Ver Versão Completa : provável problema com turbina, alguém me ajuda
aeroboero
09/01/2014, 23:20
Boa noite amigos,
Estava viajando com minha defender 200 tdi (300.000 km) quando parei pra abastecer. Ao voltar pra estrada e retomar a velocidade, escutei um barulho, como se fosse um tiro, um Tziuuuuuuuuu, parecido com o barulho de um cabo de aço que arrebenta de tao esticado.
Pois bem, parei o carro e analisei o mtor. Nao achei nada de estranho, oleo ok, agua ok, tudo ok. Nenhum furo na turbina. Porem com um barulho esquisito, um silvo esquisito ao atingir uma certa RPM (que nao sei dizer quanto, pois as defenders nao possuem rpm no painel, até um fiat mille tem!)
Mas enfim, tive que seguir viagem a 80 por hora, pois se eu acelerasse muito, vinha um assobio forte. E o carro também nao conseguia atingir uma velocidade alta.
Aí cheguei em casa e tirei aquela mangueira que chega na turbina, e vi que o rotor está com o bordo de ataque das laminas corroidas.
Alguem pode me ajudar a solucionar o problema?
Parece que nao é mangueira. Terei que trocar as pás da turbina? A turbina toda? É normal o bordo de ataque das laminas estarem assim? Alguém de má uma luz por favor.,
Grato
aeroboero
09/01/2014, 23:37
Seguem as fotos que fiz do interior da turbina, mostrando os bordos de ataque comido. O que devo fazer agora? Normal? Troca-se apenas o rotor? Troca-se o conjunto todo? Idéia de custo?
Grato,
446400446398
Aeroboero,
a primeira coisa que te indico é ver o estado do seu filtro de ar, pelo jeito ele deixou passar alguma coisa que danificou sua turbina
tem que levar a turbina em um especialista, mas acho que deve trocar o conjunto rotativo
aeroboero
09/01/2014, 23:53
Sim, já abri o filtro e vi a cagad.. que aconteceu lá.
Entao eu consigo apenas trocar esse rotor?
Eu acredito que, por ter entrado uma vez terra pelo meu snorkel, uns 3 meses atras, algumas pedrinhas podem ter sido sugadas pela turbina. Talvez elas trepidaram muito dentro do recipiente do filtro, furando o mesmo. =(
Sim, já abri o filtro e vi a cagad.. que aconteceu lá.
Entao eu consigo apenas trocar esse rotor?
Eu acredito que, por ter entrado uma vez terra pelo meu snorkel, uns 3 meses atras, algumas pedrinhas podem ter sido sugadas pela turbina. Talvez elas trepidaram muito dentro do recipiente do filtro, furando o mesmo. =(
É provavelmente foi isso,
pelo que eu já pesquisei sobre turbinas normalmente se troca o conjunto rotativo todo que é esse rotor do compressor junto do eixo e do rotor da turbina, mas só um especialista pra te dizer certinho
446414foto pra ilustrar que peça to falando,
aeroboero
10/01/2014, 00:18
Muito obrigado pela ajuda Pedro. Vou procurar essa peça agora.
Amanha vou ver se é fácil abrir a turbina.
Obrigado!
É provavelmente foi isso,
pelo que eu já pesquisei sobre turbinas normalmente se troca o conjunto rotativo todo que é esse rotor do compressor junto do eixo e do rotor da turbina, mas só um especialista pra te dizer certinho
446414foto pra ilustrar que peça to falando,
gustavoullmann
10/01/2014, 13:23
Aeroboero, esses detritos que passaram pelo filtro de ar e danificaram a turbina certamente seguiram adiante pelo motor, indo parar nos cilindros. Remova e inspecione a mangueira que sai da turbina e procure por resíduos.
A minha 110 também apresenta esse desgaste nas pás da turbina, devido a admissão de areia. Não sei se isso aconteceu quando ela já era minha ou se foi com o antigo dono.
Em todo o caso, medindo a compressão nos cilindros dá pra saber se houveram danos maiores. Em breve foi fazer isso na minha, pois ela só apresenta, eventualmente, um pouco mais de dificuldade na partida a frio (o arranque dá "uma volta" a mais do que o normal). Não percebi nenhuma alteração na fumaça ou potência...
Abraços!
esses detritos que passaram pelo filtro de ar e danificaram a turbina certamente seguiram adiante pelo motor, ...
Cara, eu estava pensado nisso hoje de manhã ...
Acho que pedras capazes de fazer esse estrago nas pás podem ficar presas na colmeia do intercooler; vale a pena dar uma lavada nele com muita gasolina/querosene e depois soprar com ar comprimido.
aeroboero
10/01/2014, 21:06
Conversei hoje com algumas pessoas e li também alguma coisa interessante na net. Acredito que essa areia que passou pela turbina se alojou no intercooler, e lá ficou. Lógico, existe também a possibilidade dela ter passado para o motor, mas segundo um mecânico experiente nesse tipo de problema, ele me disse que a chance de passar para o motor é um pouco baixa, que é bem provável que o intercooler tenha retido essas pequenas partículas. O motor ligado está com um barulho saudável, aparentemente não alterou nada. Apenas quando a rotação se eleva e a turbina é acionada, que escuto um barulho diferente, porém vindo da turbina, que mudou o silvo.
Hoje comecei a operação pente fino para limpar todas as mangueiras e partes do sistema. Desmontei o snorkel e comecei a limpeza. Retirei o capô, tirei o recipiente do filtro de ar, as mangueiras do snorkel, as mangueiras do filtro de ar, e as mangueiras da turbina. Limpei tudo, aspirei, sequei e aproveitei pra revisar tudo. Amanhã continuarei com o pente fino que fiz do snorkel até a turbina, mas será da turbina até o intercooler. Um mecânico que trabalha com isso me disse que existe uma chance maior das partículas terem ficar retidas no intercooler, do que ter passado para o motor, e lá irei dar uma boa limpada também.
