Ver Versão Completa : Militec
Frank NF
30/12/2013, 22:51
Pesquisando aqui no forum decidi usar o produto Militec na minha Outdoor HPE.
Algum colega faz ou já fez uso do produto na sua viatura?
São 60 ml por litro de óleo do motor, na L200 (6,5 litros) usa 400 ml = 140,00.
Acho que vale o investimento...
cassio xanxerê
30/12/2013, 23:26
Frank
tenho carros com configuração totalmente diferente uso militec nos três e recomendo.
já ouvi relatos muito interessantes sobre o produto alguns mecânicos falam mal mas a maioria fala bem
conheço transportadores que tem caminhão com chip de potencia e usam militec e falam bem
também já me falaram de um fabricante de turbina para usina hidroelétrica que os mancais se fundiam com uso continuo e ao começar usar militec no núcleo dos mancais acabarm os problemas
desculpa a falta de pontuação no texto mas eu recomendo o uso sim.
SAPO-BOMBA
31/12/2013, 00:59
É um dos melhores produtos que já usei, principalmente pra câmbio.
Frank NF
01/01/2014, 12:18
Cassio e Sapo,
Agradeço pelas opiniões favoráveis e irei mesmo usar o produto.
No mercado livre tem alguns vendedores, será que da para confiar?
O ideal seria utilizar na próxima troca de óleo, mas ainda faltam 6.000 Km...
Será que posso despejar os 400 ml (2 frascos) junto ao óleo atual?
saulo_borges
01/01/2014, 14:14
Minha opinião, sem o intuito de gerar polêmicas: Não jogue dinheiro fora!
SAPO-BOMBA
01/01/2014, 18:18
Minha opinião, sem o intuito de gerar polêmicas: Não jogue dinheiro fora!
Qual seu embasamento pra afirmar que é jogar dinheiro fora?
É semelhante ao aditivo para óleo da Bardhal B12, correto? Não confundam com aquele mel para motor velho, o Bardhal Prolonga :P
saulo_borges
01/01/2014, 21:15
Qual seu embasamento pra afirmar que é jogar dinheiro fora?
Amigo Sapo-Bomba,
Basta uma simples análise de custo x benefício. Para esta conta fechar você deveria rodar pelo menos 50000 km ao ano. E precisar do motor funcionando por 1 milhão de km. Para mim os 200000 que qalquer motor aguenta são mais que suficiente.
Agora se formos questionar os benefícios milagrosos... aí que a conta não vai fechar nunca. Mas aqui é que está a polémica. Prefiro acreditar no teste realizado pela quatro rodas que não constatou nenhum ganho de poténcia e torque no dinamômetro.
cassio xanxerê
01/01/2014, 23:27
mas o militec ñ e para dar ganho de potencia, bem ao contrario, potencia ou torque se ganha de outra forma com uso de turbo ou ...........
o militec serve para criar uma película nas partes metálicas, ajudando bastante na partida a frio quando o óleo demora a subir, e no desgaste prematuro destes componentes metálicos, eu coloco militec a cada 4 trocas de óleo.
Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/)
aqui na minha cidade o cidadão que representa o produto rodou sem óleo no carter de uma saveiro com motor ap por 4 km propositalmente para demostrar o produto e nada aconteceu com o motor .
outra coisa e este vídeo Simulação de atrito com uso de MILITEC - JW Engenharia - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=u4I6rDIbRKs)
talvez ñ seja verdade mas já ouvi vários relados de pessoas que conheço falando o mesmo que montaram no vídeo.
mas claro cada um pensa de uma forma respeito todas as opiniões mas eu uso e recomendo
Realmente o Militec é um tema polêmico. Antes de utilizá-lo pela primeira vez pesquisei em vários fóruns e no Youtube sobre este tema. Infelizmente encontrei apenas um teste feito por uma revista de automóveis, no site do Renault Clube, no qual o Militec não é considerado um produto que valha a pena utilizar pelo pouco ganho apresentado. As discussões, em vários fóruns, são apaixonantes, com posições fortes tanto a favor quanto contra. No Youtube aparecem experiências feitas utilizando atrito como parâmetro que comprovam que o produto funciona (exatamente o apresentado pelo Cássio); também encontra-se o mesmo teste para o Bardhal B12, também comprovando sua eficiência.
Conversei com pessoas que entendem bem mais do que eu, no Paraná e no Rio Grande do Sul, sobre o produto buscando entender melhor seu funcionamento. Entendi que o Militec, ao ser adicionado ao óleo do motor, é adsorvido pelo metal que entra em contato com ele, isto é, ele entraria no metal criando uma película protetora que diminuiria o atrito e, conseqüentemente, o consumo. Questionei sobre as quantidades a utilizar visto que, embora o volume de óleo no cárter fosse quase o mesmo (em torno de 4 litros), iria tratar um motor 6 cilindros e dois 4 cilindros. A propaganda do Militec informa que a quantidade a ser adicionada é proporcional ao volume de óleo do cárter, mas estas pessoas orientaram-me a colocar mais Militec no motor 6 cilindros por haver mais metal a tratar que no de 4 cilindros. Também questionei sobre o volume de óleo, pois ele ficaria 400 ml acima do nível no 6 cilindros. A resposta foi tranqüila: o produto seria adsorvido e o volume voltaria ao normal. Consegui um desconto com uma Loja de autopeças e comprei alguns tubos de Militec e iniciei minhas "experiências" com o produto. O que vem a seguir é fruto exclusivamente de minhas impressões e "achismos", sem nenhuma base científica, feitas ao longo de quase um ano. Sempre que colocava o produto eu aguardava uns 500 km para avaliar.
O primeiro tubo de Militec eu adicionei ao óleo da TR4 da patroa pois os tuchos insistiam em bater ao ligar mesmo o motor tendo apenas 19.000km. Melhorou um pouquinho, sem mudança no consumo. Coloquei um segundo tubo e achei que os tuchos se "acalmaram" na primeira partida, também sem alteração perceptível no consumo. O terceiro e o quarto tubos do produto coloquei na Outlander de uma vez, seguindo a orientação. Achei que o motor ficou mais tranqüilo na partida e na lenta. Novamente o consumo, em minha opinião, se manteve o mesmo. O quinto tubo eu coloquei em um Vectra antigo, que tem um computador de bordo que indica o consumo instantâneo em litros por hora com o carro parado. Este carro estava com 169.000 km, motor silencioso, e o computador indicava consumo entre 1,3 e 1,4 l/h. Coloquei o Militec e o motor não diminui seu ruído enquanto o consumo passou a oscilar entre 1,4 e 1,5 l/h. Fiquei muito desapontado com este resultado. Tanto na Outlander quanto no Vectra (na TR4 não fiz este acompanhamento, putz) observei que o nível de óleo na vareta não voltava ao normal. Quando chegou a troca de óleo da Outlander, optei por colocar apenas 4 litros de óleo e mais 200 ml do Militec (em vez de 4,3 l de óleo): se o produto for adsorvido, completo o nível com óleo (ainda estou avaliando o resultado). A primeira reação foi que a resposta ao acelerador melhorou e, finalmente, gostei do produto pois produziu uma sensação prática boa. Mas o valor gasto para estas experiências foi alto, deixando uma sensação (mais uma) de frustração.
Vou continuar usando o Militec, mas gostaria que fosse feito um novo teste com automóveis, com um instituto independente, para avaliar o produto neste tipo de utilização. Com isso, estaríamos encerrando discussões apaixonadas, substituindo sensações e achismos por números e conclusões sobre eles. E antes que me esqueça, dois amigos utilizaram Militec em seus carros após ouvirem esta história: enquanto um disse que o motor de seu carro ficou bem mais silencioso, o outro não notou nenhuma diferença.
Quanto a Quatro Rodas, lembro que testou o Prolong, que prometia que o motor funcionaria mesmo sem óleo no cárter e acabou fundindo o motor no Ka utilizado no teste.
cassio xanxerê
02/01/2014, 00:50
Letto
ate onde sei ñ tem porque diminuir o consumo mas sim diminuir o atrito das peças e ai aumentar a vida útil.
também uso em dois 4 cilindros e um v6 este adorei o silencio no sistema,de todo do motor, válvulas, tuchos e correntes e teoricamente menor barulho de metal com metal, menor desgaste do conjunto
hheehh mas tamos lendo discutindo e tentado aprender hhehe
SAPO-BOMBA
02/01/2014, 02:22
Amigo Sapo-Bomba,
Basta uma simples análise de custo x benefício. Para esta conta fechar você deveria rodar pelo menos 50000 km ao ano. E precisar do motor funcionando por 1 milhão de km. Para mim os 200000 que qalquer motor aguenta são mais que suficiente.
