Conectar

Ver Versão Completa : Ford cargo 6x6

BrunoDallanora2013
29/12/2013, 04:53
olá, pessoal resolvi colocar aqui uma adaptação feita por mim e meu pai em um caminhão Ford cargo e também um Mercedes Benz

não é uma adptação muito complicada mas como o pessoal aqui adora essas coisas , e é bom para dar sugestões,dicas,e tembem que sirva para ajudar alguém que queira fazer a mesma adaptação

Alguns amigos aqui do Fórum já deve conhecer !

44494344494544494644494744494844494844494944495044 4951444952444953

gostaria de sugestões de importação de eixos se é possivel ? o dianteiro é importado mas saiu aqui no volks 4x4 !

Glauco mendes
29/12/2013, 17:49
Massa coloca mais fotos dos brutos?

BrunoDallanora2013
29/12/2013, 19:40
445020445028445029445030445031445032

mais fotos !

Edintruder
29/12/2013, 22:02
Deve ser o maior barato trabalhar num caminhão desses e num terreno desses! kkk

BrunoDallanora2013
29/12/2013, 22:45
é divertido , mas até refazer o deposito e com esse solaço não ta fácil ! no Cargo a cabine sacode mas e bem ventilada , no Mercedes é mais macio mas também é uma fornalha dentro kkkkk !

ta saindo o terceiro um Mercedes bicudo ! quando estiver pronto vou postar fotos !

Edintruder
30/12/2013, 00:31
Um turboclima ajuda bastante nesse solaço. Na empresa que estou atualmente, as máquinas são antigas (caterpillar 966), porém mandaram fazer cabines fechadas e com turboclima. Ficou muito bom para trabalhar tanto na poeira como de baixo do sol forte. Nenhum operador reclama das máquinas, mesmo sendo bem antigas.

drosssor51
30/12/2013, 09:48
Ficou bem legal Bruno..!!!
Adaptados... foram a CT e eixo dianteiro????
Qual é a CT? Tem diferencial central?

abç

BrunoDallanora2013
30/12/2013, 12:46
temos um fiatallis fw160 que veio com A/C mas meu pai teve que tirar pq na areia tem que colocar um hélice invertida nas maquinas senão é dois toque e se vai o radiador a areia fura , e ai não deu mais o AR mas era bem bom .

depois tem w20 a mais velha é 97 mas são cabine aberta sem porta !

Caterpillar é uma baita maquina mesmo antiga !

BrunoDallanora2013
30/12/2013, 12:54
o cargo foi todo adaptado !

era 6x2 foi comprado um chassi com os dois eixos traseiros 6x4 e emendado o eixo dianteiro do volks 4x4 mas ai que deu a dificuldade fazer dar dum jeito que não pegue no cárter do motor foi até recortado um pouco do cárter molas foram mudadas
a caixa de transferencia é mercedes ai o resto é do cargo deu uma linguiçada de cardã tendo que emendar uma ponta com luva de mercedes e outras de cargo para dar certo !

no mais foi colocado turbina , trocado a caixa para uma maior pois a dele era a que tem diferença loca entre a 4 e 3 marcha
essa é de 5 marcha tambem mas mais distribuída , a bomba da caçamba acoplada direto na caixa a antiga era por cardã em comodava bastante !

a e aros feitos pro encomenda , peneu traseiro superflot goodyear

marcoswiedemann
30/12/2013, 13:47
Parabens ficou muito bom
quando eu for a cacequi vou te procura pra dar uma volta nos brutus

Edintruder
30/12/2013, 13:49
E nunca botasses um deles na lama para ver como se sai???

BrunoDallanora2013
30/12/2013, 15:11
E nunca botasses um deles na lama para ver como se sai???

coloquei num barro fino que cria da enchente na areia e ele ficou patinado e patinado só não afundava pela largura dos pneus mas os pneus emplastão de barro e fica liso ai não vai , se colocar pneu de garradeira alta e limpante andando vazio ai vai !

um dia que passar aqui da uma chegada !
incrível é que com todos esses pneus se tirar o eixo dianteiro que traciona ele não anda nem vazio ! a tração na dianteira faz toda diferença ! ja testamos no mercedes com 6x4 e não foi

o Mercedes é bem mais facil pois tuda da certo original é só ter o eixo dianteiro a caixa multipla e os suportes de mola do 4x4 pois é por fora do chassi o simples é por baixo !

o Cargo deu serviço mas gosto dele é bem mais forte ( ponta de eixo nunca vi quebrar uma mesmo o 6x2 que é mais propicio a quebrar ) e é meio universal da pra por outros tipos de motores caixa , entro outros

BrunoDallanora2013
30/12/2013, 15:12
Parabens ficou muito bom
quando eu for a cacequi vou te procura pra dar uma volta nos brutus

certo pode vir que ! fica no trevo do ctg ! bem em frente

Daniel.Shimomoto
30/12/2013, 21:55
Bruno....eu já vi esses filmes no Youtube...mas nunca associei contigo!

Esse Cargo é um FTO6.6 de 190cv, acertei? Sou fã de carteirinha dos motores Ford Diesel (os FTO 4.4, 5L, 6.6, 7.5 e 7.8L). Acho motores incriveis, apesar de meio beberrões. Só quem conhece esses motores nos tratores Ford 6600/6610/7610/7630/7830 e 8030 sabe do que falo!

Esse 2213 você usou a mecanica do LA-1313 combinada com a caixa de transferencia ZG500 do LA, aproveitando apenas os diferenciais passantes, acertei? Deve fazer o mesmo com o bicudo.

Com relação a cabine do Mercedes, esse dai não tem acordo. É uma fornalha por dentro e não tem conserto. Até o Ford 11000 que tinha, sem qualquer isolamento térmico tinha cabine fresca!

Qual bicudo você está mexendo? No L-2318 ou no 2325?

Abraços

BrunoDallanora2013
30/12/2013, 23:02
mexendo no 2318

sim o fto é de 190 mas ta turbinado sem intewrcooler , se achar um bloco 7.8 vamos por nele !

é mecanioca do 1313 o diferencial dianteiro tem que ser os 10 furos que são forte a caixa é a ZG500

temos um diferencia mercedes e caixa dos mais novos quase zerinha de um caminhão 2008 para por no bicudo , não lembro a numeração desta caixa mas é mais forte que a ZG500

eu botei os videos mas o pessoal critica invés de dar ideias , e aqui não aqui todo mundo é doido por adaptações e veículos diferentes e todos dão uma ajuda !

Daniel.Shimomoto
30/12/2013, 23:39
mexendo no 2318

sim o fto é de 190 mas ta turbinado sem intewrcooler , se achar um bloco 7.8 vamos por nele !

é mecanioca do 1313 o diferencial dianteiro tem que ser os 10 furos que são forte a caixa é a ZG500

temos um diferencia mercedes e caixa dos mais novos quase zerinha de um caminhão 2008 para por no bicudo , não lembro a numeração desta caixa mas é mais forte que a ZG500

eu botei os videos mas o pessoal critica invés de dar ideias , e aqui não aqui todo mundo é doido por adaptações e veículos diferentes e todos dão uma ajuda !

Cara, o pessoal é muito hipocrita e despeitado no Youtube. Tem que discutir essas coisas aqui onde o pessoal é meio pirado mesmo!!!!! rsrsrs

Se aceita uns pitacos...vamos lá.

-> Intercola o FTO 6.6. Já vai render bastante. Colocar um 7.8 acho que vai ter motor demais para chassis de menos. Ai você corre o risco de ter um bebedor de óleo para um desempenho marginal, uma vez que você não vai poder colocar muito mais carga nele, senão implica reforçar chassis, eixos, etc.

-> Diferencial dianteiro de 8 furos acho que só nos LA-1113. Não deve aguentar o tranco mesmo! Você esta usando o conjunto de 43 dentes ou o de 48?

Uma "arte" que dá para ser feita no Mercedes (só não sei se a transmissão aguenta) é colocar o motor OM366LA (Turbo-Intercooler) do 1621. Acho que dá 210cv.

Essa caixa e diferencial que você está falando acho que sei qual é: É do Mercedes 1723A cara chata. O Exercito andou comprando uns até a decisão final de reequipar a frota com uns 500 Volkswagen 15-210 MWM.

-> Esses eixos dianteiros do Ford você aproveitou do VW 15-210 4x4 militar? Assim como a CT?

Abs!

BrunoDallanora2013
31/12/2013, 11:50
mas o cargo ta com o pedaço do cahssi so na parte do motor de 1415 o resto do chassi é do 2425 bem forte !

meu pai não quer intercoolar acha frescura demais e mais coisa para encomodar quanto mais simples melhor , no caso um ford 7.8 sem intercooler só com turbina ja passa da potencia do 6.6 ai ele andaria mais solto e dando menos motor , pq ele tem trabalho com pé no fundo e o e vai bem o 6.6 mas a relação do caminhão é 4/33 e seria para um cummins de menor rotação o 7.8 resolve , opu tambem um cummins mas um bloco bom do 7.8 ja daria perfeito e da para usar quase todas peças do 6.6

o 7.8 é o mesmo 6.6 com o bloco mais alto turbina maior !

o Mercedes a poucos dias botava agua fora foi colocada uma tampa de cilindro nova mas não era é o bloco que ta furado !ai a presão dos pistões empurra agua do radiador fora !

compramos um motor quebrado de um onibus o 366 para tirar peças e um bloco novo na Mercedes quando fizer a transformação vou colocar aqui !

BrunoDallanora2013
31/12/2013, 11:57
Essa caixa e diferencial que você está falando acho que sei qual é: É do Mercedes 1723A cara chata. O Exercito andou comprando uns até a decisão final de reequipar a frota com uns 500 Volkswagen 15-210 MWM.

-> Esses eixos dianteiros do Ford você aproveitou do VW 15-210 4x4 militar? Assim como a CT?

Abs!

pois é burrada total o Mercedes 4x4 é bem mais ajeitado e melhor que o volkas 4x4 e as peças do diferencial dianterio do Mercedes tem no brasil ja o do volks é importado !

a caixa de transferência do cargo é Mercedes ZG500 ! o cara no vendeu o diferencial do volks 4x4 que é o Marmon Herrington MT11 tava só amassado algumas coisa do freio , deve ter caido da carreta ou derrubado na fabrica e refugaram compramos da JR diesel ! é bom esse diferencial e forte mas não é barato e corriqueiro como o Mercedes

foi dificil no cargo para não pegar no carter do motor e a batata do diferencial é bem no meio e colocar mais para o lado não da por causa das molas a mola da crgo é por baixo do chassi no mercedes simples tambem , mas no 4x4 eles colocam os suportas do lado do chassi assim fica melhor e a batata do diferencial mais para o lado !

drosssor51
31/12/2013, 17:16
Show... lendo e aprendendo..!

BrunoDallanora2013
31/12/2013, 20:45
me enganei a caixa multipla do cargo e do mercedes cara preta é a ZG350 temos um nova ZG500 e outra já no bicudo que vai ser feito !

abraço a todos feliz ano novo !

Daniel.Shimomoto
01/01/2014, 01:47
Bruno, esquecendo a questão financeira (claro que ela é relevante) mas uma idéia que me veio a cabeça...os famosos Duendes!

