PDA

Ver Versão Completa : Vitara - Limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado

rbrunato
02/01/2014, 11:34
Pessoal, boa tarde.
Aproveitando os poucos dias de tempo livre que alguns tem nessa época, andei fazendo alguma pesquisas sobre coisinhas que preciso fazer no meu Vitara.
Foi quando encontrei este passo a passo muito interessante no grupo Suzuki-net feito pelo Marco para a limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado do Vitara.
Segue abaixo:

1. Retirar o porta luvas, soltando dois pequenos suportes de plásticos que fazem o porta luvas girar;

2. Soltar 3 parafusos (dois em cima e 1 em baixo) da caixa branca onde fica o ventilador;

3. Soltar o cabo que faz movimentar a "aleta de ar externo / ar interno";

4. Soltar os cabos/conectores que seguram a caixa branca. Para ficar mais fácil, eu soltei apenas dois:
a. o conector que ligar a resistência, olhando de frente, o mais a esquerda e que fica ligado a um suporte preto que entra na caixa baixa;
b. e conector ligado a caixa branca por um suporte metálico, mediante a retirada de dois parafusos pela parte de baixo da caixa branca;

5. Após a retirada da caixa branca, terá visão lateral da serpentina e com um pincel, escova de dente e aspirador faça o serviço de limpeza, tomando o devido cuidado para não amassar as aletas da resfriador;

6. Por fim, alerto, também, para tomar cuidado com o conjunto de resistência que fica dentro da caixa branca, para não danificar ou amassá-las;

7. Obs: No meu caso, como tenho conhecimento de motores elétricos, aproveitei para limpar o motor do ventilador;

Material necessário:
Ferramentas em geral, pincel, escova de dente velha, aspirador e fita dupla face/ feltro para substituir os velhos ressecados pelo tempo

diegotmc
02/01/2014, 12:01
Boa! Estou querendo dar uma geral no meu também.
Agora de manhã desmontei o velocímetro pra dar uma geral na iluminação. Comprei umas lampadas de led branco, quando escurecer vou ver se ficou legal.

mas.marco
02/01/2014, 13:34
Pessoal, boa tarde.
Aproveitando os poucos dias de tempo livre que alguns tem nessa época, andei fazendo alguma pesquisas sobre coisinhas que preciso fazer no meu Vitara.
Foi quando encontrei este passo a passo muito interessante no grupo Suzuki-net feito pelo Marco para a limpeza da Caixa Fria do Ar-Condicionado do Vitara.
Segue abaixo:

1. Retirar o porta luvas, soltando dois pequenos suportes de plásticos que fazem o porta luvas girar;

2. Soltar 3 parafusos (dois em cima e 1 em baixo) da caixa branca onde fica o ventilador;

4. Soltar os cabos/conectores que seguram a caixa branca. Para ficar mais fácil, eu soltei apenas dois:
a. o conector que ligar a resistência, olhando de frente, o mais a esquerda e que fica ligado a um suporte preto que entra na caixa baixa;
b. e conector ligado a caixa branca por um suporte metálico, mediante a retirada de dois parafusos pela parte de baixo da caixa branca;

5. Após a retirada da caixa branca, terá visão lateral da serpentina e com um pincel, escova de dente e aspirador faça o serviço de limpeza, tomando o devido cuidado para não amassar as aletas da resfriador;

6. Por fim, alerto, também, para tomar cuidado com o conjunto de resistência que fica dentro da caixa branca, para não danificar ou amassá-las;

7. Obs: No meu caso, como tenho conhecimento de motores elétricos, aproveitei para limpar o motor do ventilador;

Material necessário:
Ferramentas em geral, pincel, escova de dente velha, aspirador e fita dupla face/ feltro para substituir os velhos ressecados pelo tempo

Bateu umas fotinhas não? :pipoca:

rbrunato
03/01/2014, 09:21
Bateu umas fotinhas não? :pipoca:

Bati, aqui estão!!!

