PDA

Ver Versão Completa : Punas Argentinas



CGAUER
07/01/2014, 15:02
Caros,

segue um brevíssimo relato da recente nossa viagem.

Esta viagem foi uma verdadeira aventura!

FOTOS: Punas andinas 2014 ? um álbum no Flickr (http://www.flickr.com/photos/cgauer/sets/72157639501038915/)




A viagem em sí começa em Salta de onde fomos para Cafayate via Cachi. Chachi é é uma linda vila incrustada num vale. De lá cruzando todas as "quebradas", inclusive a famosa "Quebrada delas Flechas", chegamos via terra em Cafayate.


De Cafayate subimos para Antofagasta de la Sierra (na Argentina), povoado de 200 habitantes me lembrou San Pedro de Atacama em nos anos 90, antes da invasão dos turistas, vans e enormes grupos de carros.

De Antofagasta de la Sierra, pegamos inúmeras picadas para apreciar as paisagens das Punas argentinas até finalmente chegarmos ao sul do salar de Antofala, pegando a pior estrada da minha vida, de Quinoas até o povoado de Antofala, que terminou por quebrar um dos tubos do suporte de estepe do Defender fabricado pela Antoalde. As costelas de vaca eram violentas e por conta do risco de cortes e rasgos, estava com bastante pressão nos pneus traseiros 52psi.


O 110 foi um guerreiro. Por horas a fio enxergávamos dois painéis tamanha a violência da vibração das trilhas.


De Antofala fomos margeando o salar até chegar no passo Socompa, sem antes atravessar uma cadeia de montanhas que exigiu ao máximo dos carros, obrigando o Land Rover manobrar em cada uma das curvas de tão estreitas que eram as curvas.

Finalmente em tolar Tolar Grande, um vilarejo bem desenvolvido onde soldei o suporte e conseguimos abastecer; isso depois de ± 700km de deserto e estradas de terra sem qualquer alma viva ou combustível. Detalhe, o combustível foi comprado diretamente da prefeitura, com direito a um recibo oficial. Ainda bem que o Defender ainda é um jurássico e simplório 300tdi, pois o Diesel tinha uma cara horrível, e era bombeado de maneira arcaica de tanque improvisados.


De Tolar Grande fomos até Salar de los Pocitos e de lá pegamos uma péssima estrada abandonada, sem caminho demarcado pelo deserto, até o passo Jama. Então chegamos a "São Paulo de Atacama" rsrsr para descansar. A cidade foi tomada pelo turismo de massa, perdeu totalmente o charme aventureiro que outrora conferia sua glória. Ainda assim, existe muito o que fazer fora dela.


Curtimos o que tinha para ser curtido em SPA, assim como as cidades abandonadas próximas à Panamericana, demos um pulo na Bolívia para ver as lagunas e então começamos a volta ao Brasil passando por Purmamarca também tomada por toneladas de carros do Brasil.


A grande estrela no entanto foi o Tracker 2007 (Suzuki Grand Vitara).


Acompanhou o Defender 100% dos caminhos, sem qualquer detalhe, apenas um pouco de entrada de poeira, questão que resolvi no Defender depois de muita silicone e sicaflex. No Tracker apenas o peito de aço da RC (acessório) soltou após a quebra do seus suportes dianteiros. Ou seja, em ambos os carros os únicos defeitos foram os acessórios de má qualidade, ainda que ambos os casos sejam os melhoras marcas que o dinheiro pode pagar. Muito chão para alcançarmos a qualidade dos produtos importados.


Não fosse a moderada autonomia (± 600km), a limitada capacidade de carga e relativa força na altitude, o Tracker seria minha primeira opção.


O tanque extra e a grande capacidade de carga além dos banquinhos no porta-malas, fazem do Defender 110 um grande parceiro de viagens. Nada melhor que contar com 120L de Diesel a um consumo médio de 10,5km/l independente da qualidade da estrada.


Numa brincadeira, resolvi avançar sobre o caminho de areia ultra fofa no Vale da Morte em São Pedro. Com os pneus devidamente murchos, 18psi, bloqueado, pedal no fundo e muita adrenalina, o 110 venceu os 1000m de areião na subida em altitude, carregando ainda 8 pessoas. Incrível!


Não sei se um motor 2.0 aspirado conseguiria o mesmo. Passado o areião, foi reinflar os pneus e continuar.


Antofagasta de la Sierra será o novo Atacama, podem escrever! Mas mesmo em dois carros, por momentos ficamos bastante apreensivos quanto a eventuais quebras. As estradas para alguns pontos de grande interesse praticamente não existem e o clima é hostil a vida.

Por termos levado a primeira chuva de 2013 para Antofagasta de la Sierra e Tolar Grande, isso mesmo, de 2013, dia 25 e 26 de Dezembro; as estradas estavam cortadas pela água, obrigando-nos a improvisar desvios e atravessar lamaçais de média profundidade sem sequer ter como alcançar a outra extremidade à pé para verificar sua profundidade.

Mas o resultado é este, conhecemos os mais belos lugares das Punas e agora não vemos a hora de voltar para passar 30 dias entre Cachi e Antofagasta de la Sierra!


