Ver Versão Completa : Camper Hilux 2.8
solanocardia
11/01/2014, 11:58
Prezados, já a algum tempo venho acompanhando o fórum e aprendendo bastante com vcs sobre mecânicas e adaptações 4x4.
Tenho uma Camper 4x2 4.1 que pretendo modificá-la para 4x4 diesel. Tenho pesquisado bastante e acho que encontrei uma configuração homogênea e segura com menos adaptação possível.
Penso em colocar a mecânica Hilux 2.8 (motor, cambio e transferência). Os eixos quero colocar o dana 30 da Camper/Engesa. Minha preocupação foi em relação ao peso do motor toyota, mas pesquisando descobri que ele é até mais leve que o mwm 2.8 e deve ser bem próximo do 4.1.
O que vcs acham? Estou aberto a críticas e sugestões.
Abs.
gabriel correia
11/01/2014, 23:15
eu iria de MWM cambio e reduzida de hilux.. o eixo vc pode até manter original sem problemas.. o 2.8 hilux vai ficar xoxo tua camper... a não ser que já seja turbinado mais mesmo assim não será um MWM.. agora se vc for com o 3.0 ai fica bao...rs a adaptação MWM com cambio se hilux e simples poderemos te ajudar ok!!
solanocardia
12/01/2014, 17:49
eu iria de MWM cambio e reduzida de hilux.. o eixo vc pode até manter original sem problemas.. o 2.8 hilux vai ficar xoxo tua camper... a não ser que já seja turbinado mais mesmo assim não será um MWM.. agora se vc for com o 3.0 ai fica bao...rs a adaptação MWM com cambio se hilux e simples poderemos te ajudar ok!!
Vc tem toda razão, o mwm é mais motor e a adaptação pelo que andei vendo aqui no fórum parece ser simples. Porém penso em colocar um conjunto homogêneo, assim como fez a envemo . Sai mecânica Gm/opala (motor e cambio) e colocar a toyota/hilux (motor, cambio e reduzida). O 3.0 é uma possibilidade tb, mas acho que é mais pesado e não sei se iria sobrecarregar o dana 30.
Não pretendo fazer nada pesado, somente viagens e passeios que possuem trilhas leves.
Abs.
Se quer um conjunto homogenio, MWM 2.8 + cambio/tração eletrica do Troller
ou
MWM 2.8 + cambio/tração mecanica da Frontier
Já que vc não tem o eixo dianteiro, acho mais viavel partir pra um Dana 44 (Troller), pois vai ter mais possibilidades de configurações de coroa e pinhão, homocinética ou cruzeta, bloqueio, etc, etc, etc
Se quer um conjunto homogenio, MWM 2.8 + cambio/tração eletrica do Troller
ou
MWM 2.8 + cambio/tração mecanica da Frontier
Já que vc não tem o eixo dianteiro, acho mais viavel partir pra um Dana 44 (Troller), pois vai ter mais possibilidades de configurações de coroa e pinhão, homocinética ou cruzeta, bloqueio, etc, etc, etc
Tem a opção de cambio/tração do Troller e colocar um sistema de alavancas na tração ao inves da eletrica
franzlana
20/01/2014, 21:25
Para viagens e passeios e trilhas leves, MWM 2.8; câmbio 240 v original e transferência Engesa Fase II ou III. é só encaixar e pronto. Para o uso que você descreveu não precisa reduzida se usar o 240 V. Eixo dianteiro vá de Dana 44.
Walter da Camper
21/01/2014, 18:25
Solano, percebo que sua preocupação é com o peso do motor. Nesse sentido não há com que se preocupar, pois duvido que você encontre algo mais pesado que um Maxion S4T para adaptar na sua Camper. Esse motor saiu original nas diesel com o eixo Dana 30.Por outro lado, eu aconselharia pensar muito bem antes de fazer essa adaptação, pois para fazer bem feito vai custar mais caro do que comprar um bom 4x4 diesel de fábrica, como uma SW4 ou pick-up. (sem contar o tempo de estaleiro e o aborrecimento com prestadores de serviços).Só vale à pena se você gostar tanto da Camper a ponto de casar-se com ela, como é o meu caso. Abçs e boa sorte.
Aproveitando,
Coloca umas fotos da sua Camper. :)
solanocardia
22/01/2014, 10:57
Obrigado pela informações e ajuda de todos.
