter desempenho e resultado muito parecidos senao iguais entre ambos.

A diferenca é que atualmente qdo falamos de pick up gasolina no brasil, nos deparamos com motores 4L e nao motores em V, qdo isso comecar a mudar, qro ver neguinho batendo no peito q pick up só presta se for a diesel.

Lembrando que, a tendencia é o diesel ficar mais caro que a gasolina no posto em menos de 3 anos. Ai meu caro, quero ver ponto de equilibrio ser justificativa.

Eqto nao chegamos la... sonho com meu diesel :)

Ate pq, adoro o diesel :)

Pumba
01/02/2014, 15:19
A diferenca é que atualmente qdo falamos de pick up gasolina no brasil, nos deparamos com motores 4L e nao motores em V, qdo isso comecar a mudar, qro ver neguinho batendo no peito q pick up só presta se for a diesel.

Lembrando que, a tendencia é o diesel ficar mais caro que a gasolina no posto em menos de 3 anos. Ai meu caro, quero ver ponto de equilibrio ser justificativa.

Eqto nao chegamos la... sonho com meu diesel :)

Ate pq, adoro o diesel :)
kkkkkk tem mesmo um fundo de verdade no que você disse!

Agora, se o diesel ficar mais caro que a gasolina, os caminhoneiros fecham as estradas, o preço da passagem aumenta R$ 1,00 (com R$ 0,20 vocês já viram no que deu), sinceramente, acho que o brasil para. Já basta o custo a mais do ARLA que eles estão tendo que arcar. Eu fui proprietário de uma F1000 por 7 anos e abastecendo sempre no mesmo posto. O preço do diesel nesse posto sempre variou no máximo R$ 0,30. Nesse meio tempo a gasolina variou em mais de R$ 2,00! Eu sempre aposto em estabilidade no que se diz respeito ao diesel. Já gasolina e álcool, só Dilma sabe o que vai dar.

E acho que quando nos depararmos com motores em V a gasolina aqui, provavelmente também nos depararemos com motores em V a diesel. Acho que não mudará muita coisa aqui não.

Lá nos EUA, realmente, a coisa é completamente diferente. E no exterior em geral, a maioria já está acostumada com veículos a diesel. Ninguém questiona durabilidade, e sim a eficiência, conforto e a real necessidade, exatamente como você disse. Pois, os diesel são mais barulhentos, trepidam mais, fedem e poluem mais. Com a evolução, a aceitação aumentou, pois essas desvantagens foram sendo atenuadas e de quebra, a durabilidade também foi aumentada junto com a eficiência. Mas, a necessidade de se ter um motor desses, que custa bem mais caro que um gasolina deve ser verificada. Se é gosto pessoal, tudo bem, justifica, mas se não é... do que adianta o veículo durar mais do que a própria vida do sujeito, se provavelmente teremos enormes evoluções a cada 5-10 anos? Concordo com você nesse ponto!

Edu&MarciaSulMG
01/02/2014, 16:22
Quanto ao tóptico Diesel ou Gasolina começo a questinar o seguinte: O pouco que se economiza com o combustível depois se gasta com a manutenção! O preço de uma Retífica de um motor 4D56 gira em torno de 12a 15 mil e nunca fica a mesma coisa de um zerado...um novo de 19 mil pra cima.....Um motor a Diesel medianamente antigo como esse citado dura cerca de 180 a 240 mil dependendo do uso ( o meu fiz com 190mil)....some-se a isso a depreciação de uma camionete ano a ano, o custa das revisões mais caro, o preço dos pneus...na ponta do lapis em 10 anos já paquei outra camionet!

Edu&MarciaSulMG
01/02/2014, 16:41
Para mim Brutalidade, robustez, altura do solo, e uma camionet sem frescura que vc abastece com qualquer Diesel e ela anda, que tenh torque pra subir só na casquinha e que não fique me enchendo o saco com Manutençaão corretiva toda hora....\eh oque importa! Quanto a quilometragem...só nessas férias em 15 dias rodei 8.500 Km fui do Paraná a Manaus passando pela BR 319 e voltei! .....Estou pensando em uma 4x4 mais bruta com menos fibra e plastico...Por isso estou trocando minha L200 GL quadradinha por uma mais ntiga do tipo CAMPER ou F1000 4x4....Setiver algua por ai me avisem!

Rafael_Pitangui
02/02/2014, 21:43
Perai gente, pagar mais de 100k em uma camionete para rodar menos de 200k...300k é muito complicado. Lembrando que a ideia base de uma camionete é que seja um veiculo para uso em trabalho. Conheço amigos que tem empresas com frota de hilux, s10, Triton, etc como carros para pagar no batente, transportar adubo, óleo diesel, peças de trator e que rodam tranquilamente mais de 100k por ano em péssimas estradas. Penso que quanto mais durar o carro, melhor, ou todo mundo esta podendo rasgar dinheiro que não faz falta?
Esse final de semana tive que dar um pulo no norte de minas na divisa com Goias e fiquei em um hotel que mais da metade dos carros no estacionamento eram a diesel, e desses, TODOS eram usados para trabalho, e todos eram camionetes das novas gerações! Inclusive 3 dessas camionetes estavam andando comigo!

As montadoras não podem deixar essa grande fatia do mercado na mão!