Itens que ajudaram muito a viagem:

Geladeira ARB 37, fantástica!! Não tenho duas baterias e mesmo ligada não chegou a comprometer a carga da bateria (100A). A qualquer momento tínhamos água e outras bebidas e comidas a 0˚C.

GPS Garmin Montana 650 com suporte cabeado! Uma revolução, 100% touch, ultra rápido sem a chatice dos botões e interface 60 ou 62 ou do lendário e lerdo 276.

Mapas para GPS, o dos Viajeros 4x4 e Projeto Mapear, e inúmeros waypoints feitos em casa via Google Earth.

Compressor ARB modelo grande embutido. Total segurança para reinflar os pneus.

Tanque auxiliar Antoalde de 40L, levando de 80 para 120L de combustível e a autonomia para seguros 1100km.


Abraços

Clemente

Rubens Linhalis
07/01/2014, 16:01
Belo relato e vaigem Clemente..

Um dia ainda saio por essas bandas !

Sobre o carro.. é nisso que insisto.. comprar uma 110 pra mim e deixar a Tracker com a esposa.. mas ela nao deixa..rs. Hoje uso a tracker para viagens, sempre acampando.. fiz alguns up's nela, e realmente é um otimo carro.. principalmente em relação ao custo de aquisição de uma.

Tem um tópico da Tracker.. o link da assinatura.


Grande Abraço

Newton Guerra
07/01/2014, 16:54
Clemente, fiz praticamente o mesmo roteiro que você em 2008. Me apaixonei por Antofagasta de la Sierra, há coisas para conhecer na região suficientes para muitas viagens de 30 dias. Não faço questão nenhuma de voltar ao Atacama, mas a Antofagasta ainda volto se Deus quiser.

Fui de Grand Vitara, que já tinha 100.000 km quando saí de Sampa. Sempre falo para todos que os Suzukis são carros muito valentes e confiáveis. Se o tamanho não for problema, são uns guerreiros. Em 2007 já tinha ido com o mesmo GV a Ushuaia. Nenhum problema nas duas viagens.
Quem foi de Tracker, o seu pai? Preciso marcar um encontro com ele, há anos que conversamos e não nos conhecemos ainda.

Cara, as fotos estão maravilhosas! Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente.

Abraços

roberto.cardoso@ig.com.br
07/01/2014, 18:26
Galera... vou pro Atacama no dia 01/03/2014.... na volta pretendo cruzar os andes pelo Paso de Pircas Negras e conhecer a Laguna Brava e os parques Talampaya e Ischigualasto!

Alguém do fórum conhece a região?

Abraços,

CGAUER
07/01/2014, 19:40
Newton,

o Tracker é do Sergio, amigo meu.

Sim, precisamos marcar um bate papo da turma!

Forte abraço

Clemente


Clemente, fiz praticamente o mesmo roteiro que você em 2008. Me apaixonei por Antofagasta de la Sierra, há coisas para conhecer na região suficientes para muitas viagens de 30 dias. Não faço questão nenhuma de voltar ao Atacama, mas a Antofagasta ainda volto se Deus quiser.

Fui de Grand Vitara, que já tinha 100.000 km quando saí de Sampa. Sempre falo para todos que os Suzukis são carros muito valentes e confiáveis. Se o tamanho não for problema, são uns guerreiros. Em 2007 já tinha ido com o mesmo GV a Ushuaia. Nenhum problema nas duas viagens.
Quem foi de Tracker, o seu pai? Preciso marcar um encontro com ele, há anos que conversamos e não nos conhecemos ainda.

Cara, as fotos estão maravilhosas! Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente.

Abraços

henrique wamser
07/01/2014, 21:26
Chegamos domingo
Roteiro:Ctba - posadas-salta- purmamarca-São Pedro do A-(vários passeios no entorno)-iquique-antofagasta-copiado-Santiago-mendoza-Córdoba-rivera(uru)-vacaria-ctba

henrique wamser
07/01/2014, 21:28
Dos 60.000 da sw4, 31.000 rasgando Argentina Chile e Uruguai:euforico:

henrique wamser
07/01/2014, 21:29
Não ia mais voltar mas parece que vou ter de conhecer antofagasta de la serra :pensativo:

Meccano
08/01/2014, 12:01
Boa Gauer, beleza de viagem!!! fotos arrasadoras!!! ...e nunca vi tantas nuvens brancas de chuva no ceu dessas paragens!!! lindo mesmo!!!

Diga-me, não ocorreu subir a San Pedro pelo Sico? e os pneus com 52 não seria demais num chão sem pedras grandes?
carajo! os pneus com 52 de pressão parecem feitos de madeira e derrubam até as obturações de tanto que vibra eheh!

Em junho pretendo fazer esse trecho vindo lá do norte da Bolívia pela´´nova´´RN40 , numa viagem de dois meses meio sem destino. o que me preocupa é fazer esse trecho sozinho. talvez espere alguem pra seguirmos juntos a partir de Tolar Grande. vc acha realmente necessário? vamos trocar umas mágicas?