- VW 18-310 ou o 26-310 (o duro é o preco do 26-310 que é meio salgado...o Titan Tractor acha facil e barato - é uma maquina que ninguem mais quer). Dá para usar um Cargo Max Ton ou mesmo o VW 40-300 (a unica coisa que mata, tanto no Cargo quanto no 40-300 é que a transmissão não é sincronizada)

- Montar o conjunto traseiro dos VW 26-... Acho que a CT pode ser a do Mercedes mesmo.

- O Eixo dianteiro, quem sabe adaptar do VW 4x4 mesmo.

Qual o ponto que quero chegar com isso? Todas essas máquinas tem motor Cummins 6CTA 8.3L, em Euro II regulados para até 303cv (no Titan) e 292cv (nos Cargos e 40-300). Chassis os Fords em geral tem sobrando, então....

Feliz 2014!

[]s

BrunoDallanora2013
01/01/2014, 19:25
Daniel , fizemos este caminhão para solucionar um problema que tinhamos! carregamos areia no leito de um rio e não da para fazer estradas com o tempo ficou longe o barranco para ir buscar com as carregadeiras , ai que veio a ideia de fazer os caminhões andar na areia , foi investido bastante dinheiro mas ainda bem que deu certo !

os pneus vimos num volks consteletion 6x4 que distribui calcário numa empresa !

acho que todos com 200 cv ja ta bom de mais se exagerar no caminhão não da pois fica muito pesado o cargo ta com 180 com um 7.8 de 210 por ai ja fica bom o Mercedes tamos fazendo uma obra de arte colocar o 366 turbo , o 352 ta indo pro saco !

tem um problema nos volks cargo .. é bem dificil fazer e esta caixa não serve é muito grande tem que ser a que mostrei nas fotos pois o cardã dianteiro passa apertado do lado assim como outras dificuldades como o cárter baixo radiador muito baixo as vezes tem ums muito curto de entre eixo ai falta lugar para caixa múltipla , e não da para erguer muito o caminhão pois a traseira é dificil erguer !

no caso do volks 4x4 vai um chassi por cim de outro na parte da tração traseira ! vou postar outro dia mais fotos detalhadas das modificações !

nosso cargo ficou quase perfeito com o tempo vamos ajustando o que ta ruim , no nosso o chassi é emendado mas é reto com o outro pedaço e ficou quase reto o caminhão vazio a frente fica um pouco mais alta !

ja tem volks 6x6 de fabrica mas ainda não vi ! só para o quartel eu acho !

Daniel.Shimomoto
01/01/2014, 23:07
Daniel , fizemos este caminhão para solucionar um problema que tinhamos! carregamos areia no leito de um rio e não da para fazer estradas com o tempo ficou longe o barranco para ir buscar com as carregadeiras , ai que veio a ideia de fazer os caminhões andar na areia , foi investido bastante dinheiro mas ainda bem que deu certo !

os pneus vimos num volks consteletion 6x4 que distribui calcário numa empresa !

acho que todos com 200 cv ja ta bom de mais se exagerar no caminhão não da pois fica muito pesado o cargo ta com 180 com um 7.8 de 210 por ai ja fica bom o Mercedes tamos fazendo uma obra de arte colocar o 366 turbo , o 352 ta indo pro saco !

tem um problema nos volks cargo .. é bem dificil fazer e esta caixa não serve é muito grande tem que ser a que mostrei nas fotos pois o cardã dianteiro passa apertado do lado assim como outras dificuldades como o cárter baixo radiador muito baixo as vezes tem ums muito curto de entre eixo ai falta lugar para caixa múltipla , e não da para erguer muito o caminhão pois a traseira é dificil erguer !

no caso do volks 4x4 vai um chassi por cim de outro na parte da tração traseira ! vou postar outro dia mais fotos detalhadas das modificações !

nosso cargo ficou quase perfeito com o tempo vamos ajustando o que ta ruim , no nosso o chassi é emendado mas é reto com o outro pedaço e ficou quase reto o caminhão vazio a frente fica um pouco mais alta !

ja tem volks 6x6 de fabrica mas ainda não vi ! só para o quartel eu acho !

Bruno;

O mais legal é que além de divertido, o investimento foi útil e deu resultado!

Uma coisa que eu ia comentar....um motorzinho que eu não acho graça alguma é o tal de OM352. Apesar da potencia declarada ser a mesma do MWM D-229/6, dá a sensação que ele é mais fraco, enfim.

Para essa empreitada, não dá para encaixar um OM 355/5A do 1519? Não fica um motor mais resistente para a proposta de vocês (além de trabalhar mais folgado)?

[]s

PS: Outro dia vi um VW 15-210 4x4 do Exercito...deve ser um conjunto mecanico excelente (pelo menos motorização cambio e diferencial traseiro são comprovados), mas que ficou com cara de gambiarra, isso ficou!

BrunoDallanora2013
02/01/2014, 00:12
Bruno;

O mais legal é que além de divertido, o investimento foi útil e deu resultado!

Uma coisa que eu ia comentar....um motorzinho que eu não acho graça alguma é o tal de OM352. Apesar da potencia declarada ser a mesma do MWM D-229/6, dá a sensação que ele é mais fraco, enfim.

Para essa empreitada, não dá para encaixar um OM 355/5A do 1519? Não fica um motor mais resistente para a proposta de vocês (além de trabalhar mais folgado)?

[]s

PS: Outro dia vi um VW 15-210 4x4 do Exercito...deve ser um conjunto mecanico excelente (pelo menos motorização cambio e diferencial traseiro são comprovados), mas que ficou com cara de gambiarra, isso ficou!

pois é bom que funcionou !

o om352 turbo que ta no nosso caminhão , quando fizemos o cargo 6x6 ele era aspirado e já dava pau no 352 vamo ve agora com o 366 vai se briga feia mas o fto6.6 agora turbo puxa muito !

é o volks 4x4 é bom de conjunto mecânico mas se olhar ao lado de um Mercedes 4x4 vai entender o que falo ! ficou uma gambiarra total alem da cabine já não ser muito bonita ,ficou muito alto o que aparece bem enjambrado

esse eixo que vem neles é o marmom herington mt11 é muito forte é americano o numero 11 quer dizer 11.000 kg de capacidade tem mt 14 mt17 22 .. pena não ter alguem que inporte peças ou um eixo inteiro , tem uns eixos com a batata do diferencial melhor dividida , esse do cargo é 4/33 coroa e pinhão mas nos EUA para este eixo tem varias configurações em qualquer modelo

o diferencial do mercedes não da no cargo pq não tem relação que feche , e assim o mt11 no mercedes tambem não da , é um eixo padrão americano

445316445317 este da primeira foto é o mt 14 batata do diferencial central mas bem razo daria melhor no cargo e o segundo é o ct 14 que a batata é para direita daria melhor ainda mas teria que ter um suporte de molas por fora do chassi ai ficaria perfeito e daria para baixar um pouco a frente para ficar mais alinhado o caminhão

o dele é este 445320

quanto ao 366 no merceds ja sabemos que da bem certo no nosso modelo o outro motor que falou seria exagero para pouco caminhão ,spero que ess 366 fique bem melhor !

Daniel.Shimomoto
02/01/2014, 02:23
Bruno...se a bolsa de aposta estiver aberta...Mesmo um 366 turbo não vai bater o FTO6.6 Turboalimentado! Aposto e apresento as razões: O FTO trabalha em giro mais baixo (acho que 2600 rpms) e tem uma excelente disponibilidade de potencia em baixas rotações (um bom sinal disso é o valor alto de torque em baixas rpms), enquanto o OM366 é um motor de giro mais alto. E isso em operações fora de estrada faz diferença!

Mas mudando de assunto...to impressionado com esses eixos VW! Se cair uma bomba nesses VWs destroi tudo, menos o eixo dianteiro!!!!! Parabéns pela aquisição da peça para colocação no seu cargo! Muito show mesmo!

Quanto ao VW 6x6, parece que eles estão testando o Constellation, não ee isso? Se for as fotos que vi, parece que ficou bem arrumadinho, um servico caprichado. Digita no Google e verá umas fotos. Muito melhor que o chassis VW 4x4 que jogaam a cabine de qualquer jeito!

[]s

BrunoDallanora2013
02/01/2014, 12:31
pois é se enganou um pouco o fto 6.6 é de mais giro da aspirado dava 3200 rpm final mas com turbo cai para 3100 mas mesmo assim ele tem muito força em baixa e em alta ainda mais é engraçado é um motor de força em baixa e alta rotação bem distribuído!

valeu pelos elogios !

Daniel.Shimomoto
03/01/2014, 00:11
pois é se enganou um pouco o fto 6.6 é de mais giro da aspirado dava 3200 rpm final mas com turbo cai para 3100 mas mesmo assim ele tem muito força em baixa e em alta ainda mais é engraçado é um motor de força em baixa e alta rotação bem distribuído!

valeu pelos elogios !

Bruno...acho que você está enganado...O FTO tem potencia máxima (pelo menos em catálogos - f Cargo 16T P2 | 1e Caminhões Antigos Brasileiros 77 (http://caminhaoantigobrasil.com.br/ford-cargo-16-ton-1987/cargo-16t-p2/)) tem 182cv em 2600rpms. Só se você abriu a bomba e o giro, ai ele está rendendo bem mais que os 182cv declarados...

Em uso agrícola (esse eu falo por experiência própria), os FTO 4,4L (86cv aspirado e 104cv turbinado) e 6,6L (120cv aspirado) tem potencia máxima em 2100rpms enquanto o MWM D/TD-229-4 (4 cilindros - mesma potencia do FTO4,4L - tanto aspiração natural quanto turbinado) e o OM352 (CBT 2105) e D-229/6 (Valmet 118) - ambos os motores com 118cv declarados, obtém essas potencias em 2400 rpms!

Dá uma conferida nesses valores...acho que teus FTOs estão com a bomba aberta! E ai estão rendendo bem mais que os 182cv!

Grande abraço

BrunoDallanora2013
03/01/2014, 13:07
não eu que não tinha entendido ta correto ele atinge a potencia maxima a 2600 rpms certo ? mas ele vai até 3100 de rotação total pé no fundo mas diz que ai já não chega a mudar muito a potencia ele aspirado a rotação almenta para 3200 o final mas a rotação de potencia total ai não sei

tem que levar em conta que os agricola sempre são de menos giro ! o que viu agricola era bomba em linha ou rotativa ? os do caminhão é em linha ! o 6.6 aspirado e fabrica dava 150 cv foi dado um pouco da oleo mas não muito

o 7.8 não sei certo mas de olho numa oficina foi medido e os pisões e bielas são as mesmas do 6.6 só o bloco é mais alto a turbina é maior e virabrequim é maior , e por isto é menos giro que o 6.6 e mais torque equivalento ao cummins C

ja estamos para montar o om 366 !