Caro Walter, o carro é para a vida toda, quando comprei era esse meu objetivo. É um saco ficar trocando de carro de tempos em tempos, sou do tipo que gosta das coisas que durem. Todos aqui em casa gostamos muito dela, já faz parte da família. Minha opção pela Toyota 3.0 é justamente ter um conjunto confiável, com um mínimo de adaptação para facilitar a manutenção.
Tiorico, vou abrir um tópico na frota, pois agora ela tá entrando na pintura.
Abs.
Walter da Camper
22/01/2014, 12:27
Belas palavras, companheiro. Há anos eu mandei o mercado automobilístico à merd@ e só ando de Camper e CJ5.
A TR4 que comprei zero pra esposa vai ter que durar pelo menos uns 15 anos, porque tão cedo não quero pisar em loja de carro e ouvir aquela conversa nojenta de vendedor.
Caro Walter, o carro é para a vida toda, quando comprei era esse meu objetivo. É um saco ficar trocando de carro de tempos em tempos, sou do tipo que gosta das coisas que durem....
Obrigado pela informações e ajuda de todos.
Caro Walter, o carro é para a vida toda, quando comprei era esse meu objetivo. É um saco ficar trocando de carro de tempos em tempos, sou do tipo que gosta das coisas que durem. Todos aqui em casa gostamos muito dela, já faz parte da família. Minha opção pela Toyota 3.0 é justamente ter um conjunto confiável, com um mínimo de adaptação para facilitar a manutenção.
Tiorico, vou abrir um tópico na frota, pois agora ela tá entrando na pintura.
Abs.
É isso ai...
Prezados, já a algum tempo venho acompanhando o fórum e aprendendo bastante com vcs sobre mecânicas e adaptações 4x4.
Tenho uma Camper 4x2 4.1 que pretendo modificá-la para 4x4 diesel. Tenho pesquisado bastante e acho que encontrei uma configuração homogênea e segura com menos adaptação possível.
Penso em colocar a mecânica Hilux 2.8 (motor, cambio e transferência). Os eixos quero colocar o dana 30 da Camper/Engesa. Minha preocupação foi em relação ao peso do motor toyota, mas pesquisando descobri que ele é até mais leve que o mwm 2.8 e deve ser bem próximo do 4.1.
O que vcs acham? Estou aberto a críticas e sugestões.
Abs.
Amigo, se você seguir à risca a legislação, ou seja, solicitar autorização prévia para troca de motor, certamente não irá conseguir, pois seu veículo é 4x2. A legislação é clara quando diz que não poderá haver mudança estrutura ou de característica visando adequar o veículo às características que o permita ser convertido a diesel. Se o DETRAN por aí não seguir à risca a legislação vigente, o melhor que faz é realizar o serviço inteiro de troca de motor e instalação da 4x4 e depois realizar a vistoria, mesmo que pague uma multinha por alterar o veículo sem autorização prévia do órgão de trânsito. Saudações
solanocardia
24/01/2014, 20:14
Raphael, a legislação que vc diz é a Resolução CONTRAN n.º25, de 21/05/98? Se for as modificações que são proibidas são para aumentar a capacidade de carga ou lotação.
Raphael, a legislação que vc diz é a Resolução CONTRAN n.º25, de 21/05/98? Se for as modificações que são proibidas são para aumentar a capacidade de carga ou lotação.
Exatamente amigo, veja:
"Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria nº 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis–DNC, do Ministério de Minas e Energia.
Parágrafo único. Fica proibida a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos para aumentar a capacidade de carga ou lotação, visando obter o benefício que trata o caput deste artigo."
solanocardia
25/01/2014, 07:11
Não estou entendendo o problema, pois não vou aumentar a capacidade de carga ou lotação. Só vou trocar os eixos pelo mesmo dana 30, qual o grilo!!!!! Até porque. no documento já costa Jipe.
È, manda brasa. Talvez não notem...
sallespickup
26/01/2014, 20:14
não sei ai no rio, mais aqui em sampa não faz diesel na camper 4x2 nem a pau, pois funciona assim a lei tem de ser OU 4x4 com reduzida DE FABRICA, não adaptado, ou levar mais de 1 ton pra ser diesel, então aqui se vc alterar primeiro pra 4x4 pra se enquadrar na lei, eles não fazem pois não foi FABRICADO como 4x4
não sei ai no rio, mais aqui em sampa não faz diesel na camper 4x2 nem a pau, pois funciona assim a lei tem de ser OU 4x4 com reduzida DE FABRICA, não adaptado, ou levar mais de 1 ton pra ser diesel, então aqui se vc alterar primeiro pra 4x4 pra se enquadrar na lei, eles não fazem pois não foi FABRICADO como 4x4
Salles,
acho que isso depende muito de usar ou nao um bom despachante...