Abração pela bela viagem realizada e seu compartilhamento!

Newton Guerra
08/01/2014, 12:39
Não canso de ver suas fotos.

Parece que você encontrou algumas borboletas no Pampa :mrgreen:.
No primeiro posto que parei ganhei do frentista uma varinha de bambu para limpar o radiador. Pior que eu estavam uns motoqueiros, acho que devem ter jogado a roupa fora depois desse trecho. Minha caixa da Thule tem manchas dos bichos até hoje.

CGAUER
08/01/2014, 14:42
Meccano,

sim, pensei em fazer o Sico sim, mas já havia passado duas vezes por ele, uma em 99 e outra em 2006. Resolvemos chegar em São Pedro e aproveitar o fim de tarde, aí o Jama é o cara.

Legal mesmo seria fazer o Socompa, mas TODOS os locais me desaconselharam, por estar em péssimo estado e custar muito tempo o o risco de ter de voltar por conta de interrupções por conta das chuvas, que aconteceram justamente naqueles dois dias. Terminamos por pegar uma trecho dele e só.

Mas eu ainda vou fazer inteiro!

Pressão dos pneus:

Na realidade, coloquei 45psi em SP por conta do peso e para garantir uma melhor economia de combustível. Quando chegamos na altitude, os 45psi viraram 52psi..

No cascalho os locais profissionais das punas se dividem em relação a pressão; quem depende do carro para transporte próprio usa pressão alta para poupar os pneus do desgaste do cascalho. Quem faz roteiros com turistas usa 25psi e arca com a eventuais furos e dilaceração da banda. Os últimos costumam carregar dois estepes e mais um ou dois pneus sobressalentes.

Unânime entre todos, além da Hilux eletrônica, é o uso de monitores de pressão por rádio. Substitui-se o bico por um com emissor de pressão e um painel lcd no interior do carro que recebe o sinal.

Em resumo, resolvi ser ultra conservador e mantive os 52psi, mas acredito que foi este o motivo que culminou com a fadiga do suporte do estepe da Antoalde, tido como o melhor deles.

Na Bolívia fui com 38psi e o carro parecia um tapete voador.

Conhecendo agora a região e as bases de contato, até faria tudo sozinho, mas carregaria comigo um telefone Irídium ou equivalente sistema de envio de mensagem como EPIRB, PLB ou ELT.

Em cada um dos vilarejos existem pessoas que guiam turistas e podem socorrer você de uma enrascada.

Importante mesmo é ter um grande suprimento de água, comida, agasalho, protetor solar e óculos de sol estilo soldador. O planejamento deve ser feito considerando a necessidade de ter que dormir uns 3 dias até alguém passar por lá.

Se você estiver em um caminho não oficial, numa das centenas de picadas como fizemos, é importante ter em mente que socorro só via satélite ou caminhando. Uma bike preparada com alforges e câmaras de reserva é uma boa ferramenta de resgate.

Mas sim, para curtir as Punas é importante ir só, com tempo e poder dormir onde quiser. A beleza da paisagem é tamanha, que dá vontade de passar uma semana ali apreciando a beleza e o silêncio.

Sim, entre Tolar Grande e o vilarejo de Antofala existe trânsito quase diário. Se der para pegar uma carona, definitivamente é recomendado.

Por outro lado, como era dia 25, cruzamos numa das picadas uma Hilux com duas freiras dirigindo-se na direção de um vilarejo de pastores... Foi o único carro que cruzamos em 2-3 dias zanzando pela região.

Sim, bora marcar um bate papo.

Segue para quem interessar o tracklog da viagem (GPX de 17MB zipado) para usar no Basecamp ou Mapsource.

446180

Recomendo como mapas de fundo, seta ordem:

ViajerosMapas - Instalación y Actualizaciones (http://www.viajeros.freeservers.com/ViajerosMapas/actualiza.htm)

e

Inicio | Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar)

É isso ai!

Abraços

Clemente



[QUOTE=CGAUER;2067582]Caros,

Boa Gauer, beleza de viagem!!! fotos arrasadoras!!! ...e nunca vi tantas nuvens brancas de chuva no ceu dessas paragens!!! lindo mesmo!!!

Diga-me, não ocorreu subir a San Pedro pelo Sico? e os pneus com 52 não seria demais num chão sem pedras grandes?
carajo! os pneus com 52 de pressão parecem feitos de madeira e derrubam até as obturações de tanto que vibra eheh!

Em junho pretendo fazer esse trecho vindo lá do norte da Bolívia pela´´nova´´RN40 , numa viagem de dois meses meio sem destino. o que me preocupa é fazer esse trecho sozinho. talvez espere alguem pra seguirmos juntos a partir de Tolar Grande. vc acha realmente necessário? vamos trocar umas mágicas?

Abração pela bela viagem realizada e seu compartilhamento!

Zani
08/01/2014, 15:05
Excelente relato Clemente e fotos maravilhosas. Muito inspirador.
Abraço.

CGAUER
08/01/2014, 15:15
Newton,

Pegamos uma verdadeira tempestade de borboletas!!