Amanhã então continuarei o serviço e vou aproveitar e dar uma geral das boas em todas essas conexões, mangueiras e tudo mais. Estou também procurando uma turbina para cotar o preço.
Acredito que o carro ficará na minha garagem uns bons 10 dias pelo menos, e aí vou aproveitar e fazer a revisão mais profunda de 300k.
Vou postando novidades. Obrigado por enquanto pela ajuda.
Abraço
Cara, eu estava pensado nisso hoje de manhã ...
Acho que pedras capazes de fazer esse estrago nas pás podem ficar presas na colmeia do intercooler; vale a pena dar uma lavada nele com muita gasolina/querosene e depois soprar com ar comprimido.
Waldmartins
11/01/2014, 03:10
Só de curiosidade.
qual é o tipo de snorkel que vc usa? Aquele modelo estilo Safari ou aquele tipo uma chaminé?
Abs
Wald
aeroboero
11/01/2014, 12:02
Boa tarde Wald, é Safari Snorkel.
Como há males que vêm para o bem, ao desmontar ontem todas essas mangueiras, descobri um pequeno furo na mangueira que sai da parte baixa do snorkel até o filtro de ar. Mais um ponto para consertar.
Abraço
Só de curiosidade.
qual é o tipo de snorkel que vc usa? Aquele modelo estilo Safari ou aquele tipo uma chaminé?
Abs
Wald
Waldmartins
11/01/2014, 13:32
Boa tarde Wald, é Safari Snorkel.
Como há males que vêm para o bem, ao desmontar ontem todas essas mangueiras, descobri um pequeno furo na mangueira que sai da parte baixa do snorkel até o filtro de ar. Mais um ponto para consertar.
Abraço
Ah sim...agora vem a pergunta de "um milhão de dólares"...:torcendo:
Vc instalou o seu snorkel com a abertura voltada pra frente ou pra trás?
Abs
Wald
aeroboero
11/01/2014, 20:41
A abertura está voltada para frente. Não é assim o correto?
Hoje estou soltando as mangueiras que vão da turbina até o intercooler, e do intercooler para o motor.
Alguém já limpou o intercooler? Qual o procedimento.
Abraço!
Ah sim...agora vem a pergunta de "um milhão de dólares"...:torcendo:
Vc instalou o seu snorkel com a abertura voltada pra frente ou pra trás?
Abs
Wald
Limpe com diesel ou gasolina, só assim pra tirar o óleo que fica impregnado no intercooler, coloca diesel chacoalha e joga fora, repita esse procedimento ate o diesel sair limpo!!!
as pedras provavelmente ficaram retidas na parte de baixo do intercooler pois as galerias da colmeia são estreitas, então vai ser fácil remove-las
qualquer duvida fala que a gente tenta te ajudar
Abraço
Waldmartins
11/01/2014, 21:56
A abertura está voltada para frente. Não é assim o correto?
Hoje estou soltando as mangueiras que vão da turbina até o intercooler, e do intercooler para o motor.
Alguém já limpou o intercooler? Qual o procedimento.
Abraço!
Cara, há muitas controvérsias a respeito da posição correta. Minha opinião é que deveria ser instalado com a abertura voltada para trás justamente para evitar que pedrinhas e outros materiais rígidos entrem por ali. PODE TER SIDO o que ocasionou o seu problema.
No manual da Safari (eu acho), vem dizendo que em locais de muita areia e neve, a abertura deve ser posicionada para trás.
Meu snorkel é do tipo chaminé, mas se eu tivesse um igual o seu, colocaria voltado para trás mesmo. Tantas pedrinhas voaram no meu parabrisa recentemente numa estrada na Chapada Diamantina que, se eu tivesse a abertura voltada pra frente no snorkel, com certeza as chances de entrar uma pedrinha dessas lá seria MUITO GRANDE.
Abs
Wald
Eder Bonesi
12/01/2014, 22:36
Caro Aeroboero. Trabalhei muitos anos como técnico de turboalimentadores (turbinas) para motores diesel e gasolina. Tratores pesados, caminhões, caminhonetes, carros de corrida, barcos e aviões. E em 99% dos danos dos turbos a vilã é a manutenção dos filtros de ar e óleo.
Quando um grão de areia atinge as palhetas a uma rotação de 180.000prm e em alguns casos acima disso, o estrago é previsível. Assim como quando uma partícula do óleo proveniente de desgaste mecânico do motor ou um fiapo de estopa ( nunca deixe o frentista avaliar o óleo do motor com estopa) causará folga entre o eixo e os mancais.
Normalmente não se troca apenas o rotor frio da foto, pois o conjunto interno (vedadores, mancais de encosto, anel de pistão...os turbos tem um na parte quente e geralmente dois na parte fria.) sofrem muito com a vibração causada pelo desbalanceamento ( medido em décimo de milésimo de grama ) Ou seja, qualquer coisa que atinja as palhetas irá causar o desbalanciamento dinâmico e causar o estrago.
Procure uma autorizada da marca do seu turbo. GARRET, HOLSET, KKK, LACOM entre outras...
Se os caras tiverem uma recondicionada a base de troca não é uma má idéia, desde que eles te mostrem os teste de balanceamento e funcionamento, pressão, etc.
Quanto a posição snorkel, no manual do Safari está escrito e desenhado para frente. Há ainda uma observação do porque o sistema pode ser invertido..." Unicamente em caso de elevadas altitudes onde esteja nevando...poderá haver formação de gelo internamente e bloquear a passagem de ar ". Portanto, não há muito o que se discutir...é sim para frente.
Espero ter ajudado. Forte abraço.
Waldmartins
12/01/2014, 23:00
Caro Aeroboero. Trabalhei muitos anos como técnico de turboalimentadores (turbinas) para motores diesel e gasolina. Tratores pesados, caminhões, caminhonetes, carros de corrida, barcos e aviões. E em 99% dos danos dos turbos a vilã é a manutenção dos filtros de ar e óleo.