Pumba
03/02/2014, 21:46
Quanto ao tóptico Diesel ou Gasolina começo a questinar o seguinte: O pouco que se economiza com o combustível depois se gasta com a manutenção! O preço de uma Retífica de um motor 4D56 gira em torno de 12a 15 mil e nunca fica a mesma coisa de um zerado...um novo de 19 mil pra cima.....Um motor a Diesel medianamente antigo como esse citado dura cerca de 180 a 240 mil dependendo do uso ( o meu fiz com 190mil)....some-se a isso a depreciação de uma camionete ano a ano, o custa das revisões mais caro, o preço dos pneus...na ponta do lapis em 10 anos já paquei outra camionet!

O 4d56 tem uma média de durabilidade bem baixa mesmo. Os antigos, com menos de 80 cv, costumavam ter uma durabilidade bem maior. Depois dos anabolisantes para 121, 141 cv e os problemas de aquecimento, a durabilidade desse propulsor caiu drasticamente. Esse motor foi originado da família 4g da mitsubish, só então tendo essa denominação 4d (d de diesel). Ele veio, de fato, de um motor a gasolina. O projeto foi transformado para diesel. O preço da retífica citado, achei salgado, pois este motor é de baixo custo.

Troller-a-vista
04/02/2014, 10:06
Perai gente, pagar mais de 100k em uma camionete para rodar menos de 200k...300k é muito complicado.

Rafael, me permita discordar em partes... Pagar mais que 75 mil numa pickup defasada, dura, pqna, mesmo a diesel nao é complicado, é insanidade. Porém estamos no Brasil, lá fora essas pickups nao custariam 50 mil. Seja para rodar 20 mil km ou 200 mil km. É um estupro o que ocorre nesse país.

Lembrando que a ideia base de uma camionete é que seja um veiculo para uso em trabalho. Conheço amigos que tem empresas com frota de hilux, s10, Triton, etc como carros para pagar no batente, transportar adubo, óleo diesel, peças de trator e que rodam tranquilamente mais de 100k por ano em péssimas estradas.

Bom essas pickups nao sao feitas pra isso, temuma clara conotacao urbana e familiar. Nós que por falta de opção temos que utiliza-las para esse fim. Ademais, a menos que seja claramente necessário o diesel, 100mil, 200mil e ate 300 mil, roda facilmente uma a gasolina carregando peso. Diria mais, a menos que o cabra precise de VERDADE ser 4x4, nao daria para um peão uma diesel triton , hilux ou qqr outra do nivel. Nego destrói por prazer, se vc da 100, ele gasta 100, se dar 10 gasta 10, então, uma gasolina é mais negócio, ate pq a manutencao eh mais barata. E nem venha falar de desempenho, pq mesmo com as raquiticas 4L que dispomos, consegue andar bem acima do limite de velocidade, ate um carro 1.0 carregado anda. Portanto, se: desempenho é acima do necessario, custo manutencao menor, consegue chegar facil aos 300 mil km, oferece a mesma capacidade de carga... Entao pra q dar uma carro a diesel carissimo pra eles? Se a viagem de 1000km foi feita mais rapida ou devagar nao importa, a velocidade final é a mesma, soh em retomadas que isso vai aparecer. TANTO É que temos varias A20, C20, A10, C10, f1000A no forum, assim como f250 rodando ha 20 anos nas maos mais destruidoras que existem. Basta olhar no forum... Enfim, diesel hoje, com os motores melhores a gasolina e os precos praticados, pra por na mao de peão nem pensar, a nao ser que seja EXTREMAMENTE (e por extremamente nisso) necessario.

Aqui na regiao de ribeirao, ate caminhoes canavieiros comecaram a ser alcool ou diesel + alcool.

Penso que quanto mais durar o carro, melhor, ou todo mundo esta podendo rasgar dinheiro que não faz falta?

Claro que não, vc esta absurdamente certo. Mas certo pra quem? Pro fabricante? pro usuario? O que ganhariam fazendo carros indestrutiveis? Sem essa de capitalismo selvagem, se vc fosse fabricante teria que por obrigacao de SOBREVIVENCIA pensar em novas compras. Sejamos francos, quantos % dos compradores desses carros citados usam o carro por 200 mil km em um ano? Te garanto que nao passa de 1% !! Se durante esses 200mil km o cliente ficar satisfeito é o que importa. Nao adianta andar 1 milhao de km e ter 1 milhao de dor decabeca... o cliente (principalmente o frotista) nao quer o carro parado, portanto é melhor rodar 200 mil km e ter pouquissima dor de cabeca , principalmente, pq esses carros ou sao renovados MESMO por uma questao financeira e estratégica a cada 2 ou 3 anos. Se for frota grande nao passa de 1.5 ano.. Entao vejamos... Diante disso, qual a finalidade de ter que rodar 1 milhao? E sejamos francos, todos sabemos que ate um uno mille passa dos 300 mil. Carro que roda em 1 ano 100 mil km, eh pq vive na estrada, tem um desgaste menor que um q roda na cidade 10 mil km... Portanto, esses de 100mil provavelmente vao passar dos 400 500 facilmente.

Esse final de semana tive que dar um pulo no norte de minas na divisa com Goias e fiquei em um hotel que mais da metade dos carros no estacionamento eram a diesel, e desses, TODOS eram usados para trabalho, e todos eram camionetes das novas gerações! Inclusive 3 dessas camionetes estavam andando comigo!

As montadoras não podem deixar essa grande fatia do mercado na mão!

