Ver Versão Completa : Rack de teto para Toyota Bandeirante
Sérgio Bambirra
04/01/2014, 00:47
Salve galera!
Preciso carregar dois caiaques Mistral, que acredito terem aproximadamente 30 quilos cada. Alguém saberia me indicar um rack apropriado para instalação no Toyota Bandeirante jipe longo de aço que resista bem a esse peso em deslocamentos por estradas de terra e trilhas leves a médias?
Que todos possamos ter um 2014 de muitas e boas realizações!
Sds.
Sérgio Bambirra
Carlo Pecca
04/01/2014, 11:35
Sergio
Vc tem que mandar fazer um suporte para tal peso, os racks comerciais suportam em media 15kg, umaoutra saida e fazer reboque, carretinha especifica para os kaiaques. Atualmente quem carteira b pode rebocar carretinhas ou trailers ate 3 ton ou 6 passageiros.
helder.dir
04/01/2014, 14:14
Sergiooo...
O meu caso era praticamente igual ao seu..., tenho jipe longo e comprei um caiaque..., e pra ajudar recentemente mudei para o Pará, ou seja, buracos, pinguelas e mta trilha pesadissima, enfim...., após ver varias fotos de rack de teto eu mesmo medi e fui num serralheiro..., após 2 idas ao serralheiro para medir, conferir, medir novamente em cima do jipe, e ir acertando as medidas, já que no teto a frente é mais estreita que a traseira, finalmente chegou-se na medida definitiva e ficou espetacularmente bom e até mesmo com uma estetica razoavelmente bonita, já que o rack eu fiz aproveitando e seguindo as curvas do teto, ou seja, eu nao fiz aquele quadradao q fica parecendo uma churrasqueira....kkkkkkkkkkkk
Outra coisa, pra aguentar muito peso, eu fiz com chapa de 3 mm e além disso dobradas em U para baixo, ou seja, as quinas criadas pelas dobras aumentam e muito a resistencia...
Ainda, qto a resistencia e coincidindo exatamente com a sua preocupacao, pra vc ter ideia, eu vim do Pará (Novo Progresso) até Votuporanga/SP com o caiaque em cima, os 2100 km foram totalmente tranquilos!!! Nem buraco, nem distancia..., nada afetou a estrutura...
Bom...., a viatura tá no mecanico fazendo uma revisao de freio e talvez uma adaptação de tanque na traseira (lugar original do estepe) e assim q eu pegar eu tento tirar umas fotos pra te mostrar...
Abraçooo e feliz ano novo!
helder.dir
04/01/2014, 14:34
445663445664445665445666445667
As fotos do rack fora do jipe ainda estavam em fase de elaboraço...., repare que as pontas que sobem foram cortadas após analise até que tanto a peça debaixo (a que encaixa no jipe) correria na peça de cima (a que foi cortada)...., ou seja, tem-se as seguintes peças..., a base que encaixa e fica em cima da canaleta, a que faz a junçao dessa com a barra de cima (a que atravessa de fora a fora o jipe) e a barra que atravessa o jipe.....
Obs: Como eu disse, repare que o rack foi feito na forma de U para baixo, fazendo com que as dobras aguentassem mais peso..., e realmente aguenta..., eu subo em cima delas!!!!
Bom, espero ter ajudado....
AlexandreStudart
04/01/2014, 22:15
Salve galera!
Preciso carregar dois caiaques Mistral, que acredito terem aproximadamente 30 quilos cada. Alguém saberia me indicar um rack apropriado para instalação no Toyota Bandeirante jipe longo de aço que resista bem a esse peso em deslocamentos por estradas de terra e trilhas leves a médias?
Que todos possamos ter um 2014 de muitas e boas realizações!
Sds.
Sérgio Bambirra
Sérgio, blza?
Dá uma olhada nesse site: http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=82&IdProdutoVersao=128 tem pronto para vender, suporta 50kg.
Alexandre.
Sérgio Bambirra
04/01/2014, 23:20
Valeu galera! :curtir:
Carlo, agradeço a sugestão, mas acho carretinha um trambolho danado, sem falar em impostos e pedágios a mais. Pela minha preguiça com trambolhos, nem me animo a ter bagageiro... então tenho ir de rack mesmo, que é mais fácil de montar, tirar e guardar. :concordo:
Helder, adorei o esquema do seu rack parrudo que, se vc me liberar do pagamento dos royalties, pretendo copiar. :)
Apesar das boas fotos que vc enviou ainda fiquei com duas dúvidas:
1ª) Foi feito algum procedimento para evitar que as quinas cortantes do perfil em U eventualmente danifiquem cordas e elásticos?