Foram tantas borboletas, que uma hora comecei a estranhar o barulho do motor. Parecia um V8...

O barulho na verdade era o ventilador 100% acoplado. Poucos metros depois, ao parar para começar a limpar, o ponteiro da temperatura já começou a subir...

Tudo limpo, continuamos a viagem sem qualquer problema.

Por sorte tenho uma grade antes do radiador que manteve cada uma delas longe das aletas, facilitando bastante a limpeza.

Um budista não poderia fazer uma viagem destas. rsrsr

abs

Clemente





Não canso de ver suas fotos.

Parece que você encontrou algumas borboletas no Pampa :mrgreen:.
No primeiro posto que parei ganhei do frentista uma varinha de bambu para limpar o radiador. Pior que eu estavam uns motoqueiros, acho que devem ter jogado a roupa fora depois desse trecho. Minha caixa da Thule tem manchas dos bichos até hoje.

Sfranco
10/01/2014, 16:23
Sensacionais as fotografias.

Aqueles cemitérios ao longo das caletas chilenas são surreais, para não dizer aterrorizantes..rsrsrs

Belíssima viagem!

Sfranco
10/01/2014, 16:33
Conseguiram gasolina extra para a Tracker??

Quantos litros vc acha que seria razoável levar indo com o Jimny??

ps: acho que os cemitérios que vc. fotografou são no altiplano, vi vários destes ao longo da costa chilena, identicamente sombrios...rsrsrsrs

CGAUER
10/01/2014, 18:47
Franco,

No Tracker carregávamos um galão de 25L canadense (plástico vermelho) que deu conta do recado.

Com 40-50 litros de reserva daria par fazer com o Jimny.

Ainda assim comecei a fazer as contas do peso extra e eventualmente o fardo ficaria um pouco fora do ideal para o carro, ainda mais naquela altitude onde por horas era preciso algum força.

Ainda tenho vontade de fazer um Jimny para expedições, com barraca de teto, geladeira, combustível extra, etc...

Abs

Clemente


Conseguiram gasolina extra para a Tracker??

Quantos litros vc acha que seria razoável levar indo com o Jimny??

ps: acho que os cemitérios que vc. fotografou são no altiplano, vi vários destes ao longo da costa chilena, identicamente sombrios...rsrsrsrs

Sfranco
11/01/2014, 14:59
Franco,

No Tracker carregávamos um galão de 25L canadense (plástico vermelho) que deu conta do recado.

Com 40-50 litros de reserva daria par fazer com o Jimny.

Ainda assim comecei a fazer as contas do peso extra e eventualmente o fardo ficaria um pouco fora do ideal para o carro, ainda mais naquela altitude onde por horas era preciso algum força.

Ainda tenho vontade de fazer um Jimny para expedições, com barraca de teto, geladeira, combustível extra, etc...

Abs

Clemente

Legal Clemente;

realmente o peso extra é considerável para o jipinho... 50l de gasolina não é pouca coisa.

bem que o japinha poderia ter um tanque maior...sonhando com um de 70 l..rsrsrsrsrs

Abraço!

sergiofriso
14/01/2014, 00:41
Pessoal,
Sou o Sergio, da Tracker que acompanhou bravamente o Defender.
Digo a vocês que no começo da viagem não sabia bem no que estava me metendo, mas confio no Clemente e fomos em frente. No final, fiquei impressionado com a Tracker. Sem nenhum barulho novo, sem perder alinhamento... Se não fosse o pó e os quase 8.000km a mais no hodômetro, nem diria que o carro fez parte dessa aventura.
Por sorte, o único problema foi uma coisa pequena, o caso do peito de aço. Pneu furado na frente da borracharia nem vou contar como problema né?
A peça quebrou por fadiga. O que me chateia nisso é que mandei 2 e-mails informando o ocorrido ao fabricante (RC 4x4) sem cobrança e em tom amigável e não obtive qualquer resposta. Uma foto para ilustrar: Peito de Aço | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/sergiofriso/11939759103/)
Abraço!

Meccano
14/01/2014, 11:15
Caro Sergio, belíssima viagem heim??!!
Quanto ao protetor, foi uma morte anunciada. voce sabe, o papel aceita tudo, mas sem teste de bancada... a espessura da chapa está correta, mas a área deixou a desejar.

É uma pena, mas o comerciante depois que descontou seu cheque, sua garantia já era! ...vamos lembrar desse nome!
Abração

Danielmjr
14/01/2014, 20:52
Clemente e Sérgio, muito legal a viagem. Lindas fotografias. Quem sabe esse ano não dou uma volta no deserto com minha TR4 né? Vou fazer uma forcinha. Acho muito legal viagens assim.

Quanto a foto da proteção, na minha opinião, realmente o raio da dobra da chapa do suporte está muito pequeno, fazendo uma "quina" na chapa. Melhor seria um raio bem maior nessa região, pois não concentra os esforços em um único local da peça.

