Ver Versão Completa : defletor no radiador
marciorank@gmail.com
05/01/2014, 15:28
blz pessoal
tenho em meu jeep motor opala e o radiador é o radiador do maverick,
estou descidido em colocar um defletor no radiador para ver se a temperatura
dele baixa um pouco, vou deixar a ventuinha na bomba d'agua, o defletor
vou fazer sob medida de forma que envolva bem a ventoinha que esta na bomba d'agua
deixando uma sobra de uns 20mm, somente para que quando o motor ceder
em erosões não encostar no defletor, ai que pergunto?
alguem sabe me dizer se este defletor vai me ajudar na temperatura do meu jeep.
blz pessoal
vou fazer sob medida de forma que envolva bem a ventoinha que esta na bomba d'agua
Sem dúvida amigo, tenho um amigo que fez isso e o radiador dele parou de ferver.20mm não está pouco?
Use como referência o motor ohc x radiador original, por onde você mora deve ter muitos ainda desses.
Abraço:safari-rig:...
marciorank@gmail.com
05/01/2014, 16:46
Sem dúvida amigo, tenho um amigo que fez isso e o radiador dele parou de ferver.20mm não está pouco?
Use como referência o motor ohc x radiador original, por onde você mora deve ter muitos ainda desses.
Abraço:safari-rig:...
ola amigo
sua resposta ja me deixou muito animado em fazer este defletor, pois vi que seu amigo fez e resolveu o problema.
pensei em deixar 20mm porque quanto menor for a distancia entre a helice e a boca do defletor mais irá forçar
a entrada de ar por frente do radiador gerando uma melhor refrigeração do sistema, porem do jeito que esta,
a helice puxa o ar de todos os lados.
valeu pela resposta, acho que meu jeep vai melhorar bastante.
ABRAÇO
Leco1974
05/01/2014, 21:25
Será que o defletor não vai facilitar tb a entrada de barro nas colméias do radiador e entupi-las mais rápido? Coloquei dois vasos expansores (de Corsa, eu acho) ligados ao radiador e resolvi o superaquecimento aumentando o volume de água que circula pelo sistema.
blz pessoal
Bom dia prezado ! a melhor alternativa, na minha opinião, seria instalar um ventilador elétrico no radiador, você pode até deixar o original na bomba dágua, mas o elétrico te garante que independente da rotação do motor você vai ter um fluxo de ar adequado, boa sorte e um abraço !
marciorank@gmail.com
06/01/2014, 06:47
Será que o defletor não vai facilitar tb a entrada de barro nas colméias do radiador e entupi-las mais rápido? Coloquei dois vasos expansores (de Corsa, eu acho) ligados ao radiador e resolvi o superaquecimento aumentando o volume de água que circula pelo sistema.
bom dia amigo
o defletor que me refiro é na parte traseira do radiador, entre o motor e o radiador somente para fazer com que a helice
que esta na bomba tenha maior sucção de ar quente que esta nas colméias, o que voce acha?
tem alguma foto do sistema dos vazos expansores que voce fez?
obrigado.
marciorank@gmail.com
06/01/2014, 06:50
Bom dia prezado ! a melhor alternativa, na minha opinião, seria instalar um ventilador elétrico no radiador, você pode até deixar o original na bomba dágua, mas o elétrico te garante que independente da rotação do motor você vai ter um fluxo de ar adequado, boa sorte e um abraço !
bom dia Jacimar
ja tenho um ventilador elétrico na frente do radiador, é isto que voce quiz dizer?
Robertux
06/01/2014, 16:58
O meu tem motor Ford OHC original, radiador original e defletor original. Quando restaurei o meu Jeep, comprei um defletor que estava sendo usado em um Maverick, portanto o defletor original do Jeep deve dar certo na radiador do Maverick, acho que são iguais e, como os motores Ford OHC e Opala 4 são praticamente do mesmo tamanho, deve dar certo no seu Jeep.
Na Agromotor vende de fibra.
marciorank@gmail.com
06/01/2014, 20:54
O meu tem motor Ford OHC original, radiador original e defletor original. Quando restaurei o meu Jeep, comprei um defletor que estava sendo usado em um Maverick, portanto o defletor original do Jeep deve dar certo na radiador do Maverick, acho que são iguais e, como os motores Ford OHC e Opala 4 são praticamente do mesmo tamanho, deve dar certo no seu Jeep.
Na Agromotor vende de fibra.
ola amigo.
estou fazendo o defletor, não esta facil, mas esta quase no finalmente, se nada atrapalhar
amanha coloco ele, mesmo sem acabamento, pois estou curioso para ver se vai melhorar.
abraço
bom dia Jacimar
ja tenho um ventilador elétrico na frente do radiador, é isto que voce quiz dizer?
Olá ! parece que sim, mas você tem o ventilador original e um elétrico, vou supor que ele foi instalado corretamente, ou seja, com cebolão e tudo . . . e ainda tem problema de aquecimento ?!? deve haver algo mais errado no seu motor : ponto adiantado demais, radiador entupido ou bomba ferrada . . . será que não ? abraço !
marciorank@gmail.com
07/01/2014, 22:05
Olá ! parece que sim, mas você tem o ventilador original e um elétrico, vou supor que ele foi instalado corretamente, ou seja, com cebolão e tudo . . . e ainda tem problema de aquecimento ?!? deve haver algo mais errado no seu motor : ponto adiantado demais, radiador entupido ou bomba ferrada . . . será que não ? abraço !
ola Jacimar
eu tenho a ventuinha original (na bomba d'agua), e a eletrica na frente do radiador, porem não
tenho ela instalada com cebolão, quando vejo que a temperatura esta alta eu ligo ela manual,o problema é que quando da uns dias quente aqui na região ela fica ligada a trilha inteira.
ola Jacimar
eu tenho a ventuinha original (na bomba d'agua), e a eletrica na frente do radiador, porem não
tenho ela instalada com cebolão, quando vejo que a temperatura esta alta eu ligo ela manual,o problema é que quando da uns dias quente aqui na região ela fica ligada a trilha inteira.
