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Ver Versão Completa : Pré-Vaporização!



Kako
24/11/2005, 00:29
Achei bem intereçante, já ouviral falar e pré vaporização?

Segundo pesquisas feitas, há um ganho significativo de potência e redução no conssumo.
segue o link com a matéria

http://inventabrasilnet.t5.com.br/malcpre.htm

Vamos Vaporizar!

leopoldo
24/11/2005, 08:21
Sim.

Em meados de 1976, um pseudo-cientista que tinha uma oficina lá perto do hipódromo (sampa) bolou um dispositivo de pré-vaporização de gasolina.

Quem tinha jeep em sampa, eu inclusive eu, colocou o treco. A teoria era boa, mas depois de ter colocado, pensei um pouco e percebí que a coisa não funcionaria como devia. O dispositivo era muito crú, mas era fruto de uma época em que não havia a eletrônica de hoje. Ficou jogado numa caixa até pouco antes de eu me mudar aqui para SJC.

Kako
24/11/2005, 13:36
Leopoldo,

Pelo que eu entendi, o álcool seria a melhor opção, e como vc disse com a tecnologia de hoje, não seria viavel?

[]'s achando que o governo nunca apoiaria esse tipo de coisa! por que será :mrgreen:

leopoldo
24/11/2005, 17:56
Sim.

Da mesma forma que o álcool AEHC é o melhor combustível para motores turbinados, provávelmente a vaporização seria a melhor opção.

O problema é que do tanque à bomba tem de ser líquido e a vaporização tem que ser feita entre a bomba e a injeção. Só que a injeção não funciona com vapor, então as injeções normais tão fora de uso.

Acho que você poderia fazer um kit desses com o RodoGas.

Outro problema a ser resolvido é que o calor necessário para a vaporização só se tem com o motor quente, a menos que se use um vaporizador elétrico ........... nada muito complicado.

O resto é ajuste estequimétrico

Kako
24/11/2005, 21:46
Leopoldo,

E se fizermos com que a áqua que sai do motor passe por um reservatório, antes de ir p/ o radiador. E nesse reservatório um caninho de cobre com várias voltas, com entrada de combustivel (liquido), vindo da bomba, e saindo p/ o carburador por exemplo. Enquanto o motor estiver frio - funciona com comb. Liq., depois que esquentar automaticamente estará com comb. Vaporizado.

Parece simples de mais, acho que falei besteira, mas, será que funciona?

:concordo:

leopoldo
24/11/2005, 21:49
Não que seja besteria.

São os problemas técnicos envolvidos:

- Como fazer a vedação ( dos caninhos entrando e saindo) de um recipiente de alta pressão?

- O que esquentará o alcool até que o motor esteja quente o suficiente?

Veja que a injeção normal só trabalha com líquido.

- o que alimentará o motor nesse momento?

Veja que depois de quente, a injeção de líquido não funcionaria

- como pasar de injeção de líquido para um injetor de vapor?

Kako
24/11/2005, 22:09
Leopoldo,

Creio que o vaporizador elétrico seja mais viavel neste caso.

Deixa ver se eu entendi: o comb. sai da bomba e vai p/ injeção. No caso do GNV, existe uma chave seletora que corta o comb, Liq. e passa a injetar o GNV, que vem do cilindro.

Poderia ser feita uma conexão (tipo um "T"), e mandar o comb. p/ o vaporizador, e assim que ele atingisse a temperatura certa, com a mesma chave utilizado no GNV, o comb. liq. seria cortado, e o comb. vaporizado alimentaria a inj. assim como o GNV.

Como funciona esse vaporizador?
seria preciso uma certa preção, ou a inj. se encarrega de puxar o comb.?

:concordo:

leopoldo
24/11/2005, 22:57
A injeção não "puxa" coisa alguma

dependeria da bomba de combustível empurrar combustível para esse vaporizador e de lá para a aranha do motor, passando pelo sistema do GNV.