Quando um grão de areia atinge as palhetas a uma rotação de 180.000prm e em alguns casos acima disso, o estrago é previsível. Assim como quando uma partícula do óleo proveniente de desgaste mecânico do motor ou um fiapo de estopa ( nunca deixe o frentista avaliar o óleo do motor com estopa) causará folga entre o eixo e os mancais.
Normalmente não se troca apenas o rotor frio da foto, pois o conjunto interno (vedadores, mancais de encosto, anel de pistão...os turbos tem um na parte quente e geralmente dois na parte fria.) sofrem muito com a vibração causada pelo desbalanceamento ( medido em décimo de milésimo de grama ) Ou seja, qualquer coisa que atinja as palhetas irá causar o desbalanciamento dinâmico e causar o estrago.
Procure uma autorizada da marca do seu turbo. GARRET, HOLSET, KKK, LACOM entre outras...
Se os caras tiverem uma recondicionada a base de troca não é uma má idéia, desde que eles te mostrem os teste de balanceamento e funcionamento, pressão, etc.
Quanto a posição snorkel, no manual do Safari está escrito e desenhado para frente. Há ainda uma observação do porque o sistema pode ser invertido..." Unicamente em caso de elevadas altitudes onde esteja nevando...poderá haver formação de gelo internamente e bloquear a passagem de ar ". Portanto, não há muito o que se discutir...é sim para frente.
Espero ter ajudado. Forte abraço.
Desculpe Eder, mas há o que se discutir sim...aliás, esse fórum é justamente (uma das funções) para isso: Discussão. :fight:
Da mesma forma que o gelo pode bloquear a passagem de ar, lama também pode!
Agora, se vc está dizendo que é especialista em turbo e afirmou que um grão de areia é capaz de "fud@#$ o turbo, me diga: Quais são as maiores chances desse "grãozinho de areia" ser aspirado para dentro do turbo? Vc andando com o snorkel virado pra frente ou pra trás?
PRA MIM é um raciocínio lógico! Basta ver o tanto de coisa que bate no parabrisa pra imaginar o tanto de coisa que entra pela abertura voltada pra frente...:pensativo:
Agora, se vc (ou alguém da Safari) vier me dizer que modelo da Safari tem uma abertura especial que filtra areia ou outras partículas, aí com certeza eu paro de discutir :news-coffee:
Aliás, qual a utilidade da abertura voltada pra frente? (Tô perguntando pq não sei mesmo). É a única passagem de ar pro motor (teoricamente) é por ali, correto? Então se estiver voltado pra trás entra "menos ar"?:pensativo:
Abs
Wald
aeroboero
12/01/2014, 23:32
Obrigado Eder,
Estou terminando de desmontar aqui em casa todas as mangueiras, o filtro, o snorkel e o intercooler. Depois irei limpar tudo, fazer um check e montar de novo. Mas estou pensando em retirar a turbina e enviar para alguma empresa.
Pela sua experiência, o que eu devo fazer? Desmontar e enviar a turbina inteira? Nessas empresas eles conseguem receber apenas a turbina, consertar e testá-la? Ou só fazem isso com o carro lá? Pois estou em uma pequena cidade do interior, e não quero tirar o carro da garagem, pois está todo desmontado.
Você acha que nesse caso eles vão tentar consertar ou vão me empurrar uma nova? Se é que irão ter uma nova, pois meu motor é um 200 tdi.
Aliás, alguém sabe onde encontro essa turbina?
E por fim, Éder. Qual autorizada você me aconselha a enviar essa Garret?
Obrigado por compartilhar sua experiência.
Abraço
Caro Aeroboero. Trabalhei muitos anos como técnico de turboalimentadores (turbinas) para motores diesel e gasolina. Tratores pesados, caminhões, caminhonetes, carros de corrida, barcos e aviões. E em 99% dos danos dos turbos a vilã é a manutenção dos filtros de ar e óleo.
Quando um grão de areia atinge as palhetas a uma rotação de 180.000prm e em alguns casos acima disso, o estrago é previsível. Assim como quando uma partícula do óleo proveniente de desgaste mecânico do motor ou um fiapo de estopa ( nunca deixe o frentista avaliar o óleo do motor com estopa) causará folga entre o eixo e os mancais.
Normalmente não se troca apenas o rotor frio da foto, pois o conjunto interno (vedadores, mancais de encosto, anel de pistão...os turbos tem um na parte quente e geralmente dois na parte fria.) sofrem muito com a vibração causada pelo desbalanceamento ( medido em décimo de milésimo de grama ) Ou seja, qualquer coisa que atinja as palhetas irá causar o desbalanciamento dinâmico e causar o estrago.
Procure uma autorizada da marca do seu turbo. GARRET, HOLSET, KKK, LACOM entre outras...
Se os caras tiverem uma recondicionada a base de troca não é uma má idéia, desde que eles te mostrem os teste de balanceamento e funcionamento, pressão, etc.
Quanto a posição snorkel, no manual do Safari está escrito e desenhado para frente. Há ainda uma observação do porque o sistema pode ser invertido..." Unicamente em caso de elevadas altitudes onde esteja nevando...poderá haver formação de gelo internamente e bloquear a passagem de ar ". Portanto, não há muito o que se discutir...é sim para frente.
Espero ter ajudado. Forte abraço.
Waldmartins
13/01/2014, 00:47
Aeroboero,
alguém aqui no forum (não me lembro quem...eu apenas guardei o site) falou bem dessa empresa.
<<MARCOS TURBO>> Turbinas Novas e Recondicionadas (http://www.marcosturbo.com.br/index.html)
De repente vale a pena entrar em contato com eles.
Abs
Wald
Alexandre Tietsche
13/01/2014, 01:02
No caso o ar é admitido pelo snorkel e posteriormente passa pelo filtro de ar. Não seria papel do filtro de ar reter a tal areia, pedrinha e afins ?