Eles ficam na parte de trás, mais ou menos onde esta indicado no desenho, são pequenos pinos de pressão:
445434
Os dois de cima que estão indicados, podem ser retirados. O de baixo, aconselho apenas soltar sem retirar, pois pode servir de guia para a reinstalação da peça posteriormente:
445435

No meu caso, descobri uma gambiarra que foi feita por algum mecanico no passado. O cabo estava desconectado o a aleta estava presa por um lacre preto, como se vê na parte lateral da peça.
Quando fui reinstalar, aproveitei para corrigir isto.
445436

5. Após a retirada da caixa branca, você poderá ter uma visão lateral da serpentina na caixa preta que permaneceu no carro. Com um pincel, escova de dente e aspirador faça o serviço de limpeza, tomando o devido cuidado para não amassar as aletas da resfriador.

Outro dia e com mais tempo, acho que vou retirar esta caixa preta para limpar também.
Antes vou pesquisar para não fazer M&rd@.

Abaixo algumas fotos do estado em que se encontrava a minha caixa branca e como ficou após a limpeza/revisão.

445437
445438
445439
445440
445441
445442
445443
445444

diegotmc
03/01/2014, 11:15
Show de bola! Acabei de desmontar a minha. As espumas já eram praticamente inexistentes. Amanhã compro pra terminar o serviço.
Essa resistência aí, a minha está com uns pontos de solda quebrados. Acho que está igual a sua. Tem problema?

Quanto ao velocímetro que falei antes, na troca por leds aconteceu o que eu esperava: a luz não espalha. Acabei deixando com lampadas originais novas, mas sem a capa verde, ficando então uma iluminação branca/amarela.
Desmontei tudo e limpei. Quase faço merda e desalinho tudo hehehe... quando religuei, o ponteiro do contagiros pulou pra 3500, então recoloquei com ele já ligado. E uma coisa chata que descobri: meu hodômetro provavelmente já foi adulterado. Tem uma parte colada no eixo dos números. Mas foda-se. Ele marca 177 mil hoje. 177 mil ou 227 mil... tanto faz nessa altura do campeonato.

rbrunato
03/01/2014, 12:30
Show de bola! Acabei de desmontar a minha. As espumas já eram praticamente inexistentes. Amanhã compro pra terminar o serviço.
Essa resistência aí, a minha está com uns pontos de solda quebrados. Acho que está igual a sua. Tem problema?

Quanto ao velocímetro que falei antes, na troca por leds aconteceu o que eu esperava: a luz não espalha. Acabei deixando com lampadas originais novas, mas sem a capa verde, ficando então uma iluminação branca/amarela.
Desmontei tudo e limpei. Quase faço merda e desalinho tudo hehehe... quando religuei, o ponteiro do contagiros pulou pra 3500, então recoloquei com ele já ligado. E uma coisa chata que descobri: meu hodômetro provavelmente já foi adulterado. Tem uma parte colada no eixo dos números. Mas foda-se. Ele marca 177 mil hoje. 177 mil ou 227 mil... tanto faz nessa altura do campeonato.

Então Diego, as minhas resistências estavam boas, o problema foi mesmo a gambiarra feita em algum mecânico em algum momento da vida do Vitara, mas agora resolvi este problema.
Talvez, se der coragem, no final de semana irei desmontar e limpar a caixa preta.
Me pareceu meio complicada e aí fico com medo de fazer besteira, então irei antes dar uma pesquisada por algum tutorial na net.
Quanto às espumas, as minhas também estava muito ressecadas, quando passava o dedo elas se desfaziam.
Coloquei espumas novas, daquelas de som automotivo.
Também já pensei em desmontar o painel, mas nunca tive coragem.
O que estou pensando em fazer é espalhar alguns Leds no interior do carro para acenderem junto com a luz do teto afim de ajudar na iluminação quando estamos procurando algo.
Vou procurar algum que seja discreto e bem peqeno, para colocar debaixo dos bancos e do painel, para iluminar todo o assoalho do carro.
E também não acho que a Km do seu carro irá fazer alguma diferença neste momento.
Se as velas, correias e barulhos do motor estiverem em dia/normais, não tem do que se preocupar.

mas.marco
03/01/2014, 12:46
Valeu Brunato!!!
Show de boleta!

