PDA

Ver Versão Completa : Quebra trava roda dianteira ....e a roda caiu!

tjflorindo
02/01/2014, 00:49
Feliz ano novo amigos!

E o Jaspion começou o ano dando trabalho....rsrsrs....
Depois de passar o dia brincando em um monte de erosão (grandes) acabei atolando em uma onde o pneu direito ficou totalmente calçado, o jeep escorregou e ele ficou calçado por um palanque da cerca....
Amarrei o guincho em uma arvore longe, com a ajuda de uma patesca, consegui tirar ele, mas fazendo uma força danada....
Não ouvi nenhum estalo sequer....
Estava traçado, reduzido (xcrawler), bloqueado e com os pneus grandes (roda livre é manual) acionada.....

Até ai Ok.....

Na hora de ir embora, desliguei as rodas livres, desengatei a tração como de costume e sai....dois quilometros da fazenda, na terra ainda, fui desviar de uma poça d´agua, estava bem devagar, e do nada, a roda direita se soltou...e cai dentro dágua!:evil:

Com ajuda do guincho do jeep e do trator, levantamos a frente e arrastei pra casa de volta....

Nunca tinha desmontado o eixo dianteiro, mas pra facilitar a vida do mecanico (estava a 100 km da oficina) fui desmontar todo o eixo até a homocinética para levar para ele ver....

A questão é....como cai numa poça de lama, algumas peças podem ter sumido....e to curioso até agora pra saber como é preso o munhão do eixo....me restou apenas daquela arruela de rosca que é travada por 3 parafusos pra traz.....

Amanha vou cedo na oficina tentar descobrir o que aconteceu....a sorte que foi antes de pegar a rodovia, se fosse dois km depois nem sei se teria casamento no mês que vem :???:

rodrigo.hoffman
02/01/2014, 08:56
Cara..

Que m@#$a hein..

Arrancou a roda inteira.. Com o disco de freio, pinças e tudo junto??

[ ]´s

tjflorindo
02/01/2014, 09:08
Tudo rapaz....com o cubo e tudo....ficou só a manga do eixo....

rodrigo.hoffman
02/01/2014, 09:19
Ah. entendi!! muito estranho

Se no Vitara for igual aos CJ´s na manga tem uma porca que faz a regulagem da folga da roda.. Ou foi afrouxando até cair (acho dificil) ou quebrou rolamento (mas tb não era pra cair) ou puxou a rosca da manga ou o cubo quebrou com o esforço??

Acho que não pode ser outra coisa além disso

[ ]´s

tjflorindo
02/01/2014, 11:24
Acabei de chegar do mecânico....não achei o que era por que a trava foi para o espaço....
ele tem uma trava que se encaixa no entalhe dentro da manga que segura o rolamento....(eu sinceramente achei um treco muito fraco, mas é assim)....
Com a força que fez com o guincho, a trava roçou o encaixe dentro da manga, comendo a lateral até escapar....não caiu antes por que com a roda livre acionada, tava travando pela homocinética.

Vou desmontar do outro lado pra examinar tmb como está....

To achando que vou antecipar uns planos e já começar a pensar pra montar os eixos de hilux nele. Aqui no paraguai é fácil e barato pra comprar....

tjflorindo
02/01/2014, 12:14
um colega meu filmou a cena...vou pegar o vídeo depois e posto....mas o conjunto ta animal....só tive que murchar os pneus pra andar na areia fofa.......

Nava
02/01/2014, 17:53
Meu amigo teve o mesmo problema.
O canal da trava gasta e ela escapa e cai tudo fora.
Levamos a peça no torneiro, melhoramos o canal e colocamos uma trava nova mais larga e de ajuste mais forte e acabou o problema.
A trava interna vc compra em lojas de parafusos e ferramentas.
Vc pode tb dar uns pingos de solda na trava caso a carcaça não dê para refazer o canal.
Mas o certo é trocar a peça.
O cagasso de sair a roda a 100km/h é grande! Achei meu amigo branco!

Fabil
02/01/2014, 18:40
cara, se vc tem facilidade de buscar um par de eixo de hilux, nem perca tempo e grana consertando o original..

aproveita e se achar mais de um par de eixos, traz um p/ mim.. :mrgreen:

Caio Tessa
02/01/2014, 20:04
Opa, eixos de Hilux ? Eu quero !!

Posta o video para gente ver TJ.. Abraços

tjflorindo
03/01/2014, 00:11
cara, se vc tem facilidade de buscar um par de eixo de hilux, nem perca tempo e grana consertando o original..

aproveita e se achar mais de um par de eixos, traz um p/ mim.. :mrgreen:

Fabil, o que eu preciso é mecânica pra montar!! A oficina aqui entendem de coisa grande, mania de Diesel, não são muito fã de mecher em jeep pequeno.....rsrsrs......mas sei que tem um cara em BH que dá conta....acompanho o tópico do teu samurai de ponta a ponta.......a dois meses atrás ví num "ferro velho" em ponta porã, um par da hilux 2009, e tinha dois pares da 2003 se não me engano.....mas se não tiverem, arrumam rapidinho.....
Tem um cara aqui na cidade com um vitara encostado e toda a mecanica de uma xterra pra transplantar.....

tjflorindo
03/01/2014, 00:20
Nava,

Foi exatamente isso que aconteceu. Fiz exatamente o que vc mencionou, comprei uma trava maior e mais larga, e deixei no torneiro hoje pra refazê-la....

Meu amigo teve o mesmo problema.O canal da trava gasta e ela escapa e cai tudo fora.Levamos a peça no torneiro, melhoramos o canal e colocamos uma trava nova mais larga e de ajuste mais forte e acabou o problema.A trava interna vc compra em lojas de parafusos e ferramentas.Vc pode tb dar uns pingos de solda na trava caso a carcaça não dê para refazer o canal.Mas o certo é trocar a peça.O cagasso de sair a roda a 100km/h é grande! Achei meu amigo branco!