Alessandro Henrique
25/11/2005, 07:40
O sistema em teoria eh interessante, na verdade se constitui em um gerador de gas. :pensativo:
O Leopoldo ja mencionou alguns problemas tecnicos a serem resolvidos para viabilizar o sistema, entretanto tenho duvidas quanto a velocidade do processo de vaporizacao em si. O motor consumira boa parte do gas gerado sendo que o mesmo devera ser rapidamente reposto no reservatorio para nova mudanca de estado e assim viabilizar o funcionamento. Eh possivel utilizar um trocador de calor aproveitando parte da energia que seria dissipada pelo radiador, contudo creio que nao seja o suficiente para uma rapida reposicao do volume de gas, tendo que inevitavelmente contar com um sistema de aquecimento auxiliar eletrico.
Percebe-se que por tratar de gas, este estara sujeito a variacoes de pressao em funcao da quantidade de gas gerado x consumido pelo motor, sendo necessarios sistemas de controle de temperatura e pressao de modo a garantir a seguranca do sistema. Como parte da energia termica seria proveniente do sistema eletrico, o circuito em si devera ser redundante de modo a evitar que reles falhem e se mantenham acionados (contatos colados) e utilizar resistencias blindadas. Para evitar perdas para o meio, o reservatorio devera contar com isolacao termica.

Sds.

Kako
26/11/2005, 23:55
Alessandro,

Eu também já tinha penssado nisso (se o vaporizador, produziria gás sufiiente p/ alimentas o motor), mas acho que se bem dimencionado não teria problema.
Tem alguma idéia p/ o controle da pressão?

Valew! :concordo:

Leopoldo,

Como funcionava, o sistema que vc testou em 1976, tem algum desenho, foto, sei-lá qualquer coisa? Talvez possa me ajudar.

Valew! :concordo:

Alessandro Henrique
27/11/2005, 07:46
Tem alguma idéia p/ o controle da pressão?

Pode-se controlar a pressao atraves de valvulas e controle da temperatura.

Sds.

leopoldo
27/11/2005, 12:18
Como funcionava, o sistema que vc testou em 1976, tem algum desenho, foto, sei-lá qualquer coisa? Talvez possa me ajudar


Um bloco da alumínio com uma entrada e uma saída.

(entrada) .... da bomba para o bloco, (saída) ... do bloco para o carburador.

o bloco era preso ao coletor de escape.

ao esquentar, vaporizava a gasolina que ia para o carburador já como vapor.

Nada muito complicado.

Kako
28/11/2005, 00:19
Como funcionava, o sistema que vc testou em 1976, tem algum desenho, foto, sei-lá qualquer coisa? Talvez possa me ajudar


Um bloco da alumínio com uma entrada e uma saída.

(entrada) .... da bomba para o bloco, (saída) ... do bloco para o carburador.

o bloco era preso ao coletor de escape.

ao esquentar, vaporizava a gasolina que ia para o carburador já como vapor.

Nada muito complicado.


Então, enquanto o motor não estivesse quente, o comb. entrava liquido no carburador, depois de esquentar, entrava vapor.

Legal! Sentiu alguma diferença, no consumo, e potencia do motor?
nunca pensou em aprimorar o sistema?

e se o comb. for álcool, e a caixa, de cobre, não teria um melhor rendimento?

estou pensando em fazer uma esperiencia primeiro com esse sistema (mais simples), se houver melhoras significativas, aí tento melhorar o sistema.

leopoldo
28/11/2005, 15:55
cê acha que vou me lembrar? :roll:

é melhor vc fazer a experiência. :pensativo:

O máximo que vai acontecer é a boia derreter. :?

Kako
28/11/2005, 22:22
Vamos ver no que vai dar. :mrgreen:

os resultados eu posto aqui depois.

Valeu mesmo, pela ajuda. :concordo:




[]'s torcendo p/ o carbura não explodir! :mrgreen:

Gustavo de Olliveira
29/11/2005, 13:39
Olá kako , sempre fui fã de tecnologia e invenções que pudessem melhorar o funcionamento da vida comtemporânea e principalmente a otimização da energia , antes de entrar no mundo 4x4 já havia pesquisado sobre esta "invenção" do vaporizador lá no site inventabrasil , e o que verifiquei é que o sistema JÁ :D funcionou . Os testes foram feitos num veiculo monza o qual rendeu quase 60% a mais em economia de combustivel , além de melhorar sensivelmente o desempenho . Entusiasmado criei um projeto ( mais um ) de um carro popular para duas pessoas , bem leve, o qual percorreria mais ou menos 30 KM com 1 litro de alcool ( UAU ) .
Bom infelizmente "não " sabemos PORQUE o projeto ( do vaporizador)não foi abraçado e desenvolvido por nenhuma montadora , alias o criador do projeto deve se ver muito frustado com isso . Não tentei contato com ele até hoje mas quem sabe se o cara tá a fim de "mexer esse docê" . Lá no inventabrasil acho que tem o nome do inventor que fez funcionar , acho que é um professor da faculdade , se conseguir alguma informação não deixe de me contatar
Obs . Muito cuidado se tentar fazer sozinho não é só o carburador que pode explodir .