Agora se formos questionar os benefícios milagrosos... aí que a conta não vai fechar nunca. Mas aqui é que está a polémica. Prefiro acreditar no teste realizado pela quatro rodas que não constatou nenhum ganho de poténcia e torque no dinamômetro.
Acho que vc de fato não conhece o Militec, e nem qual a finalidade dele. Foi na conversa da Quatro Rodas tb e de outros que entendem errado a finalidade do produto...
rickdepaula
02/01/2014, 09:43
Essa mesma discussão foi feita pelo pessoal do omega clube. Uns defendiam, outros atacavam... Na prática: óleo e sua troca conforme o recomendado pelo fabricante, termostática funcionando, pé direito racional, combustível de boa qualidade, e sistema de resfriamento funcionando fazem com que o motor dure mais do que o resto do carro. Afinal, não dá pra esperar milagre de produto algum.
saulo_borges
02/01/2014, 12:08
Letto,
O que tento dizer aqui é exatamente o seu relato: O dinheiro vai mas o benefício não vem. Você não teve retorno financeiro algum sobre o investimento feito. Reduções pequenas na percepção de ruido e aceleração não valem nada. Portanto na minha maneira de analizar é jogar dinheiro fora.
Quanto ao teste que me referi foi feito com um fox 1.6 se não me engano e ele foi submetido ao dinamômetro antes da utilização do produto. Conferido que os valores estavam coerentes com a informação da fábrica adicionaram o produto conforme recomendado e rodaram com o veículo por uns 1000 km. Em seguida mediram no dinamômetro novamente e as mesmas medições de antes.
O assunto é polemico e não estou aqui para discutir com ninguém. Façam uso do dinheiro de vocês da forma que quiserem.
Junior-L200Power
02/01/2014, 13:47
Letto,
O que tento dizer aqui é exatamente o seu relato: O dinheiro vai mas o benefício não vem. Você não teve retorno financeiro algum sobre o investimento feito. Reduções pequenas na percepção de ruido e aceleração não valem nada. Portanto na minha maneira de analizar é jogar dinheiro fora.
Quanto ao teste que me referi foi feito com um fox 1.6 se não me engano e ele foi submetido ao dinamômetro antes da utilização do produto. Conferido que os valores estavam coerentes com a informação da fábrica adicionaram o produto conforme recomendado e rodaram com o veículo por uns 1000 km. Em seguida mediram no dinamômetro novamente e as mesmas medições de antes.
O assunto é polemico e não estou aqui para discutir com ninguém. Façam uso do dinheiro de vocês da forma que quiserem.
Saulo em momento algum a proposta do produto é aumento de potência, mas sim REDUÇÃO DO DESGASTE!!
Se o motor do seu carro durar, vamos supor 30.000km a mais, vc está jogando dinheiro fora??!
Reduzindo o atrito de partes metálicas internas, sem dúvida alguma reduz o desgaste...nisso todos concordamos, certo?!
A questão é se o produto realmente faz isso, e a 4 Rodas é muito idiota em pensar que em 1 dia apenas pode testar o produto e sua eficácia!!
Isso é coisa pra mais de 70.000km e alguns meses!!
Sendo assim não se pode falar com certeza que o produto não funciona baseado em um teste mais do que ridículo e sem fundamento!!
Abraço!!
SAPO-BOMBA
02/01/2014, 14:51
Letto,
O que tento dizer aqui é exatamente o seu relato: O dinheiro vai mas o benefício não vem. Você não teve retorno financeiro algum sobre o investimento feito. Reduções pequenas na percepção de ruido e aceleração não valem nada. Portanto na minha maneira de analizar é jogar dinheiro fora.
Quanto ao teste que me referi foi feito com um fox 1.6 se não me engano e ele foi submetido ao dinamômetro antes da utilização do produto. Conferido que os valores estavam coerentes com a informação da fábrica adicionaram o produto conforme recomendado e rodaram com o veículo por uns 1000 km. Em seguida mediram no dinamômetro novamente e as mesmas medições de antes.
O assunto é polemico e não estou aqui para discutir com ninguém. Façam uso do dinheiro de vocês da forma que quiserem.
Vc realmente desconhece o produto e sua função, e só tá repetindo o que os papagaios lá da Quatro Rodas e da internet falam sem embasamento algum. Use o produto e tire suas conclusões...
SAPO-BOMBA
02/01/2014, 14:54
Além do que o produto não é milagroso, do tipo "botou, funciona"... tem todo um tempo pra ele agir, e fazer a cura no metal.
No mínimo uns 1000km antes de se perceber qualquer alteração em suavidade/ruído do motor. Abaixo disso, tb já penso que é "empolgação" da turma.
No motor o produto faz toda a diferença, mas é no CÂMBIO onde vc sente melhor a eficácia do mesmo. Os engates ficam uma manteiga...
cassio xanxerê
02/01/2014, 18:56
SAPO
no motor do meu vitara v6 eu senti com menos de 20 horas de uso a diferença, claro coloquei o produto com o motor quente .
e no meu focus 2012 já ta com 130 mil km uso pra trabalho, coloquei a primeira vez com 20 mil km ai ñ percebi diferença porque o carro tava com menos de 4 meses de uso novo.
mas vc me deu uma ideia começar a usar na caixa de cambio, que ta com óleo original ainda.
SAPO-BOMBA
02/01/2014, 19:16
Só não pode usar em câmbio AUTOMÁTICO! Ou câmbios com embreagem banhada à óleo como algumas motos e carros CVT
Frank NF
02/01/2014, 19:19
Vamos lá,
Não espero melhoria no consumo nem no aumento da potência da L200 com o uso do Militec.
Como já vi relatos de L200 Outdoor HPE (mesmo sendo de anos inferiores ao da minha) com problemas de aquecimento e até mesmo de bater motor, penso que o Militec com sua proposta principal de redução de atrito irá aumentar a durabilidade do motor.
Como comprei o carro com 55.000 Km e pretendo ainda rodar com ele por muito e muito tempo, achei que seria a maneira mais barata "a longo prazo" pensando exclusivamente na manutenção do motor.
Afinal, quanto custaria uma retífica? Não quero nem imaginar...
Abçs
Só não pode usar em câmbio AUTOMÁTICO! Ou câmbios com embreagem banhada à óleo como algumas motos e carros CVT
Uso Militec nos meus carros a muitos anos e recomendo. A minha percepção eh de que o motor roda mais "solto", fica mais silencioso e mais econômico.
E custa 70 latinhas a cada 4 trocas de óleo, nego tem que ser muito mão de vaca pra achar que isso eh jogar dinheiro fora...
Sapo,
por que vc diz que não pode ser usado em câmbio automático? Comprei um tubo a mais na ultima troca do motor e só não coloquei no câmbio porque o nível estava no máximo...
aquele abraço!
SAPO-BOMBA
02/01/2014, 20:40
Pq câmbio AT trabalha com atrito ( conversor de torque ), e no caso o Militec, por se tratar de um REDUTOR de atrito, iria afetar diretamente o funcionamento do câmbio e do conversor de torque, provavelmente inutilizando o câmbio.
Pq câmbio AT trabalha com atrito ( conversor de torque ), e no caso o Militec, por se tratar de um REDUTOR de atrito, iria afetar diretamente o funcionamento do câmbio e do conversor de torque, provavelmente inutilizando o câmbio.
Hummm, acho que entendi... Fiquei na dúvida porque o próprio site do fabricante recomenda 30ml por litro de óleo pra câmbio AT...
Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/aplicar.htm)
vou pesquisar um pouco mais o assunto.
abraco!
Hummm, acho que entendi... Fiquei na dúvida porque o próprio site do fabricante recomenda 30ml por litro de óleo pra câmbio AT...
Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/aplicar.htm)
vou pesquisar um pouco mais o assunto.
abraco!
Informacao da página da Militec no facebook:
- "Posso aplicar Militec-1 no câmbio automático?" Somos realistas nesse assunto. Atualmente não recomendamos aplicação de Militec-1 nos câmbios automáticos, devido a que hoje em dia os câmbios não existem apenas metal e sim outros tipos de materiais. "
Frank NF
02/01/2014, 22:05
Pavoski, onde vc compra o Militec no RJ?
