PDA

Ver Versão Completa : Defender: remoção do chicote da longarina/chassi - DIY.



gustavoullmann
08/01/2014, 22:32
Pessoal,

Em função de outros compromissos, tive que me afastar do fórum e dos DIY na defender. Concluídas as obrigações, pude aproveitar o tempo livre das férias para fazer um servicinho que há tempos estava na lista: remover o chicote de dentro da longarina.

Não pratico muitos trilhas com imersão do jipe na lama, mas as vezes isso acontece. Sempre fui ultra-meticuloso com a limpeza interna das longarinas após trilhas/passeios, mas a presença do chicote sempre me incomodou devido a (minha) crença que este poderia facilitar o acúmulo de barro ou areia.

O serviço é relativamente simples e de baixa dificuldade, mas é demorado e exige paciência. Levei meia manhã e boa parte da tarde para executá-lo com toda calma, parando sempre que dava vontade. Não são necessárias muitas ferramentas além de soldador, alicate, chaves de boca para soltar o piso do carona (fica bem mais fácil de soldar 'por cima'), estilete, etc. Usei estanho para unir os fios e terminais de prensagem para garantir. Após isso eu vedei tudo com muuuuita fita isolante de boa qualidade. Também usei quantidade considerável de abraçadeiras plásticas (vulgo "arame de rico") para fixar o chicote.

Seguem fotos

446246446247446248446249446250

446251446252446253446254446255

446256446257

O processo consiste em identificar os fios do chicote (embora codificados com cores, algumas são muito semelhantes. Melhor usar fita crepe com um número), cortar, remover e passar o chicote sobre a longarina, fixar, soldar e vedar.

Optei por soldar com estanho e prensar um terminal para garantir. Depois de fazer isso em todos os fio, vedei cada um com fita isolante. Depois agrupei em grupos de 3 ou 4 fios e vedei novamente, colocando esses dentro de um pequeno pedaço de conduíte de 1 polegada. Depois juntei tudo numa "massaroca" e vedei novamente com fita isolante.

Acho que as fotos falam por si, mas qualquer dúvida é só perguntar!

Espero ter ajudado! Grande abraço a todos e ótimo 2014!

Luciano Valois
08/01/2014, 22:50
O meu, humilhou, rsrsrsrs.
Parabéns, tá nota 10.

vwinit
08/01/2014, 23:42
Gustavão voltando a ativa...

Show!
:palmas:

Meccano
09/01/2014, 11:19
Beleza de trabalho caprichado Gustavo!! Pretende fazer alguma intervenção/limpeza por dentro das longarinas??
Obrigado

batiati
09/01/2014, 11:24
Show de bola Gustavo,
Teve algum ponto onde foi difícil encontrar um caminho novo para o chicote ou foi tudo tranquilo?


Pretende fazer alguma intervenção/limpeza por dentro das longarinas??

Eu sempre tive uma ideia meio maluca na cabeça :pensativo:
Comprar algumas latas de espuma de poliuretano em spray e preencher o interior das longarinas, após é claro remover o chicote e limpar tudo o melhor possível.

Será que isso geraria mais problema que solução?

Meccano
09/01/2014, 11:48
Bom dia Batiati,
...desde que voce consiga fazer a injeção do material sob [bastante...] pressão.

Imagine: teria que tamponar TODOS os furos herméticamente.... caso contrario, acabará criando uma massa super higroscópica com alta absorvição de

agua devido a baixa densidade da espuma, vai funcionar como uma esponja perfeita pra acumular e chupar humidade pra dentro das longarinas. e isso nós não queremos!

Fico tambem aqui matutando um jeito de fazer a limpeza e isolamento dessa parte do jipão, como diria minha amiga, arrumando pra cabeça eheh
Abração

CGAUER
09/01/2014, 12:18
Legal, duca!

Duvida, precisa mesmo cortar o chicote? Como será que a fábrica instala?

Apenas uma dica elétrica; recomendo soldar os cabos e usar espaguete termo retrátil para isolar. Depois por preciosismo usaria ainda fita de auto fusão, pois a isolante comum costuma perder a cola.

https://www.youtube.com/watch?v=qzTQaGxiUnk

Abraços

Clemente


Pessoal,

Em função de outros compromissos, tive que me afastar do fórum e dos DIY na defender. Concluídas as obrigações, pude aproveitar o tempo livre das férias para fazer um servicinho que há tempos estava na lista: remover o chicote de dentro da longarina.