Ae Diego, volta 1 dígito ou adiante 1, só pra você ter a sensação de controle e seja mais feliz. ahahah

Espero sair do V6 agora e pegar o 2 portas. Só pra andar no barro.

Abraços procês!

diegotmc
03/01/2014, 13:19
Vou zerar tudo quando eu refizer o motor :D

Também não tive coragem de tirar a caixa preta. Mas essa limpeza tirando a caixa branca já vai dar uma boa diferença!
Porém, pra completar o serviço tenho que ir numa loja que mexa com ar-condicionado. O meu perdeu o gás. O dono anterior disse que uma vez quebraram a linha do gás numa manutenção. Quando eu peguei o carro em agosto, estava sem gás. O cara levou pra dar uma carga antes de me passar. Acho que ainda deve ter vazamento. Esses dias fui ligar o ar e já era...

mas.marco
05/01/2014, 13:09

Também não tive coragem de tirar a caixa preta. Mas essa limpeza tirando a caixa branca já vai dar uma boa diferença!
Porém, pra completar o serviço tenho que ir numa loja que mexa com ar-condicionado. O meu perdeu o gás. O dono anterior disse que uma vez quebraram a linha do gás numa manutenção. Quando eu peguei o carro em agosto, estava sem gás. O cara levou pra dar uma carga antes de me passar. Acho que ainda deve ter vazamento. Esses dias fui ligar o ar e já era...

Rio de Janeiro: Sensação de 50graus.

Imagine andar em banco de couro SEM ar condicionado.

Sinistro...

kn0b
05/01/2014, 21:06
Mas.Marco,

Em Brasília tb não deve ser muito diferente não!! ehhehe

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/4400.html)rbrunato,

Show!! Me animou para fazer isso na minha TK, o problema é que tenho que ir para a casa do meu pai, fazer isso no estacionamento que paro vai ser f*** :-?

diegotmc
06/01/2014, 13:44
Brasília também tá um calor brabo! Mas longe dessa sensação de 50 graus.

Na minha caixa usei uma espuma um pouco diferente:

445862

445863

445864

445865

Também usei nas bordas da caixa branca e da preta, onde elas se juntam, pra não ficar vazando ar.
E na entrada da caixa branca, fiz uma espécie de filtro de ar. Pena que esqueci de tirar mais fotos...

Hoje resolvi o ar-condicionado. Agora sim ele gela bem! Pra finalizar vou usar um daqueles sprays de higienização de ar.

tjflorindo
06/01/2014, 18:29
Diego,

Quando eu comprei o meu me atrevi a desmontar tudo, até o painel eu desmontei....mas pra tirar a caixa preta (evaporadora) tem que desconectar o cano do gás, como tinha reposto gás a pouco tempo, acabei não tirando.

Mas o serviço fica filé! A tempo falei que ia adaptar um filtro nele, mas vai aparecendo outras coisas pra fazer (como um vazamento agora no retentor do conversor de torque) :putz:que acabo adiando!

rodrigo.hoffman
02/02/2014, 22:49
Tb to fazendo a limpeza da minha..

Hoje retirei e ja limpei tudo.. Amanha compro as espumas novas e vamos ver como vai ficar.. Só pra constar que a minha caixa é preta e não branca como a de vc´s...

[ ]´s

rodrigo.hoffman
06/02/2014, 19:01
Rapaziada

A caixa evaporadora ta imunda.. Tem folhas, galhos ,terra e tudo que se possa imaginar.. Algum jeito de limpar ela sem retira-la...

Já tentei aspirar e passar ar-comprimido mas ainda continua sujo.. To pensando em lavar com água mesmo.. Será que a água vai escorrer pelo ladrão ou corro risco de danificar algo??

Abraços

mas.marco
08/02/2014, 16:33
O ser humano que determinou o local dos parafusos superiores da caixa branca, assim como o iluminado que inventou aquelas presilhas bicudas pra remover a tampa do porta-luvas NÃO são seres do bem...

