PDA

Ver Versão Completa : Consumo de Óleo

ewchevrand
29/12/2013, 13:55
Ola Pessoal. Comprei uma Tracker 08/09 em 2011/12 com 39000 Km, hoje ela esta com 90000 Km.
A partir de janeiro desse ano percebi o consumo de óleo ao verificar com mais frequência a vareta.
Com 3800 km rodados apos a ultima troca, o óleo estava um pouco acima da metade entre as marcas na vareta.
E, para piorar, verifiquei no manual e todas as trocas feitas pelo antigo dono foram feitas a cada 10000 Km. Se, com 3800 km estava quase na metade, fico imaginando a cada 10000 km a quantidade de óleo no reservatório.
O que pode estar acontecendo e onde posso levar aqui no Rio de Janeiro para verificar o problema?
Obrigado.

Chuva
29/12/2013, 14:53
olá Ewchevrand!! Parabéns pela viatura!!

Uma vez enchi ate o topo a vareta e o carro consumiu ate a metade da vareta, depois estabilizou.

Seria interessante acompanhar semanalmente agora para ver se o seu estabiliza tb. Acredito q o excesso o carro queima. Se não está vazando, claro.

É bom estudar o tipo de óleo a colocar tb. Há muitas opiniões diferentes no fórum e cada proprietário vê de um jeito.

Eu por exemplo uso óleo fino 5w30 ou 10w40 e troco a cada 8kkm, em média. 5kkm pra óleo semi sintético acho mto pouco. Um pouco acima dos 3/4 da km já tá bom. Mas se puder trocar até antes dos 5kkm é claro que é melhor.

Pela km do carro, se acredita nela, vc deve avaliar a idade útil do motor. Isso para determinar se vai poder usar óleo mais fino, q deixe o carro mais livre pra andar sem forçar (trilha pesada e transito mto acirrado diariamente) ou se precisará usar um óleo mais grosso. Nesse último caso se o carro fumar ou tiver algum outro sintoma de motor mais rodado.

Espero q ajude, boa sorte!!

ewchevrand
31/12/2013, 07:36
Bom dia!
No domingo (29) fiz a troca com 4000km, uso o Shell Helix 10w40 (aqui no Rio consegui a R$18,90/litro) com o filtro Fram PH2951. Na ultima revisão (Zezuki), não apresentava nenhum vazamento mas não relatei esse consumo (falha minha). Marquei agora no dia 6 o retorno na oficina.

Obrigado pela dica e assim que identificar o problema relato o ocorrido.

Tracker 08/09 - Pneus Firestone Destination 225/70/16.

PFernando
05/01/2014, 16:29
Ola Pessoal. Comprei uma Tracker 08/09 em 2011/12 com 39000 Km, hoje ela esta com 90000 Km.
A partir de janeiro desse ano percebi o consumo de óleo ao verificar com mais frequência a vareta.
Com 3800 km rodados apos a ultima troca, o óleo estava um pouco acima da metade entre as marcas na vareta.
E, para piorar, verifiquei no manual e todas as trocas feitas pelo antigo dono foram feitas a cada 10000 Km. Se, com 3800 km estava quase na metade, fico imaginando a cada 10000 km a quantidade de óleo no reservatório.
O que pode estar acontecendo e onde posso levar aqui no Rio de Janeiro para verificar o problema?
Obrigado.

Um pequeno consumo de óleo é normal, ainda mais com um motor grande como o do tracker, que esquenta bastante. Mas dá uma olhada no escapamento e vê se a fumaça tá muito preta e se não ta melado de óleo na saída. Se tiver pode ser problema nos retentores de válvulas.

Giu Bernardon
05/01/2014, 19:52
Se o carro foi usado na cidade, fez as trocas de óleo somente a cada 10.000 km na concessionária (onde usam óleo mineral do mais barato, como constatei nas notas fiscais da minha), certamente o motor sofreu, e vai baixar um pouco mesmo. Se consumir até 1 litro a cada 3k km, ainda estaria dentro do normal, ou aceitável.