2ª) Como é que funciona o sistema de fixação na calha?
Aparentemente nossas bands tem uma configuração bastante semelhante, então aproveito para te perguntar sobre seus deslocamentos de 2100 Km, principalmente em relação à velocidade de cruzeiro e ruído do motor, pois penso em turbinar e alongar a minha principalmente por estes dois aspectos.
Grande abraço.
helder.dir
05/01/2014, 01:21
Valeu galera! :curtir:
Carlo, agradeço a sugestão, mas acho carretinha um trambolho danado, sem falar em impostos e pedágios a mais. Pela minha preguiça com trambolhos, nem me animo a ter bagageiro... então tenho ir de rack mesmo, que é mais fácil de montar, tirar e guardar. :concordo:
Helder, adorei o esquema do seu rack parrudo que, se vc me liberar do pagamento dos royalties, pretendo copiar. :)
Apesar das boas fotos que vc enviou ainda fiquei com duas dúvidas:
1ª) Foi feito algum procedimento para evitar que as quinas cortantes do perfil em U eventualmente danifiquem cordas e elásticos?
2ª) Como é que funciona o sistema de fixação na calha?
Aparentemente nossas bands tem uma configuração bastante semelhante, então aproveito para te perguntar sobre seus deslocamentos de 2100 Km, principalmente em relação à velocidade de cruzeiro e ruído do motor, pois penso em turbinar e alongar a minha principalmente por estes dois aspectos.
Grande abraço.
Amigo Sergio.
Vamos por partes:
1- Para se evitar que as cordas ou outro elemento de amarrio sofra cortes tem como colocar uma borracha que é de pressao...., é uma borracha que tem dentro dela tipo de um engate de arame, ou seja, nao solta nem a pau!!! Eu mesmo ainda nao coloquei, eis que o rack ficou pronto em um dia e no dia seguinte já segui viagem, afinal o serralheiro me enrolou pra caramba...., afinal isso que dá ser amigo do cara....hehehehe
Ainda, como a chapa é grossa ela sequer faz quina suficiente para cortar, apesar que por mais grossa que seja em atritos e trepidacoes acaba cortando mesmo..., enfim, por isso, ou melhor, coincidindo no assunto e evitando as quinas, eu amarrava nos buracos que correm os parafusos (quando eu detalhar as fotos vc irá entender)....
Bom, eu ainda farei algumas melhorias, tais como fixar alguns ganchos para amarrar...., os ganchos ficarão em uma das duas pernas do U e nao em cima onde os objetos ficam apoiados...e o principal, ganha em toda a extensao as borrachas que eu disse que, repito, sao ÓTIMAS (pena que eu nao tenho fotos delas aqui comigo)....
2-A fixaçao se dá com uma chapa pequena em L acompanhando a chapa que está sobre a canaleta até envolver a canaleta fazendo a curva como se fosse até no vidro... e no meio dela há o buraco do parafuso para se apertar na porca que está soldada na peça que é a base que vai em cima da canaleta, ou seja, essa peça abraça a canaleta e nao deixa ela subir e escapar....
Obs: Depois tirarei fotos mais detalhadas pra voce entender com exatidao o que eu expliquei....
Qto ao meu trajeto que vez ou outra eu faço, os 2100 km..., anteriormente eu pegava 160 km (pouco qdo se comparado aos 2100 km) mas agora sao apenas 30 km (avanço da pavimentação), e no eixo cuiaba e proximo a chapada dos guimaraes ha varios buracos, porem nao se comparam aos existentes entre alto taquari e alto araguaia...., neste ultimo os buracos sao monstruosos!!! pra voce ter ideia eu quebrei um varao de suporte do radiador (por sorte a helice nao quebrou o radiador) e o suporte da bomba hidraulica...., foi simplesmente o MAIOR buraco da minha vidaaa!!!! hehehe
Bom, tudo isso com o caiaque em cima desse suporte...
O ruido ja me incomodou mais, porem assim que eu a comprei eu passei duas maos de manta asfaltica pra calor e consequentemente ajudou nos ruido que vinham de buraquinhos (como vao do tanque com a carroceria e atras da caixa da bateria com a carroceria), tambem coloquei feltro de capoteiro e em cima disso tudo um tapete que eu mesmo fiz (nao ficou espetacular mas ja ajuda!!!)...hehehe
Eu ando na velocidade de 100/110 km e eu percebo que nos 110 o ruido ja fica no limite do confortavel/toleravel..., isso pra viagens longas ne, ja que em curtas tudo vira festa e se tolera....
