PDA

Ver Versão Completa : câmbio



caj
26/03/2003, 18:21
OLá pessoal
Se eu colocar câmbio do bandeirante 5m no engesa a primeira marcha fica para frente? ainda existe o envesa(ex engesa)? alguém sabe o e-mail ou site da firma?
Grato

gvogetta
26/03/2003, 21:32
Caro Caj,


Não entendi a pergunta sobre o câmbio da Toyota Bandeirante no Engesa... Como assim primeira marcha para frente??!!

Em relação à Envesa, a empresa existe sim e está produzindo veículos somente sob encomenda. Só não consegui achar o telefone/endereço. Vou dar mais uma procurada aqui em casa, sei que estão em algum lugar... A Envesa não tem site na internet...

Saudações,

caj
27/03/2003, 07:58
OLá amigo
quando digo primeira para frente, quero dizer que o engate da 1ª marcha é para frente. pois noengesa era para tras.
Grato

Adriano Braga
27/03/2003, 08:29
Eu devo ter o telefone do envesa...eles me mandaram o prospecto do carro ha alguns anos atras...vou ver se acho lá em casa e passo no scanner para vcs. :wink:

Abraço

Adriano Braga
27/03/2003, 08:30
Ah!!!! Qto a caixa de toyota...o que eu tenho ouvido por ai é que o pessoal tem colocado a caixa de redução do toyota e não o conjunto completo. Sei lá!!! :?

gvogetta
27/03/2003, 21:22
Caros Companheiros,


Encontrei o telefone da Envesa: fábrica em Londrina-PR (43) 324 7655.

No material que tenho sobre o jipe Envesa, o pessoal da Envesa (Engenharia de Veículos e Reboques Ltda.) nas especificações técnicas da viatura cita o uso do câmbio completo 5 marchas do Toyota Bandeirante, incluindo a sua caixa de redução! Ao que pude apurar a primeira marcha (posição de engate desta) é para frente sim...

Espero ter ajudado. :wink:

Saudações,

Eduardo Chaves
31/03/2003, 15:45
PessoALL,

Não podemos esquecer que caso esta modificação seja feita no Fase I, deverá ser substituído também os diferenciais, a bola deverá ser no meio, como o Fase II em diante...
Corrijam-me se estiver errado...

[]'s :!: :!:

billj
31/03/2003, 16:31
PessoALL,

Não podemos esquecer que caso esta modificação seja feita no Fase I, deverá ser substituído também os diferenciais, a bola deverá ser no meio, como o Fase II em diante...
Corrijam-me se estiver errado...

[]'s :!: :!:

Considere-se corrijido...... :P :D

Seria preferível trocar o eixo, mas não que seja obrigatório. Tem muitos Samurais rodando nos States com eixos da Toyota. O seja, com a saída da transferência deslocada e a bolota do diferencial no meio. E os cardans desses carros são muito mais curtos que os do Engesa.......

Abraços,

Valdir
02/04/2003, 15:21
Bill e Eduardo
coloquei cambio 5 marchas e reduzida da Toyota Band porque queria colocar guincho mecanico e ficou bom
não precisou fazer nada nos diferenciais

caj
02/04/2003, 20:04
amigo Valdir.
O engate da 1ª marcha é para frente? o câmbio fica com engates precisos e duros?
Grato

Pedro
02/04/2003, 21:11
Ontem (01/04/03) ví e andei num Engesa, aqui no encontro de São Bernardo de um colega que adaptou a caixa de transferencia da Toyota ao
cambio original do Engesa. Precisa de uma flange que está
sendo comercializada pela Rota 4x4 (700 latinhas) e mais alguma
ginástica. O jipe ficou 10, sem aquele maldito barulho de engrenagem
cantando, característico do fase 1.
Também fiquei impressionado com o motor mwm 2.8 sprint que foi adaptado, o carro fica muito rápido.

Valdir
04/04/2003, 12:09
a primeira e para frente.
preciso sim. duro acho que não.
mas vale a pena o que tem 5. marcha. (Band modelo novo)
fica bom e elimina o ronco como o Pedro comentou.

thiagocpp
17/07/2003, 09:21
Alguém sabe me informar qual é o modelo/fabricante desse câmbio?