No meu entender, virado para frente melhora a admissão do ar, simples assim.
Abs.
Agora, se vc (ou alguém da Safari) vier me dizer que modelo da Safari tem uma abertura especial que filtra areia ou outras partículas, aí com certeza eu paro de discutir :news-coffee:
Aliás, qual a utilidade da abertura voltada pra frente?
Abs
Wald
Waldmartins
13/01/2014, 01:09
No caso o ar é admitido pelo snorkel e posteriormente passa pelo filtro de ar. Não seria papel do filtro de ar reter a tal areia, pedrinha e afins ?
No meu entender, virado para frente melhora a admissão do ar, simples assim.
Abs.
Então Alexandre, eu entendo isso também...mas a tal areia e pedrinha chegou na turbina passando pelo filtro de ar...isso demonstra que ele não é infalível (já que parece que é algo que já aconteceu com outras pessoas).
Não tenho dúvida que ele virado pra frente melhora a admissão de ar, mas não sei se ele voltado pra trás iria prejudicar tanto assim essa admissão. Eu acho (lembrando que é tudo opinião pessoal utilizando um raciocínio lógico) que voltado pra trás vale pela redução do risco de entrar algo "infiltrável"...
Se uma "chuva" de borboletas é capaz de tampar uma grade do radiador fazer uma Defender aquecer (como aconteceu com o Clemente recentemente), imagine o que essa mesma chuva não poderia fazer com essa abertura voltada pra frente.
"Pena" que o Clemente é contra snorkel e não tem nenhum instalado na VTR dele...assim ele poderia testar o efeito de borboletas na entrada de ar...rsrsrs
Abs
Wald
A Defender conta com um sistema de separação ciclônico de partículas que é a carcaça onde está o filtro de ar, no manual está explicado como retirar a sujeira separada pelo bico de pato do separador.
O filtro tem também proteção contra "pedrinhas" e desprendimento de papel, na entrada de ar tangencial o filtro é fechado e o ar entra ao elemento filtrante pela tela perfurada de proteção.
Parece que as primeiras Ford Ranger vinham com aquele filtro quadrado muito utilizado em carros de passeio, tiveram problemas de motor causado por quebra da turbina por pedaços de papel desprendidos do filtro, depois mudaram e colocaram o mesmo filtro ciclônico da Defender.
Este separador ciclônico é utilizado por motores de máquinas sujeitas a estar em contato com ambiente mais agressivo, dependendo pode ter mais separadores na linha como aquele utilizado pelos tratores e máquinas agrícolas.
A recomendação do fabricante da entrada do snorkel Safari seja virada para frente é para favorecer a entrada de ar.
http://imageshack.us/a/img541/9113/aqn8.jpg
Eder Bonesi
13/01/2014, 09:37
Obrigado Eder,
Estou terminando de desmontar aqui em casa todas as mangueiras, o filtro, o snorkel e o intercooler. Depois irei limpar tudo, fazer um check e montar de novo. Mas estou pensando em retirar a turbina e enviar para alguma empresa.
Pela sua experiência, o que eu devo fazer? Desmontar e enviar a turbina inteira? Nessas empresas eles conseguem receber apenas a turbina, consertar e testá-la? Ou só fazem isso com o carro lá? Pois estou em uma pequena cidade do interior, e não quero tirar o carro da garagem, pois está todo desmontado.
EDER: Leve o conjunto como ele está na foto + carcaça fria e quente (ou sej o turbo completo).
É importante avaliar se não há estragos na parte quente tbm...caracol fechado, soltando particulas perto da junta, etc.
Você acha que nesse caso eles vão tentar consertar ou vão me empurrar uma nova? Se é que irão ter uma nova, pois meu motor é um 200 tdi.
EDER: Não é preciso levar o carro não. Se a empresa for autorizada, irão porpor uma nova. Poucas empresas fazem a manutenção. Normanlemte o recondicionamento é feito numa empresa especializada e contratada pela fábrica.
No local, irá encontrar o conjunto zero ou com sorte, uma recondicionada.
EDER: Recomendo que troque o óleo e o filtro de óleo antes de instalar o novo turbo, pois pode haver deposição de limalhas do seu TDI 200 no filtro de óleo e em breve...outro dano ocorrerá.
Aliás, alguém sabe onde encontro essa turbina? EDER: Lembro-me que em BH havia bons bombistas que revendiam turbos. Dê uma sapiada no GOOGLE.
E por fim, Éder. Qual autorizada você me aconselha a enviar essa Garret? Quando eu estava neste mercado, era no Paraná. Dá-lhe GOOGLE.
Obrigado por compartilhar sua experiência.
Abraço
Olá Aeroboero. Respondi no seu texto acima...veja lá e boa sorte no investimento.
Cuide muito do intercooler pois pode haver cavacos de aluminio / pedaçs do filtro.
E depois de tudo limpo, cuide para não deixar óleo, nada que combustível, se não o motor pode disparar...
Muita atenção mesmo. Abr e boa sorte.
Eder Bonesi
13/01/2014, 12:29
Desculpe Eder, mas há o que se discutir sim...aliás, esse fórum é justamente (uma das funções) para isso: Discussão. :fight:
Da mesma forma que o gelo pode bloquear a passagem de ar, lama também pode!
Agora, se vc está dizendo que é especialista em turbo e afirmou que um grão de areia é capaz de "fud@#$ o turbo, me diga: Quais são as maiores chances desse "grãozinho de areia" ser aspirado para dentro do turbo? Vc andando com o snorkel virado pra frente ou pra trás?