[] econômicos

CJ tomate OHC

Ricardomkz
10/12/2005, 01:55
Amigos, estou boiando um pouco!!! Mas se voces querem aquecer o combustivel,
porque não colocar uma serpentina em volda do coletor de escape????
vai esquentar rapidinho não ???
sds, ricardo

Ricardomkz
12/12/2005, 19:37
Turma, foi mal :oops: :oops: :oops: o palpite.
Somente agora li a materia "linkada" acima.
muito interessante :pensativo:
sds, ricardo

acalister
04/03/2010, 12:49
Olá kako , sempre fui fã de tecnologia e invenções que pudessem melhorar o funcionamento da vida comtemporânea e principalmente a otimização da energia , antes de entrar no mundo 4x4 já havia pesquisado sobre esta "invenção" do vaporizador lá no site inventabrasil , e o que verifiquei é que o sistema JÁ :D funcionou . Os testes foram feitos num veiculo monza o qual rendeu quase 60% a mais em economia de combustivel , além de melhorar sensivelmente o desempenho . Entusiasmado criei um projeto ( mais um ) de um carro popular para duas pessoas , bem leve, o qual percorreria mais ou menos 30 KM com 1 litro de alcool ( UAU ) .
Bom infelizmente "não " sabemos PORQUE o projeto ( do vaporizador)não foi abraçado e desenvolvido por nenhuma montadora , alias o criador do projeto deve se ver muito frustado com isso . Não tentei contato com ele até hoje mas quem sabe se o cara tá a fim de "mexer esse docê" . Lá no inventabrasil acho que tem o nome do inventor que fez funcionar , acho que é um professor da faculdade , se conseguir alguma informação não deixe de me contatar
Obs . Muito cuidado se tentar fazer sozinho não é só o carburador que pode explodir .

[] econômicos

CJ tomate OHC

Ai galera estou instalando o meu vaporizador hoje e postarei os testes na proxima semana. Trata se de um sistema eletrico com controle de temperatura que ira aquecer o alcool em menos de 30 segundos e manter a temperatura controlada evitando o super aquecimento, usarei tbm um EFIE Digital na lambda para controlar a mistura senão não rola. Só lembrando que o meu projeto não ira transformar o combustivel em gás e sim pre-aquecelo perto do ponto de evaporação podendo assim utilizar os próprios bicos injetores. Espero conseguir no minimo 30% de economia.
Abraço a todos!

rubensx
04/03/2010, 14:08
Interessante

Aliás meu coletor do OHC que é aquecido mantive assim, mesmo com os bicos, ainda vou testar ver se esse aquecimento do coletor vai melhorar alguma coisa, porém...

Leopoldo... os bicos injetores poderiam trabalhar com vapor apenas? pois a linha de combustivel depois do regulador de pressão poderia tamb;em segurar gás, só não sei se os bicos seriam eficientes com vapor ou gás porém é fato que eles aquecem bastante em coletores e não muito problema...

Agora sob pressão de 3 bar na linha de combustivel (ou flauta) qual temperatura seria necessária pra vaporizar o combustivel e com essa pressão??

Bom, o que sei é que coletores aquecidos mesmo em injetados ficam melhores no alcool do que os coletores não aquecidos (mesmo que o combustivel está saindo bem no final...


outro ponto é risco de incendio ou algo do tipo

Nava
05/03/2010, 21:25
Amigos,


Li o topico e acho interessante este tipo de discussão, assim como participei da discussão no topico do uso de H2 em 4x4....até fiz um gerador para usar...compramos outro pronto, mas a tecnologia é muito crua ainda.