Daniel.Shimomoto
03/01/2014, 22:18
não eu que não tinha entendido ta correto ele atinge a potencia maxima a 2600 rpms certo ? mas ele vai até 3100 de rotação total pé no fundo mas diz que ai já não chega a mudar muito a potencia ele aspirado a rotação almenta para 3200 o final mas a rotação de potencia total ai não sei

tem que levar em conta que os agricola sempre são de menos giro ! o que viu agricola era bomba em linha ou rotativa ? os do caminhão é em linha ! o 6.6 aspirado e fabrica dava 150 cv foi dado um pouco da oleo mas não muito

o 7.8 não sei certo mas de olho numa oficina foi medido e os pisões e bielas são as mesmas do 6.6 só o bloco é mais alto a turbina é maior e virabrequim é maior , e por isto é menos giro que o 6.6 e mais torque equivalento ao cummins C

ja estamos para montar o om 366 !

Bruno,

Exatamente isso. O motor atinge a potencia máxima em 2600 rpms. Acima disso a potencia dele ao invés de aumentar, em alguns casos cai! Na F-250 Cummins ISB, por exemplo, isso é bastante perceptivel: Ela corta em 3200rpms e a potencia máxima é em 2900 rpms. Ai você acelera a 250 ela segue acelerando ai passa das 2800rpms ela perde o vigor de aceleração até a eletronica cortar. em 3200. Assim, seu FTO deve atingr potencia máxima em 2600 rpms mais ou menos mas o giro estar limitado em 3200 rpms. Ai você acelera até 3200 rpms, o motor perde rotação atee atingir suas 2600 rpms e sustenta.. Por isso que muita gente abre a rotação da bomba. No caso especifico das F-4000 de motor Ford, o pessoal abria o giro para ela correr mais. Mas ai ela só gastava diesel e diminuia a durabilidade do motor e ai pegou a fama de F-4000 motor Ford não presta! Se a Ford tivesse posto um diferencial mais longo nessas 4000 FTO, garanto que a fama seria outra!

Citei os exemplos de motores agricolas apenas para ilustrar. Naturalmente os motores agricolas trabalham com muito menos giro mas citei o exemplo dos MWM, Mercedes e dos FTO apenas para mostrar que mesmo em aplicações agricolas, o motor Ford FTO atinge a potencia máxima em giro bem mais baixo que os MWM e Mercedes. E embora muitos motores agricolas usem bombas rotativas, tem umas levas (MWM e Mercedes) com bomba em linha....ai o povo sai abrindo o giro e o óleo para ganhar uns cavalinhos a mais (de 80cv no MWM 4 cilindros para uns 90cv com bomba aberta e giro em 2800/3000rpms igual a F-1000/4000). Mas ai a durabilidade cai bastante....afinal trabalhar em 2800rpms com carga 100% do tempo arrebenta com tudo! Por isso que os D-229/6 das esteiras AD-7 são limitadas a 90cv e 2000rpms. Senão não tem durabilidade

Quanto ao FTO7.8L, o que sei dele é que os pistões são o padrão de 111.75mm de todos os FTO mas o curso é bem maior (acho que é 132mm). Se o bloco é maior, como você falou, as bielas devem ser mais compridas, senão elas tendem a trabalhar inclinadas demais, afinal estamos falando em mais de 1cm de curso a mais...

Agora de potencia e torque, ele deve equivaler ao Cummins C. O FTO 7.8 do Cavalinho Cargo, intercolado, rendia 250cv!

Se puder Bruno, ponha umas fotos dos FTOs e desse OM366 para nós...sou fã de FTO!

[]s

BrunoDallanora2013
04/01/2014, 11:24
bem o nosso acho que não chega a 180 cv mas tem um turbo original aqui na minha cidade todo todo original de 190 cv a diferença é que o bomba injetora tem avanço !

as bielas me parece que são as mesmas sim do 6.6 até o nosso foi trocadas todas bielas com parafusos maiores porque as do aspirado depois que mexe pode quebrar u soltar o parafusos de biela é o bloco vai pro beleleu tem uma biela do nosso de um trator newholand e outar da iveco não sei em que motor vai mas é a mesma e 4 original do turbo , foi dificil conseguir

as fotos do ford do 366 aida não ta pronto quando tiver coloco fotos
a de baixo a foto da emenda do chassi para entender onde foi soldado !
445636445637

Daniel.Shimomoto
04/01/2014, 23:41
Igualzinho do Ford 7830! Agora deu saudades do meu Ford 6600 motor 4.4!!!!

E que trabalho bem feito de emenda de chassis!

Grande Abraço!

BrunoDallanora2013
05/01/2014, 17:15
Valeu Daniel !

o pai tem um 6600 vou tirar fotos par te mostrar a relíquia dele !

da uma olhada em outra adaptação que fizemos nas maquinas para conseguir carregar carretas sem tirar os arcos !

Case w20e com concha para mais altura de despejo ! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nRXFqtALXSw)

Daniel.Shimomoto
06/01/2014, 17:48
Valeu Daniel !

o pai tem um 6600 vou tirar fotos par te mostrar a relíquia dele !

da uma olhada em outra adaptação que fizemos nas maquinas para conseguir carregar carretas sem tirar os arcos !

Case w20e com concha para mais altura de despejo ! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=nRXFqtALXSw)

Muito legal!!!!!

Parabéns por tamanha engenhosidade!!!

[]s

netão
06/01/2014, 22:43
Tenho um cargo 1419 com o FTO 6.6 de 190 cv's de fábrica, trucado. Tenho também um cargo 2422 95 6x4 caixa seca. Eu nunca vou trocar esses dois caminhões! Entra dia sai dia eles estão firme e forte!
Na fazenda tenho dois fords, um 4600 e um 6600, e digo que o FTO é um dos motores mais bonitos e bem feito de todos os tempos. E também tenho minha F1000 4x4, que esta comigo desde zero! Então sou muito fordista e suspeito a falar, mas ninguém pode tirar o mérito do FTO. Um dia ainda coloco um 6.6 numa F1000 4x4.
Quanto ao 7.8, eles na versão 2324 e 3224 tinham em torno de 250 cv's, na ultima versão com motor ford, o cavalinho 3530 de 1991 saiu com a açaima eaton seca de 9 marchas e 280cv's. Eu nunca vi um desses, somente na internet e vi recentemente um a venda, com o belíssimo adesivo turbo a.t.a.c! Se não estou enganado, a versão de 280 cv's não tinha o imponente escape vertical que vinha na versão de 250cv's!
Bem, a linha Cargo conta uma história bela da ford caminhões, sempre estarei com ela, não só como um fordista, mas pelo mérito do caminhão!

Daniel.Shimomoto
06/01/2014, 23:24
Tenho um cargo 1419 com o FTO 6.6 de 190 cv's de fábrica, trucado. Tenho também um cargo 2422 95 6x4 caixa seca. Eu nunca vou trocar esses dois caminhões! Entra dia sai dia eles estão firme e forte!
Na fazenda tenho dois fords, um 4600 e um 6600, e digo que o FTO é um dos motores mais bonitos e bem feito de todos os tempos. E também tenho minha F1000 4x4, que esta comigo desde zero! Então sou muito fordista e suspeito a falar, mas ninguém pode tirar o mérito do FTO. Um dia ainda coloco um 6.6 numa F1000 4x4.
Quanto ao 7.8, eles na versão 2324 e 3224 tinham em torno de 250 cv's, na ultima versão com motor ford, o cavalinho 3530 de 1991 saiu com a açaima eaton seca de 9 marchas e 280cv's. Eu nunca vi um desses, somente na internet e vi recentemente um a venda, com o belíssimo adesivo turbo a.t.a.c! Se não estou enganado, a versão de 280 cv's não tinha o imponente escape vertical que vinha na versão de 250cv's!
Bem, a linha Cargo conta uma história bela da ford caminhões, sempre estarei com ela, não só como um fordista, mas pelo mérito do caminhão!

Netão;

Quando tinha Fazenda, eu tive 2 Ford 4630 motor Ford Genesis BD333 (tres cilindros, 3.3L), um Ford 6610 e um 6600. Acho que também sou suspeito!!!!

O meu 6600 ano 83 era simplesmente incrivel. Fazia exatamente as mesmas coisas que o 6610, só que enquanto o 6610 utilizava 3 reduzida, o 6600 fazia tudo em 1 simples.

Foi um dos melhores tratores que tive.

BrunoDallanora2013
07/01/2014, 12:45

Primeiro parabéns pelo caminhão se der coloca fotos dele e da F1000 4x4 tambem tenho uma e são muito boa !

o Cargo cavalinho que falou eu jã vi um que usavam como caminhão truck caçamba e era uma versão se não me engano para exportação tinha em cima em vês de 3 tinha as 5 luzinhas de teto escape para cima e tanque diferente e alguns outros detalhes

o que tenho tem tambem é o tipo exportação ele vem com padrão americano as 5 luzes o radio original ford fm am mw e outras pega radio internacional era toco e a caixa era 5 marchas do modelo eaton das que por exmplo a 5 quase igual a 4 e da 4 para 3 dava muita diferença , era uma caixa pra usar reduzida e simples toda hora diz que é uma padrão americano

a e a sinaleira traseira era diferente e saiu poucos com ela nunca mais vi outra igual até o nosso já não tem mais a mesma ! e tinha as calotinhas na roda da frente e faixa lateral na cabine que acho muito bonita acho que não se acha mais ela e o velocímetro original tem em milhas por dentro e por fora em km/h !
e outras coisa que não lembro !

netão
07/01/2014, 22:20
Primeiro parabéns pelo caminhão se der coloca fotos dele e da F1000 4x4 tambem tenho uma e são muito boa !

o Cargo cavalinho que falou eu jã vi um que usavam como caminhão truck caçamba e era uma versão se não me engano para exportação tinha em cima em vês de 3 tinha as 5 luzinhas de teto escape para cima e tanque diferente e alguns outros detalhes

o que tenho tem tambem é o tipo exportação ele vem com padrão americano as 5 luzes o radio original ford fm am mw e outras pega radio internacional era toco e a caixa era 5 marchas do modelo eaton das que por exmplo a 5 quase igual a 4 e da 4 para 3 dava muita diferença , era uma caixa pra usar reduzida e simples toda hora diz que é uma padrão americano

a e a sinaleira traseira era diferente e saiu poucos com ela nunca mais vi outra igual até o nosso já não tem mais a mesma ! e tinha as calotinhas na roda da frente e faixa lateral na cabine que acho muito bonita acho que não se acha mais ela e o velocímetro original tem em milhas por dentro e por fora em km/h !
e outras coisa que não lembro !
Eu desconhecia esse fato da exportação, eram exportados com motor ford mesmo? Acredito que seja pra Turquia, onde lá tem a otasan.
Sobre o trator 6600, é um trator que não nega fogo em nenhuma situação, assim como a F1000. Acho que os fords de antigamente tem algum segredo sobre a durabilidade.
Eu acho o motor ford muito parecido com o cummins por dentro. Trabalho com perfuração de poços tubulares para água, uso máquinas com motor também ford, sendo uma 4 cilindros da f4000 e outra 6 cilindros do cargo, a outra máquina que tenho usa mwm. Enfim, o motor ford está na minha vida a muito tempo.
postarei fotos logo em seguida.

netão
07/01/2014, 22:42
Aqui segue algumas fotos que tenho da F1000, algumas em ação. Dos cargos e dos tratores eu vou procurar.
Não tenho foto do cargo 1419, vou providenciar.

netão
07/01/2014, 22:47
Achei algumas outras fotos. Quando for encontrando mais vou postando.