PRA MIM é um raciocínio lógico! Basta ver o tanto de coisa que bate no parabrisa pra imaginar o tanto de coisa que entra pela abertura voltada pra frente...:pensativo:
Agora, se vc (ou alguém da Safari) vier me dizer que modelo da Safari tem uma abertura especial que filtra areia ou outras partículas, aí com certeza eu paro de discutir :news-coffee:
Aliás, qual a utilidade da abertura voltada pra frente? (Tô perguntando pq não sei mesmo). É a única passagem de ar pro motor (teoricamente) é por ali, correto? Então se estiver voltado pra trás entra "menos ar"?:pensativo:
Abs
Wald
Olá Wald, você está correto. O bacana deste espaço são as discussões. Me desculpe, pois foi só força de expresão. Se me permitir comparar o sistema de captação de ar de motores extremamente eficientes, os de motocicletas, todos estão voltados para frente, para aumentar o fluxo de ar. Eu também entendo que elas andam em pistas limpas...e nossas viaturas, nem sempre... Mas elas giram a 16/18 mil rpms e os nossos motores a menos de 4 mil...
O da Safari tem um sistema de dreno para água, pois as outras particulas devem parar no filtro.
Por este motivo o filtro de ar deve garantir que nada passe pelo papel. Vem daí a necessidade de troca a cada x km asfalto ou conforme especificação do veículo, em caso de estrada de terra. Poucos o fazem.
Como eu sei que os filtros respondem pela vida útil do turbo, eu os troco com frequencia e quem anda comigo sabe que sempre tenho um filtro de óleo da PUMA (difícl de encontrar na estrada) e um de ar também. Just in case!
Ainda sobre os snorkel, o diâmetro do sistema todo é muito relevante, pois passa a ser um restritor ao fluxo de ar.
E em alguns modelos, o chapeuzinho é redondo e aberto 360 graus...ou seja, pega ar e sujeira de todos os ângulos.
O maior problema que tie com o meu Safari (hoje tenho OGZ) foi um passarinho (Curruila) que entrou pela grade frontal, quando deixei a viatura de férias, em casa. Ela morreu dentro, sugada pelo filtro de ar que teve 70% da área tampada pelas asas e penas. A 110 PUMA não andava e gastava bastante diesel. mandei pra Euroimport, em garantia, e recebi a foto do filtro...pena de passarinho pra todo lado.
Abr.
Waldmartins
13/01/2014, 13:17
Olá Wald, você está correto. O bacana deste espaço são as discussões. Me desculpe, pois foi só força de expresão. Se me permitir comparar o sistema de captação de ar de motores extremamente eficientes, os de motocicletas, todos estão voltados para frente, para aumentar o fluxo de ar. Eu também entendo que elas andam em pistas limpas...e nossas viaturas, nem sempre... Mas elas giram a 16/18 mil rpms e os nossos motores a menos de 4 mil...
O da Safari tem um sistema de dreno para água, pois as outras particulas devem parar no filtro.
Por este motivo o filtro de ar deve garantir que nada passe pelo papel. Vem daí a necessidade de troca a cada x km asfalto ou conforme especificação do veículo, em caso de estrada de terra. Poucos o fazem.
Como eu sei que os filtros respondem pela vida útil do turbo, eu os troco com frequencia e quem anda comigo sabe que sempre tenho um filtro de óleo da PUMA (difícl de encontrar na estrada) e um de ar também. Just in case!
Ainda sobre os snorkel, o diâmetro do sistema todo é muito relevante, pois passa a ser um restritor ao fluxo de ar.
E em alguns modelos, o chapeuzinho é redondo e aberto 360 graus...ou seja, pega ar e sujeira de todos os ângulos.
O maior problema que tie com o meu Safari (hoje tenho OGZ) foi um passarinho (Curruila) que entrou pela grade frontal, quando deixei a viatura de férias, em casa. Ela morreu dentro, sugada pelo filtro de ar que teve 70% da área tampada pelas asas e penas. A 110 PUMA não andava e gastava bastante diesel. mandei pra Euroimport, em garantia, e recebi a foto do filtro...pena de passarinho pra todo lado.
Abr.
Ah sim Eder...entendi ;)
Falando em filtro e PUMA, uma vez vi o estrago que o filtro de um PUMA fez na VTR de um cara numa oficina. O carro parou de andar e chegou na prancha na oficina. Qdo abriram a "caixa" do filtro, ele tava todo despedaçado (igual o Hugo descreveu) como se tivesse sido sugado para dentro da turbina...
Será que não foi pisada na bola da LR voltar os filtros de ar para esses modelos "normais"?
Abs
Wald
Eder Bonesi
13/01/2014, 21:25
Aeroboero, conseguiu localizar alguma empresa na sua região? Conta pra gente como solucionou...
lembre-se de eliminar os resíduos provenientes da limpeza dos dutos e intercooler.
Óleo de motor, diesel, spray tipo WD40 são combustíveis e fazer os motores dispararem.
E se acontecer, não vai adiantar desligar a chave de ignição. Terá que abafar o motor, cortando 100% da entrada de ar...perigo!
abraço e capricha no serviço e nós detalhes que irá postar aqui.
aeroboero
14/01/2014, 00:52
Eder, enviei e-mail para 3 empresas diferentes, mas ainda nenhuma respondeu. Amanhã ligarei.
Hoje continuei a operação pente fino. Estou desmontando e limpando tudo, da boca do snorkel até o filtro, limpando todo o recipiente do filtro, das mangueiras do filtro até a turbina, da turbina até o intercooler, o próprio intercooler, as mangueiras que saem do topo do intercooler pra frente, e assim por diante.
Hoje fiquei fazendo o parto para tirar o intercooler. Aproveitei e retirei o suporte do filtro que fica no paralama interno, tirei aquele cowl fan enorme, os suportes superiores e as braçadeiras dos trocadores e assim ficou fácil de tirar o intercooler após tirar as mangueiras. Inclusive tive que retirar as mangueiras de água do radiador.
Toda peça que estou retirando estou fazendo uma limpeza profunda, padrão casa de vó. Aliás, minha garagem tá uma beleza, parece oficina de helicóptero, tudo limpinho, peças organizadas e limpas. Tô muito orgulhoso. Dá uma vontade de sair desmontando o carro todo e deixar ele novo, como era 21 anos atrás. :lol:
Amanhã minha missão é retirar a turbina e escolher a empresa que recondicionará, e enviar por sedex.