Abraços.

aeroboero
14/01/2014, 21:29
Apenas como contribuição: Costumo viajar para esses lugares, e meu carro tem uma autonomia baixa, cerca de 450-520 km. Não possuo tanque extra, nem penso em colocar.
O que eu sempre fiz foi andar com galões dentro do carro. Comecei andando com aqueles galões de 20 litros, mas abandonei logo na primeira expedição, pois é pesado para ficar segurando em uma determinada posição de abastecimento e, mesmo com toda atenção do mundo, o diesel escorria pela boca e sujava todo o recipiente por fora, além de nossas mãos.
Pode parecer frescura, mas segurar 20 kg na posição de encher o tanque por alguns minutos acaba com o braço quando se tem que colocar quase 50 litros no tanque. E esse diesel que escorre, suja todo o interior do carro com aquela mistura de diesel e poeira.
Aí comecei a optar por uns galões de 7 litros, que são extremamente fáceis de manusear. Consegui 8 galões desse, e aumentei meu reservatório de 48 para 104 litros. E assim minha autonomia foi para 1.100 km aproximadamente. Além disso encho os galões com bem mais facilidade, eles não se sujam, não sujo minha mão e não fico mais fedendo diesel.
Além disso, não coloco eles pendurados na lataria do carro, deixo eles no piso traseiro, sob um compartimento de madeira escondido de todos, porém de fácil acesso. Nesse lugar não prejudico o cg do carro, como prejudicaria deixando o galão em uma posição alta, e fica protegido dos ladrões (um amigo em uma mercedes classe G teve seu galão externo furtado na Guatemala).
O único problema que tive (mas aí foi descuido meu) foi que um dos galões "cuspiu"a tampa no meio da viagem. Pois tínhamos abastecido o diesel numa altitude baixa, com pressão atmosférica alta e eu não rosqueei bem o galão. Aí, ao chegar na baixa pressão dos 5 mil e poucos metros de altitude, um dos galões mal rosqueados "cuspiu"a tampa e perdemos 7 litros de diesel, sem falar na cagada que foi dentro do carro sujando tudo. rsss
Mas aprendido o erro, isso nunca mais voltou a acontecer. Sempre rosqueávamos com toda a pressão necessária e resolvido o problema.
Aliás, um problema parecido acontecia quando descíamos dos 5 mil para nível do mar. Os galões ficavam completamente amassados, pois eram fechados vazios na alta altitude e chegava no nível do mar e não suportavam a pressão alta, aí tínhamos que encher de ar os mesmos para voltarem ao formato correto. Mais uma lição aprendida. Ao descer dos 5 mil para nível do mar com galão vazio, deve-se dar uma aliviada na pressão pelo menos uma vez, a uns 3 mil metros de altitude.
Sei que alguns países não permitem transitar com galões cheios dentro do carro, porém nas 5 expedições que fizemos, em nenhuma tivemos problema com fiscalização da polícia, e olha que fomos parados n vezes. Nem na fronteira dos E.U.A. tivemos problema.
E esse sistema simples nos ajudou a economizar um dinheirinho. Antes de sair do Equador por exemplo, onde o diesel custava míseros 20 cents (S 500), enchemos o tanque, todos os 8 galões e ainda alguns outros extras que conseguimos. Assim nossa autonomia ficou superior a 1300 km, com diesel a 20 cents! Ao entrar na Colômbia, deparamos com o diesel tão caro como o nosso brasileiro. Rodamos quase que o país todo com diesel do Correa, de 20 cents!

Abraço e parabéns pela viagem e pelas fotos!
Mandaram muito bem!!
Álbuns de fotos de Marcel Cambraia Lippelt MG no Flickr (http://www.flickr.com/photos/marcellippelt/sets/)

CGAUER
15/01/2014, 16:06
Aeroboero,

você resolve todos os problemas de compressão dos galões enchendo-os literalmente até a boca. Ainda assim o pouco que escorreu de gasolina do galão que o Sergio usou no Tracker, foi o suficiente para deixar um sabor no interior dos carros...

Faz parte....

