PDA

Ver Versão Completa : De Carro na Bolívia. CUIDADO vc pode perder o seu carro. Leia antes de viajar !



Vicente Guimaraes
10/01/2014, 11:58
Prezados, li estas informações no site do Consulado Brasileiro na Bolivia, achei muito relevante e importante compartilhar com todos.

Segue o link completo Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz, Bolvia (http://www.consbras.org.bo/index.php?id=42)

O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz recebe com freqüência cidadãos brasileiros que solicitam auxílio para a liberação de veículos com placa brasileira que entram em territóro boliviano pela rodovia de Puerto Suárez a Santa Cruz de la Sierra. Os carros são detidos com a alegação de que os veículos não tinham permissão para trafegar na Bolívia.

Os condutores que têm seus veículos brasileiros apreendidos sempre alegam que, ao entrar no território boliviano, não encontraram autoridades da Aduana Nacional de Bolivia na fronteira, as únicas habilitadas a emitir a respectiva permissão para o veículo. As únicas autoridades bolivianas aí presentes, da Dirección Nacional de Migraciones e da Policía Nacional, dizem que não há necessidade de tal documento e que os brasileiros podem circular livremente até a cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde devem solicitar no escritório da Aduana Nacional de Bolivia a permissão para trafegar por todos os território boliviano. Segundo os condutores brasileiros, os postos policiais do trajeto Puerto Suárez - Santa Cruz permitem a passagem do carro sem esse documento, desde que o condutor pague "certas taxas". Informam que, em Santa Cruz, o problema poderá ser resolvido.

Ao chegar a Santa Cruz, o veículo é retidos sob a acusação de entrada ilegal no país, embora os condutores tenham sido informados do contrário.
A pena para tráfego de automóvel com placa estrangeira sem permissão da Aduana Nacional de Bolivia é o perdimento do veículo, isto é, seu confisco, sem indenização pelo governo boliviano. A medida é prevista em lei, e o Consulado do Brasil não pode impedir que a Aduana aplique essa penalidade.

PROCEDIMENTO A ADOTAR:
O turista brasileiro pode trafegar com o seu veículo , sem necessidade da Declaración Jurada, até a cidade de San José de Chiquitos, a 365 km da fronteira.
Caso tenha a intenção de ir além daquela cidade, necessitará tomar as seguintes providências ainda no momento de cruzar a fronteira:



De posse do original e cópia da Carteira de Identidade ou Passaporte brasileiros, deverá dirigir-se ao posto da Dirección Nacional de Migraciones, onde preencherá o formulário de entrada na Bolívia;

De posse do formulário, deverá dirigir-se ao posto da Aduana Nacional de Bolivia, munido dos originais e fotocópias da Carteira de Identidade ou Passaporte brasileiros e do documento de propriedade do veículo. Será emitida a Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo.


Todo o trâmite será de forma gratuíta.
IMPORTANTE! O VEÍCULO DEVERÁ SER DE PROPRIEDADE DO CONDUTOR.

Ao entrar no país, o condutor deverá solicitar na Aduana Nacional de Bolivia o documento Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículos de Uso Privado para Turismo. A emissão de autorização de ingresso de veículos turísticos no território boliviano é atribuição exclusiva da Aduana Nacional de Bolivia. A emissão de qualquer outra autorização, como a Orden de Traslado emitida pela Unidade Operativa de Trânsito de Puerto Suárez, não será tomada em conta como documento oficial de autorização de entrada na Bolívia. Essa situação ocasionará o confisco de veículos turísticos que descumpram a normativa.

aeroboero
15/01/2014, 22:08
Excelente toque Vicente!
Aliás, o mesmo problema aconteceu comigo na primeira vez que fui para a Bolívia via terrestre nessa fronteira, em 2001, porém sem carro. Ao tentar sair pela fronteira de Desaguadero, os policiais de fronteira pediram o tal documento que quando entramos não nos foi solicitado. Para tentar resolver, pediram proprina e queriam nos dar um chá de cadeira.
Nas outras 3 vezes que cruzei a Bolívia, agora de carro, sempre insisti para me darem todos os documentos na entrada, pois sabia que na saída pediriam o mesmo. Eles querem sempre arrumar um motivo pra pedir um dinheirinho. E isso não é privilégio da Bolívia, no Peru aconteceu a mesma coisa.
Sobre esse encontro em Itamonte, Defender pode participar? Eu coloco um logo da engesa no capô. É que moro pertinho de Itamonte.
Abraço
Álbuns de fotos de Marcel Cambraia Lippelt MG no Flickr (http://www.flickr.com/photos/marcellippelt/sets/)