Aí, nesses dias que a turbina estará longe, vou limpar o intercooler com os banhos de gasolina ou thinner (até sair o líquido limpo) e limpar outros sistemas, como as outras mangueiras do radiador, checar todas as braçadeiras, checar os dutos do sistema de direção, etc... enfim, limpar tudo que consigo. Aproveitando que o carro irá ficar uns 10 dias de molho no estaleiro mesmo né. Aliás, essa semana já foi trocado o óleo do motor, os filtros e as 3 correias. E sobre o motor disparar, eu li sobre a limpeza de intercooler no fórum inglês. Usa-se ou gasolina ou thinner e faz vários banhos nele até o último banho sair limpo. E deixe secando uns 2 dias para ter certeza que não ficou nada. Como terei muitos dias, vou deixar secando muito tempo, e com esse calor, secará tudo, com certeza.
Amanhã espero postar novidades, se consegui ou não retirar a turbina, e para onde enviei. Depois no fim, eu posto as fotos com um tutorialzinho DIY sobre como desmontar tudo para retirar o intercooler sem precisar retirar o acoplamento viscoso, já que precisaria de uma ferramenta difícil de encontrar.
Obrigado vocês pelas ajuda. Um grande abraço.
aeroboero
15/01/2014, 21:55
Atualizando:
Hoje depois de muito trabalho, consegui retirar o conjunto do turbo. Lendo o 200tdi workshop manual parece muito fácil, mas a posição que temos que colocar as ferramentas torna a retirada um parto. Mas finalmente saiu.
Amanhã uma empresa de Varginha especializada em turbos Garret virá aqui em casa coletar a turbina e levar para o recondicionamento.
Vou aproveitar esses dias de motor exposto e vou continuar a geral no carro.
Depois posto as fotos, o passo-a-passo e como ficou.
Abraço
Amigo
Esse "200 tdi workshop manual" é in english?
Ou versão para o português?
Enfim, sendo um ou outro você poderia disponibilizar?
Valeu
Ricardo
Defender Pick-up
gustavoullmann
17/01/2014, 00:14
Aeroboero, queremos as fotos!!! hehehe
Grande abraço!
aeroboero
17/01/2014, 00:49
Olá amigo,
O workshop é em inglês sim, mas é bem mais fácil de entender do que o Manual do Proprietário em Português de 1993, onde algum estagiário da Land Rover ( que provavelmente mentiu no Currículo que sabia português) traduziu do inglês para um português de Portugal bem tosco e cheio de erros grosseiros. Sem falar nas ilustrações ao estilo do "Gibi do Álcool".
O Manual que estou usando, muito útil e bem feito, é esse do link abaixo: http://www.retroanaconda.com/landrover/manuals/defender_wsm_1993ed.pdf
Abraço
aeroboero
17/01/2014, 00:52
Fala Gustavo,
Estou tirando as fotos de toda a etapa. Em breve posto o passo a passo, além do resultado.
A turbina já foi pra especializada Garret lá em Varginha. No momento estou dando uma geral no que sobrou.
Acho que semana que vem já está tudo resolvido.
Abraço!
aeroboero
21/01/2014, 15:22
Olha só, um amigo da minha cidade também teve problema com a turbina dele. Uma Defender 2003 300 tdi. Ele me pediu para procurar por uma turbina que ele quer comprar uma outra. Alguém sabe o part number? Estou procurando e não encontro.
A que está no carro dele é uma Dephi e não uma Garret. E quando pesquiso só encontro das Garret.
Grato
aeroboero
21/01/2014, 16:13
Estou procurando pelo turbo da Defender 2003, modelo Delphi HTC158 , série RRSL 10-368. Alguém saberia como achar?
Grato
Luciano Valois
21/01/2014, 16:16
Seria essa a turbina???
Your Search Results > Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=ERR4802)
No site fala que é para 300 TDi
código:ERR4802
aeroboero
21/01/2014, 16:29
Obrigado Lucano, mas as turbinas são essas abaixo, da marca Delphi, de uma Defender 2003.
Foram retiradas hoje. Se vc observar na segunda foto, há uma plaqueta escrito HTC 158 e série RRSL 10-368
Alguém sabe se essas turbinas do mercado livre para 300 tdi são as mesmas, mas com nomes diferentes?
Turbina Land Rover Defender 300tdi - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/turbina-land-rover-defender-300tdi)
Obrigado
447822
aeroboero
21/01/2014, 17:27
Baixei o catálogo da Delphi e descobri que essa turbina HTC158 é a mesma da Sprinter com motor Maxion HS 2.5, e no próprio catálogo da Delphi mostra a turbina equivalente Garret, cujo partnumber é 708257-5001.
Agora é seguir atrás e encontrar essa turbina da Def 2003. Obrigado
Evand®ofm
28/01/2014, 08:01
aeroberto, acho que minha turbina tb foi pro pau... minha esposa andando com a Disco e descreveu o barulho ocorrido da mesma forma com que vc escreveu ai... agora a Disco nao desenvolve... chega em 40km/h e nao passa disso... como está o andamento da sua manutenção por ai??
a minha é uma disco 2002 TD5 turbina garret
Olá amigo,
O workshop é em inglês sim, mas é bem mais fácil de entender do que o Manual do Proprietário em Português de 1993, onde algum estagiário da Land Rover ( que provavelmente mentiu no Currículo que sabia português) traduziu do inglês para um português de Portugal bem tosco e cheio de erros grosseiros. Sem falar nas ilustrações ao estilo do "Gibi do Álcool".