E nem sao malucas de abandonar esse filão! Sao vendedores, rentáveis e desejados pelo mercado. sao hoje os carros mais tops do mercado com 1/8 da tecnologia embarcada num sedan que custa 4/5 desse preco... Mercado melhor nao ha !

resposta inteira em azul...

rfdex
04/02/2014, 15:46
A verdade é que hoje não existe veículo voltado exclusivamente ao trabalho, com exceção do Agrale Marruá e do F-350. Não existe almoço grátis pessoal. Não é à toa que o valor das D-10, D-20, F-1000 e Bandeirante não caem - ao contrário, sobem cada vez mais. Por exemplo a F-1000 4x4. Lembro que há 5-6 anos atrás era comum abrir o jornal aqui em Brasília e achar anúncio desse modelo a 30-35 mil ou até menos. Hoje não se acha por menos de 40 mil - isso as mais surradas. Sinceramente, eu fico pensando em vender a minha Hilux velhinha, mas cada vez que penso na sua simplicidade, robustez e preço de peças, desisto. Já tive F-1000, é uma baita máquina também. Meu pai tem uma F-1000 97 à gasolina (motor 4.9i com mais de 400 mil kms). Ele é daqueles caras que só olha água e óleo. Único problema que a pickup deu foi no diferencial, por ele ter rodado sem óleo (estourou o retentor, vazou o óleo e ele não viu). Eu tive também S-10 (ano 2005, comprada com 15 mil kms rodados) e digo que a minha atual Hilux, 10 anos mais velha que ela, é muito mais carro. Sempre que abasteço aparece alguém para perguntar da Toyotinha, sempre com o mesmo papo "já ouvi dizer que esse carro é um tanque de guerra. É verdade?", a resposta sempre está na ponta da língua: "é". Saudações

Poison
04/02/2014, 17:10
Meu pai tinha uma D-20, tratorzão!!! rs
era uma otima camionete!

Rafael_Pitangui
04/02/2014, 20:47
resposta inteira em azul...

Concordo em vários pontos com você, mas para quem trabalha no meio do mato realmente carro é bem complicado.
Tenho contato com mineradoras (usam muitas hilux e Triton) e em áreas de mineração, se não em engano carro que trabalha dentro de mina são trocados de 1.5 ou 2 anos, não lembro ao certo. Fora isso, não são trocados. Não é raro achar camionetes de 5...6 anos rodando em áreas assim. Só são trocadas quando realmente não aguentam mais. As frotas que são trocadas anualmente são as de carros populares, gol, palio, etc, carros mais baratos!

Podemos ver isso em site de leiloes corporativos, como Superbid Brasil - Leilão Oficial Online (http://www.superbid.net/). Só são trocadas as sucatas, enquanto estiver andando, a frota permanece!

O outro ponto que não concordo é que os novos uno e palio chegam a 400k. Tivemos um uno way 2012 que colocamos na luta. Esse foi embora da empresa com mais de 90k rodados e um motor feito! Vendi por 15k um carro com 1 ano de uso, deixei o novo dono por dentro de tudo o que o carro tinha! Segue foto do danado!449624

Agora imagina isso em um carro de mais de 100k.

Ja tivemos D-20 (aquelas azul com preto!), F-1000, Ranger a gasolina e diesel, palio MPFI e Fire, uno normal e Way e TR4. E uma coisa eu concordo, os carros antigos quando bem cuidados, rodam muito e com economia!

Hoje rodo feliz com uma TR4 2005 e que em 6 meses de estrada já rodou mais de 50k. A manutenção não chegou em 1k nesse tempo!

Pumba
04/02/2014, 21:01
Concordo em vários pontos com você, mas para quem trabalha no meio do mato realmente carro é bem complicado.
Tenho contato com mineradoras (usam muitas hilux e Triton) e em áreas de mineração, se não em engano carro que trabalha dentro de mina são trocados de 1.5 ou 2 anos, não lembro ao certo. Fora isso, não são trocados. Não é raro achar camionetes de 5...6 anos rodando em áreas assim. Só são trocadas quando realmente não aguentam mais. As frotas que são trocadas anualmente são as de carros populares, gol, palio, etc, carros mais baratos!

Podemos ver isso em site de leiloes corporativos, como Superbid Brasil - Leilão Oficial Online (http://www.superbid.net/). Só são trocadas as sucatas, enquanto estiver andando, a frota permanece!

O outro ponto que não concordo é que os novos uno e palio chegam a 400k. Tivemos um uno way 2012 que colocamos na luta. Esse foi embora da empresa com mais de 90k rodados e um motor feito! Vendi por 15k um carro com 1 ano de uso, deixei o novo dono por dentro de tudo o que o carro tinha! Segue foto do danado!449624

Agora imagina isso em um carro de mais de 100k.

Ja tivemos D-20 (aquelas azul com preto!), F-1000, Ranger a gasolina e diesel, palio MPFI e Fire, uno normal e Way e TR4. E uma coisa eu concordo, os carros antigos quando bem cuidados, rodam muito e com economia!

Hoje rodo feliz com uma TR4 2005 e que em 6 meses de estrada já rodou mais de 50k. A manutenção não chegou em 1k nesse tempo!

Já peguei muito carro de frota em oficina. E geralmente, os movidos a gasolina rapidamente são trocados. Os diesel, nem quando viram oferenda em praia, são trocados.