Eu estou comixando em alongar a minha, porem as vezes eu pego uns trajetos que eu nao acredito de tao pesada que se torna a trilha...., enfim, se alongar eu perco um pouco da força na trilha (por isso que so alongarei qdo eu turbinar pq assim havera uma compensacao...), e turbinar eu irei fazer o qto antes, porem nessas ferias aqui na casa dos meus pais (votuporanga/sp) eu ja gastei um tantinho bom com a minha viatura..., coloquei o tao sonhado ar do jeito que EU queria (Ar. cond. das vans com 6 saidas no difusor), to trocando os bancos, vou aumentar a carga do alternador e uma revisaozinha no mecanico antes de voltar ao Pará, ou seja, vontade eu tenho so nao tenho dinheiro agora....hehehe
Assim que tive $$$, vou por a APL 240, 42/48 que pelo que li no forum ela enche mais na baixa rotaçao (principio das trilhas) e assim depois vou alongar pra 11x35..., ae, se messmo assim eu ainda ficar insatisfeito eu colocarei pneus 33 ou mais....
Bom, em resumo, os 2100 km pra mim eu tiro de letra pq amo a Band, mas o que mais me cansava era o calor (que agora foi resolvido)..., depois vou alongar qdo eu turbinar e colocar pneus 33 aro 15 ou 315/75/16, mas pra isso tenho que fazer as alteraçoes necessarias....
Aaaa, me diga qual a configuracao da sua, velocidade costumeira, consumo e etc...
É isso ae...
Abraços!!
Sérgio Bambirra
05/01/2014, 14:08
Sérgio, blza?
Dá uma olhada nesse site: http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=82&IdProdutoVersao=128 tem pronto para vender, suporta 50kg.
Alexandre.
Oi Alexandre, blza!
Grato pela dica, mas acho que vou copiar o modelo parrudo do Helder mesmo. É mais trabalhoso, pois tem de lidar com prestadores de serviço (os famigerados "eiros" rsrsrs), mas acho que o resultado final deve compensar.
Valeu!
Sérgio
Sérgio Bambirra
05/01/2014, 19:27
Amigo Sergio.
Vamos por partes:
1- Para se evitar que as cordas ou outro elemento de amarrio sofra cortes tem como colocar uma borracha que é de pressao...., é uma borracha que tem dentro dela tipo de um engate de arame, ou seja, nao solta nem a pau!!! Eu mesmo ainda nao coloquei, eis que o rack ficou pronto em um dia e no dia seguinte já segui viagem, afinal o serralheiro me enrolou pra caramba...., afinal isso que dá ser amigo do cara....hehehehe
Ainda, como a chapa é grossa ela sequer faz quina suficiente para cortar, apesar que por mais grossa que seja em atritos e trepidacoes acaba cortando mesmo..., enfim, por isso, ou melhor, coincidindo no assunto e evitando as quinas, eu amarrava nos buracos que correm os parafusos (quando eu detalhar as fotos vc irá entender)....
Bom, eu ainda farei algumas melhorias, tais como fixar alguns ganchos para amarrar...., os ganchos ficarão em uma das duas pernas do U e nao em cima onde os objetos ficam apoiados...e o principal, ganha em toda a extensao as borrachas que eu disse que, repito, sao ÓTIMAS (pena que eu nao tenho fotos delas aqui comigo)....
2-A fixaçao se dá com uma chapa pequena em L acompanhando a chapa que está sobre a canaleta até envolver a canaleta fazendo a curva como se fosse até no vidro... e no meio dela há o buraco do parafuso para se apertar na porca que está soldada na peça que é a base que vai em cima da canaleta, ou seja, essa peça abraça a canaleta e nao deixa ela subir e escapar....
Obs: Depois tirarei fotos mais detalhadas pra voce entender com exatidao o que eu expliquei....
Qto ao meu trajeto que vez ou outra eu faço, os 2100 km..., anteriormente eu pegava 160 km (pouco qdo se comparado aos 2100 km) mas agora sao apenas 30 km (avanço da pavimentação), e no eixo cuiaba e proximo a chapada dos guimaraes ha varios buracos, porem nao se comparam aos existentes entre alto taquari e alto araguaia...., neste ultimo os buracos sao monstruosos!!! pra voce ter ideia eu quebrei um varao de suporte do radiador (por sorte a helice nao quebrou o radiador) e o suporte da bomba hidraulica...., foi simplesmente o MAIOR buraco da minha vidaaa!!!! hehehe
Bom, tudo isso com o caiaque em cima desse suporte...
