Ver Versão Completa : Dúvida: Do 3.0 para o 2.3
Pq os Jeeps que eram fabricados com motor 3.0 até 76, começaram a ser fabricados com motor 2.3? Que significa menos potência...
Isso não é pior? Então, pq a mudança.
Apenas uma dúvida.
Vlw! :concordo:
andretomasi
23/11/2005, 22:39
Rogério, simplesmente porque não tem nada a ver um motor com o outro, foi adotado um novo motor, e não apenas reduzido o volume do antigo 6 cilindros.. o 3.0 era do Maverick, praticamente o mesmo motor que o 2.6 que também saiu nos jipes pré 76... o 2.3 é outro motor, parente do 2.3 OHC da Ranger, que passou a ser utilizado no Jeep devido à vários fatores, entre os quais ser mais moderno do que o BF 3.0 ou 2.6, ser mais econômico, etc etc, mesmo que perdendo um pouco de potência em relação ao antigo.. (se bem que os 90 ou 120 CV do motor antigo não podem ser comparados, o parâmetro para medição de potência era outro, diferente do utilizado para os motores atuais..)
[ ]'s e se falei besteira que os experts me corrijam :D
Uia... o pessoal é rapido aqui! hehehe :P
Mas o OHC não é o de Maverick?
Ae, se eu to falando merda, pega leve pq eu não manjo muito mesmo... to tentando aprender as coisas e com o fórum ja deu pra aprender pra cacete. hehehe :D
andretomasi
23/11/2005, 22:54
Rogério, nem esquenta, estamos aqui pra dar palpite ou bola fora mesmo, e ajudar quando puder :mrgreen:
Seguinte.. o Ford 3.0 6 cilindros (tinha Ford 2.6 6 cilindros também, que é o mais comum no jipe) foi usado TANTO no Jeep como no Maverick, é o famoso BF-161 (2.6), ou BF-184 (3.0).. o Aerowillys também tinha opção de usar o 2.6 ou o 3.0.. Depois, a Ford substitui esse motor pelo OHC 2.3, ou seja, todos os jipes passaram a sair com o 2.3, os Mavericks passaram a sair com o 2.3 (os que não eram V8 :twisted: ), até Ranger saiu com o 2.3 OHC.. só não teve Aerowillys 2.3 porque deixou de ser fabricado antes de lançarem esse motor.
Resumindo: :concordo:
2.6 e 3.0 BF = motor utilizado nos Fords até 76
2.3 OHC = motor utilizado nos Fords pós 76
Conseguiu entender? Senão eu tento de outro jeito :lol:
Antes que alguém reclame, quando eu digo TODOS os Fords, são os que usavam este motor, não estou incluindo os V8 nem motorzinho de dentista, CHTs e afins..
[ ]'s
Rogério Tortato
23/11/2005, 23:14
só um complemento (e não sei se está certo).
na verdade as rangers modernas saem com motor quatro cilindros a gasolina de volume 2.5 (cilindrada), que nada mais é que um derivado aprimorado dos antigos 2.3 dos jeeps.
abraços.
Resumindo: :concordo:
2.6 e 3.0 BF = motor utilizado nos Fords até 76
2.3 OHC = motor utilizado nos Fords pós 76
Hmm.. disso eu ja sabia. O que não entendia mesmo é pq caiu a potencia do motor ao invez de aumentar.
Mas com sua primeira explicação ja deu pra entender um pouco. ;)
andretomasi
23/11/2005, 23:50
Caiu a potência porque é outro motor, com outras peças, outras características, etc...
Tortato: nas Rangers modernas sim, mas teve Ranger com o OHC 2.3 também pelo que me consta.
[ ]'s
Lucianom38a1
24/11/2005, 14:18
Ramone,
Os motores da linha "BF", por incrível que pareça descendem de um projeto básico da década de 30.
Eles derivam diretamente do motor continental 4 cilindros (L-134) e 6 cilindros (L-161) que tinha as válvulas de admissão e escape lateral, no bloco do motor.
No início da década de 50, esse motor sofreu uma evolução, que deu orígem ao Hurricane-4 (F-134) e Hurricane-6 (F-161), cuja a principal mudança foram as válvulas de admissão, que foram para o cabeçote (as de escape permaneceram no bloco).
O BF-161, é praticamente o memo motor da linha Hurricane (F-161), que apesar de funcionar muito bem, possui um projeto muito antigo. Isso reflete em consumo elevado, baixa potência específica, alta emissão de poluentes, alto peso e alto custo de produção.
O Geórgia já possui concepção bastante moderna, que apesar de ser mais fraco, é muito mais leve e eficiente.
Basta ver nos comentarios anteriores, como foi a evolução deste propulsor.
Agora, a preferência por cada tipo de motor eu acho que é mais uma questão de gosto pessoal.
Valeu!