Walter da Camper
05/02/2014, 11:41
Para mim, a questão mais importante não é a durabilidade em KM até a retífica (100, 200 ou 900K).
O problema é quando um motor possui em seu projeto "pontos fracos" que reduzem sua confiabilidade.
O que eu considero como pontos fracos, que não deveriam nunca ter sido incorporados ao motor diesel são:
1-correia dentada: em caso de falha, além de deixar a pé, causa grave dano ao motor (válvulas, balancim, às vezes o cabeçote todo)
2-cabeçote de alumínio: embora seja o último grito da moda, material nobre e tals, é bem mais sensível à temperatura e empena ou trinca com muito mais facilidade em relação ao de ferro e alguns sequer permitem retífica.
3-bomba injetora com gerenciamento eletrônico: poucos profissionais tem habilidade com esse sistema e uma simples desregulagem da posição do atuador pode levar ao dispararo da acelaração até a perda do motor (há no forum varios relatos dessa ocorrência em L200 HPE).
4-Utilizar artifícios para extrair muitos cavalos em motor de baixa cilindrada: quanto mais se aumenta a potencia, mantendo a cilindrada, mais frágil fica. Esse é um princípio básico de mecânica, respeitado pelos preparadores de competição e que todo aficcionado em carros conhece ou deveria conhecer. Extrair altas potências de motores pequenos expõe diversos sistemas a trabalharem no limite, notadamente a refrigeração e lubrificação. Com a menor margem de folga, qualquer pequeno incidente (lama no radiador, exigência prolongada de potência...) pode levar ao superaquecimento, o que no motor diesel é fatal.

Qualquer falha num dos sistemas acima pode levar um motor à retífica com baixa KM, por mais resitente que sejam o bloco, virabrequim, pistão e bielas.

E nem se diga que basta fazer manutenção preventiva, pois em uso severo o risco está sempre presente e depende de diversos fatores externos. Já tive correia dentada nova e original estourada por infiltração de lama numa trilha cheia piscinões. Sorte que o motor era um arcaico Ford OHC 2300 que pela grande distância da câmara não permite o pistão cabeciar as válvulas. Só pelo aborrecimento de voltar rebocado, troquei o motor do Jeep pelo GM151, que não usa correia dentada (uma coisa a menos para falhar).
Voltando à questão do diesel e as novas tecnologias, quando se fala em durabilidade e resistência, o parâmetro de comparação que imediatamente vem à lembrança (ao menos dos veteranos) são as primeiras caminhonetes diesel, que usavam motores de caminhão (MBB OM314/364, Perkins 2364/Q20B, MWM 229/X10, Maxion S4T) e esses motores, além de parrudos mecanicamente, com seus quase 4 litros de cilindrada, não possuiam os pontos fracos que citei acima. Foi na época deles que surgiu o senso-comum de que o motor diesel aguenta mais que o gasolina.
Hoje, com as novas tecnologias, sejam mecânicas (cabeçote Al, correia dentada, baixa cilindrada), sejam eletrônicas (bomba elétrica, modulos, sensores e atuadores), fica bastante evidente que os atuais motores diesel são equivalentes ao Otto em resistência e durabilidade.
E com as invenções que vem incorporando com a finalidade de reduzir emissões (EGR, DPF e a PQP...) estão ficando cada vez mais melindrosos, além de exigir combustível especial. Enquanto isso, o motor Otto vai na direção contrária em termos de exigência de combustível. Uma gasolina adulterada com 70% de alcool, que nos motores velhos poderia ser um desastre, hoje é perfeitamente digerível num motor flex. Moral da história: a eletrônica tem feito muito bem ao motor Otto... já no diesel...
E nem se diga que a eletrônica veio para proteger o motor diesel, porque se fosse essa a verdadeira intenção instalar-se-ia um EGT para cada cilindro, aí sim teria verdadeiro controle das condições de queima e poderia prevenir até travamento de bico, que tem levado alguns commom rail à morte precoce.
Pra mim, tudo não passa de cumprimento de metas legais e redução de custo de produção.
Enquanto vigorar o senso-comum de que diesel é mais resistente e econômico que gasolina, as fábricas vão continuar vendendo carros 15 ou 20 mil mais carro, enquano a diferença do custo de produção não deve ser nem 1/5 disso.
Também não cola a desculpa de que para ter um desempenho aceitavel para pick-ups e SUVs os motores diesel tiveram que passar por esse processo de fragilização, pois a MWM, ao lançar o Sprint (2.8) provou que é possivel projetar um motor HSD mantendo a estrutura de motor de caminhão, com cabeçote de ferro e sem correia dentada. Tanto é assim que esse motor é um dos mais requisitados para adaptação em veículos off-road. Depois de rodar milhares de Km sendo surrado num microonibus e vai direto para um jipe e roda ainda muito tempo com confiabilidade, performance e economia.

É... talvez vocês tenham razão... estou ficando velho e chato por criticar as novas tecnologias... Mas enquanto existirem pessoas com esse senso crítico, o preço das Bandeirante, F-1000, D-20, Engesa, Troller 2.8 e outras velharias vai continuar em alta.

HERICK
05/02/2014, 13:05
Para mim, a questão mais importante não é a durabilidade em KM até a retífica (100, 200 ou 900K).
O problema é quando um motor possui em seu projeto "pontos fracos" que reduzem sua confiabilidade.
O que eu considero como pontos fracos, que não deveriam nunca ter sido incorporados ao motor diesel são:
1-correia dentada: em caso de falha, além de deixar a pé, causa grave dano ao motor (válvulas, balancim, às vezes o cabeçote todo)
2-cabeçote de alumínio: embora seja o último grito da moda, material nobre e tals, é bem mais sensível à temperatura e empena ou trinca com muito mais facilidade em relação ao de ferro e alguns sequer permitem retífica.
3-bomba injetora com gerenciamento eletrônico: poucos profissionais tem habilidade com esse sistema e uma simples desregulagem da posição do atuador pode levar ao dispararo da acelaração até a perda do motor (há no forum varios relatos dessa ocorrência em L200 HPE).
4-Utilizar artifícios para extrair muitos cavalos em motor de baixa cilindrada: quanto mais se aumenta a potencia, mantendo a cilindrada, mais frágil fica. Esse é um princípio básico de mecânica, respeitado pelos preparadores de competição e que todo aficcionado em carros conhece ou deveria conhecer. Extrair altas potências de motores pequenos expõe diversos sistemas a trabalharem no limite, notadamente a refrigeração e lubrificação. Com a menor margem de folga, qualquer pequeno incidente (lama no radiador, exigência prolongada de potência...) pode levar ao superaquecimento, o que no motor diesel é fatal.