Nunca achei no Rio... Compro pelo ML mesmo.
a última remessa comprei desse cara Militec-1 Proteção, Desempenho E Economia..use E Comprove.. - R$ 70,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-523702555-militec-1-proteco-desempenho-e-economiause-e-comprove-_JM)
Alex Roloff
03/02/2014, 18:00
Aqui na Argentina não existe este produto, mas vou tratar de conseguir por ai, pois no caso de meu jipe, com o motor recém retificado, ainda acho desnecessário, mas dentro de uns quilômetros mais quero proteger o mesmo urgentemente, pelo que vejo todos que usaram disseram que no quesito durabilidade parece realmente melhorar muito.
Com relação a economia seria interessante pois meu jipe gasta demais, mas este seria um beneficio extra para mim, o que me interessa é aumentar a vida útil do veiculo.
Alex Roloff
03/02/2014, 18:05
Para acrescentar um fator importante a este tópico, aqui na Argentina, foi feito um teste com o Molikote que todos, ou grande maioria, conhecem, onde realizavam a retirada do tampa do cárter do veiculo e o mesmo dava diversas voltas no autódromo sem óleo, e os resultados foram excelentes. Estes testes deveriam ser feitos com estes produtos, a publico aberto, assim realmente veríamos a eficácia do mesmo e a veracidade dos feitos.
Eu uso no cárter do meu Corsa e também na caixa da minha moto de trilha - Suzuki RMX 250 2T embreagem multidiscos a banho de óleo - e não percebi qualquer problema de "patinar" a embreagem pois os discos são de fibra e o Militec 1 age somente "metal com metal". Claro que nos sistemas de câmbio automáticos pode ser diferente, mas vou procurar me informar com um mecânico amigo meu que lida com importados, muitos deles com câmbio automático. Quanto a colocar no cárter, eu garanto que protege e muito as peças, pois quando "transformei" meu Corsa 1.0 em 1.4, eu usava Militec já a longa data e, ao abrir o motor você nota a diferença mas superfícies metálicas. O motor parece que foi lavado antes, tal a limpeza. Pude comparar com outros motores que estavam na oficina e que os proprietários dos veículos não usavam o produto. Acúmulo de crostas e demais resíduos. Claro que esta é uma opinião pessoal e pode não valer muito. Quanto à economia de combustível, podem ter certeza que nunca vou servir de parâmetro, pois minha TR4 faz 5,25 por litro de gasolina na cidade e nem adianta, pois o pé direito é pesado demais.
Junior-L200Power
05/02/2014, 22:39
Comprei Molykote A2 pra colocar no motor da L200 essa semana!!
Gostei do relato do amigo acima, pois sempre ouvi falar muito bem do molykote!!
Acho o militec um tanto caro, por isso optei pelo mlykote, mas mais ainda pelo que já ouvi sobre o produto e por saber o que existe na sua fórmula!!
Vamos ver se minha Outdoor HPE passa dos 200.000km com plena saúde...Rsrsrs
Na verdade Junior, eu uso o Militec 1. Tanto um quanto o outro tem a mesma função. Existe muita discussão em muitos fóruns por aí que discutem se realmente funciona ou qual o melhor. Faço parte do suzukionline.org e lá também a discussão é muito boa militec - Alguem usa ou ja usou o produto MILITEC-1???? (http://www.suzukionline.org/t6181-alguem-usa-ou-ja-usou-o-produto-militec-1?highlight=militec) . Se você tiver paciência de ler as 10 páginas do tópico, vai ver que o molikote é utilizado também por empresas de aviação. Como a maioria dos proprietários de motos de grande cilindrada usa de moto intensivo o veículo, pode dar uma ideia se vale a pena ou não usar.
Já existe um tópico dentro deste forum sobre o Militec. Acredito que os administradores poderiam reunir em um único para evitar diversos tópicos falando da mesma coisa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/92233-militec-alguem-ja-usou-funciona.html
Junior-L200Power
07/02/2014, 20:20
Na verdade Junior, eu uso o Militec 1. Tanto um quanto o outro tem a mesma função. Existe muita discussão em muitos fóruns por aí que discutem se realmente funciona ou qual o melhor. Faço parte do suzukionline.org e lá também a discussão é muito boa militec - Alguem usa ou ja usou o produto MILITEC-1???? (http://www.suzukionline.org/t6181-alguem-usa-ou-ja-usou-o-produto-militec-1?highlight=militec) . Se você tiver paciência de ler as 10 páginas do tópico, vai ver que o molikote é utilizado também por empresas de aviação. Como a maioria dos proprietários de motos de grande cilindrada usa de moto intensivo o veículo, pode dar uma ideia se vale a pena ou não usar.
Sim amigo, eu conheço o produto já há bastante tempo!!
Mas optei pelo Molykote pois já ouvi falar muito mais nele, e seu benefício e uso já é conhecido por várias empresas conhecidas!!
Além do preço muito mais em conta frente ao militec, já coloquei no motor...agora o próximo é o câmbio!!
Abraço!
jairferreira
10/02/2014, 15:46
Deixa eu ver se eu entendi:
Quanto aos benefícios do uso do Militec; tudo que vier pra conservar mais é muito bem aceito. Se reduz o atrito do metal, logico que as peças vão se mover mais suavemente e causando assim menos peso ao conjunto. Menos peso, menos esforço, menos esforço, menos consumo...
Em alguns a diferença vai ser perceptível, em outros não.
Aumento de potencia só com modificações na construção do motor. Mas que umas velas boas, óleo, filtros e combustível de boa qualidade são bem vindos.
Sendo assim gostaria de saber se existe algum problema em utilizar o Militec em um motor com mais de 200 mil rodados ou só é indicado para motores menos rodados?
O Bardhal b12 eu sei que é indicado para motores novos.
Pretendo usar na minha rural, digo pajero v6 3000 lembrando que não espero milagre e nem muito menos rodar sem óleo. hehehe
Se alguem que já usa puder me informar eu agradeço muito!
Junior-L200Power
10/02/2014, 23:48
Jair, pode usar sem problema algum!!
Vai prolongar um pouco mais a vida do seu motor, pode ter certeza!!
Abraço!!
Imperador!
11/02/2014, 07:52
Menos consumo...?
Alguém que usa o Militec confirma isso?
Menos consumo...?
Alguém que usa o Militec confirma isso?
Eu percebi uma diferença muito pequena na estrada, nada relevante. Na cidade não alterou nada...
O grande lance do Militec realmente é a proteção do motor.
Vejo muita gente falando de TR4 que baixa um litro de óleo entre as trocas mas, no meu caso, não baixa nenhum milímetro, sendo que eu troco a cada 10.000km.
Já usei em muitos carros antes e uso na TR4 desde os 40.000km, agora ela está com 105.000 e segue sem baixar nada.
Abraço!
Troller-a-vista
11/02/2014, 11:21
Vou ser sucinto: NAO USE, NEM PENSE, COGITE, PASSE PERTO, de militec e semelhantes...
Vou copiar o que eu disse no forum vectra clube. se alguem quiser verificar o topico inteiro, fique a vontade:
Vectra Clube - Exibir tópico - Tudo Sobre: Manutenção Preventiva do Vectra (http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=33494&start=30)
segue os meus posts la:
sobre os oleos ta certinho!
cansei de postar a mesma coisa no forum do astra clube e tem nego que nao acredita, fazer o que..
soh um novo adendo.
O que delimita se o oleo venceu ou nao, é 80% do filtro do oleo, e nao a kilometragem.
Explico:
Quem comanda a troca é a pureza do oleo, ou seja, se esta limpo ou nao. Portanto, se o oleo correu 5k ou 10k a diferença em termos de caracteristicas quimicas e fisicas é praticamente nula. Essa kilometragem é MUITO pouca. Acredite. Quem determina sao os filtros de oleos.
O problema é que nossos filtros sao arcaicos, da epoca do telefone a manivela. Sao praticamente os mesmos desde 1900 e bolinha, e isso realmente éprejudicial.
Nao que ele nao filtre mas sim ele nao consegue mais liberar oleo na mesma qualidade e vazao.
Isso vai deixando todo o sistema de oleo trabalhando mais forcado o que gera um calor a mais no motor e consequentemente diminuicao da vida util do oleo. Mas nao é O OLEO que deteriora.
