PDA

Ver Versão Completa : Problema cronico nos retentores de Cambio dos Suzukis

rbrunato
07/01/2014, 11:28
Pessoal, bom dia.
Tive um pequeno problema de vazamento no retentor do conversor de torque do meu Vitara e o carro já esta devidamente parado na oficina para a troca deste retentor.
Meu mecânico disse que este é um problema bastante comum nos Vitaras e Samurais quando atravessam terrenos encharcados, com aquela lama que parece uma pasta.
Na água ou no barro mais grosso este problema não ocorre, porém a lama esta com aquela textura de patê (rsrs) é mortal para os retentores do conversor e da direção.
Fiz uma pesquisa aqui no fórum e percebi que os problemas nos retentores realmente são comuns com os Suzukis.

Então, será que alguém já se cansou de trocar retentores e conseguiu bolar alguma forma de protege-los deste tipo de agressão?
Sei lá, uma proteção ou algum reforço qualquer que previna esta lama de chegar tão facilmente até eles...

tjflorindo
07/01/2014, 15:30
Amigo, eu to exatamente com o mesmo problema!

fiz uma trilha a duas semanas em uma represa que tinha estourado e só ficou a lama (parecia um chocolate derretido) rsrsrs

Já sai de lá com o cambio vazando óleo!

Pessoal, bom dia.
Tive um pequeno problema de vazamento no retentor do conversor de torque do meu Vitara e o carro já esta devidamente parado na oficina para a troca deste retentor.
Meu mecânico disse que este é um problema bastante comum nos Vitaras e Samurais quando atravessam terrenos encharcados, com aquela lama que parece uma pasta.
Na água ou no barro mais grosso este problema não ocorre, porém a lama esta com aquela textura de patê (rsrs) é mortal para os retentores do conversor e da direção.
Fiz uma pesquisa aqui no fórum e percebi que os problemas nos retentores realmente são comuns com os Suzukis.

Então, será que alguém já se cansou de trocar retentores e conseguiu bolar alguma forma de protege-los deste tipo de agressão?
Sei lá, uma proteção ou algum reforço qualquer que previna esta lama de chegar tão facilmente até eles...

Brunomarinhoadm
07/01/2014, 15:49
Vou pegar um gancho na sua pergunta, para saber melhor sobre o torque dos vitarinhas:

Estou com o meu a 8 meses, e meu vitara so sobe morros de 1ª. Pede 2ª, mas tenho que voltar pra primeira marcha, Enquanto o o corda 1.0 daqui de casa, sobe tranquilamente de 2ª ou 3ª marcha. O que pode ser?

rbrunato
07/01/2014, 16:44
Vou pegar um gancho na sua pergunta, para saber melhor sobre o torque dos vitarinhas:

Estou com o meu a 8 meses, e meu vitara so sobe morros de 1ª. Pede 2ª, mas tenho que voltar pra primeira marcha, Enquanto o o corda 1.0 daqui de casa, sobe tranquilamente de 2ª ou 3ª marcha. O que pode ser?
Brunomarinhoadm, estamos falando de uma subida em trilha ou uma ladeira na cidade?
Se for na trilha, engate a reduzida e manda bala!
Na cidade, sinto muito, mas o vitara apesar de 1.6, tem apenas 81cv, ou seja, esta na média dos motores 1.0 de hoje em dia e com um peso, arrasto aerodinamico e resistencia (atrito) maiores.
Assim não tem milagre, a nao ser trocar o motor por um AP.
Aí um AP2.0 teria 125cv, bem melhor. rs

Mas este tópico esta tratando de Retentor, não torque.

Alguém teria alguma solução para proteger os retentores dos patês, chocolates e afins?

Mineiro do Cerrado
08/01/2014, 23:13
Fiz muita trilhas no amazonas em lama de todo tipo!
Eu comprava retentores a granel :)
Mas os da marca Sabó costumam durar mais tempo!

nanito
09/01/2014, 09:56
Bah, eu tive esse problema no meu antigo Vitara. Cheguei a procurar aqui no fórum algum tópico sobre isso, mas não encontrei e acabei vendendo a viatura.

Tinha recondicionado todo o câmbio, estava zerado. Fiz uma trilha, peguei barro, uma semana depois vi que estava pingando um pouco de óleo. Liguei pro mecânico e ele falou que não era tão problemático pingar algumas gotas, que na outra semana ele veria isso. No final de semana resolvi ir pra praia, e no meio da estrada o carro simplesmente perde a tração, acelero e não anda. Parei o carro e comecei a sentir aquele cheirinho de ATF, desci do carro, tava escuro, botei uma lanterna embaixo e vi aquele reflexo de litros de óleo escorrendo. O câmbio simplesmente saiu do lugar. Apavorante.

Levei no mecânico, ele abriu tudo de novo (na garantia), tudo certo, sem problemas. Montou e colocou um retentor novo. Depois disso não fiz mais trilhas, mas ele chegou a me dizer que isso estava acontecendo em vários Vitaras que vinham pra ele. Ele até ia trocar a marca do retentor.

rbrunato
09/01/2014, 10:06
Fiz muita trilhas no amazonas em lama de todo tipo!
Eu comprava retentores a granel :)
Mas os da marca Sabó costumam durar mais tempo!

Ô Mineiro, e você nunca tentou bolar com o seu mecânico uma forma de proteger os retentores?
Meu mecânico disse que há uma espécie de caixa de ventilação que pode ser fechada com silicone, o que diminuiria a exposição do retentor do conversor de torque e consequentemente diminuiria as chances de futuros problemas.
Mas não é algo definitivo e precisaria ser testado. Vamos ver se será possível fazer isso e se vai funcionar...

tjflorindo
17/01/2014, 09:33
rbrunato,

Alguma novidade sobre a adaptação?
Meu vitara tá la em casa encostado ainda, meu mecanico tá enrrolado com outras viaturas lá e não arrumei até agora o retentor do conversor.

Abraço,

rbrunato
22/01/2014, 12:32
rbrunato,

Alguma novidade sobre a adaptação?
Meu vitara tá la em casa encostado ainda, meu mecanico tá enrrolado com outras viaturas lá e não arrumei até agora o retentor do conversor.

Abraço,

Até o momento, nenhuma novidade.
Existe uma caixa de refrigeração do cambio que tem alguns furos que poderiam ser tampados com silicone para evitar o contato direto com o barro, mas apenas ajudaria, não resolveria.
Fora isso, creio que a saida é lavar o carro sempre logo após a trilha, não deixando o barro secar nos retentores.

Mineiro do Cerrado
22/01/2014, 13:00
Brunato,

Devo desmontar a T-case e ai vou olhar se cabem dois retentores. O Original e um mais estreito com silicone ou vaselina entre eles.

Vamos ver se dá certo... por hora é só uma idéia que tive ao desmontar o eixo traseiro. Preciso ver se vai haver espaço.

Se der certo te aviso... ;)