Minha Camper foi transformada de gasolina 4x2 para diesel 4x4 em SP e consta no documento "alteração de especie/tipo/combustivel"
Walter da Camper
27/01/2014, 18:53
Carlos, no caso da Camper, acho que os vistoriadores não tem como saber se o 4x4 é de fábrica ou adaptado, já que a fábrica não existe mais e, portanto, não dá pra solicitar carta-laudo. Ademais, duvido que um vistoriador saiba a diferença entre uma caixa de transferência Engesa sem reduzida e uma de Hilux, Band, ou qualquer outra...
A grande dificuldade vai ser encontrar um despachante que consiga alterar de gasolina para diesel. O mais prudente é fazer a mudança primeiro no papel (depois de adquirir o motor) e depois na mecânica, caso encontre um despachante que consiga dispensar as vistorias.
não sei ai no rio, mais aqui em sampa não faz diesel na camper 4x2 nem a pau, pois funciona assim a lei tem de ser OU 4x4 com reduzida DE FABRICA, não adaptado, ou levar mais de 1 ton pra ser diesel, então aqui se vc alterar primeiro pra 4x4 pra se enquadrar na lei, eles não fazem pois não foi FABRICADO como 4x4
solanocardia
27/01/2014, 19:23
Bom, o procedimento aqui no Rio para alterar a característica do veículo é o seguinte:
1.1. Veículos do Rio e Grande Rio:
O usuário deverá solicitar ao Instituto Nacional de Metrologia e Normalização de Qualidade Industrial (Inmetro) ou a Instituição Técnica Licenciada (ITL) credenciada pelo órgão e homologada pelo Denatran o Certificado de Segurança Veicular, que ateste a qualidade do serviço feito no veículo.
Pagar a taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), taxa de vistoria e Documento de Arrecadação do Detran (DAD).
Agendar o serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 3460-4040 / 3460-4041.
Vistoriar o veículo.
É o que está na página do detran-RJ. Além do mais, não existe nenhuma lei que diz que tem que ser 4x4 reduzida de Fabrica. Alteração para somente 4x4 nem precisa fazer nada, pois não consta como alteração de característica.
sallespickup
30/01/2014, 18:39
solano, antes de ir ao Imetro vc tem de pedir uma autorização pra essa alteração no detran, pois esta tem um numero que sem ele não tem como o imetro fazer o laudo, se o detran expedir a carta, não tem problema pra fazer, o real problema é esta autorização, pois não é imetro que muda mais sim o detran e se este não autorizar, ja viu
a cerca de 2 anos TUDO o que é modificado no estado de são paulo, é auditado em até 12 meses, então corre-se o risco de fazer no quebra galho(dindim) e quando for licenciar no ano seguinte sair o documento com as caracteristicas originais, então seja no quebra galho ou certinho dentro da lei, façam somente com autorização e laudo do imetro pois ai alguem autorizou e alguem aferiu e não tem mais discusão, aqui em sampa tem uma cidade chamada ribeirão pires, por enquanto estão fazendo de tudo, se vai durar, não sei, mais eu prefiro fazer como manda a lei
O SALLES disse tudo! É exatamente assim que funciona, logo não há de se falar que o sucesso do procedimento está em usar ou não o despachante bom. Estou tão acostumado com o DETRAN aqui em Brasília que não adianta ficar fugindo em busca de alternativas. Se está na lei, cumpre. Se não está, não faz e ponto final. Em matéria de organização, seriedade e honestidade, acredito que o DETRAN-DF seja o melhor do país. Saudações
solanocardia
31/01/2014, 13:32
Hoje liguei para o Detran-RJ e Ciretran que é onde se dá entrada no processo. Ambos me informaram para fazer a mudança, pedir a senha para ir inmetro e depois dar entrada no processo com laudo do inmetro. Perguntei várias vezes a ambos se eu posso primeiro trocar o motor e depois ir ao inmetro antes de dar entrada no Ciretran. Até passei por chato, mas é isso mesmo.