Vicente Guimaraes
15/01/2014, 23:38
Fala aeroboero o encontro é aberto a todos

Sobre a Bolivia achei muito preocupante esta questão e decidi compartilhar com os demais colegas

geovanih
17/01/2014, 22:08
Excelente toque Vicente!
Aliás, o mesmo problema aconteceu comigo na primeira vez que fui para a Bolívia via terrestre nessa fronteira, em 2001, porém sem carro. Ao tentar sair pela fronteira de Desaguadero, os policiais de fronteira pediram o tal documento que quando entramos não nos foi solicitado. Para tentar resolver, pediram proprina e queriam nos dar um chá de cadeira.
Nas outras 3 vezes que cruzei a Bolívia, agora de carro, sempre insisti para me darem todos os documentos na entrada, pois sabia que na saída pediriam o mesmo. Eles querem sempre arrumar um motivo pra pedir um dinheirinho. E isso não é privilégio da Bolívia, no Peru aconteceu a mesma coisa.
Sobre esse encontro em Itamonte, Defender pode participar? Eu coloco um logo da engesa no capô. É que moro pertinho de Itamonte.
Abraço
Álbuns de fotos de Marcel Cambraia Lippelt MG no Flickr (http://www.flickr.com/photos/marcellippelt/sets/)

aeroboero

Pretendo entrar na Bolívia com minha viatura para conhecer o Uyuni.
Só que praticamente inexiste informações para andar por lá de forma autônoma.
Poderia entrar em contato, para você me passar algumas informações de tua viagem na região.
geovanih@gmail.com

Abraço
Geovani

Meccano
17/01/2014, 23:12
Pessoal! tudo isso e mais um pouco sobre viajar na Bolívia é verdade!

Nesses tres anos soube de vários motociclistas e pickups assaltados nesse trecho P Suárez-Santacruz de la Sierra.

E como contra ponto, amigo meu cruzou o Paraguay todo nessa semana, SEM nenhum problema com os carabinas!

Não é possivel, esse cara ñ foi ao Py ehehh

alerocha
05/02/2014, 12:47
geovani, eu fui em 2013 para o salar, por onde vc pretende entrar na bolivia?
posso lhe afirmar que é importante ter um mapa fisico da bolivia, pois existem muitas estradas de terra e sem sinalizacao alguma nos entroncamentos, e tenho certeza que em varios pontos o gps nao vai adiantar de nada,se vc não tiver uma rota pre determinada no aparelho.
viajar por cima do salar é tranquilo,desde que vc se mantenha nos caminhos marcados pelos pneus dos carros,eu pedi inumeras vezes informaçoes aos nativos quando estava na bolivia,e dei carona 3 vezes para pessoas que sabiam o caminho o qual eu estava percorrendo,isto evitou algumas perdidas.as pessoas que moram no sul da bolivia são muito pobres e simples. a regiao é pouco habitada antes de chegar em uyuni,por isso combustivel não é facil de achar esteja preparado.outra coisa o preço para estrangeiro é praticamente 3 vezes o valor que esta na bomba. não adianta berrar é lei nacional, mas com jeito não custa tentar negociar um desconto.não tive problema algum com documentos,mas aviso que as aduanas bolivianas foram as que mais tempo eu perdi tanto para entrar como para sair, tenha paciência.em relação ao que foi dito da documentaçao realmente o setor para carrimbar o passaporte é um e o do veiculo e outro é neste momento que precisa das 02 copias do documento do veiculo.
abraço rocha
n

andarilho tricolor
05/02/2014, 14:00
Pessoal! tudo isso e mais um pouco sobre viajar na Bolívia é verdade!

Nesses tres anos soube de vários motociclistas e pickups assaltados nesse trecho P Suárez-Santacruz de la Sierra.

E como contra ponto, amigo meu cruzou o Paraguay todo nessa semana, SEM nenhum problema com os carabinas!

Não é possivel, esse cara ñ foi ao Py ehehh


Não me espanta nada, mas nada mesmo, todos os relatos a respeito da Bolivia, Perú e Venezuela.
Infelizmente, principalmente, Bolivia e Venezuela, são governados por gente que acredita em um sistema politico que só existe em dois paises do mundo...Coréia do Norte e Cuba. Precisa dizer algo mais , ou alguem acha bonito o que se passa nesses dos paises?
A Bolivia é governada por um cocaleiro, que dizem tem estreitas ligaçoes com os produtores daquele maldito pózinho branco e "paga" de esquerdista, para ter apoio popular. Quer coisa mais bandida do que decretar o perdimento do bem de alguma pessoa, porque ela não conseguiu vencer a burocracia criada para vender facilidades e alimentar a corrupção? Isso em qualquer pais decente é considerado crime...roubo!
Me perdoem o radicalismo, mas só tem uma solução...NÃO IR A BOLIVIA...pois só assim demonstramos o quanto somos contra tudo aquilo que em verdade só favorece aos governantes e seus protegidos, pois a miséria se alastra a olhos vistos pelo pais.
SE VOCE...QUE ESTÁ LENDO ISSO TIVER UM POUCO DE CONSCIENCIA ...NÃO PASSE NEM PERTO DA BOLIVIA E TAMBEM DA VENEZUELA, QUE DE PAIS COM MUITO POTENCIAL E QUE JA TEVE INDICES EUROPEUS, ESTÁ SE TORNANDO UMA REPUBLICA DE BANDIDOS...... BOICOTE...EM PROTESTO E EM APOIO AO POVO DAQUELES PAISES!

geovanih
07/02/2014, 11:14
geovani, eu fui em 2013 para o salar, por onde vc pretende entrar na bolivia?
n
Rocha

Obrigado pelas informações.
O roteiro ainda não está 100%, por enquanto, a idéia é entrar por Ollague e sair pela Eduardo Avaroa.
Pensei em ir setembro, para pegar um clima mediano e sem chuvas. Só tenho que ver melhor a coisa do paso Jama, essa semana vi um relato em que o cara se deparou com o paso fechado em pleno Janeiro. Queria saber a probabilidade dele estar fechado nessa época.