Qualquer falha num dos sistemas acima pode levar um motor à retífica com baixa KM, por mais resitente que sejam o bloco, virabrequim, pistão e bielas.

E nem se diga que basta fazer manutenção preventiva, pois em uso severo o risco está sempre presente e depende de diversos fatores externos. Já tive correia dentada nova e original estourada por infiltração de lama numa trilha cheia piscinões. Sorte que o motor era um arcaico Ford OHC 2300 que pela grande distância da câmara não permite o pistão cabeciar as válvulas. Só pelo aborrecimento de voltar rebocado, troquei o motor do Jeep pelo GM151, que não usa correia dentada (uma coisa a menos para falhar).
Voltando à questão do diesel e as novas tecnologias, quando se fala em durabilidade e resistência, o parâmetro de comparação que imediatamente vem à lembrança (ao menos dos veteranos) são as primeiras caminhonetes diesel, que usavam motores de caminhão (MBB OM314/364, Perkins 2364/Q20B, MWM 229/X10, Maxion S4T) e esses motores, além de parrudos mecanicamente, com seus quase 4 litros de cilindrada, não possuiam os pontos fracos que citei acima. Foi na época deles que surgiu o senso-comum de que o motor diesel aguenta mais que o gasolina.
Hoje, com as novas tecnologias, sejam mecânicas (cabeçote Al, correia dentada, baixa cilindrada), sejam eletrônicas (bomba elétrica, modulos, sensores e atuadores), fica bastante evidente que os atuais motores diesel são equivalentes ao Otto em resistência e durabilidade.
E com as invenções que vem incorporando com a finalidade de reduzir emissões (EGR, DPF e a PQP...) estão ficando cada vez mais melindrosos, além de exigir combustível especial. Enquanto isso, o motor Otto vai na direção contrária em termos de exigência de combustível. Uma gasolina adulterada com 70% de alcool, que nos motores velhos poderia ser um desastre, hoje é perfeitamente digerível num motor flex. Moral da história: a eletrônica tem feito muito bem ao motor Otto... já no diesel...
E nem se diga que a eletrônica veio para proteger o motor diesel, porque se fosse essa a verdadeira intenção instalar-se-ia um EGT para cada cilindro, aí sim teria verdadeiro controle das condições de queima e poderia prevenir até travamento de bico, que tem levado alguns commom rail à morte precoce.
Pra mim, tudo não passa de cumprimento de metas legais e redução de custo de produção.
Enquanto vigorar o senso-comum de que diesel é mais resistente e econômico que gasolina, as fábricas vão continuar vendendo carros 15 ou 20 mil mais carro, enquano a diferença do custo de produção não deve ser nem 1/5 disso.
Também não cola a desculpa de que para ter um desempenho aceitavel para pick-ups e SUVs os motores diesel tiveram que passar por esse processo de fragilização, pois a MWM, ao lançar o Sprint (2.8) provou que é possivel projetar um motor HSD mantendo a estrutura de motor de caminhão, com cabeçote de ferro e sem correia dentada. Tanto é assim que esse motor é um dos mais requisitados para adaptação em veículos off-road. Depois de rodar milhares de Km sendo surrado num microonibus e vai direto para um jipe e roda ainda muito tempo com confiabilidade, performance e economia.

É... talvez vocês tenham razão... estou ficando velho e chato por criticar as novas tecnologias... Mas enquanto existirem pessoas com esse senso crítico, o preço das Bandeirante, F-1000, D-20, Engesa, Troller 2.8 e outras velharias vai continuar em alta.

Falou tudo e mais um pouco! X1000

Troller-a-vista
05/02/2014, 16:04
concordo e discordo, concordo mais que discordo eheheh

acho q a tec. veio e veio bem nos motores diesel. aumento de performance, baixa emissao de ruidos e poluicao, isso eh um salto importantissimo e q na minha opiniao é tao ou mais importante que durar 1 milhao de km.

o q o pessoal nao contabiliza é que normalmente usamos motores muito diferentes pra comparar.

Por exemplo na epoca das F1000 e D20, tinhamos os perkins e maxxion da vida com 4 litros e turbinados contra motores raquiticos aspro.

Hj nao eh diferente, temos por exemplo um 2.8 turbo com injecao direta e turbo variavel, contra um 4L 2.4 aspro sem nada... Eh meio covardia comparar desempenho. O mais justo seria comparar com um v8 com potencia e torque parecidos. ai sim a briga ficaria mais justa ou entao turbinar esses 4L.

Lembrando que o turbo nos diesel é carne de vaca ha quase 30 anos, em motores a gasolina, em especial nesses carros, nem comecaram ainda.

Uma coisa eu tenho certeza, um cabra que sai de um perkins e cai numa frontier no minimo vai achar que nao sabe dirigir e é bem capaz de destruir o motor se ele for o peão hehehe Se sair de um 1113 entao capaz de nem sair do lugar.