Os mesmos requisitos das classificacoes API etc e tal do exterior, se usa aqui. Esses limites sao fisicos e quimicos e muito mas muito superiores ao que usamos nos nossos motores (inclusive carros turbinados), tanto em termos de tempo de uso quanto em termos de pressao, temperatura e rpm.
Enfim. Vamos desmitificar a coisa.
Lá fora, o dito "oleo mineral" tem autonomia para 10 mil km. Sendo recomendado a troca com 8.000 ou 7.500 em carros antigos ou que ficam muito em congestionamento, uso severo e tal.
Os oleos "semi-sintetico" tem autonomia de MAIS de 15 mil km.
E os "sinteticos" com mais de 20 mil km.
Pq os nossos nao passam de 5 mil? Pq somos um povo preguicoso e que nao gosta de pesquisa. E mais, aceitamos tudo que é dito pra gente.
O refino dos oleos, as tolerancias dos motores, a propria manufatura dos motores evolui de forma drastica, o que faz que tudo isso seja elevado de forma exponencial.
Para se ter ideia, um carro nos anos 70 com 40 milkm ja tinha que refazer a prte de baixo, e com 60 mil km tinha que retificar o motor inteiro. por isso veio a fama dos VW serem carros de manutencao barata. Pq todo mundo fazia retifica. Hoje em dia um motor 1.0 que trabalha a regimes de giros altos, dura entre 250 a 350 mil km. sem grandes manutencoes. um motor como do vectra que utiliza giros menores é para rodar acima de 450 mil km sem grandes problemas de retifica.
Ha ainda o mito de que o combustivel entra em contato com o oleo e isso prejudica.
Na realidade, isso é verdade, combustivel se em contato com o oleo, causa alteracoes, claro, toda mistura causa. Fato.
Mas se teu carro ta misturando combustivel com oleo, acredite, ja ja vai pra retifica. Vc vai andar queimando oleo e sendo xingado por todos que estao atras da nuvem azul do teu carro.
Combustivel nao entra em contato com o oleo. A menso que os aneis e demais elementos estavam com folgas enormes ou realmente danificados.
Nesse caso, seu carro iria ESTAR QUEIMANDO OLEO. Como se diz por ai. Melhor levar numa oficina duma vez, nao sera trocando oleo que vai resolver.
Qqr contaminacao por folgas que ocorra entre os aneis e o carter, ira com o calor do motor evaporar o combustilvel ants mesmo do mesmo se misturar com o oleo que tem densidade muito maior. FATO.
Outro grande problema, MILITEC e aditivos.
Se voce gosta do teu carro, nao use-os.
Vamos aos fatos: se vc tem um copo de coca cola cheio, experimente tomar meio copo e sinta o sabor.
Com o copo meio cheio, compre uma PERRIER (agua de altissima qualidade, só usada por pessoas que realmente podem paga-las ehehhe), e adcione 2 dedos de agua e o restante com coca.
Tome novamente e veja se ficou melhor ou pior (ta se vc nao tem perrier, poe agua mesmo, soh nao retire na privada por favor..).
ISso que vc acabou de fazer foi ADITIVAR sua coca cola. FATO.
Se o aditivo foi bom ou ruim, é discutivel.
Aditivos podem ser de trocentas coisas: lubricidade, limpeza, octanagem, diluicao etc etc etc.
Todos os oleos atuais sao aditivados, nao pq as industrias sao boazinhas, mas pq sao mais baratos que o proprio oleo e com o aditivo certo na quantidade certa, pode melhorar em alguns quesitos.
Um oleo puro e virgem, alem de caro, é muito espesso e para entrar nas caracteristicas API iriam precisar de mais refinos ainda, encarecendo, portanto o uso do aditivo (qu pode ser de varias coisas) ja existe. Em sua maioria sao aditivos de densidade e lubricidade.
Ok, todos os oleos sao aditivados, LEGAL. Mas pra que ter aditivo?
Vamos se ater ao mais divulgado: de limpeza. Veja, um oleo que limpa muito é interessante se ele for usado em engrenagens expostas a sujeira, como areia, sol, maresia, pó, etc. Como numa corrente de moto ou bicicleta por exemplo. Dentro de um motor é um ambiente altamente controlado, alias, é mais dificil entrar poeira dentro do motor do que dentro de um quarto de hospital lacrado.Enfim, nao ha a necessidade de grandes aditivos de limpeza ppro motor, ainda que houvesse, nao pode ser muita LIMPEZA, pq se for pra ser MUITO limpo, teria que ser tb sem nenhuma capacidade de aderir ao motor.
FATO: se vc quer limpar algo, vc quer que aquilo fique liso e sem sujeira, portanto, vc precise de algo que nao grude em nada. Se vc nao quer que nada grude no motor, entao precisa obviamente de um oleo que nao grude. Se o oleo nao gruda nao lubrifica. FATO.
Voltando, ao caso da mistura.
TODO OLEO É ADITIVADO. Toda vez que vc mistura óleo + aditivo, voce esta fazendo duas coisas: primeiro, mudando as caracteristicas quimicas e fisicas do oleo. Parabens, vc acaba de gastar 40 reias num litro de oleo super master blaster mega fudido e detonou completamente suas caracteristicas. Principalmente de densidade.
A segunda coisa que voce fez foi: tirou oleo que iria lubrificar e colocou alguma coisa que tem outra funcao. Veja, agua perrier é muito bom, realmente, é outro nível de agua. Refresca, hidrata, repoe, cura ate cornagem. Mas coca cola é coca cola, perrier é perrier, podem ate ter H2O dentro mas nem de longe sao iguais e pro mesmo fim. Experimenta tomar 3 litros de coca todo dia durante tua vida inteira pra ver como tu fica, faz o mesmo com a perrier e me diz como fica (melhor, me apresente sua filha!).
Com o oleo é a mesma coisa, nao adianta inventar formulas: nao misture militec, jesustec e quem mais quiser. Voce esta TIRANDO OLEO pra por OUTRA coisa no lugar. FATO.
Sobre o militec:
O produto é muito bom mesmo, nao vou nem falar sobre, tem caracteristicas de criar um filme maravilhoso nas pecas que entra em contato, show de bola.
Inclusive tem um filme no YT muito legal onde um cabra faz um teste mais ou menos assim:
tem um rodinha que fica girando e tb uma haste (ou uma alavanca como quiser) que vc poe em contato com essa rodinha e faz pressao algo assim: o\
Qto mais pressao, maior a fricçao entre ambos. PAra medir isso há uma especie de escala que mede em kgfm ou newton nao lembro qual a forca que se esta aplicando, da pra ver inclusive que essa haste chega a entortar no teste tamanha a forca que o cara ta colocando.
AInda tem um carter cheio de oleo onde a rodinha passa e lubrifica o sistema.
A ideia é simples: mostrar com quantos X de forca o oleo "rompre". Ou seja, qto de forca o cabra impoe na barra ate que o oleo nao aguente e a rodinha faca barulho.
Muito bom, entao o teste comeca e la vao medir a forca. Sem oleo rapidamente faz um barulho tipico de atrito entre metais. Legal.
Colocam oleo la dentro e vao fazer o teste, o carter com oleo , a rodinha no oleo e a barra na rodinha. LEgal, nao da alguns kilos de forca empregada e o oleo rompe e aparece o barulho.
ai eles colocam militec no carter e refazem o teste, OTIMO, parece la que o cabra colocou 300% a mais de forca e o oleo continuo sem se romper.
SHOW. PArabens, realmente o produto funciona. Muito bom. Nao ha duvidas.
Agora me diz, tem algum local do motor onde voce exerca algum atrito de tal forma que rompa ou trave o motor?
Se tiver isso no teu motor, parabens, vc acaba de ter um motor que nao funciona.
Só funciona se todas as pecas se encaixarem mas possuirem uma folga TAL que possa ser movimentado.
Isso quer dizer o seguinte: nao ha atrito que trave o motor ! Se houver, o motor trava, FATO.
Precisamos usar o oleo primeiro por causa da DILATACAO do motor, qdo ele esquenta as pecas dilatam, se nao houver nada que resfrie o sistema, vai dilatar ate travar, portanto, fundi o motor.
A primeira funcao do oleo é manter a refrigeracao do motor, por isso voce coloca la dentro 4 litros e meio de oleo .