Tudo dentro da lei e sem "DIMDIM". Cada detran estadual tem seu procedimento e andei pesquisando em outros estados e é a mesma coisa. Realmente o processo demora de 6 a 8 meses, mas pode ser feito sim. Além disso, não existe nenhum pré-requisito impeditivo como possuir 4x4 e reduzida de fábrica já que a lei não fala nisso, mas deve possuir ambas.
O segredo do bom despachante é ele conhecer a lei melhor que uma pessoa leiga que não se informa direito ou não tem tempo de fazê-lo. Não sei se o Detran-RJ é o melhor do país, mas aqui é feito assim.
Quando me referi a um "Bom Despachante", não quis dizer pra fazer por baixo do pano... foi exatamente por eles conhecerem o que e como pode/deve ser feito...
em tempo... Minha F75 foi spoada e o power train foi todo trocado e o Detran/ciretran de Campinas não pediram laudo algum. Todo o processo burocratico foi feito por despachante e eu só tive o trabalho de levar o carro para realizar todas as vistorias necessarias(particular e no ciretran)
sallespickup
04/02/2014, 17:19
segue a lei e o procedimento em sampa
http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/163/z1pk.jpg (https://imageshack.com/i/4jz1pkj)
solanocardia
04/02/2014, 18:33
Ainda bem que estou no Rio de Janeiro!!!!!!!!!!!!
solanocardia
13/02/2014, 14:13
Bom, mudanças de planos a Camper foi vendida. Mas como o bicho da Camper me mordeu de vez comprei a do Guilherme. Agora só aguardando ela chegar de Alagoas:euforico::euforico::euforico:
Abs a todos pela participação no tópico.
Vicente Guimaraes
13/02/2014, 15:10
Po, depois de tanto trabalho e debate resolveu vender a Camper ? :twisted:
HAHAHA brincadeira !!
:curtir:
Melhor assim, vender e comprar uma já do jeito, com a documentação certinha!
Aproveita e participa logo do 8º Encontro Nacional de Engesa, Campers e Outros 4x4 !!!!!
Acess o link aqui na minha assinatura e veja como participar
450959
Walter da Camper
13/02/2014, 17:16
É a Camper do Guilherme Kyrillos?
Parece ser um excelente exemplar. Se for ela, vc vai ter praticamente um Troller com muito mais espaço e conforto.
No mais, parabens por ter se livrado dos aborrecimentos com mecânicos, despachantes e detrans...
Bom, mudanças de planos a Camper foi vendida. Mas como o bicho da Camper me mordeu de vez comprei a do Guilherme. Agora só aguardando ela chegar de Alagoas:euforico::euforico::euforico:
Abs a todos pela participação no tópico.
solanocardia
13/02/2014, 21:24
Vicente vou entrar no link, pode contar com minha presença no evento. Será um prazer participar.
Walter é a Camper do Guilherme Kyrillos que foi fundamental na negociação da minha Camper. Vc tem razão realmente ia ser uma dor de cabeça mesmo, ainda bem que tudo deu certo.
Milton R Melo
24/02/2014, 00:28
Olá:Walter Camper
Nome: Milton
Camper:92/17 anos com ELA
Queria enformação do mecânico de SP que faz adaptação da caixa seca e flange seria possível este contato ser por telefone.
Atenciosamente
Milton R Melo
Fone: 84-9943-0269
Walter da Camper
24/02/2014, 10:09
Milton, provavelmente você deve estar fazendo confusão.
Nunca utilizei a configuração S4T+hilux.
Minha Camper é 14B+Band 5M.
Abçs
Walter
Olá:Walter Camper
Nome: Milton
Camper:92/17 anos com ELA
Queria enformação do mecânico de SP que faz adaptação da caixa seca e flange seria possível este contato ser por telefone.
Atenciosamente
Milton R Melo
Fone: 84-9943-0269
sallespickup
02/03/2014, 18:58
Olá:Walter Camper
Nome: Milton
Camper:92/17 anos com ELA
Queria enformação do mecânico de SP que faz adaptação da caixa seca e flange seria possível este contato ser por telefone.
Atenciosamente
Milton R Melo
Fone: 84-9943-0269
entra em contato com o rodrigo CBT que se ele parou de fazer indica quem ainda faz segue o contato
rodrigocbt@yahoo.com.br
11 7901-0323
Milton R Melo
04/03/2014, 22:10
Olá:Walter
Vou entrar em contato com Rodrigo
Atenciosamente:
Milton R Melo
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