Não pratico muitos trilhas com imersão do jipe na lama, mas as vezes isso acontece. Sempre fui ultra-meticuloso com a limpeza interna das longarinas após trilhas/passeios, mas a presença do chicote sempre me incomodou devido a (minha) crença que este poderia facilitar o acúmulo de barro ou areia.

O serviço é relativamente simples e de baixa dificuldade, mas é demorado e exige paciência. Levei meia manhã e boa parte da tarde para executá-lo com toda calma, parando sempre que dava vontade. Não são necessárias muitas ferramentas além de soldador, alicate, chaves de boca para soltar o piso do carona (fica bem mais fácil de soldar 'por cima'), estilete, etc. Usei estanho para unir os fios e terminais de prensagem para garantir. Após isso eu vedei tudo com muuuuita fita isolante de boa qualidade. Também usei quantidade considerável de abraçadeiras plásticas (vulgo "arame de rico") para fixar o chicote.

Seguem fotos

446246446247446248446249446250

446251446252446253446254446255

446256446257

O processo consiste em identificar os fios do chicote (embora codificados com cores, algumas são muito semelhantes. Melhor usar fita crepe com um número), cortar, remover e passar o chicote sobre a longarina, fixar, soldar e vedar.

Optei por soldar com estanho e prensar um terminal para garantir. Depois de fazer isso em todos os fio, vedei cada um com fita isolante. Depois agrupei em grupos de 3 ou 4 fios e vedei novamente, colocando esses dentro de um pequeno pedaço de conduíte de 1 polegada. Depois juntei tudo numa "massaroca" e vedei novamente com fita isolante.

Acho que as fotos falam por si, mas qualquer dúvida é só perguntar!

Espero ter ajudado! Grande abraço a todos e ótimo 2014!

petcho
09/01/2014, 16:14
Clemente acredito não ser necessário cortar já que podemos separar os chicotes pelos conectores que aparecem na foto!!

446333

pelo que eu entendi, retirar o chicote de dentro facilita a limpeza da longarinas, mas não deixa o chicote muito exposto não?? to em duvida do que é o melhor, o que vocês acha??

Abraço, Pedro

CGAUER
09/01/2014, 17:33
Estou bem dividido nesta...

O que faço constantemente é enfiar o esguicho dentro da longarina e deixo passar uns 5 minutos de muita água. Geralmente faço isso antes de viajar para tudo secar rapidamente.

Gosto da proteção que o chassi confere... Mas me preocupa a retenção de sujeira e eventual curto pela abrasão.

Vou deixar assim como está....

Abs

Clemente

henrique wamser
09/01/2014, 19:00
Me preocupa bastante emenda com terminal de compressão estanhado em circuito de CC
Soldar e isolar com fita boa e espaguete retratil seria muito mais seguro

gustavoullmann
10/01/2014, 13:13
Pessoal,

Também me perguntei como diabos a fábrica instala esse chicote, mas não encontrei os conectores então optei por cortar e soldar.

A incerteza sobre a presença ou não de sujeira no chassi sempre me incomodou, por isso resolvi retirar o chicote. Após fazê-lo, fiz uma nova limpeza nas longarinas e realmente saiu mais barro/sujeira do lado do chicote. Hoje posso dizer que essa quantidade a mais de sujeira não justificaria o serviço, mas só fazendo pra saber...

Batiati, o pior lugar para passar o chicote foi junto ao sedimentador na roda traseira, mas mesmo ali acho que ficou bem protegido. Dá pra dizer que o chicote ficou protegido e firme em todo o novo caminho. O que eu menos gostei foi a parte da solda, onde ficou aquele "inchado" no chicote.

Após 11 anos o chicote está em perfeito estado, com presença de um pouco de poeira dentro do conduíte na região onde este entrava e saía do chassi. Apenas a fita isolante usada para fechar o conduíte estava quase arrebentando (seca), o que foi contornado com cintas plásticas a cada 30 cm.

Henrique, explique-se!!! hehehe... Qual o problema de usar terminal de compressão?! Não entendo "lhufas" de elétrica...


Me preocupa bastante emenda com terminal de compressão estanhado em circuito de CC
Soldar e isolar com fita boa e espaguete retratil seria muito mais seguro

Abraços!!!

henrique wamser
12/01/2014, 20:51
Pessoal,

Também me perguntei como diabos a fábrica instala esse chicote, mas não encontrei os conectores então optei por cortar e soldar.