Eduardo Velo
17/07/2003, 09:55
Galera , temos um colega no forum que já teve uma Engesa F2 com motor sprint 6 canecos , cambio toyota 5 m com reduzida e agora está com um Envesa motor maxion st4 , guincho Ensimec e com o mesmo câmbio .
É o Carlos R. Winler , ele sabe tudo e mais alguma coisa dessas adaptações .
Vou pedir pra ele entrar nesse tópico e dar uma mãozinha pra gente ...

Carlos R. Winler
19/07/2003, 09:49
Olá Pessoal. 8)

Conforme o Edu escreveu eu tive uma Engesona 6cc turbo diesel e com cinco marchas. Ai que saudades. :cry:

Eu conheço três maneiras para se adaptar o câmbio.

1-) No caso da minha Engesa, o câmbio da Toyota 5 marchas, como tem um corpo lateral maior que o câmbio original, a adaptação foi meio provinciana, isto é, simplesmente rebateram o chassi, praticamente 1 cm, para abrir espaço. Quanto ao cardã trazeiro, foi feito um sob medida. Por esse motivo, largura do câmbio, eu acredito que a substituição do conjunto, diferencial e eixo da Toyota, não resolve esse tipo de problema.

2-) Como o problema maior é o espaço para caber o câmbio, voces podem retrabalar o chassi do lado direito, abrindo mais ou menos de 60 a 80cm sua parte interna e reduzindo sua espessura em 1 cm. Precisa de um cara bom para fazer esse trabalho.

3- Outra forma, é o deslocamento dos berços (motor e câmbio) relativamente ao recuo necessário para a entrada do câmbio. A pequena torção que terá efeito em suas conexões com os diferenciais é compensada pelos próprios cardãns (que terão de ser redimensionados).

Conheço um mecânico que é expert nessas adaptações, seu nome é Reinaldo e é dono da ofinina Motor Lodge em São Paulo, telefone (011) 3819-4175 e celular 7722-7088. Não sei se mudou os telefones, sei também que ele tem um site na Internet. Ele é bom nessas adaptações, vale a pena consultá-lo e, se acharem interessante contratá-lo para o serviço.

Quanto a Envesa, posso informar o seguinte:
O telefone é o mesmo informado pelo colega Gvogetta. O fax é (043) 329-3858 e o endereço é Rua Sena Martins, 73 - Londrina - Paraná CEP-80615-070. O nome completo do Rosnel é Rosne Woney Leite.

A minha Envesa, é a segunda quie foi fabricada, ficou em exposição por 1 ano e meio e foi quando eu a comprei. Ela tem motor Maxion S4T e câmbio da Toyota de 4 marchas. Nas Envesas que o Rosnel está montando oe, ele já está usando o câmbio da Toyota 5 marchas. A última vez que eu falei com ele, ele pretendia mudar o motor, devido a que o Maxion, não atenderia a legislação do meio ambiente a partir desse, ou do próximo ano. Se quiserem mais informações da Envesa, ou de sua performance, estou a disposição.

Sds

Carlos R. Winler
19/07/2003, 09:56
Desculpem, vou corrigir o nome do Rosnel, meu teclado está com problemas, :roll: o correto é:

ROSNEL WOLNEY LEITE.

Sds

gvogetta
23/07/2003, 21:40
Caro Carlos et All,


Como você o primeiro possuidor de um Envesa com que travo contato, gostaria que nos transmitisse mais algumas informações a respeito da viatura, como acabamento interno/externo, peças e desempenho geral do veículo, assim como suas impressões pessoais sobre o mesmo.

[]'s curiosos,

Eduardo Velo
24/07/2003, 21:30
Carlão responde pra galera ...
Abraços ...

Cilon Carlos Heck
25/07/2003, 09:40
Pessoal
Aqui em Londrina agora acrescenta mais um 3 no nos números de telefone :wink: :wink:
O do Rosnel agora é (43) 3324-7655 e o cep correto é 86015-060!!
Um abraço :D :D :D :D :D

haundrich
01/02/2004, 15:43
Caro Carlos

A maior altura do seu envesa se deve aos calços maiores entre o chassis e a carroceria?

E as molas / amortecedores, continuam os mesmos do engesa original F2 diesel?

Falando em motor 6 canecos diesel, vc conseguiu colocá-lo sem cortar a parede de fogo?

E o câmbio da toyota, "guenta" o tranco do brucutu 6cc?

[ ] sonhando alto...