Abs
Clemente


Apenas como contribuição: Costumo viajar para esses lugares, e meu carro tem uma autonomia baixa, cerca de 450-520 km. Não possuo tanque extra, nem penso em colocar.
O que eu sempre fiz foi andar com galões dentro do carro. Comecei andando com aqueles galões de 20 litros, mas abandonei logo na primeira expedição, pois é pesado para ficar segurando em uma determinada posição de abastecimento e, mesmo com toda atenção do mundo, o diesel escorria pela boca e sujava todo o recipiente por fora, além de nossas mãos.
Pode parecer frescura, mas segurar 20 kg na posição de encher o tanque por alguns minutos acaba com o braço quando se tem que colocar quase 50 litros no tanque. E esse diesel que escorre, suja todo o interior do carro com aquela mistura de diesel e poeira.
Aí comecei a optar por uns galões de 7 litros, que são extremamente fáceis de manusear. Consegui 8 galões desse, e aumentei meu reservatório de 48 para 104 litros. E assim minha autonomia foi para 1.100 km aproximadamente. Além disso encho os galões com bem mais facilidade, eles não se sujam, não sujo minha mão e não fico mais fedendo diesel.
Além disso, não coloco eles pendurados na lataria do carro, deixo eles no piso traseiro, sob um compartimento de madeira escondido de todos, porém de fácil acesso. Nesse lugar não prejudico o cg do carro, como prejudicaria deixando o galão em uma posição alta, e fica protegido dos ladrões (um amigo em uma mercedes classe G teve seu galão externo furtado na Guatemala).
O único problema que tive (mas aí foi descuido meu) foi que um dos galões "cuspiu"a tampa no meio da viagem. Pois tínhamos abastecido o diesel numa altitude baixa, com pressão atmosférica alta e eu não rosqueei bem o galão. Aí, ao chegar na baixa pressão dos 5 mil e poucos metros de altitude, um dos galões mal rosqueados "cuspiu"a tampa e perdemos 7 litros de diesel, sem falar na cagada que foi dentro do carro sujando tudo. rsss
Mas aprendido o erro, isso nunca mais voltou a acontecer. Sempre rosqueávamos com toda a pressão necessária e resolvido o problema.
Aliás, um problema parecido acontecia quando descíamos dos 5 mil para nível do mar. Os galões ficavam completamente amassados, pois eram fechados vazios na alta altitude e chegava no nível do mar e não suportavam a pressão alta, aí tínhamos que encher de ar os mesmos para voltarem ao formato correto. Mais uma lição aprendida. Ao descer dos 5 mil para nível do mar com galão vazio, deve-se dar uma aliviada na pressão pelo menos uma vez, a uns 3 mil metros de altitude.
Sei que alguns países não permitem transitar com galões cheios dentro do carro, porém nas 5 expedições que fizemos, em nenhuma tivemos problema com fiscalização da polícia, e olha que fomos parados n vezes. Nem na fronteira dos E.U.A. tivemos problema.
E esse sistema simples nos ajudou a economizar um dinheirinho. Antes de sair do Equador por exemplo, onde o diesel custava míseros 20 cents (S 500), enchemos o tanque, todos os 8 galões e ainda alguns outros extras que conseguimos. Assim nossa autonomia ficou superior a 1300 km, com diesel a 20 cents! Ao entrar na Colômbia, deparamos com o diesel tão caro como o nosso brasileiro. Rodamos quase que o país todo com diesel do Correa, de 20 cents!

Abraço e parabéns pela viagem e pelas fotos!
Mandaram muito bem!!
Álbuns de fotos de Marcel Cambraia Lippelt MG no Flickr (http://www.flickr.com/photos/marcellippelt/sets/)

CGAUER
15/01/2014, 16:07
Uhuuuuu! Bem vindo!!

Abs

Clema


Pessoal,
Sou o Sergio, da Tracker que acompanhou bravamente o Defender.
Digo a vocês que no começo da viagem não sabia bem no que estava me metendo, mas confio no Clemente e fomos em frente. No final, fiquei impressionado com a Tracker. Sem nenhum barulho novo, sem perder alinhamento... Se não fosse o pó e os quase 8.000km a mais no hodômetro, nem diria que o carro fez parte dessa aventura.
Por sorte, o único problema foi uma coisa pequena, o caso do peito de aço. Pneu furado na frente da borracharia nem vou contar como problema né?
A peça quebrou por fadiga. O que me chateia nisso é que mandei 2 e-mails informando o ocorrido ao fabricante (RC 4x4) sem cobrança e em tom amigável e não obtive qualquer resposta. Uma foto para ilustrar: Peito de Aço | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/sergiofriso/11939759103/)
Abraço!

Meccano
16/01/2014, 00:09
http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER%201/DSCN0148_zps38fd990f.jpg (http://s657.photobucket.com/user/ambotelho/media/DEFENDER%201/DSCN0148_zps38fd990f.jpg.html)

Olá amigos,
E por falar em tanque reserva, olha só que legal, tanque d´gua usado na cabine de caminhões!
Capacidade para 16L e custando 40 reais! uma pechincha comparado aos tanques americanos feitos para Quads que vi na Argentina e que me pediram 750 reais!!!! [15Lts...] ...mas entregavam no hotel eheh!

Pequeno e baixinho, com só 8 cm!! vai discretamente bem, deitado no bagageiro ou em pé dentro do jipe em um nicho feito pra encaixar 2 ou tres. dois com diesel e um com agua talvez...

Abss

CGAUER
16/01/2014, 08:42
Será que ele ele não cabe entre as longarinas debaixo do piso do banco traseiro dos 110?!

Hum...


Abs

Clemente


http://i657.photobucket.com/albums/uu299/ambotelho/DEFENDER%201/DSCN0148_zps38fd990f.jpg (http://s657.photobucket.com/user/ambotelho/media/DEFENDER%201/DSCN0148_zps38fd990f.jpg.html)

Olá amigos,
E por falar em tanque reserva, olha só que legal, tanque d´gua usado na cabine de caminhões!
Capacidade para 16L e custando 40 reais! uma pechincha comparado aos tanques americanos feitos para Quads que vi na Argentina e que me pediram 750 reais!!!! [15Lts...] ...mas entregavam no hotel eheh!