Não havia pensado em levar mapa, vou ver se encontro para imprimir. Vou me munir com as estradas no mapear, algumas rotas que achei no wikiloc e pretendo encher o gps com vários pontos.

Porque o alerta para andar sobre os caminhos marcados no salar?
Em números, qual é o tempo de aduana boliviana?
Tu andou pela Eduardo Avaroa?
Sabe se há hospedagem e ponto de abastecimento entre Calama e Ollague?

Abraço
Geovani

Eduardo Velo
07/02/2014, 12:04
Ainda não entendo pq temos que cumprir as regras deles e eles não tem que cumprir as nossas , carro diesel não pode circular no Brasil por ex. , mas se tiver placa de outro país , aí pode ... , ué e qdo vamos lá pq temos que seguir a regra deles ??

Uma pena não termos acesso fácil como eles tem pra vir pra cá , teríamos toda América do Sul pra percorrer e com certeza teria uma concorrência bem acirrada entra Hotéis e Pousadas ...

Agora pagar 3 x a mais no combustível , acredito que ainda é preço bem menor que aqui ... rs , o problema mesmo é não achar ...

Vicente , a gente pega um Fiat 147 que esteja andando por milagre e vai até Sta Cruz , qdo eles pegarem o " carro " a gente ainda dá uma choradinha pra ver se eles devolvem ... rs

abs ...

Vicente Guimaraes
07/02/2014, 13:00
Fala Geovani, eu vou para a Bolivia agora no carnaval, vou alugar um 4x4 (bem barato por lá) em Sucre e ir até Uyuni e Reserva Eduardo Avaroa.

Andei pesquisando algumas coisas e talvez eu possa te ajudar


Não havia pensado em levar mapa, vou ver se encontro para imprimir. Vou me munir com as estradas no mapear, algumas rotas que achei no wikiloc e pretendo encher o gps com vários pontos.


è bom levar mapa mesmo e se possível contratar um guia local, cerca de US$ 40 por dia. Os mapas rodoviários não adiantam muito na Reserva Eduardo Avaroa, pois são estradas de terra, no Wikiloc vc acha os principais caminhos.

Eu baixei um programa (pago) e consegui desenhar as rotas na Reserva Eduardo Avaroa para usar no GPS Garmin.


Porque o alerta para andar sobre os caminhos marcados no salar?

Se vc andar fora destas trilhas vc pode cair em buracos ou áreas encharcadas e ficar atolado. Leia isso 3º dia no Salar de Uyuni: perdidos no salar! (2ª parte) (http://www.rotascapixabas.com/2011/12/01/3%c2%ba-dia-no-salar-de-uyuni-perdidos-no-salar-parte-2/)

449944



Sabe se há hospedagem e ponto de abastecimento entre Calama e Ollague?

Este caminho pelo Chile eu não pesquisei, vc passará por cidades pequenas na Ruta 701 (no Chile) San Cristóbal, Culpina K, Villa Alota, talvez tenham gasolina e hospedagem bem simples. O ideal é vc ir direto para Uyuni.

Se vc entrar pela laguna verde, tem o Hotel Tayka del Desierto (próximo a laguna Q´ara) coordenadas -21.844531,-68.039703. Este hotel fica a 125km da fronteira. Também o Hotel Malku Cueva coordenadas -21.753023,-67.482104 que fica no Povoado de Malcu. Na Laguna Colorada tem um refúgio bem simples, tipo albergue, que pode quebrar o galho...

sandro_ventania
07/02/2014, 18:39
Não me espanta nada, mas nada mesmo, todos os relatos a respeito da Bolivia, Perú e Venezuela.
Infelizmente, principalmente, Bolivia e Venezuela, são governados por gente que acredita em um sistema politico que só existe em dois paises do mundo...Coréia do Norte e Cuba. Precisa dizer algo mais , ou alguem acha bonito o que se passa nesses dos paises?
A Bolivia é governada por um cocaleiro, que dizem tem estreitas ligaçoes com os produtores daquele maldito pózinho branco e "paga" de esquerdista, para ter apoio popular. Quer coisa mais bandida do que decretar o perdimento do bem de alguma pessoa, porque ela não conseguiu vencer a burocracia criada para vender facilidades e alimentar a corrupção? Isso em qualquer pais decente é considerado crime...roubo!
Me perdoem o radicalismo, mas só tem uma solução...NÃO IR A BOLIVIA...pois só assim demonstramos o quanto somos contra tudo aquilo que em verdade só favorece aos governantes e seus protegidos, pois a miséria se alastra a olhos vistos pelo pais.
SE VOCE...QUE ESTÁ LENDO ISSO TIVER UM POUCO DE CONSCIENCIA ...NÃO PASSE NEM PERTO DA BOLIVIA E TAMBEM DA VENEZUELA, QUE DE PAIS COM MUITO POTENCIAL E QUE JA TEVE INDICES EUROPEUS, ESTÁ SE TORNANDO UMA REPUBLICA DE BANDIDOS...... BOICOTE...EM PROTESTO E EM APOIO AO POVO DAQUELES PAISES!


