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Ver Versão Completa : ZJ limited 1998 - trocar ou não trocar a caixa?



zjlimited59
06/01/2014, 22:33
Boa Noite Apaixonados por Jeep

Acompanho sempre os tópicos, opino muito pouco, pois ainda to tentando dominar a minha... Pessoal, seguinte: tenho a quase 2 anos uma zj 5.2 98, comprei ela barato, mas com todas as falhas que os "picaretas" que mexem nesse carro inclusas, ex: cardâ dianteiro faltando, gás porcamente instalado, etc... O pior ainda que quando comecei a querer colocar ela em dia, me vi obrigado a entregá-la para um mecanico muito ruim, mas o único da região que se dizia "entendido" de Cherokees. Bom, encurtanto a história, a um ano mais ou menos vinha tentando sanar um vazamento de óleo na ca dela. De tanto erguer e baixar a caixa, esse mecanico conseguiu acabar com ela, resultado: tirei ela com a caixa desmontada da oficina e esta aqui no patio de casa agora. Ai conversando com amigos mecanicos sensibilizados com minha zj, unanimemente estão me sugerindo a troca/adaptação de uma caixa manual. Esse mecanico amigo meu quer abraçar a empreitada, deu uma olhada superficial e me disse que a caixa da hilux mais antiga vai ser bem fácil de adaptar, com flanges. O que o pessoal do fórum me sugere? Na minha região (lages - santa catarina) nao existe uma unica oficina especializada em ca, fato que me deixa mais desanimado com isso... Acompanho a restauração da cherokee do Fabiano, tambem a do Sinuhe, excelente trabalho realizado por ambos, coisa que eu queria poder fazer na minha tambem.. Minha intenção com ela é passeios, trilhas leves, deixar um carro confiavel pra passeio, então gás ja tenho em mente de me desfazer, e aos poucos ir deixando a viatura perfeita

Helberv8
07/01/2014, 09:09
eu sugiro correr atrás de uma C.A. original......tem várias na internet pra vender......compre uma usadinha em bom estado e manda revisar, ou compre uma já revisada!!!

O que fica muito bacana tbm é o cambio mecânico e o volante da Dakota v6....fica show de bola, sem flanges, adaptações, etc....é plug-and-play.... depois só adaptar o pedal de embreagem.....e se a injeção começar a dar pau, tira o módulo e o TBI e soca um 4jet nela...rrss

Palozo
07/01/2014, 11:21
Olá

Pelo descrito não foi somente colocar e retirar a caixa. Seu mecânico Neandertal ABRIU a caixa e, abrir caixas automáticas, é serviço para Homo Sapiens e não para Neandertais.

Aqui na região do ABC paulista existe um mandamento básico para câmbios especialmente da linha Dakota/Cherokee. Quando for reparar um cambio desses troque também o bendito cano de resfriamento do câmbio que passa por dentro do radiador de água do carro. Como passar dos anos ocorre incrustações no interior desse cano e ele simplesmente entope. Daí o serviço que custa R$ 4.000,00 vai por água abaixo por causa de um cano de cobre de 40cm de comprimento que custa uns R$ 50,00.

Avaliar a condição do seu cambio sem olhar é coisa difícil mesmo pra os caras feras que frequentem este fórum. Então não posso aconselhar que você compre um Kit Master novo por R$ 3.000,00, se bem que isso passou pela minha cabeça. De qualquer forma a informação te serve como parâmetro financeiro já que o serviço completo ficaria por uns R$ 4.000,00 aqui em São Paulo.
Eu também sou a favor da caixa original mas, se você confia no cara que falou que a caixa Toyota serve, então aí é uma questão de preço. Tente fazer a seguinte cotação:
Caixa Grande Cherokee Usada + Óleo da CA + Mão de obra = R$ x
Caixa manual Toyota Usada + Óleo da Caixa + Mão de Obra = R$ y

Se x for o dobro de y então será vantajoso usa a caixa Toy. Lembrando que o óleo da CA Cherokee não é nada barato e que, no cambio manual, sua viatura vai ficar mais econômica. Pense nisso! Além disso voce poderia recuperar algum dinheiro vendendo o módulo do seu cambio atual e vendendo seu câmbio avariado.

Voce que mora mais próximo do Paraguai, considere comprar um cambio Cherokee original por lá que vai sai bem mais em conta. Existe uma rede de oficinas especializadas em Jeep, BMW, Porsche etc... Tudo que é "fumo no cachimbo" por aqui, lá é "mamão com açúcar". Existe até um Brasileiro especializado em câmbio automático que tem oficina por lá. Ele se chama Gustavo Fogasa. Busque-o no You Tube.

O Helber aí em cima citou o câmbio manual Dakota o que é uma excelente opção porque você deixaria "tudo em casa": Dodge, Jeep e Chrysler são gatos do mesmo balaio e o mecânico vai sofrer bem menos para adaptar (se é que ele vai sofrer...).

