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Ver Versão Completa : Troca do reparo da caixa de direção hidráulica das Frontier e Xterra.



Genericão
01/01/2014, 20:09
Olá amigos.

Há 4 dias troquei o reparo da caixa de direção da minha Xterra e foi MOLEZA !!!

Vou postar umas fotos e se alguém se interessar posso fazer um tutorial melhor.

Obs:
-Não precisei de nenhuma ferramenta especial.
- O parafuso de regulagem no meio dos 4 parafusos da tampa superior tem rosca ESQUERDA, e está preso à tampa, só sai junto com o eixo do Pitmann.
- Primeiro vc tira o eixo do braço Pitmann batendo com uma madeira na porca grande ( a direção deve estar no centro para o eixo sair)
- não se preocupe se as esferas cairem, é fácil colocá-las na montagem.

Genericão
01/01/2014, 20:34
Esqueci desses dois links:

Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo (http://www.opaleirosdoparana.com/t6060-caixa-direcao-hidraulica-trocando-kit-reparo)

Caixa de Direção Hidráulica Animação Técnica de Montagem. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=QjVgKBdWcWM&hd=1)

HERICK
01/01/2014, 22:35
Esqueci desses dois links:

Caixa direção Hidraulica - Trocando Kit reparo (http://www.opaleirosdoparana.com/t6060-caixa-direcao-hidraulica-trocando-kit-reparo)

Caixa de Direção Hidráulica Animação Técnica de Montagem. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=QjVgKBdWcWM&hd=1)

Muito bom meu amigo! Um Feliz 2014 pra ti!

Genericão
02/01/2014, 08:46
Obrigado Herick.

Feliz ano novo para vc e sua família também!!!

AlessandroNascimento
05/01/2014, 11:38
genericao,bom dia e feliz ano novo,estou com problemas na barra frontau,voce tem ideia de quanto custa? e algum site que posso encontra?a minha camionete e 05/06 se 4x4 obrigado.

Genericão
11/01/2014, 14:57
Alessandro,

A última que comprei a um ano e meio atrás custou R$186,00

pulim
29/08/2014, 17:36
Olá amigos.

Há 4 dias troquei o reparo da caixa de direção da minha Xterra e foi MOLEZA !!!

Vou postar umas fotos e se alguém se interessar posso fazer um tutorial melhor.

Obs:
-Não precisei de nenhuma ferramenta especial.
- O parafuso de regulagem no meio dos 4 parafusos da tampa superior tem rosca ESQUERDA, e está preso à tampa, só sai junto com o eixo do Pitmann.
- Primeiro vc tira o eixo do braço Pitmann batendo com uma madeira na porca grande ( a direção deve estar no centro para o eixo sair)
- não se preocupe se as esferas cairem, é fácil colocá-las na montagem.

Estou com uma pequena folga na caixa de direção da minha x-terra 2005... o meca está querendo me cobrar 700 lascas para reparar.. achei um roubo...
seria pedir demais para tentar montar um pequeno tutorial do que tenho que fazer?
vou comprar um destes kit de reparação..

pulim
02/09/2014, 10:55
qaundo dizem que a direção da x-terra é ZF, o que exatamente é da marca ZF?
a minha DH aqui é marca Delphi

Albertofs
14/11/2014, 17:41
Rapaz os videos pegam mais nao, tem tutorial? Mas em visita a uma oficina especializada em DH, disse que são 600 reais pra consertar, pois como esta começando a vazar um pouco (uns 5 pingos durante a noite na garagem), o pessoal afirmou que a peça precisa de retifica para não dar vazamento pelo desgaste do eixo... O reparo é delphi mesmo?

Me manda a tutorial: albertofs.agro@gmail.com

Genericão
15/11/2014, 03:31
Bom dia alberto,
o meu eixo tinha um pequeno desgaste e eu nao fiz nada e até hoje não vazou, na verdade eu só troquei o retentor da ponta inferior, onde pega o braço pitmann, não mexi mais em nada.

Veja esse vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=VsKAOMxOb-A

Genericão
15/11/2014, 03:41
Olá pulim, desculpe a demora.

Na minha opinião, todas as caixas de direção desse modelo tem uma pequena folga, faz parte do sistema, aliás, esse é um ponto negativo das XT.

Mas existe aquele parafuso sem cabeça, na parte superior da caixa de direção que aperta o setor contra o sem-fim, diminuindo a folga. mas lembre que ele é rosca esquerda, e que se vc apertar ele demais vai fica um pouco pesada a direção quando estiver na linha reta, com o volante bem no centro.

obs: o reparo que eu fiz na minha caixa foi somente contra o vazamento de óleo (custou R$200,00 o kit), não tinha desgaste nas peças internas, e essas caixas de direção aguentam muito tempo, a sua deve estar precisando somente de um ajuste como lhe falei.


Abraço.

Albertofs
28/11/2014, 22:25
No meu caso é justamente o retentor, que fica molhando o eixo do pitmam pra baixo, pois pinga bem pouco (ate diminuiu, pois algumas noites nem pinga)... nesse casso é só folgar o pitmam, tirar o retentor e montar?

Albertofs
12/12/2014, 17:48
Pessoal sabe se o codigo da corteco para essa caixa da Xterra 2005 é esse:

Conjunto De Reparo Da Caixa De Direção Hidráulica Da Nissan Frontier Xterra Reparo de Caixas Corteco Dinamar Direção Hidráulica | kit de Direção Hidráulica | Direção Hidráulica, o maior e mais completo estoque de peças do Brasil! | dinamardistribuido (http://www.dinamardistribuidora.com.br/conjunto-de-reparo-da-caixa-de-direcao-hidraulica-da-nissan-frontier-xterra-pr-1891-191254.htm)

Pois tenho receio de pedir e vim errado...

pulim
17/12/2014, 11:55
Olá pulim, desculpe a demora.