Daniel.Shimomoto
08/01/2014, 20:59
Netão,

Show tua F- Superserie! Adorei mesmo. Parece bem conservada mesmo!

Quanto ao Ford Cargo exportação...dá uma lida nesse artigo. 21 Volkswagen na Terra do Tio Sam | 1e Caminhões Antigos Brasileiros 77 (http://caminhaoantigobrasil.com.br/volkswagen-na-terra-do-tio-sam/) (PS: Para quem gosta de caminhões como eu, esse site é show de bola!)

Alguns desses caminhões, sabe-se lá como, foram emplacados no Brasil. Assim apareceram raros Mercedes 1319 (o famoso cara preta 1318 mas com motor OM366A turbo) e alguns VW "Paccar" 14-210 com farois na cabine e rodas para pneu sem camara e motor Cummins 6CT-8.3.

Já o Cargo eu não sei a diferença entre o export e o versão nacional.

[]s

BrunoDallanora2013
08/01/2014, 22:57
o cargo tem pouca diferença ! e andei sabendo que nos E.U.A não são fabricados mais a muito tempo não sei se a Ford tem caminhões lá mas o cargo não existe mais

lá sei que tem o ford L9000 esse que eu queria colocar o 6x6 com os pnus grandes ele é muito robusto

446258

BrunoDallanora2013
08/01/2014, 23:20
Parabéns pelas 2 belas maquinas ! a cargo se atolo mesmo , tem hora só tração não resolve !

aqui umas fotos que tirar de uma maquina pré histórica da mãe das patrola e muito boa ! depois o ford 6600
446260446264446265446266

446267

esta faixa que me refiro no cargo ! será que se consegue igual ?

446268

O trator a pintura é a original o caminhão e a minha F também !

netão
09/01/2014, 20:18
Ford Cargo 16 - 23 toneladas 1991 - automotivado - Fotolog (http://www.fotolog.com.br/automotivado/226000000000017765/)

netão
09/01/2014, 20:19
Nesse folheto acima, prestem atenção no cargo 1617, vinha com o ford 7.8 aspirado e 170 cv's, muito boa a potência para um motor sem turbo!

netão
09/01/2014, 20:23
Ford Cargo 3530 1991 - automotivado - Fotolog (http://www.fotolog.com.br/automotivado/226000000000013933/)
eu tinha falado sobre o cargo 3224, mas na verdade é chamado de 3530! Reparem que usa o ford 7.8 e tem 280 cv's. Detalhe também para a caixa seca eaton!

netão
09/01/2014, 20:25
Desculpem pelo off topic, sou um apaixonado pelos cargos!

BrunoDallanora2013
09/01/2014, 21:46
Desculpem pelo off topic, sou um apaixonado pelos cargos!

Não tem problema o tópico é sobre Cargo mesmo !

netão
09/01/2014, 23:47
Netão,

Show tua F- Superserie! Adorei mesmo. Parece bem conservada mesmo!

Quanto ao Ford Cargo exportação...dá uma lida nesse artigo. 21 Volkswagen na Terra do Tio Sam | 1e Caminhões Antigos Brasileiros 77 (http://caminhaoantigobrasil.com.br/volkswagen-na-terra-do-tio-sam/) (PS: Para quem gosta de caminhões como eu, esse site é show de bola!)

Alguns desses caminhões, sabe-se lá como, foram emplacados no Brasil. Assim apareceram raros Mercedes 1319 (o famoso cara preta 1318 mas com motor OM366A turbo) e alguns VW "Paccar" 14-210 com farois na cabine e rodas para pneu sem camara e motor Cummins 6CT-8.3.
7.9
Já o Cargo eu não sei a diferença entre o export e o versão nacional.

[]s
Acompanho esse site diariamente, aprendi muito coisa lá! Tenho até umas fotos para mandar para o Evandro!
Meu sonho é ter um cargo com motor 7.8.

BrunoDallanora2013
10/01/2014, 19:57
Acompanho esse site diariamente, aprendi muito coisa lá! Tenho até umas fotos para mandar para o Evandro!
Meu sonho é ter um cargo com motor 7.8.

só é dificil de achar um Cargo com 7.8 por ai ! o 7.8 é um 6.6 melhorado com maior durabilidade maior torque menas rotação , tem filtro de água do motor evitando que fure camisa é um filtro igual aos cummins C !e devem ter uma boa durabilidade

bom falando em durabilidade estamos montando o 366 para por no Mercedes mas mais ou menso a durabilidade do 366 é menor que o 352 dito por um mecanico da Mercedes é um motor para 200,000 km é pouco !

um caminhão ou maquina com cummins C chega a fazer 1.000.000 km

Edintruder
10/01/2014, 22:20
Em 2000 fiz estágio na Cangurú Embalagens Plásticas, em Pelotas, e eles tinham 4 Cargos trucados que faziam as entregas. Conversando com os motoristas na época, o que estava mais rodado tinha quase 1.200.000km e estava com o motor standard ainda. O coroa andava sempre de boa com o mesmo caminhão há anos. Foi aonde eu conheci o Cummins.

Os peixeiros da região também usavam muito Cargos entre Rio Grande/RS e o Rio de Janeiro ou São Paulo, mas aí andam sempre com o pé no assoalho.

BrunoDallanora2013
10/01/2014, 23:48
sim tem cummins que faz mas que 1.000.000 varia do uso e aplicação vai o motor se é em maquina caminhão , e aquenta até o pé no assoalho direto o cummins masi o modelo C foi bem projetado e dura muito

o nosso Cargo com ford já foi feito uma vez ele estragou o velocímetro quando ainda era novinho e ta marcando 500.000 imagina agora deve ter 1.400.000 não bem certo pois não tem odômetro mas pelas horas de serviço deve estar por ai

um dia se bota ou um 7.8 ford que ja daria quase tudo certo ou o cummins C novo e pode esquece que tem caminhão pro resto da vida !

Daniel.Shimomoto
11/01/2014, 00:54
Um OFF Topic: Falando em durabilidade....posso colocar minha experiência agricola.

Os Ford's na lida agricola pesada são motores para 10 mil horas. Tive um Ford 4630, motor 3 cilindros (é o mesmo 6.6 com metade dos cilindros e da cilindrada) que fundiu com 11.500 horas por descuido do operador. Se não fosse isso, ele estaria intacto pois funcionava sem qualquer ruido anormal e tendo o mesmo desempenho. Já ouvi historia de 7630 com 16 mil horas e motor lacrado (o 7630 utiliza uma variação do FTO4.4 - é um FTO mas com curso de pistão aumentado de 111,7 para 127mm - 5L de deslocamento). Não posso afirmar nada porque não vi apenas ouvi, mas do que conheço dessas máquinas, não é nada absurdo, muio pelo contrário.

Os MWM 229/4 são bem engraçados. Nos Valmet 4 cilindros, 73cv's, os D-229 (os dois que tive em tratores), um deles rodou 10 mil horas em serviço pesado e o outro, em serviço leve tinha 12 mil horas quando o vendi. O de 10 mil horas, batia bastante desde as 7 mil, era nitido as batidas de mancal e a quantidade de fumaça que saia pelo respiro (desde então). Parecia um segundo escapamento.

O MWM TD-229/4 turbinado também assopra bastante no respiro, só que mais cedo, logo nas primeiras 3 a 4 mil horas. Já no seis cilindros, a coisa é semelhante, especialmente nas versões de maior potência como as de 160cv.

O Cummins série C, pelo que escutei de o dono de uma transportadora trabalhava muito esgoelado no Titan 18-310. Mas mesmo assim chegava nos seus 800.000 a 1.000.000 de km, o que se você for ver, é bastante para um motor trabalhando no limite de 303cv grande parte do tempo, arrastando um PBT de 42.000kg do Volks.

Agora os OM352/366 não tem fama de grande durabilidade. Mas mesmo assim tem gente que pega caminhão VW, arranca o MWM e coloca OM (não dá para entender...). Mesmo assim tem uma legião de fãs.

[]s

BrunoDallanora2013
11/01/2014, 21:01
Um OFF Topic: Falando em durabilidade....posso colocar minha experiência agricola.

Os Ford's na lida agricola pesada são motores para 10 mil horas. Tive um Ford 4630, motor 3 cilindros (é o mesmo 6.6 com metade dos cilindros e da cilindrada) que fundiu com 11.500 horas por descuido do operador. Se não fosse isso, ele estaria intacto pois funcionava sem qualquer ruido anormal e tendo o mesmo desempenho. Já ouvi historia de 7630 com 16 mil horas e motor lacrado (o 7630 utiliza uma variação do FTO4.4 - é um FTO mas com curso de pistão aumentado de 111,7 para 127mm - 5L de deslocamento). Não posso afirmar nada porque não vi apenas ouvi, mas do que conheço dessas máquinas, não é nada absurdo, muio pelo contrário.

Os MWM 229/4 são bem engraçados. Nos Valmet 4 cilindros, 73cv's, os D-229 (os dois que tive em tratores), um deles rodou 10 mil horas em serviço pesado e o outro, em serviço leve tinha 12 mil horas quando o vendi. O de 10 mil horas, batia bastante desde as 7 mil, era nitido as batidas de mancal e a quantidade de fumaça que saia pelo respiro (desde então). Parecia um segundo escapamento.

O MWM TD-229/4 turbinado também assopra bastante no respiro, só que mais cedo, logo nas primeiras 3 a 4 mil horas. Já no seis cilindros, a coisa é semelhante, especialmente nas versões de maior potência como as de 160cv.

O Cummins série C, pelo que escutei de o dono de uma transportadora trabalhava muito esgoelado no Titan 18-310. Mas mesmo assim chegava nos seus 800.000 a 1.000.000 de km, o que se você for ver, é bastante para um motor trabalhando no limite de 303cv grande parte do tempo, arrastando um PBT de 42.000kg do Volks.

Agora os OM352/366 não tem fama de grande durabilidade. Mas mesmo assim tem gente que pega caminhão VW, arranca o MWM e coloca OM (não dá para entender...). Mesmo assim tem uma legião de fãs.

[]s

Daniel , saiu uns Volks constalation com MWM eletronico que não estão aquentando já vi em Santa maria um sem rodas e com uma lixeira em cima que o dono colocou e escreveu na frente do caminhão ( isto é uma lixeira ) o dono se indignou de fazer 3 vezes o motor e depois não deram mais garantia para ele e era um caminhão novinho ai tem uns cara que colocam o Mercedes que diz ser melhor e acho que não tem como por um cummins pois não tem naquela potencia

bem o Motor ford do trator 10.000 horas é muito chão se calcurar x 50kmh vai ter 500,000kmh rodados claro não deve ter isto pois um trator não atinge isto mas é uma comparação um boa durabilidade !

já entregamos uma carregadeira case com 20.000 horas sem mexer no motor !