Não tenho chave em L para remover os parasusos superiores... As que tenho, não dá pra alcançar e girar ao mesmo tempo.
Fiquei no 0 x 0
ou pior, no 1 x 0 pra caixa.
:boxing:

rodrigo.hoffman
09/02/2014, 22:36
O ser humano que determinou o local dos parafusos superiores da caixa branca, assim como o iluminado que inventou aquelas presilhas bicudas pra remover a tampa do porta-luvas NÃO são seres do bem...

Não tenho chave em L para remover os parasusos superiores... As que tenho, não dá pra alcançar e girar ao mesmo tempo.
Fiquei no 0 x 0
ou pior, no 1 x 0 pra caixa.
:boxing:

Rapaiz..

O lugar e ruim mesmo.. A sorte que tinha uma chave de catraca, senão o negocio fica tenso mesmo..

Mas vale a pena o serviço.. Dentro da caixa evaporadora tinha mais folha, galho e terra que cobria quase 1/4 do radiador.. Depois de uma boa limpada tá gelando um pouco melhor.. Vou dar verificada no gás, pra ver como está a pressão..

[ ]´s

mas.marco
10/02/2014, 15:35
vou numa loja amanha, atras dessa chave de catraca...
me senti impotente. ahahaha

diegotmc
10/02/2014, 16:03
Eu to pra comprar um jogo de catraca e soquetes. As ferramentas que eu tenho em casa ou são muito ruins ou estão no fim da vida, tudo gasto. Ontem fui instalar o espaçador de cardã e foi um saco!

Estou pra pegar esse aqui: Jogo de Soquetes com Encaixe de 12 Pol com 25 Pecas - R$ 141.21 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19335/2/139/jogo-de-soquetes-com-encaixe-de-12-pol-com-25-pecas)

E o serviço todo de limpeza da caixa (restauração, carga no gás, produto de higienização) valeu muito a pena! Agora o ar do Vitara tá gelando mais que o do meu New(old) Fiesta!

mas.marco
11/02/2014, 12:03
Eu to pra comprar um jogo de catraca e soquetes. As ferramentas que eu tenho em casa ou são muito ruins ou estão no fim da vida, tudo gasto. Ontem fui instalar o espaçador de cardã e foi um saco!

Estou pra pegar esse aqui: Jogo de Soquetes com Encaixe de 12 Pol com 25 Pecas - R$ 141.21 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19335/2/139/jogo-de-soquetes-com-encaixe-de-12-pol-com-25-pecas)

E o serviço todo de limpeza da caixa (restauração, carga no gás, produto de higienização) valeu muito a pena! Agora o ar do Vitara tá gelando mais que o do meu New(old) Fiesta!

Farei a limpeza assim que comprar as ferramentas.
Tentei tirar o tampão do air bag mas o cagaço falou mais alto.

aliás, esse mesmo jogo aí já está mais barato. no mesmo site, procure pelo jogo (atraves desse link). foi pra menos de 140.

boa dica!

mas.marco
25/04/2014, 18:14
Rapaziada

A caixa evaporadora ta imunda.. Tem folhas, galhos ,terra e tudo que se possa imaginar.. Algum jeito de limpar ela sem retira-la...

Já tentei aspirar e passar ar-comprimido mas ainda continua sujo.. To pensando em lavar com água mesmo.. Será que a água vai escorrer pelo ladrão ou corro risco de danificar algo??

Abraços

Rodrigo, conversei com o mecânico sobre isso e fiz no meu.

Na entrada da caixa que fica fixa, pode jogar agua la dentro com pressão. Fiz no meu com lavadora de pressão, com o jato 'espalhado' - não pode ser jato fino por causa do impacto na colmeia.

Saiu tudo pelo ladrão. O que fica ali dentro, vai evaporar.

Coloca um recipiente abaixo da saida pq quando ela encher, vai cuspir tudo pra fora e pro ladrão.
É uma agua IMUNDA e nojenta.