A segunda funcao do oleo é lubrificar todo esse atrito para que o motor trabalhe sem forcar ao extremo e tb manter as partes bem reguladas e sem grandes atritos. Para essa funcao, voce nao precisa de mais que 2 litros (ou menos ainda) ! Os outros 2 ou 3 litros que cabem no carter servem para resfriar o oleo e ter oleo fresquinho sempre.
É a mesma ideia do oleo em corrente de motos, voce nao precisa de um carter ali pq a corrente esfria com o contato com o ar, só precisa de um filme pqno para melhorar a questao do atrito. O motor é a mesma coisa, se vc preencher todas as lacunas e tubulacoes onde o oleo entra em contato com o motor, bloco, pistao etc, vera que nao cabe nem 500 ml !!!
Entao nós temos varias coisas no post:
1- oleo e sua durabilidade
2- aditivos e seus usos
3- qtidade de oleo e o q o oleo faz.
Qdo vejo nego falar que troca oleo antes dos 3 mil km fico louco. Primeiro pq é um recurso escasso. Segundo pq o oleo é altamente toxico e altamente sujo pro meio ambiente, 1 litro de oleo é capaz de inutilizar uma lago inteiro. Desperdicar oleo ocmo muitos fazem é UM CRIME AMBIENTAL. Depois ainda tem a questao do $$, mas ai cada um cuida do seu.
Como 90% dos oleos em postos nao sao coletados corretamente, eu realmente, fico chateado ao ouvir asneiras como troca de oleo com menos de 3 mil km... Me sinto ofendido como ser humano.
Tb nao eh correto trocar o oleo a cada 5 mil km.. Nao mesmo, ate pq, como todo produto de lubrificacao, o oleo precisa de um tempo para aderir as pecas e realmente chegar no seu apice de funcionamento, o que normalmente é entre 1000 e 2500 km.
No manual do carro esta escrito que a troca deve ocorrer a cada 7.500 km , usando oleo mineral (todos sao como ja foi colocado pelo criador do topico), classifica entre 5w30 e 20w30. Portanto, menos que isso é besteira.
Eu troco a cada 10 mil e uso o Valora da BR 5w30. Alias todos os oleos vendidos no Brasil sao da BR. Muda a caixinha e o marketing. Assim como é com a gasolina.
Nao recomendo o uso da troca acima dos 10 mil km, nao por causa do oleo e sim por causa do filtro do oleo. esse item é realmente menosprezado pelas fabricas, ha decadas tinha que ser remodelado e melhor produzido, ja peguei filtros com coisas caindo la de dentro (limalha de ferro), e de marcas tops...
Se vc vive em congestionamento, uso severo etc. Troque com 7500 .
Valido pra carros normais ou turbinados.
O resto É MITO. PURO E SIMPLES.
Testes em balcao, com maquinas de precisao, com extensos e variados modos, variaveis etc, isso determina o que deve ou nao se fazer. Nao eh a intuicao do mecanico ou do frentista que determina. Ate pq, se alguem no mundo conseguir medir a classificacao do oleo esfregando ele nos dedos, podem acreditar: é Jesus de volta a Terra!
E mais, oleo preto nao é oleo podre. todo oleo vai ficar preto, primeiro pq isso qr dizer que ele esta realmente limpando o atrito entre as partes, segundo pq com o tempo o oleo vai realmente ficar preto.
Outro dia fui trocar meu oleo e o frentista ficou bobo qdo viu a cor do oleo. Mandou logo a perola: nossa qtos km vc passou sem trocar o oleo? (como eu ia viajar com o carro troquei antes dos 7500 pq a viagem era longa mesmo) .
Soh falei o seguinte pro cabra: irmao, se o oleo tivesse saido limpinho aí de dentro, aí sim fica preocupado, pois quer dizer que ele nao teve contato com nenhum local do motor. Se sujou é pq andou la dentro. Se saiu marronzinho é pq alguma coisa ta de errada ehehhe
Oleo tem q estar apenas sem borras ou limalhas grandes, se alguma coisa mais grudenta, espessa ou dura sair do carter, aí sim ta com problema, se só saiu liquido, ta perfeito.
abracos
-------------
Re: Tudo Sobre: Manutenção Preventiva do Vectra
concordo com oque o irmao ai de cima disse.... meu tio avô tinha oficina de navio( sim mexia com motores de navio) ... alguem jah imaginou a capacidade de oleo que um motor desse leva? imagina trocar?pois é nao troca .. ele nos carros dele( landau) nunca trocava tb...... chegava no tempo de trocar
colocava o carro no elevador
tirava o oleo
deixava decantando ... a parte ruim do oleo ele jogava fora... a boa retornava pro motor e trocava o filtro e completava o oleo ... ai digo ... nunca teve problema.. pq um motor d enavio que passa anos ligado daria problema??
-----------------------
nao posso dizer sobre os navios por simplesmente nunca ter nem entrado num ... hehehe, mas um dia eu chego la!
vamos falar em coisas mais proximas: caminhoes. Ha oleos que soh se trocam com 500mil km ... E sao vendidos a granel em qqr posto BR da esquina. Nao diferencia muito dos oleos que usamos nos carros.
O que tem que se prezar na realidade sao os componentes do motor, por exemplo em locomotivas, o oleo nao pode contar uma substancia (Zn, Pb sei la o que), pois o motor é revestido de cobre com outra liga e em contato com essas substancias o metal enfraquece, ocasionando a quebra da peca (que custa mais de 200 mil reais) e ate pior...
Por isso, TODA troca de oleo de locomotiva, mesmo usando o oleo de sempre, mesmo fornecedor, mesma loja, mesmo lote, antes é testado em laboratorio para fazer analise quimica do mesmo. Caso encontre algum traço desses componentes, é descartado. E lá se vão algumas latas de 20 litros no lixo.
E sao oleos usados com uma forca e uma pressao absurda (como dos navios), sob um regime absurdo de tempo, em condicoes adversas, e mesmo assim demoram milhares e milhares de km!
Ta certo que sao outros tipos de oleos, mas guardadas as devidas proporcoes, nao podemos simplesmente sair jogando oleo bueiro abaixo a qqr momento nao!
Claro que tem motores que realmente tem problemas de lubrificacao e refrigeracao (marea, tempra, etc), nesse caso, um oleo de melhor qualidade ou mais isso ou aquilo, vale a pena. Mas NAO pelo oleo, e sim pelo MOTOR q é uma praga mesmo.
De qqr forma, o que determina o tempo de troca é o uso e a manutencao do carro, assim como o querido filtro de oleo. Compre um filtro bom, troque ele a cada 7500 em uso severo ou 10000 em uso normal. Perfeito!
Se ainda nao estiver convencido.
Faca as contas, se vc acha que um oleo "sintetico" aumentará a vida util do motor em digamos 10%, isso quer dizer que no fim das contas a media da vida util do carro sairá de 300 mil km para 330 mil km ...Parabens, se vc chegar a usar um carro atual ate os 200 mil, vc é um VidaLoka ou ta muito duro (isso passa) ou entao conserva tao bem o carro que pode ter certeza, ainda vai rodar muito mais que os 330 mil km.
Carro de hj se despedaça antes disso. O motor continua de boa, mas se despedaca inteiro!
A menos que seja representante comercial e vive na estrada. Ai vc vai fazer 160 mil num ano ehehe Mas em uso normal, onde o brasileiro anda em media 15 mil km por ano, rodar com o carro ate o motor pedir agua vai demorar pelo menos uns 10 ou 13 anos... Ou seja, o gasto que terá comprando oleo "sintético" durante todo esse tempo já pagou a retifica do motor, troca de suspensao, se bobear inclusive algumas parcelas do Insigna novo ehehe
--------------------
Re: Tudo Sobre: Manutenção Preventiva do Vectra
Olha, eu uso o Sintetico da BR há quase dois e percebi sim uma nítida melhora no motor, principalmente partida a frio. Pode até ser que não prolongue a vida útil do mesmo, mas isso não depende somente do fator óleo.
Costumo fazer as trocas antes dos 10 mil km e troco tb o filtro de óleo. Na partida pela manhã, espero o CB marcar 1,3 ~ 1,4 l/km para sair (barulhinho de tucho ainda permanece por um tempo e logo depois some http://www.vectraclube.com.br/forum/images/smilies/icon_evil.gif ) esse pré-aquecimento leva de dois a três minutos. Saio como o carro sem forçar, até porque o câmbio automático não permite isso, em termos de rotação. O motor tem um barulho suave de funcionamento, "liso" e sem treme-treme. É uma verdadeira orquestra http://www.vectraclube.com.br/forum/images/smilies/icon_lol.gif
Ei Astra, menos de 2 mil km por mês é carro de "vó" hein hehehe.... http://www.vectraclube.com.br/forum/images/smilies/icon_lol.gif http://www.vectraclube.com.br/forum/images/smilies/icon_lol.gif Eu ando cerca de 2,5 a 4 mil km/mês. Gosto de estrada.