Não sei se os amigos daqui já perceberam...mas esse mal já está se instalando aqui! A 12 anos o processo caminha a olhos vistos e ninguém faz nada...já estamos financiando o comunismo cubano, já estamos importando comunistas de cuba...
A bandeira já é vermelha...se continuar assim vão trocar o verde da nossa bandeira pelo vermelho!:freaking:

andarilho tricolor
09/02/2014, 19:39
Não sei se os amigos daqui já perceberam...mas esse mal já está se instalando aqui! A 12 anos o processo caminha a olhos vistos e ninguém faz nada...já estamos financiando o comunismo cubano, já estamos importando comunistas de cuba...
A bandeira já é vermelha...se continuar assim vão trocar o verde da nossa bandeira pelo vermelho!:freaking:


Não tenha duvidas nessa sua afirmação. Estamos em um processo de popularismo retrógrado que pode nos levar a caminhos muito tortuosos. Nem chamo de esquerda, pois ideológicamente esse é um termo muito ultrapassado.
Na América do Sul, Brasil, Bolivia, Argentina e Venezuela principalmente estão em uma rota, que inclusive ja foi detectada e está sendo bastante discutida lá fora.
Essa coisa de bolsa-familia, não é nada mais que uma compra de votos "legalizada" e justamente encima da população mais humilde e menos esclarecida, para não dizer ignorante e que vai continuar votando nesses caras para não perder a boquinha.
Estamos prestes a entrar numa ditadura que se disfarça de proletária, mas na verdade o que quer é só manter o poder para poder fazer negociatas e beneficiar quem é da turminha. Maldita hora que o barbudinho foi eleito!
Vou repetir um milhão de vezes se for preciso.......só faz turismo na Bolivia e na Venezuela, quem é alienado....Não vá!

Vicente Guimaraes
10/02/2014, 11:06
Fala Geovani, cometi um erro no texto


,Este caminho pelo Chile eu não pesquisei, vc passará por cidades pequenas na Ruta 701 (no Chile) San Cristóbal, Culpina K, Villa Alota..

Na verdade essas cidades (San Cristóbal, Culpina, Alota) ficam na Bolívia

thiagocpd
10/02/2014, 12:17
Não me espanta nada, mas nada mesmo, todos os relatos a respeito da Bolivia, Perú e Venezuela.
Infelizmente, principalmente, Bolivia e Venezuela, são governados por gente que acredita em um sistema politico que só existe em dois paises do mundo...Coréia do Norte e Cuba. Precisa dizer algo mais , ou alguem acha bonito o que se passa nesses dos paises?
A Bolivia é governada por um cocaleiro, que dizem tem estreitas ligaçoes com os produtores daquele maldito pózinho branco e "paga" de esquerdista, para ter apoio popular. Quer coisa mais bandida do que decretar o perdimento do bem de alguma pessoa, porque ela não conseguiu vencer a burocracia criada para vender facilidades e alimentar a corrupção? Isso em qualquer pais decente é considerado crime...roubo!
Me perdoem o radicalismo, mas só tem uma solução...NÃO IR A BOLIVIA...pois só assim demonstramos o quanto somos contra tudo aquilo que em verdade só favorece aos governantes e seus protegidos, pois a miséria se alastra a olhos vistos pelo pais.
SE VOCE...QUE ESTÁ LENDO ISSO TIVER UM POUCO DE CONSCIENCIA ...NÃO PASSE NEM PERTO DA BOLIVIA E TAMBEM DA VENEZUELA, QUE DE PAIS COM MUITO POTENCIAL E QUE JA TEVE INDICES EUROPEUS, ESTÁ SE TORNANDO UMA REPUBLICA DE BANDIDOS...... BOICOTE...EM PROTESTO E EM APOIO AO POVO DAQUELES PAISES!

Bom dia,

Moro na Venezuela a 5 anos, e realmente é uma bosta o goverto. Mas sobre o boicote nao concordo.
A Venezuela é linda, muitos lugares bonitos, praias, montanhas, até neve tem!!...nao acho justo incentivar um boicote ao turismo por causa do Governo, penso ao contrario!!! venham sim!!!! devido ao cambio paralelo o turismo aqui é baratisssimo!!! muito mais barato que em qualquer parte da america latina!!..
Abs
Thiago

Vicente Guimaraes
10/02/2014, 13:02
Fala Thiado

A intenção do tópico não foi fazer campanha contrária à Bolívia ou Venezuela. Minha intenção foi alertar sobre uma prática da polícia boliviana na fronteira da Bolívia com o Brasil que poderia prejudicar aos brasileiros quem viessem de carro. A Bolívia tem lugares espetaculares, é um país muito barato para viajar, e tanto é que estou indo para a Bolívia no Carnaval.