Pumba
05/02/2014, 18:02

Walter, de tudo que aprendi e ouvi, só posso concordar com 1 coisa que você disse: Correia dentada. A danada arrebenta mesmo!

O resto, me parece puro preconceito ou antipatia. Me lembra uma situação em que tive que explicar porque uma biela fraturada é mais resistente e eficiente para um estudante de mecânica.

Falando em regras da mecânica, posso mostrar como o que você disse é contraditório:

1) Cabeçote de alumínio ou de ferro, não faz diferença nenhuma na vida útil de um motor. Se ele superaquecer (ele não deveria superaquecer), tanto com cabeçote de ferro como de alumínio o motor pode fundir e precisar de reparos caríssimos, independente da necessidade de se trocar ou não o cabeçote. O alumínio conduz melhor a temperatura, fazendo com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente. Mesmo assim, a maioria dos motores a diesel ainda demoram muito mais tempo para aquecer do que qualquer motor otto!

2) Motores que vibram menos, rendem mais e se sujam menos, duram mais. Isso é praticamente uma lei na mecânica!

3) Bomba injetora: Tanto eletrônica quanto mecânica, requer mão de obra especializada. Uma bomba mecânica, tem durabilidade inferior a uma eletrônica. A troca das válvulas de ambas não difere muito em preço, comparando os sistemas mais modernos. Bomba injetora realmente robusta, são as bombas em linha, que não utilizam o combustível como lubrificante, e sim, o óleo do motor. Essas bombas nem sempre são usadas nas aplicações em caminhões pequenos, vans e suvs.

4) Não existe milagre. Muitos motores produzidos tem a capacidade real de potência e torque reduzidas devido a legislações ou outras questões burocráticas. Os preparadores apenas extraem desses motores suas reais capacidades, em alguns casos, extrapolando os limites seguros do projeto, prejudicando a durabilidade.

5) Sensores, atuadores e módulos. Também faz parte das regras da mecânica: Todo componente mecânico falha! Um módulo blindado eletrônico não falha e não desgasta. Atuadores, qualquer veículo possui, não vejo como separar entre otto x diesel. Sensores, todo veículo possui! Desde os mais antigos até os mais novos e nunca vi uma viatura antiga com problema em sensores. Os sensores do ABS, que são instalados na roda, costumam se danificar devido a impactos.. Os sensores instalados embaixo do capô, dificilmente se têm algum problema. E quando se têm, se não resolver com uma mera limpeza, a troca é ridícula, bastando destacar e trocar.

Não tem cabimento algum, uma pessoa neurótica com segurança que faz expedições off-road não utilizar um veículo com motor eletrônico, seja otto ou diesel, pelo simples fato de não confiar em sensores e módulos. (Se ela não confia em atuador, ela não anda em carro nenhum).
Um sensor, cabe na palma da mão, custa menos que uma manutenção periódica de filtro e é um componente extremamente confiável. Relés, são muito menos confiáveis do que sensores!

drosssor51
06/02/2014, 01:12

Walter, concordo com quase tudo que você citou.

Somente a substituição do OHC 2300 por um GM151 que não acho interessante, fez a mudança somente pela correia???
Poucos irão concordar comigo, mas gosto do Jeep com Bf, se for FORD... vai OHC mesmo.

Vi algumas adaptações de motor GM em jeep e traumatizei...kkkkk... Ganha na correia (na falta dela) mas o resto fica a critério do meca que fez a adaptação, mudança de travessa de chassis..... e coisas mais..

Walter, de tudo que aprendi e ouvi, só posso concordar com 1 coisa que você disse: Correia dentada. A danada arrebenta mesmo!

O resto, me parece puro preconceito ou antipatia. Me lembra uma situação em que tive que explicar porque uma biela fraturada é mais resistente e eficiente para um estudante de mecânica.

Falando em regras da mecânica, posso mostrar como o que você disse é contraditório:

1) Cabeçote de alumínio ou de ferro, não faz diferença nenhuma na vida útil de um motor. Se ele superaquecer (ele não deveria superaquecer), tanto com cabeçote de ferro como de alumínio o motor pode fundir e precisar de reparos caríssimos, independente da necessidade de se trocar ou não o cabeçote. O alumínio conduz melhor a temperatura, fazendo com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente. Mesmo assim, a maioria dos motores a diesel ainda demoram muito mais tempo para aquecer do que qualquer motor otto!

2) Motores que vibram menos, rendem mais e se sujam menos, duram mais. Isso é praticamente uma lei na mecânica!

3) Bomba injetora: Tanto eletrônica quanto mecânica, requer mão de obra especializada. Uma bomba mecânica, tem durabilidade inferior a uma eletrônica. A troca das válvulas de ambas não difere muito em preço, comparando os sistemas mais modernos. Bomba injetora realmente robusta, são as bombas em linha, que não utilizam o combustível como lubrificante, e sim, o óleo do motor. Essas bombas nem sempre são usadas nas aplicações em caminhões pequenos, vans e suvs.

4) Não existe milagre. Muitos motores produzidos tem a capacidade real de potência e torque reduzidas devido a legislações ou outras questões burocráticas. Os preparadores apenas extraem desses motores suas reais capacidades, em alguns casos, extrapolando os limites seguros do projeto, prejudicando a durabilidade.

5) Sensores, atuadores e módulos. Também faz parte das regras da mecânica: Todo componente mecânico falha! Um módulo blindado eletrônico não falha e não desgasta. Atuadores, qualquer veículo possui, não vejo como separar entre otto x diesel. Sensores, todo veículo possui! Desde os mais antigos até os mais novos e nunca vi uma viatura antiga com problema em sensores. Os sensores do ABS, que são instalados na roda, costumam se danificar devido a impactos.. Os sensores instalados embaixo do capô, dificilmente se têm algum problema. E quando se têm, se não resolver com uma mera limpeza, a troca é ridícula, bastando destacar e trocar.