Recebo a revista SAE Internacional e a Engine, publicação gratuita da inkpress britanica e existem diversas empresas especialistas em outros tipos de motores alem do classico otto e diesel. Tem avanços significativos nos motores wankel, eletricos, hibridos, e outros tantos que eu nunca tinha ouvido falar, inclusive a ar!!!

A propria Toyota usa um sistema de motor diferente no toy prius hibrido, o qual tem uma biela com engrenagem que rende apenas 20% a mais de potencia e economia!

REsumo da historia, tem muita coisa para explorar...mas tem muita coisa pronta!

Skandeer
05/02/2013, 13:28
Um bloco da alumínio com uma entrada e uma saída.

(entrada) .... da bomba para o bloco, (saída) ... do bloco para o carburador.

o bloco era preso ao coletor de escape.

ao esquentar, vaporizava a gasolina que ia para o carburador já como vapor.

Nada muito complicado.

Eu uso um sistema relativamente simples na minha TR4/2005/Automática. O vapor de gasolina é gerado através de um borbulhador de alta pressão que injeta ar frio no fundo de um recipiente com 500 ml de gasolina. O recipiente tem outras duas aberturas: Um que posso lacrar e reabastecer de combustível e outro, no alto, que é ligado a uma mangueira do tipo "injeção" que vai próxima à borboleta. Uma chave liga-desliga no painél ativa o sistema e pega o ar previamente filtrado pelo borbulhador e este lentamente promove a vaporização da gasolina (consome +/- 300ml por semana). bem, dos iniciais 6,5Km/Litro que ela fazia na cidade (nota: BH, cheio de morro, trânsito horrível, ar-ligado) passou a fazer entre 7,7 e 8Km/L. na estrada chegou a incríveis 11,5Km/L - já descontando o gasto com o tanquinho extra - (e maneirando no pé...). Atualmente pesquiso e desenvolvo outro sistema de injeção, que aproveita o respiro do motor para gerar o ar "borbulhante" e a entrada de ar (vácuo mais forte) bem perto da admissão. O problema que tenho encontrado e que o negócio funciona tão bem que afoga o motor. preciso encontrar uma maneira mas fácil de desligar um dos bicos (alguém ajuda?) ou dosar a quantidade de vapor que entra na admissão. Acredito que conseguirei chegar a uma marca de economia superior aos 20% com o novo experimento. (Obs: já uso o atual sistema a 6 meses sem nenhum tipo de problema).

Renato Fraga
05/02/2013, 17:20
Poxa, que legal, posta umas fotos pra nós podermos visualizar melhor....

Saiba que um dispositivo desse, ainda mais depois desse aumento da gasolina, vai ser muito cobiçado !!!

Abraços interessados !!!!

Skandeer
05/02/2013, 17:39
Poxa, que legal, posta umas fotos pra nós podermos visualizar melhor....

Saiba que um dispositivo desse, ainda mais depois desse aumento da gasolina, vai ser muito cobiçado !!!

Abraços interessados !!!!

Olá Renato,

Vou ver se consigo postar umas fotos por aqui, mas não é nada de mais... imagine um borbulhador de aquário (12Volts) jogando ar para dentro de uma garrafa (através de um tubo que vai no fundo da garrafa) e esta tem uma saída para a admissão (borboleta - ou seja, um tudo conectado ao alto da garrafa, coletando ar+vapor = a gasolina evapora-se facilmente graças a sua volatilidade). Um terceiro furo (que possa ser fechado de forma preferencialmente hermética, para não vazar vapor) serve para repor a gasolina. No youtube tem vários vídeos com o dispositivo: basta procurar por vapor de álcool ou de gasolina. Realmente funciona... o desafio é montar o aparato de forma segura e funcional, visto que tudo ainda é na base do improviso.

M@rtin
12/02/2013, 23:27
Poxa, que post interessante!! Quase oito anos com o pessoal discutindo o assunto. Porem existe um detalhe que não foi observado desde o início, mesmo com um sistema específico de vaporização o motor não será mais eficiente, pois o ciclo de funcionamento dos motores a gasolina é e sempre será de baixo rendimento, é simplesmente um fator construtivo do mesmo. Motores a jato sim, possuem um rendimento maior, mas não aplicável ao nosso uso. Isso considerando motores de combustão interna, não entrando em detalhes dos motores elétricos, com rendimento superior. Motores Stirling são motores que utilizam a diferença de temperatura para seu funcionamento, possuem um rendimento elevado e inclusive são utilizados pela NASA para funções onde não existe a possibilidade do uso de energia elétrica.