Sou contra boicotar um país por causa de diferenças de ideologia política. Boicotes desse tipo, como os boicotes econômicos a vários países, só prejudicam o povo e os mais pobres, os ricos e governantes sempre dão um jeito de se safar. O turismo gera empregos e renda e ajuda o povo local. Quem já visitou lugares pobres do Nordeste Brasileiro, do Norte da Argentina e do Atacama sabe do que estou falando.

Eu já estive na Venezuela (Caracas, Isla Margarita e Los Roques) e adorei. Os venezualos são 10 e os lugares são incríveis. Penso em voltar algum dia e conhecer melhor Los Roques e outros lugares que tenho pesquisado na internet.

andarilho tricolor
10/02/2014, 15:19
Fala Thiado

A intenção do tópico não foi fazer campanha contrária à Bolívia ou Venezuela. Minha intenção foi alertar sobre uma prática da polícia boliviana na fronteira da Bolívia com o Brasil que poderia prejudicar aos brasileiros quem viessem de carro. A Bolívia tem lugares espetaculares, é um país muito barato para viajar, e tanto é que estou indo para a Bolívia no Carnaval.

Sou contra boicotar um país por causa de diferenças de ideologia política. Boicotes desse tipo, como os boicotes econômicos a vários países, só prejudicam o povo e os mais pobres, os ricos e governantes sempre dão um jeito de se safar. O turismo gera empregos e renda e ajuda o povo local. Quem já visitou lugares pobres do Nordeste Brasileiro, do Norte da Argentina e do Atacama sabe do que estou falando.

Eu já estive na Venezuela (Caracas, Isla Margarita e Los Roques) e adorei. Os venezualos são 10 e os lugares são incríveis. Penso em voltar algum dia e conhecer melhor Los Roques e outros lugares que tenho pesquisado na internet.
A miséria para mim, não é exótica e nem merece ser visitada...Tem de ser combatida.
No Rio de Janeiro, há agora grupos que exploram passeios a favela, para estrangeiros....ridiculo, pois eles saem de lá com a visão pior do que a que ja existe do nosso pais lá fora. Tenho muito contato com estrangeiros, que inclusive ja fizeram esse "passeio" e vi o quanto ficaram horrorizados com o que viram.Chega a ser vergonhoso os comentários que fazem....Sou contra visitar a miséria e a pobreza e achar que estou ajudando!


Prezado Vicente;
Se não foi sua intenção boicotar a Bolivia, é minha a intenção, e me perdoe o radicalismo, mas visitar fazendo turismo lugares como Bolivia, Venezuela, Cuba e até certos lugares do nordeste brasileiro, sob minha ótica, é sim alienação.
Os pobres, miseráveis, desvalidos e afins, não lucram nada com isso...nada mesmo...e é minha maneira de protestar contra esses governos corruptos e bandidos, é não fazer turismo nesses lugares.
A Venezuela vive uma situação tão estapafurdia e ridicula, que as pessoas se vem impelidas a fazer escambo, pois faltam produtos de todos os generos, desde alimenticios, até de higiene pessoal e o cara que manda lá e seus asseclas fingem que está tudo bem. Ridiculo!!
Sobre aquele indio ignorante e mafioso da bolivia, nem vou falar nada, porque só paises como o Brasil, apoiam um cara que defende por debaixo dos panos a produção de narcóticos e explora seu povo com promessas que nunca cumpre.
Vá a Bolivia....mil vezes se assim o desejar....mas que é alienção...é!
Quanto ao nordeste brasileiro, nós podemos fazer algo, colocando lá em Brasilia, gente com vontade de resolver, que acabe com politicas paternalistas(bolsa-familia), que só servem para comprar votos de maneira legalizada....imoral e indecente....mas legalizada.

Nelson Defender 110
10/02/2014, 17:58
Vicente,

estive na Bolivia de carro neste inicio de ano.

Entrei por Puerto Suarez (Corumbá do lado Brasileiro) e passei por Sta Cruz, Samaipata, Cochabamba e La Paz.

Sai por Desaguadero para o Peru.

Na fronteira passamos pela emigração normalmente no lado brasileiro e depois no lado boliviano.

Depois já no lado boliviano, por estarmos de carro tivemos de passar na policia boliviana para tirar a permissão para deslocamento com carro no território boliviano (ou algo similar).

Foi tranquilo, tirando o fato do policial no final pedir 50 bolivianos de "taxa".

Na saída da Bolivia em Desaguadero, vc informa que está deixando o pais de carro e tudo bem.

A Bolivia é um país pobre mas de paisagens muito bonitas.