O Manual que estou usando, muito útil e bem feito, é esse do link abaixo: http://www.retroanaconda.com/landrover/manuals/defender_wsm_1993ed.pdf
Abraço
Aeroboero
Obrigado pelo material
Ricardo
Eduardo Tescarollo
28/01/2014, 08:55
Baixei o catálogo da Delphi e descobri que essa turbina HTC158 é a mesma da Sprinter com motor Maxion HS 2.5, e no próprio catálogo da Delphi mostra a turbina equivalente Garret, cujo partnumber é 708257-5001.
Agora é seguir atrás e encontrar essa turbina da Def 2003. Obrigado
Acho mais fácil achar a Garrett, segue fotos com numeração.
Att
Evand®ofm
28/01/2014, 09:27
olha ai... é a mesma da disco a da def... descobri tb q tem uma mercedes c220 diesel 1999 que usa tb a mesma turbina...
Turbina Garrett Land Rover Discovery II - Osasco - Peças e Acessórios (http://osasco.olx.com.br/turbina-garrett-land-rover-discovery-ii-iid-570340038)
Evand®ofm
05/02/2014, 17:17
ae, minha turbina esta travada, nao gira nada...
foi pra esses caras aqui...
DCT Turbos e Direção Hidráulica (http://www.dcturbos.com.br/)
aeroboero
11/02/2014, 18:47
Boa tarde!
A JBG Turbinas (de Varginha) veio hoje entregar o turbocompressor aqui na minha garagem, onde o carro está desmontado.
Vou dar uma estudada no manual e ver como monta e lubrifica o sistema. Tenho ainda o intercooler e toda a tubulação pra montar.
Abaixo seguem as fotos. As 2 primeiras são o antes, e as outras mostram como voltaram.
Eles trocaram o rotor do compressor, o rotor da turbina, o eixo dos rotores, o protetor térmico, anel tipo pistão, anel trava do mancal, mancal radial, espaçador, mancal de encosto, colar, o anel colar, o defletor de óleo, flange, anel o ring da flange, trava da flange, o rotor do compressor.
Só não trocaram a carcaça do compressor nem a carcaça da turbina, mas deram uma limpa boa. Parece nova agora.
Saiu mil Dilmas, mas aparentemente foi feito com muito esmero, e inclui a busca e a entrega na porta da minha casa.
Abraço
450624450631 450626450627450628450629450629450630450632
Eder Bonesi
11/02/2014, 22:22
Aeroboero. Você recebeu as juntas da base do caracol quente e da conexão com a descarga / válvula de by pass?
Você vai precisar. Não pode haver vazamentos. Eu sempre usava uma pasta "veda escape" nas partes quentes, nas juntas.
Não pode haver desnível entre coletor de descarga, já usado (fixo no motor) a nova base do caracol.
Como a válvula de by pass tem uma haste roscada, e o comprimento impacta na pressão, sugiro que você instale (caso não tenha) um manômetro de pressão. Muitas opções até 2kg/cm2 no mercado livre.
Se em excesso, fica um canhão mas gerara temperatura elevada na camara de combustão.
Se pressão baixa, faltará torque.
Lembre-se de por filtros de óloe e de ar, zero bala...
Muito importante. Não fixar a entrada de óleo com torque...deixar uma folga para a primeira batida do motor (sem que ele pegue)...para tirar o ar da tubulação (sangrar), até escorrer. Daí aperte tudo e faça o motor girar, só na lenta.
Abraço e qualquer coisa, chame... (ederbonesi@hotmail.com). Lá trocaremos telefone, se precisar.
E eu iria além, seguraria o eixo com a mão até a pressão de óleo se formar... Se der...
Abs
Boa tarde!
A JBG Turbinas (de Varginha) veio hoje entregar o turbocompressor aqui na minha garagem, onde o carro está desmontado.
Vou dar uma estudada no manual e ver como monta e lubrifica o sistema. Tenho ainda o intercooler e toda a tubulação pra montar.
Abaixo seguem as fotos. As 2 primeiras são o antes, e as outras mostram como voltaram.
Eles trocaram o rotor do compressor, o rotor da turbina, o eixo dos rotores, o protetor térmico, anel tipo pistão, anel trava do mancal, mancal radial, espaçador, mancal de encosto, colar, o anel colar, o defletor de óleo, flange, anel o ring da flange, trava da flange, o rotor do compressor.
Só não trocaram a carcaça do compressor nem a carcaça da turbina, mas deram uma limpa boa. Parece nova agora.
Saiu mil Dilmas, mas aparentemente foi feito com muito esmero, e inclui a busca e a entrega na porta da minha casa.
Abraço
450624450631 450626450627450628450629450629450630450632
Evand®ofm
12/02/2014, 08:20
[QUOTE=aeroboero;2087017]Boa tarde!
A JBG Turbinas (de Varginha) veio hoje entregar o turbocompressor aqui na minha garagem, onde o carro está desmontado.
Vou dar uma estudada no manual e ver como monta e lubrifica o sistema. Tenho ainda o intercooler e toda a tubulação pra montar.
Abaixo seguem as fotos. As 2 primeiras são o antes, e as outras mostram como voltaram.
Eles trocaram o rotor do compressor, o rotor da turbina, o eixo dos rotores, o protetor térmico, anel tipo pistão, anel trava do mancal, mancal radial, espaçador, mancal de encosto, colar, o anel colar, o defletor de óleo, flange, anel o ring da flange, trava da flange, o rotor do compressor.
Só não trocaram a carcaça do compressor nem a carcaça da turbina, mas deram uma limpa boa. Parece nova agora.
Saiu mil Dilmas, mas aparentemente foi feito com muito esmero, e inclui a busca e a entrega na porta da minha casa.
Abraço
Caramba, ficou perfeita....
se eu não der jeito por aqui na minha turbina vou mandar pra esses caras ai...
ja virou até ninho de aranha...
450708
Eder Bonesi
12/02/2014, 08:26
Olá Clemente. Sim esta é uma excelente recomendação. Embora sob o aspecto segurança, questionável (no risk, no fun). Mas o colega Aeroboero será cuidadoso...