Bom acho que fugi bem do assunto...

O fato é que estes sistemas de "pre-vaporização" tem a função de melhorar o funcionamento de motores com combustíveis pouco voláteis, exemplo, os motores do jeep's CJ3-A possuem admissão descendente e seu coletor de escape divide a parede do coletor de admissão, dessa forma ao dar a partida em condições muito frias, seu sistema de escape aquecia o coletor de admissão muito rapidamente, facilitando a volatização do combustível e melhorando o funcionamento nesse primeiro momento.
Após o motor estar aquecido essa volatização se da com maior facilidade, apenas adiantando o que já ocorre dentro do motor, com o pistão e camisa aquecidos, volatizando o combustível ao entrar em contato com os mesmos.

Para exemplificar este efeito, o motor BF 161 possui coletores de admissão e escape opostos, ou seja, todo o cabeçote do motor precisa aquecer para que o coletor de admissão possa volatizar o combustível adequadamente. Por isso este motor, por mais bem regulado que esteja, quando esta frio "falha" ao acelerar, e após alguns minutos esse problema desaparece.

Bom, já falei muito, espero ter ajudado e esclarecido alguns pontos abordados.

Fica aí minha experiência,

At.

Martin.

Skandeer
21/02/2013, 23:25
Poxa, que post interessante!! Quase oito anos com o pessoal discutindo o assunto. Porem existe um detalhe que não foi observado desde o início, mesmo com um sistema específico de vaporização o motor não será mais eficiente, pois o ciclo de funcionamento dos motores a gasolina é e sempre será de baixo rendimento, é simplesmente um fator construtivo do mesmo. Motores a jato sim, possuem um rendimento maior, mas não aplicável ao nosso uso. Isso considerando motores de combustão interna, não entrando em detalhes dos motores elétricos, com rendimento superior. Motores Stirling são motores que utilizam a diferença de temperatura para seu funcionamento, possuem um rendimento elevado e inclusive são utilizados pela NASA para funções onde não existe a possibilidade do uso de energia elétrica.

Bom acho que fugi bem do assunto...

O fato é que estes sistemas de "pre-vaporização" tem a função de melhorar o funcionamento de motores com combustíveis pouco voláteis, exemplo, os motores do jeep's CJ3-A possuem admissão descendente e seu coletor de escape divide a parede do coletor de admissão, dessa forma ao dar a partida em condições muito frias, seu sistema de escape aquecia o coletor de admissão muito rapidamente, facilitando a volatização do combustível e melhorando o funcionamento nesse primeiro momento.
Após o motor estar aquecido essa volatização se da com maior facilidade, apenas adiantando o que já ocorre dentro do motor, com o pistão e camisa aquecidos, volatizando o combustível ao entrar em contato com os mesmos.

Para exemplificar este efeito, o motor BF 161 possui coletores de admissão e escape opostos, ou seja, todo o cabeçote do motor precisa aquecer para que o coletor de admissão possa volatizar o combustível adequadamente. Por isso este motor, por mais bem regulado que esteja, quando esta frio "falha" ao acelerar, e após alguns minutos esse problema desaparece.

Bom, já falei muito, espero ter ajudado e esclarecido alguns pontos abordados.

Fica aí minha experiência,

At.

Martin.

Muito interessante a explicação Martin. Também tinha dúvidas quanto à vaporização. Na prática, como montar o sistema é barato (menos de R$80,00) resolvi experimentar. A gasolina é muito volátil (nem tanto quanto o álcool) e isso garante que ela se evapore com facilidade. A única explicação que encontrei para a economia que consigo é que a sonda lâmbda está detectando uma menor quantidade de oxigênio, diminuindo sequentemente a injeção de gasolina para compensar. Se deixar o sistema ligado por 5 segundos antes de dar a partida já percebe-se um pequeno afogamento, logo compensado pelos sistemas sensores do carro. O carro está bem silencioso, mais que o motor do Celtinha 1.0 do meu pai. Não fuma, não dá borra, não carboniza, não perde potência... pelo menos, a única mudança sensível é a economia medida diversas vezes. Sempre algo entre 13~15% do que sem o sistema. Também tenho uma dúvida... como seria injetar uma quantidade maior de vapor? Será que o carro funcionaria com um ou dois bicos injetores desligados? Bem, ainda tenho que tentar alguns experimentos e medir os resultados por pelo menos 3 meses antes de postar resultados. Vamos papeando :)

Abcs.