Pequeno e baixinho, com só 8 cm!! vai discretamente bem, deitado no bagageiro ou em pé dentro do jipe em um nicho feito pra encaixar 2 ou tres. dois com diesel e um com agua talvez...

Abss

Newton Guerra
16/01/2014, 09:35
Pessoal,
Sou o Sergio, da Tracker que acompanhou bravamente o Defender.
Digo a vocês que no começo da viagem não sabia bem no que estava me metendo, mas confio no Clemente e fomos em frente. No final, fiquei impressionado com a Tracker. Sem nenhum barulho novo, sem perder alinhamento... Se não fosse o pó e os quase 8.000km a mais no hodômetro, nem diria que o carro fez parte dessa aventura.
Por sorte, o único problema foi uma coisa pequena, o caso do peito de aço. Pneu furado na frente da borracharia nem vou contar como problema né?
A peça quebrou por fadiga. O que me chateia nisso é que mandei 2 e-mails informando o ocorrido ao fabricante (RC 4x4) sem cobrança e em tom amigável e não obtive qualquer resposta. Uma foto para ilustrar: Peito de Aço | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/sergiofriso/11939759103/)
Abraço!

Bem-vindo ao fórum, Sérgio.

Como disse acima, o Tracker é um excelente jipinho para trilhas e expedições. O meu ex-GV, que já foi para Ushuaia e NOA, está rodando firme e forte com um primo meu. já beira os 200.000 km.

Chata essa história do protetor. Pior que quebrar, é a falta de atendimento. Conheço o trabalho do Rodrigo da RC, ele normalmente é bem competente. Deve estar com algum problema para não atender os clientes como se deveria. O meu ex-GV está ainda com o mesmo protetor da RC desde 2005, já aguentou muita "porrada". Deve ter acontecido algum problema com o material ou solda no seu.

Abraços

sergiofriso
16/01/2014, 22:49
Caro Sergio, belíssima viagem heim??!!
Quanto ao protetor, foi uma morte anunciada. voce sabe, o papel aceita tudo, mas sem teste de bancada... a espessura da chapa está correta, mas a área deixou a desejar.

É uma pena, mas o comerciante depois que descontou seu cheque, sua garantia já era! ...vamos lembrar desse nome!
Abração

Belíssima mesmo Meccano! Tipo de viagem que deixa a gente pensativo sobre o que fazemos no resto do ano.
Sobre o Peito de aço, esperar mais um pouco e se não tiver retorno vou ver se penso numa solução feita em casa, prá nunca mais quebrar!
Abraço!

sergiofriso
16/01/2014, 22:51
Valeu Cle! Aos poucos vou aprendendo a usar isso aqui!

Abraço!


Uhuuuuu! Bem vindo!!

Abs

Clema

sergiofriso
16/01/2014, 22:54
Tenho receio deste tipo de galão por não ter sido projetado prá combustível. Com gasolina pode ser perigoso a falta de uma válvula, talvez pro diesel nem tanto. Mais ainda assim, enchendo até a boca, deve ser difícil dar problema.



Será que ele ele não cabe entre as longarinas debaixo do piso do banco traseiro dos 110?!

Hum...


Abs

Clemente

sergiofriso
16/01/2014, 23:04
Obrigado Newton!
Eu nunca participei do fórum, mas sempre consultei muito. Os seus posts sobre as viagens com o GV inclusive me incentivaram a escolher o Tracker para essas viagens! Se considerar valor do carro, facilidade e custo de manutenção e desempenho on e off road, não tem concorrente!
Sobre a RC 4x4, vejo mesmo o pessoal falar bem do Rodrigo por aí. Sei que é difícil gerir um negócio no Brasil. Até por isso não estou me chateando muito com o assunto. Vou esperar passar o começo do ano e tentar contato novamente. Se der em nada, providencio uma solução eu mesmo.
Uma coisa que reparei é que a versão mais antiga desse protetor tinha os braços soldados na chapa. O meu tem esses braços dobrados e parafusados. O ponto da dobra tem um vinco, que acaba enfraquecendo mesmo a peça naquele ponto.

Abraço!


Bem-vindo ao fórum, Sérgio.

Como disse acima, o Tracker é um excelente jipinho para trilhas e expedições. O meu ex-GV, que já foi para Ushuaia e NOA, está rodando firme e forte com um primo meu. já beira os 200.000 km.

Chata essa história do protetor. Pior que quebrar, é a falta de atendimento. Conheço o trabalho do Rodrigo da RC, ele normalmente é bem competente. Deve estar com algum problema para não atender os clientes como se deveria. O meu ex-GV está ainda com o mesmo protetor da RC desde 2005, já aguentou muita "porrada". Deve ter acontecido algum problema com o material ou solda no seu.

Abraços

Meccano
17/01/2014, 00:49
Tenho receio deste tipo de galão por não ter sido projetado prá combustível. Com gasolina pode ser perigoso a falta de uma válvula, talvez pro diesel nem tanto. Mais ainda assim, enchendo até a boca, deve ser difícil dar problema.