Bom dia prezado ! já lutei muito com problema de temperatura na minha C-10 e estou um pouco calejado com isso . . . acho que antes de partir para essa questão do defletor você deveria dar uma geral no seu radiador, termostática e bomba, boa sorte e um abraço !
Em tempo : Em dias quentes durante uma trilha "o bicho pega" mesmo ! será que não é normal esse comportamento da temperatura ?
Robertux
08/01/2014, 10:19
O defletor no radiador do Jeep com motor 4 cilindros e hélice na polia da bomba d'água é obrigatório.
A hélice trabalha puxando o ar através do radiador, como a distância entre ela e o radiador, no motor 4 cilindros, é grande, o ar em vez de passar pelo radiador vem pelo caminho mais fácil, ou seja, pelos lados, deixando o radiador apenas com o ar que vem de frente quando o jeep está em movimento. O defletor funciona como um duto, fechando as laterais e direcionando o fluxo de ar através do radiador.
Outra solução é a que o Jacimar falou, colocar uma ventoinha elétrica fixada diretamente no radiador, mas esta parece que você já usa e não está contente com ela.
marciorank@gmail.com
08/01/2014, 12:34
O defletor no radiador do Jeep com motor 4 cilindros e hélice na polia da bomba d'água é obrigatório.
A hélice trabalha puxando o ar através do radiador, como a distância entre ela e o radiador, no motor 4 cilindros, é grande, o ar em vez de passar pelo radiador vem pelo caminho mais fácil, ou seja, pelos lados, deixando o radiador apenas com o ar que vem de frente quando o jeep está em movimento. O defletor funciona como um duto, fechando as laterais e direcionando o fluxo de ar através do radiador.
Outra solução é a que o Jacimar falou, colocar uma ventoinha elétrica fixada diretamente no radiador, mas esta parece que você já usa e não está contente com ela.
boa tarde pessoal
terminei o defletor, fiz o jeep funcionar e coloquei um pedaço de plastico na frente do radiador com o jeep na lenta,
apresenta uma boa sucção, pois com o defletor que fiz não tem como entra ar pelas laterais, é obrigatorio a entrada de ar
pela frente do radiador, vou ver se a tarde dou uma volta com ele, pois hoje o dia esta muito quente aqui ai da pra ver se
obtive algum resultado.
abraço
Sergio2309
08/01/2014, 22:57
bom dia Jacimar
Essa ventoinha eletrica nos radiadores, ela não queima quando o carro pega uma agua braba pela frente????
depois posta fotos, acompanhando aki.
marciorank@gmail.com
10/01/2014, 22:15
Essa ventoinha eletrica nos radiadores, ela não queima quando o carro pega uma agua braba pela frente????
boa noite pessoal
hoje a tarde fez muito calor aqui em minha cidade, então aproveitei e fui dar uma volta
com meu jeep, agora com defletor no radiador, o resultado foi bom, não tem como dizer
quanto mas percebi que o jeep demora bem mais pra esquentar, agora é so testar ele
na trilha.
abraço.
Bom dia prezados ! houve um debate sobre isso a um tempo atrás aqui no fórum, e para aplicação em Jeeps que fazem natação ou chafurdam na lama, a conclusão foi que se houver orifícios na carcaça do ventilador é só vedá-los com fita ou silicone, se for um Jeep de passeio nem isso precisa porque nos automóveis normais funcionam sem proteção nenhuma, principalmente os ventiladores de condicionador de ar, que fica na frente do radiador . . . abraço à todos !
marciorank@gmail.com
02/02/2014, 07:05
bom dia pessoal
ontem aqui em minha cidade fez uns 38 graus, (quente pra caralho),
resolvi pegar o jeep e ir pra trilha testar o defletor do radiador,
e pra minha surpresa; ficou filé, a temperatura não passou dos
80, ficava entre 75 e 80. nem precisei ligar a ventuinha auxiliar
que tenho na frente do radiador.
valeu o empenho, agora é so tirar o bicho véio e fazer o acabamento na peça.
Abraço e obrigado pelos depoimentos dos amigos.
Bom dia prezado ! parabéns pela persistência e empenho, e por relatar o resultado ! abraço !
marciorank@gmail.com
02/02/2014, 21:46
Bom dia prezado ! parabéns pela persistência e empenho, e por relatar o resultado ! abraço !
fala véio.....
pelo que vejo em sua assinatura, voce tem gosto por carros véio igual a eu;
band 82 toda mexida, willys 1950 so pra trilha, fordinho 29 segundo dono e, começo de restauração.
abraço.
fala véio.....
pelo que vejo em sua assinatura, voce tem gosto por carros véio igual a eu;
band 82 toda mexida, willys 1950 so pra trilha, fordinho 29 segundo dono e, começo de restauração.
abraço.
Olá ! Fordinho 29 ! isso é que é relíquia, parabéns !