PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com estralo na arrancada



fag.online
08/01/2014, 09:38
Pessoal,
Eu tenho uma gaiola 4x4, e a configuração dela é:
Motor Ap 2.0 Injetado Fluxo Cruzado
Caixa chevette 4 Marchas
Caixa de tração (redução e bloqueio também) do lada Niva.
Diferenciais do Omega 2.0

Estou com um problema que não consigo desvendar... quando engato a primeira ou a ré, na hora que solto o pé da embreagem ela dá um barulho, tipo uma matelada...

Isso só acontece na parte de trás da gaiola... já reapertei todos os parafusos dos cardã, pois achei que fosse isso, mais o barulho continua...

Como achei que tinha algo quebrando, e nao conseguia descobrir o que era, fiz uma trilha média, e meti o pé no fundo, esperando que algo pudesse a estourar... mais sem nenhum sucesso...

Segue uma foto da viatura.
Abracos

insane4x4
08/01/2014, 09:48
Verifique as cruzetas do cardan.
Abs.

fag.online
08/01/2014, 12:41
Então, eu ainda sou "cabaço" no 4x4... como posso saber se elas estão boas?

Pablo.pinto2007
08/01/2014, 13:40
Então, eu ainda sou "cabaço" no 4x4... como posso saber se elas estão boas?

Gostei da sua gaiola... ela é 4x4?

esse estalo costuma ser ou cruzeta ou semi-eixo... quando esses são de chaveta (no caso dos willys)... é só quando faz um sentido né? ou seja, se for pra frente acontece e/ou se for pra trás, uma única vez...

No meu acontecia isso... era folga na cheveta... aí vc me pergunta: tem algum problema? à priore não, mas esse estalo pode gerar um momentum (alavanca) maior que o eixo pode suportar (geralmente suportam esforços constantes, e tem um limite, lógico).. então se esse estalo for por exemplo numa arrancada subindo uma ladeira com a gaiola cheia de gente, pode trincar o semi-eixo (caso seja de chaveta)... senão dá uma revisada nas cruzetas... desmonta e vê o estado dos roletes, mas não vá perdê-los pois aí é convite para comprar outra... e se o amigo nunca trocou e faz mais de 1 ano que tem a gaiola, aproveita e troca logo!!! principalmente a traseira.


Pablo

mali9ski
08/01/2014, 13:42
Então, eu ainda sou "cabaço" no 4x4... como posso saber se elas estão boas?

Normalmente elas folgam.....

mas no seu caso acredito que elas estejam apenas secas, mas como acho que vc usou cruzetas de opala/cevette não tem graxeiras.....(por essa e outras que eu uso do wiilys)

fag.online
08/01/2014, 15:19
Pablo, valeu a explicação... ela é 4x4 sim... Como o Mali falou, usei as cruzetas do Chevette... de qualquer forma, irei tirar o cadã traseiro e revisar... acredito que não foi feita revisão quando montamos a gaiola...

Abraços

tuna
08/01/2014, 16:03
Cara, dá uma olhada geral nos coxins, de motor, caixa e ct, beleza?

[]'s

fag.online
08/01/2014, 16:12
Tuna, essa parte eu revisei... inclusive troquei o coxim da caixa de marchas (chevette), e reapertei tudo...

tuna
08/01/2014, 16:25
Tuna, essa parte eu revisei... inclusive troquei o coxim da caixa de marchas (chevette), e reapertei tudo...


Ah, então, a zica deve estar nas cruzeta mesmo...

boa sorte aí.

[]'s

fag.online
08/01/2014, 16:27
Vou ver se consigo tirar a cruzeta de trás essa semana, e avaliar se está tudo ok...

georgevalle
09/01/2014, 08:19
Acho dificil ser cruzeta, aposto mais em algum suporte que não esta suportando a força e cede, se bem que neste caso o barulho iria fazer sempre que arrancasse, como no teu caso você relatou que é apenas na 1ª movimentação em um sentido (frente ou ré) faz mais sentido a sugestão do Pablo de ser alguma chaveta, ou alguma bucha de suspensão(mais difícil), mas faz como todos já falaram começa revisando o cardã (vai que é cruzeta mesmo, ou o conj. luva/espiga), uma dica para localizar este estalo é engatar a reduzida e deixar a 1ª engatada e tentar movimentar para frente e para trás (vai precisar de ajuda pois vai precisar ver os cardãs, as pontas de eixo, os braços de suspensão, etc) com certeza vai identificar onde tem alguma folga.

fag.online
09/01/2014, 15:19
Vou revisar sim... talvez hoje a noite, se sair cedo do servico...

O meu nao tem luva/espiga, o cardã é fixo, pois os diferenciais não trabalham, são fixos no chassi...

Flávio Cadore
09/01/2014, 23:38
Eu tive esse problema no meu kart cross e era uma homocinética com folga e vc deve ter umas 4 nas rodas e mais umas 4 nos diferenciais...hehhehehe

fag.online
13/01/2014, 13:50
No final de semana fui debaixo da gaiola, com uma lampada, e cuidadosamente comecei a verificar os componentes...
Percebi que tem o cardã que liga o dif traseiro que está estralando.
Na cruzeta que faz a ligação com o dif, ele tem uma leve folga, coisa de 2mm aprox. Porém, não cheguei a desmontar, vou primeiro achar uma cruzeta boa no FV, tirar e engrachar bem, e depois trocar o meu.

Outra coisa que percebi, é que o dif traseiro tem uma leve folga, coisa de 2~3 mm até que o eixo do pinhão comece a pegar na coroa... mesmo sem abrir o dif, apenas girando com a mão levemente é possível perceber... acredito que esse tenha que abrir o dif e colocar aquela arroela de encosto...