Daniel.Shimomoto
11/01/2014, 23:24
Daniel , saiu uns Volks constalation com MWM eletronico que não estão aquentando já vi em Santa maria um sem rodas e com uma lixeira em cima que o dono colocou e escreveu na frente do caminhão ( isto é uma lixeira ) o dono se indignou de fazer 3 vezes o motor e depois não deram mais garantia para ele e era um caminhão novinho ai tem uns cara que colocam o Mercedes que diz ser melhor e acho que não tem como por um cummins pois não tem naquela potencia

bem o Motor ford do trator 10.000 horas é muito chão se calcurar x 50kmh vai ter 500,000kmh rodados claro não deve ter isto pois um trator não atinge isto mas é uma comparação um boa durabilidade !

já entregamos uma carregadeira case com 20.000 horas sem mexer no motor !

Bruno;

Então, esse caminhão Constellation, se for o mesmo que ouvi a historia também são os modelos de 370cv (19-370 e 26-370) com motor International-MWM NGD9.3.

Parece que esses caminhões sofreram com o sistema EGR de recirculação de gases conjugado com o diesel nacional de alto teor de enxofre. Fora isso, teve recall branco, um motnte de coisas e já ouvi falar muito (mal, diga-se de passagem) desses caminhões.

Seja como for, hoje a VW está usando Cummins em seus caminhões extrapesados.

Quanto aos motores Ford de trator, tem que lembrar que a maior parte do tempo eles trabalham em carga plena, gradeando, roçando, triturando galhos e folhas (um implemento que requeria uma força grande do 4630). 10 mil horas em máquinas agricolas é uma vida e tanto!

Grande []s

Edintruder
12/01/2014, 01:44
Os Volvo VM equipados com o motor MWM na empresa que eu trabalhei uns anos atrás (Ctil Logística), nenhum passou dos 20.000km. A frota novinha de 5 VM 310, nenhum prestou. O diretor mandou entregar os 5 na frente da concessionária que compraram em Curitiba depois de fazer o motor deles e seguir dando manutenções gerais. Na empresa que trabalhei por último, tinha uma frota de 135 caminhões e mais de 200 carretas. Os VM com MWM eram trucados e com 260cv. Esses aguentavam bem e já estavam além dos 150.000km. A frota era bem mesclada em Ivecos, Scanias, VW, Volvo e Mercedes, mas na renovação de frota estavam pegando só Scanias automáticos (VBR Logística).
Os Mercedes Axor no geral duram muito, mas consomem muito diesel. Os Constelations de cabine e durabilidade era só elogios dos motoristas, mas também eram ruins de média. Mas espaço e conforto de cabine não tem igual. Iveco bom de média e pouca manutenção. Não sei porque não compraram mais deles. Volvo FH não tem o que falar, bom de média e pouca manutenção, porém os rodotrens estavam fazendo motor em média de 800.000km o que mais durou. Mas no geral, os Scanias automáticos estavam com consumo melhor que os manuais, e com excelente durabilidade. Caros mas rentáveis, segundo o chefe.

andarilho tricolor
13/01/2014, 12:42
coloquei num barro fino que cria da enchente na areia e ele ficou patinado e patinado só não afundava pela largura dos pneus mas os pneus emplastão de barro e fica liso ai não vai , se colocar pneu de garradeira alta e limpante andando vazio ai vai !

um dia que passar aqui da uma chegada !
incrível é que com todos esses pneus se tirar o eixo dianteiro que traciona ele não anda nem vazio ! a tração na dianteira faz toda diferença ! ja testamos no mercedes com 6x4 e não foi

o Mercedes é bem mais facil pois tuda da certo original é só ter o eixo dianteiro a caixa multipla e os suportes de mola do 4x4 pois é por fora do chassi o simples é por baixo !

o Cargo deu serviço mas gosto dele é bem mais forte ( ponta de eixo nunca vi quebrar uma mesmo o 6x2 que é mais propicio a quebrar ) e é meio universal da pra por outros tipos de motores caixa , entro outros

Para quem tiver curiosidade....visitem o site da FORD.COM....site dos USA e verá a enorme quantidade de modelos disponiveis ja com tração original de fábrica...desde caminhoes pequenos (inexistentes com 4x4 no Brasil), até os grandoes.
Vale uma espiada tambem nos sites da Mercedes da Europa (existe até Sprinter original de fábrica com 4x4) e tambem da IVECO, com modelos de todos os tamanhos...tambem tracionados.....Nesse nosso "maravilhoso" pais, só com gambiarra mesmo! Que triste!

BrunoDallanora2013
13/01/2014, 23:19
Para quem tiver curiosidade....visitem o site da FORD.COM....site dos USA e verá a enorme quantidade de modelos disponiveis ja com tração original de fábrica...desde caminhoes pequenos (inexistentes com 4x4 no Brasil), até os grandoes.
Vale uma espiada tambem nos sites da Mercedes da Europa (existe até Sprinter original de fábrica com 4x4) e tambem da IVECO, com modelos de todos os tamanhos...tambem tracionados.....Nesse nosso "maravilhoso" pais, só com gambiarra mesmo! Que triste!

Desculpa mas entrei no site e só apareceu até f650 ! não achei caminhões grandes , ja é verdade aqui de fabrica é dificil e se tem é um fortuna ai só enjambrando mesmo e da muito trabalho !

BrunoDallanora2013
14/01/2014, 21:23
Os Volvo VM equipados com o motor MWM na empresa que eu trabalhei uns anos atrás (Ctil Logística), nenhum passou dos 20.000km. A frota novinha de 5 VM 310, nenhum prestou. O diretor mandou entregar os 5 na frente da concessionária que compraram em Curitiba depois de fazer o motor deles e seguir dando manutenções gerais. Na empresa que trabalhei por último, tinha uma frota de 135 caminhões e mais de 200 carretas. Os VM com MWM eram trucados e com 260cv. Esses aguentavam bem e já estavam além dos 150.000km. A frota era bem mesclada em Ivecos, Scanias, VW, Volvo e Mercedes, mas na renovação de frota estavam pegando só Scanias automáticos (VBR Logística).
Os Mercedes Axor no geral duram muito, mas consomem muito diesel. Os Constelations de cabine e durabilidade era só elogios dos motoristas, mas também eram ruins de média. Mas espaço e conforto de cabine não tem igual. Iveco bom de média e pouca manutenção. Não sei porque não compraram mais deles. Volvo FH não tem o que falar, bom de média e pouca manutenção, porém os rodotrens estavam fazendo motor em média de 800.000km o que mais durou. Mas no geral, os Scanias automáticos estavam com consumo melhor que os manuais, e com excelente durabilidade. Caros mas rentáveis, segundo o chefe.

ja andei em scania iveco e volvo achei o scania e o iveco melhor que o volvo ja entre o scania e iveco não sei qual melhor mas o iveco aparenta ser mais simples de manutenção !

BrunoDallanora2013
16/01/2014, 22:23
Novidades ! o Bicudo que estava para por caçamba , a pintura é meia esquisita mas o caminhão ta bem bom ,assim passar em INMETRO vistoria papelada ... ai vai começar a transformação antes disso não da para mexer !

447244447245
447246447247

BrunoDallanora2013
08/02/2014, 01:28
Começando a transformaçães :

450061450062450063450064450065

Daniel.Shimomoto
08/02/2014, 17:57
Mal posso esperar para ver! O grande X dos bicudos é que eles são muito confortáveis. Melhor que muito carro do segmento de entrada.

[]s

BrunoDallanora2013
09/02/2014, 17:35
Mal posso esperar para ver! O grande X dos bicudos é que eles são muito confortáveis. Melhor que muito carro do segmento de entrada.

[]s

Amanha vamos tirar o eixo dianteiro para por o tracionado !

BrunoDallanora2013
10/02/2014, 22:04
Amanha vamos tirar o eixo dianteiro para por o tracionado !

como prometido eixo simples fora ; serviço hoje rendeu !

450472

trocando o suportes de molas :
450474450475

a bagunça do patio :
450476

para entender a diferença no suportes de molas :
450477450478
e no final o eixo com as rodas para teste ainda não ta pronto !
450479450480450481450482

é isto ai espero que gostem ! depois tem ele pronto ! mais adiante vou postar fotos dos 3 no serviço !

Daniel.Shimomoto
10/02/2014, 22:35
Bruno;

O que vocês estão fazendo com os eixos simples? Não dá para fazer uma carreta e uma julieta para os 6x6?

Abs!!!

BrunoDallanora2013
10/02/2014, 23:03
Bruno;

O que vocês estão fazendo com os eixos simples? Não dá para fazer uma carreta e uma julieta para os 6x6?

Abs!!!

estamos guardando , não da para fazer uma carretinha ou reboque para puxar com eles o reboque mesmo puxado na areia não vai teria que ter tração total também mas só os 3 caminhões agora vai dar conta !

BrunoDallanora2013
17/02/2014, 21:17
ai fotos do caminhão meio pronto ! tava pronto fomos testar e ele estava amarrado ai conferindo não ta a mesma relação od diferencial dianteiro com o traseiro , ainda tem que trocar as duas coroas da tração !

451593 451594451595451596451597451599451598

fabiano tenorio porreca
17/02/2014, 21:29
ai fotos do caminhão meio pronto ! tava pronto fomos testar e ele estava amarrado ai conferindo não ta a mesma relação od diferencial dianteiro com o traseiro , ainda tem que trocar as duas coroas da tração !

451593 451594451595451596451597451599451598

Colega que medida dos pneus voce pos o traseiro e mais larga que o dianteiro eu queria por na minha camionete para andar no barro será que vai bem . no asfalto ele gasta rápido?? 451605

BrunoDallanora2013
17/02/2014, 21:52
Colega que medida dos pneus voce pos o traseiro e mais larga que o dianteiro eu queria por na minha camionete para andar no barro será que vai bem . no asfalto ele gasta rápido?? 451605

show a camioneta ! que chassi usa ? e mecanica ?

os pneus gastam bastante se for usar no asfalto e no barro não vão muito emplasta de barro e não se limpa , teria que achar um com garradeira alta , bem as medidas são 710 x40 aro 22,5 dianteiro 500 x 60 !

BrunoDallanora2013
17/02/2014, 22:00
para ti poderia colocar o par dos dianteiros 500x 60 ! não sei se teria espaço para os 700x40 na traseira ! teria que fazer um aro !

Ramon Pires
17/02/2014, 23:11
pois é burrada total o Mercedes 4x4 é bem mais ajeitado e melhor que o volkas 4x4 e as peças do diferencial dianterio do Mercedes tem no brasil ja o do volks é importado !

a caixa de transferência do cargo é Mercedes ZG500 ! o cara no vendeu o diferencial do volks 4x4 que é o Marmon Herrington MT11 tava só amassado algumas coisa do freio , deve ter caido da carreta ou derrubado na fabrica e refugaram compramos da JR diesel ! é bom esse diferencial e forte mas não é barato e corriqueiro como o Mercedes

foi dificil no cargo para não pegar no carter do motor e a batata do diferencial é bem no meio e colocar mais para o lado não da por causa das molas a mola da crgo é por baixo do chassi no mercedes simples tambem , mas no 4x4 eles colocam os suportas do lado do chassi assim fica melhor e a batata do diferencial mais para o lado !