Para mim o maior problema para viagens de carro para lá é o fato de ficar sem a cobertura do seguro do carro.


Prezados, li estas informações no site do Consulado Brasileiro na Bolivia, achei muito relevante e importante compartilhar com todos.

Segue o link completo Consulado Geral do Brasil em Santa Cruz, Bolvia (http://www.consbras.org.bo/index.php?id=42)

O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz recebe com freqüência cidadãos brasileiros que solicitam auxílio para a liberação de veículos com placa brasileira que entram em territóro boliviano pela rodovia de Puerto Suárez a Santa Cruz de la Sierra. Os carros são detidos com a alegação de que os veículos não tinham permissão para trafegar na Bolívia.

Os condutores que têm seus veículos brasileiros apreendidos sempre alegam que, ao entrar no território boliviano, não encontraram autoridades da Aduana Nacional de Bolivia na fronteira, as únicas habilitadas a emitir a respectiva permissão para o veículo. As únicas autoridades bolivianas aí presentes, da Dirección Nacional de Migraciones e da Policía Nacional, dizem que não há necessidade de tal documento e que os brasileiros podem circular livremente até a cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde devem solicitar no escritório da Aduana Nacional de Bolivia a permissão para trafegar por todos os território boliviano. Segundo os condutores brasileiros, os postos policiais do trajeto Puerto Suárez - Santa Cruz permitem a passagem do carro sem esse documento, desde que o condutor pague "certas taxas". Informam que, em Santa Cruz, o problema poderá ser resolvido.

Ao chegar a Santa Cruz, o veículo é retidos sob a acusação de entrada ilegal no país, embora os condutores tenham sido informados do contrário.
A pena para tráfego de automóvel com placa estrangeira sem permissão da Aduana Nacional de Bolivia é o perdimento do veículo, isto é, seu confisco, sem indenização pelo governo boliviano. A medida é prevista em lei, e o Consulado do Brasil não pode impedir que a Aduana aplique essa penalidade.

PROCEDIMENTO A ADOTAR:
O turista brasileiro pode trafegar com o seu veículo , sem necessidade da Declaración Jurada, até a cidade de San José de Chiquitos, a 365 km da fronteira.
Caso tenha a intenção de ir além daquela cidade, necessitará tomar as seguintes providências ainda no momento de cruzar a fronteira:



De posse do original e cópia da Carteira de Identidade ou Passaporte brasileiros, deverá dirigir-se ao posto da Dirección Nacional de Migraciones, onde preencherá o formulário de entrada na Bolívia;
De posse do formulário, deverá dirigir-se ao posto da Aduana Nacional de Bolivia, munido dos originais e fotocópias da Carteira de Identidade ou Passaporte brasileiros e do documento de propriedade do veículo. Será emitida a Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo.

Todo o trâmite será de forma gratuíta.
IMPORTANTE! O VEÍCULO DEVERÁ SER DE PROPRIEDADE DO CONDUTOR.

Ao entrar no país, o condutor deverá solicitar na Aduana Nacional de Bolivia o documento Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículos de Uso Privado para Turismo. A emissão de autorização de ingresso de veículos turísticos no território boliviano é atribuição exclusiva da Aduana Nacional de Bolivia. A emissão de qualquer outra autorização, como a Orden de Traslado emitida pela Unidade Operativa de Trânsito de Puerto Suárez, não será tomada em conta como documento oficial de autorização de entrada na Bolívia. Essa situação ocasionará o confisco de veículos turísticos que descumpram a normativa.

geovanih
11/02/2014, 11:48
Vicente

Voltando ao planejamento.

Estou pesquisando a algum tempo, e não sabia dessa questão da camada fina de sal "no meio" do salar, tinha visto a questão dos olhos de água.

Gostei bastante do trajeto desses europeus (fim da página) Minus 14 on Salar de Uyuni - Moglander's Travels (http://moglander.com/minus-14-on-salar-de-uyuni/)

Meu roteiro por enquanto é o seguinte: Vou sair de Calama (ou mais próximo se descobrir hospedagem) até São Pedro de Quemes - Hotel de Pedra Tayka.
Depois o caminho dos europeus até cidade uyuni
Outro dia desço pela rota 5, 701 e sigo por essa rota Wikiloc - Tour 3 Dias por Uyuni trilha - Uyuni, Potosí (Bolivia)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5364451)
Acho que vou ficar no abrigo da laguna colorada devido a proximidade do gueiseirs. Mas acredito que não seja apenas um e sim vários. Habilita as fotos do google earth desse -22°16'0.63", -67°48'51.27" , se postaram no lugar certo parece arrumadinho.

Vc já tem roteiro?

Abraço

Vicente Guimaraes
11/02/2014, 12:52
Estou pesquisando a algum tempo, e não sabia dessa questão da camada fina de sal "no meio" do salar, tinha visto a questão dos olhos de água.

Sim existe esse problema, geralmente não é perigoso na época seca pois as trilhas dos carros são bem marcadas, o problema é na chuva, quando fica uma fina camada de água.

