PDA

Ver Versão Completa : L200 saindo muita fumaça preta porem sem oleo

tiagosimples
31/12/2013, 11:55
Ola Amigos, desde ja desejo a todos um feliz 2014 abencoado por Deus.

Bom quem souber e poder me ajudar sera bem vindo.

Minha l200 hpe turbo diesil 2004,
esta soltando muita fumaça preta, mas não sai oleo.

sinto que ela esta mais fraca, e muito gastona.

outra duvida,
eu posso usar diesel s10 no meu carro.
algumas pessoas falão que somente o comum.
como sou leigo, pesso informações para vcs.

obrigado

SAPO-BOMBA
31/12/2013, 15:43
Fumaça preta sem queimar óleo é combustível em excesso, por se tratar de uma L200 HPE, as duas principais causas podem ser bicos injetores alterados ou intercooler ( ou mangueiras de pressurização ) furados. Peça pra um mecânico averiguar...

Diesel S10 não é recomendando pra motores com bomba injetora mecânica ou semi-eletrônica, apenas pra motores Common Rail mais modernos.

Poder usar até pode, mas usaria apenas em uma situação tipo de não encontrar um posto vendendo diesel comum.

tiagosimples
02/01/2014, 09:02
muito Obrigado meu amigo,
pela ajuda e pelo esclarecimento!

Um bom dia!

rickdepaula
02/01/2014, 09:51
Pode usar o S10 sem medo. A diferença entre o comum, o S50 e o S10 é a quantidade de enxofre na sua composição. S50 tem 50 ppm (partes por milhão) enquanto o S10 tem 10 ppm. Lembrando que o enxofre é prejudicial a qualquer motor, e quanto menor sua quantidade melhor.
Veja o site da Petrobras, por exemplo:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/b4f3cb004de479c08eaadf73cb9b3dc7/perguntas-frequentes-S-10.pdf?MOD=AJPERES

SAPO-BOMBA
02/01/2014, 14:56
Não, não é assim "pode usar sem medo".

Bombas injetoras rotativas ou em linha precisam justamente do enxofre para a sua lubrificação, pois é o próprio Diesel quem faz essa função.

A ausência do enxofre fará com que a bomba sofra desgaste acentuado a médio/longo prazo. E nos tempos atuais, consertar ou comprar uma bomba rotativa nova não é nada barato...

rickdepaula
03/01/2014, 08:10
Não, não é assim "pode usar sem medo".

Bombas injetoras rotativas ou em linha precisam justamente do enxofre para a sua lubrificação, pois é o próprio Diesel quem faz essa função.

A ausência do enxofre fará com que a bomba sofra desgaste acentuado a médio/longo prazo. E nos tempos atuais, consertar ou comprar uma bomba rotativa nova não é nada barato...

Sapo, a médio prazo não haverá mais o chamado combustível comum, pois o enxofre é altamente poluente. O que fazer?
Além disso, onde você leu que o enxofre é lubrificante? Que eu saiba, é justamente o enxofre um grande formador de depósito. Até a gasolina terá o teor de enxofre drasticamente reduzido.

Em tempo:

Os petróleos contém compostos de enxofre, muito dos quais são removidos pelo refino.Os óxidos de enxofre formados pela combustão do óleo diesel podem ser descarregados para a atmosfera ou se transformar em ácidos na câmara de combustão. Menores teores de enxofre no diesel apresentam os seguintes efeitos:

NO MOTOR:

redução do desgaste de anéis e cilindros
redução de depósitos nos cilindros.

NAS EMISSÕES:
redução dos particulados
redução dos óxidos de enxofre

Fonte: Óleo Diesel - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/paraembarcacoes/oleodiesel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwMLD383A6 MgbwNLE0MjAyDQL8h2VAQA9k0JIQ!!/?PC_7_9O1ONKG108HOF02RK094120003000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/oleo+diesel/caracteristica+do+oleo)

SAPO-BOMBA
03/01/2014, 09:04
Onde eu li? Eu trabalho com mecânica diesel... ;)

A priori, parecem que vão desenvolver um aditivo pra ser utilizado em motores com bombas mecânicas, já vi gente que coloca óleo de motor numa determinada proporção no tanque ( cheio, obviamente ) pra fazer as vezes de lubrificante.