Bah, tava olhando os produtos dessa Marmon Herrington, que coisa de louco, tem eixos, tandem, caixas de redução e transferencia, da pra configura a tração desde uma camionete até um caminhao, e pensa q agora que as montadoras estão fazendo caminhoes com tração diferenciada, com preços estratosféricos por sinal, e os americanos tem isso a um tempão e com um preço beeeeem maaaiiiisssss acessivel que aqui...

Waldir Carlos
18/02/2014, 20:34
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/451599d1392682222-ford-cargo-6x6-100_1313.jpg

:palmas::palmas::palmas:

[]s

BrunoDallanora2013
18/02/2014, 20:39
é verdade mas por aqui ainda não esta tão acessível ! ainda ta mais fácil os Mercedes bens e também estão raros de encontrar ! comprar de fabrica um diferencial novo não consegue !só usado

BrunoDallanora2013
18/02/2014, 20:41
Gostou Waldir ? estou louco para testar ele mas deu a encrenca na relação das coroas e pinhão que não fechou , estamos resolvendo , o rio ta meio cheio e não tão puxando assim que terminar quero colocar fotos dos três a todo vapor no serviço !

Daniel.Shimomoto
18/02/2014, 21:53
Bah, tava olhando os produtos dessa Marmon Herrington, que coisa de louco, tem eixos, tandem, caixas de redução e transferencia, da pra configura a tração desde uma camionete até um caminhao, e pensa q agora que as montadoras estão fazendo caminhoes com tração diferenciada, com preços estratosféricos por sinal, e os americanos tem isso a um tempão e com um preço beeeeem maaaiiiisssss acessivel que aqui...

Verdade. É coisa de louco mesmo essa Marmon Herrington! Tem caixa de transferencia e eixos para todos os gostos e tamanhos!

Pena que aqui não tenhamos essa cultura automobilistica. Somos de uma época em que até trator era 4x2!

Abs!

Gostou Waldir ? estou louco para testar ele mas deu a encrenca na relação das coroas e pinhão que não fechou , estamos resolvendo , o rio ta meio cheio e não tão puxando assim que terminar quero colocar fotos dos três a todo vapor no serviço !

Bruno, qual coroa e pinhão seus MBB (o 2213 e esse 2318) estão utilizando? O 43 dentes ou de 48? Se for o de 43, fica o conselho de manter elas e preferir esta em vez dos 48 dentes.

Abraços

BrunoDallanora2013
19/02/2014, 12:54
Verdade. É coisa de louco mesmo essa Marmon Herrington! Tem caixa de transferencia e eixos para todos os gostos e tamanhos!

Pena que aqui não tenhamos essa cultura automobilistica. Somos de uma época em que até trator era 4x2!

Abs!

Bruno, qual coroa e pinhão seus MBB (o 2213 e esse 2318) estão utilizando? O 43 dentes ou de 48? Se for o de 43, fica o conselho de manter elas e preferir esta em vez dos 48 dentes.

Abraços

os do 2213 é 48 , e do bicudo é 43 como o diferencial dianteiro veio 43 tem que por 43 na traseira , achamos que estava com o conjunto 43 mas o antigo dono trocou por uma 40 para andar mais !

Waldir Carlos
19/02/2014, 13:25

Muito! Acompanhando. Sucesso na empreitada. [Querendo ver essa "máquina" trabalhando].

[]s

BrunoDallanora2013
19/02/2014, 14:15
Muito! Acompanhando. Sucesso na empreitada. [Querendo ver essa "máquina" trabalhando].

[]s

Valeu ! Continua acompanhando ai ! da umas dicas lá no outro tópico ! da uma dica de intercooler que da certo na f1000 !
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/134542-ford-f1000-97-4x4-modificacoes-duvidas.html ! olha as fotos do radiador e diz qual mais apropriado !

BrunoDallanora2013
15/03/2014, 21:13
Motor 366 no lugar do 352 no Mercedes 2213 k

com direito a cano direto e mais grosso

454928454930 agora ta todo pronto mas não tirei mais fotos ! só no ronco se nota a diferença e tem um pique bem mais forte !

Daniel.Shimomoto
15/03/2014, 22:41
Opa! Agora sim!

366 é motor! Dessa familia, na minha opinião foi a melhor criação da Mercedes Benz. Coloca o 352 no bolso! Melhor que 366 só se coubesse o FTO6.6L (ou o 7.8)!

Intercooler ou apenas turbinado?

Abs!!!

BrunoDallanora2013
16/03/2014, 22:26
Opa! Agora sim!

366 é motor! Dessa familia, na minha opinião foi a melhor criação da Mercedes Benz. Coloca o 352 no bolso! Melhor que 366 só se coubesse o FTO6.6L (ou o 7.8)!

Intercooler ou apenas turbinado?

Abs!!!

apenas turbinado para nossa aplicação fica mais simples o motor e teria pouco eficicencia o intercooler pq pega pouco vento não passa de 30 a 40 kmh !

vamos ter que manerar no pé pq tem uma puxada bem mais forte !

agora vamos mexer no Cargo como já tava bom de motor turbina nova vamos fazer a bomba injetora e por Avanço nela ai vai ter mais pique ! ele ta meio chocho o fto na lenta tem que ficar batendo um barulhinho na bomba e bem seco quando ta assim ta bem bom de bomba qualquer apertada ele reage na hora !

vou tirar mais fotos do 366 pronto e fazer um video ele ta piando turbina e sem pente !

Daniel.Shimomoto
17/03/2014, 08:59
apenas turbinado para nossa aplicação fica mais simples o motor e teria pouco eficicencia o intercooler pq pega pouco vento não passa de 30 a 40 kmh !

vamos ter que manerar no pé pq tem uma puxada bem mais forte !

agora vamos mexer no Cargo como já tava bom de motor turbina nova vamos fazer a bomba injetora e por Avanço nela ai vai ter mais pique ! ele ta meio chocho o fto na lenta tem que ficar batendo um barulhinho na bomba e bem seco quando ta assim ta bem bom de bomba qualquer apertada ele reage na hora !

vou tirar mais fotos do 366 pronto e fazer um video ele ta piando turbina e sem pente !

Nunca tinha percebido essa historia do FTO bater um pouquinho na lenta para ficar bom. E é verdade mesmo! O 6600 que tinha (FTO4.4) batia mesmo um pouquinho, mas quando acelerava, reagia na hora, instantâneo!

Grande Abraço

BrunoDallanora2013
17/03/2014, 13:35
Nunca tinha percebido essa historia do FTO bater um pouquinho na lenta para ficar bom. E é verdade mesmo! O 6600 que tinha (FTO4.4) batia mesmo um pouquinho, mas quando acelerava, reagia na hora, instantâneo!

Grande Abraço
isso ele tem esse barulhinho na lenta que é normal dele quando ta tudo bem bom , o nosso já ta meio chocho na lenta não fica assim ! por isso vamos fazer a bomba !

BrunoDallanora2013
26/03/2014, 22:12
concerto no escapamento : prearando para bomba nova amanhã o teste !

456562456563456565 refeito com solda e torneado e resoldado o pedaço no cano !

BrunoDallanora2013
06/04/2014, 22:29
458140458141458142 cabine limpinha depois de uma boa encerada voltou o brilho, e a pintura toda original apesar do tempo esta bem conservada!

ultima foto do lda na bomba feita ,ficou com um pique o motor muito forte ! pena q não tive tempo para fazer um video dele funcionando com escape direto agora a turbina chia bem forte
e na lenta fica batento o grilhinho na bomba caracteristico do ford FTO
assim que fizer o video vou postar quem vai gostar de ver é o Daniel.Shimomoto!
abraço a todos !

Daniel.Shimomoto
08/04/2014, 22:26
cabine limpinha depois de uma boa encerada voltou o brilho, e a pintura toda original apesar do tempo esta bem conservada!

ultima foto do lda na bomba feita ,ficou com um pique o motor muito forte ! pena q não tive tempo para fazer um video dele funcionando com escape direto agora a turbina chia bem forte
e na lenta fica batento o grilhinho na bomba caracteristico do ford FTO
assim que fizer o video vou postar quem vai gostar de ver é o Daniel.Shimomoto!
abraço a todos !

Bruno;

Vou mesmo! Ford FTO é um motorzão! Sou fã dessa motorização! Só quem conhece como nós e quem sabe!

Grande Abraço

BrunoDallanora2013
10/04/2014, 22:56
Bruno;

Vou mesmo! Ford FTO é um motorzão! Sou fã dessa motorização! Só quem conhece como nós e quem sabe!

Grande Abraço

para matar a vontade o barulinho do fto presta atenção na batida seca e resposta rapida da bomba que foi feita

https://www.youtube.com/watch?v=Q8ldrZmzk14&feature=youtu.be

drosssor51
10/04/2014, 23:21
Que barulho bonito...!!!

esses pneus ficaram muito show...kkkk

Daniel.Shimomoto
11/04/2014, 10:41
Bruno;

Isso sim é motor! As batidinhas dele deu para ouvir bem sim! O FTO6.6 tem um ruido bonito, igual o do trator Ford 7810!

Não tem jeito de colocar um FTO nos Mercedes?????? :mrgreen:

Abs!!!!

BrunoDallanora2013
11/04/2014, 13:15
bah se desce ! o dificil e achar um bom ! se um dia achar um 7.8 de bobeira vai ir pro cargo ! ele pia bem mais mas quando carregado ai da pra sentir a puxada !

BrunoDallanora2013
11/04/2014, 21:37
foto antiga do Cargo e Mercedão como eram antes da trasformação !
459023

Daniel.Shimomoto
11/04/2014, 22:42
Vocês tinham um Volks também?

BrunoDallanora2013
11/04/2014, 23:26
Vocês tinham um Volks também?

tinha depois foi vendido ! era motor cummins C foi vendido para um funcionário nosso que pagou aos poucos e foi trabalhando fazendo frete com o caminhão depois vendeu ele para uma loja de materiais de construção e hoje o mesmo caminhão ainda vem todo dia comprar areia com nós !

era bom o único ruim era que era dura suspensão e a palanca de marcha era bem nojenta para trocar de marcha batia a mão no painel !

o restante da foto eram carretas e essas não eram nossa !

Edintruder
12/04/2014, 09:04
Taí um caminhão que eu adoro andar, Volksvagem com motor Cummins.

BrunoDallanora2013
12/04/2014, 14:03
desculpe o contra mais sou mais do Ford com Ford ou Ford com Cummins !

Edintruder
12/04/2014, 20:29
Quando trabalhei na empresa de coleta de lixo daqui, os Volksvagens eram inquebráveis. Só tinha problemas com os engates das marchas e um deles o motor superaqueceu pelo radiador sujo de poeira, daí queimou a junta e acabou com um calço hidráulico.
Os MB1718 viviam quebrando diferenciais, molas, pinos de molas e parte elétrica dos motores eletrônicos. Vale dizer que os VW tinham 3 anos a mais que os MB e viravam 24hs sem desligar e sem dar problemas durante o trabalho.