O ruido ja me incomodou mais, porem assim que eu a comprei eu passei duas maos de manta asfaltica pra calor e consequentemente ajudou nos ruido que vinham de buraquinhos (como vao do tanque com a carroceria e atras da caixa da bateria com a carroceria), tambem coloquei feltro de capoteiro e em cima disso tudo um tapete que eu mesmo fiz (nao ficou espetacular mas ja ajuda!!!)...hehehe
Eu ando na velocidade de 100/110 km e eu percebo que nos 110 o ruido ja fica no limite do confortavel/toleravel..., isso pra viagens longas ne, ja que em curtas tudo vira festa e se tolera....
Eu estou comixando em alongar a minha, porem as vezes eu pego uns trajetos que eu nao acredito de tao pesada que se torna a trilha...., enfim, se alongar eu perco um pouco da força na trilha (por isso que so alongarei qdo eu turbinar pq assim havera uma compensacao...), e turbinar eu irei fazer o qto antes, porem nessas ferias aqui na casa dos meus pais (votuporanga/sp) eu ja gastei um tantinho bom com a minha viatura..., coloquei o tao sonhado ar do jeito que EU queria (Ar. cond. das vans com 6 saidas no difusor), to trocando os bancos, vou aumentar a carga do alternador e uma revisaozinha no mecanico antes de voltar ao Pará, ou seja, vontade eu tenho so nao tenho dinheiro agora....hehehe
Assim que tive $$$, vou por a APL 240, 42/48 que pelo que li no forum ela enche mais na baixa rotaçao (principio das trilhas) e assim depois vou alongar pra 11x35..., ae, se messmo assim eu ainda ficar insatisfeito eu colocarei pneus 33 ou mais....
Bom, em resumo, os 2100 km pra mim eu tiro de letra pq amo a Band, mas o que mais me cansava era o calor (que agora foi resolvido)..., depois vou alongar qdo eu turbinar e colocar pneus 33 aro 15 ou 315/75/16, mas pra isso tenho que fazer as alteraçoes necessarias....
Aaaa, me diga qual a configuracao da sua, velocidade costumeira, consumo e etc...
É isso ae...
Abraços!!
Salve Helder!
Grato pelas explicações, aguardo as fotos que serão muito úteis na orientação dos trabalhos de confecção dos racks.
Não faço a mínima ideia do que sejam essas borrachas que vc menciona, mas já havia imaginado uma forma de revestir/forrar as barras transversais até para aumentar a proteção e dificultar a movimentação da carga.
Quanto à Esmeralda, quando a comprei em set/2012, passou por uma revisão geral do motor (OM314 aspirado), cambio, caixa de transferência, diferenciais e linha de combustível. Como melhorias, ganhou tanque de plástico (da CLA), direção hidráulica e bancos da L200 Triton). Depois disso, passou por revisão geral da parte elétrica, ganhou novos farois auxiliares, amortecedores novos e buchas de jumelos em poliuretano. Até hoje uso os 265 70 R16 que vieram nela, mas que pretendo trocar em breve por 265 75 R16. E desde então só tenho aproveitado a viatura em passeios mais curtos, junto às atrações da minha região (serras, rios, represas, cachoeiras, sítios e fazendas), andando sempre em estradas de terra e trilhas.
Minhas experiências no asfalto sempre foram na Fernão Dias (BR 381), rodovia duplicada e com bom asfalto. Já fui para Mairiporã com o pé embaixo com o consumo de aproximadamente 8 Km/l, mas já fui para BH na maciota com o consumo de 12,38 Km/l.
Como a band para mim significa lazer, tendo a andar na faixa dos 80 a 100 Km/h, mas para viajens mais longas creio que 100 a 120 Km/h seria mais interessante, daí a necessidade de turbinar e alongar a relação. Ar condicionado e isolamento termoacústico tb estão na lista de ups a serem feitos mas, sendo professor, será no esquema devagar e sempre. rsrsrs
Segue uma foto da nossa cara e, mais uma vez, grato pelas dicas.
Abs.
Sérgio
Carlo Pecca
05/01/2014, 20:32
SERGIO
Beleza de ranchinho e nesse rio tem muito peixe?
Sérgio Bambirra
05/01/2014, 21:00
Salve Carlo!
Tem não, só mesmo uns lambarizinhos, mas tem uma bela cachoeira que compensa o passeio. Trata-se da Cachoeira da Esmeralda no município de Carrancas-MG.
Abs.
hercilio.neto
05/01/2014, 21:33
Parabéns Helder, ficou muito bom o rack.
helder.dir
08/01/2014, 22:11
Obrigado Hercilio!!!
Ainda ficará melhor o Rack..., depois que eu instalar alguns pontos de amarração que pretendo por...