Leia mais: Mecânica Online l Mecânica do jeito que você entende l http:// www.mecanicaonline.com.br (http://www.mecanicaonline.com.br/2004/08_agosto/tecnovidade/novo_diesel.htm)

SAPO-BOMBA
03/01/2014, 09:07
Aqui, uma parte do texto que explica bem:

"Para reduzir o teor de enxofre para 0,05% e, sobretudo, 0,005%, o diesel precisa passar por um processo rigoroso de hidrogenização (hidrotratamento), que quebra as cadeias atômicas e libera o enxofre.

É aí que começam a ocorrer os problemas de lubrificação, já que o enxofre serve de ponte de ligação entre cadeias atômicas responsáveis pela lubricidade do diesel. Retirando o enxofre, tem-se uma redução da lubricidade, o que afeta os sistemas de injeção, sobretudo aqueles lubrificados pelo próprio diesel, como, por exemplo, as bombas rotativas e o Common Rail.

Para eliminar os efeitos da queda de lubricidade, será feita a aditivação. Como os aditivos são produtos caros, é importante estabelecer o nível ideal de aditivação por meio de medições de HFRR (capacidade lubrificante) e de ensaios em bancada."

SAPO-BOMBA
03/01/2014, 09:20
Mais outra explicação, agora direto da "fonte":

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

rickdepaula
04/01/2014, 00:37
Mais outra explicação, agora direto da "fonte":

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

Se você ler com mais atenção o fim da página 10 e começo da 11 do próprio doc da BR que me enviou, verá que eles concordam que a retirada do enxofre diminuiu a capacidade de lubrificação do diesel. Porém... sua característica lubrificante é restituída por meio de aditivos que compensam essa perda. Ou seja: pode usar sem medo. Além disso, o mesmo documento explica que não é a falta de enxofre que altera a capacidade de lubrificação, mas sim a forma como o enxofre e retirado.

rickdepaula
04/01/2014, 00:48
O óleo diesel com baixo enxofre (< 50 ppm) tende
a apresentar baixa lubricidade, em função do hidrotratamento
severo que remove também compostos
polares, promotores naturais dessa propriedade. Na
produção de óleo diesel com baixo enxofre, o esquema
de refino não é a única variável determinante das
características lubrificantes do produto final. O tipo
de petróleo usado também influencia a lubricidade
do produto obtido, o que pode exigir alterações no
esquema de produção para que problemas com relação
à lubricidade do óleo diesel sejam contornados.
Os aditivos melhoradores de lubricidade consistem
em misturas de ácidos graxos ou de ésteres e têm
atuação comprovada na restituição do poder lubrificante
do óleo diesel.

SAPO-BOMBA
04/01/2014, 14:35
Se você ler com mais atenção o fim da página 10 e começo da 11 do próprio doc da BR que me enviou, verá que eles concordam que a retirada do enxofre diminuiu a capacidade de lubrificação do diesel. Porém... sua característica lubrificante é restituída por meio de aditivos que compensam essa perda. Ou seja: pode usar sem medo. Além disso, o mesmo documento explica que não é a falta de enxofre que altera a capacidade de lubrificação, mas sim a forma como o enxofre e retirado.

Vá por mim, e pelos outros que tiveram problemas com suas bombas injetoras....