Os Cargos partilham de quase toda a mecânica dos VW, e da mesma forma são muito duráveis também. Os peixeiros gostam muito dos cargos com o motor cummins, o pessoal faz RS/SP e SP/RS com pé no assoalho e os bichos aguentam muito.

BrunoDallanora2013
12/04/2014, 23:45
Quando trabalhei na empresa de coleta de lixo daqui, os Volksvagens eram inquebráveis. Só tinha problemas com os engates das marchas e um deles o motor superaqueceu pelo radiador sujo de poeira, daí queimou a junta e acabou com um calço hidráulico.
Os MB1718 viviam quebrando diferenciais, molas, pinos de molas e parte elétrica dos motores eletrônicos. Vale dizer que os VW tinham 3 anos a mais que os MB e viravam 24hs sem desligar e sem dar problemas durante o trabalho.

Os Cargos partilham de quase toda a mecânica dos VW, e da mesma forma são muito duráveis também. Os peixeiros gostam muito dos cargos com o motor cummins, o pessoal faz RS/SP e SP/RS com pé no assoalho e os bichos aguentam muito.

as marchas daqueles volks eram ruins ! e a cabine era bem inferior as do cargo !

bom cargo e volks com mesmo chassi se for 6x4 ainda é dificil quebrar algo só as molas ! ponta de eixo essas coisa é dificil mesmo só o mercedes que é comum

nunca andou com um cargo motor ford ? os caras condenão ele mas é igual o cummin pra mais de resistente e forte ! o 7.8 camisa úmida filtro d água no motor muito forte muito bom o que deixou de serbom eles foram que pararam de fabricar ai não tem mais bloco novo para ele os cara deixam exceder o giro dele nas decida ou colocam turbina e não trocam as biela para a do turbinado ! ai da biela voando para fora do motor

o bom destes chassi é que aceitam qualque motor caixa e cabine é um caminhão padrão universal
se quer botar um motor ford um cummins caterpiilar internacional mwm tudo da para por acho que até mercedes da para por

Daniel.Shimomoto
13/04/2014, 22:17
Galera,

Na verdade é o Volkswagen que partilha da mecanica do Cargo. A estrutura básica dos caminhões Volkswagen até 1986 era a mesma dos Dodge, tanto que o mercado apelidou o VW de "Dodge de gravata". Com a Autolatina, a VW passou a se utilizar do chassis do Ford Cargo, racionalizando custos e aproveitando o que havia de melhor no mercado, lembrando que o chassis do Cargo é indestrutível. Se hoje os caminhões VW são expoentes de resistência e durabilidade, tem que agradecer a todo o know-how da Ford Caminhões que agregou muito.

Quanto aos motores Ford...infelizmente nunca foram compreendidos. São motores espetaculares, fortes pra caramba, robustos, potentes. A unica ressalva fica por conta do consumo um pouco mais elevado, mas mesmo assim, ele desempenha. E muito bem!

Nunca tive nenhum equipamento com Ford 6 cilindros mas de Ford 3.3 e 4.4L eu conheço e falo: O que eles fazem não tem MWM e nem Perkins para renderem igual!

[]s

EDIT: Quanto as opções de motores no Ford Cargo, eu nunca vi um com motor Mercedes mas também, pra que colocar OM352 se tem tanta coisa melhor no mercado.

No exterior havia a opção de Perkins V8 e Deutz V6 arrefecido a ar para o Cargo

BrunoDallanora2013
13/04/2014, 23:38
Galera,

Na verdade é o Volkswagen que partilha da mecanica do Cargo. A estrutura básica dos caminhões Volkswagen até 1986 era a mesma dos Dodge, tanto que o mercado apelidou o VW de "Dodge de gravata". Com a Autolatina, a VW passou a se utilizar do chassis do Ford Cargo, racionalizando custos e aproveitando o que havia de melhor no mercado, lembrando que o chassis do Cargo é indestrutível. Se hoje os caminhões VW são expoentes de resistência e durabilidade, tem que agradecer a todo o know-how da Ford Caminhões que agregou muito.

Quanto aos motores Ford...infelizmente nunca foram compreendidos. São motores espetaculares, fortes pra caramba, robustos, potentes. A unica ressalva fica por conta do consumo um pouco mais elevado, mas mesmo assim, ele desempenha. E muito bem!

Nunca tive nenhum equipamento com Ford 6 cilindros mas de Ford 3.3 e 4.4L eu conheço e falo: O que eles fazem não tem MWM e nem Perkins para renderem igual!

[]s

EDIT: Quanto as opções de motores no Ford Cargo, eu nunca vi um com motor Mercedes mas também, pra que colocar OM352 se tem tanta coisa melhor no mercado.

No exterior havia a opção de Perkins V8 e Deutz V6 arrefecido a ar para o Cargo

eu vi um cara que botou um 352 no cargo ! tirou o ford e colocou o mercedes , ou tava sem grana e tinha o motor guardado ou não entende nada de motor , mas a questão que falei é que é um chassi universal tem em gmc intenacinal ...e muitos outros com diferentes motores e caixas o chassi mercedes só dava peça mercedes , hoje já é tudo chassi reto todo furado para ser configurados para sua aplicação e para dar qualquer motor

só quem tem sabe do motor ford e sua força , o consumo não é tanto não se comparar o rendimento , claro hoje tem motores bem mais avançados com menor consumo , o fto 7.8 com o sistema common rail atual acho que chegaria a render 350 370 cv facil ! e o 6.6 turbo uns 210 230 cv pena que a ford deixou de lado , poderiam ter um caminhão totalmente deles do chassi ao motor !

BrunoDallanora2013
13/04/2014, 23:44
Daniel eu vi no Caminhões antigos brasil seu f4000 com motor ford ! é o 4.4 ? ele turbo com bomba rotativa em um f1000 anda mais que MWM 229 chega perto do x10 ? imagina montar un destes na f1000 85 com turbo e intecooler ?

e o consumo é maior né ? acho que na f1000 4x4 também era uma boa !

tem conseguido peças do motor ? pistão biela eu ja achei na iveco e na newholland no cargo tem um pistão iveco e um newhooland e biela tambem casquilho valvulas tampa de valvula e o bloco se consegue ?

Daniel.Shimomoto
14/04/2014, 08:26
Daniel eu vi no Caminhões antigos brasil seu f4000 com motor ford ! é o 4.4 ? ele turbo com bomba rotativa em um f1000 anda mais que MWM 229 chega perto do x10 ? imagina montar un destes na f1000 85 com turbo e intecooler ?

e o consumo é maior né ? acho que na f1000 4x4 também era uma boa !

tem conseguido peças do motor ? pistão biela eu ja achei na iveco e na newholland no cargo tem um pistão iveco e um newhooland e biela tambem casquilho valvulas tampa de valvula e o bloco se consegue ?

Bruno;

Quando eu tinha Fazenda, tinha 2 FTO4.4 em tratores Ford 6600/6610 e dois 3.3L em 4630.

Então, essa 4000 na verdade não é minha: Pertence a uma firma de madeiras daqui da cidade. Aqui tem uma F-4000 FTO4.4 turbinada, não anda muito mas tem muita força. O cara carrega tratores e implementos com essa F-4000.

Peças: Nunca precisei comprar peças mais "brutas" como bloco de motor, bielas, etc. As demais peças sempre foram relativamente fáceis.

No caso dos 4.4, bronzinamento, anéis, pistões e válvulas eram tranquilissimos e relativamente baratos pois haviam opções K&S, Mahle e brozinamento ainda tinha da Federal Mogul (esse piorzinho). No Ford 6600, o ultimo FTO que retifiquei 5 anos atrás, tive a chance de escolher a marca das peças.

No caso dos 3.3L, esse pertence a familia "Geneses" da New Holland e apenas nas revendas NH tem peças para ele. E mesmo assim são caras e tem que encomendar. É um grande inconveniente.

Tampa de válvulas já preciesi de uma e não consegui. Tive que desentortar a minha uma placa de vidro. Ficou bom. Bloco, o segredo é não deixar sair faceando como retificadora adora fazer para aumentar serviço. As retificas vão faceando bloco, faceando, atee que chega uma hora que tem que sair cortando o pistão. Ai altera o tamanho da câmara e o motor fica ruim.

Quanto a montar o FTO na F-1000, não sei se é uma boa. Embora seja um motor bem bacana, ele e forçudo e de pouco giro. Na F-1000 é bom um motorzinho girador como o MWM para ela andar um bocado.

Abs!!!

BrunoDallanora2013
14/04/2014, 13:12
Bruno;

Quando eu tinha Fazenda, tinha 2 FTO4.4 em tratores Ford 6600/6610 e dois 3.3L em 4630.

Então, essa 4000 na verdade não é minha: Pertence a uma firma de madeiras daqui da cidade. Aqui tem uma F-4000 FTO4.4 turbinada, não anda muito mas tem muita força. O cara carrega tratores e implementos com essa F-4000.

Peças: Nunca precisei comprar peças mais "brutas" como bloco de motor, bielas, etc. As demais peças sempre foram relativamente fáceis.

No caso dos 4.4, bronzinamento, anéis, pistões e válvulas eram tranquilissimos e relativamente baratos pois haviam opções K&S, Mahle e brozinamento ainda tinha da Federal Mogul (esse piorzinho). No Ford 6600, o ultimo FTO que retifiquei 5 anos atrás, tive a chance de escolher a marca das peças.

No caso dos 3.3L, esse pertence a familia "Geneses" da New Holland e apenas nas revendas NH tem peças para ele. E mesmo assim são caras e tem que encomendar. É um grande inconveniente.

Tampa de válvulas já preciesi de uma e não consegui. Tive que desentortar a minha uma placa de vidro. Ficou bom. Bloco, o segredo é não deixar sair faceando como retificadora adora fazer para aumentar serviço. As retificas vão faceando bloco, faceando, atee que chega uma hora que tem que sair cortando o pistão. Ai altera o tamanho da câmara e o motor fica ruim.

Quanto a montar o FTO na F-1000, não sei se é uma boa. Embora seja um motor bem bacana, ele e forçudo e de pouco giro. Na F-1000 é bom um motorzinho girador como o MWM para ela andar um bocado.

Abs!!!

ai seria o caso de de na f1000 85 com diferencial longo ou caixa compensaria a rotação ! mas quantos rpm maximo da os 4.4 ? tenho no trator 6600 mas nunca vi funcionar o marcador de rotaçã desde que nasci ! o 6.6 do cargo com a bomba feita da quase 3400 antes daa só 3100 rpm!

_montanha_
14/04/2014, 15:19
ai seria o caso de de na f1000 85 com diferencial longo ou caixa compensaria a rotação ! mas quantos rpm maximo da os 4.4 ? tenho no trator 6600 mas nunca vi funcionar o marcador de rotaçã desde que nasci ! o 6.6 do cargo com a bomba feita da quase 3400 antes daa só 3100 rpm!

Pegando carona no tópico aqui.
Temos um 6610 desde 1991 e ele é 87, a rotação de trabalho dele pra não escandalizar é a de 1200 a 1700 na plantadeira com 7 hastes, 1700 a 2000 ele ja começa a afazer escândalo na roça e parece que não da tanta força quanto em baixa, isso talvez pq bomba e comando de valvulas é todo agrícola, por isso tão baixo giro, mas é um baita motor.

