PDA

Ver Versão Completa : Amortecedor Direção Hilux CD JAPA

Freitag
06/01/2014, 19:04
Amigos, estou com um barulho na dianteira da pick-up lado esquerdo próximo aos pedais , um toc-toc, quando o carro balança. Fiz uma inspeção visual, já sacudi e não tem nada solto, quebrado que possa está fazendo esse barulho. Já verifiquei eixo cardã, calço motor, calço da caixa etc... tudo mesmo e não identifico o danado. Estou acreditando ser o amortecedor de direção, em razão da localização e origem do barulho. Ocorre que o mesmo não possui vazamentos mas creio já ter chegado ao fim de sua vida útil. Ainda não retirei para fazer o teste, mas pela longa data do carro tudo está inclinado para ser ele. Aí fica a pergunta: primeiro, será que de fato pode ser ele, quais os sintomas de anomalia do mesmo? Segundo, encontrei esse no ML
Amortecedor De Direção Hilux Pick Up Até 1996 Antiga - R$ 160,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522624054-amortecedor-de-direco-hilux-pick-up-ate-1996-antiga-_JM)
será que é bom, alguém conhece essa marca? Sei que tem OME, entre outros com qualidade superior, mas aqui é difícil de encontrar, se alguém souber de qualquer outro mais robusto que seja mesmo modelo do link acima de outro veículo que de para adptar fico grato. Só lembrando que os amortecedores são zerados, turbogas cofap, e o barulho já existia antes.

Galego006
06/01/2014, 22:21
Cara, nunca mexi no amortecedor de direção da minha, mas já tive q trocar as borrachas "Batentes" superiores dos amortecedores dianteiros, ela fazia um barulho parecido, as borrachas gastam e fica aquela folga..
abraço

rfdex
06/01/2014, 22:33
FREITAG, a minha também apresenta de vez em quando este barulho. Descobri que era o cabo do velocímetro que tinha soltado daquelas garrinhas metálicas e estava solto, dai batia no assoalho e parecia ser algo de uma dimensão maior. Saudações

sandro_ventania
06/01/2014, 23:15
Esse negócio de barulho, grilo, etc escondido é de dar nos nervos...rss!
Quem já conhece o carro, se uma moeda ficar solta no porta-luvas a gente já ouve!
Outro dia foi barulho de metal na traseira...descobri que era a corrente do estepe...rsss!
No momento existe um que não sei ainda o que é...70% das vezes que freio com mais força, escuto um TOC, vindo de debaixo do carro...alguém sabe o que é?

Freitag, li essa dica em outro tópico:
"Outra dica: Amortecedor de direção: utilizem o da Cofap da Bandeirante necessita pequena adaptação.... um suportezinho e aumentar o furo do terminal."
Veja se vale a pena.

EduQxQ
07/01/2014, 00:06
Olá Freitag,
O amortecedor de direção da vtr estava com um dos lados com o parafuso pouco apertado e trepidava vez em quando.
Outra fonte de ruído que ocorria em marcha lenta é o suporte da tampa do motor. Mesmo fixado no grampo ele vibrava e batia no cofre do motor. Precisei encapuza-lo com um pedaço de mangueira de borracha e ficou beleza.
Agora sempre tem novos ruídos para desvendar, Tem um que me parece vir da cruzeta do cardan quando arranca. Há uma pequena folga no cardan traseiro e creio vir dali o barulho.
Boa pesquisa!

73!
Edu

HERICK
07/01/2014, 05:55
Amigos, estou com um barulho na dianteira da pick-up lado esquerdo próximo aos pedais , um toc-toc, quando o carro balança. Fiz uma inspeção visual, já sacudi e não tem nada solto, quebrado que possa está fazendo esse barulho. Já verifiquei eixo cardã, calço motor, calço da caixa etc... tudo mesmo e não identifico o danado. Estou acreditando ser o amortecedor de direção, em razão da localização e origem do barulho. Ocorre que o mesmo não possui vazamentos mas creio já ter chegado ao fim de sua vida útil. Ainda não retirei para fazer o teste, mas pela longa data do carro tudo está inclinado para ser ele. Aí fica a pergunta: primeiro, será que de fato pode ser ele, quais os sintomas de anomalia do mesmo? Segundo, encontrei esse no ML
Amortecedor De Direção Hilux Pick Up Até 1996 Antiga - R$ 160,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-522624054-amortecedor-de-direco-hilux-pick-up-ate-1996-antiga-_JM)
será que é bom, alguém conhece essa marca? Sei que tem OME, entre outros com qualidade superior, mas aqui é difícil de encontrar, se alguém souber de qualquer outro mais robusto que seja mesmo modelo do link acima de outro veículo que de para adptar fico grato. Só lembrando que os amortecedores são zerados, turbogas cofap, e o barulho já existia antes.

Querido Freitag! Não se desespere, se o amortecedor de direção estive no fim da vida, a VTR teria o sintoma de vibração no volante ao passar por um buraco, lombada, etc, essa vibração vai piorando com o tempo ao ponto de deixar a direção incontrolável, portanto desencane, pode ser apenas uma borrachinha gasta da suspensão! Experimente lubrificar o chassis pra ver se melhora! Um forte abraço.

Freitag
07/01/2014, 08:07
Quero agradecer a todos os amigos pela contribuição e explanação dos seus conhecimentos. O barulho era proveniente do amortecedor, visto que o parafuso inferior estava frouxo e o mesmo trepidava. Ontem a noite mesmo reapertei e hoje pela manhã foi tudo tranquilo. Vou fazer alguns testes para ter certeza que era 100% de lá. Havia trocado os mesmos no sábado e por um descuido meu não havia chamado no aperto o amortecedor do lado do motorista. A peça que fazia barulho antes desta troca já havia identificado e retirado, era um protetor do eixo cardã que estava trincada e com o balanço fazia barulho. Mais uma vez muito obrigado a todos, qualquer ajuda estamos aqui.