Além disso, essa água é super salgada e quando seca pode entupir a entrada de ar para o radiador (parte externa) que para de funcionar e o motor funde. Então os caras por lá protegem com plástico a parte dianteira do veículo.

veja as fotos aqui * 10º Dia ? 28/12/2009 (Uyuni -> Alota) | Viajando de Carro - Liberdade para conhecer novos lugares (http://viajandodecarro.com.br/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/diario-de-viagem/10%C2%BA-dia-%E2%80%93-28122009-uyuni-alota/)


Gostei bastante do trajeto desses europeus (fim da página) Minus 14 on Salar de Uyuni - Moglander's Travels (http://moglander.com/minus-14-on-salar-de-uyuni/)

Bacana, de Unimog é moleza :)



Meu roteiro por enquanto é o seguinte: Vou sair de Calama (ou mais próximo se descobrir hospedagem) até São Pedro de Quemes - Hotel de Pedra Tayka.
Depois o caminho dos europeus até cidade uyuni


Geovani, esse hotel é bacana eu dei uma pesquisada, na ida para Uyuni eu não faria esse caminho, seguiria até Vila San Martin, Chuvica e depois subiria pelo salar (coloca no Google), explico, essa é a rota mais comum, como a do 2º link que vc postou (tour 3 dias por Uyuni....) e mais movimentada. Alem disso dependendo da época do ano é impossível passar por causa do excesso de água, se for entre abril e novembro é a época de seca.


Outro dia desço pela rota 5, 701 e sigo por essa rota Wikiloc - Tour 3 Dias por Uyuni trilha - Uyuni, Potosí (Bolivia)- GPS track (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5364451)
Acho que vou ficar no abrigo da laguna colorada devido a proximidade do gueiseirs. Mas acredito que não seja apenas um e sim vários. Habilita as fotos do google earth desse -22°16'0.63", -67°48'51.27" , se postaram no lugar certo parece arrumadinho.

Essa rota é mesma a que eu vou fazer até a Laguna Verde. Saio de Uyuni e sigo 5, depois pego a 701 passando por San Cristóbal, Culpina K, Villa Alota, Lagunda Hedionda e sigo ao sul. Vou ficar no Hotel Tayka Del Desierto ( US$ 100 a diária GPS -21.844272,-68.040079 ) Esse hotel fica entre a Laguna Hedionda e Colorada. O abrigo da colorada é bastante precário e desanimei de ficar por lá. NO 2º dia, do hotel vou seguir essa mesma rota (do link, tour de 3 dias...) até a laguna verde e voltar ao Hotel no final da tarde. No 3º dia faço hotel-Uyuni-Sucre.

Meu roteiro será
1º dia - Sucre-Potosí-Uyuni (por do sol no Salar, passeio noturno no salar)
2º dia - Uyuni (Salar de Uyuni, Isla del Pescado se tiver acesso)
3º dia - Uyuni - Hotel Tayka Del Desierto (se o salar estiver seco, o q será difícil, vou cortar pelo Salar)
4º dia - Hotel Tayka del Desierto - Laguna Colorada - Gêiseres - Laguna Verde - Hotel Tayka
5º dia - Hotel - Uyuni - Potosí - Sucre

geovanih
13/02/2014, 00:28
Vicente

Acredito que a maiorrrr parte do salar seja sólida. Olhando de pertinho as imagens de satélite é possível ver muito caminhos dentro do salar, pra tudo que é lado. Tô loco pra me encrencar :twisted:

Mas devido ao link dos "atolados" fiquei sabendo da cueva de las galaxyas. Não tem muita informação a respeito, o que encontrei, diz ser algo único - uma caverna subaquática pre-histórica. Vou tentar descobrir mais a respeito pra ver se vale a pena conhecer.

Também dos links que vc postou, tem um mapa. Se tiver combustível em todos locais marcados ali, duvido, tá muito tranquilho.
* 11º Dia ? 29/12/2009 (Alota/Bolívia -> San Pedro de Atacama/Chile ? Paso Hito Cajón) | Viajando de Carro - Liberdade para conhecer novos lugares (http://viajandodecarro.com.br/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/diario-de-viagem/11%C2%BA-dia/)

Sabe que o melhor horário dos gueisers é no raiar do sol né?
PS: Te achei nos mochileiros hoje. 2- Muito bom teu blog, peguei várias informações do atacama lá.:curtir:
Abraço

geovanih
13/02/2014, 00:31
Para mim o maior problema para viagens de carro para lá é o fato de ficar sem a cobertura do seguro do carro.
Na porto seguro a bolivia está incluida na área de cobertura.

Vicente Guimaraes
13/02/2014, 11:05
Acredito que a maiorrrr parte do salar seja sólida. Olhando de pertinho as imagens de satélite é possível ver muito caminhos dentro do salar, pra tudo que é lado. Tô loco pra me encrencar :twisted:

Com certeza é sólida, como disse se vc for na época de seca é tranquilo ir seguindo as marcas das trilhas... mas se chover apaga tudo com aquela camada de 10cm de água.