No que diz respeito à injeção não há que mexer em nada. O módulo do CA recebe informação da rotação do motor, da velocidade do veículo da posição do pedal do acelerador e do conversor de torque, para enfim decidir qual marcha vai engatar. Então é mais lógico concluir que esse câmbio depende da central do que pensar o contrário. Um detalhe importante é que atualmente você só poderá dar partida no carro com o câmbio automático em P ou N, então há a necessidade de fechar um curto na fiação do motor de arranque que passa nessas posições.

Então é isso cara, boa sorte!

brunoramos
07/01/2014, 23:38
Quando comprei a minha Cherokee, que é bem parecida com a sua, uma 97 Limited, me vi com o mesmo problema. Um carro que não foi bem cuidado ao longo dos anos e estava precisando de um trato. Já fiz muitas coisas nela, inclusive, mandei fazer o câmbio, o que não foi nada barato. Mas, quando vi o resultado, não me arrependi. O carro voltou a rodar redondo e tenho certeza que, pelos próximos 100.000 km, não vou mais me incomodar com essa peça. Considerando que rodo com esse carro no máximo uns 200 km por mês, vou demorar a chegar no 100 mil. Estou próximo a você, em Florianópolis, e por aqui, também demorei a achar alguém que realmente entendesse perfeitamente as complexas Cherokees. Mas, depois que encontrei, só tenho visitado a oficina dele. Claro que, o valor é elevado, mas considerando a tecnologia embarcada e o preço das conseqüências de reparos mal feitos, penso que vale a pena pagar mais caro pelo serviço.

Precisando de algo aqui por Floripa, estamos as ordens.

Abraço e boa sorte!

Sinuhe
08/01/2014, 10:17
Amigo tudo que estão comentando é valido, depende do que vc precisa e quer fazer, se a VTR merecer tem que mandar fazer a CA dela, se não for por ai a opção de colocar usada, revisada também é jogo, a opção do cambio da Toyota seria para mim o ultimo caso, a minha qdo comprei o antigo dono tinha acabado de fazer, estava na garantia ainda, preciso até levar para uma revisão e ajustes, ficou em 5 mil reais aqui na Conserto de Câmbio Automático em São Paulo | Técnico (http://www.cambiotecnico.com.br/), portanto vc tem que analisar bem, se precisar de mais informações estamos aqui. Abs.

zjlimited59
08/01/2014, 19:57
Helber, essa idéia da caixa da dakota v6 ja tinha me passado pela cabeça... o problema é achar uma dessa... eu sinceramente também tenho "remorso" de tirar a ca original dela, mas quando não se tem possibilidades, é o que me resta... Palozo, interessante essa tua colocação sobre o cano de resfriamento do cambio... posso te dar quase certeza de que esse foi um dos motivos da caixa ter derretido... ótimo vocês estarem me ajudando com suas opiniões!!! Também a idéia de ir buscar no Paraguai não tinha pensado nisso, e tenho até um amigo "mexerico" que ja trouxe varias peças pra sua saveiro diesel de lá que pode me dar um help nisso, obrigado pela dica! Brunoramos, se eu me inclinar a reformar a ca dela, vou precisar sim dos teus contatos ai em floripa!! Se realmente tem um cara bom ai, pra mim colocar a ca em cima de uma camioneta e levar pra analise é um pulinho!!! Sinuhe, admiro o trabalho que está fazendo na sua, deixando um carro super confiavel!! vamos avaliando a situação, mas pelas dicas de todos acho que vou dar mais uma analisada na ca original e num mecanico confiavel antes de partir pro "enxerto"

Obrigado pessoal pelo apoio!! ajudas assim sempre são bem-vindas!

Sinuhe
10/01/2014, 12:29
Valeu amigo, boa sorte.

zjlimited59
10/04/2014, 18:36
Bruno, quero ver se começo a mexer nela agora, tens como me passar o contato desse mecanico em floripa??





Quando comprei a minha Cherokee, que é bem parecida com a sua, uma 97 Limited, me vi com o mesmo problema. Um carro que não foi bem cuidado ao longo dos anos e estava precisando de um trato. Já fiz muitas coisas nela, inclusive, mandei fazer o câmbio, o que não foi nada barato. Mas, quando vi o resultado, não me arrependi. O carro voltou a rodar redondo e tenho certeza que, pelos próximos 100.000 km, não vou mais me incomodar com essa peça. Considerando que rodo com esse carro no máximo uns 200 km por mês, vou demorar a chegar no 100 mil. Estou próximo a você, em Florianópolis, e por aqui, também demorei a achar alguém que realmente entendesse perfeitamente as complexas Cherokees. Mas, depois que encontrei, só tenho visitado a oficina dele. Claro que, o valor é elevado, mas considerando a tecnologia embarcada e o preço das conseqüências de reparos mal feitos, penso que vale a pena pagar mais caro pelo serviço.

Precisando de algo aqui por Floripa, estamos as ordens.

Abraço e boa sorte!