---------------------------------
Essa melhora na partida se deve as especificacoes do oleo (0w40, 5w30, 20w30, 5w40 e por ai vai), nao ao "tipo" de oleo, claro que sempre ha oleos melhores ou piores, uma ciosa é fato, um oleo 25w15 é difernete de um 5w40 , mas se vc procurar, vai (demorar) achar oleos só minerais com especificoes muito melhores que os sinteticos achados normalmente por ai...
ha oleos que custam mais de 5 mil reais o litro e sao totalmente minerais. usados em geradores ou usos especificos.nenhum aditivo é tolerado nesse tipo de oleo (como eu disse , qto mais aditivos, menos oleos por oleo, algo como queijo suico, qto mais buraco, menos queijo...).
Acredite, ha carros nao andam nem 15km por mes, o q dira os 15 mil km... Ta cheio de reliquias dos anos 70 com menos de 5 mil km no odometro, coisa de maluco.
Mas a media nacional sao mesmos 15 mil ano. Coidiloko
jairferreira
11/02/2014, 12:13
Jair, pode usar sem problema algum!!
Vai prolongar um pouco mais a vida do seu motor, pode ter certeza!!
Abraço!!
Fala Junior, beleza?
É isso que eu estava querendo, opinião de quem usa.
Valeu pela força!
Marcelo Schuch
11/02/2014, 12:15
Pois é ........kkkkkkk
Moipessoa
11/02/2014, 16:12
Troller,
obrigado por compartilhar a "aula". achei que só eu pensava isso.
o pior de tudo é ter proprietário de veículo achando que as fábricas de motores deixam os engenheiros "brincando" na frente do computador para colocar qq coisa dentro de suas produções. Não procuram se informar com pessoas qualificadas e duvidam mesmo daqueles que colocam seus registros como responsáveis técnicos nas embalagens dos lubrificantes.
Troller-a-vista
11/02/2014, 17:11
moi: obrigado.. mas estou longe de dar aula... hehehe
neste brasil o que mais tem sao PhD em construcao aeroespacial aplicada a frivulidades diárias ehehhehe Não consigo entender como nao somos uma potencia espacial, só pode ser culpa dos Aerolitos.
Meu sonho de vida é entrar para uma industrial automobilística, todos, ABSOLUTAMENTE TODOS, devem entrar no serviço as 10 da manhã, ter 2 horas de almoço e sair só depois das 14 horas... Ou se concluírem 2 fases no playstation.. Aí podem ir pra casa.
jairferreira
11/02/2014, 18:03
A minha intensão não é ser melhor que os outros, se fosse eu não estaria aqui pedindo informação. Gosto muito de buscar aprender até das coisas que já sei principalmente de quem já tem experiencia.
O que faz esse fórum ser valioso é a variedade de opiniões expressadas fazendo valer algo muito importante pra nós chamado de Liberdade de Expressão.
Se em algum momento eu condenar ou ofender algum forista, estarei atirando no próprio pé.
Meu conhecimento é minimo. Fui treinado em casa mesmo por meu pai envolvido com mecânica desde os 11 anos de idade, caminhoneiro por mais de 20 anos, se tornando depois especialista em mecânica diesel e também trabalhando em retifica na montagem de motores pesados.
Sempre preparou eu e meu irmão (eletricista especializado em Volvo e Scania).
Tudo que aprendi e continuarei aprendendo foi e é na pratica, porém nunca desprezando a teoria. Convivo no dia a dia com mecânicos conceituados e mecânicos de retifica que sempre humildemente esclarecem minhas duvidas.
Agora quando aparecer vaga pra trabalhar na industria automobilistica, me avise urgente que eu tô doido pra arrumar um trampo desse! kkkkkkkkkkkk
Valeu men!
Dr. Julio
11/02/2014, 18:47
Também sou da opinião de não usar, além de não ajudar vai alterar as propriedades do óleo , O castrol Magnatec já é completo.
Troller-a-vista
11/02/2014, 19:19
jair nao sei se vc se direcionou pra mim ou nao... se foi, me desculpa, mas a menos q eu esteja muito cansdo, nao enxerguei em momento algum dizendo que fulano ou ciclano sao donos da verdade. muito menos melhor ou maior que outro. se fiz assim, desconsidere totalmente o que eu tenha escrito, e assino embaixo de cada virgula que tenha dito.
meu post acima, apenas foi uma forma brincalhona, nao li, nao leio e nem pretendo ler os nomes dos usuarios e ficar apontamento tal comportamento de cada um. pq se fizer isso, logo alguns serao mais impotantes q outros mesmo falando besteira.
claro q com o tempo, vamos percebendo que alguns falam mais besteira que outros e alguns sao bem conhecedores do q pregam. mas nao costumo ficar olhando nick.
por exemplo o usuario "marcelo shuchu" algo assim, escreveu uma frase que nao sei se debochou do meu post ou concordou comigo,. para isso teria que olhar os posts atras para ver qual a experiencia e relatos dele sobre o tema pra entender. Veja, eu estou cansado e nao tenho tempo pra isso... Se ele concordou comigo, show, se me achou um tapado, show tb... Paciencia, nao pago as contas deles, mas aceito que ele pague as minhas. Entao pra q q eu vou me preocupar?
Eu vejo assim esse e outros foruns...
Desse aqui, só tem basicamente dois membros que realmente pra mim deveria ter tatuado RETARDADO MOTIVADO na testa e um CUIDADO no queixo... O resto, pra mim ta aqui pra somar.
Vou dar um exemplo de como devemos ler o forum:
em um topuco o edintruder discordou e foi deliberadamente grosso comigo qdo eu falei que um topico (destinado a fotos) tava tendo muito bla bla bla (e eh verdade, ha centenas de topicos do mesmo carro discutindo o q estavam discutindo ali, ja havia umas paginas sem foto alguma, e convenhamos, toda vez q tem um topico q vc acompanha com novidades vc entra, ai vc fica entrnando pra ver discussão sobre a rebinboca da parafuseta q nada tem haver com fotos é foda...), enfim, ele e uns 3 falaram um monte, eu nem respondi... no mesmo dia o edintruder comentou em outros 2 topicos onde eu havia postado em alto nivel, trocamos ideias, etc...
Resultado... se eu ficasse emputecido e nervoso mandando a m**** teria perdido outros topicos muito melhores e interessanes pra mim por causa de briga tonta e ainda iria levar outro banimento do forum... enfim.. forum eh assim mesmo, damos risadas, brincamos e lemos muita besteira :) do contrario nao seria forum e sim artigo cientifico. Duvido q o edintruder tenha ido durmir pensando que eu deveria ser morto a chicotadas de bambu naquele dia...
entao relax :)
saulo_borges
11/02/2014, 21:38
Troller,
Você vai ser escomungado e arder no inferno. Militec é religião e seus seguidores são extremistas.
Nem Alá poderá te salvar...
Marcelo Schuch
11/02/2014, 21:52
Pois é sr. troller-a-vista não debochei de seu post, bem pelo contrario concordo em grande parte de seus pensamentos,principalmente na area de ficar desperdiçando oleo com trocas prematuras,só acho q esse assunto militec ja deu,continua dando e ainda vai dar muito assunto,pelas concordancias e discordancias que todos nós temos. E a proposito nao lhe faltei com respeito então se quiseres se referir ao meu nome escreva direito e sem desdenhar, abraço e continuamos a ter cada um sua opinião propria não acha?
Troller-a-vista
11/02/2014, 22:00
Troller,
Você vai ser escomungado e arder no inferno. Militec é religião e seus seguidores são extremistas.
Nem Alá poderá te salvar...