Também dos links que vc postou, tem um mapa. Se tiver combustível em todos locais marcados ali, duvido, tá muito tranquilho.
* 11º Dia ? 29/12/2009 (Alota/Bolívia -> San Pedro de Atacama/Chile ? Paso Hito Cajón) | Viajando de Carro - Liberdade para conhecer novos lugares (http://viajandodecarro.com.br/viagens/viagem-dez09-a-jan2010/diario-de-viagem/11%C2%BA-dia/)

Eu vi esse mapa também... agora ter combustível em todos não sei.. pelo que já li em San Cristóbal e Vila Alota tem posto de combustível.



Sabe que o melhor horário dos gueisers é no raiar do sol né?


Sim é o que dizem, inclusive todos os passeios "turísticos" tentam chegar lá antes do sol raiar. Para mim será complicado, porque entre o Hotel e os geiseres são 50km de estrada de chão e/ou deserto (que não sei o estado das estradas).


PS: Te achei nos mochileiros hoje. 2- Muito bom teu blog, peguei várias informações do atacama lá.:curtir:Abraço

Valeu, eu também "frequento" aquele site, bem legal para informações de viagem. Depois deixa um recado lá no blog. :curtir:

Vicente Guimaraes
13/02/2014, 13:39
Segue trajeto que pretendo fazer vermelho e verde na ida ao hotel, azul e vermelho na volta.

450950

PAra ir para a Bolivia vc tem que tomar vacina de febre amarela,

Para dirigir, pode usar sua carteira de motorista do brasil

geovanih
17/02/2014, 13:03
Impressão ou vc diminuiu o roteiro? (essa imagem ta bem pequena)

Vicente Guimaraes
17/02/2014, 13:21
Impressão ou vc diminuiu o roteiro? (essa imagem ta bem pequena)

Esse é o caminho só entre Uyuni e o Hotel Tayka (que fica 35km antes da Laguna Colorada). Do hotel vou seguir até a Laguna Colorada, Geisers e Laguna Verde (125km mais ou menos) depois volto ao Hotel. É o mesmo caminho daquele seu mapa.

Uma correção, dei uma pesquisada, e é necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir PID na Bolívia. Vc retira no Detran do seu estado.

geovanih
28/02/2014, 08:49
Vicente

Acho que estou meio atrasado
Você poderia registrar os pontos de abastecimento que encontrar, no meu caso preciso de gasolina.
E se você, por algum motivo, parar naqueles alojamentos da laguna colorada por favor tente pegar algum contato, ver preço. E se entrar, tua avaliação do lugar :grin:

Uma ótima viagem
Geovani

Vicente Guimaraes
28/02/2014, 09:48
Fala Geovanih,

Essas informações eu vou buscar sim, ponto de abastecimento, cidades com restaurantes, hospedagens etc... pois vou colocar tudo no meu blog.

Sobre o alojamento da Colorada, pode ser que eu pare ali para almoçar (se tiver almoço por lá, ou fazer um lanche)

Como te disse, pelas informações que levantei, não esta hospedagem a melhor opção. A melhor opção de hospedagem por ali é o Hotel Tayka del Desierto (fica 40Km ao Norte da Laguna Colorada e tem boa estrutura) e é onde vou ficar.

geovanih
28/02/2014, 13:41
Como te disse, pelas informações que levantei, não esta hospedagem a melhor opção. A melhor opção de hospedagem por ali é o Hotel Tayka del Desierto (fica 40Km ao Norte da Laguna Colorada e tem boa estrutura) e é onde vou ficar.

Concordo contigo, mas vou abrir mão para poder apreciar o geisers no melhor horário

aeroboero
05/03/2014, 10:39
Olá Vicente,
Cruzei a Bolívia 3 vezes de carro e nas várias paradas de fronteiras/polícia nunca me pediram qualquer carteira internacional.
Eu mostrava apenas a minha CNH brasileira, que é a única que possuo, e eles me liberavam.
E sobre postos de gasolina, você não achará após sair de Uyuni sentido sul pelo meio do deserto. Portanto leve galões extras para você ter uma autonomia de uns mil km (para ir com segurança e rodar os cerca de 700 km) até o Chile.
Na Bolívia, o preço do Diesel é diferenciado para extrangeiros. Quem é de fora paga cerca de 2,5 vezes o valor do preço aos locais. O que você pode fazer para pagar um pouco menos é procurar por mecânicas e comprar por lá, pagará cerca de 1,5 vezes o preço dos locais, o que já está de bom tamanho.
Se você estiver descendo lá do Equador, dê um jeito de armazenar o máximo que conseguir de diesel, pois o litro lá custa 50 centavos apenas!
Quando deixamos o Equador rumo norte para entrar na Colômbia, abastecemos vários e vários galões extras e cruzamos praticamente toda Colômbia com diesel barato do Equador. Foi uma economia significativa.
Abraço
Expedição Ártico 2013 - Minas ao Alaska ? um álbum no Flickr (http://www.flickr.com/photos/marcellippelt/sets/72157634454954854/)