M@rtin
22/02/2013, 00:24
Obrigado Skandeer,

É essa mesma a alma do negocio, ir testando e experimentando, sempre com cuidado pra não estragar nada e não ficar na rua por causa do experimento.

Um bom exemplo de como um motor fica "limpo" por dentro é nos carros movidos a GNV, velas sempre limpas, válvulas sem carbonização, queima limpa, etc, etc, etc.
E o sistema de gás possui um vaporizador parecido com o comentado, porem funcionando como regulador de pressão e vaporizador de gás, utilizando o calor do sistema de refrigeração do motor, para que nos momentos de necessidade, o gás não entre no motor "semi-liquido".

Quanto aos bicos injetores, talvez possam funcionar como um sistema auxiliar, mas acredito que em um veículo carburado seria mais aplicável, pois não existe um sistema de controle eletrônico para entrar em conflito com este sistema "intruso".

Para o sistema carburado o sistema funcionaria de forma semelhante ao GNV, com o evaporador produzindo gás de gasolina, um venturi antes da borboleta do carburador, e pronto, em um primeiro momento o motor funciona com o sistema normal, após aquecido, seria desligado o sistema original e utilizado o vaporizador.
Lembrando que isso só seria possível se conseguíssemos gerar essa quantidade de vapor de gasolina.

Meras suposições baseadas em nosso no-hall sobre o tema.

At.

Martin.

sandro_ventania
04/03/2013, 16:52
Eu já andei em minha moto 200cc originalmente a gasolina, somente no vapor de alcool, eu tinha até um vídeo no youtube da moto sem o tanque de combustivel funcionando só no vapor de etanol.
Eu batizei esse sistema de MASE e ele foi replicado por diversos colegas Brasil afora.
Aqui vai alguns videos:


http://www.youtube.com/watch?v=NjLIT8TuAoA




http://www.youtube.com/watch?v=Z481dNT87Yg




http://www.youtube.com/watch?v=HTsMxnIJqIk




http://www.youtube.com/watch?v=noSvE-iVTa0




Alguns estão até ganhando fama com meu invento...

http://www.youtube.com/watch?v=vevas9jE4mA

Fazer o quê...vai ver eu tenho parentesco com o Santos DUmont...he he he!



Eu acabei não dando prosseguimento nos testes, pois quando comprei meu carro, comprei a diesel...mas ficou aí meu legado!

Skandeer
29/04/2013, 13:41
Basicamente minha aplicação é a mesma dos vídeos propostos. Economia máx de 15% e mínima de 13,8% utilizando gasolina vaporizada. Atualmente faço experimento com vapor dágua, aproveitando o respiro do motor como fonte de ar quente. Simples, troquei a gasolina por água. O tanquinho trás alguns bons benefícios: 1º retém os vapores de óleo na água, ou seja, grande parte do óleo que seria queimado na combustão fica "boiando" no tanque. 2º Imagine que grande erro é jogar ar quente na admissão. O vapor, ao passar pela água, perde grande parte da temperatura, aumentando assim a massa gasosa admitida. 3º O vapor dágua produzido serve para equilibrar a temperatura da câmera de combustão, além de aumentar um pouco a pressão interna. Com este experimento, já há 2 meses, tenho conseguido entre 8~12% de economia. Quero ressetar minha central também e repetir os testes com ela zerada. ;)

Pajerotr4
29/12/2015, 17:43
Oi Skandeer,

Sei que é tarde, já passaram 2 anos mas teve alguma evolução no sistema?

Abs

Roberto

Mauricio Rossetto
30/06/2017, 19:22
Oi Skandeer,

Sei que é tarde, já passaram 2 anos mas teve alguma evolução no sistema?