Não tem cabimento algum, uma pessoa neurótica com segurança que faz expedições off-road não utilizar um veículo com motor eletrônico, seja otto ou diesel, pelo simples fato de não confiar em sensores e módulos. (Se ela não confia em atuador, ela não anda em carro nenhum).
Um sensor, cabe na palma da mão, custa menos que uma manutenção periódica de filtro e é um componente extremamente confiável. Relés, são muito menos confiáveis do que sensores!

Pumba, concordo com o que você escreveu, mas na pratica é diferente.

1 - Raramente se encontra um meca especializado MESSSMOO....! que saiba o que esta fazendo, ou que se de o trabalho de se atualizar, consultar o manual de manutenção do motor... e segui-lo a risca.

O cabeçote de alumínio realmente não diminui a vida útil do motor, mas deve ser montado por alguém que entenda o que está fazendo.
Raramente cabeçotes de alumínio aceitam uma manutenção... pouquíssimos podem ser usinado (o famoso passe para corrigir empenamento), necessitando troca.
Coisa que acontece menos em cabeçotes de Ferro fundido
(Pensando que um cabeçote um dia será tirado do motor, por algum motivo)

2 - Motores que vibram menos e sujam menos duram mais.
Motores que rendem mais duram menos.
(analisando fria e isoladamente cada item)

3 - Bi robusta é em linha (concordo plenamente)
Mas minha B.I. rotativa tem 20 anos... e é virgem, pouco rodada mas é virgem.
Se compararmos com um sistema C.R., teoricamente o C.R. deveria durar mais, mas na pratica está mostrando o contrário, talvez pelo pouco tempo no mercado (comparado a B.I mecânica) ou subdimensionamento mesmo...

4 - concordo .. e esse assunto tem muito pano para manga..kk

5 - Sensores e atuadores, considero como o cabeçote de alumínio.... enquanto está novo é tudo lindo....

Um pedal eletrônico de uma picape moderna não custa menos que uma manutenção periódica de filtros.....NUNCA...!
e vou mais longe.... um sensor de rotação (o mais comum) de uma L200 moderna custa 600 pila na CSS, e garanto que o paralelo não funciona da mesma forma..

Fechando..... Pessoal essa é só minha opinião, respeito todos os pontos de vista aqui citados.
Estamos no fórum para trocar ideias, ponderar opiniões diferentes e aprender com elas....

abç

Walter da Camper
06/02/2014, 09:58
Somente a substituição do OHC 2300 por um GM151 que não acho interessante, fez a mudança somente pela correia???

Sei que alguem irá reclamar do off topic, mas não vou deixar o colega sem resposta:

A correia foi o principal motivo, mas pesaram também os seguintes fatores:
1-melhor torque em baixa;
2-motor barato (paguei R$ 1.000 com todos os periféricos, cabura, arranque, alternador...)
3-peças baratas e fáceis de achar.
4-possibilidade de usar um câmbio Clark 240V (D-20, Engesa, caminhão D40) acoplado a uma reduzida de Band, que eu tinha guardados. Acho o 4m do jeep fragil.
5-prazer em melhorar minhas máquinas e provar que os engenheiros das montadoras não se esforçaram tanto quando deveriam (ou não convenceram o depto de custos...)

Professador
06/02/2014, 12:26
Aproveitando o tópico, tenho três dúvidas:

1-Os impostos que incidem sobre veículos a diesel parecem ser maior. Alguém sabe os valores? parece que pick up é menor.

2-Qual seria o preço de um Wangler diesel no Brasil? em Portugal tem.

3-Como anda o diesel fornecido nos nossos países vizinhos? São compatíveis com o s10? para expedições internacionais qual o combustível ideal?

Agradeço a atenção.

Pumba
06/02/2014, 16:23
Pumba, concordo com o que você escreveu, mas na pratica é diferente.

1 - Raramente se encontra um meca especializado MESSSMOO....! que saiba o que esta fazendo, ou que se de o trabalho de se atualizar, consultar o manual de manutenção do motor... e segui-lo a risca.

O cabeçote de alumínio realmente não diminui a vida útil do motor, mas deve ser montado por alguém que entenda o que está fazendo.
Raramente cabeçotes de alumínio aceitam uma manutenção... pouquíssimos podem ser usinado (o famoso passe para corrigir empenamento), necessitando troca.
Coisa que acontece menos em cabeçotes de Ferro fundido
(Pensando que um cabeçote um dia será tirado do motor, por algum motivo)

2 - Motores que vibram menos e sujam menos duram mais.
Motores que rendem mais duram menos.
(analisando fria e isoladamente cada item)

3 - Bi robusta é em linha (concordo plenamente)
Mas minha B.I. rotativa tem 20 anos... e é virgem, pouco rodada mas é virgem.
Se compararmos com um sistema C.R., teoricamente o C.R. deveria durar mais, mas na pratica está mostrando o contrário, talvez pelo pouco tempo no mercado (comparado a B.I mecânica) ou subdimensionamento mesmo...

4 - concordo .. e esse assunto tem muito pano para manga..kk

5 - Sensores e atuadores, considero como o cabeçote de alumínio.... enquanto está novo é tudo lindo....