A incerteza sobre a presença ou não de sujeira no chassi sempre me incomodou, por isso resolvi retirar o chicote. Após fazê-lo, fiz uma nova limpeza nas longarinas e realmente saiu mais barro/sujeira do lado do chicote. Hoje posso dizer que essa quantidade a mais de sujeira não justificaria o serviço, mas só fazendo pra saber...

Batiati, o pior lugar para passar o chicote foi junto ao sedimentador na roda traseira, mas mesmo ali acho que ficou bem protegido. Dá pra dizer que o chicote ficou protegido e firme em todo o novo caminho. O que eu menos gostei foi a parte da solda, onde ficou aquele "inchado" no chicote.

Após 11 anos o chicote está em perfeito estado, com presença de um pouco de poeira dentro do conduíte na região onde este entrava e saía do chassi. Apenas a fita isolante usada para fechar o conduíte estava quase arrebentando (seca), o que foi contornado com cintas plásticas a cada 30 cm.

Henrique, explique-se!!! hehehe... Qual o problema de usar terminal de compressão?! Não entendo "lhufas" de elétrica...



Abraços!!!

O Osmar !
Já cansei de apertar fios em terminais de compressão e dar uma puxadinha pra verificar, e ficar com o terminal na mão .mesmo com a ferramenta adequada.
Além disso , devemos lembrar que sempre vai ter humidade dentro da longarina, e no terminal ficarão espaços de ar onde pode haver condensação junto ao contato.
Mesmo que não tenha cargas com grande amperagem na traseira da viatura, a solda isolada fica menos encorpada, e sem oxigênio para oxidar.

henrique wamser
12/01/2014, 21:28
Não tenho nada contra terminais de compressão , , ganho a vida vendendo materiais eletroeletronicos inclusive eles :news-coffee:

gustavoullmann
17/01/2014, 00:09
O Osmar !
Já cansei de apertar fios em terminais de compressão e dar uma puxadinha pra verificar, e ficar com o terminal na mão .mesmo com a ferramenta adequada.
Além disso , devemos lembrar que sempre vai ter humidade dentro da longarina, e no terminal ficarão espaços de ar onde pode haver condensação junto ao contato.
Mesmo que não tenha cargas com grande amperagem na traseira da viatura, a solda isolada fica menos encorpada, e sem oxigênio para oxidar.

Mas Henrique, eu soldei os fios com estanho antes de prensar os terminais! Hehehehe...

Soldei justamente para reduzir a chance de oxidação e "osmar" nos fios. Os terminais de prensagem eu coloquei para dar mais resistência mecânica. O único porém, que você mesmo apontou, é que o resultado fica "encorpado", volumoso. Realmente fita isolante auto-fusão e espaguete termo-retrátil deixam o resultado mais enxuto. Acho que teria optado por essa combinação se fosse refazer o serviço...

No final de semana fizemos toda a praia do Cassino, entre Rio Grande e Chuí, pegando um pouquinho de lama na aproximação em um dos faróis (navais) que existem no trajeto. Na volta, ao lavar o jipe numa rampa, deu gosto ao ver a água jogada na longarina sair suja e depois completamente cristalina... :D

Grande abraço!

Loras
17/01/2014, 00:15
Gustavo,

Excelente iniciativa!

Uma idéia para evitar o "bolo" é variar a altura das emendas.

Assim ficaria um "encorpado mais fino e mais homogêneo em uns 20 cm do chicote".

Um abraço,

maxrabelo
28/01/2014, 22:30
Ótima ideia!
Já esta anotada aqui pra quando eu for refazer a elétrica da Land.
Estou pensando em refazer 100% da elétrica, seguindo os esquemas elétricos, e montar uma central de reles, assim se um apresentar defeito é so retirar e encaixar um novo...

fchain
03/02/2014, 14:57
Saudações!
Falando em elétrica, minha 110 2004 após duas semanas na oficina, para trocar reparos da cx de direção, pastilhas de freio, e conferir rolamentos de roda, arriou a bateria, após carga lenta, não se consegue dar partida nela, não dá sinal nenhum de arranque, ascende uma luz de advertência no painel (abaixo e à direita da luz amarela das velas).
Uma advertência que não conhecemos por aqui, alguém pode dar um palpite por onde procurar a causa?
Palavras do mecânico: "isso é igual a luz de carro com ignição eletrônica, mas aqui é tudo mecânico?"
Salvo engano meu, o que tem de eletronico não é só o sitema de alarme o "spider"?
Que pode cortar a corrente da solenóide da bomba injetora, mas não ta dando nem sinal ou "barulho" de contato
Help...