Abs

Roberto

Camaradas do fórum, interessante desenrolar do tema, já antigo, mas até hoje não se vê uma implementação industrial. Será que é porque oferece economia de combustível? Temos uma empresa Canadense que em 2008 investiu no vapor de combustível e realmente conseguiu fazê-lo em escala industrial mas não temos nada depois de 2009 sobre o mesmo. Que funciona, funciona ! Mas ficamos limitados a construções caseiras, artesanais e subversivas. Sim, estamos indo contra o sistema com essa idéia. Economia é o que os mestres supremos do universo não querem, e que se dane o meio ambiente. MAS para aqueles simples mortais que sonham em ajudar o bolso e o planeta, Vamos seguir com o tema e quem sabe desenrolar algo que funciona e possa ser replicados pelos companheiros em suas viaturas. Hoje temos o "quinto bico", ultrassom e outras novas traquinologias a nosso dispor e a valores acessíveis. Fico feliz de ver um camarada no fórum injetar o vapor de combustível e sua TR4 responder com economia, e fico triste de ver meu Tracker / Grand Vitara responder mal con qualquer implementação que se tente junto a injeção. Já consegui fazê-lo funcionar com 100 % no vapor, desligando os bicos manualmente, mas o fator segurança me impediu de fazer testes que me dessem números de consumo. Parei tudo a alguns meses mas não parei de pensar e até aprimorar o projeto usando idéias já antigas como HCS e reator Chambrin. Infelizmente o TRacker / Grand Vitara não me ajuda a desenvolver o sistema em conjunto a injeção, até o Injet Control que é um enganador de sonda não funciona nesse carro. faz 8 Km por litro e ignora qualquer ajudinha que se implemente. Eita japonês orgulhoso. Mas se eu tiver novidades posto aqui, quem sabe melhoramos juntos esse sistema e possamos desfrutar de uma viatura que nos dê ainda mais alegrias...

Ronaldo Oliveira Carvalho
26/01/2018, 18:54
Olá Renato,

Vou ver se consigo postar umas fotos por aqui, mas não é nada de mais... imagine um borbulhador de aquário (12Volts) jogando ar para dentro de uma garrafa (através de um tubo que vai no fundo da garrafa) e esta tem uma saída para a admissão (borboleta - ou seja, um tudo conectado ao alto da garrafa, coletando ar+vapor = a gasolina evapora-se facilmente graças a sua volatilidade). Um terceiro furo (que possa ser fechado de forma preferencialmente hermética, para não vazar vapor) serve para repor a gasolina. No youtube tem vários vídeos com o dispositivo: basta procurar por vapor de álcool ou de gasolina. Realmente funciona... o desafio é montar o aparato de forma segura e funcional, visto que tudo ainda é na base do improviso.


Amigo boa noite.
você poderia me dar uma ideia sobre aquecer o álcool usando áqua quento que retorna para o radiador. Colocando tudo de cobre dentro do reservatorio e fazendo o retorno para o sistema. Assim aqueceria o álcool no reservatorio e ele sendo vaporado faria o mesmo esquema que se faz com vapor de gasolina. No caso do álcool vaporizado a economia seria melhor do que com gasolina, que não precisa exatamente ser aquecida. teria condições fazer assim?

cRiPpLe_rOoStEr
28/01/2018, 04:37
O fato é que estes sistemas de "pre-vaporização" tem a função de melhorar o funcionamento de motores com combustíveis pouco voláteis, exemplo, os motores do jeep's CJ3-A possuem admissão descendente e seu coletor de escape divide a parede do coletor de admissão, dessa forma ao dar a partida em condições muito frias, seu sistema de escape aquecia o coletor de admissão muito rapidamente, facilitando a volatização do combustível e melhorando o funcionamento nesse primeiro momento.
Após o motor estar aquecido essa volatização se da com maior facilidade, apenas adiantando o que já ocorre dentro do motor, com o pistão e camisa aquecidos, volatizando o combustível ao entrar em contato com os mesmos.

mas aí já é característica de projeto, tudo com a devida segurança da operação levada em consideração pelos engenheiros, além do combustível ainda chegar ao carburador na fase líquida ao invés de pré-vaporizado por meio de um dispositivo intermediário e mais suscetível a explosões e incêndios

no mais, os únicos combustíveis que podem ser admitidos pelo motor em estado de vapor sem prejudicar a segurança são aqueles que já se encontrem vaporizados à temperatura ambiente, como o gás natural