Olá Sergio, essa idéia do Gauer é otima, o tanque esta jogado dentro do jipe e eu agoniado pra fuçar um pouco nisso amanhã.
Olha, acho que da pra usar com diesel sem medo, o tanque me parece bem rijo com esse repuxo bem no centro , onde fiz um furo de 12mm pra fixar no assoalho em baixo do banco trazeiro.
Note que tem dois pinos de espera para ser cortado na posição escolhida de uso do tanque e serve como respiro. é só montar uma mangueira bem firme com uma braçadeira e enroscar a outra ponta por baixo do chassi.
Vamos ver...
Abração e bem vindo ao forum!

guimajc
22/01/2014, 19:03
Clemente e Sérgio,

Parabéns pela viagem. Futuramente quero voltar à região de Salta devidamente equipado com meu Jimny. Aí sim poderei desfrutar os recantos da região.

Aproveitando, vocês acamparam bastante, ou se hospedaram em pousadas?

Abraço,

sergiofriso
27/01/2014, 19:30
Olá Sergio, essa idéia do Gauer é otima, o tanque esta jogado dentro do jipe e eu agoniado pra fuçar um pouco nisso amanhã.
Olha, acho que da pra usar com diesel sem medo, o tanque me parece bem rijo com esse repuxo bem no centro , onde fiz um furo de 12mm pra fixar no assoalho em baixo do banco trazeiro.
Note que tem dois pinos de espera para ser cortado na posição escolhida de uso do tanque e serve como respiro. é só montar uma mangueira bem firme com uma braçadeira e enroscar a outra ponta por baixo do chassi.
Vamos ver...
Abração e bem vindo ao forum!

Meccano, Conseguiu montar o tanque no jipe? Mostra prá gente como ficou!


Clemente e Sérgio,

Parabéns pela viagem. Futuramente quero voltar à região de Salta devidamente equipado com meu Jimny. Aí sim poderei desfrutar os recantos da região.

Aproveitando, vocês acamparam bastante, ou se hospedaram em pousadas?

Abraço,

Guimajc,
Obrigado! E vá mesmo para a região, vale a pena!
Nós não acampamos nessa viagem. Ficamos nos mais diversos tipos de lugares, desde um ótimo hotel em Saenz Peña até um muquifo em Tolar Grande. Mas na maioria das vezes demos sorte. Com o ritmo da viagem tão corrido (8.000 km em 15 dias) se não tiver noites boas de sono, a gente não chega inteiro no fim da viagem! Acho que numa viagem mais curta, explorando por exemplo a região de Salta, deve ser legal ir acampando, sem pressa.
Abraço!

sergiofriso
27/01/2014, 19:32
Pessoal,
Atualizando sobre o peito de aço:
O Rodrigo respondeu meu e-mail dizendo que teve problemas com o corte a laser e algumas peças saíram mesmo com defeito. Disse que vai me enviar peças novas.
No aguardo!

guimajc
27/01/2014, 19:40
Sérgio,

O que você achou da região para uns acampamentos selvagens? É seguro? Abç.

Brüner
28/01/2014, 03:20
Parabéns Gauer e Sergio, grande relato, grande viagem, muitas fotos e info compartilhadas conosco, obrigado!
Gauer, com calma irei redigir minha viagem, quero pedir a sua opinião pois tenho algumas dúvidas e pelo que acompanho o fórum em off, você tem bastante experiência. Previamente adianto, quero passar no Chile, Argentina e Uruguai, o tempo disponível é dois meses...O carro, é um Jimny, com calma vou escrever todas minhas dúvidas...

Abraço!

E. Mac
28/01/2014, 08:58
Não ia mais voltar mas parece que vou ter de conhecer antofagasta de la serra :pensativo:
Oi Henrique,
Vc tem o relato de sua viagem?
É que eu farei o percurso que vc fez saindo de Curitiba agora dia 15/02
abs
Evanio

sergiofriso
30/01/2014, 11:17
Sérgio,

O que você achou da região para uns acampamentos selvagens? É seguro? Abç.

Guimajc,
Não acho que tenha riscos de assaltos ou coisas do tipo. Se durante o dia já é raro cruzar com alguém pelo caminho, de noite com certeza é isolamento total. O maior problema deve ser mesmo o frio e o vento.

George Marques Fernandes
02/02/2014, 15:22
Clemente,
Agradecemos a partilha e parabenizamos por mais uma aventura e sensibilidade em colher tão belas paisagens.
George Marques



Excelente relato Clemente e fotos maravilhosas. Muito inspirador.
Abraço.

sergiofriso
07/02/2014, 10:31
Atualizando sobre o peito de aço.
Recebi as peças da RC4x4. Ainda não montei no carro, mas não tô botando fé que irão durar. Uma delas já veio trincada:
449916

Avisei o Rodrigo, mas vou usar assim mesmo. Vamos ver no que dá!

Abraço.
Sergio Friso.

feitosac
20/02/2014, 23:06
Parabéns Clemente pelas fotos, e obrigado por compartilhar conosco.
Abs.
Feitosa.