Na minha opinião, todas as caixas de direção desse modelo tem uma pequena folga, faz parte do sistema, aliás, esse é um ponto negativo das XT.

Mas existe aquele parafuso sem cabeça, na parte superior da caixa de direção que aperta o setor contra o sem-fim, diminuindo a folga. mas lembre que ele é rosca esquerda, e que se vc apertar ele demais vai fica um pouco pesada a direção quando estiver na linha reta, com o volante bem no centro.

obs: o reparo que eu fiz na minha caixa foi somente contra o vazamento de óleo (custou R$200,00 o kit), não tinha desgaste nas peças internas, e essas caixas de direção aguentam muito tempo, a sua deve estar precisando somente de um ajuste como lhe falei.


Abraço.

muito obrigado pela dica...
me fez economizar pois já estava querendo abrir a caixa....
valew

Genericão
18/12/2014, 11:08
Pulim

Prazer enorme poder ajudar com tão pouco...

Disponham todos do 4x4 brasil !

Fabiobiker
02/10/2016, 00:54
Show de bola o tópico, parabéns.
A minha 2007 está com 83k e tem um pouco de folga, será que se eu ajustar no parafuso de ajuste (que não sei onde é) esta folga diminui legal?
Abraços.
Fabio

Sergio c
02/10/2016, 09:06
Show de bola o tópico, parabéns.
A minha 2007 está com 83k e tem um pouco de folga, será que se eu ajustar no parafuso de ajuste (que não sei onde é) esta folga diminui legal?
Abraços.
Fabio
Se nunca foi ajustada é uma boa ideia, mas tem que levar em um mecânico que entenda, p não deixar enforcado e desgastar todo o conjunto.

Edivaldo Lopes Siqueira
15/12/2020, 16:02
Boa tarde pessoal do fórum, já a algum tempo eu acompanho, o fórum acho muito, interessante as dicas aqui colocadas, parabéns.
É a minha primeira postagem, me perdoem por alguma coisa .
Eu moro em Barretos sp , tenho uma frontier 2003 , hoje pela manhã ela expulsou o retentor da DH pra fora e vasou todo o óleo, a direção hidráulica tá perfeita , foi somente esse vazamento, eu gostaria de saber se posso trocar somente o retentor em questão, pois procurei uma oficina que tem em Barretos, me disseram que tem que desmontar é reparar toda a caixa , me deram um orçamento de 800.00 reais a vista , gostaria de opiniões, desde já agradeço.

Ademar Ferracioli
15/12/2020, 19:25
to na mesma situação, será que da pra trocar este retentor no local, só tirando o eixo ptiman

alguém consegui???
abç

Sergio c
15/12/2020, 20:48
Olha, pelo que eu entendo e desmontando um setor de DH de Omega, que é idêntico, o óleo do hidráulico, pressionado pela bomba, tem que entrar na parte de cima do setor, ajudar a empurrar um êmbolo p frente e p trás p ajudar nas manobras(quando se esterça o volante), e retornar p reservatório. Nesse êmbolo tem dois anéis de cada lado p justamente não deixar passar óleo da dh nem p cima nem p baixo. A parte mais adiante do êmbolo, que tem a cremalheira e que o movimenta o eixo a que está acoplado o pitman, trabalha com graxa, inclusive os dois rolamentos agulhas que está acoplado o eixo que segura o Pitman. O retentor de baixo do setor é p não deixar entrar água no setor e não deixar sair um pouco de óleo que talvez passa pelos anéis. Nesse teu caso, parece que tem muita pressão de óleo passando pelos anéis, que além de vazarem, fizeram estourar o retentor e jogar o óleo p baixo.
Então, acredito, que o orçamento está correto. Tem que trocar todos os anéis e os dois retentores, o de cima e o de baixo, e se o restante do setor estiver bom, este vai ficar zerado. A parte da frente e a parte de baixo do setor da DH não tem(deveria) ter contato com óleo hidráulico.
Boa tarde pessoal do fórum, já a algum tempo eu acompanho, o fórum acho muito, interessante as dicas aqui colocadas, parabéns.
É a minha primeira postagem, me perdoem por alguma coisa .
Eu moro em Barretos sp , tenho uma frontier 2003 , hoje pela manhã ela expulsou o retentor da DH pra fora e vasou todo o óleo, a direção hidráulica tá perfeita , foi somente esse vazamento, eu gostaria de saber se posso trocar somente o retentor em questão, pois procurei uma oficina que tem em Barretos, me disseram que tem que desmontar é reparar toda a caixa , me deram um orçamento de 800.00 reais a vista , gostaria de opiniões, desde já agradeço.

Edivaldo Lopes Siqueira
16/12/2020, 22:04
to na mesma situação, será que da pra trocar este retentor no local, só tirando o eixo ptiman

alguém consegui???
abç

Boa noite Ademar , olha vou falar baseado por uma experiência, que estou passando, conversando com um amigo,exelente mecânico aqui em Barretos, ele me emprestou um extrator pra sacar o braço pitmam, e me deu algumas dicas, cheguei em casa , ergui a minha frontier 2003 arregaçei as mangas e mãos à obra, tirei a caixa fora , já desmontei toda , dei uma boa lavada em tudo, e já comprei o kit de reparo no M.L , vai chegar sexta-feira dia 18 , daí vou montar e posto novamente o resultado, e te digo uma coisa , se você tiver um pouco de noção em mecânica não tem segredo, pra mim foi tranquilo.
Abraço a todos , fiquem com Deus.