Daniel.Shimomoto
14/04/2014, 19:28

Bruno, na F-4000 o FTO vai bem até umas 2800rpms. Dizem que mais do que isso o consumo aumenta demais, o desempenho não evolui tanto e acelera o desgate do motor. Se eu não estou errado, a diferença do FTO 4.4 agricola para o veicular é restrita apenas a bomba injetora (em linha na F-4000).

No Ford 6600 ele é regulado para 2100 ˜ 2200 rpms no máximo.

Outra coisa...estava pensando. Bloco para FTO PODE SER que sirva o do trator. Deve ser caro pra caramba mas deve existir bloco para os motores Geneses BSD450 (4 cilindros) e BSD675 (6 cilindros). O diametro do cilindro é o mesmo do FTO, eu acredito que deva mudar pouca coisa. O interessante seria ver dois deles desmontados e comparar.

Abs!

Pegando carona no tópico aqui.
Temos um 6610 desde 1991 e ele é 87, a rotação de trabalho dele pra não escandalizar é a de 1200 a 1700 na plantadeira com 7 hastes, 1700 a 2000 ele ja começa a afazer escândalo na roça e parece que não da tanta força quanto em baixa, isso talvez pq bomba e comando de valvulas é todo agrícola, por isso tão baixo giro, mas é um baita motor.

_montanha_

Vou te falar uma coisa, o trator 6610 não é parametro para muita coisa. Para falar a verdade eu nunca achei o 6610 um bom conjunto. O melhor conjunto é a ultima série do Ford 6600 (1983 e 1984), que vem com pneu 7.50-18 e motor de 111,75mm de curso (o 4.4L. Os anteriores eram o 4.2L e 107,75mm de curso que sobreviveu ainda no 5610).

Não me pergunte porque mas a Ford fez o 6600 ultima série com 86cv e os primeiros 6610 com apenas 82cv. Tal diferença só foi corrigida com o 6630, que ganhou os 4cv de volta.

Eu tive um Ford 6600 ultima série e um 6610 1987 e observava no 6610 exatamente a mesma coisa que você via no seu: O motor urrava muito e mordia pouco. O 6600 mais antigo simplesmente esbajava potencia, mesmo tracionando implementos pesados enquanto o 6610 engolia o ronco. Com ambos os motores novos, bem retificados e amaciados, implementos que o 6610 tracionava em terceira reduzida, o 6600 arrastava em primeira simples, muito mais veloz.

Sinceramente, como motor, FTO não tem igual.

BrunoDallanora2013
14/04/2014, 19:59
Daniel mas acho que a rotação do fto 6.6 é normal o giro de 3200 deve ser porque com 6 cil o motor fica mais equilibrado !

uma coisa que é raro gastar ou quebrar é virabrequim do cargo ja foi feito uma vez e o virabrequim é standart (nunca foi torneado ou polido

no cargo com a relação original do 6x4 quando estavamos fazendo ele no ford que dava 3200 rpm ele chegou a 130
kmh no asfalto e aspirado o mesmo com cummin devido a rotação daria + ou - 115km eu queria ter usado ele normal sem tração com o turbo para ver a diferença ! agora ta dando 3400 mas vamos limitar para não atingir esta rotação pq é muita !

_montanha_
15/04/2014, 14:18
Pois é, o vizinho tinha um 6600 ano 82 e ele era bem mais firme mesmo. Estive olhando numa pepelada uma vez e constava 86 CV também, mesmo assim ele coloca MWM no bolso. O que da pra notar no 6600 para o 6610 visualmente no bloco é que o 6600 tinha o bloco liso e o 6610 é cheio de "reforços". Quanto aquele barulhinho da bomba, todo ano um bombista vem aqui pra dar uma reguladinha e tals, ele fica simplesmente insuportável o barulho estalado dele e depois vai diminuindo. Muito massa esse motor.

Daniel.Shimomoto
15/04/2014, 15:23
Pois é, o vizinho tinha um 6600 ano 82 e ele era bem mais firme mesmo. Estive olhando numa pepelada uma vez e constava 86 CV também, mesmo assim ele coloca MWM no bolso. O que da pra notar no 6600 para o 6610 visualmente no bloco é que o 6600 tinha o bloco liso e o 6610 é cheio de "reforços". Quanto aquele barulhinho da bomba, todo ano um bombista vem aqui pra dar uma reguladinha e tals, ele fica simplesmente insuportável o barulho estalado dele e depois vai diminuindo. Muito massa esse motor.

O meu 6600 estralava alto pra caramba...parecia que tinha uma peça solta dentro.

Quanto ao MWM, o FTO agricola coloca no bolso mesmo. O MWM rende potencia máxima em 2300 rpms, sendo que potencia palpável mesmo só aparece depois das 2000 rpms. Tanto isso é verdade que a tomada de força de qualquer Valmet 4 cilindros MWM precisa do motor estar em 2050rpms para girar a 540rpms.

Num Valmet 785 que tive e puxava uma colheitadeira de café eu mandei dar uma "bombada" no motor para algo mais dos 72cv originais. O giro ia até 3000rpms e ai tinha que dar bastante giro no motor para que assim que ligasse a bomba na TDP e colocasse o conjunto em movimento o motor caisse para as 2000rpms e tocasse o conjunto. A contrapartida era um consumo de óleo fabuloso (mas ainda assim muito inferior ao famigerado International "Maxion" S4 dos MF 275 recentes)!

Abs!!!

bgtn
16/04/2014, 15:10
O meu 6600 estralava alto pra caramba...parecia que tinha uma peça solta dentro.

Quanto ao MWM, o FTO agricola coloca no bolso mesmo. O MWM rende potencia máxima em 2300 rpms, sendo que potencia palpável mesmo só aparece depois das 2000 rpms. Tanto isso é verdade que a tomada de força de qualquer Valmet 4 cilindros MWM precisa do motor estar em 2050rpms para girar a 540rpms.

Num Valmet 785 que tive e puxava uma colheitadeira de café eu mandei dar uma "bombada" no motor para algo mais dos 72cv originais. O giro ia até 3000rpms e ai tinha que dar bastante giro no motor para que assim que ligasse a bomba na TDP e colocasse o conjunto em movimento o motor caisse para as 2000rpms e tocasse o conjunto. A contrapartida era um consumo de óleo fabuloso (mas ainda assim muito inferior ao famigerado International "Maxion" S4 dos MF 275 recentes)!

Abs!!!

Daniel-san,

Achei estranho essa informação dos 540 rpm´s da tdp do valmet ser a 2050, pois me lembrava 1700 - 1800 (confirmei depois que era a 1720 rpm´s). Dei uma googlada e achei uns folder´s doados por um cara chamado Daniel Shimomoto de Araújo no Caminhões Antigos Brasileiros, hehehe, e, realmente para os fruteiros consta 2050 rpm. Esse caso não era aquele que a Valmet alterou a relação da tdp para uma rotação diferente do motor por causa de aquecimento, alguma coisa assim?

Em casa teve um 6600 1978 que tinha 75 ou 79 (eu tenho quase certeza que era 79) e um outro, um pouco mais novo, sem ser o série II, que tinha 82 ou 83 cv´s... Andavam a mesma coisa, e bebiam igual, não se se existia essa diferença, não, e, não tinha coisa melhor para "nivelar" terreno (com uma 36 X 22"), ficar passando de 1ª para 2ª e voltando, muleque é duro...

Logo depois saiu o Série II (era o que tinha um adesivo com um pistão-biela na lateral dianteira e eixo alto) que tinha 86 cvs.

Minha memória não está lá essas coisas, mas me vem a memória que o cambio de 5 marchas sai na F4000 para tentar sanar a falta de torque em baixa, tanto do fto quanto do 229, que substituiram o mwm226. Naquela época, me lembro que um primo pegou uma fto porque ele dizia que andava mais, era melhor para quem andava leve (verdura...), para quem andava pesado, carregava carga era melhor o mwm...

abs!

Renato

Daniel.Shimomoto
16/04/2014, 23:26
Daniel-san,

Achei estranho essa informação dos 540 rpm´s da tdp do valmet ser a 2050, pois me lembrava 1700 - 1800 (confirmei depois que era a 1720 rpm´s). Dei uma googlada e achei uns folder´s doados por um cara chamado Daniel Shimomoto de Araújo no Caminhões Antigos Brasileiros, hehehe, e, realmente para os fruteiros consta 2050 rpm. Esse caso não era aquele que a Valmet alterou a relação da tdp para uma rotação diferente do motor por causa de aquecimento, alguma coisa assim?

Em casa teve um 6600 1978 que tinha 75 ou 79 (eu tenho quase certeza que era 79) e um outro, um pouco mais novo, sem ser o série II, que tinha 82 ou 83 cv´s... Andavam a mesma coisa, e bebiam igual, não se se existia essa diferença, não, e, não tinha coisa melhor para "nivelar" terreno (com uma 36 X 22"), ficar passando de 1ª para 2ª e voltando, muleque é duro...

Logo depois saiu o Série II (era o que tinha um adesivo com um pistão-biela na lateral dianteira e eixo alto) que tinha 86 cvs.

Minha memória não está lá essas coisas, mas me vem a memória que o cambio de 5 marchas sai na F4000 para tentar sanar a falta de torque em baixa, tanto do fto quanto do 229, que substituiram o mwm226. Naquela época, me lembro que um primo pegou uma fto porque ele dizia que andava mais, era melhor para quem andava leve (verdura...), para quem andava pesado, carregava carga era melhor o mwm...

abs!

Renato

Então Renato;

Apenas para constar o 6600 sem o adesivo da biela tinha diametro x curso do pistão de 111,75 x 107,75mm o que era o que alguns chamavam de Ford 4.256 (pol3) ou 4.2L. Esse motor equipou o 6600 série I e posteriormente o 5610. O 6600 série II (o do adesivo pistão Biela) tinha diametro curso iguais em 111,75mm e eram chamados de 4.268 (pol3) e começou a ser chamado de FTO4.4L quando colocado na F-4000.

O que escutei da F-4000 FTO é que ela era mais potente em baixa ("torcuda" como se diz) mas o consumo era bem superior ao do MWM, assim como o custo de retifica. Eram essas as reclamações que escutei delas. Aqui em Garça das F-4000 da década de 80, diria que metade é MWM e a outra metade é FTO. Inclusive tem uma FTO impecável, prateada, pneus radiais, coisa linda!

Quanto ao Valmet...achou meus folhetos, heim! Esses Valmets tinham um giro alto mesmo da TDP e ate hoje não sei porque. Nunca ouvi falar em problema de aquecimento até porque nos meus 785 o problema era o inverso: Sem válvula termostática, o MWM não esquetava de forma alguma. Na época (1998), meu pai comprou os 785 fruteiros porque eram os unicos tratores estreitos na faixa dos 70cv, imprescindíveis para tracionar a colheitadeira Jacto KTR. Para mim, o mercado carecia atee o ano 2010 (quando sai do ramo agricola) de uma máquina estreita com 70cv. Os Valmets eram ruins e os MF275 "International S4" tinham um consumo de 290.

Abs!!!