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23.4)
eehhehe
Troller-a-vista
11/02/2014, 22:01
Pois é sr. troller-a-vista não debochei de seu post, bem pelo contrario concordo em grande parte de seus pensamentos,principalmente na area de ficar desperdiçando oleo com trocas prematuras,só acho q esse assunto militec ja deu,continua dando e ainda vai dar muito assunto,pelas concordancias e discordancias que todos nós temos. E a proposito nao lhe faltei com respeito então se quiseres se referir ao meu nome escreva direito e sem desdenhar, abraço e continuamos a ter cada um sua opinião propria não acha?
nao quis faltar com respeito, soh estava pelo celular e foi dificil rever.. ai foi o que eu lembrei... se soubesse o meu sobrenome e o q ja escreveram dele, xiii acharia o teu facinho...
Junior-L200Power
11/02/2014, 23:54
Realmente, no fim das contas usa quem quer!!
Quem acha que não é necessário que não use!!
Não to querendo convencer ninguém a usar, aliás nem uso militec..eu uso é o molykote!!
E uso não por acreditar em milagre algum que o produto pode fazer, mas é a simples química da fórmula!!
Quem sabe o que é molibdênio, não preciso falar mais nada!!
Militec nem sei doq é feito e nunca usei, nem defendo nem sou contra!!
Agora produtos que já usei no carro e posso afirmar que gosto pois vi resulado são o molykote e o Teccom10 Road!!
Agora ficar afirmando por pura teoria que li isso não sei onde, e que fikei sabendo que faz isso e akilo...daí não é comigo não!!
Eu uso, se fode então fode...se é bom e funciona então funciona e pronto!!
Abraço galera!
jairferreira
12/02/2014, 10:14
A todos desse tópico (inclusive eu).
Não quis e jamais vou querer criar problemas ou muito menos criar partido, cada um usa e faz o que bem entender.
Ex.: Tive um palio 97 1.0 que já levou mais madeira do que caminhão de carregar toras. Em 2008 descobri que estava com borra, muita borra!
Fiz o que ninguém aconselha:
Derrubei o óleo (borra) velho, fechei o bujão e coloquei 4 litro de "diesel". Esperei uns 40 minutos e dei umas 5 partidas sem permitir que o motor funcionasse, somente o giro pra o diesel circular. Abri o bujão do cárter e começou a sair uma lama marrom que depois foi mudando de cor. Depois de uns 20 minutos, fechei coloquei óleo 20w50 e funcionou beleza.
Quando passei ele pra meu pai, já estava baixando óleo, o coroa é teimoso, trocou o óleo e meteu um produto que parecem mel pra dar mais viscosidade.
Depois começou usar óleo 25w60 por mais de um ano e só agora abriu o motor porque está dando uma geral, funilaria, pintura, capotaria, motor e caixa e suspensão.
Quando levamos o motor pra retifica um amigo que trabalha lá usinando blocos tomou um susto: tudo limpinho por dentro, motor stander. Os fixos vão pra 0,40 e os moveis pra 0,50 se não me engano.
Moral da historia
Um motorzinho que já levou 4 esquentes, só andava em cima de 160 km/h, foi lavado com diesel, usou óleo que mais parecia mel e depois de 15 anos de uso chegou na retifica chamando atenção.
Creio eu que o militec não vai ser dinheiro jogado fora. Respeito tanto quem usa quanto quem não usa.
Agora assim que eu fizer a próxima troca vou usar na RURAL pra tirar minha conclusão e volto pra compartilhar.
Valeu pessoal!
450723
V6 3000 AT ano 99 10 lugares
Junior-L200Power
13/02/2014, 20:13
Imagina amigo, eu tbm peço desculpas, depois olhando o jeito como falei pareceu meio rude!!
Mas voltando e pensando melhor, o que eu kiz dizer é que só podemos dar uma opinião a respeito de um produto se testar!!
Isso é meio que óbvio neh, pois se vc nunca usou, não tem uma opinião formada de tal...
Então ele realmente pode funcionar, como tbm pode não funcionar!!
O negócio é que o real resultado de um produto desse vc só vera depois de 150.000km e abrir o motor e ver que está muito saudável ainda!!
Eu recomendo esse tipo de produto pra quem usa óleo mineral como eu!!
Agora pra que usa óleo sintético e troca rigorosamente em dia, tbm acho desnecessário no motor!!
Já no câmbio...
Se quer ver o resultado imediato de molykote ou militec, coloque no câmbio...ali sim vc verá o resultado na mesma hora em seu veículo!! Como diz o Sapo Bomba, o câmbio fica uma mantega...e pior que fica mesmo..Rsrs!!
Grande abraço!!
Troller-a-vista
13/02/2014, 21:03
discordo sobre soh pode saber se funciona qm realmente usou ou nao.
Eu sei que fumar é ruim, nao fumo, mas de vez em qdo gosto de saborear um cachimbo. isso me mata? nao. fumar mata? sim.
Tb sei que se enfiar uma bala na cabeca, vc provavelmente vai morrer, mas tem gente que nao morre... Nem por isso vou enfiar uma pra ter a experiencia.
Tem coisas que nao ha necessidade de usar, fazer, experimentar pra ter opiniao formada de tal.
Eu tive um corsinha 96, rodei com ele 180 mil km, entre os 60 mil ate os 170mil passei por dificuldades e nao tinha dinheiro pra fazer manutencao. NENHUMA, inclusive troca de oleo feita bem alem do prazo, quantas e quantas vezes o filtro nao foitrocado ... Antes de vender, avisei o dono disso, e levamos NO MEU MECANICO de confianca que é referencia na cidade, ele abriu o motor na NOSSA frente, e estava absolutamente perfeito, limpo e dentro dos parametros da fabrica de desgaste. Usando oleo mineral do mais barato.
No site da militec, diz que economiza 2.8% de combustivel... vamos deixar em1.5%? traduzindo isso em numeros:
da R$0.045 por litro de gasolina (R$3 o litro, media SP em 13/02/2014), arredondando R$0.05 cents de economia. Portanto para pagar os R$70 reais do produto (preço ML) teríamos que rodar 14.000km (R$70 militec dividido por R$0.05 economia da gasolina = 1400 x 10km/l , portanto, precisaríamos rodar 14.000 km pra pagar esses R$70). Se for pagar o preço de R$110 média de que consegui por telefone , teríamos que rodar 22.000.
KDE A ECONOMIA????
No site ainda diz várias coisas que acho no mínimo discutíveis, vou ficar com algumas:
1- nao altera viscosidade, caracteristicas e bla bla bla do oleo. COMO? qqr crianca que nao bate sorvete na testa, sabe que ao se misturar dois elementos quimicos diferentes ambos irao se alterar. Uma simples gota de oleo contamina milhoes e milhoes de litros de agua. Uma simples gota de militec tb devera alterar, utilizar 60ml por litro dentro do carter é insanidade.
2- Diz no site que o produto age entre 38 e 66 graus , ou seja, em temperatura de funcionamento ele ja perdeu eficacia, e antes disso o motor certamente estara com temperatura inferior aos 38 graus em 90% do tempo .
3-
Benefícios do uso de Militec-1
Reduz o atrito e, consequentemente, o desgaste. ISSO ATE O XIXI FAZ.
Aumenta a potência usando a mesma energia. IMPOSSIVEL, POTENCIA SÓ É ELEVADA USANDO OXIGENIO + COMBUSTIVEL, NO MAXIMO ELE FACILITA A SUBIDA DE GIROS POR MELHORAR O ATRITO
Melhora a acomodação entre os anéis de pistão e as paredes do cilindro, resultando em melhor compressão.BALELA, ISSO SÓ SERIA POSSIVEL COM O DESGASTE OU PREENCHIMENTO POR METAL EM FOLGAS, OU SEJA, UMA RETIFICA, SE O TAL PRODUTO AJUDA NO ATRITO, ENTAO ELE NAO ALTERA EM NADA A COMPRESSAO E SIM E APENAS FACILITA A MOVIMENTACAO DOS PISTOES.
Requer menos energia para dar a partida nos motoreS MENOS ENERGIA COMO? O ALTERNADOR É ALTERADO? OS ELETRODOS MELHORADOS? AHH ENERGIA PRA MOVIMENTAR OS PISTOES? UÉ MAS PRA LIGAR UM CARRO NAO DEMORA NEM 1SEGUNDO E NAO MENOS QUE 3 SEGUNDOS PARA INUNDAR TODO O MOTOR COM OLEO, LOGO ISSO NAO SERVE PRA NADA, POIS NAO SOFRE NEM AQUECIMENTO SUFICIENTE PRA CONSEGUIR HAVER DESGASTES.