Um pedal eletrônico de uma picape moderna não custa menos que uma manutenção periódica de filtros.....NUNCA...!
e vou mais longe.... um sensor de rotação (o mais comum) de uma L200 moderna custa 600 pila na CSS, e garanto que o paralelo não funciona da mesma forma..

Dross, segue minhas colocações:

1 - Dross, na prática mesmo, depois de tirar o cabeçote, e principalmente um cabeçote recuperado o motor não é mais o mesmo. E quanto mais tarde se precisar fazer um serviço desses, melhor e nos motores diesel, tanto eletrônicos quanto mecânicos, esses serviços podem ser necessários depois de décadas de uso, já num motor otto, com certeza, ele ocorrerá muito mais cedo.

2 - Depende. Se o motor rende mais, mas seu projeto contempla materiais mais resistentes, não há problema algum.

3 - Olha, tanto a bi antiga como as novas do CR, raramente dão pane. Quando dão, só o bombista da bosch resolve. Eu nunca vi um mecânico se arriscando a mexer em bi. Aliás, já vi sim, e ele fez merda. Agora, realmente, existem bombistas que não sabem nada de cr e só sabem mexer nas antigas. A tendencia é que esse cenário mude e fique mais raro achar alguem q nao entenda de cr, aliás, hoje, nos grandes centros, não se tem falta de profissional mais. Nas pequenas cidades, cada vez mais aparecem profissionais, pois a área é muito recompensadora e vários jovens disputam os cursos técnicos gratuitos, inclusive existem concursos para área.

5 - O atuador mais problemático que existe é a bobina. Ela é responsável por transformar 12 volts em mais de 60.000 volts. Não é uma tarefa fácil mesmo. É um dos componentes mais sensíveis a variação de energia. É exclusivo de motores a gasolina.

Sensores, como disse, são fáceis de trocar, baratos e completamente vedados. O que demonstra um pouco de ignorância é o fato de vocês comentarem sobre sensores, mas acredito que jamais pegaram um na mão. O que dá problema em veículos com sensores geralmente é o terminal (tomada). Se você tiver contato com algum veículo com sensores, rode em uma estrada de pó durante 1 ano e destaque o terminal. Verá que dentro da tomada, que possui encaixe com pressão (a prova d'água e pó) não haverá nenhum resquício de sujeira. Se houver má vedação, ainda assim, demorará algum tempo para que haja sujeira suficiente para isolar o contato(que não é tão sensível). O interior não conterá um grão de sujeira. E se houver algum problema, geralmente uma limpeza resolve. Infelizmente, é muito fácil empurrar a venda de alguns itens desnecessariamente, até porque a maioria dos proprietários nem sequer abrem o capô do veículo. Um profissional mal intencionado facilmente pode empurrar a venda de itens desnecessários. Já os proprietários mais espertos, sempre questionam e exigem testes e com o pouco conhecimento que possuem, muitas vezes evitam ser enganados. Já vi mecânico se dar mal pois o proprietário, era engenheiro mecânico e com paixão por automóveis. O mesmo tinha o manual do motor do veículo com os valores limítrofes da resistência de dos sensores e exigiu o teste na mesma hora, que provou que não havia nada de errado.

Um pedal eletrônico nunca vi com problema. Já cabo de acelerador... aos montes. E ainda que um pedal eletrônico dê problema, ele não leva a parada do veículo, apenas modo de segurança. Já o cabo, deixa você na rua ao arrebentar. Não adianta justificar que você é macgyver e consegue fazer com que um elástico de cabelo tenha a mesma resistência de um cabo de aço e sai da situação. Os usuários não macgyvers, ficam na rua.

Sobre o sensor de rotação da L200, R$ 600 acho um preço caro. Existem sensores de rotação que custam muito menos, e outros mais caros. Vai variar de montadora, fabricante, etc. O paralelo pode sim funcionar da mesma forma, pois o sensor de rotação é um dos sensores mais simples que existem. Não tem muito mistério.

Pensem, de quanto em quanto tempo o ponteiro de temperatura do carro de vocês deixa de funcionar? De todos os jipes mecânicos afundados que já peguei com problemas que poderiam ser associados a sensores, nunca nenhum foi sensor, e sim aterramento, elétrica, painel, etc. E não existe eletrônica milagrosa também. Algumas pessoas falam de motores eletrônicos como se de fato eles não fossem motores mecânicos. O motor eletrônico é o mesmo motor mecânico com peças mais reforçadas e injeção mais reforçada (se você tentar sangrar um bico de um motor eletrônico, você corre o risco de ter seu braço arrancado, tamanha a pressão do sistema).

Pumba
06/02/2014, 16:31
Aproveitando o tópico, tenho três dúvidas:

1-Os impostos que incidem sobre veículos a diesel parecem ser maior. Alguém sabe os valores? parece que pick up é menor.

2-Qual seria o preço de um Wangler diesel no Brasil? em Portugal tem.

3-Como anda o diesel fornecido nos nossos países vizinhos? São compatíveis com o s10? para expedições internacionais qual o combustível ideal?

Agradeço a atenção.

1-Vai variar de estado para estado. (IPVA, por exemplo). Se você se refere ao valor de compra, não sei.
2-Não existe wrangler a diesel no brasil. O wrangler a gasolina custa R$ 155.000 na versão 2 portas. O 4 portas custa R$ 165.000. A versão diesel desse carro, eu esperaria algo próximo a R$ 200.000.
3-Tenho amigos com veículos diesel pós 2012 (novos motores) que tiveram problemas com abastecimento S10 em diversos países da américa do sul. Mas, não lembro mais onde foi especificamente.