CGAUER
03/02/2014, 16:02
É o próprio, o spider. Veja no manual do proprietário as instruções para desligar. É chatinhoi...AbsClemente
Saudações!Falando em elétrica, minha 110 2004 após duas semanas na oficina, para trocar reparos da cx de direção, pastilhas de freio, e conferir rolamentos de roda, arriou a bateria, após carga lenta, não se consegue dar partida nela, não dá sinal nenhum de arranque, ascende uma luz de advertência no painel (abaixo e à direita da luz amarela das velas). Uma advertência que não conhecemos por aqui, alguém pode dar um palpite por onde procurar a causa?Palavras do mecânico: "isso é igual a luz de carro com ignição eletrônica, mas aqui é tudo mecânico?"Salvo engano meu, o que tem de eletronico não é só o sitema de alarme o "spider"?Que pode cortar a corrente da solenóide da bomba injetora, mas não ta dando nem sinal ou "barulho" de contatoHelp...

fchain
03/02/2014, 16:14
Putz, outrora lendo posts sobre o dito, me dava até arrepio em pensar quando o meu daria problema...
Obrigado, ao final da tarde quando for à oficina vou ver como faremos, posto o resultado ou mais dúvidas.
Obrigado pela gentileza da resposta!

fchain
05/02/2014, 16:07
Após procedimento de colocar o código de segurança descrito no "manuel", tudo ok. Coincidentemente tivemos que dar a carga na bateria, e a pilha do controle do alarme também estava fraca, pilha nova e a colocação do código resolveu, que alívio.
Obrigado. Desculpe novamente o "off topic".

klempp
05/02/2014, 17:00
Pessoal,

Em função de outros compromissos, tive que me afastar do fórum e dos DIY na defender. Concluídas as obrigações, pude aproveitar o tempo livre das férias para fazer um servicinho que há tempos estava na lista: remover o chicote de dentro da longarina.

Não pratico muitos trilhas com imersão do jipe na lama, mas as vezes isso acontece. Sempre fui ultra-meticuloso com a limpeza interna das longarinas após trilhas/passeios, mas a presença do chicote sempre me incomodou devido a (minha) crença que este poderia facilitar o acúmulo de barro ou areia.

O serviço é relativamente simples e de baixa dificuldade, mas é demorado e exige paciência. Levei meia manhã e boa parte da tarde para executá-lo com toda calma, parando sempre que dava vontade. Não são necessárias muitas ferramentas além de soldador, alicate, chaves de boca para soltar o piso do carona (fica bem mais fácil de soldar 'por cima'), estilete, etc. Usei estanho para unir os fios e terminais de prensagem para garantir. Após isso eu vedei tudo com muuuuita fita isolante de boa qualidade. Também usei quantidade considerável de abraçadeiras plásticas (vulgo "arame de rico") para fixar o chicote.

Seguem fotos

446246446247446248446249446250

446251446252446253446254446255

446256446257

O processo consiste em identificar os fios do chicote (embora codificados com cores, algumas são muito semelhantes. Melhor usar fita crepe com um número), cortar, remover e passar o chicote sobre a longarina, fixar, soldar e vedar.

Optei por soldar com estanho e prensar um terminal para garantir. Depois de fazer isso em todos os fio, vedei cada um com fita isolante. Depois agrupei em grupos de 3 ou 4 fios e vedei novamente, colocando esses dentro de um pequeno pedaço de conduíte de 1 polegada. Depois juntei tudo numa "massaroca" e vedei novamente com fita isolante.

Acho que as fotos falam por si, mas qualquer dúvida é só perguntar!

Espero ter ajudado! Grande abraço a todos e ótimo 2014!


Olá,

Em uma das fotos ( a sexta foto da sequência) próximo da longarina na parte de trás em cima, aparece uma espécie de tomada saindo do chicote próximo da roda traseira. A minha Land também tem. Alguém sabe para que serve ? Seria para conectar os fios do engate / reboque traseiro na eventualidade de instalar um ? Você manteve ela ? Semprei pensei se era melhor tampar esta tomada de alguma maneira pois parece que fica exposta, risco de curto, mas até hoje nunca mexi. O que os colegas acham ? Parabéns pelo trabalho e seus posts DIY são muito úteis e legais de ver.
Abraço

Herculano
02/06/2014, 13:18
pretendo fazer a troca do chicote da minha 110 ano 96...estou avaliando o custo.