Pressionar a porca auto-travante do rotor frio com o dedo indicador + dedão, firmemente, até que a vazão / pressão de óleo se faça presente.
Muito cuidado, pois isso não pode ser feito pelo rotor (palhetas).
Requer também que não haja panos, estopas perto do turbo, visto que para esta operação, a mangueira de conexão turbo / filtro de ar estará ausente.
Forte Abraço.
ps. instalei um manometro de 2 bar no Troller e para a minha surpresa, a pressão passa de 2,5 kg/cm2. É um pico, depois baixa para 1,5 e estabiliza em ordem de marcha em 1. Vem daí o pulo de torque que o 3.2 MWM oferece.
Comprei ontem um novo manometro de 0 a 3 e outro para a Puma. Esta sim, com pressão mais baixa. :)
aeroboero
12/02/2014, 09:32
Recebi essas 2 aqui. Vou precisar de mais alguma coisa?
Como não entendo nada de turbo, estou lendo o manual da Garret que baixei, e o 200tdi workshop.
Vamos ver como irá ficar.
Hoje ainda tenho que dar uma última limpadinha no Intercooler e ir buscar o filtro de ar.
Os filtros de diesel e óleo foram trocados 1 dia antes de desmontar a turbina.
Obrigado pelas dicas!
450720
Dica, coloque pasta de cobre nos parafusos, se tiver que desmontar vai te ajudar muito.
Recebi essas 2 aqui. Vou precisar de mais alguma coisa?Como não entendo nada de turbo, estou lendo o manual da Garret que baixei, e o 200tdi workshop.Vamos ver como irá ficar. Hoje ainda tenho que dar uma última limpadinha no Intercooler e ir buscar o filtro de ar.Os filtros de diesel e óleo foram trocados 1 dia antes de desmontar a turbina.Obrigado pelas dicas!450720
aeroboero
14/02/2014, 20:18
Estou prestes a montar a turbina e estou com 2 dúvidas. Desculpa a ignorância, mas aí vai:
1.a dúvida - Lendo o manual da turbina ( http://am-br.delphi.com/pdf/global/parts/catalogo_turbos_2013.pdf página 4), um dos passos fala:
- Dê a partida no motor SEM COMBUSTÍVEL até que o óleo comece a sair pelo dreno.
Como assim dar partida no motor sem combustível?
2.a dúvida - É necessário colocar algum tipo de massa de vedação ao montar o turbocompressor na flange do coletor de exaustão?
Notei que a defender de um amigo possui uma massa branca ajudando na vedação nesse local. E não sei se apenas aquela junta metálica com alto relevo dará conta de vedar ou terei que colocar essa massa para vedar. Nem sei o nome dessa massa branca.
Obrigado novamente.
Eder Bonesi
14/02/2014, 20:59
Estou prestes a montar a turbina e estou com 2 dúvidas. Desculpa a ignorância, mas aí vai:
1.a dúvida - Lendo o manual da turbina ( http://am-br.delphi.com/pdf/global/parts/catalogo_turbos_2013.pdf página 4), um dos passos fala:
- Dê a partida no motor SEM COMBUSTÍVEL até que o óleo comece a sair pelo dreno.
Como assim dar partida no motor sem combustível?
2.a dúvida - É necessário colocar algum tipo de massa de vedação ao montar o turbocompressor na flange do coletor de exaustão?
Notei que a defender de um amigo possui uma massa branca ajudando na vedação nesse local. E não sei se apenas aquela junta metálica com alto relevo dará conta de vedar ou terei que colocar essa massa para vedar. Nem sei o nome dessa massa branca.
Obrigado novamente.
Aeroboero, vamos lá. Para montar o turbo sobre o coletor de descarga e saída de gases, além de junta eu recomendo uma pasta branca (veda escape). Você poderá comprar um tubo (igual a pasta de dente) em lojas de escapamento. Eu havia recomendado anteriormente...mas creio que vc não observou.
Este manual deve ser uma tradução, mas na realidade, é só pedir para alguém dar a partida, sem deixar o motor pegar, com a conexão da entrada do óleo semi aberta, para sangrar o ar do sistema.
Ou ainda, vc pode segurar a porca auto frenante até a pressão chegar. Neste caso, pode ser como sistema de entrada do óleo, já apertado definitivamente. Depois, conecte a mangueira do filtro de ar, na carcaça fria (alumínio). Boa sorte e juízo.
Basta remover o fio elétrico da solenóide e dar partida. O motor vai girar mas nenhuma gota de Diesel será queimada...
Abs
Clemente
Aeroboero, vamos lá. Para montar o turbo sobre o coletor de descarga e saída de gases, além de junta eu recomendo uma pasta branca (veda escape). Você poderá comprar um tubo (igual a pasta de dente) em lojas de escapamento. Eu havia recomendado anteriormente...mas creio que vc não observou.
Este manual deve ser uma tradução, mas na realidade, é só pedir para alguém dar a partida, sem deixar o motor pegar, com a conexão da entrada do óleo semi aberta, para sangrar o ar do sistema.
Ou ainda, vc pode segurar a porca auto frenante até a pressão chegar. Neste caso, pode ser como sistema de entrada do óleo, já apertado definitivamente. Depois, conecte a mangueira do filtro de ar, na carcaça fria (alumínio). Boa sorte e juízo.
Eder Bonesi
21/02/2014, 22:19
Caro Aeroboeiro. Conforme falamos, se precisar de algo, ligue mesmo. Foi muito legal você ter ligado. Nem imaginava que já tínhamos estado num encontro da Land, juntos. Vou postar depois a foto que você tirou da minha ex-Bianca.
Forte abraço e boa sorte amanhã...já nos finalmentes.
Dica, coloque pasta de cobre nos parafusos, se tiver que desmontar vai te ajudar muito.
Aeroboero, meu kiridu...
Eu tenho a pasta de cobre. Se tivesse falado, eu levava aí na sua cidade. Estive pertinho neste FDS!
:pensativo:
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.