Aproveitando, eu fui rapidamente em campinas e comprei umas pecinhas nas lojas que voce me indicou..., inclusive quando mencionei o seu nome (quando ele perguntou como eu soube da loja) na Tor of road ele mencionou que voce possuia uma band capota de lona......., eu boiei!!! hehehe
Quem sabe a minha proxima ida a campinas a gente marque um encontro pra batermos um papo toyoteiro...
Sergio:
Depois, com calma, eu vou desmontar o rack e fotografar as peças, uma a uma e descrever as medidas pra quem quiser copiar..., facilita muito, sei bem, afinal eu já suguei muito os posts do nosso Forum4x4brasil....hehehe
Abraçoo a todos!
hercilio.neto
08/01/2014, 23:20
Obrigado Hercilio!!!
Ainda ficará melhor o Rack..., depois que eu instalar alguns pontos de amarração que pretendo por...
Aproveitando, eu fui rapidamente em campinas e comprei umas pecinhas nas lojas que voce me indicou..., inclusive quando mencionei o seu nome (quando ele perguntou como eu soube da loja) na Tor of road ele mencionou que voce possuia uma band capota de lona......., eu boiei!!! hehehe
Vixe, com quem voce falou lá, com o Rodrigo ou o Virgílio?
Já faz 2 anos e meio que troquei minha Band de lona... É que tive ela por mais de 8 anos.
Quem sabe a minha proxima ida a campinas a gente marque um encontro pra batermos um papo toyoteiro...
Ôpa, com certeza. Daí voce me dá um alô e a gente toma uma cerveja.
helder.dir
10/01/2014, 01:19
Hercilio.
Agora eu nao estou lembrando o nome do atendente..., mas creio chamar Rodrigo...e se é que ajuda, na garagem havia um troller amarelo (vai que é dele...). A mecanica que tem ao lado é da mesma empresa? Sao especialistas em jipes e 4x4? Fui muito na pressa a campinas e nao reparei ou andei do jeito que gosto..., inclusive queria ter visto sobre turbinas, kits de turbinamento e intercooler..., enfim..., fica pra proxima vez..., e certamente na proxima vez eu te contato pra tomar uma cerveja ou até mesmo um suco aos redores da lagoa do taquaral enquanto se ve o movimento...hehehe
Obrigado,
Abraçoo!
hercilio.neto
10/01/2014, 09:03
É o Rodrigo. Aquele Troller é dele.
Aquela oficina era da Tor Off Road e já foi especializada em 4x4. O finado Sr. Alceu era o mecânico e sócio lá. Quando ele faleceu a oficina foi tocada pelos parentes do Sr. Alceu (Paulo e Antonio), mas na época faltava um pouco de cancha para eles. Aí o Rodrigo ficou só com a loja.
Paulo e Antonio então foram trabalhar com o finado Chico Toyota e se tornaram ótimos mecânicos. Após a morte do Sr. Chico, tocam a oficina sozinhos (a antiga oficina da Kumazawa, que hoje também é só loja) no bairro Satélite Iris.
Carlo Pecca
10/01/2014, 13:43
Cara!
Tu sabe mais da história que o padre, só!!!
Assim, eu fico mudo!!!!!!
hercilio.neto
10/01/2014, 22:04
Pecca,
Paulo e Antonio são os meus mecânicos de confiança.
Aprenderam o trampo primeiro com o Sr. Alceu e depois com o Sr. Chico Toyota que eram feras (talvez os melhores do estado).
helder.dir
11/01/2014, 00:13
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que massa tudo isso Hercilio!!!!
Pelo visto, ou melhor, pelo lido, voce deve morar em campinas já faz um tempinho bom ein....hehehehe
Sérgio Bambirra
15/01/2014, 17:16
Blz Helder! :dance:
Te agradeço a gentileza e a boa vontade e aguardo as fotos para poder te copiar.
Abs.
helder.dir
23/01/2014, 01:11
44803344803444803544803644803744803844803944803844 8039
Blz Helder! :dance:
Te agradeço a gentileza e a boa vontade e aguardo as fotos para poder te copiar.
Abs.
Amigos, peço desculpas pela demora..., estou mudando de escritório/reformando e etc...., enfim, quase não to com tempo...., porém a vontade ta difícil de segurar...
Sergio, depois eu te passo as medidas..., veja se você consegue entender..., repare bem nas fotos..., eis que coloquei um de costas e outro de frente (por baixo e por cima) pra se ter uma noção exata....
Abraçaooo!!!!
Sérgio Bambirra
23/01/2014, 12:14
Blz Helder, tá valendo. Show de bola o rack parrudo!
Abs.
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