O meu ar tá incrivelmente gelado, como NUNCA esteve.

rodrigo.hoffman
27/04/2014, 23:25

Na entrada da caixa que fica fixa, pode jogar agua la dentro com pressão. Fiz no meu com lavadora de pressão, com o jato 'espalhado' - não pode ser jato fino por causa do impacto na colmeia.

Coloca um recipiente abaixo da saida pq quando ela encher, vai cuspir tudo pra fora e pro ladrão.

Tb lavei com a mangueira e fiz a higienização..

Mas ele continua gelando menos do que eu gostaria.. Como tá chegando o inverno devo usar pouco o ar agora.. Mas vou providenciar uma carga de gás pra ver se resolve...

Abraços

mas.marco
28/04/2014, 13:43
Fiz a carga de gas e a troca de oleo do compressor.

Tá até doendo: nariz e dedos...

carlos muller
01/08/2014, 10:23
Bati, aqui estão!!!

Eles ficam na parte de trás, mais ou menos onde esta indicado no desenho, são pequenos pinos de pressão:
445434
Os dois de cima que estão indicados, podem ser retirados. O de baixo, aconselho apenas soltar sem retirar, pois pode servir de guia para a reinstalação da peça posteriormente:
445435

No meu caso, descobri uma gambiarra que foi feita por algum mecanico no passado. O cabo estava desconectado o a aleta estava presa por um lacre preto, como se vê na parte lateral da peça.
Quando fui reinstalar, aproveitei para corrigir isto.
445436

5. Após a retirada da caixa branca, você poderá ter uma visão lateral da serpentina na caixa preta que permaneceu no carro. Com um pincel, escova de dente e aspirador faça o serviço de limpeza, tomando o devido cuidado para não amassar as aletas da resfriador.

Outro dia e com mais tempo, acho que vou retirar esta caixa preta para limpar também.
Antes vou pesquisar para não fazer M&rd@.

Abaixo algumas fotos do estado em que se encontrava a minha caixa branca e como ficou após a limpeza/revisão.

445437
445438
445439
445440
445441
445442
445443
445444

amigo...desculpe a ignorancia, mas qual a importancia da resistencia no sitema??? apenas para regular a temperatura?...o meu ja foi pro saco faz tempo e como ja fiz mil e uma intervenções (dinheiro jogado fora) no ar condicionado e sempre volta a parar de gelar, tô achando que o problema deve ser apenas esta peça!!!

grato por qualquer ajuda

rodrigo.hoffman
03/08/2014, 21:52
amigo...desculpe a ignorancia, mas qual a importancia da resistencia no sitema??? apenas para regular a temperatura?...o meu ja foi pro saco faz tempo e como ja fiz mil e uma intervenções (dinheiro jogado fora) no ar condicionado e sempre volta a parar de gelar, tô achando que o problema deve ser apenas esta peça!!!

grato por qualquer ajuda

Se não estou enganado as resistências são responsáveis pelas velocidades do ventilador..

[ ]´s

BTMEC
05/08/2014, 09:15
Olá pessoal,

a melhor coisa a fazer é adaptar um filtro nesta entrada

473208

perdi o meu evaporador por causa de sujeira, tinha vários vazamentos dentro da colméia.

Segue o link do que eu fiz no meu em 2011.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/9992-lista-de-precos-de-adaptacoes-e-servicos-para-vitara-61.html#post1424392

Hoje eu melhorei esta adaptação, não precisa tirar a caixa inteira, apenas abro o porta-luva e faço a troca, depois posto novas fotos.

RodrigoWerle
17/10/2017, 20:06

Ressuscitando o tópico, gostaria de saber onde fica o ladrão da caixa preta onde fica o evaporador? Sai para fora do carro ou dentro?

Estou precisando fazer uma limpeza grande no sistema de ar pois já revisei tudo do sistema (menos limpeza) e continua gelando pouco.

Obrigado!

Joao Baeta
04/04/2021, 00:12
:arrow: Povo!
Pergunta:
O ECU do ar condicionado que fica na frente da caixa?
Acredito que seja o mesmo o do Samurai...Certo ou errado?
Abs!