Reduz o calor gerado nas partes móveis em atrito. O CALOR NO MOTOR É GERADO PELA EXPLOSAO DO MOTOR , ABSOLUTAMENTE NENHUMA PECA SOFRE ATRITO A PONTO DE ESQUENTAR AS PECAS, DO CONTRARIO TUDO IRIA SE COLAR RAPIDAMENTE, UM OLEO POR PIOR QUE SEJA, TEM DUAS FUNCOES, NAO DEIXAR ESSE ATRITO SE TORNAR TAO PODEROSO QUE IRIA TRAVAR TD E ESFRIAR ESSAS PEÇAS, SEJA UM OLEO DE 10 REAIS E OUTRO DE 80 REAIS. LOGO BALELA, A TEMPERATURA INTERNA DO MOTOR É DERIVADA DA EXPLOSAO, E A MENOS QUE ISSO DIMINUA O CALOR GERADO DA EXPLOSAO É INFUNDADA, LEMBRANDO QUE SE DIMINUIR A TEMPERATURA DO MOTOR (OU ESTIVER FRIO) GASTARÁ MAIS COMBUSTIVEL E HÁ UM DESGASTE MAIOR GERAL
Reduz a oxidação, a decomposição térmica e a corrosão. OLEO SINGER TB! WD40 TB!
Reduz a emissão de gases poluentes. TALVEZ... NAO SEI...
Permanece adsorvido às peças, independente das trocas de óleo.ENTAO PQ RECOLOCAR QD TROCA O OLEO? NAO FUNCIONA ENTRE 38 E 66 GRAUS? TEM COISA ERRADO AI...
Mantém a lubrificação permanente em todas as superfícies metálicas. OK.
Não afeta a viscosidade, nem as propriedades físico-químicas do óleo. JA FALADO ACIMA
Não altera as tolerâncias de folga do equipamento.ENTAO COMO MELHORA A COMPRESSAO INTERNA?
Protege as peças inclusive no caso de contaminação do óleo por outros elementos(gasolina, diesel, álcool, água, solventes, poeira, etc.). OK...
Evita que contaminantes (borras, vernizes, carbonizações) e partículas se depositem nas superfícies metálicas. SERA?
Obs.: motores ou equipamentos que estejam com desgaste acima da tolerância podem não obter dos benefícios
AUehUAHeuahe entao ta neh.... fazer o q .... mencionados.
Junior-L200Power
13/02/2014, 22:34
Comparações extremamente ridiculas essas que vc fez no início...mas tdo bem!!
Cada um com sua opinião...não vale a pena ficar aki poluindo o tópico!!
Usa quem quer...eu uso molykote e to satisfeito..quem não quer usar não use e pronto!!
Imperador!
14/02/2014, 08:43
Comparações extremamente ridiculas essas que vc fez no início...mas tdo bem!!
Cada um com sua opinião...não vale a pena ficar aki poluindo o tópico!!
Usa quem quer...eu uso molykote e to satisfeito..quem não quer usar não use e pronto!!
Concordo com o Troller nas contas, mas também concordo com você... quem quer usar, usa e pronto!
Eu não gasto meu dinheiro com isso, mas não condeno quem usa e consegue observar as vantagens...
Abs
Leonardo Raffi
01/10/2014, 19:55
começeia usar na minha F75 para buscar umas peçsa de jeep em bage uns 150 km daqui... motor nao esta bom ....e baixa oleo ... a luz teima em ficar acesa quando esta o motor quente... coloquei antes...andei... criei coragem e fui... cheguei e ao sair fui completar o oleo..nao marcava a vareta coube 2 litros... cheguei em casa e mais 2 litros.... acredito q foi por estar usando q nao fundiu ainda kkkkk se pagou achei por 70 pila... iria pagar muito mais num frete... e fiz amizades buscando as peças.... vou usar no meu trator masey 65x e nas outras viaturas tbem conforme der...barcos
SAPO-BOMBA
03/10/2014, 12:02
Uso o Militec há pelo menos 8 anos ( comecei usando nos meus Subarus ), e há 3 tb uso o Molykote.
Quem fala que não traz benefícios claros, me desculpa mas não sabe o que está falando.
No motor o Militec não traz ganhos perceptíveis de performance e economia ( há que veja, eu não ), pq não é a real finalidade do produto.
Agora... Experimentem usar em caixas de marcha, tração, diferenciais e rolamentos.... Ahhhh, meu amigo... É OUTRA COISA!
MolaDura
01/11/2014, 10:24
Oi Pessoal tudo bom?
Sempre fui muito curioso a este produto e os outros similares e a alguns anos observo sem usar por achar milagroso demais!
Não estou duvidando da galera que sente alguma diferença, agente as vezes se sugestiona. É o que penso.
Em empresas que vendem o produto eu não confio mesmo! Já saí prejudicado por confiar em "papo de vendedor" por algumas vezes na vida!
Li revistas (a alguns anos tambem) que testaram usando dinamos e ferramentas de preparo de carros, bombaram os produtos em quase todos pontos! Testaram inclusive níveis de emissão. Mesmo assim não acreditei muito. Sou um cara de fé.
O departamento de defesa dos eua testou o produto por alguns anos e o produto falhou nos testes aplicados. Pararam de usar em 2006!
O documento oficial direto do site oficial:
http://gao.gov/new.items/d09735r.pdf
Ele chegou passar nos anos de 1988 e 1989 quando com certeza os óleos de motor eram uma grande porcaria até mesmo lá. Dai os parâmetros de exigência subiram e ele começou falhar nos testes como lubrificante aditivo somente! (Dedução minha)
O produto passou por diversos testes em anos subsequentes e falhou! Até ser cancelado em 2007 (Testaram até demais na minha opinião), engraçado que continuam usando no brasil a propaganda que é utilizado pelo exercito norte americano, na pagina US tem só uns slogans "GO NAVY" e similares. Que judicialmente é liberado! Faz o marketing falso disfarçado de patriotismo!
O documento acima contem testes de laboratório e uso contínuo prático.
Outro indicio estranho, no ebay tem poucos vendedores do produto. Ele (produto) nem mesmo tem a avaliação dos usuários, o pessoal mais novo nunca nem ouviu falar! Os antigos conhecem testaram e deixaram de lado!
Galera! Guardem seu dinheiro para quando for refazer o motor, invistam num óleo bom e façam as trocas, infelizmente o produto não ajuda.
Abração!
https://www.youtube.com/watch?v=E5KtaUFHfLM
Test Drive. Teste REAL do Militec!
Canal High Torque (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fuser%2FA DG0068)
Willfielder
23/11/2015, 08:34
olá , eu tinha uma corolla fielder antes ...e já usava o Molycote a2 ...me parecia um bom produto ....custa na faixa de 30 reais frasco de 150 ml ....redutor de atrito.... e na outlander fiz o teste e coloquei militec... até o momento unica coisa posso dizer é que pela manhã nã o escutei aquela primeira partida a frio....dava um barulhinhode tucho ...agora tudo silencioso... acredito que ajuda bastante no quesito partida a frio....
depois de quente o motor o óleo faz a parte dele.... ( minha opinião ) o militec paguei 75 reais frasco de 200 ml..
comprei pois eu ecnomizei no óleo ( R$ 22,91 litro Total Quartz. SN ) e R$ 12,50 no filtro de óleo.... dai imaginei colocar o militec ...até o momento não me arrependo.
rubão6cc
21/04/2016, 14:12
Desculpem desenterrar o tópico...mas li algumas opiniões negativas sobre o produto....nada disso procede...o produto faz sim muita diferença onde é colocado. Não faz milagres do tipo seu motor está batendo e tal e vai resolver....não funciona assim....o que ele faz é aumentar a vida útil de onde for colocado e aumentar a eficiência. Tenho um Opala 6 cc 89 e coloquei em tudo nele...inclusive no sistema de ar condicionado...o ganho em rendimento no ar foi considerável. Agora coloquei no motor da minha Ranger 2.3.
jeanmendler
19/10/2017, 18:13
Já utilizei o Molicot e Uso agora o Militec 1, como utilizo em um motor 1.0, com 50.000 km rodados não vejo diferença alguma, pois se mantiver o uso do óleo recomendado para o km já rodado e manter as revisões de acordo, já é o correto. Para carros com KM acima de 100.000 é indicado do Bardal B-12, hoje já existem concorrentes com preços melhores e que trazem o mesmo efeito.
Como sou apenas um auto entusiasta, mantenho o uso pois não está fazendo nenhum mal também.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.