Marcio Oliveira Menezes
01/05/2014, 12:14
Fiz já a 4 meses a limpeza preventiva de minha Bomba Injetora da minha L200 Outdoor 2007, e quando fui perguntar ao mecânico dono da oficina qual diesel deveria utilizar se o diesel comum ou S10?, ele me falou que sem duvida eu deveria utilizar o diesel S10, mas como sou gato velho escaldado com mecanico, estou fazendo ao contrário estou abastecendo apenas com o diesel comum pois ele o meccanico não quer perder um cliente de sua oficina, nenhum mecanico quer perder cliente, pois eles vivem disso, se minha bomba injetora ficar boa ele não vai ter serviço, por isso concordo com nosso amigo SAPO BOMBA, acho que o diesel S10 é bom para o meio ambiente sim, mas ruim para o bolso do dono do carro, pois uma Bomba injetora da L200 não é barata não meus amigos, essa é minha opinião... valeww

gso2014
01/05/2014, 14:45
Pode usar o S10 sem medo. A diferença entre o comum, o S50 e o S10 é a quantidade de enxofre na sua composição. S50 tem 50 ppm (partes por milhão) enquanto o S10 tem 10 ppm. Lembrando que o enxofre é prejudicial a qualquer motor, e quanto menor sua quantidade melhor.
Veja o site da Petrobras, por exemplo:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/b4f3cb004de479c08eaadf73cb9b3dc7/perguntas-frequentes-S-10.pdf?MOD=AJPERES

Olha pode até não prejudicar, porém tenho uma L200 Outdoor 2007 que bebe mais quando coloco S10.

Dinho_BH
01/05/2014, 16:53
Amigos,

Não devemos esquecer que no nosso diesel, incluindo o S-10, temos um percentual de bio-diesel que "compensa" a lubrificação perdida pelo enxofre.

Este assunto, uso de S-10 em motores "antigos", foi motivo de intenso debate na sessão Land Rover (fui proprietário de uma Defender 110 antes da atual Triton).

Após defesas "acaloradas" de ambas as partes, com "pitacos" de um profissional do ramo de lubrificantes, o consenso foi que o uso do S-10 é o mais indicado para QUALQUER motor. Apesar disto, a "velha guarda"... rsrsrs... não abrirá mão do S-1800 ou S-500 enquanto puder... rsrsrs...

Abraços.

Junior-L200Power
01/05/2014, 20:49
Olha pode até não prejudicar, porém tenho uma L200 Outdoor 2007 que bebe mais quando coloco S10.
Concordo contigo amigo!!
Qndo abasteço com S10 o carro consome mais, tanto a nossa S10 2010 que tem common rail quanto L200 Outdoor com bomba rotativa semi eletronica!
E tbm a perda de potencia é notória em ambas, na L200 nem tanto percebo pq reparo muito, mas na S10 é bem perceptível a perda de rendimento!!
Ainda tenho o pé atrás com esse diesel S10, só vou usar qndo for a única opção no mercado ou quando eu comprar uma picape acima de 2011, pois aí não tem outra opção pro motor!!!

Abraço!

Marcolin
04/05/2014, 10:26
na minha so vai o normal por aqui R$ 2,39......mesmo.....concordo com o grande guro das MITS, SAPO BOMBA ...esse sim sabe das coisas.......... S10 em mit antiga é bom só pro meio ambiente, pros postos, e claro pros nossos amigos mecanicos rsrs !!!!

SAPO-BOMBA
04/05/2014, 20:11
Eu tenho usado o diesel S10 regularmente, mas como experimento. Em algumas semanas de uso, posso afirmar que o consumo piora, de fato. Mas o motor solta bem menos fumaça quando em carga ( pé cheio ) e o motor funciona aparentemente mais suave.

Como o S10 tem pouca diferença de preço ( por enquanto ) pro diesel comum, estou experimentando ele. Mas pretendo continuar com o S500 até onde der, pois não vou dar sopa pro azar. Só quem convive com rotina de oficina diesel sabe onde o bicho "pega", e muitos donos de Ducato e Sprinter mais antigas já souberam na pele que o que acontece.

Ah, e sobre o "fator de lubrificação" do biodiesel, vamos com calma... Afinal, alguém aqui deixa de colocar grafite em pó em fechadura pra colocar óleo normal?

Acho que não, né? :P

Guto1606
08/05/2014, 18:34
A minha L200 4X4 1995 estava com o mesmo problema, saindo muita fumaça preta pelo escape mas sem resíduos de óleo. Levei na Miltfort em Sao Paulo e o problema era os bicos injetores, foi substituidos por outros novos e o problema acabou.